como fazer para regular o ponto do distribuidor, estou desconfiado que o meu nao ta legal, ele chega aos 4000 e ja começa a embaralhar
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regulagem de ponto
guiomar- Opaleiro
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- Mensagem nº1
regulagem de ponto
bom dia amigos,
como fazer para regular o ponto do distribuidor, estou desconfiado que o meu nao ta legal, ele chega aos 4000 e ja começa a embaralhar
como fazer para regular o ponto do distribuidor, estou desconfiado que o meu nao ta legal, ele chega aos 4000 e ja começa a embaralhar
mr opala- Opaleiro
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- Mensagem nº2
Re: regulagem de ponto
ola , o correto mesmo e reg com uma pistola de ponto, na poilia do vira tem uma fenda que quando usado a pistola ela mostra esta fenda, na tampa do comando tem tipo um regua graduada, e por ali que se acerta o ponto.
ou vc acerta ele ovindo o motor, mais ai ja requer um pouco mais de pratica.
abraços
ou vc acerta ele ovindo o motor, mais ai ja requer um pouco mais de pratica.
abraços
thallisguimaraes- Moderador
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- Mensagem nº3
Re: regulagem de ponto
E meu irmao so conseguiu colocar o carro dele no ponto por segundo ele ponto reverso ou algo do tipo, onde em vez de ter a base do 1° cilindro, foi o 6 como base.
Alguem sabe disso?
Alguem sabe disso?
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rafa.aripuana- Opaleiro
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Branco Mahler
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- Mensagem nº4
Re: regulagem de ponto
com aquela pistola de ponto como faz pra regular???? eu queria conferir do meu 6cil se ta tudo ok, mas nao manjo muito mecher com a pistola de ponto...................
rafa.aripuana- Opaleiro
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Branco Mahler
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- Mensagem nº5
Re: regulagem de ponto
na tabela de regulagem que eu tenho ela manda ficar 2 risco acima da letra A .......(senao me engano)
Jean Bida- Moderadores
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- Mensagem nº6
Re: regulagem de ponto
Mantenha o carro em 2000 RPM e vá girando, de unha em unha, vai sentir que atrasando (horárrio) ou adiantando(anti-horário) o motor alisa ou chacoalha, perde rotação, é tato, tenha referencia de onde achou melhor, tipo marque com errorex ou melhor ainda decore um ponto de refrencia,tente sem medo , saia com o carro, atrasado pesa e falha na sáida de lombada, é ruim,adiantado pode chacoalhar em 1500/2000 pesar a partida e grilar, não gosto do meu carro na pistola, prefiro de ouvido.
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Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07
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lauro50- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: regulagem de ponto
PONTO CORETO A+2
Jean Bida- Moderadores
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- Mensagem nº8
Re: regulagem de ponto
Não é lei.Depende da taxa, do combustível que está usando no motor.lauro50 escreveu:PONTO CORETO A+2
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lauro50- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: regulagem de ponto
enge. mecanica. corespomde .anivel .ponto superior seria 0 considerando. carro normal .comsumindo gnv .para velosidade de cruseiro bubina MI . ponto A2 .omeu rende na cidade 9.75 na estrada bem mais 13. 6canecos veloside 100 . .130 maneira de ter carro posante rodando todos dias rodo diarimenta 70k velocidede dentro cidede 60 .80
Xann- Equipe de Moderação
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- Mensagem nº10
Re: regulagem de ponto
guiomar escreveu:bom dia amigos,
como fazer para regular o ponto do distribuidor, estou desconfiado que o meu nao ta legal, ele chega aos 4000 e ja começa a embaralhar
Cara, independente do ponto estar certo ou não, se for um motor já "meia vida", ficar elevando o giro assim é judiação.
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Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

Jean Bida- Moderadores
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- Mensagem nº11
Re: regulagem de ponto
Xann, estes motores são fortes demais, assim como os AP, os do Chevas,do Monza... tendo óleo velho,e bomba mandando normal, dá pra esguelar sem medo...mesmo que esteja cansadão...o que é ruim pra qualquer motor é andar a 30 por hora em quarta, ai a bomba óleo não vira, não joga óleo,o motor sofre sem lubrificação...eu acho que esguelar até uns 4500/5000 tá dentro do normal...Xann escreveu:guiomar escreveu:bom dia amigos,
como fazer para regular o ponto do distribuidor, estou desconfiado que o meu nao ta legal, ele chega aos 4000 e ja começa a embaralhar
Cara, independente do ponto estar certo ou não, se for um motor já "meia vida", ficar elevando o giro assim é judiação.
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Xann- Equipe de Moderação
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- Mensagem nº12
Re: regulagem de ponto
Jean Bida escreveu:...eu acho que esguelar até uns 4500/5000 tá dentro do normal...
Neeeemmmm, to fora rssssss, eu fico com dó cara, as vezes que dou uns pisões, uns fritões, depois eu fico com o maior peso na consciencia, aí eu tenho que parar em casa, limpar todinho, fazer um carinho que é pra compensar kkkkk.
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Cefamox- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: regulagem de ponto
Jean Bida escreveu:Xann, estes motores são fortes demais, assim como os AP, os do Chevas,do Monza... tendo óleo velho,e bomba mandando normal, dá pra esguelar sem medo...mesmo que esteja cansadão...o que é ruim pra qualquer motor é andar a 30 por hora em quarta, ai a bomba óleo não vira, não joga óleo,o motor sofre sem lubrificação...eu acho que esguelar até uns 4500/5000 tá dentro do normal...Xann escreveu:guiomar escreveu:bom dia amigos,
como fazer para regular o ponto do distribuidor, estou desconfiado que o meu nao ta legal, ele chega aos 4000 e ja começa a embaralhar
Cara, independente do ponto estar certo ou não, se for um motor já "meia vida", ficar elevando o giro assim é judiação.
Auhauuah parece eu, também tenho dó do carro, e do meu dinheiro claro.Se estragar vai gastar e ainda ficar sem a Caravan uns dias.Melhor não.
Jean Bida- Moderadores
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- Mensagem nº14
Re: regulagem de ponto
KKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!Mas é um injuado mesmo!!!!!!! Ow louco, eu tenho dado cada esguelada que chega a berrar! Depois chego em casa e dou uns tapinhas na testa dele, tipo: Ae amigão!!!!!!!To seguindo a recomendação do Alemão a risca, tenho mais dó dos pneus, mas do jeito que eu saio com o carro tem pra muito tempo...Xann escreveu:Jean Bida escreveu:...eu acho que esguelar até uns 4500/5000 tá dentro do normal...
Neeeemmmm, to fora rssssss, eu fico com dó cara, as vezes que dou uns pisões, uns fritões, depois eu fico com o maior peso na consciencia, aí eu tenho que parar em casa, limpar todinho, fazer um carinho que é pra compensar kkkkk.
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MALAKA_OPALA82- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: regulagem de ponto
Jean com a suas dicas dei um regulada legal no ponto ,,,,, a lenta tava meia alta ,,,,, fui a um mecânico aqui bem perto de casa para ele colocar meu carro no ponto pela pistola ,,, ele tentou tentou e me falou q a minha correia tava deslocada ( não lembro a frase q ele usou axo q foi isso q ele disse rrsrs) mas por esse motivo não daria para colocar o carro ponto pela pistola ,,, na hora eu falei ,, po vamos trocar essa correia entao ,,, daí ele me falou q não precisava ele colocava no ponto pelo ouvindo ,,,,, daí voltei embora e a lenta continuava alta ,, tinha horas q sentia a partida meia pesada ,,,, nem pensei duas vez com as suas dicas marquei um ponto de referencia e fui ,,, putz meu carro ficou shou com a lenta perfeita ,, partida normal ,,,,, pelo q deduzi ele tava muito adiantado,,,,,,,,,,, valeu a todos pelas dicas ,,,,,,,, agora pergunto ,,,,, esse lance da correia e normal ??? [/size]
Jean Bida- Moderadores
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- Mensagem nº16
Re: regulagem de ponto
Booooa! Cara, o Alemão que fez meu motor é um P... mecânico, das antigas já montou inúmeros motores de Opala, o bicho dá giro no motor, vai pro outro lado, se debruça e fica parece que viajando,cabeça baixa....Ele tem tudo de ferramenta que se imagina,inclusive pistola de ponto rsrsrsr....Na verdade o que pode ter deslocado é a polia do vira,se for a com amortecimento,na polia é que tem o marco que com a pistola dá a graduação impressa na lata da capa das engrenagem de comando e vira.Correia não tem nada a ver com ponto, ela somente vira alternador e bomba dágua no seu carro.Bom que deu certo,esse éo lance, o espírito , fazer o máximo sozinho!MALAKA_OPALA82 escreveu:Jean com a suas dicas dei um regulada legal no ponto ,,,,, a lenta tava meia alta ,,,,, fui a um mecânico aqui bem perto de casa para ele colocar meu carro no ponto pela pistola ,,, ele tentou tentou e me falou q a minha correia tava deslocada ( não lembro a frase q ele usou axo q foi isso q ele disse rrsrs) mas por esse motivo não daria para colocar o carro ponto pela pistola ,,, na hora eu falei ,, po vamos trocar essa correia entao ,,, daí ele me falou q não precisava ele colocava no ponto pelo ouvindo ,,,,, daí voltei embora e a lenta continuava alta ,, tinha horas q sentia a partida meia pesada ,,,, nem pensei duas vez com as suas dicas marquei um ponto de referencia e fui ,,, putz meu carro ficou shou com a lenta perfeita ,, partida normal ,,,,, pelo q deduzi ele tava muito adiantado,,,,,,,,,,, valeu a todos pelas dicas ,,,,,,,, agora pergunto ,,,,, esse lance da correia e normal ??? [/size]
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lauro50- Opaleiro
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- Mensagem nº17
polia ora de tracar polia patinamdo na borracha
isto e normal no motor fica de olho nela .patina solta asveses fais estrago dois bommmmm 

Fogo- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: regulagem de ponto
Parceiros........to desconfiado que meu ponto ta ruim alguém.......poderia me da uma
dica mais precisa pois li..........todos os tópicos e ainda to apanhando
pra mecher no ponto é necessário soltar em baixo....o parafuso usando a chave
14mm....ou é só soltando a tampa do distribuidor e girando a mesma
desde ja agradeço.........é q to levando a maior sova mesmo
dica mais precisa pois li..........todos os tópicos e ainda to apanhando

pra mecher no ponto é necessário soltar em baixo....o parafuso usando a chave
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Jean Bida- Moderadores
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- Mensagem nº19
Re: regulagem de ponto
Fogo, tem que soltar o parafuso 14" da mesa e ai ir girando a peça toda, mas assim, antes de começar marque onde está,ou memorize uma referencia ali ou marque com errorex, caneta retro... primeiro que assim terá uma referencia, e se piorar volta onde estava.É de mm em mm, sai com o carro leva uma 14, sinta o carro,se deixar adiantado fica dando tranquinho , tipo andando em primeira a 1000/1500 RPM, bem chato...atrasado sai da lombada e dá umas falhas,até o som do motor fica frouxo.Mas antes de sair pra rua, coloca uns 2000 RPM e vai girando a mesa e sentindo o motor, é ouvido, sentimento...depois rua...de fé...meus Opalas , todos até hoje é por na pistola e não curto, ou fica dando tranquinhos,ou soprado,xoxo na saída da lombada.Fogo escreveu:Parceiros........to desconfiado que meu ponto ta ruim alguém.......poderia me da uma
dica mais precisa pois li..........todos os tópicos e ainda to apanhando![]()
pra mecher no ponto é necessário soltar em baixo....o parafuso usando a chave
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Müller- Moderador
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- Mensagem nº20
Re: regulagem de ponto
Fogo escreveu:Parceiros........to desconfiado que meu ponto ta ruim alguém.......poderia me da uma
dica mais precisa pois li..........todos os tópicos e ainda to apanhando![]()
pra mecher no ponto é necessário soltar em baixo....o parafuso usando a chave
14mm....ou é só soltando a tampa do distribuidor e girando a mesma
desde ja agradeço.........é q to levando a maior sova mesmo
Vc solta o parafuso e gira o distribuidor inteiro pra esquerda ou direita, adiantando ou atrasando o ponto, respectivamente. Mas gira devagar, beeeeeem devagar,
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Jean Bida- Moderadores
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- Mensagem nº21
Re: regulagem de ponto
lauro50 escreveu:enge. mecanica. corespomde .anivel .ponto superior seria 0 considerando. carro normal .comsumindo gnv .para velosidade de cruseiro bubina MI . ponto A2 .omeu rende na cidade 9.75 na estrada bem mais 13. 6canecos veloside 100 . .130 maneira de ter carro posante rodando todos dias rodo diarimenta 70k velocidede dentro cidede 60 .80


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Müller- Moderador
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- Mensagem nº22
Re: regulagem de ponto
Jean Bida escreveu:lauro50 escreveu:enge. mecanica. corespomde .anivel .ponto superior seria 0 considerando. carro normal .comsumindo gnv .para velosidade de cruseiro bubina MI . ponto A2 .omeu rende na cidade 9.75 na estrada bem mais 13. 6canecos veloside 100 . .130 maneira de ter carro posante rodando todos dias rodo diarimenta 70k velocidede dentro cidede 60 .80![]()
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fikei nessa tbem, Jean!
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Edson Santos- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: regulagem de ponto
lauro50 escreveu:enge. mecanica. corespomde .anivel .ponto superior seria 0 considerando. carro normal .comsumindo gnv .para velosidade de cruseiro bubina MI . ponto A2 .omeu rende na cidade 9.75 na estrada bem mais 13. 6canecos veloside 100 . .130 maneira de ter carro posante rodando todos dias rodo diarimenta 70k velocidede dentro cidede 60 .80
Eu num entendi o que ele falou...kkkkkk

Xann- Equipe de Moderação
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- Mensagem nº24
Re: regulagem de ponto
Cuma?!?!?!???? 

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parra- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: regulagem de ponto
Me digam se estou certo ...
Se estiver adiantado o carro fica mais aspero, e perde potência antes da hora ...
Se estiver atrasado, falha, engasga mas depois vai.
Perdi o ponto denovo hehehhe ... estava 100% fui mecher e não marquei me fudi.
vlw !
Se estiver adiantado o carro fica mais aspero, e perde potência antes da hora ...
Se estiver atrasado, falha, engasga mas depois vai.
Perdi o ponto denovo hehehhe ... estava 100% fui mecher e não marquei me fudi.
vlw !
Müller- Moderador
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- Mensagem nº26
Re: regulagem de ponto
parra escreveu:Me digam se estou certo ...
Se estiver adiantado o carro fica mais aspero, e perde potência antes da hora ...
Se estiver atrasado, falha, engasga mas depois vai.
Perdi o ponto denovo hehehhe ... estava 100% fui mecher e não marquei me fudi.
vlw !
Se tiver mto adiantado o carro desenvolve bem, mas vai bater pino se pedir mto do motor. Se tiver mto atrasado, vai falahr nas acelerações. Se tiver muuuuuuuuito atrasado, nem liga ou vc nem sai do lugar qdo acelera. Então, tem q achar um meio termo ae e ver, depois, a regulagem do bura.
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Fogo- Opaleiro
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Data de inscrição : 14/04/2009
- Mensagem nº27
Re: regulagem de ponto
Valeu gente boa........amanhã cedo coloco tudo em prática
e depois eu posto....aqui o resultado desde já agradeço......aos amigos
e depois eu posto....aqui o resultado desde já agradeço......aos amigos
Lucius- Opaleiro
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Modelo do carro : Diplomata 1987, 4.1/S, álcool, completo, com rodas de omega gls, DVD e escapamento esportivo.
Cilindros : 6 cil.
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- Mensagem nº28
Re: regulagem de ponto
vou dar a minha dica:
Retire a vela do primeiro cilindro, coloque uma chave de fenda fininha no buraco da vela e vire o virabrequim. vai chegar um ponto em que a chave de fenda para de subir e começa a descer: esse é o ponto morto superior. neste ponto, o rotor do distribuidor deve estar alinhado com o carvão da tampa que liga ao cabo do primeiro cilindro. é só fixar a mesa do distribuidos então que o carro está no ponto certinho. se quiser adiantar um pouco, vá em sentido anti-horário, mas lembre-se: devagarinho (é só um toquinho)
Retire a vela do primeiro cilindro, coloque uma chave de fenda fininha no buraco da vela e vire o virabrequim. vai chegar um ponto em que a chave de fenda para de subir e começa a descer: esse é o ponto morto superior. neste ponto, o rotor do distribuidor deve estar alinhado com o carvão da tampa que liga ao cabo do primeiro cilindro. é só fixar a mesa do distribuidos então que o carro está no ponto certinho. se quiser adiantar um pouco, vá em sentido anti-horário, mas lembre-se: devagarinho (é só um toquinho)
Fogo- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: regulagem de ponto
Ocorreu tudo certo........parceiro....agora sim to satisfeito agradeço a vcs opaleiros
como eu sempre pensando no bem de nossas máquinas
como eu sempre pensando no bem de nossas máquinas
lauro50- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: regulagem de ponto
ta serto ponto 0 ALTO mas os desgastes da engrenagem da arvore de comando pra onde foi ponto + serto + esato = pistola
MI + POTO . A,2 = macha lenta 750 rpm clice de vinho na cabesa do motor sen deramar uma gota 6 canecas e um pore de bunito da ate para ganhar uma grana aposto nao derama nada na acelaracao rapasiada fica so olhando e babamdo o vendo opalao de 22 anos trabalhar sereno sen vasilo
aceleracao posante resposta rapidas al pedal lido bonito ede baba
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Fogo- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: regulagem de ponto
lauro50 escreveu:ta serto ponto 0 ALTO mas os desgastes da engrenagem da arvore de comando pra onde foi ponto + serto + esato = pistola
MI + POTO . A,2 = macha lenta 750 rpm clice de vinho na cabesa do motor sen deramar uma gota 6 canecas e um pore de bunito da ate para ganhar uma grana aposto nao derama nada na acelaracao rapasiada fica so olhando e babamdo o vendo opalao de 22 anos trabalhar sereno sen vasilo
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Jean Bida- Moderadores
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- Mensagem nº32
Re: regulagem de ponto
O Lauro é bem loco!!! rsrsr...mas tenta aqui Fogo...Fogo escreveu:lauro50 escreveu:ta serto ponto 0 ALTO mas os desgastes da engrenagem da arvore de comando pra onde foi ponto + serto + esato = pistola
MI + POTO . A,2 = macha lenta 750 rpm clice de vinho na cabesa do motor sen deramar uma gota 6 canecas e um pore de bunito da ate para ganhar uma grana aposto nao derama nada na acelaracao rapasiada fica so olhando e babamdo o vendo opalao de 22 anos trabalhar sereno sen vasilo
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parra- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: regulagem de ponto
huhauhahuahuahhuhha ! Lauro fala pra noi vc bebeu todo o vinho, e usou uma taça pra fazer esse teste ? huhauhauh ! Ta com al ingua enrolada parece ! huahhuahua !
parra- Opaleiro
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- Mensagem nº34
Re: regulagem de ponto
pessoal, eu tiro a vela, mas nao consigo girar o motor na mão, qual é a dica ?
[]'s !
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Ricardo Schneider- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: regulagem de ponto
deixa em ponto morto!!
e aperta a correia mas nao muito, so que gire as polias tudo junto, vc vai ver movimentar o rotor.
e aperta a correia mas nao muito, so que gire as polias tudo junto, vc vai ver movimentar o rotor.
frederico santos- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: regulagem de ponto
levante uma das rodas traseiras do chão engate a quarta e mão na roda mano véio...lembre-se de tirar todas as velas.parra escreveu:pessoal, eu tiro a vela, mas nao consigo girar o motor na mão, qual é a dica ?
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parra- Opaleiro
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- Mensagem nº37
Re: regulagem de ponto
boaaa, consegui amigo, so tem um porem, girei a roda até chegar no ponto max superior ... PMS ... so que meu carro Ignição, Não esta alinhado com o primeiro cilindro, e não tem com alinhar, até pq se eu afrouxar a mesa e girar o corpo do distribuidor, só ele gira, o eixo central fica no mesmo lugar. Sera que entendi algo errado ?
Ps. começo contando os cilindros da frente para dentro certo ?
[]'s !
Ps. começo contando os cilindros da frente para dentro certo ?
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Pedro Malta- Opaleiro
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- Mensagem nº38
Re: regulagem de ponto
é isso mesmo... só o corpo vai se mexer...
parra- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: regulagem de ponto
certo, mas não tenho que apontar a ponta do martelo do distribuidor no clindro de numero 1 ? Dai como que faz, tira o distribuidor todo e gira ?
[]'s !
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Ricardo Schneider- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: regulagem de ponto
so solta o parafuso um pouco e gira ate chegar na direcao do rotor.
parra- Opaleiro
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- Mensagem nº41
Re: regulagem de ponto
Ricardo Schneider escreveu:so solta o parafuso um pouco e gira ate chegar na direcao do rotor.
sim .... solto a mesa e giro o copo ... mas para seguir a dica do nosso amigo em em cima que diz que a martelo deve apontar o primeiro cilindro ... não da, pq so o copo gira o rotor central não ...
[]'s !
Luis_555- Opaleiro
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- Mensagem nº42
Re: regulagem de ponto
Desculpem a ignorancia, o que devo soltar pra girar o distribuidor e acertar o ponto com o motor funcionando, qual é o parafuso, nao vi nenhum ali por cima que pareca ser o correto e como nunca mexi tenho medo de soltar errado e fazer cagada huhua Uso platinado...
Pedro Malta- Opaleiro
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- Mensagem nº43
Re: regulagem de ponto
parra escreveu:Ricardo Schneider escreveu:so solta o parafuso um pouco e gira ate chegar na direcao do rotor.
sim .... solto a mesa e giro o copo ... mas para seguir a dica do nosso amigo em em cima que diz que a martelo deve apontar o primeiro cilindro ... não da, pq so o copo gira o rotor central não ...
[]'s !
Acho que vc tá confundindo
O corpo do distribuidor possui 4 ou 6 pontos de contato elétrico(dependendo se é um 4 ou 6 cilindros), que ao girá-lo eles se fecham com o contato do "martelo" que vc disse ou eixo do distribuidor, quando esse contato fecha ele leva a energia pra produzir a faisca para algum dos cilindros, o que vc tem que alinhar é os contatos do corpo com o contato do eixo de forma que o "martelo" esteja fechando contato na tampa do distribuidor com o cilindro numero 1, ou seja com o cabo que vai até o cilindro numero 1.
Se tiver alguma dúvida ligue a parte eletrica do carro com a chave e gire o corpo do distribuidor, vc verá que quando e onde se fecha o contato!
parra- Opaleiro
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- Mensagem nº44
Re: regulagem de ponto
Pedro Malta escreveu:parra escreveu:Ricardo Schneider escreveu:so solta o parafuso um pouco e gira ate chegar na direcao do rotor.
sim .... solto a mesa e giro o copo ... mas para seguir a dica do nosso amigo em em cima que diz que a martelo deve apontar o primeiro cilindro ... não da, pq so o copo gira o rotor central não ...
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Acho que vc tá confundindo
O corpo do distribuidor possui 4 ou 6 pontos de contato elétrico(dependendo se é um 4 ou 6 cilindros), que ao girá-lo eles se fecham com o contato do "martelo" que vc disse ou eixo do distribuidor, quando esse contato fecha ele leva a energia pra produzir a faisca para algum dos cilindros, o que vc tem que alinhar é os contatos do corpo com o contato do eixo de forma que o "martelo" esteja fechando contato na tampa do distribuidor com o cilindro numero 1, ou seja com o cabo que vai até o cilindro numero 1.
Se tiver alguma dúvida ligue a parte eletrica do carro com a chave e gire o corpo do distribuidor, vc verá que quando e onde se fecha o contato!
Boa pedro, explicação de mestre ... agora sim, vou tentar denovo ! =)
Sobre o amigo ae me cima que não encontra o parafuso para afrouxar, ele fica do lado esquerdao, preso no bloco, é um garfinho, com uma plaquinha e um parafuso por cima para prender ... se vc afrouxar esse parafuso, vc libera a mesa do distribuidor para regular ... Horario > Atrasa ... Anti-Horario > Adianta
[]'s !
psicopala- Opaleiro
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- Mensagem nº45
Re: regulagem de ponto
Verifique se o problema não está no avanço do distribuidor, já que seu carro falha na alta. Meu conselho é o seguinte: Vá até uma boa oficina é peça para fazerem uma leitura com luz (pistola) estroboscópica, daí você terá uma certeza maior. Espero ter-lhe ajudado. Abs.
parra- Opaleiro
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- Mensagem nº46
Re: regulagem de ponto
psicopala escreveu:Verifique se o problema não está no avanço do distribuidor, já que seu carro falha na alta. Meu conselho é o seguinte: Vá até uma boa oficina é peça para fazerem uma leitura com luz (pistola) estroboscópica, daí você terá uma certeza maior. Espero ter-lhe ajudado. Abs.
Sou adepto de encontrar o ponto deo utras formas, ja levei o carro em especialista de pistolinha, e nunca fica de acordo ....
Penso asssim, que é uma coisa legal a pistola, se o opala fose 0km ... mas mesmo fazendo a melhor das retificas, não vai ficar identico ao padrão que veio de fabrica ... sendo assim o que valis para o carro quando saiu da fabrica não vale hj .... alguem pensa assim tb ?
[]'s !
j ricardo- Moderadores
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- Mensagem nº47
Re: regulagem de ponto
Eu acho que acertar ponto com pistola é para quem sabe o que está faendo...
Você leva seu carro lá e pede para por no ponto, ocara cunsulta uma tabela e vê que o ponto original do seu carro é 12graus inicial por exemplo, ele coloca isso lá e se não ficar bom ele põe a culpa en todo o resto do carro...
mas aí não se leva em conta o que já mudou no carro, quantas retificas teve, que carburador usa, emfim eu acho que cada carro é um caso á parte para acertar ponto...
o certo é por exemplo:
-põe 12 graus de inicial, e dá uma volta, se ficar bom de baixa é isso aí. toda vez que tirar o distribuidor voce sabe qual é o ponto correto...
-se ficou bom de baixa, dá uma esticadas, se amarrar de alta pode ser muito ponto, ou pouco ponto... ten que testar com a pistola a 3500rpm para saber...
-se de baixa ficou amarrado adianta 2graus na pistola, e dá uma volta
-se de baixa bate pino en subidão atraza o ponto em 2 graus na pistola e dá uma volta...
um erro muito comun em opalas é o cara usar o distribuidor á gasolina em carro á alcool
distribuidor á gasolina avança uns 35graus é muito para alcool..
para alcool o mais proximo do ideal é avançar 25graus...
mas cada carro é um caso á parte, nem sempre isso dá certo...
Você leva seu carro lá e pede para por no ponto, ocara cunsulta uma tabela e vê que o ponto original do seu carro é 12graus inicial por exemplo, ele coloca isso lá e se não ficar bom ele põe a culpa en todo o resto do carro...
mas aí não se leva em conta o que já mudou no carro, quantas retificas teve, que carburador usa, emfim eu acho que cada carro é um caso á parte para acertar ponto...
o certo é por exemplo:
-põe 12 graus de inicial, e dá uma volta, se ficar bom de baixa é isso aí. toda vez que tirar o distribuidor voce sabe qual é o ponto correto...
-se ficou bom de baixa, dá uma esticadas, se amarrar de alta pode ser muito ponto, ou pouco ponto... ten que testar com a pistola a 3500rpm para saber...
-se de baixa ficou amarrado adianta 2graus na pistola, e dá uma volta
-se de baixa bate pino en subidão atraza o ponto em 2 graus na pistola e dá uma volta...
um erro muito comun em opalas é o cara usar o distribuidor á gasolina em carro á alcool
distribuidor á gasolina avança uns 35graus é muito para alcool..
para alcool o mais proximo do ideal é avançar 25graus...
mas cada carro é um caso á parte, nem sempre isso dá certo...
lauro50- Opaleiro
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- Mensagem nº48
Re: regulagem de ponto
DETALHE DISTRIBUIDOR TEM AVANCO A VACO E SENTRIFOGO QUE NEM SENPRE ESTA FUNCIONAMDO 

parra- Opaleiro
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- Mensagem nº49
Re: regulagem de ponto
existe distribuidor novo para opala L4 a venda ?
qual marca ?
[]'s !
qual marca ?
[]'s !
Ivo Filho- Moderador
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Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
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- Mensagem nº50
Re: regulagem de ponto
thallisguimaraes escreveu:E meu irmao so conseguiu colocar o carro dele no ponto por segundo ele ponto reverso ou algo do tipo, onde em vez de ter a base do 1° cilindro, foi o 6 como base.
Alguem sabe disso?
Fala Thallis, não vou dizer que é normal, mas não é tão problemático, é que o distribuidor foi montado 180 graus defasado, não interfere em nada no funcionamento do motor. O meu 91 tbm ta assim, o que pode dar zebra é se outro mecanico for mexer e nao souber disso...vai ficar maluco...pois ai as marcações de vira e posição do pistão com as válvulas do primeiro cilindro nao vão bater com a posição do martelete.
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