Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Hoje à(s) 16:30:20 por gabriel.acosta

» Ajuda com senha perdida
Hoje à(s) 16:24:52 por Rubão6cc

» Ligação elétrica do ar condicionado diplomata 1991
Hoje à(s) 16:22:36 por Rubão6cc

» Qual e meu opala
Hoje à(s) 15:50:07 por Allilobo

» Repintando um Opala.
Hoje à(s) 15:37:54 por ^Marcos^

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 15:35:20 por joaoc

» Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa
Hoje à(s) 15:31:07 por Marcos Adriano

» Uso do vira 153 no 151 s
Hoje à(s) 14:40:03 por paulo_bomber

» Faixa do ss
Hoje à(s) 14:10:33 por Call

Quem está conectado

63 usuários online :: 8 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 55 Visitantes :: 2 Motores de busca

DaviOpalaEspecialCascavel, Fabio9437, FabioM, Guilherme Leão, Hainra, opala4cc, Perito, Sergio Rocha


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7875)
 
100 (7771)
 

Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Compartilhe

Diogo_CSouza
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 39
Localização : Porto Alegre Rio Grande do Sul
Modelo do carro : 1974 de luxo
Cilindros : 4
Data de inscrição : 12/10/2012

Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Diogo_CSouza em Ter 23 Jun - 20:35:56

Olá, pessoal!

Estava eu indo para a casa da minha excelentíssima namorada (quase chegando) quando me deparo com uma reta bem pavimentada que faz parte do trajeto que sempre faço. Dei aquela velha e boa aceleradinha e senti o velho Opala com pouco pique, amarrado e bem barulhento. Acredito religiosamente que o Opala tem sentimentos e tudo mais, mas cansar assim do nada eu não tinha visto ainda! kkkk Logo em seguida parei em um semáforo e ali percebi o carro trepidando, bastante instável e ruido fora do normal. Examinei apos chegar em casa e tudo indicava que o motor 4 cilindros estava trabalhando em apenas 3 cilindros.

-Testei Velas ( tenho algumas reserva ) o sintoma permaneceu
-Certifiquei de que todos os cabos estão conduzindo a centelha

Logo pensei que o carburador fosse o vilão da história, examinei o mesmo, limpei agulha e afinei a mistura de ar. Ainda assim o mesmo continuava com os mesmos sintomas. Motor vibrando, barulho incomum e instabilidade.

Testei retirar cabo por cabo e ligar o motor para verificar realmente a ignição estava correta e...

-Retirando o cabo do cilindro 1 o motor funcionava com muito mais falhas
-Retirando o cabo do cilindro 2 o motor não apresentava falhas significativas
-Retirando o cabo do cilindro 3 o motor não apresentava falhas significativas
-Retirando o cabo do cilindro 4 o motor funcionava com muito mais falhas

Optei por conferir o ponto do distribuidor e consegui melhorar a condição da lenta. O motor ficou aparentemente normal. Porém, ao testar o Opala dando uma volta na quadra, foi só ameaçar beliscar o acelerador mais forte que a lenta voltou a ficar turbulenta quando parei o carro.

Sim, tenho certeza que tudo que foi mexido foi apertado devidamente e não tinha como o carro perder o ponto por negligência minha, só que... ele perdeu (aparentemente).

Agora tenho um carro 3 cilindros e não é um HB20 gastando combustível como se quisesse terminar com a gasolina mundial só de gula.

Eu podia estar roubando, matando, mas só to tentando fazer meu velho opala voltar a funcionar direito. Por isso, estou aqui encarecidamente pedindo sua ajudinha! Sad

binhocaravan78
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 246
Idade : 32
Localização : curitiba
Modelo do carro : caravan 78 deluxo
Cilindros : 4 em linha turbo
Data de inscrição : 30/05/2011

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por binhocaravan78 em Ter 23 Jun - 20:40:11

Ta com cara de junta estourada entre os cilindros. Bubina
Faça um teste de compressão.

Victor Meijerink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 893
Idade : 31
Localização : Carambeí\ PARANÁ
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Camionete C10 1976
Monza gls 1993

CHEVROLET,SEMPRE!!
Cilindros : No Opala,4100cc,motor 250.
Na C10,4277cc,motor 261.
No monza,2000cc,motor OHC

Data de inscrição : 11/05/2014

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Victor Meijerink em Ter 23 Jun - 20:50:46

Cara do céu uma dessas é:
-junta queimada cilindros vizinhos no seu caso 2-3
-válvulas enforcadas
-válvulas queimadas
-velas falhando
-tampa distribuidor trincada
-cabos
-ar falso junta adm
-afogando pelo carb.
Esqueci alguma?

gilmareu
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 43
Localização : Sao Paulo SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto até os dentes
Cilindros : 4.1, 6 cil
Data de inscrição : 10/06/2012

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por gilmareu em Ter 23 Jun - 22:04:32

como no seu caso, foi assim do nada, arrisco que seja a junta queimada.
A lente fica estranha e o carro fica balançando, até pq um cilindro tá morto e o motor perde o centro de equilíbrio.

Victor Meijerink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 893
Idade : 31
Localização : Carambeí\ PARANÁ
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Camionete C10 1976
Monza gls 1993

CHEVROLET,SEMPRE!!
Cilindros : No Opala,4100cc,motor 250.
Na C10,4277cc,motor 261.
No monza,2000cc,motor OHC

Data de inscrição : 11/05/2014

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Victor Meijerink em Ter 23 Jun - 22:10:27

Meu palpite vai na tampa... Mas nesses casos,vc tem que ir eliminando do mais barato pro mais drástico,a menos que jé esteja querendo dar um talento no cabeçote(um cabeçote retificado é tudo num opala,anda bem e a maior causa de opalas beberroes é cabeçote zicado) aí tira o bixo fora dá uma geral nele e começa as regulagems do zero denovo...

Diogo_CSouza
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 39
Localização : Porto Alegre Rio Grande do Sul
Modelo do carro : 1974 de luxo
Cilindros : 4
Data de inscrição : 12/10/2012

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Diogo_CSouza em Ter 23 Jun - 22:21:47

Vou acabar fazendo esse trabalho no cabeçote, mas ainda assim vou começar a investigar as causas prováveis menos dolosas ao meu curto orçamento. Assim que eu tiver alguma informação nova eu volto a recorrer a ajuda de vocês. Por enquanto agradeço à atenção e preocupação de todos. Agora já tenho um norte por onde começar. Smile

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 23 Jun - 23:15:53

Acompanhando...


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Aislan
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 138
Idade : 36
Localização : Itatiaia - Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Caravan
Cilindros : 6c 171HP
Data de inscrição : 26/04/2010

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Aislan em Qua 24 Jun - 14:11:04

MAno, verifica a entrada de ar, no coletor de admissão e principalmente no pé do carburador.

Quando você freia o carro desliga?

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Pedro Opala90 em Qua 24 Jun - 15:20:35

Sugiro que comece retirando as velas, se tiver alguma molhada ou suja, limpe, troque de posição e ande, depois de um tempo retire e verifique novamente se é a mesma vela ou o mesmo cilindro, vai te dar uma pista do problema.

Diogo_CSouza
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 39
Localização : Porto Alegre Rio Grande do Sul
Modelo do carro : 1974 de luxo
Cilindros : 4
Data de inscrição : 12/10/2012

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Diogo_CSouza em Qui 25 Jun - 18:26:56

Então, o carro não apaga quando eu desacelero o carro, seja freando ou segurando na caixa. Nenhuma vela aparentou estar molhada, ainda assim, lixei elas apesar de todas estarem em bom estado. Eu consigo subir o giro do motor normal, só na lenta que é possivel perceber tamanho desequilíbrio na rotação do motor.

Outra coisa que percebi essa semana...

Meu coletor de admissão e o de exaustão são originais do 151 e entre eles existe uma conexão que serve para elevar a temperatura do coletor de admissão e melhorar o fluxo de alimentação do combustível. Pois bem, exatamente nesta conexão onde existe uma junta, percebi uma exaustão de gases da combustão. Conferi o aperto dos prisioneiros do coletor e ainda assim a saída de ar continuava ali. Tentei retirar os coletores e ai a surpresa desagradável

Um dos dois prisioneiros do coletor de exaustão que prende o cano da surdina gira e a porca não solta por nada. Foi quando percebi que o coletor tem um trinca na região do prisioneiro.

Minha dúvida é... Essa saída de ar que eu descobri entre os coletores pode ser a causa do problema??

Victor Meijerink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 893
Idade : 31
Localização : Carambeí\ PARANÁ
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Camionete C10 1976
Monza gls 1993

CHEVROLET,SEMPRE!!
Cilindros : No Opala,4100cc,motor 250.
Na C10,4277cc,motor 261.
No monza,2000cc,motor OHC

Data de inscrição : 11/05/2014

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Victor Meijerink em Qui 25 Jun - 18:52:32

Essa conexão,é onde une os dois coletores?aquela tem uma junta quadrada? se for ali não é a causa do problema mas se vc está usando os coletores do 151 no cabeçote 153 ou vice-versa isso não dá muito certo viu,pode dar entrada de ar falso onde o coletor se une ao cabeçote...
um jeito de descobrir isso é borrifar gasolina na junta,se o carro mudar é ali mesmo

Diogo_CSouza
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 39
Localização : Porto Alegre Rio Grande do Sul
Modelo do carro : 1974 de luxo
Cilindros : 4
Data de inscrição : 12/10/2012

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Diogo_CSouza em Qui 25 Jun - 19:14:59

É exatamente esta conexão que estou me referindo. E o motor todo é 151. E você acabou de responde outra duvida que me surgiu...

Falei com um mecânico amigo meu e ele disse que pode ser o comando de válvulas comido... Fui direto pra internet pesquisar preços. Encontrei um comando de válvulas com polia e os coletores de adm. e exa. em um unico anuncio. Tudo por 100 reais, peças usadas.



Esse coletor é de 151 ou 153?
O comando de válvulas tem diferença entre essas versões?

Júlio César 79
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 101
Idade : 22
Localização : SC - Meleiro
Modelo do carro : Opala 79 coupe
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 04/02/2015

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Júlio César 79 em Qui 25 Jun - 19:31:52

O meu já aconteceu isso e era tampa do distribuidor...

Victor Meijerink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 893
Idade : 31
Localização : Carambeí\ PARANÁ
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Camionete C10 1976
Monza gls 1993

CHEVROLET,SEMPRE!!
Cilindros : No Opala,4100cc,motor 250.
Na C10,4277cc,motor 261.
No monza,2000cc,motor OHC

Data de inscrição : 11/05/2014

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Victor Meijerink em Qui 25 Jun - 19:48:18

Diogo_CSouza escreveu:É exatamente esta conexão que estou me referindo. E o motor todo é 151. E você acabou de responde outra duvida que me surgiu...

Falei com um mecânico amigo meu e ele disse que pode ser o comando de válvulas comido... Fui direto pra internet pesquisar preços. Encontrei um comando de válvulas com polia e os coletores de adm. e exa. em um unico anuncio. Tudo por 100 reais, peças usadas.



Esse coletor é de 151 ou 153?
O comando de válvulas tem diferença entre essas versões?

Este coletor é 153,ese usado no cabeçote 151,dá entrada de ar falso na junta...
Pra seber qual é qual o cabeçote 153 não tem divisória nos dutos das válvulas o 151 tem.

Sobre o comando,não é pra tergrande diferença,mas se comprar um usado cuidado,pode estar (é bem provável) gasto...
Compre um novo,nem que seja aplic novo é novo...
Este que você achou se tiver com engrenagem de alumínio compensa,se não eu não arriscaria comprar um usado,não pela internet pelo menos... tem que medir,pra saber se não está gasto...

Diogo_CSouza
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 39
Localização : Porto Alegre Rio Grande do Sul
Modelo do carro : 1974 de luxo
Cilindros : 4
Data de inscrição : 12/10/2012

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Diogo_CSouza em Qui 25 Jun - 20:29:33

O de exaustão tmb não é compatível? visto que estou tendo problemas com o prisioneiro do meu...

O vendedor mora na cidade vizinha a minha, vou ver os produtos antes de comprar. Quanto a engrenagem de alumínio, me aconselharam não comprar a de alumínio visto que a mesma só saiu em motores 6 cilindros e quando colocada no 4 cilindros fica bem barulhenta. Não sei se a informação é procedente, não sei nem se há como colocar no 4 cilindros...

Enfim... vou tentar desmontar o resto dos coletores. Mas pelo visto terei que destruir a porca presa no prisioneiro. Estou cada vez mais certo que o problema é de admisão, e aproveitarei para trocar o comando de válvulas.


Victor Meijerink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 893
Idade : 31
Localização : Carambeí\ PARANÁ
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Camionete C10 1976
Monza gls 1993

CHEVROLET,SEMPRE!!
Cilindros : No Opala,4100cc,motor 250.
Na C10,4277cc,motor 261.
No monza,2000cc,motor OHC

Data de inscrição : 11/05/2014

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Victor Meijerink em Sex 26 Jun - 9:51:51

Não procede,engrenagem de alumínio é uma beleza em qualquer motor não te deixa na mão nunca mais... e ela já é de alumínio ou de celeron justamente pra não fazer barulho
Mais tem que comparar uma com a outra,existem 2 larguras de dentes.

Diogo_CSouza
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 39
Localização : Porto Alegre Rio Grande do Sul
Modelo do carro : 1974 de luxo
Cilindros : 4
Data de inscrição : 12/10/2012

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Diogo_CSouza em Qua 16 Set - 18:58:25

Bad News!!! Sad

Troquei o comando que comprei em casa, por sorte acabei comprando um comando do 151s com levante de 7mm nos cames. OBS... Usado com pouco desgaste (6mm de levante). Fiz a substituição de dois tuchos bem côncavos (resultado do desgaste) e realizei a limpeza dos demais. Regulei válvulas e...
Os cilindros continuavam mancos, o 3º e o 2º ainda fracos aparentemente.
Constatei velas molhadas nestes dois cilindros, adaptei dois extensores de velas (pula-macaco), ainda assim as os cilindros não queimavam como deveriam.
Revisei todas as possíveis entradas falsas de ar, revisei todas as juntas de admissão desde o carburador até o cabeçote e o problema persistiu.
Voltei para a ignição, troquei as velas, já que as mesmas tinham molhado, pois não confiei muito na limpeza que fiz em cada uma. Aproveitei e comprei cabos de vela de competição. E...
O problema persistia!!!! D:
Fui para o distribuidor (apesar de ter visto faisca dos cabos no bloco) ele estava bem sujo e com a aranha levemente torta.
Comprei mesa, aranha, tampa do distribuidor, me certifiquei de que o avanço a vácuo está funcionando. Limpei e troquei tudo, montei e desmontei como se estivesse mexendo em um pequeno relógio. E...
O problema persistiu...
Pensei em levar o Carro em uma benzedeira, exorcista talvez, mas acabei levando no mecânico...

cilindro 3 pressão quase zero (e eu fiz o teste da estopa e ela saltou), cilindros 2 pressão razoável e o diagnóstico foi finalmente encontrado.

Junta do cabeçote queimada, então pedi para o mecânico trocar a junta do cabeçote assim como todas as outras passíveis de vazamentos, retificar o cabeçote em 1mm para aumentar um pouco a taxa de compressão e compensar o combustível de má qualidade e realizar toda a revisão, troca e assentamento das válvulas.

Enfim, pistões, anéis,etc... parecem novos e não precisam de maiores cuidados no momento.

Por fim... Problema descoberto e resolvido!!!!

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 16 Set - 21:28:48

Bom,pelo menos achou o problema,e que bom que tá resolvendo e fazendo um serviço bacana

Quanto ao comando,sinto muito em informar mas o 151-s vinha com o mesmo comando que o 151 normal


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Ayres@opala
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 140
Idade : 49
Localização : Candiota - RS
Modelo do carro : 1976 SS-4 4P
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 21/03/2009

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Ayres@opala em Qui 17 Set - 10:39:44

Em outra oportunidade ainda pode tirar mais 1mm (deixar com 77mm) e usar pistão reto, mantendo o comando gasolina.

Victor Meijerink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 893
Idade : 31
Localização : Carambeí\ PARANÁ
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Camionete C10 1976
Monza gls 1993

CHEVROLET,SEMPRE!!
Cilindros : No Opala,4100cc,motor 250.
Na C10,4277cc,motor 261.
No monza,2000cc,motor OHC

Data de inscrição : 11/05/2014

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Victor Meijerink em Dom 27 Set - 20:28:27

Há,mais agora deve ter mudado bastante!!! vc postou q tinham 2 tuchos concavos isso fode totalmente a vida de qualquer motor... Agora vc tem um motor confiável denovo...

Victor Meijerink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 893
Idade : 31
Localização : Carambeí\ PARANÁ
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Camionete C10 1976
Monza gls 1993

CHEVROLET,SEMPRE!!
Cilindros : No Opala,4100cc,motor 250.
Na C10,4277cc,motor 261.
No monza,2000cc,motor OHC

Data de inscrição : 11/05/2014

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Victor Meijerink em Dom 27 Set - 20:31:29

E esse motor seu,153,se montado com pistões de 4pol com dome(alcool) fica show de bola... esse cabeçote,153,dutos siameses,é ótimo... o problema é a adm q é pequena,e o carburador tinha de ser uma IDF40 ou uma 446...

Conteúdo patrocinado

Re: Cilindros mancos... Quais as causas deste sintoma?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:16:39


    Data/hora atual: Qua 7 Dez - 17:16:39