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Cavitação

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Rafael Resende
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Cavitação

Mensagem por Rafael Resende em Sab 27 Jun - 9:00:30

Fala pessoal....
Gostaria de saber o porquê ocorre (Quais as possíveis causas) e como posso resolver esse problema enjoado!!!
Obs.: 1 - Bomba hidráulica ZF original do 83 "Pescoçuda"
2 - Não é falta de óleo (já coloquei acima do nível e não parou)
3 - Creio que não seja ar no sistema (já abri aquele suspiro em cima da caixa de direção, virando o volante para um lado e depois pro outro)

bruno silverstar83
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Re: Cavitação

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 27 Jun - 9:15:36

Vou colocar um texto que tirei da internet:

A cavitação é um fenômeno originado em quedas repentinas de pressão, geralmente observado em sistemas hidráulicos. A combinação entre a pressão, temperatura e velocidade resulta na liberação de ondas de choque e micro-jatos altamente energéticos, causando a aparição de altas tensões mecânicas e elevação da temperatura, provocando danos na superfície atingida

Para todo fluido no estado líquido pode ser estabelecida uma curva que relaciona a pressão à temperatura em que ocorre a vaporização. Por exemplo: na pressão atmosférica a temperatura de vaporização da água é de cerca de 100°C. Contudo, a uma pressão menor, a temperatura de vaporização também se reduz

É fato sabido e previsível - com a ajuda do Teorema de Bernoulli - que um fluido escoando, ao ser acelerado, tem uma redução da pressão, para que a sua energia mecânica se mantenha constante. Considere-se um fluido no estado líquido escoando com uma temperatura T0 e a uma pressão P0.

Em certos pontos devido à aceleração do fluido, como em um vertedor, em uma turbina hidráulica, em uma bomba hidráulica, em um bocal ou em uma válvula, a pressão pode cair a um valor menor que a pressão mínima em que ocorre a vaporização do fluido (Pv) na temperatura T0. Então ocorrerá uma vaporização local do fluido, formando bolhas de vapor. A este fenômeno costuma-se dar o nome de cavitação (formação de cavidades dentro da massa líquida). A cavitação é comum em bombas de água e de óleo, válvulas, turbinas hidráulicas,propulsores navais, pistões de automóveis e até em canais de concreto com altas velocidades, como em vertedores de barragens.

Ela deve ser sempre evitada por causa dos prejuízos financeiros que causa devido a erosão associada, seja nas pás de turbinas, de bombas, em pistões ou em canais.

Estas bolhas de vapor que se formaram no escoamento devido à baixa pressão, serão carregadas e podem chegar a uma região em que a pressão cresça novamente a um valor superior à Pv. Então ocorrerá a "implosão" dessas bolhas. Se a região de colapso das bolhas for próxima a uma superfície sólida, as ondas de choque geradas pelas implosões sucessivas das bolhas podem provocar trincas microscópicas no material, que com o tempo irão crescer e provocar o descolamento de material da superfície, originando uma cavidade de erosão localizada. Este é um fenômeno físico molecular e que se dissemina e tende a aumentar com o tempo causando a ruína dos rotores.

Espero que ajude OKK


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Re: Cavitação

Mensagem por Rafael Resende em Sab 27 Jun - 9:46:41

Mas essa baixa de pressão, dentro da bomba hidráulica pode ser causado por qual motivo?
Pode ser que não seja também cavitação....
Ela está vibrando e dando um barulho como se tivesse bolhas de ar dentro do sistema, o mesmo barulho que dá quando o óleo baixa.
Já esgotei todo o óleo e troquei e o problema não resolveu... Mad

adpachec
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Re: Cavitação

Mensagem por adpachec em Sab 27 Jun - 11:32:35

A sua cavitação ocorre pelo seguinte fato:

A bomba "empurra" em certa velocidade e pressão, o fluxo que alimenta a bomba tem que estar na mesma velocidade e pressão para alimentar a bomba.
Se ocorre diferenças no fluxo que "vai" e no fluxo que "vem" ocorre a cavitação.
Ou se a tubulação da bomba estiver obstruída e causar contra pressão (entupimento) causa a cavitação pela resistência, a bomba empurra mas o fluxo não vai.

Causa da formação da cavitação

As cavidades formam-se no interior do líquido porque o líquido evapora. A evaporação, nesse caso, não é causada por aquecimento, mas ocorre porque o líquido alcançou uma pressão atmosférica absoluta muito baixa.

Causas:

Dimensionamento incorreto da tubulação de sucção;
Filtro ou linha de sucção obstruídos; Reservatórios "despressurizados";
Filtro de ar obstruído ou dimensionamento incorreto;
Óleo hidráulico de baixa qualidade;
Procedimentos incorretos na partida a frio;
Óleo de alta viscosidade;
Excessiva rotação da bomba;
Conexão de entrada da bomba muito alta em relação ao nível de óleo no reservatório.

Fonte: Apostila Parker de Hidráulica


Revise as mangueira e o sistema.

E olhe o filtro da direção (dentro do reservatório).



OKK

Rafael Resende
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Re: Cavitação

Mensagem por Rafael Resende em Sab 27 Jun - 12:08:32

Adpachec, valeu pelas informações!!!!
vou dar uma olhada nas mangueiras e nessa "qualidade do óleo", nem sei qual a marca que coloquei...
A caixa de direção já foi toda revisada...
Obs.: meu sistema não tem filtro, é aquela bomba que chamam de "Pescoçuda" OKK
Será que pode ser alguma entrada de ar em algum lugar? Rolling Eyes Rolling Eyes

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Re: Cavitação

Mensagem por adpachec em Sab 27 Jun - 21:33:05

Rafael Resende escreveu:Adpachec, valeu pelas informações!!!!
vou dar uma olhada nas mangueiras e nessa "qualidade do óleo", nem sei qual a marca que coloquei...
A caixa de direção já foi toda revisada...
Obs.: meu sistema não tem filtro, é aquela bomba que chamam de "Pescoçuda" OKK
Será que pode ser alguma entrada de ar em algum lugar? Rolling Eyes Rolling Eyes

Este tipo e bomba tem uma válvula interna, ela pode estar obstruída.

OKK

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Re: Cavitação

Mensagem por Ivo Filho em Sab 27 Jun - 21:57:52

Pode ser uma coisa muito simples que faz um barulho muito alto.....

veja se nao tem alguma dobra na mangueira de retorno.

Outra coisa que pode fazer esse barulho é a quebra do rolamento de agulhas que vai dentro da bomba.

Nesse caso pode riscar a placa e ou o rotor de pastilhas....e desgastar a bomba.

Outra coisa a mangueira é original? e ou tem a valvula reguladora de vazão que fica na mangueira de alta pressão? se nao tiver acontece de a bomba mandar muito mais oleo do que é devolvido pela caixa e dai a cavitação...


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Re: Cavitação

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