Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Qual e meu opala
Hoje à(s) 20:48:26 por Allilobo

» Retentor Câmbio Varetado
Hoje à(s) 20:25:00 por paulo_bomber

» Comando Isky 278
Hoje à(s) 20:13:49 por ZZ Top

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 19:07:06 por Rubão6cc

» [VENDO] Botão Buzina Almofada Diplomata 88/92 NOVA!
Hoje à(s) 18:41:32 por Pedrão B.

» Ligação elétrica do ar condicionado diplomata 1991
Hoje à(s) 18:34:16 por Paulo Opala 4cc

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Hoje à(s) 16:30:20 por gabriel.acosta

» Ajuda com senha perdida
Hoje à(s) 16:24:52 por Rubão6cc

» Repintando um Opala.
Hoje à(s) 15:37:54 por ^Marcos^

Quem está conectado

65 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 63 Visitantes :: 2 Motores de busca

bruno silverstar83, OPALA_BSB


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7877)
 
100 (7771)
 

Comparação Opala x Carros Atuais

Compartilhe

LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 513
Idade : 26
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s
Cilindros : 6

Data de inscrição : 15/12/2014

Comparação Opala x Carros Atuais

Mensagem por LucasPiologo em Ter 26 Maio - 9:50:28

Fala a e galera, essas ultimas semanas acabei usando o carro do meu velho e o da minha noiva pra ir trabalhar e notei algumas diferenças em relação a rotação x velocidade, eu sei que comparar 1.0 e derivados com 6cil é tenso, mas eu vejo tanta gente falando bosta que esses carros mais novos andam iguais ou até "bem" mais que os antigos, que ao analisar as rotações eu percebi que o opalão anda mais e fazendo menos força que os plastimoveis.

Meu pai tem um J 5 da jac motors 1.5 vvt, vamos as comparações:

Esqueci de tirar uma foto do painel, mas vou providenciar.
Seguinte o J 5 a uns 3 mil rpms está a uma velocidade de 110km/hora (giro maximo do carro é 5.5 dps disso é red line)

O Gol g3 1.0 16v da minha noiva a 3mil rpm está a 80km/h

E o meu velho opalão a 3mil rpms está entre o 130km/h e o 140km/h

Ai eu vos pergunto, se pegar um opalão 5m com 2.73 e for 250S, vai andar suave na frente desses carrinhos de hoje ou não?

Abraço.



Coupe 76
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 700
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Comparação Opala x Carros Atuais

Mensagem por Coupe 76 em Ter 26 Maio - 9:56:51

Sim....

Tem uns cálculos certinho dependendo do tamanho dos pneus... Mas básicamente com o 2,73 e 5M a 120km/h deve estar a uns 2.000RPM

Abs,

Basico
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 417
Idade : 34
Localização : Campinas SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86 Verde Musgo 4 cil a Álcool
Caravan Luxo 78 Azul + DH/C. Giros/Dif 2,73:1
Cilindros : 4 Cilindros 2500
6 Cilindros 4300
Data de inscrição : 15/08/2013

Re: Comparação Opala x Carros Atuais

Mensagem por Basico em Ter 26 Maio - 13:30:36

A diferença básica se chama Faixa de torque.
Os carros novos é mais giro, marchas mais curtas e pouco torque linear, alcançando torque máximo lá na casa dos 4500 RPM.
Um motor de opala 6 cilindros vai ter muito mais torque disponível desde cedo, com torque máximo disponível a partir de 2800 RPM.

Um exemplo de torque é vc comparar um opala 4 cil original com seus 80 cv contra um Up com 80 cv... Lota os dois e sobe a serra... Bingo... O torque sempre será melhor.

Opala bom é: 6 cilindros taxado (Não necessariamente 250S), respirando bem (Um bom sistema de alimentação), escape bem dimensionado e um bom conjunto de cambio e diferencial.

lembrando que essa configuração não é aconselhada para borrachões.

Eu como sou adepto do "menos é mais" gosto da seguinte configuração.
Motor a álcool rodando na gasolina, Dif Dana 3,07 e Cambio Cleck Cleck (Ômega) ou transformado pra isso, fica bom de saída e bom de final a um preço razoável.

Rato Loko
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 107
Localização : .
Data de inscrição : 15/03/2015

Re: Comparação Opala x Carros Atuais

Mensagem por Rato Loko em Ter 26 Maio - 14:23:04

Lucaspiologo escreveu:Ai eu vos pergunto, se pegar um opalão 5m com 2.73 e for 250S, vai andar suave na frente desses carrinhos de hoje ou não?

Não.

Se notou, seu opala esta a 3 mil rpm, a 13O ou 14O km como vc diz. sendo que, o motor não vai girar muito mais que 4 mil rpm, se tiver força pra girar. Um carro moderno girando 3k rpm, a 11Okmhr, até chegar na faixa vermelha, vai estar sumido.
Um 25Os, com diferencial extra longo, e cambio 5 marchas, vai virar um overdriver na 5ma... pode não faltar força, mas pra alcançar o pico não vai ser tão rapido.
Isto que esta comparando com carros de cambios curtos, se comparar com os mistos, que tem a primeira longa, 2 a 4ª praticamente curtas e 5ª longa. ai a historia fica feia.

Basico escreveu:Motor a álcool rodando na gasolina, Dif Dana 3,07 e Cambio Cleck Cleck (Ômega) ou transformado pra isso, fica bom de saída e bom de final a um preço razoável.

Me explica este cleck cleck de omega?

Basico
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 417
Idade : 34
Localização : Campinas SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86 Verde Musgo 4 cil a Álcool
Caravan Luxo 78 Azul + DH/C. Giros/Dif 2,73:1
Cilindros : 4 Cilindros 2500
6 Cilindros 4300
Data de inscrição : 15/08/2013

Re: Comparação Opala x Carros Atuais

Mensagem por Basico em Ter 26 Maio - 14:46:32

Rato Loko escreveu:
Lucaspiologo escreveu:Ai eu vos pergunto, se pegar um opalão 5m com 2.73 e for 250S, vai andar suave na frente desses carrinhos de hoje ou não?

Não.

Se notou, seu opala esta a 3 mil rpm, a 13O ou 14O km como vc diz. sendo que, o motor não vai girar muito mais que 4 mil rpm, se tiver força pra girar. Um carro moderno girando 3k rpm, a 11Okmhr, até chegar na faixa vermelha, vai estar sumido.
Um 25Os, com diferencial extra longo, e cambio 5 marchas, vai virar um overdriver na 5ma... pode não faltar força, mas pra alcançar o pico não vai ser tão rapido.
Isto que esta comparando com carros de cambios curtos, se comparar com os mistos, que tem a primeira longa, 2 a 4ª praticamente curtas e 5ª longa. ai a historia fica feia.

Basico escreveu:Motor a álcool rodando na gasolina, Dif Dana 3,07 e Cambio Cleck Cleck (Ômega) ou transformado pra isso, fica bom de saída e bom de final a um preço razoável.

Me explica este cleck cleck de omega?

Era um Cambio Cleck Cleck opcional para Opalas com 6 cilindros onde se queria uma relação mais longa, era antes do 2,73. Onde a GM montava um Cambio Cleck Cleck com o braço da vareta invertida, 1ª e 2ª marchas do Cambio 3 marchas, como a vareta do cambio estava invertida, ao selecionar a 3ª era engatada a 4ª marcha com relação 1:1 e no lugar da 3ª marcha era colocado uma engrenagem de 0,84:1 de final.

Esse cambio era conhecido como 3+E
Sua manopla tinha essa escrita ou a 4ª marcha era circulada em vermelho.

Tem como alongar a Cleck Cleck fazendo essas alterações de relação de marchas. Entendeu?

Basico
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 417
Idade : 34
Localização : Campinas SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86 Verde Musgo 4 cil a Álcool
Caravan Luxo 78 Azul + DH/C. Giros/Dif 2,73:1
Cilindros : 4 Cilindros 2500
6 Cilindros 4300
Data de inscrição : 15/08/2013

Re: Comparação Opala x Carros Atuais

Mensagem por Basico em Ter 26 Maio - 14:53:44

Obs. Ômega é o nome desse cambio com essa Relação.

Atualizando: 1977 veio essa opção

http://bestcars.uol.com.br/classicos/opala-9.htm#b

Rato Loko
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 107
Localização : .
Data de inscrição : 15/03/2015

Re: Comparação Opala x Carros Atuais

Mensagem por Rato Loko em Ter 26 Maio - 15:14:25

Conheço por Gama.

Coupe 76
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 700
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Comparação Opala x Carros Atuais

Mensagem por Coupe 76 em Ter 26 Maio - 15:35:31

2

Basico
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 417
Idade : 34
Localização : Campinas SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86 Verde Musgo 4 cil a Álcool
Caravan Luxo 78 Azul + DH/C. Giros/Dif 2,73:1
Cilindros : 4 Cilindros 2500
6 Cilindros 4300
Data de inscrição : 15/08/2013

Re: Comparação Opala x Carros Atuais

Mensagem por Basico em Ter 26 Maio - 15:45:28

Rato Loko escreveu:Conheço por Gama.

Gama era a denominação dada ao Opala que tinha essa caixa, pois era um opcional, mas o nome do Cambio é ômega.

Opala Gama = Opala equipado com sobremarcha 3+E

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Comparação Opala x Carros Atuais

Mensagem por BANDIT em Ter 26 Maio - 16:42:41

LucasPiologo escreveu:Fala a e galera, essas ultimas semanas acabei usando o carro do meu velho e o da minha noiva pra ir trabalhar e notei algumas diferenças em relação a rotação x velocidade, eu sei que comparar 1.0 e derivados com 6cil é tenso, mas eu vejo tanta gente falando bosta que esses carros mais novos andam iguais ou até "bem" mais que os antigos, que ao analisar as rotações eu percebi que o opalão anda mais e fazendo menos força que os plastimoveis.

Meu pai tem um J 5 da jac motors 1.5 vvt, vamos as comparações:

Esqueci de tirar uma foto do painel, mas vou providenciar.
Seguinte o J 5  a uns 3 mil rpms está a uma velocidade de 110km/hora (giro maximo do carro é 5.5 dps disso é red line)

O Gol g3 1.0 16v da minha noiva a 3mil rpm está a 80km/h

E o meu velho opalão a 3mil rpms está entre o 130km/h e o 140km/h

Ai eu vos pergunto, se pegar um opalão 5m com 2.73 e for 250S, vai andar suave na frente desses carrinhos de hoje ou não?

Abraço.





Não entendi bem a sua comparação e nem oque vc. realmente quer perguntar !

a relação varia de potencia do motor....e peso da carroceria .....

Veja um Galaxie/Landau  tem um motor V8.....de 199CV....e pesa 1800kg.    e usa relação de diferencial 3;54:1  (caixa mecânica)  e 3;07:1 caixa hidramática !

o opala 4cil tem a mesma relação 3;54:1   só que com um motor 4cil de 88CV.  pesando 1150kg !   

Veja que o Opala 4cil é 650Kg . + leve que o Galaxie ...tem menor área frontal....e mesma relação .....porque   simplesmente não tem potencia o suficiente !

assim como um Dodge 318......vc. sobe a serra do mar em 4° com ele direto....."subidona"  ...vc. mete 4°  ele parece um caminhão fica no tock...tock...tock....mas vai em bora.....é muito torque de motor.....numa carroceria relativamente pesada 1600Kg.  e isso alimentado por um péssimo carburador DFV !

as suas comparações inicias....não notei o objetivo.....tem os Muscle Car americanos com enormes carroceria e motores gigante com câmbios automáticos......que saem cantando pneu em 1°...2° e 3° marcha..... o opala 6cil ....250/S hidramático mal canta pneu.....

Então como eu disse a relação de marchas.....ou o melhor a relação final....onde entre  a soma relação de cambio + relação de diferencial + diâmetro do pneu e aro....essa sim o número de base.....

seria esse valor + o peso do automóvel....

Temos aqui o GM Vectra com motor 2.2.....cara vc. alcança 80km/H nele tranquilamente em 2° marcha e longe da faixa vermelha.....se e"esguelhar" o motor.....deve chegar nos 100km/h  ou + !!!

Um carro relativamente moderno 1999 !

Peque esse últimos Uno (caixa de fósforo)   2013  ......ande com o carro....e veja como ele "parece" ágil...forte mesmo com motor 1.0 fire.....ele NÃO tem motor.....mas tem uma relação de cambio  bem curta....por isso dele parecer ágil forte ! ...Canta pneu em 2°   sem forçar muito !

Ai eu vos pergunto, se pegar um opalão 5m com 2.73 e for 250S, vai andar suave na frente desses carrinhos de hoje ou não?


Se a pergunta for essa .....a resposta pode ser sim ........ou + ou -

se andar pra vc. for pegar rodovia....essa relação extra -longa....vai bem....e ainda com cambio 5M......eu já tive opala assim ......

o motor fica com baixo giro.....(econômico) e silencioso

em arrancada :

ai já complica......pois como essa relação 2;73:1  é EXTRA-longa o carro patina de + ....dependendo de como se arranque....com um motor original STD (pistões 3-7/Cool  vc. tem que erguer giro no motor.....pra fazer ele arrancar rápido


Oque ficaria muito bom (e que eu já vi também )

é o motor 250/S com cambio 5M (Clarck 92 --6cil.)   + o diferencial 2;73:1  mas com pistão 4pol.


ai sim .....o opala NÃO sente a relação 2;73:1.....com pistão 4pol.  (+um leve equalização de dutos e trabalho em válvula ORIGINAIS !)

a impressão ao dirigir um opala assim é que a relação dele é 3;30;1  parece + curta.....por causa do motor com muito + torque...e ajustes......e isso usando um carburador DFV ! OKK

Conteúdo patrocinado

Re: Comparação Opala x Carros Atuais

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 21:05:52


    Data/hora atual: Qua 7 Dez - 21:05:52