Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 98 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 98 visitantes :: 2 motores de busca
Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15334) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
+7
Paulo Corso
adpachec
Victor Meijerink
willianscmotta
Ivo Filho
OpaleiroJlle
Alan_Diplo6zão
11 participantes
Ventuinha só liga com a chave virada
Alan_Diplo6zão- Opaleiro
- Número de Mensagens : 7
Idade : 42
Localização : Joinville-SC
Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/04/2015
- Mensagem nº1
Ventuinha só liga com a chave virada
Bom galera, rodo no máximo 5 km com meu diplo 90 6cc e o motor já ferve. Recentemente fiz elétrica e motor tudo novo, troquei tudo. Porém percebi que minha ventuinha elétrica só aciona com o carro desligado e o contato acionado. Lembro que a cebolinha e a termostatica são novos, ah e o marcador no painel fica só no vermelho e não efetua a leitura correta. O que pode ser ? Desde já Obrigado aos amigos!
OpaleiroJlle- Opaleiro
- Número de Mensagens : 829
Idade : 23
Localização : Joinville-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 1982
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 09/07/2014
- Mensagem nº2
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Seja bem vindo Alan!! Moro em joinville tambem amigo!! Que bairro vc mora? se for por perto podemos dar uma volta qualquer dia desses!
A sua ventuinha nao aciona certo?
Eu ja vi casos que era o comutador de igniçãos (e também tem os mais "comuns" que causam aquecimento ..sensor de radiador, sensor de motor, válvula termostática e relé acionador de ventoinha)
Pelo o que li em topicos o COMUTADOR DE IGNIÇÃO, qnd é ligado o carro, ele manda um sinal para a ventoinha elétrica. Mas tem opalas que a ventoinha não é "controlada" pelo comutador de ignição, se ela tiver ligada e vc desligar o carro, a ventoinha continua ligada até desativar pela temperatura,
A sua ventuinha nao aciona certo?
Eu ja vi casos que era o comutador de igniçãos (e também tem os mais "comuns" que causam aquecimento ..sensor de radiador, sensor de motor, válvula termostática e relé acionador de ventoinha)
Pelo o que li em topicos o COMUTADOR DE IGNIÇÃO, qnd é ligado o carro, ele manda um sinal para a ventoinha elétrica. Mas tem opalas que a ventoinha não é "controlada" pelo comutador de ignição, se ela tiver ligada e vc desligar o carro, a ventoinha continua ligada até desativar pela temperatura,
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 51
Localização : Americana
Modelo do carro : Um monte....
Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº3
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
a ventoinha so liga com a chave ligadamesmo.
isso esta parecendo rele ligado com fios invertidos.
o que vc pode fazer de imediato é ligar o cebolão direto na bateria instalando um fusivel de segurança e um rele auxiliar. desta forma a ventoinha vai ligar quando o cebolão mandar sinal independente do carro estar com a chave ligada ou não...
em alguns casos depois de andar com o carro vc pode parar e a agua quente começar a subir para o cabeçote e a ventoinha ligar depois de algum tempo que o carro estiver desligado.
isso esta parecendo rele ligado com fios invertidos.
o que vc pode fazer de imediato é ligar o cebolão direto na bateria instalando um fusivel de segurança e um rele auxiliar. desta forma a ventoinha vai ligar quando o cebolão mandar sinal independente do carro estar com a chave ligada ou não...
em alguns casos depois de andar com o carro vc pode parar e a agua quente começar a subir para o cabeçote e a ventoinha ligar depois de algum tempo que o carro estiver desligado.
_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
willianscmotta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 736
Localização : Vitória-ES
Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
Cilindros : 6
Data de inscrição : 14/06/2013
- Mensagem nº4
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Dá uma olhada na fiação do sensor de temperatura do radiador e veja onde ela vai no relé, bem provável que esteja com o algum fio ligado errado. O meu tem ventoinha elétrica e mesmo depois que ela liga, quando eu desligo o carro, ela desliga também, mas se eu deixar a chave virada no contato (sem dar partida), ela continua ligada até diminuir a temperatura.
Alan_Diplo6zão- Opaleiro
- Número de Mensagens : 7
Idade : 42
Localização : Joinville-SC
Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/04/2015
- Mensagem nº5
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Obrigado pelas boas vindas! Moro no Saguaçu Opaleiro Jlle. Legal cara vamos marcar sim.
Obrigado pelas dicas amigos, estou viajando assim que retornar vou utilizar as dicas dos senhores posterior posto aqui se resolveu ou não. Abraços
Obrigado pelas dicas amigos, estou viajando assim que retornar vou utilizar as dicas dos senhores posterior posto aqui se resolveu ou não. Abraços
Victor Meijerink- Opaleiro
- Número de Mensagens : 897
Idade : 38
Localização : Carambeí\ PARANÁ
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 11/05/2014
- Mensagem nº6
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
O Ideal era que permanecesse ligado mesmo depois de a chave ligada... Mas sei não,só 5 min,não era pra ferver...Tem certeza que está marcando certo? e veja o lado que está virando,pode estar virando ao contrário,a ventoinha... daí esquenta com vontade mesmo...
Alan_Diplo6zão- Opaleiro
- Número de Mensagens : 7
Idade : 42
Localização : Joinville-SC
Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/04/2015
- Mensagem nº7
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Galera arrumamos a ventoinha agora ela aciona quando aos 87º, porém continua esquentando muito. Hoje vou fazer uma ligação direta na cebolinha para deixar a ventoinha ligada direto independente da temperatura. Isso pode acarretar em algum problema? Ou eu posso utilizar uma cebolinha que acione a ventoinha com menor temperatura?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº8
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Alan_Diplo6zão escreveu:Galera arrumamos a ventoinha agora ela aciona quando aos 87º, porém continua esquentando muito. Hoje vou fazer uma ligação direta na cebolinha para deixar a ventoinha ligada direto independente da temperatura. Isso pode acarretar em algum problema? Ou eu posso utilizar uma cebolinha que acione a ventoinha com menor temperatura?
Para ventoinha ficar ligada (até esfriar o motor) por um tempo após desligar o motor, o positivo do cebolão de temperatura tem que estar ligado no positivo da bateria.
No seu caso ligaram após a chave e ao desligar a ventoinha se desliga junto.
Tem que ficar assim:
Positivo da bateria ao cebolão.
O outro polo do cebolão ao relê.
Do relê sai a fiação para alimentar a ventoinha.
Se o relê da ventoinha já tem um fio (+) direto da bateria pode puxar dele um fio até o cebolão, não precisa ser muito grosso no cebolão, fio de 1,0 mm já serve.
Quanto ao painel não marcar direito, dá um "curto" nele, com a chave virada (sem ligar), encoste o positivo do cebolão de temperatura na carcaça do coletor, o ponteiro vai subir e depois desce quando desencostar o positivo.
E o seu radiador pode estar entupido ou vazando.
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3571
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº9
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
No opala se a ventuinha estiver ligada, ela vai desligar quando se desliga a chave.
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
https://www.facebook.com/paulocorso
https://www.instagram.com/paulo_corso/
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº10
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Sim a eletromagnética desliga ao desligar o motor.
Mas me pergunto porque a GM fez assim............
Mas me pergunto porque a GM fez assim............
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº11
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Alan_Diplo6zão escreveu:Galera arrumamos a ventoinha agora ela aciona quando aos 87º, porém continua esquentando muito. Hoje vou fazer uma ligação direta na cebolinha para deixar a ventoinha ligada direto independente da temperatura. Isso pode acarretar em algum problema? Ou eu posso utilizar uma cebolinha que acione a ventoinha com menor temperatura?
Se a sua é eletromagnética só funciona com motor girando.
Alan_Diplo6zão- Opaleiro
- Número de Mensagens : 7
Idade : 42
Localização : Joinville-SC
Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/04/2015
- Mensagem nº12
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Deixei a ventoinha ligada direta como o amido adpachec falou. Melhorou um pouco, porém ainda está fervendo muito rápido. Creio que terei que morrer com mais uma ventoinha pois como comentei a elétrica que instalei nele é de 30 cm de diâmetro e é de plástico, onde ocupa apenas metade do radiador. Pergunto: seria melhor colocar mais 1 de 20cm ou colocar a ventoinha original com pás de metal?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº13
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Já verificou a termostática se não está travada ou abrindo devagar?
Eu tinha uma termostática que só abria (teste da panela no fogão) quando a água fervia (100 C°), mas na válvula a abertura correta era aos 86 C°.
Troquei e acabou o problema.
Radiador entupido (a temperatura sobe ao "tuchar" o pé no acelerador).
Falta de pressão na tampa do radiador.
Bomba da água.
Eu tinha uma termostática que só abria (teste da panela no fogão) quando a água fervia (100 C°), mas na válvula a abertura correta era aos 86 C°.
Troquei e acabou o problema.
Radiador entupido (a temperatura sobe ao "tuchar" o pé no acelerador).
Falta de pressão na tampa do radiador.
Bomba da água.
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3571
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº14
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Adpachec, a GM deve ter optado por esse sistema pensando no fato que depois do motor desligado não tem o por que de refrigerar a água por um tempo a mais. A meu ver tb não teria lógica já que o sistema encontra-se parado sem a circulação de água.
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
https://www.facebook.com/paulocorso
https://www.instagram.com/paulo_corso/
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº15
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Ajudaria a dissipar um pouco mais o calor que da água "quente" passa ao bloco que também ficaria "quente".
Com uma ventoinha ligada após o desligar do motor ajudaria a esfriar o bloco, fator muito importante em um país tropical tipo Brasil e não tão relevante em um clima mais temperado como os EUA ou mais frio tipo Europa.
Com uma ventoinha ligada após o desligar do motor ajudaria a esfriar o bloco, fator muito importante em um país tropical tipo Brasil e não tão relevante em um clima mais temperado como os EUA ou mais frio tipo Europa.
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
Idade : 67
Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº16
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Resuscitando esse tópico:
Tenho um diplo 89 6cc alcool e uma Caravan 90 6cc gasolina.
No diplo a ventoinha fica ligada quando desliga o carro.
Na caravan a ventoinha desliga junto ...
Vai saber o que é certo
Tenho um diplo 89 6cc alcool e uma Caravan 90 6cc gasolina.
No diplo a ventoinha fica ligada quando desliga o carro.
Na caravan a ventoinha desliga junto ...
Vai saber o que é certo
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15334
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº17
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
fauzi escreveu:Resuscitando esse tópico:
Tenho um diplo 89 6cc alcool e uma Caravan 90 6cc gasolina.
No diplo a ventoinha fica ligada quando desliga o carro.
Na caravan a ventoinha desliga junto ...
Vai saber o que é certo
O certo é a ventoinha desligar junto com a chave. Meu carro é original e funciona assim.
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº18
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
o correto no opala e caravan com ventoinha eletrica é apos desligar a chave cortar a corrente eletrica do rele.
o cebolao chega a acionar....mas o rele nao manda o sinal para a ventoinha.
no seu "diplo" devem ter feito a ligacao do rele em algum ponto positivo direto da bateria....pode ter sido ligado na caixa de fusiveis, terminal do alternador ou motor de arranque e etc.
isso é mais comum em alguns carros dos anos 90....quando desliga o carro a ventoinha fica la fazendo aquele barulhao com o carro parado....
eu realmente nao entendo se ha necessidade disso....o carro parado resfriar a agua do radiador
maaaass se o engenheiro fez assim bblz!!!
o cebolao chega a acionar....mas o rele nao manda o sinal para a ventoinha.
no seu "diplo" devem ter feito a ligacao do rele em algum ponto positivo direto da bateria....pode ter sido ligado na caixa de fusiveis, terminal do alternador ou motor de arranque e etc.
isso é mais comum em alguns carros dos anos 90....quando desliga o carro a ventoinha fica la fazendo aquele barulhao com o carro parado....
eu realmente nao entendo se ha necessidade disso....o carro parado resfriar a agua do radiador
maaaass se o engenheiro fez assim bblz!!!
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7190
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº19
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
Marcos Adriano escreveu:o correto no opala e caravan com ventoinha eletrica é apos desligar a chave cortar a corrente eletrica do rele.
o cebolao chega a acionar....mas o rele nao manda o sinal para a ventoinha.
no seu "diplo" devem ter feito a ligacao do rele em algum ponto positivo direto da bateria....pode ter sido ligado na caixa de fusiveis, terminal do alternador ou motor de arranque e etc.
isso é mais comum em alguns carros dos anos 90....quando desliga o carro a ventoinha fica la fazendo aquele barulhao com o carro parado....
eu realmente nao entendo se ha necessidade disso....o carro parado resfriar a agua do radiador
maaaass se o engenheiro fez assim bblz!!!
Certa vez, li que isso de a ventoinha ficar ligada por algum tempo após a ignição ser desligada (com o motor quente) era para evitar carbonização nos bicos injetores. Nem me lembro mais a origem da informação. Mas um motivo que tenho certeza é que quando o motor é desligado, há um pico de temperatura que perdura nos minutos seguintes e, devido à proximidade da tubulação do sistema de ar condicionado em relação ao motor, também há um pico de pressão dentro desta tubulação. Nesse caso, o pressostato aciona algum relé responsável pelas ventoinhas (normalmente na primeira velocidade) até que a pressão interna na tubulação do sistema de AC atinja um valor que desliga o pressostato (estes pressostatos são de pelo menos três fios), desligando as ventoinhas.
Isso costuma dar muita dor-de-cabeça nos proprietários depois de alguns anos. Principalmente quando o carro tem infiltrações de água ou sabotagens elétricas. Ou mesmo desgaste nos relés que comandam AC e ventoinhas.
Modelos de automóveis que não têm AC não ocorre o funcionamento das ventoinhas com a ignição desligada.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº20
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
ahhh
entendi
faz sentido mesmo.
entendi
faz sentido mesmo.
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
Idade : 67
Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº21
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
É, acho que faz algum sentido, porque acabei de levar o diplo no auto elétrico e ele garantiu que a fiação da ventoinha é original e que não tem nenhuma ligação tabajara para deixar a ventoinha ligada depois de o carro afogado. E o meu diplo tem AC ... então pode ser isso que o amigo explicou.
Agora temos:
A caravan 90 sem ar ventuinha desliga junto com a chave
Diplo 89 com ar que ventuinha fica ligada.
Outra coisa diferente que descobrimos, é que o fusível tradicional da ventoinha foi retirado e substituido por um fusível têrmico ou termoelétrico. O auto elétrico falou que esse fusível funciona como um disjuntor: quando esquenta ele desliga; esfriou ele volta a ligar ...
Será que é melhor que o fusível normal?
Achamos também um diodo ligado num dos fios da caixinha do fusível da ventoinha (que agora está sem o fusível). Cada coisa !!
Agora temos:
A caravan 90 sem ar ventuinha desliga junto com a chave
Diplo 89 com ar que ventuinha fica ligada.
Outra coisa diferente que descobrimos, é que o fusível tradicional da ventoinha foi retirado e substituido por um fusível têrmico ou termoelétrico. O auto elétrico falou que esse fusível funciona como um disjuntor: quando esquenta ele desliga; esfriou ele volta a ligar ...
Será que é melhor que o fusível normal?
Achamos também um diodo ligado num dos fios da caixinha do fusível da ventoinha (que agora está sem o fusível). Cada coisa !!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº22
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
minha caravan tem ar e a ventoinha desliga junto com a chave....ela é 87
tirei o ar de um 88 q a ventoinha tbem desligava com a chave.....e instalei esse mesmo ar em um 89 q e tbem permaneceu desligando na chave....
pelo q eu conheco o ar do opala ate 89 nao existe nenhum dispositivo conectado a ele q faça esse servico de permitir o acionamento da ventoinha mesmo com o motor desligado.....INCLUSIVE o ar do opala tem um rele q só ativa o sistema quando a alternador esta fornecendo corrente.....isso quer dizer q se o alternador nao estiver bom ou nao funcionando corretamente o ar nao vai entrar em açao.....esse fio é ligado diretamente no polo da luz do painel do alternador....sem energia nesse fio q é verde com uma listra branca nao tera energia em todo o sistema do ar e a luz do painel nao apaga.
maaaaaas nunca somos os donos da verdade....estou apenas dizendo o pouco q eu sei e o pouco q eu vi....
o diodo q vc achou é para q o cebolao do radiador nao acione o compressor do ar quando ele (cebolao) mandar sinal de positivo para o rele para ativar a ventoinha pela temperatura....pois ambos sao ligados no mesmo fio no terminal do rele. O diodo faz a inversao do polo e assim o compressor nao recebe sinal de positivo.
sobre o fusivel termico eu prefiro deixar o original....em caso de um calor extremo do motor melhor deixar rele ou ventoinha esquentarem do q o motor.
tirei o ar de um 88 q a ventoinha tbem desligava com a chave.....e instalei esse mesmo ar em um 89 q e tbem permaneceu desligando na chave....
pelo q eu conheco o ar do opala ate 89 nao existe nenhum dispositivo conectado a ele q faça esse servico de permitir o acionamento da ventoinha mesmo com o motor desligado.....INCLUSIVE o ar do opala tem um rele q só ativa o sistema quando a alternador esta fornecendo corrente.....isso quer dizer q se o alternador nao estiver bom ou nao funcionando corretamente o ar nao vai entrar em açao.....esse fio é ligado diretamente no polo da luz do painel do alternador....sem energia nesse fio q é verde com uma listra branca nao tera energia em todo o sistema do ar e a luz do painel nao apaga.
maaaaaas nunca somos os donos da verdade....estou apenas dizendo o pouco q eu sei e o pouco q eu vi....
o diodo q vc achou é para q o cebolao do radiador nao acione o compressor do ar quando ele (cebolao) mandar sinal de positivo para o rele para ativar a ventoinha pela temperatura....pois ambos sao ligados no mesmo fio no terminal do rele. O diodo faz a inversao do polo e assim o compressor nao recebe sinal de positivo.
sobre o fusivel termico eu prefiro deixar o original....em caso de um calor extremo do motor melhor deixar rele ou ventoinha esquentarem do q o motor.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7190
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº23
Re: Ventuinha só liga com a chave virada
fauzi escreveu:É, acho que faz algum sentido, porque acabei de levar o diplo no auto elétrico e ele garantiu que a fiação da ventoinha é original e que não tem nenhuma ligação tabajara para deixar a ventoinha ligada depois de o carro afogado. E o meu diplo tem AC ... então pode ser isso que o amigo explicou.
Agora temos:
A caravan 90 sem ar ventuinha desliga junto com a chave
Diplo 89 com ar que ventuinha fica ligada.
Outra coisa diferente que descobrimos, é que o fusível tradicional da ventoinha foi retirado e substituido por um fusível têrmico ou termoelétrico. O auto elétrico falou que esse fusível funciona como um disjuntor: quando esquenta ele desliga; esfriou ele volta a ligar ...
Será que é melhor que o fusível normal?
Achamos também um diodo ligado num dos fios da caixinha do fusível da ventoinha (que agora está sem o fusível). Cada coisa !!
O seu carro foi modificado. Não há e nunca houve opala de fábrica com ventoinha de arrefecimento que ficasse ligada com a ignição desligada. Ou dono anterior fez um upgrade no sistema de arrefecimento ou uma gambiarra. Se foi upgrade, não sei se ela é necessária no opala... Só espero que o fusível térmico (que na verdade é um "disjuntor térmico" e não um "fusível térmico") tenha sido dimensionado corretamente e que ele não queime. Por enquanto, eu deixaria o disjuntor térmico, porque quem colocou parecia saber o que estava fazendo. Se foi gambiarra, provavelmente aconteceu de algum dia o cara desligar a ignição e a ventoinha ficar ligada permanentemente. Então, ele colocou o disjuntor térmico como uma proteção ao motor da ventoinha ao invés de investigar o motivo. Se a ventoinha ficar funcionando permanentemente, queima. Veja se o grau térmico do cebolão que atua na ventoinha é o correto. Veja se algum relé "colou" (provavelmente o da ventoinha). Veja se alguma ligação de algum terminal de relé foi modificada. Veja se o diodo está bom.
|
|
Qua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc
» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
Ter 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Seg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos
» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
Seg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker
» Troca miolo iginiçao opala painel 76
Seg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1
» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
Seg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS
» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Seg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS
» Ativar o Alarme Original
Sáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt
» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Sáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc