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Rangido ao virar o volante

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fastback
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Rangido ao virar o volante

Mensagem por fastback em Seg 6 Jul - 16:08:28

Tarde, Galera!

Toda vez que esterço pra qualquer um dos lados, ouço um rangido lá na frente. O que não consegui definir é de onde ele vêm. Também ouço algumas batidas no lado direito, que há muito tempo atrás fazia um barulho irritante por conta de folga na ponta de eixo (mesmo com rolamento novo e devidamente apertado), mas que sumiu misteriosamente.

Enfim, por onde e como começo a "pesquisa"? Meus pivôs são TRW e foram trocados em 2013. Já está na hora de trocar? Eles foram instalados junto com o resto da suspensão. Só a barra de direção (também TRW) foi trocada há menos de um ano, final de 2014.
Outro detalhe, sempre que viro a roda, principalmente pra direita, e dou ré, a direção parece que trava e tem dificuldade pra voltar, como se alguma coisa impedisse o movimento dos terminais e da roda em si, dando um grande "pulo" quando solta seja lá o que estava preso. O que pode ser isso? bandeja superior? Pois, ela foi a única mexida depois da instalação da suspensão nova em 2013.

Abração!

matheuskbeca
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Re: Rangido ao virar o volante

Mensagem por matheuskbeca em Seg 6 Jul - 16:45:27

Não sou mecânico e nem fuçador, mas isso me parece ser algo na caixa de direção.....

adpachec
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Re: Rangido ao virar o volante

Mensagem por adpachec em Seg 6 Jul - 17:14:18

Este estalo pode ser da bandeja (pivô) superior; motivo; Cambagem errada, muito positiva, parte de cima da roda (direita) muito para fora.



A caixa de direção dura e pesada, pode ser a cambagem, aperto do parafuso (em cima da caixa) muito justo e até falta de óleo na caixa.
Pneus de tala muito grande, muito gastos, mal calibrados (baixa pressão),volante de direção pequeno.

"Com a positividade na cambagem, a direção ficará mais leve, pois as rodas aproximadas para fora diminuem o desgaste das articulações da direção. "

http://www.semeucarrofalasse.com/equilibrio-para-o-seu-veiculo/

OKK

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Re: Rangido ao virar o volante

Mensagem por Pedro Opala90 em Seg 6 Jul - 18:38:26

Os pivôs superiores não foram montados virados?

RHCESPECIAL1974
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Re: Rangido ao virar o volante

Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Seg 6 Jul - 21:18:04

Sem ver fica difícil dar palpite, mas eu verificaria a bucha do braço auxiliar, aquele que fica na mesma posição da caixa de direção só que no lado direito. Quando está com folga faz um toc-toc chato e range em manobras.

bruno silverstar83
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Re: Rangido ao virar o volante

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 6 Jul - 22:21:47

Uma coisa que já notei é que quando esterce tudo o volante,e vai fazer uma manobra em que force a suspensão(tipo subir um meio fio rebaixado com o volante todo extercido) ele faz um barulho,mas já conversei com uns colegas e parece ser normal no opala porque são os terminais que batem na bandeja,limitando o giro.


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fastback
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Re: Rangido ao virar o volante

Mensagem por fastback em Ter 7 Jul - 8:09:18

Bom dia amigos! Muito obrigado pelas mensagens!

Então, RCH, conheço esse toc-toc-toc da bucha do braço auxiliar, por isso lembrei dele.
Pedro, a suspensão foi montada em 2013, desde então ela era bem silenciosa. Começou a fazer barulho de uma semana pra cá.
Adpachec, vou verificar o alinhamento e balanceamento!
Matheus, obrigado! Mas minha direção é hidráulica e está cheia...
Bruno, também já ouvi esse barulho. Mas, o que me incomoda mesmo ao estercar ao máximo é que depois a direção "trava" como se ao deslocar-se pra trás a bandeja travasse em algum lugar, ou algo do genero.

Outra coisa que notei é que a suspensão também range se eu forçar o carro pra cima ou pra baixo, ambos os lados. Se forem os pivôs já é hora de trocar?


Abraços!

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Re: Rangido ao virar o volante

Mensagem por Pedro Opala90 em Ter 7 Jul - 10:03:47

Lembrei de um detalhe agora, o meu estava rangendo o lado direito, também é tudo novo, coloquei um pouco de óleo na bandeja inferior onde a mola fica alojada, parou de ranger.

fastback
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Re: Rangido ao virar o volante

Mensagem por fastback em Ter 7 Jul - 12:55:03

Então Pedro, tenho essa suspeita também, porque ao esterçar a balança acaba se movimentando com o conjunto também. Penso em aplicar um pouco de desengripante "nos suspeitos" pra encontrar qual fica em silêncio. rs

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Re: Rangido ao virar o volante

Mensagem por Pedro Opala90 em Ter 7 Jul - 17:47:16

Se for na mola, não sei o desengripante vai resolver, ele limpa, não lubrifica, o ideal é óleo.

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Re: Rangido ao virar o volante

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 7 Jul - 20:06:51

Na verdade não é recomendado passar nenhum tipo de lubrificante na suspensão,se vai em uma bucha vai acumular areia,sujeira... e acabar mais rápido com a suspensão


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Re: Rangido ao virar o volante

Mensagem por Victor Meijerink em Ter 7 Jul - 20:27:49

Meu palpite é que seja no braço auxiliar da suspensão... a bucha daquele braço que é parafusado na longarina direita...
Rangendo geralmente é pivô mas se foram trocados já só pode ser o braço... Pivôs (bons driveway por exemplo)duram 45.000 km

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Re: Rangido ao virar o volante

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