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CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



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VALE A PENA RESTAURAR UM OPALA?

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André D. Filho
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VALE A PENA RESTAURAR UM OPALA?

Mensagem por André D. Filho em Seg 29 Jun - 5:21:46

Antes lhe faço outra pergunta: Com R$30.000,00 compra-se o que hoje em dia? Com exceção de japoneses e alemães, os demais carros do século XXI tem validade de 5 anos, a partir daí, meu caro, pode colocar a mão no bolso que a manutenção destes sairá o olho da cara.

Sobre restauração tenho lido muitos mitos em diversos lugares e muita gente tem confundido as respostas. Antes de alguém fazer ou responder a esta pergunta, primeiramente precisará saber:
- O que quer do Opala: uma raridade ou um carro; um meio de condução ou a realização de um sonho?
- Qual o capital que dispõe para investir?
- Qual o prazo de início e término do projeto?
- Você sabe por onde começar?
- Sabe aonde encontrar do que precisa?
- Conhece o mínimo sobre manutenção?
- Sabe lidar e ser político com os profissionais de manutenção?
- Tem ideia de quanto custa “levantar” um carro?

Infelizmente, só tem duas opções e dependem de "quanto" (tempo, dinheiro, paciência...): Ou terá um carro ou terá um Opala.
Em qualquer seguimento, "restaurar" demanda de muita paciência, tempo e dinheiro. Requer, também, de planejamento e muita malícia (e não quero dizer aqui "usar de malandragem", mesmo porque se assim o fizer, você estará phodido). E o retorno no final do projeto será imensurável.

QUE OPALA DESEJA
Eu divido em três grupos os resultados. Aqueles que desejam:
1) Quebra Galhos - só mexem no que é visível e mesmo assim superficialmente.
2) Reformadores - fazem de "tudo", mas não tiram nem o parabrisas para aplicar uma pintura nova.
3) Restauradores - deixam o carro no osso e, se acharem que a lateral está muito ondulada pros seus gostos, não pensarão duas vezes em trocá-la.

PLANEJAMENTO
Pesquise sobre fabricantes e recuperadores de partes automotivas. Encontre ferro velhos, desmanches, auto peças, lojas de materiais para tapeçarias, etc. Sabendo onde encontrará e quanto custará, já lhe renderá uma boa economia além de conhecer a procedência das coisas. Por exemplo, aqui em SP conheço uma metalúrgica que fabrica partes automotivas. É uma empresa secular que deve ter em seu arsenal até estampos de calhambeques.

MÃO DE OBRA - saiba quanto os profissionais cobram a sua hora trabalhada, sem o material.
Supondo que terá de trocar uma lateral externa traseira do seu opala - selecione um carro atual de mesma dimensão (tipo uma Saveiro... Montana). Orce com os profissionais (funileiro, pintor, tapeceiro, eletrecista...) quanto cobram e em quanto tempo entregam seus serviços com você fornecendo o material. Sabendo quanto tempo e quanto custará uma lateral, poderá avaliar o carro todo.
Lógico que terá que desembolsar um a mais quando estes souberem se tratar de restauração, mas pelo menos já saberá de onde partirá o valor para a negociação.

SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO
"Aparentemente", não existe. Se não desmontou o carro, nunca saberá ao certo do que precisa.
"Fazer uma estimativa", pode crer, o custo poderá ser 50% a mais do calculado inicialmente.

Outra coisa, não delegue ao profissional o que fazer para restaurar o SEU Opala. Se fizer isto, estará morto (você e o seu carro). O máximo que exigirá desta pessoa é a qualidade de sua mão de obra. O resto deverá ser de sua responsabilidade.

Cara! Poderá gastar 30 ou 70 mil na restauração. Poderá levar 6 meses ou 6 anos para sua finalização. Mas uma coisa você ou qualquer outra pessoa não poderá calcular: o valor deste Opala depois de finalizado. E não me refiro tão somente no valor comercial. Falo de poder sentir a alma do seu Opala em suas mãos.

LucasPiologo
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Re: VALE A PENA RESTAURAR UM OPALA?

Mensagem por LucasPiologo em Seg 29 Jun - 8:07:11

André D. Filho escreveu:Antes lhe faço outra pergunta: Com R$30.000,00 compra-se o que hoje em dia? Com exceção de japoneses e alemães, os demais carros do século XXI tem validade de 5 anos, a partir daí, meu caro, pode colocar a mão no bolso que a manutenção destes sairá o olho da cara.

Sobre restauração tenho lido muitos mitos em diversos lugares e muita gente tem confundido as respostas. Antes de alguém fazer ou responder a esta pergunta, primeiramente precisará saber:
- O que quer do Opala: uma raridade ou um carro; um meio de condução ou a realização de um sonho?
- Qual o capital que dispõe para investir?
- Qual o prazo de início e término do projeto?
- Você sabe por onde começar?
- Sabe aonde encontrar do que precisa?
- Conhece o mínimo sobre manutenção?
- Sabe lidar e ser político com os profissionais de manutenção?
- Tem ideia de quanto custa “levantar” um carro?

Infelizmente, só tem duas opções e dependem de "quanto" (tempo, dinheiro, paciência...): Ou terá um carro ou terá um Opala.
Em qualquer seguimento, "restaurar" demanda de muita paciência, tempo e dinheiro. Requer, também, de planejamento e muita malícia (e não quero dizer aqui "usar de malandragem", mesmo porque se assim o fizer, você estará phodido). E o retorno no final do projeto será imensurável.

QUE OPALA DESEJA
Eu divido em três grupos os resultados. Aqueles que desejam:
1) Quebra Galhos - só mexem no que é visível e mesmo assim superficialmente.
2) Reformadores - fazem de "tudo", mas não tiram nem o parabrisas para aplicar uma pintura nova.
3) Restauradores - deixam o carro no osso e, se acharem que a lateral está muito ondulada pros seus gostos, não pensarão duas vezes em trocá-la.

PLANEJAMENTO
Pesquise sobre fabricantes e recuperadores de partes automotivas. Encontre ferro velhos, desmanches, auto peças, lojas de materiais para tapeçarias, etc. Sabendo onde encontrará e quanto custará, já lhe renderá uma boa economia além de conhecer a procedência das coisas. Por exemplo, aqui em SP conheço uma metalúrgica que fabrica partes automotivas. É uma empresa secular que deve ter em seu arsenal até estampos de calhambeques.

MÃO DE OBRA - saiba quanto os profissionais cobram a sua hora trabalhada, sem o material.
Supondo que terá de trocar uma lateral externa traseira do seu opala - selecione um carro atual de mesma dimensão (tipo uma Saveiro... Montana). Orce com os profissionais (funileiro, pintor, tapeceiro, eletrecista...) quanto cobram e em quanto tempo entregam seus serviços com você fornecendo o material. Sabendo quanto tempo e quanto custará uma lateral, poderá avaliar o carro todo.
Lógico que terá que desembolsar um a mais quando estes souberem se tratar de restauração, mas pelo menos já saberá de onde partirá o valor para a negociação.

SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO
"Aparentemente", não existe. Se não desmontou o carro, nunca saberá ao certo do que precisa.
"Fazer uma estimativa", pode crer, o custo poderá ser 50% a mais do calculado inicialmente.

Outra coisa, não delegue ao profissional o que fazer para restaurar o SEU Opala. Se fizer isto, estará morto (você e o seu carro). O máximo que exigirá desta pessoa é a qualidade de sua mão de obra. O resto deverá ser de sua responsabilidade.

Cara! Poderá gastar 30 ou 70 mil na restauração. Poderá levar 6 meses ou 6 anos para sua finalização. Mas uma coisa você ou qualquer outra pessoa não poderá calcular: o valor deste Opala depois de finalizado. E não me refiro tão somente no valor comercial. Falo de poder sentir a alma do seu Opala em suas mãos.

Ótimo texto amigo !

Mais também vale salientar que existem "opalas" e opalas, pois é possível encontrar um exemplar com pouca coisa a se fazer, assim como, também é mais fácil de se achar um "podrepala" onde você vai ter q desmontar tudo para deixa-lo 0km de novo !



gabriel.acosta
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Re: VALE A PENA RESTAURAR UM OPALA?

Mensagem por gabriel.acosta em Seg 29 Jun - 8:47:30

Bacana esse texto. Muito importante para quem pretende começar com um opala ou antigo qualquer.
Parabéns!

André D. Filho
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Re: VALE A PENA RESTAURAR UM OPALA?

Mensagem por André D. Filho em Seg 29 Jun - 10:24:01

LucasPiologo escreveu:
André D. Filho escreveu:Antes lhe faço outra pergunta: Com R$30.000,00 compra-se o que hoje em dia? Com exceção de japoneses e alemães, os demais carros do século XXI tem validade de 5 anos, a partir daí, meu caro, pode colocar a mão no bolso que a manutenção destes sairá o olho da cara.

Sobre restauração tenho lido muitos mitos em diversos lugares e muita gente tem confundido as respostas. Antes de alguém fazer ou responder a esta pergunta, primeiramente precisará saber:
- O que quer do Opala: uma raridade ou um carro; um meio de condução ou a realização de um sonho?
- Qual o capital que dispõe para investir?
- Qual o prazo de início e término do projeto?
- Você sabe por onde começar?
- Sabe aonde encontrar do que precisa?
- Conhece o mínimo sobre manutenção?
- Sabe lidar e ser político com os profissionais de manutenção?
- Tem ideia de quanto custa “levantar” um carro?

Infelizmente, só tem duas opções e dependem de "quanto" (tempo, dinheiro, paciência...): Ou terá um carro ou terá um Opala.
Em qualquer seguimento, "restaurar" demanda de muita paciência, tempo e dinheiro. Requer, também, de planejamento e muita malícia (e não quero dizer aqui "usar de malandragem", mesmo porque se assim o fizer, você estará phodido). E o retorno no final do projeto será imensurável.

QUE OPALA DESEJA
Eu divido em três grupos os resultados. Aqueles que desejam:
1) Quebra Galhos - só mexem no que é visível e mesmo assim superficialmente.
2) Reformadores - fazem de "tudo", mas não tiram nem o parabrisas para aplicar uma pintura nova.
3) Restauradores - deixam o carro no osso e, se acharem que a lateral está muito ondulada pros seus gostos, não pensarão duas vezes em trocá-la.

PLANEJAMENTO
Pesquise sobre fabricantes e recuperadores de partes automotivas. Encontre ferro velhos, desmanches, auto peças, lojas de materiais para tapeçarias, etc. Sabendo onde encontrará e quanto custará, já lhe renderá uma boa economia além de conhecer a procedência das coisas. Por exemplo, aqui em SP conheço uma metalúrgica que fabrica partes automotivas. É uma empresa secular que deve ter em seu arsenal até estampos de calhambeques.

MÃO DE OBRA - saiba quanto os profissionais cobram a sua hora trabalhada, sem o material.
Supondo que terá de trocar uma lateral externa traseira do seu opala - selecione um carro atual de mesma dimensão (tipo uma Saveiro... Montana). Orce com os profissionais (funileiro, pintor, tapeceiro, eletrecista...) quanto cobram e em quanto tempo entregam seus serviços com você fornecendo o material. Sabendo quanto tempo e quanto custará uma lateral, poderá avaliar o carro todo.
Lógico que terá que desembolsar um a mais quando estes souberem se tratar de restauração, mas pelo menos já saberá de onde partirá o valor para a negociação.

SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO
"Aparentemente", não existe. Se não desmontou o carro, nunca saberá ao certo do que precisa.
"Fazer uma estimativa", pode crer, o custo poderá ser 50% a mais do calculado inicialmente.

Outra coisa, não delegue ao profissional o que fazer para restaurar o SEU Opala. Se fizer isto, estará morto (você e o seu carro). O máximo que exigirá desta pessoa é a qualidade de sua mão de obra. O resto deverá ser de sua responsabilidade.

Cara! Poderá gastar 30 ou 70 mil na restauração. Poderá levar 6 meses ou 6 anos para sua finalização. Mas uma coisa você ou qualquer outra pessoa não poderá calcular: o valor deste Opala depois de finalizado. E não me refiro tão somente no valor comercial. Falo de poder sentir a alma do seu Opala em suas mãos.

Ótimo texto amigo !

Mais também vale salientar que existem "opalas" e  opalas, pois é possível encontrar um exemplar com pouca coisa a se fazer, assim como, também é mais fácil de se achar um "podrepala" onde você vai ter q desmontar tudo para deixa-lo 0km de novo !


Bom dia!
Bem observado, Lucas! Esqueci de citar esta outra parte.
Na verdade escrevi para aqueles que estão com um veículo bem danificado. São os mais preocupados com "Estou com esta bucha! E agora, o que fazer?"

Grande abraço.

techio
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Re: VALE A PENA RESTAURAR UM OPALA?

Mensagem por techio em Seg 29 Jun - 12:47:02

show de bola hein...
so respondendo as perguntas iniciais, a maioria foi de forma negativa, ja por isso fiquei longe de restaurar um
^^

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Re: VALE A PENA RESTAURAR UM OPALA?

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