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O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

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DanielSS76
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O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por DanielSS76 em Qua 13 Maio - 12:16:07

Salve nação opaleira,

Queria ouvir a opinião da galera sobre o que vale mais a pena:

1) trocar o câmbio original varetado por um câmbio de 5 marchas fusionado?

OU

2) Trocar o diferencial do 4cil 3,54 por um Dana 30 3,07 e manter o câmbio original varetado?

O carro é um Opala 76 4cil que vai receber um motor 6cil levemente preparado. O câmbio varetado foi revisado e não precisa fazer mais nada, só encher de óleo. O fusionado teria de montar (já tenho um câmbio de 5marcha do 4cil e a parte do túnel onde vem fixados os suportes... O carro atualmente está em reforma, fazendo funilaria... se fosse o caso de trocar, esse seria o momento.

Agradeço dicas e sugestões.

Coupe 76
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por Coupe 76 em Qua 13 Maio - 12:41:49

É muito questão de gosto!!!

Eu manteria o cambio, e partiria para um diferencial loongo 2,72...
Tenho um 91 6cc 4M 2,72 e fica bem bacana essa configuração....

Abs,

Paulo Emilio
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por Paulo Emilio em Qua 13 Maio - 13:15:56

Também já usei esta configuração 2.73. Muito boa. Pena que o braseixos não aguenta abusos, as planetárias e satélites de vidro. Já que está colocando o motor preparadinho usa o dana 30 mesmo, 3.07, fica esperto para arrancar e tem uma boa final. Isto para manter originalidade. Mas com o fusionado tem final, fica muito bom. Joga cara ou coroa, as duas opções são boas.

DanielSS76
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por DanielSS76 em Qua 13 Maio - 13:25:50

Coupe 76 escreveu:É muito questão de gosto!!!

Eu manteria o cambio, e partiria para um diferencial loongo 2,72...
Tenho um 91 6cc 4M 2,72 e fica bem bacana essa configuração....

Abs,

Olá Coupe 76, também acredito que tenha muito a ver com gosto, o problema é que só dirigi opala 4cil original com câmbio clec clec e achei a relação bastante curta, a 110km/h parece que o motor vai cair no chão, hehehe.

Daí não tenho parâmetro para comparação, por isso estou pedindo a opinião da galera com experiência OKK

Grande abraço

DanielSS76
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por DanielSS76 em Qua 13 Maio - 13:33:43

Paulo Emilio escreveu:Também já usei esta configuração 2.73. Muito boa. Pena que o braseixos não aguenta abusos, as planetárias e satélites de vidro. Já que está colocando o motor preparadinho usa o dana 30 mesmo, 3.07, fica esperto para arrancar e tem uma boa final. Isto para manter originalidade. Mas com o fusionado tem final, fica muito bom. Joga cara ou coroa, as duas opções são boas.

Olá Paulo Emilio,

Essa noção que não tenho, como respondi ao Coupe 76... queria um carro com uma pegada boa (boa arrancada e retomada), mas que não ficassse pedindo muita marcha a uns 110km/h a 120km/h, quando precisar fazer alguma viagem...

Particularmente, adoro o barulho do câmbio clec clec e não precisaria fazer nenhuma modificação no túnel do carro, mantendo a originalidade, mas ter uma 5ª marcha para poder baixar o giro do motor na estrada também é bem legal, né?

Acho que vou ter de ir de "cara ou coroa" mesmo, hehehe

Grande abraço

Coupe 76
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por Coupe 76 em Qua 13 Maio - 13:40:39

Se você não for um "cavalo" rs.... o diferencial 2,73 fica bom e aguenta o tranco sim!!!!

Agora se curte dar uns borrachões e tal.... ai é como o Paulo Emilio falou.... NÃO aguenta!!! VAI QUEBRAR!!!!!!

Para andar acelerando e tal.... sem dar tranco (tipo no farol subir giro e soltar de uma vez o pé da embreagem) ele vai muito bem!!!

Abs,

SevenFifty
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por SevenFifty em Qua 13 Maio - 14:03:52

Já tive essa mesma dúvida! As 2 opções são válidas, mas eu ficaria com o câmbio original, sem fazer nenhum trabalho no túnel.

Tenho dúvidas também entre Dana 30 3,07 e Braseixos 2,73... Meu medo é com o 2,73 perder muito tempo em aceleração... na estrada sei que é o melhor.


Coupe 76
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por Coupe 76 em Qua 13 Maio - 15:10:41

Se for participar de arrancada esquece!!!!

Se for para sair na frente original no farol... tenha certeza que o 6cc tem força suficiente para tirar o carro da inercia e sair na frente... não vai "pesar" no carro não!!!!

Agora se for para arrancar lado a lado com outro opala 6cc com 3,54 ou 3,07.... ai é claro que vai tomar ralo!!! hehehehe

Pedro Opala90
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por Pedro Opala90 em Qua 13 Maio - 19:31:12

Pra um motorista comportadinho como eu, o câmbio (fusão) 5 marchas e diferencial 2,73, ficou ótimo.
No seu caso, o recomendado é clec-clec e Dana.........

bruno silverstar83
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 13 Maio - 21:01:29

Eu partiria pra um dif mais longo,o cambio 5 marchas fica bom até 100/110 km/h,depois volta a ficar curto,dependo do motor você vai dar 190 km/h de final


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Opala muito mais que um carro,uma paixão.

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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por DanielSS76 em Qui 14 Maio - 11:17:35

bruno silverstar83 escreveu:Eu partiria pra um dif mais longo,o cambio 5 marchas fica bom até 100/110 km/h,depois volta a ficar curto,dependo do motor você vai dar 190 km/h de final

Olá Bruno

Vc está usando o motor 6cil com uma caixa de 5 marchas do 4cil, confere? E o diferencial é o 3,54 do 4cil?

Com essa configuração pede marcha a 100km/h 110km/h?

Abraço


bruno silverstar83
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 14 Maio - 21:04:44

DanielSS76 escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Eu partiria pra um dif mais longo,o cambio 5 marchas fica bom até 100/110 km/h,depois volta a ficar curto,dependo do motor você vai dar 190 km/h de final

Olá Bruno

Vc está usando o motor 6cil com uma caixa de 5 marchas do 4cil, confere? E o diferencial é o 3,54 do 4cil?

Com essa configuração pede marcha a 100km/h 110km/h?

Abraço


Isso mesmo,cambio de 5M do 4cil rodando no 6cil com o dif 3:54,eu gosto dessa configuração pois sempre ando no máximo a 110 km/h,mas de 120 pra cima já falta uma marcha mais longa,a 120 o motor tá 3000 RPM e final no máximo 180 em 5 marcha isso a 4500 RPM,acho que já bem arriscado passar disso no 6cil original,mas se tiver um comando melhor dá pra ir bem.


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LucasPiologo
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por LucasPiologo em Sex 15 Maio - 8:36:10

O meu é 4.1/s 4m com 2.73 e realmente não dá pra ficar dando fritões, até por que o objetivo dele é final, nunca peguei um opala 6 cil com 3.07 ou 3.54 pra saber a diferença na arrancada, mas meu carro é muito esperto de saída.

Maaaas, como o seu é preparado é melhor não arriscar com 2.73, poe um mais curto e senta a bota no bicho !

Abraço

DanielSS76
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por DanielSS76 em Sex 15 Maio - 8:54:36

bruno silverstar83 escreveu:
DanielSS76 escreveu:

Olá Bruno

Vc está usando o motor 6cil com uma caixa de 5 marchas do 4cil, confere? E o diferencial é o 3,54 do 4cil?

Com essa configuração pede marcha a 100km/h 110km/h?

Abraço


Isso mesmo,cambio de 5M do 4cil rodando no 6cil com o dif 3:54,eu gosto dessa configuração pois sempre ando no máximo a 110 km/h,mas de 120 pra cima já falta uma marcha mais longa,a 120 o motor tá 3000 RPM e final no máximo 180 em 5 marcha isso a 4500 RPM,acho que já bem arriscado passar disso no 6cil original,mas se tiver um comando melhor dá pra ir bem.


Fala Bruno

Era isso que eu precisava ouvir Very Happy

Na verdade eu não estou querando andar a 190km/h 200km/h, o que eu quero é ter a pegada do diferencial curto na arrancada e nas retomadas, sem ter tanto risco de quebra em alguma "brincadeira". Não quero ter de andar com o "C" na mão hahaha

Se o seu a 120km/h está a 3000RPM, pra mim está de boa. Não pretendo viajar a mais do que isso mesmo.

O meu vai ter um comandando com graduação parecida com o 250-S, vai ser todo balanceado e usar polia Damper, então acredito que dê para girar um pouco mais do que 4500RPM sem medo Twisted Evil  

Grande abraço


Última edição por DanielSS76 em Sex 15 Maio - 9:15:26, editado 1 vez(es)

DanielSS76
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por DanielSS76 em Sex 15 Maio - 8:56:02

LucasPiologo escreveu:O meu é 4.1/s 4m com 2.73 e realmente não dá pra ficar dando fritões, até por que o objetivo dele é final, nunca peguei um opala 6 cil com 3.07 ou 3.54 pra saber a diferença na arrancada, mas meu carro é muito esperto de saída.

Maaaas, como o seu é preparado é melhor não arriscar com 2.73, poe um mais curto e senta a bota no bicho !

Abraço

Valeu Lucas!

Gostei da parte do sentar a bota Twisted Evil

Grande abraço

Victor Meijerink
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por Victor Meijerink em Sex 15 Maio - 20:46:59

Dana 3,07 minha opinião.
Com o 2,73 fica bom pra rodovia,muito bom mesmo e não perde tanto assim de pegada já tive os dois falo com conhecimento de causa.
Mais aquele diferencialzinho sem vergonha quebra memo! é até bonito de ver o estalo das planetária quebrando e indo para na coroa,é de arrancá pedaço do pinhão...
com o dana nunca tive dor de cabeça e mantenho 120 na rodovia sem esgoelar,esgoelado 170 e morro acima Twisted Evil ...

bruno silverstar83
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 16 Maio - 9:14:32

DanielSS76 escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:

Isso mesmo,cambio de 5M do 4cil rodando no 6cil com o dif 3:54,eu gosto dessa configuração pois sempre ando no máximo a 110 km/h,mas de 120 pra cima já falta uma marcha mais longa,a 120 o motor tá 3000 RPM e final no máximo 180 em 5 marcha isso a 4500 RPM,acho que já bem arriscado passar disso no 6cil original,mas se tiver um comando melhor dá pra ir bem.


Fala Bruno

Era isso que eu precisava ouvir Very Happy

Na verdade eu não estou querando andar a 190km/h 200km/h, o que eu quero é ter a pegada do diferencial curto na arrancada e nas retomadas, sem ter tanto risco de quebra em alguma "brincadeira". Não quero ter de andar com o "C" na mão hahaha

Se o seu a 120km/h está a 3000RPM, pra mim está de boa. Não pretendo viajar a mais do que isso mesmo.

O meu vai ter um comandando com graduação parecida com o 250-S, vai ser todo balanceado e usar polia Damper, então acredito que dê para girar um pouco mais do que 4500RPM sem medo Twisted Evil  

Grande abraço

Esse diferencial é curto mesmo,só que a 1° marcha desse cambio é curta tambem,muito reduzida,tanto que seu eu quero arrancar forte num semáforo tenho que sair de 2° pois se usar a 1° perco tempo na troca.Mas eu gosto dessa configuração,logo vou dar uma preparada a mais no meu tambem,coisa leve pra não prejudicar o cambio.


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Isael
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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

Mensagem por Isael em Ter 19 Maio - 6:21:55

Existe também uma diferença aí...

o 4M varetado tem a 1ª marcha mais longa do que o 4M moderno
usar o varetado com o braseixo2,73 vai melhorar o final (mais economia na estrada)
mas vai ficar mais lento de saída!!!! pesa mesmo se for um 6cil original

a caixa fusionada tem a 1ª mais curta e a 5ª longa...vc consegue uma saída rápida e um bom final!!!
mas não exagera na aceleração...só a caixa do 92 e só o Dana30 ou 44 aguentam o pau...

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Re: O que vale mais a pena? Trocar o câmbio ou o diferencial?

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