por eleandro kalckmann Seg 25 maio - 19:33:24
Pedro Opala90 escreveu:Sempre aprendendo...
Quer dizer que se retirar a bateria e fizer pegar no tranco posso andar normalmente, igual motor diesel?
bom,vou tentar explicar como funciona.......
1_o fio q vai ligado no automatico do motor de arranque é apenas um auxiliar de partida.ou seja;quando vc da partida ele manda uma corrente positiva(+) no + da bobina.....mas porque isso se la ja tem um positivo q ven da chave????? simples é por q o positivo q vem da chave e vai até a bobina passa por um fio resistivo(q diminui a potencia e a voltagem.de 12v cai pra 8v +ou- ).....continuando o raciocinio,com o motor frio(durante a partida)é necessario uma corrente mais forte para gerar uma faisca mais forte e ligar o carro....assim pega o carro, vc solta chave esse fio para de mandar +pra bobina,na qual trabalha com +ou- 8v.........(nao é todos os opalas q funcionam assim,alguns nao tem o fio resistivo.dai nao prescisa o auxiliar de partida,ex;os opalas mais antigos com sistema de igniçao a platinado)
2 se o seu carro esta pegando normal e funcionando normal ....nao á necessidade de colocalo....apenas se ele demora pra pegar possa ser necessario
3 se vc retirar o cabo da bateria e der um tranco ele nao funcionara,mas sr vc ligar normalmente ele e retirar o cabo depois ele funciona normalmente(mas nao é aconselhavel fazer isso,pois a bateria funciona como um estabilizador de corrente do alternador).
4como funciona;o alternador prescisa de uma excitaçao(+) para poder começar a carregar gerar corente(+)........... (ou elevar o giro do motor,que é muito dificil em um tranco).......apos ele começar a carregar ,ele faz a funçao de gerar eletricidade para todo o sistema......e se auto alimenta.....
5 é ai q mora o perigo ;se vc tem um alternador potente ee retirar o cabo da bateria pode acontecer de ele mandar um + forte para ele mesmo e gerar cada vez mai corente(+) e pode queimar o regulador de voltagem do proprio alternador até q passe dos 15....16....17............volts e queime alguma coisa importante(modulo de igniçao.bobina.etc)
ha se nao me engano o adapachec (ou outro usuario)tem umas tabelinha sobre ese fio resistivo e corrente de bobina.....
espero ter ajudado um pouco.......blz!!!!!
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