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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Ligação do Arranque Empty Ligação do Arranque

    Mensagem por willianscmotta Dom 24 maio - 14:35:32

    Bom pessoal, meu carro não está com o alternador funcionando direito, não está carregando a bateria, A lâmpada indicadora no painel está acesa e não apaga, deixei o carro ligado e tirei o cabo do positivo da bateria, o carro desligou na hora, quando deveria ter ficado ligado.

    Abaixo tem uns esquemas de ligação, e o meu está faltando um cabo, o que liga o automático do arranque no positivo da bobina.

    Este seria o esquema de ligação normal.

    Ligação do Arranque 2i8vd74


    O meu está assim. Observem que não tem fio nenhum no terminal onde fala que deveria sair um fio pro positivo da bobina.

    Ligação do Arranque 2zs9phe


    Gostaria de saber se a ligação do arranque do meu carro está errada e se é por isso que o carro desliga quando retiro o cabo da bateria?

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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por aldenir diplomata 88 Dom 24 maio - 15:48:14

    Mano nao.consegui ver as fotos mas como.vc disse quando.vc desconcta o borne.da.bateria era para permanecer funcionando se o alternador.estivesse gerando,pois a bateria.e para dar a partida no motor depois que funciona o alternador que estabelece a tensao para os componentes e recarregar a bateria.
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por adpachec Dom 24 maio - 16:48:10

    Este é para uma chave de START, mas desconsidere o relê e o resto é igual.

    Ligação do Arranque Partida-com-botao

    http://www.opaleirosdoparana.com/t34047-como-fazer-uma-ligacao-sem-usar-a-chave-original

    OKK
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por willianscmotta Dom 24 maio - 16:50:19

    adpachec escreveu:Ligação do Arranque Partida-com-botao

    http://www.opaleirosdoparana.com/t34047-como-fazer-uma-ligacao-sem-usar-a-chave-original

    OKK

    Essa é justamente a minha dúvida! Colocar ou não o fio que vai do automático até o positivo da bonina? Qual a função dele?

    O resto está ligado certo.
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por adpachec Dom 24 maio - 16:51:57

    Sim, ligue direto, o vermelho na bateria (+) por causa da corrente elevada que passa nele.

    OKK
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por willianscmotta Dom 24 maio - 16:55:13

    adpachec escreveu:Sim, ligue direto, o vermelho na bateria (+) por causa da corrente elevada que passa nele.

    OKK

    Desculpa, mas não entendi! O que estou falando não é o da bateria, este está ligado certo. No esquema que vc postou o que está faltando é o fio que falei, vai do automático até a bobina.

    É o fio azul do esquema q vc postou.
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por adpachec Dom 24 maio - 20:06:10

    willianscmotta escreveu:
    adpachec escreveu:Sim, ligue direto, o vermelho na bateria (+) por causa da corrente elevada que passa nele.

    OKK

    Desculpa, mas não entendi! O que estou falando não é o da bateria, este está ligado certo. No esquema que vc postou o que está faltando é o fio que falei, vai do automático até a bobina.

    É o fio azul do esquema q vc postou.

    Sim, é isto mesmo.
    Mas não necessita levar até a bobina, pode puxar uma emenda o mais próximo do arranque.
    Depende de onde passa afiação e se vai ficar seguro.

    OKK
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por Pedro Opala90 Seg 25 maio - 10:27:46

    O fio fino que vai do automático até a bobina, serve como auxiliar de partida, pra aumentar a tensão da bobina quando é acionado o motor de partida. Nem todos os opalas tem isso ligado.
    No meu entender, se desligar o cabo positivo da bateria, o motor vai parar sim, todo o sistema fica sem energia.
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por willianscmotta Seg 25 maio - 10:38:38

    Pedro Opala90 escreveu:O fio fino que vai do automático até a bobina, serve como auxiliar de partida, pra aumentar a tensão da bobina quando é acionado o motor de partida. Nem todos os opalas tem isso ligado.
    No meu entender, se desligar o cabo positivo da bateria, o motor vai parar sim, todo o sistema fica sem energia.

    O carro para ao retirar o cabo justamente pq o alternador não está gerando energia.
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por Pedro Opala90 Seg 25 maio - 18:40:18

    Sempre aprendendo...
    Quer dizer que se retirar a bateria e fizer pegar no tranco posso andar normalmente, igual motor diesel?
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por willianscmotta Seg 25 maio - 18:56:27

    Pedro Opala90 escreveu:Sempre aprendendo...
    Quer dizer que se retirar a bateria e fizer pegar no tranco posso andar normalmente, igual motor diesel?

    Tem que dar a partida normal, depois vc retira a bateria. Aí pode andar normal.
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por eleandro kalckmann Seg 25 maio - 19:33:24

    Pedro Opala90 escreveu:Sempre aprendendo...
    Quer dizer que se retirar a bateria e fizer pegar no tranco posso andar normalmente, igual motor diesel?


    bom,vou tentar explicar como funciona.......

    1_o fio q vai ligado no automatico do motor de arranque é apenas um auxiliar de partida.ou seja;quando vc da partida ele manda uma corrente positiva(+) no + da bobina.....mas porque isso se la ja tem um positivo q ven da chave????? simples é por q o positivo q vem da chave e vai até a bobina passa por um fio resistivo(q diminui a potencia e a voltagem.de 12v cai pra 8v +ou- ).....continuando o raciocinio,com o motor frio(durante a partida)é necessario uma corrente mais forte para gerar uma faisca mais forte e ligar o carro....assim pega o carro, vc solta chave esse fio para de mandar +pra bobina,na qual trabalha com +ou- 8v.........(nao é todos os opalas q funcionam assim,alguns nao tem o fio resistivo.dai nao prescisa o auxiliar de partida,ex;os opalas mais antigos com sistema de igniçao a platinado)


    2 se o seu carro esta pegando normal e funcionando normal ....nao á necessidade de colocalo....apenas se ele demora pra pegar possa ser necessario


    3 se vc retirar o cabo da bateria e der um tranco ele nao funcionara,mas sr vc ligar normalmente ele e retirar o cabo depois ele funciona normalmente(mas nao é aconselhavel fazer isso,pois a bateria funciona como um estabilizador de corrente do alternador).

    4como funciona;o alternador prescisa de uma excitaçao(+) para poder começar a carregar gerar corente(+)........... (ou elevar o giro do motor,que é muito dificil em um tranco).......apos ele começar a carregar ,ele faz a funçao de gerar eletricidade para todo o sistema......e se auto alimenta.....


    5 é ai q mora o perigo ;se vc tem um alternador potente ee retirar o cabo da bateria pode acontecer de ele mandar um + forte para ele mesmo e gerar cada vez mai corente(+) e pode queimar o regulador de voltagem do proprio alternador até q passe dos 15....16....17............volts e queime alguma coisa importante(modulo de igniçao.bobina.etc)

    ha se nao me engano o adapachec (ou outro usuario)tem umas tabelinha sobre ese fio resistivo e corrente de bobina.....


    espero ter ajudado um pouco.......blz!!!!!
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por LucasPiologo Sáb 31 Dez - 13:29:26

    adpachec escreveu:Este é para uma chave de START, mas desconsidere o relê e o resto é igual.

    Ligação do Arranque Partida-com-botao

    http://www.opaleirosdoparana.com/t34047-como-fazer-uma-ligacao-sem-usar-a-chave-original

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    Adapachec, obrigado por disponibilizar essa imagem, ela me ajudou a solucionar o meu problema !!!!

    Por isso o fórum é de extrema utilidade para nós opaleiros, o problema de alguém hoje, pode ser o nosso de amanhã !
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por felipeleox Dom 1 Jan - 8:30:08

    Tópico muito bom.

    Interessante como o carro pode funcionar sem a bateria. A uns 2 anos vendi meu Chevette 87, e o comprador demorou pra vir buscar, e eu não o liguei por mais de um mês. 

    Quando ele veio, o Chevette não pegava de jeito nenhum, ai tiramos a bateria do Corsa da minha mãe, ligamos o Chevette, e com o motor ligado tiramos a bateria do Corsa e colocamos a bateria velha de volta no lugar. Essa troca deve ter levado uns 3 ou 4 minutos, e na hora duvidei que o carro ia ficar ligado sem bateria kk

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Sobre esse fio do arranque, verifiquei que o meu Opala está igual ao do willianscmotta, não há este fio direto do arranque para o +bobina. 
    A única ligação no + é o fio que sai do pós chave e passa por uma resistência de cerâmica (eu mesmo instalei a um ano e meio). E funciona normalmente.Ligação do Arranque Resistor-resistencia-bobina-ignicao_MLB-O-3892741786_022013


    Agora minha dúvida: os carros com platinado saiam de fábrica desta maneira, ou se não há fio direto arranque-bobina é porque alguém desativou este sistema em algum momento da vida do carro?  scratch
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    Mensagem por adpachec Dom 1 Jan - 12:27:22

    LucasPiologo escreveu:
    adpachec escreveu:Este é para uma chave de START, mas desconsidere o relê e o resto é igual.

    Ligação do Arranque Partida-com-botao

    http://www.opaleirosdoparana.com/t34047-como-fazer-uma-ligacao-sem-usar-a-chave-original

    OKK

    Adapachec, obrigado por disponibilizar essa imagem, ela me ajudou a solucionar o meu problema !!!!

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    Mensagem por adpachec Dom 1 Jan - 12:29:09

    felipeleox escreveu:Tópico muito bom.

    Interessante como o carro pode funcionar sem a bateria. A uns 2 anos vendi meu Chevette 87, e o comprador demorou pra vir buscar, e eu não o liguei por mais de um mês. 

    Quando ele veio, o Chevette não pegava de jeito nenhum, ai tiramos a bateria do Corsa da minha mãe, ligamos o Chevette, e com o motor ligado tiramos a bateria do Corsa e colocamos a bateria velha de volta no lugar. Essa troca deve ter levado uns 3 ou 4 minutos, e na hora duvidei que o carro ia ficar ligado sem bateria kk

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Sobre esse fio do arranque, verifiquei que o meu Opala está igual ao do willianscmotta, não há este fio direto do arranque para o +bobina. 
    A única ligação no + é o fio que sai do pós chave e passa por uma resistência de cerâmica (eu mesmo instalei a um ano e meio). E funciona normalmente.Ligação do Arranque Resistor-resistencia-bobina-ignicao_MLB-O-3892741786_022013


    Agora minha dúvida: os carros com platinado saiam de fábrica desta maneira, ou se não há fio direto arranque-bobina é porque alguém desativou este sistema em algum momento da vida do carro?  scratch

    Já vi arranques assim, sem o fio adicional.
    Se quiser pode instalar um relé.
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por felipeleox Seg 2 Jan - 19:44:37

    adpachec escreveu:Já vi arranques assim, sem o fio adicional.
    Se quiser pode instalar um relé.

    Mas se eu deixar como está, sem o fio, corre o risco de danificar algo futuramente?
    adpachec
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por adpachec Ter 3 Jan - 9:10:24

    felipeleox escreveu:
    adpachec escreveu:Já vi arranques assim, sem o fio adicional.
    Se quiser pode instalar um relé.

    Mas se eu deixar como está, sem o fio, corre o risco de danificar algo futuramente?

    Não, desde que a fiação e contatos estejam em bom estado.
    O pós chave aciona apenas o solenóide do arranque e mantém o "meia chave" energizado.
    felipeleox
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por felipeleox Ter 3 Jan - 11:05:43

    adpachec escreveu:Não, desde que a fiação e contatos estejam em bom estado.
    O pós chave aciona apenas o solenóide do arranque e mantém o "meia chave" energizado.

    Entendi. Obrigado  OKK
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    Ligação do Arranque Empty Possível razão do sumiço

    Mensagem por Brunopirolo Ter 25 Jul - 21:46:42

    felipeleox escreveu:
    adpachec escreveu:Não, desde que a fiação e contatos estejam em bom estado.
    O pós chave aciona apenas o solenóide do arranque e mantém o "meia chave" energizado.

    Entendi. Obrigado  OKK
    Uma possível razão do sumiço do fio q sai do automático para o positivo da bobina possivelmente passa pelo problema q tive com o meu essa semana.

    O carro simplesmente parou de ligar, ele tinha dado algumas falhadas estranhas na estrada e do nada parou, o motor de arranque girava mas o carro não pegava, por sorte resolveu empacar de vez na garagem. RSS

    Auto elétrico acionado, o mesmo identificou que esse fio entrou em curto e com isso zoava a bobina, impedindo a partida.

    Removido este fio, o carro ligou normal depois de 2 dias falecido  Very Happy  porém o auto elétrico recomendou refazer a ligação pois em situações de motor muito frio, pode dificultar a partida.

    Talvez no motor gasolina, o convívio sem este fio seja mais fáci e por isso talvez muito sinalizem não ter problemas, por via das dúvidas vou mandar refazer o chicote do distribuidor/bobina/módulo/arranque.

    Saudações opaleiros!
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    Ligação do Arranque Empty Re: Ligação do Arranque

    Mensagem por adpachec Ter 25 Jul - 22:21:43

    Brunopirolo escreveu:
    felipeleox escreveu:

    Entendi. Obrigado  OKK
    Uma possível razão do sumiço do fio q sai do automático para o positivo da bobina possivelmente passa pelo problema q tive com o meu essa semana.

    O carro simplesmente parou de ligar, ele tinha dado algumas falhadas estranhas na estrada e do nada parou, o motor de arranque girava mas o carro não pegava, por sorte resolveu empacar de vez na garagem. RSS

    Auto elétrico acionado, o mesmo identificou que esse fio entrou em curto e com isso zoava a bobina, impedindo a partida.

    Removido este fio, o carro ligou normal depois de 2 dias falecido  Very Happy  porém o auto elétrico recomendou refazer a ligação pois em situações de motor muito frio, pode dificultar a partida.

    Talvez no motor gasolina, o convívio sem este fio seja mais fáci e por isso talvez muito sinalizem não ter problemas, por via das dúvidas vou mandar refazer o chicote do distribuidor/bobina/módulo/arranque.

    Saudações opaleiros!

    Olá, primeira postagem certo?
    A falta deste fio se dá por desconhecimento geral dos Eletricistas.
    O motor funciona sem ele então porque ligar?
    Este é o pensamento da maioria.
    Faltou somente apresentar seu Opala........
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    Mensagem por adriano_ribeiro Qui 20 Out - 8:56:18

    Ressuscitando o post...

    Meu arranque deu problema, encontrei recondicionado por 600 a 700,00 achei melhor colocar um novo.

    Optei por esse: https://www.americaparts.com.br/66258-motor-de-arranque-mini-starter-preto-chevy-v8-bb-sb-153168-dentes-opala-6-cil-unidade

    Sei que tem uns similares no ML por 700, mas de fabricação chinesa e ouvi alguns relatos de pouca durabilidade.

    O detalhe é que ele não tem a tal conexão + que volta para a bobina.

    Alguém usa esse modelo?

    Ligamos apenas a bateria e o positivo que vem da chave, por enquanto perfeito, será que pode dar algum problema pela falta desse retorno +?
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    Mensagem por adpachec Qui 20 Out - 10:03:12

    adriano_ribeiro escreveu:Ressuscitando o post...

    Meu arranque deu problema, encontrei recondicionado por 600 a 700,00 achei melhor colocar um novo.

    Optei por esse: https://www.americaparts.com.br/66258-motor-de-arranque-mini-starter-preto-chevy-v8-bb-sb-153168-dentes-opala-6-cil-unidade

    Sei que tem uns similares no ML por 700, mas de fabricação chinesa e ouvi alguns relatos de pouca durabilidade.

    O detalhe é que ele não tem a tal conexão + que volta para a bobina.

    Alguém usa esse modelo?

    Ligamos apenas a bateria e o positivo que vem da chave, por enquanto perfeito, será que pode dar algum problema pela falta desse retorno +?

    Vai dar defeito nenhum.

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