Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Comparação Opala x Carros Atuais EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Comparação Opala x Carros Atuais EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Comparação Opala x Carros Atuais EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Comparação Opala x Carros Atuais EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Comparação Opala x Carros Atuais EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Comparação Opala x Carros Atuais EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Comparação Opala x Carros Atuais EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Comparação Opala x Carros Atuais EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Comparação Opala x Carros Atuais EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

138 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 138 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Comparação Opala x Carros Atuais Bar_leftComparação Opala x Carros Atuais BarComparação Opala x Carros Atuais Bar_right 
tabarbosa (16850)
Comparação Opala x Carros Atuais Bar_leftComparação Opala x Carros Atuais BarComparação Opala x Carros Atuais Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Comparação Opala x Carros Atuais Bar_leftComparação Opala x Carros Atuais BarComparação Opala x Carros Atuais Bar_right 
BANDIT (13573)
Comparação Opala x Carros Atuais Bar_leftComparação Opala x Carros Atuais BarComparação Opala x Carros Atuais Bar_right 
Xann (10394)
Comparação Opala x Carros Atuais Bar_leftComparação Opala x Carros Atuais BarComparação Opala x Carros Atuais Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Comparação Opala x Carros Atuais Bar_leftComparação Opala x Carros Atuais BarComparação Opala x Carros Atuais Bar_right 
j ricardo (9376)
Comparação Opala x Carros Atuais Bar_leftComparação Opala x Carros Atuais BarComparação Opala x Carros Atuais Bar_right 
Jean Bida (9320)
Comparação Opala x Carros Atuais Bar_leftComparação Opala x Carros Atuais BarComparação Opala x Carros Atuais Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Comparação Opala x Carros Atuais Bar_leftComparação Opala x Carros Atuais BarComparação Opala x Carros Atuais Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Comparação Opala x Carros Atuais Bar_leftComparação Opala x Carros Atuais BarComparação Opala x Carros Atuais Bar_right 

5 participantes

    Comparação Opala x Carros Atuais

    LucasPiologo
    LucasPiologo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1018
    Idade : 33
    Localização : Guarulhos - SP
    Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
    6x2 de inox 446
    Cilindros : Truca não que é 6

    Data de inscrição : 15/12/2014

    Comparação Opala x Carros Atuais Empty Comparação Opala x Carros Atuais

    Mensagem por LucasPiologo Ter 26 maio - 9:50:28

    Fala a e galera, essas ultimas semanas acabei usando o carro do meu velho e o da minha noiva pra ir trabalhar e notei algumas diferenças em relação a rotação x velocidade, eu sei que comparar 1.0 e derivados com 6cil é tenso, mas eu vejo tanta gente falando bosta que esses carros mais novos andam iguais ou até "bem" mais que os antigos, que ao analisar as rotações eu percebi que o opalão anda mais e fazendo menos força que os plastimoveis.

    Meu pai tem um J 5 da jac motors 1.5 vvt, vamos as comparações:

    Esqueci de tirar uma foto do painel, mas vou providenciar.
    Seguinte o J 5 a uns 3 mil rpms está a uma velocidade de 110km/hora (giro maximo do carro é 5.5 dps disso é red line)

    O Gol g3 1.0 16v da minha noiva a 3mil rpm está a 80km/h

    E o meu velho opalão a 3mil rpms está entre o 130km/h e o 140km/h

    Ai eu vos pergunto, se pegar um opalão 5m com 2.73 e for 250S, vai andar suave na frente desses carrinhos de hoje ou não?

    Abraço.


    Coupe 76
    Coupe 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 844
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Comparação Opala x Carros Atuais Empty Re: Comparação Opala x Carros Atuais

    Mensagem por Coupe 76 Ter 26 maio - 9:56:51

    Sim....

    Tem uns cálculos certinho dependendo do tamanho dos pneus... Mas básicamente com o 2,73 e 5M a 120km/h deve estar a uns 2.000RPM

    Abs,
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Comparação Opala x Carros Atuais Empty Re: Comparação Opala x Carros Atuais

    Mensagem por Basico Ter 26 maio - 13:30:36

    A diferença básica se chama Faixa de torque.
    Os carros novos é mais giro, marchas mais curtas e pouco torque linear, alcançando torque máximo lá na casa dos 4500 RPM.
    Um motor de opala 6 cilindros vai ter muito mais torque disponível desde cedo, com torque máximo disponível a partir de 2800 RPM.

    Um exemplo de torque é vc comparar um opala 4 cil original com seus 80 cv contra um Up com 80 cv... Lota os dois e sobe a serra... Bingo... O torque sempre será melhor.

    Opala bom é: 6 cilindros taxado (Não necessariamente 250S), respirando bem (Um bom sistema de alimentação), escape bem dimensionado e um bom conjunto de cambio e diferencial.

    lembrando que essa configuração não é aconselhada para borrachões.

    Eu como sou adepto do "menos é mais" gosto da seguinte configuração.
    Motor a álcool rodando na gasolina, Dif Dana 3,07 e Cambio Cleck Cleck (Ômega) ou transformado pra isso, fica bom de saída e bom de final a um preço razoável.
    Rato Loko
    Rato Loko
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 108
    Localização : .
    Data de inscrição : 15/03/2015

    Comparação Opala x Carros Atuais Empty Re: Comparação Opala x Carros Atuais

    Mensagem por Rato Loko Ter 26 maio - 14:23:04

    Lucaspiologo escreveu:Ai eu vos pergunto, se pegar um opalão 5m com 2.73 e for 250S, vai andar suave na frente desses carrinhos de hoje ou não?

    Não.

    Se notou, seu opala esta a 3 mil rpm, a 13O ou 14O km como vc diz. sendo que, o motor não vai girar muito mais que 4 mil rpm, se tiver força pra girar. Um carro moderno girando 3k rpm, a 11Okmhr, até chegar na faixa vermelha, vai estar sumido.
    Um 25Os, com diferencial extra longo, e cambio 5 marchas, vai virar um overdriver na 5ma... pode não faltar força, mas pra alcançar o pico não vai ser tão rapido.
    Isto que esta comparando com carros de cambios curtos, se comparar com os mistos, que tem a primeira longa, 2 a 4ª praticamente curtas e 5ª longa. ai a historia fica feia.

    Basico escreveu:Motor a álcool rodando na gasolina, Dif Dana 3,07 e Cambio Cleck Cleck (Ômega) ou transformado pra isso, fica bom de saída e bom de final a um preço razoável.

    Me explica este cleck cleck de omega?
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Comparação Opala x Carros Atuais Empty Re: Comparação Opala x Carros Atuais

    Mensagem por Basico Ter 26 maio - 14:46:32

    Rato Loko escreveu:
    Lucaspiologo escreveu:Ai eu vos pergunto, se pegar um opalão 5m com 2.73 e for 250S, vai andar suave na frente desses carrinhos de hoje ou não?

    Não.

    Se notou, seu opala esta a 3 mil rpm, a 13O ou 14O km como vc diz. sendo que, o motor não vai girar muito mais que 4 mil rpm, se tiver força pra girar. Um carro moderno girando 3k rpm, a 11Okmhr, até chegar na faixa vermelha, vai estar sumido.
    Um 25Os, com diferencial extra longo, e cambio 5 marchas, vai virar um overdriver na 5ma... pode não faltar força, mas pra alcançar o pico não vai ser tão rapido.
    Isto que esta comparando com carros de cambios curtos, se comparar com os mistos, que tem a primeira longa, 2 a 4ª praticamente curtas e 5ª longa. ai a historia fica feia.

    Basico escreveu:Motor a álcool rodando na gasolina, Dif Dana 3,07 e Cambio Cleck Cleck (Ômega) ou transformado pra isso, fica bom de saída e bom de final a um preço razoável.

    Me explica este cleck cleck de omega?

    Era um Cambio Cleck Cleck opcional para Opalas com 6 cilindros onde se queria uma relação mais longa, era antes do 2,73. Onde a GM montava um Cambio Cleck Cleck com o braço da vareta invertida, 1ª e 2ª marchas do Cambio 3 marchas, como a vareta do cambio estava invertida, ao selecionar a 3ª era engatada a 4ª marcha com relação 1:1 e no lugar da 3ª marcha era colocado uma engrenagem de 0,84:1 de final.

    Esse cambio era conhecido como 3+E
    Sua manopla tinha essa escrita ou a 4ª marcha era circulada em vermelho.

    Tem como alongar a Cleck Cleck fazendo essas alterações de relação de marchas. Entendeu?
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Comparação Opala x Carros Atuais Empty Re: Comparação Opala x Carros Atuais

    Mensagem por Basico Ter 26 maio - 14:53:44

    Obs. Ômega é o nome desse cambio com essa Relação.

    Atualizando: 1977 veio essa opção

    http://bestcars.uol.com.br/classicos/opala-9.htm#b
    Rato Loko
    Rato Loko
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 108
    Localização : .
    Data de inscrição : 15/03/2015

    Comparação Opala x Carros Atuais Empty Re: Comparação Opala x Carros Atuais

    Mensagem por Rato Loko Ter 26 maio - 15:14:25

    Conheço por Gama.
    Coupe 76
    Coupe 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 844
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Comparação Opala x Carros Atuais Empty Re: Comparação Opala x Carros Atuais

    Mensagem por Coupe 76 Ter 26 maio - 15:35:31

    2
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Comparação Opala x Carros Atuais Empty Re: Comparação Opala x Carros Atuais

    Mensagem por Basico Ter 26 maio - 15:45:28

    Rato Loko escreveu:Conheço por Gama.

    Gama era a denominação dada ao Opala que tinha essa caixa, pois era um opcional, mas o nome do Cambio é ômega.

    Opala Gama = Opala equipado com sobremarcha 3+E
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Comparação Opala x Carros Atuais Empty Re: Comparação Opala x Carros Atuais

    Mensagem por BANDIT Ter 26 maio - 16:42:41

    LucasPiologo escreveu:Fala a e galera, essas ultimas semanas acabei usando o carro do meu velho e o da minha noiva pra ir trabalhar e notei algumas diferenças em relação a rotação x velocidade, eu sei que comparar 1.0 e derivados com 6cil é tenso, mas eu vejo tanta gente falando bosta que esses carros mais novos andam iguais ou até "bem" mais que os antigos, que ao analisar as rotações eu percebi que o opalão anda mais e fazendo menos força que os plastimoveis.

    Meu pai tem um J 5 da jac motors 1.5 vvt, vamos as comparações:

    Esqueci de tirar uma foto do painel, mas vou providenciar.
    Seguinte o J 5  a uns 3 mil rpms está a uma velocidade de 110km/hora (giro maximo do carro é 5.5 dps disso é red line)

    O Gol g3 1.0 16v da minha noiva a 3mil rpm está a 80km/h

    E o meu velho opalão a 3mil rpms está entre o 130km/h e o 140km/h

    Ai eu vos pergunto, se pegar um opalão 5m com 2.73 e for 250S, vai andar suave na frente desses carrinhos de hoje ou não?

    Abraço.





    Não entendi bem a sua comparação e nem oque vc. realmente quer perguntar !

    a relação varia de potencia do motor....e peso da carroceria .....

    Veja um Galaxie/Landau  tem um motor V8.....de 199CV....e pesa 1800kg.    e usa relação de diferencial 3;54:1  (caixa mecânica)  e 3;07:1 caixa hidramática !

    o opala 4cil tem a mesma relação 3;54:1   só que com um motor 4cil de 88CV.  pesando 1150kg !   

    Veja que o Opala 4cil é 650Kg . + leve que o Galaxie ...tem menor área frontal....e mesma relação .....porque   simplesmente não tem potencia o suficiente !

    assim como um Dodge 318......vc. sobe a serra do mar em 4° com ele direto....."subidona"  ...vc. mete 4°  ele parece um caminhão fica no tock...tock...tock....mas vai em bora.....é muito torque de motor.....numa carroceria relativamente pesada 1600Kg.  e isso alimentado por um péssimo carburador DFV !

    as suas comparações inicias....não notei o objetivo.....tem os Muscle Car americanos com enormes carroceria e motores gigante com câmbios automáticos......que saem cantando pneu em 1°...2° e 3° marcha..... o opala 6cil ....250/S hidramático mal canta pneu.....

    Então como eu disse a relação de marchas.....ou o melhor a relação final....onde entre  a soma relação de cambio + relação de diferencial + diâmetro do pneu e aro....essa sim o número de base.....

    seria esse valor + o peso do automóvel....

    Temos aqui o GM Vectra com motor 2.2.....cara vc. alcança 80km/H nele tranquilamente em 2° marcha e longe da faixa vermelha.....se e"esguelhar" o motor.....deve chegar nos 100km/h  ou + !!!

    Um carro relativamente moderno 1999 !

    Peque esse últimos Uno (caixa de fósforo)   2013  ......ande com o carro....e veja como ele "parece" ágil...forte mesmo com motor 1.0 fire.....ele NÃO tem motor.....mas tem uma relação de cambio  bem curta....por isso dele parecer ágil forte ! ...Canta pneu em 2°   sem forçar muito !

    Ai eu vos pergunto, se pegar um opalão 5m com 2.73 e for 250S, vai andar suave na frente desses carrinhos de hoje ou não?


    Se a pergunta for essa .....a resposta pode ser sim ........ou + ou -

    se andar pra vc. for pegar rodovia....essa relação extra -longa....vai bem....e ainda com cambio 5M......eu já tive opala assim ......

    o motor fica com baixo giro.....(econômico) e silencioso

    em arrancada :

    ai já complica......pois como essa relação 2;73:1  é EXTRA-longa o carro patina de + ....dependendo de como se arranque....com um motor original STD (pistões 3-7/Cool  vc. tem que erguer giro no motor.....pra fazer ele arrancar rápido


    Oque ficaria muito bom (e que eu já vi também )

    é o motor 250/S com cambio 5M (Clarck 92 --6cil.)   + o diferencial 2;73:1  mas com pistão 4pol.


    ai sim .....o opala NÃO sente a relação 2;73:1.....com pistão 4pol.  (+um leve equalização de dutos e trabalho em válvula ORIGINAIS !)

    a impressão ao dirigir um opala assim é que a relação dele é 3;30;1  parece + curta.....por causa do motor com muito + torque...e ajustes......e isso usando um carburador DFV ! OKK

    Conteúdo patrocinado


    Comparação Opala x Carros Atuais Empty Re: Comparação Opala x Carros Atuais

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 16:56:30