Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Ajuda com nova tubulação de freios EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Ajuda com nova tubulação de freios EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Ajuda com nova tubulação de freios EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Ajuda com nova tubulação de freios EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Ajuda com nova tubulação de freios EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Ajuda com nova tubulação de freios EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Ajuda com nova tubulação de freios EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Ajuda com nova tubulação de freios EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Ajuda com nova tubulação de freios EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

121 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 121 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Ajuda com nova tubulação de freios Bar_leftAjuda com nova tubulação de freios BarAjuda com nova tubulação de freios Bar_right 
tabarbosa (16850)
Ajuda com nova tubulação de freios Bar_leftAjuda com nova tubulação de freios BarAjuda com nova tubulação de freios Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Ajuda com nova tubulação de freios Bar_leftAjuda com nova tubulação de freios BarAjuda com nova tubulação de freios Bar_right 
BANDIT (13573)
Ajuda com nova tubulação de freios Bar_leftAjuda com nova tubulação de freios BarAjuda com nova tubulação de freios Bar_right 
Xann (10394)
Ajuda com nova tubulação de freios Bar_leftAjuda com nova tubulação de freios BarAjuda com nova tubulação de freios Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Ajuda com nova tubulação de freios Bar_leftAjuda com nova tubulação de freios BarAjuda com nova tubulação de freios Bar_right 
j ricardo (9376)
Ajuda com nova tubulação de freios Bar_leftAjuda com nova tubulação de freios BarAjuda com nova tubulação de freios Bar_right 
Jean Bida (9320)
Ajuda com nova tubulação de freios Bar_leftAjuda com nova tubulação de freios BarAjuda com nova tubulação de freios Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Ajuda com nova tubulação de freios Bar_leftAjuda com nova tubulação de freios BarAjuda com nova tubulação de freios Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Ajuda com nova tubulação de freios Bar_leftAjuda com nova tubulação de freios BarAjuda com nova tubulação de freios Bar_right 

+5
Edu Tsuzuki
SevenFifty
Tonho_RS
Pedro Opala90
Rafael GTBS2
9 participantes

    Ajuda com nova tubulação de freios

    Rafael GTBS2
    Rafael GTBS2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : Porto Alegre
    Data de inscrição : 08/07/2015

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Rafael GTBS2 Qua 8 Jul - 9:47:35

    Bom pessoal, acabo de me cadastrar e já venho pedir ajuda.

    Na minha GTB eu estou trocando todo o sistema de freios e colocando discos atrás.

    Li vários tópicos aqui sobre a instalação dos discos, e que me ajudaram bastante. Mas o que está me deixando nervoso é a troca de tubulação.

    Eu ia fazer de cobre, mesmo lendo vários relatos e opiniões sobre a resistência e tal...mas depois desisti. Vi alguns tópicos falando sobre o cano de freio mestre da Kombi e tal, e acabei encontrando canos retos de aço prá comprar, em várias medidas. Daí comprei,o cara que me vendeu me extorquiu no valor dos canos...mas tudo bem. Era o que tinha...tive que pagar.

    Fiz tudo, comprei ferramenta de flangear, fiz as flanges com o maior cuidado e ficaram boas, mas.....vaza líquido de freio nas emendas. Em três delas: no "T" em cima da longarina direita, que divide prás duas rodas da frente. Em uma emenda que tem no meio do carro do cano que vai para as rodas traseiras. E onde chega o cano de aço e liga no flexível do diferencial. Não vaza de pingar muito, mas se ficar de um dia pro outro, forma uma gotinha.

    Daí eu comprei outra ferramenta que faz o tal flange duplo, que fica beeemm mais bonito e parece muito com os que vem original nos caninhos. Fiz todas as flanges duplas, certinho....e continua vazando líquido quando fica alguns dias parado. Não sei mais o que fazer...tenho vontade de arrancar tudo e fazer de cobre, mas queria manter os de aço....tá russo.

    O sistema é todo novo. As porcas, os cilindro mestre, o servo, a válvula equalizadora traseira, os canos, os flexíveis todos....dianteiro e traseiro. Antes tinha uns canos de aço se desmanchando, quase podre...e não vazava. Agora com tudo novo, não pára de vazar.

    Alguém que já passou por isso pode me dar uma luz? Estou fazendo algo de errado?

    Essas porcas das conexões, quando utilizamos canos de aço, tem que apertar até sair água?? Porque eu já apertei bastante,e tenho medo de danificar as roscas da conexão.

    Eu limpo os canos com um pano e se vou olhar 3 dias depois, tá levemente úmido. Não tive nem coragem ainda de sangrar os freio, porque tenho certeza de que não pode ficar assim...vai entrar ar falso quando o pedal retornar.

    Alguém me ajuda??

    Obrigado.

    Rafael
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Pedro Opala90 Qua 8 Jul - 12:02:49

    O cobre é mais mole que aço carbono, vai assentar a flange com o aperto, o aço não.
    Rafael GTBS2
    Rafael GTBS2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : Porto Alegre
    Data de inscrição : 08/07/2015

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Rafael GTBS2 Qua 8 Jul - 12:26:14

    Pois é, amigo. Eu queria fazer pelo original, mas já estou pensando em colocar tudo de cobre mesmo.

    E pensar que eu tinha comprado 10m de cobre antes de encontrar os canos de aço. Alguns eu já tinha até moldado no tamanho. Mas daí com a empolgação de fazer o certo com os canos de aço, acabei começando tudo de novo. Daí agora essa...

    Já foi mais de um litro de DOT4 fora nesse monta e desmonta e nem perto de chegar no fim.

    É complicado...ou eu que sou azarado mesmo.
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 911
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Tonho_RS Qua 8 Jul - 13:20:32

    Bom amigo, refiz o freio do meu opala com canos de aço também, comprei o flangeador e o cortador.

    Nenhuma das flanges deu problema, mas é uma questão de acertar o tamanho da flange e cortar o cano reto, deixando sem rebarbas, já vi cano de cobre vazar na emenda também, então o problema não é do material, mas sim da flange. Usou cortador próprio para os canos ou foi na serrinha?

    Outra coisa, está usando as porcas novas? Eu pelo menos usei todas novas, só reaproveitei as conexões T.
    Rafael GTBS2
    Rafael GTBS2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : Porto Alegre
    Data de inscrição : 08/07/2015

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Rafael GTBS2 Qua 8 Jul - 13:45:28

    Olá amigo Tonho. Também do RS, né?

    Bom, é tudo novo no meu...até os "T". Comprei tudo zerinho. Os tubos foram cortados com o cortador específico, aquele que vai girando..o mesmo que vem nos kits. Até estou com dois, porque tive que comprar dois kits, o segundo é o que faz a flange dupla.

    Não sei o que está errado....mas o fato é que se deixar parado, fica úmido de líquido.

    Não sei se precisa apertar mais...mais até já tenho medo de espanar as roscas..

    Abraço.
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Pedro Opala90 Qui 9 Jul - 6:55:23

    Rafael,

    Veja se esse tópico te ajuda.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t25289-tubulacao-de-freio
    SevenFifty
    SevenFifty
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1240
    Idade : 37
    Localização : Guaratinguetá-SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
    Cilindros : 4 (151)
    Data de inscrição : 06/09/2010

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por SevenFifty Qui 9 Jul - 7:12:59

    Rafael, encontrei esse catálogo da Azevedo Tubos:

    Ajuda com nova tubulação de freios Nmcabb
    Rafael GTBS2
    Rafael GTBS2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : Porto Alegre
    Data de inscrição : 08/07/2015

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Rafael GTBS2 Qui 9 Jul - 7:24:55

    Bom dia amigos,

    Obrigado pela ajuda e pelas dicas. Continuo na luta prá tentar resolver.

    Abraço a todos.
    Edu Tsuzuki
    Edu Tsuzuki
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 77
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Opala coupe 1976
    Cilindros : 6 cil comando Comp 280H megasquirt
    Data de inscrição : 14/02/2014

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Edu Tsuzuki Qui 9 Jul - 13:47:14

    Da uma olhada onde vai rosqueado o tubo,no assentamento,uma vez eu estava adaptando os freios em um jipe e aconteceu de nao vedar,era justamente nos T,tem um modelo que tem um ressalto dentro e outro que é fundo(talvez esse usando aquelas anilhas funcione bem,esse sim tem que apertar bem)deve ser isso que esta acontecendo no seu caso,dá uma checada.Espero ter ajudado.
    Rafael GTBS2
    Rafael GTBS2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : Porto Alegre
    Data de inscrição : 08/07/2015

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Rafael GTBS2 Qui 9 Jul - 16:22:04

    Obrigado Edu. Mas eu já havia atentado para isso. Eu comprei os T's para parafuso polegada, que é o meu caso, e eles possuem dentro a conexão cônico invertida (para fora), para dar assentamento no flange do tubo de aço.

    Obrigado de qualquer maneira.
    Rafael GTBS2
    Rafael GTBS2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : Porto Alegre
    Data de inscrição : 08/07/2015

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Rafael GTBS2 Sáb 11 Jul - 11:13:44

    Bom dia pessoal.

    Vou deixar uns dados que encontrei aqui, para receber a opinião de vocês.

    A velha discussão sobre os tubos de cobre x tubos de aço para a linhas de freio.

    Pesquisando, achei em alguns catálogos de fabricantes que as porcas hidráulicas que vem junto nos tubos de aço que encontramos são, quase na totalidade, de latão extrudado de alta resistência. Os dados aparecem assim: "..porcas hidráulicas para uso em linhas de freio automotivas. Pressão de trabalho de até 1500PSI.."

    Agora dados do catálogo técnico de tubos de cobre da Termomecânica (tem de outros fabricantes também e os valores são próximos):

    "...tubos de cobre para refrigeração, sem costura, extrudados. Pressão de trabalho do tubo 3/16": 2100PSI..."


    Vejamos: Se as porcas suportam até 1500 PSI e são indicadas para freio hidráulico, e a maioria das porcas que vemos para comprar novas ou que vem com os canos são de latão, o tubo de cobre suporta mais de 500 PSI a mais do que a própria porca. Porque dizem que o tubo não suporta e rompe??

    Há alguns meses, antes de encontrar estes tubos de aço que estão me dando dor de cabeça, eu havia feito no lápis um cálculo levando em consideração o diâmetro interno do cilindro mestre do Opala, supondo uma força abusiva na perna direita, a relação de transmissão de força dada pelo sistema de apoio do pedal do freio...enfim, tudo baseado em valores reais, e sempre usando as piores situações, e o valor de pressão ainda era menor do que o que indicava no catálogo da termomecânica. Isso supondo uma situação quase que hipotética. Vou ver se acho onde coloquei o cálculo (se não faço de novo) e reproduzo aqui.

    Mas acho sinceramente que estamos (e eu estou junto) presos à um paradigma de que os canos devem ser de aço por questões de segurança.

    Claro que os tubos de cobre são bem macios, e isso implica em baixa resistência mecânica. Ou seja, se algo roçar no tubo ou coisa assim, ele resistirá menos que o aço. Porém se os locais de apoio da tubulação no carro forem corretamente feitos e isolados, e a tubulação for bem protegida....acho que pode dar uma sapatada com vontade no freio que o cobre não arrebenta não.

    Aguardo as opiniões de vocês.

    Rafael
    rafaelopalaleiro
    rafaelopalaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 882
    Idade : 34
    Localização : PALMAS-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1989 4

    Caravan 75 Rat.
    Data de inscrição : 18/10/2008

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por rafaelopalaleiro Sáb 11 Jul - 11:49:08

    Muito bom esse topico, eu vou fazer o freio do meu Opala com canos de cobre.

    SevenFifty
    SevenFifty
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1240
    Idade : 37
    Localização : Guaratinguetá-SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
    Cilindros : 4 (151)
    Data de inscrição : 06/09/2010

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por SevenFifty Sáb 11 Jul - 12:06:18

    Rafael, essa informação sobre a pressão máxima suportada pelos tubos de cobre eu não conhecia...

    Hum... muito interessante isso... Acho que estou mudando de ideia sobre o assunto (aço x cobre), pois também havia desistido do cobre.scratch
    ZZ Top
    ZZ Top
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 242
    Idade : 50
    Localização : SP Interior
    Modelo do carro : Diplomata 92
    Diplomata 86 coupê
    Opala 79 coupê
    Cilindros : Tudo 6cil
    Data de inscrição : 05/09/2013

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por ZZ Top Sáb 11 Jul - 18:16:02

    Não sei se vai ajudar, mas tive um problema parecido quando troquei os caninhos no meu maverick, usei os de cobre mesmo, mas vazava em quase todas as porcas e em todos os "T's", tive que apertar e reapertar varias vezes até parar de vazar, sempre que vazava em algum lugar eu ia nele e dava um reaperto, alguns tive que apertar até "sair água" , cheguei a quebrar um "T" e trocar de tanto que apertei, mas só assim consegui fazer parar de vazar ! Tive que apertar muito mesmo, usei aquelas chaves sextavadas que é mais fechada especias para freios, que são bem melhores pois por mais que aperte com força essas chaves não deixam espanar as porcas !
    Não sei se é o seu caso, mas o meu só resolvi assim mesmo, na "força" , caso tente um aperto mais firme, tome cuidado para não estourar os roscas e principalmente as conexãoes "T" que quebram facil. Boa sorte.
    Rafael GTBS2
    Rafael GTBS2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : Porto Alegre
    Data de inscrição : 08/07/2015

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Rafael GTBS2 Sáb 11 Jul - 18:41:31

    Pois é amigo. Ontem eu dei mais um aperto, agora é esperar uns dias prá ver se vai vazar. Mas já tive que fazer força valendo. Já estou com medo de quebrar ou espanar alguma coisa.

    Como diz um amigo meu, tem que parar um pouquinho antes de espanar...rsrsrsrsrsr. O duro é medir no braço.

    Mas vou dizer...estou pensando seriamente em arrancar tudo os canos de aço e por de cobre. Antes de comprar os de aço eu havia medido, cortado e moldado dois pedaço de cobre já...e tinha usado um revestimento que achei bem bacana: mangueira de injeção eletrônica. A de 5mm. Como o tubo de 3/16 tem 4,76, entra bem justo e é uma mangueira que tem durabilidade, porque a borracha é forte, tem uma alma (a parte do cano mesmo) que parece um tecnil, tem uma estrutura tramada que parece uma rede entre a borracha externa e o cano para dar resistencia. Eu usei nos pedaço que fiz e achei muito bom. Como ela é maleável também, agora penso em revestir os canos todos, deixar somente as pontas onde ficarão as porcas. Penso em passar o cobre por dentro destas mangueiras reto e moldar tudo junto depois, fazendo as curvas e tal.

    Ainda ajuda a deixar uma aparência melhor, já que como os canos de cobre vem em rolo, em pedaço grandes é impossível deixar "retinho". Daí com a mangueira preta em volta fica bem mais apresentável.

    É uma idéia apenas....vamos ver o que faço.
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por aluzjunior Ter 27 Ago - 13:52:21

    Alguém pode me ajudar qual tipo de tubo eu compro? Qual a bitola, onde encontrar em Curitiba e de qual quantidade precisa para refazer todo o freio do opala.
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 911
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Tonho_RS Sex 13 Set - 10:23:49

    aluzjunior escreveu:Alguém pode me ajudar qual tipo de tubo eu compro? Qual a bitola,  onde encontrar em Curitiba e de qual quantidade precisa para refazer todo o freio do opala.

    Amigo, compra cano de freio da kombi, ele é bem comprido, vai precisar de mais de um para fazer todo o freio, mas é muito melhor que usar cano de cobre (risco de abrir a costura, romper), porém vai ter que cortar, moldar, flangear os tubos no tamanho correto, mas isso qualquer mecânico experiente sabe fazer.
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por aluzjunior Ter 29 Out - 10:08:13

    Tonho_RS escreveu:
    aluzjunior escreveu:Alguém pode me ajudar qual tipo de tubo eu compro? Qual a bitola,  onde encontrar em Curitiba e de qual quantidade precisa para refazer todo o freio do opala.

    Amigo, compra cano de freio da kombi, ele é bem comprido, vai precisar de mais de um para fazer todo o freio, mas é muito melhor que usar cano de cobre (risco de abrir a costura, romper), porém vai ter que cortar, moldar, flangear os tubos no tamanho correto, mas isso qualquer mecânico experiente sabe fazer.

    Já fez ou conhece quem fez?
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 911
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Tonho_RS Qua 30 Out - 14:09:27

    aluzjunior escreveu:
    Tonho_RS escreveu:

    Amigo, compra cano de freio da kombi, ele é bem comprido, vai precisar de mais de um para fazer todo o freio, mas é muito melhor que usar cano de cobre (risco de abrir a costura, romper), porém vai ter que cortar, moldar, flangear os tubos no tamanho correto, mas isso qualquer mecânico experiente sabe fazer.

    Já fez ou conhece quem fez?

    Já fiz, bem como conheço outros que fizeram isso também.
    omalvadeza
    omalvadeza
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 228
    Idade : 55
    Localização : SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro/87
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 08/09/2010

    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por omalvadeza Qui 31 Out - 10:14:15

    Esses tubos do mercado paralelo não vêm com a borda bem acabada. Cabe a você fazer o assentamento perfeito entre as partes.

    Faço o seguinte: jamais dou o aperto final já na primeira rosqueada.  Molho as duas partes no fluído para diminuir o atrito entre elas. Aperto até encostar, mas não em definitivo. Desrosqueio 1 volta.  
    Repito por umas 2 ou 3 vezes ou mais esse aperta-desaperta sem forçar muito, mas a cada repetição aumento gradativamente a força (pouca força) . Nota-se que a cada apertada a flange vai assentando e a porca muda a posição. Por fim, dou a apertada final.

    É jogo de paciência. Já cheguei a apertar e afrouxar umas 10x. Chega uma hora que dá certo - e o melhor - se um dia precisar desrosquear a porca não vai quebrar pela metade.

    Conteúdo patrocinado


    Ajuda com nova tubulação de freios Empty Re: Ajuda com nova tubulação de freios

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 17:06:58