Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

51 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 47 Visitantes :: 2 Motores de busca

adpachec, calixto correia, hunzeker, morrison


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13573)
 
Xann (10386)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Rubão6cc (9187)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8499)
 
100 (7771)
 

o que é exatamente o encavalamento das marchas?

Compartilhe
avatar
ganio varsow
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 11
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 12/05/2015

o que é exatamente o encavalamento das marchas?

Mensagem por ganio varsow em Qua 13 Maio - 22:55:58

o que é exatamente o encavalamento das marchas? fico ouvindo muito falar disso mas não sei o que é exatamente, como se pode resolver?
avatar
Tonho_RS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 839
Idade : 25
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500
Data de inscrição : 26/05/2011

Re: o que é exatamente o encavalamento das marchas?

Mensagem por Tonho_RS em Qua 13 Maio - 23:29:16

O encavalamento é quando duas marchas entram/engrenam ao mesmo tempo, por exemplo, quando engrena o ré e a segunda ao mesmo tempo.

Isso pode acontecer com qualquer câmbio, mas isso é bem difícil, entretanto isso ocorre facilmente com o câmbio clark varetado do Opala, pois o trambulador é externo, quando este tem muitas folgas acontece de entrar duas marchas ao mesmo tempo.

Quando o câmbio "encavala" o carro não sai do lugar, não vai para frente nem para trás.
Para arrumar no caso do câmbio clark varetado do Opala é preciso ir debaixo do carro e verificar qual das varetas estão engatadas (a do meio é a do ré, e as das pontas são da 1ª/2ª e 3ª/4ª), depois que identificar as varetas encavaladas basta movimentar para frente ou para trás e deixar na posição do meio, pode fazer com todas para ter certeza que vai desencavalar, se não conseguir fazer com a mão, pode erguer com o macaco um lado da traseira do carro e pedir para alguém girar a roda para frente e para trás enquanto você mexe nas varetas, ou então empurrar o carro para frente e para trás (não recomendo, é perigoso, o carro pode passar por cima de você) e ainda tem gente que bate com um martelo nas varetas, mas eu não faria isso.

Se o câmbio está encavalando marchas o trambulador deve estar com folga, ou então as varetas podem estar desreguladas, para regular basta tirar as varetas do trambulador, atravessar uma chave no rasgo que tem nele e nos buracos das varetas e então regular elas afrouxando a contra porca e girando a ponta delas, deixando alinhadas com o trambulador. Mas geralmente quando começa a encavalar é folga no trambulador, recomendo trocar, se puder pegue na "condicional" dois ou três de marcas diferentes, pois nem todos são bons e vá testando.
avatar
matheuskbeca
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 551
Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais
Modelo do carro : Opala Comodoro 89/89 SL/E 4.1/S
Cilindros : 6 cilindros - 4.1
Data de inscrição : 20/10/2014

Re: o que é exatamente o encavalamento das marchas?

Mensagem por matheuskbeca em Qui 14 Maio - 8:14:57

Já sofri com esse cambio "encavalado" viu....a Ré é a mestre de encavar....

Tanto que no final eu já contava que o carro não tinha ré...só ia para frente mesmo!hahah

Mas é isso mesmo que o Tonho disse, e também não aconselho dar marteladas, pode até resolver, porém, vai empenar mais ainda as varetas.
avatar
Douglas MRS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1580
Idade : 25
Localização : Contagem - MG
Modelo do carro : Comodoro Coupé 1983
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/07/2013

Re: o que é exatamente o encavalamento das marchas?

Mensagem por Douglas MRS em Sex 15 Maio - 14:47:53

uma poarr de uma vareta que vai, mas não volta... ai só volta na pancada
avatar
vanioss
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 159
Localização : Canoinhas-SC
Modelo do carro : Caravan DeLuxo 1978
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 02/02/2015

Re: o que é exatamente o encavalamento das marchas?

Mensagem por vanioss em Sex 15 Maio - 16:17:05

as vezes comigo encavala em ponto porto ou em segunda ai vou mexendo e engato ré ela sai de boa
avatar
tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4211
Idade : 57
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: o que é exatamente o encavalamento das marchas?

Mensagem por tcheco 8687 em Sex 15 Maio - 16:20:07

Quando as marchas travam, normalmente a re e a pior;
avatar
geraldo_v2
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 203
Idade : 18
Localização : São Miguel Arcanjo
Modelo do carro : Opala de Luxo 1972
Cilindros : 4 Canecos
Data de inscrição : 08/01/2014

Re: o que é exatamente o encavalamento das marchas?

Mensagem por geraldo_v2 em Sex 15 Maio - 17:17:58

Tonho_RS escreveu:O encavalamento é quando duas marchas entram/engrenam ao mesmo tempo, por exemplo, quando engrena o ré e a segunda ao mesmo tempo.

Isso pode acontecer com qualquer câmbio, mas isso é bem difícil, entretanto isso ocorre facilmente com o câmbio clark varetado do Opala, pois o trambulador é externo, quando este tem muitas folgas acontece de entrar duas marchas ao mesmo tempo.

Quando o câmbio "encavala" o carro não sai do lugar, não vai para frente nem para trás.
Para arrumar no caso do câmbio clark varetado do Opala é preciso ir debaixo do carro e verificar qual das varetas estão engatadas (a do meio é a do ré, e as das pontas são da 1ª/2ª e 3ª/4ª), depois que identificar as varetas encavaladas basta movimentar para frente ou para trás e deixar na posição do meio, pode fazer com todas para ter certeza que vai desencavalar, se não conseguir fazer com a mão, pode erguer com o macaco um lado da traseira do carro e pedir para alguém girar a roda para frente e para trás enquanto você mexe nas varetas, ou então empurrar o carro para frente e para trás (não recomendo, é perigoso, o carro pode passar por cima de você) e ainda tem gente que bate com um martelo nas varetas, mas eu não faria isso.

Se o câmbio está encavalando marchas o trambulador deve estar com folga, ou então as varetas podem estar desreguladas, para regular basta tirar as varetas do trambulador, atravessar uma chave no rasgo que tem nele e nos buracos das varetas e então regular elas afrouxando a contra porca e girando a ponta delas, deixando alinhadas com o trambulador. Mas geralmente quando começa a encavalar é folga no trambulador, recomendo trocar, se puder pegue na "condicional" dois ou três de marcas diferentes, pois nem todos são bons e vá testando.
Mesmo tutorial só que em video de como ajustar / desencavalar o cleck cleck
https://www.youtube.com/watch?v=7BzRlO9Bb0k
avatar
Victor Meijerink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 893
Idade : 32
Localização : Carambeí\ PARANÁ
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Camionete C10 1976
Monza gls 1993

CHEVROLET,SEMPRE!!
Cilindros : No Opala,4100cc,motor 250.
Na C10,4277cc,motor 261.
No monza,2000cc,motor OHC

Data de inscrição : 11/05/2014

Re: o que é exatamente o encavalamento das marchas?

Mensagem por Victor Meijerink em Sex 15 Maio - 19:48:29

Duro é quando encavala numa subida,no meio da rua,num domingo,de chuva,patroa com sangue nos olhos já e voce tem de ir,deitar debaixo do lazarento desncavalar marcha pedir pra muié pisar na embreagem e no freio ... nessss... e é tão fácil regular um trampulador Rolling Eyes ...
avatar
RHCESPECIAL1974
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 136
Localização : Sul de SC
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 4 cil. 3 marchas.
Data de inscrição : 26/08/2013

Re: o que é exatamente o encavalamento das marchas?

Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Sex 15 Maio - 20:50:17

Também é bastante comum ocorrer em câmbio com alavanca na coluna, o que ocorre devido ao desgaste de componentes como buchas das varetas e a bucha do tubo de acionamento dentro da coluna de direção. Varetas desreguladas também ocasionam encavalamento.
avatar
Gustavo Godoy
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 110
Localização : votorantim-sp
Data de inscrição : 10/08/2014

Re: o que é exatamente o encavalamento das marchas?

Mensagem por Gustavo Godoy em Sab 16 Maio - 4:10:00

Mais no cambio na coluna eh bem mais facil desencavala, pois nao precisa deita debaixo do carro eh so achar as varetas na parede corta fogo e puxar sai facil com a mao sem martela sem nada

Conteúdo patrocinado

Re: o que é exatamente o encavalamento das marchas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qui 17 Ago - 17:28:16