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Como saber se é 250s??

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Gabriel OPL
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Como saber se é 250s??

Mensagem por Gabriel OPL em Dom 3 Maio - 14:46:02

Fala pessoal!!
Eu estou com uma duvida aqui e queria a ajuda de vcs manchadores das tretas de opala; minha duvida é: Como sei se o opala é 250s? todos os 6cc são? tem ano específico pra ser 250s? será que o meu é 250s?
É muita duvida pra um tópico só, desculpa à galera que já é veterana!

GustavoBraga
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por GustavoBraga em Dom 3 Maio - 15:37:11

Que eu saiba, pra ter certeza, só olhando qual o código do comando.
Mas tirando as tampas dos tuchos e verificando se são tuchos mecânicos ( e não hidraulicos travados ) já tem mais chances de ser um 250S.

Ivo Filho
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Ivo Filho em Dom 3 Maio - 15:48:21

especificamente nao tem como saber, o que infelizmente nos ajudam são dicas e pequenos sinais, mas um bom conhecedor por montar um e vc nao ficar sabendo.....

primeiro: são os codigos que precedem os numeros do chassi do carro (particularmente nao me recordo) mas temos um membro do forum que tem 1 de 7 opala 250s fabricados em 88 e isso pelo chassis.

de resto temos contagiros. todos 250 s tem conta giros ate 7000 rpm.

depois tuchos mecanicos.

o comando de valvulas.

carburador 446

taxa de compressão.

alguns motores 250s tinham o codigo MC no numero do motor

com excessão dos motores cinza...os 250 s antigos sao vermelhos.

ou seja....sabendo desses detalhes qualquer um pode fazer um opala 250s.


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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por GustavoBraga em Dom 3 Maio - 16:06:33

Acho que entendi errado... tinha entendido que queria saber se o motor era ou não. E não o carro originalmente 250s... Erro meu!

Gabriel OPL
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Gabriel OPL em Dom 3 Maio - 21:19:32

achei que vinha escrito no bloco do motor ou coisa assim, eu vi um pra comprar e não estava muito caro e tava escrito que era o 250s deu mais vontade de comprar por causa disso só que sei lá né!!

Ivo Filho
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Ivo Filho em Dom 3 Maio - 21:52:57

bom, de cara vai no contagiro.....todos sem excessão tem 7000 rpm.....mas nada impede que tenham trocado o contagiros....

o resto, so demontando o motor....


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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Gabriel OPL em Seg 4 Maio - 0:36:12

Esse é um dos poucos motores míticos com maior idade e com maior identidade, seja pela identificação com seus donos, seja pela sua trajetória. Não tem a mesma popularidade do motor AP, da Volkswagen, mas tem, com certeza, muito mais glamour. E diferentemente do AP, não foi concebido de uma junção de montadoras e projetos. Sua verdadeira origem é de 1929, com 194 polegadas cúbicas, e seu apelido era Stovebolt. Onde o termo se origina é um assunto de muito debate! A explicação mais plausível é que a haste nas laterais dos primeiros blocos foram unidos com parafusos que pareciam muito com os fixadores típicos usados ??para montar fogões a lenha. Este motor usou um virabrequim de aço forjado, com três rolamentos e pistões em ferro fundido. Diâmetro e curso foi de 3,3125 in (84,14 milímetros) por 3,75 em (95,25 milímetros). Isso gerava 37cv de potência. Quando foi lançado, o marketing era: “A maravilha de ferro fundido”, ou “Seis pelo preço de quatro”


Achei bem legal essa matéria falando sobre o motor!!
Pra quem quiser ler mais: http://www.racemaster.com.br/novo/historiadomotor250-s/

Ivo Filho
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Ivo Filho em Seg 4 Maio - 0:40:33

entao....250 ou 4100 na verdade é a mesma coisa.....250 polegadas cubicas e 4100 centimetros cubicos...

o que muda é o S ao lado do 250, mas vale lembrar que os tais 4.1/s nao tem nada haver com o mitico motor que saia com leve veneno de fabrica pela gm....


apenas apra acrescentar ao relato acima...


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BANDIT
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por BANDIT em Seg 4 Maio - 17:56:36

o " S "  significa Super ????/


ou Sporte .....

Cojak
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Cojak em Seg 4 Maio - 21:26:37

BANDIT escreveu:o " S "  significa Super ????/


ou Sporte .....

Boa pergunta!

SevenFifty
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por SevenFifty em Ter 5 Maio - 6:31:15

Não tem nada a ver, mas em questão de mito, pra mim o 250S é o 426 HEMI nacional...

Outras diferenças são as molas de válvulas duplas, a engrenagem do comando em alumínio, volante do 4 cil... correto?


Call
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Call em Ter 5 Maio - 12:01:36

Esse é um assunto que gera muita polêmica , e utilizando como base toda informação que consegui reunir o que posso dizer é o seguinte :

A data de produção dos primeiros motores 250-S é novembro de 1973 , os primeiros foram vendidos pela revendedora Chevrolet Itacolomy , aos pilotos Jan Balder e Bob Sharp .

Nos modelos de linha foi disponibilizado no final de 1975 já como modelo 1976. O motor de 1974 era o que tinha retrabalho nos pistões para obter taxas de compressão maiores 8:1, 8,5:1 e 9:1, possibilitando 3 versões diferentes do 250-S com as taxas de compressão citadas acima , neste motor a hélice utilizada era a mesma da versão 4 cilindros 151-S, essa solução visava diminuir o arrasto aerodinâmico , as molas e os amortecedores de válvulas do cabeçote eram os mesmos do motor 151-S, bem como o carburador 446 de duplo estágio simultâneo que recebeu apenas uma calibragem diferente , tuchos mecânicos, o volante do motor era o mesmo do 4 cilindros que pesava um pouco mais de 3 kgs a menos. A embreagem utilizada nos primeiros motores 250-S, não era a mesma dos 250 convencionais , a do 250-S  era mais reforçada com molas de maior carga.

Muita gente não sabe , mas o comando utilizado nos motores 250-S era produzido da mesma forma que os 250 comuns a unica diferença estava na usinagem feita.O comando 250-S utilizava como base o perfis do eixo de comando do motor 292 que na época já estava pronto porém ainda não havia sido lançado , esse motor 292 seria utilizado posteriormente em alguns caminhões Chevrolet .

Outro fato curioso é que mesmo nos motores 250-S posteriores o comprador poderia optar pela utilização dos tuchos hidráulicos aos invés dos mecânicos.

Call
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Call em Ter 5 Maio - 12:06:18

Algumas destas informações consegui meio que por acaso numa publicação do jornal Estado de São Paulo de junho de 1974 , caso alguém tenha interesse em ver tenho digitalizado e posso enviar por e-mail.


Call
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Call em Ter 5 Maio - 12:09:25

O motor 250-S foi um item opcional da linha Opala de 1976 a 1988 podendo ser instalado em qualquer modelo da linha.

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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Gabriel OPL em Ter 5 Maio - 13:42:38

BANDIT escreveu:o " S "  significa Super ????/


ou Sporte .....
Se for levar em conta a fama que o motor tem deve ser S de Super!!
kkkk

SevenFifty
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por SevenFifty em Qua 6 Maio - 6:06:20

Call escreveu:Esse é um assunto que gera muita polêmica , e utilizando como base toda informação que consegui reunir o que posso dizer é o seguinte :

O motor de 1974 era o que tinha retrabalho nos pistões para obter taxas de compressão maiores 8:1, 8,5:1 e 9:1, possibilitando 3 versões diferentes do 250-S com as taxas de compressão citadas acima [...]

Muito interessante, Call!

Por isso a diferença no desempenho entre o 1º teste com o 250-S em 74 e os demais testes a partir de 76... certamente a taxa de compressão! Provavelmente os 153 cv líquidos viessem do motor com 9:1 de taxa.

Call
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Call em Qua 6 Maio - 8:52:04

Sim, provavelmente amigo.


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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Luis Roberto Baukat em Qua 6 Maio - 9:49:49

Outra forma de também tirar a duvida é verificar se o motor é de GAXETA ou RETENTOR.
Até onde sei os motores 6 cil mais antigos utilizavam gaxeta, nos últimos modelos eram retentor.

Desculpe se falei besteira. Abraço!

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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Saulo Alves em Qua 6 Maio - 10:01:35

Olha andei na GTB de um primo meu sem ele é claro rsrsrs ela é 250s 446 gasolina... Anda demais demais, fiquei na dúvida com SS que está com uma weber 44, vou começar a garimpar um comando 9302882 para o SS, é claro com tuchos novos e molas !

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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Call em Qui 7 Maio - 7:43:26

Saulo ,

O problema é encontrar um comando 250-S em bom estado, acho muito risco colocar um usado, na verdade o que faz a diferença é todo o conjunto, comando , tuchos , molas do cabeçote , volante do motor, carburador e acerto final. Acho muito mais válido comprar um comando eixo bruto novo , tuchos mecânicos e molas duplas.

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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Saulo Alves em Qui 7 Maio - 7:55:27

Mola com a carga certa! Pois já são duplas! OKK OKK

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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Paulo Corso em Qui 7 Maio - 13:47:02

Luiz Roberto, os motores com retentor saíram somente a partir de 90 no segundo semestre. Sem exceção até então todos os motores usavam gaxetas.


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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Paulo Corso em Qui 7 Maio - 13:53:51

Acho que todos aqui falaram um pouco de como verificar se motor é ou não 250S, outra coisa que ninguém citou é que esses motores só saíram a gasolina.


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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Call em Qui 7 Maio - 14:53:38

Boa tarde Paulo ,

É verdade outro detalhe muito importante.


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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Call em Qui 7 Maio - 14:57:01

Isso é possível provar através dos catálogos de época , mais tarde postarei alguns aqui.

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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Call em Qua 22 Jul - 21:12:34

Boa noite amigos , como já havia prometido anteriormente seguem mais algumas informações que encontrei "garimpando" em meus arquivos.

Sempre ouvi falar do tal bloco "MC " e do eixo de comando de válvulas GM "9302882" porém nunca encontrei nenhuma informação oficial que comprovasse que simplesmente pelo fato do bloco do motor ter a identificação MC ou o comando de válvulas com o código citado acima, já seria um motor 250-S , porém a únicas informações oficiais de que tenho conhecimento são outras , seguem algumas imagens de catálogos de peças antigos.



Detalhe para os códigos de identificação para motor 6 cilindros 250-S , LX7 e K77

Aqui a numeração em destaque:




Código de identificação do comando de válvulas do motor 250-S

"9306614"


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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 22 Jul - 21:33:01

Bom demais esse tópico,acompanhando...


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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Call em Qua 22 Jul - 21:43:03

Outro detalhe curioso , nos motores 250-S haviam outras modificações além das quais eu citei acima anteriormente são elas :

1º Engrenagem do eixo do comando (alumínio)

2º engrenagem do virabrequim

3º Pistões

Para comprovar o que já foi citado anteriormente:

Pistões para o motor 250-S





Só para constar "êmbolos" = PISTÃO. Notem que o código do pistão muda de acordo com taxa de compressão, tendo opções de sobre-medida de até .040 para ambas as taxas de compressão 8.1 e 9.1 para serem utilizados posteriormente no caso de futuras retíficas .

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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Call em Qua 22 Jul - 22:01:31

Abaixo mais uma citação que comprova as informações citadas acima :

Revista Motor 3 edição de agosto de 1983.



Segundo as informações do colunista até mesmo o distribuidor era específico para a versão 250-S , quem tiver um conhecimento mais profundo de mecânica poderá dizer se devido ao aumento da taxa de compressão isso seria realmente necessário .

BANDIT , Ivo Filho ,  realmente procede esta informação referente ao distribuidor ?

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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por Call em Qua 22 Jul - 22:07:03

Catálogos comprovando que o motor 6 cilindros 250-S foi produzido exclusivamente na versão a gasolina .








Catálogo de 1988 , ultimo ano de sua produção


Catálogo da linha 1989, já não era mais listado com opcional.


SevenFifty
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Re: Como saber se é 250s??

Mensagem por SevenFifty em Qui 23 Jul - 9:20:16

Obrigado por compartilhar, Call!

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Re: Como saber se é 250s??

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