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Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

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Sérgio_Monteiro
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Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por Sérgio_Monteiro em Sex 10 Jul - 10:40:25

Prezados opaleiros, bom dia.

Estou adaptando o motor de 6cil em meu opala. Esses dias observei que ao tentar colocar a capa seca com a traseira do bloco, percebi que o lado do motorista é bem apertado de encaixar e no lado do passageiro o espaço é um pouco maior. Olhando o alinhamento do motor não vejo problemas pois comparo com um vinco que tem na parede corta-fogo (aquele que passam os canos de freio) e o motor está exatamente no meio. E na frente a polia do virabrequim casa direitinho com aquele vinco que fica na travessa do radiador (acho que é para facilitar a passagem da correia). Minha pergunta é: O espaço no lado do motorista é menor mesmo? Abraços

Sossa
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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por Sossa em Sex 10 Jul - 12:08:52

Fala Sergio..

Pois eh, também estou passando por isso e também tive problemas com a caixa pegando no túnel..
Olha como ficou no meu



Porém a polia do meu ficou um pouco desalinhada com a frente, mas o motor está centrado nas longarinas.... vai saber..


Como retirei a mecânica agora sera da um jeito no túnel..

Pensei que isso só aconteceu comigo, mas pelo visto não hehehhe

Abraçoss

Glaucio Missioneiro
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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 10 Jul - 13:03:14

Vocês mudaram a posição da travessa do câmbio mais pra trás?

Sossa
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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por Sossa em Sex 10 Jul - 13:36:24

Sim glaucio, foi parafusada mais para trás..

Acho que se não muda o motor deve pegar na travessa da frente..

Abraçoss

Basico
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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por Basico em Sex 10 Jul - 13:40:25

O túnel do opala é deslocado mesmo... assim se vcs compararem os assoalhos do motorista e passageiro verão que tem uma pequena diferença entre um lado e o outro.

Glaucio Missioneiro
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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 10 Jul - 15:15:37

Sossa22 escreveu:Sim glaucio, foi parafusada mais para trás..

Acho que se não muda o motor deve pegar na travessa da frente..

Abraçoss

Exatamente. Por isso perguntei, pela proximidade da polia à travessa.

De qualquer forma, se pudesse ficar mais pra frente, aí não pegaria a caixa no tunel.

Sossa
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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por Sossa em Sex 10 Jul - 15:22:40

Glaucio Missioneiro escreveu:
Sossa22 escreveu:Sim glaucio, foi parafusada mais para trás..

Acho que se não muda o motor deve pegar na travessa da frente..

Abraçoss

Exatamente. Por isso perguntei, pela proximidade da polia à travessa.

De qualquer forma, se pudesse ficar mais pra frente, aí não pegaria a caixa no tunel.

Ma dae surgiria outro problema... a ventoinha mecânica pegaria no radiador, ou a polia da bomba d'água na ventoinha elétrica.. Suspect


Sérgio_Monteiro
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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por Sérgio_Monteiro em Sex 10 Jul - 21:36:38

Sossa22 escreveu:Fala Sergio..

Pois eh, também estou passando por isso e também tive problemas com a caixa pegando no túnel..
Olha como ficou no meu



Porém a polia do meu ficou um pouco desalinhada com a frente, mas o motor está centrado nas longarinas.... vai saber..


Como retirei a mecânica agora sera da um jeito no túnel..

Pensei que isso só aconteceu comigo, mas pelo visto não hehehhe

Abraçoss

Olá Sossa22,

Rapaiz, pelo jeito não estou sozinho nessa empreitada.

O seu caso está parecido com o meu. Eu mandei gabaritar a canga e o cara gabaritou para o carro andar com 1 elo a menos. Não entendo muito disso, mas enfim, o quadro está gabaritado. Quando colocamos o motor, os suportes do bloco não chegavam direito nos da canga. Tivemos que ir apertando os parafusos para ir "fechando" o coxim e por fim ficou no lugar. Acredito que isso foi tipo uma "regulagem", já que o coxim era novo.

Ai ele ficou nessa posição, o lado do motorista fica bem justo ao contrário do passageiro. Aquelas referências (vinco na parede corta fogo e na travessa do radiador) ficaram certinhas no meu.

Coloquei polia Dumper 2 canais e ficou alinhada certinha. Pela sua foto o seu motor ficou um pouco mais deslocado que o meu. Amanha iremos dar um jeito nisso e posto os resultados aqui.

Podem ser várias coisas: Canga sem gabarito, Carro batido, Restauração mal feita (remendos), etc....
Conversei com um mecânico e ele me disse que é assim mesmo mas meu medo é o alinhamento do cardã e diferencial. Aff! Só isso que está atrapalhando o projeto, mas sempre tem os percalços...hehe

Olha as fotos ai do meu:




free screen capture


photoupload

Achei essa foto, mas é de um Opala abaixo de 74 e olhem a posição da capa seca deslocada pra esquerda


upload pics

Enquanto a ventoinha eu vou ter que usar elétrica mesmo pois a hélice pega no contrapeso da polia Damper.

Abraços e boa sorte pra nós na empreitada kkkkk

Sossa
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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por Sossa em Sab 11 Jul - 8:35:06

Pois é sergio..

No meu caso o agregado foi gabaritado, longarinas refeitas e alinhadas.. é estranho ter ficado desalinhado, mas como disse vai saber...

O pessoal da mecânica falou que estava tudo alinhado, pois foi prendido a caixa e apoiado a motor, medido o motor com as longarinas e ele esta no centro do cofre, vai ve que no ultimo tombo que deram soldaram fora a travessa kkkkkk

Observando a caixa no 74 ela fica mais deslocada mesmo e o basico falou também isso, vai ver é assim.. nada que dando umas marretadas não abre espaço heheheh

Negocio é montar e ver se tudo se alinha OKK

Abraçoss

ZZ Top
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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por ZZ Top em Sab 11 Jul - 18:26:46

Pessoal , instalei um cambio cl2205b no meu 79 ontem, e também verifiquei que na caixa seca fica mais apertado no lado esquerdo(motorista) que no lado direito, inclusive fica bem mais dificil de colocar os parafusos da caixa seca no lado esquerdo de tão apertado que fica, da um trabalho do caramba ! Acho que isso é normal em todos os opalas, agora quanto ao desalinhamento da polia do vira, pode ser o motor um pouco desalinhado mesmo, talvez os coxins já muito "moles ou tortos" ou algo do tipo. Espero que a informação seja útil.

rafaelopalaleiro
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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por rafaelopalaleiro em Sab 11 Jul - 18:44:20

ZZ cara o pior serviço em OPala e colocar a caixa por baixo,v ou ter que comprar uma junta universal pra fazer esse serviço pois tenho que colocar a caixa em meu OPala.

Sem essa daqui nem em sonho que concegue apertar os parafusos .

ZZ Top
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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por ZZ Top em Sab 11 Jul - 21:22:48

rafaelopalaleiro escreveu:ZZ cara o pior serviço em OPala e colocar a caixa por baixo,v ou ter que comprar uma junta universal pra fazer esse serviço pois tenho que colocar a caixa em meu OPala.

Sem essa daqui nem em sonho que concegue apertar os parafusos .

Exatamente Rafael, usei exatamente uma dessas, pois com chave normal realmente fica impossível, e mesmo assim deu bastante trabalho. Comprar uma dessas vai ser muito útil tanto para colocar a caixa e pra diversas outras coisas que tem parafusos de difícil acesso, compre que vai valer cada centavo pago por ela !

Sérgio_Monteiro
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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

Mensagem por Sérgio_Monteiro em Seg 13 Jul - 7:18:54

Obrigado amigos pelo feedback. Pensei que meu opala estava encolhido...kkkk.
Me parece que é isso mesmo, já estamos trabalhando no túnel e conseguimos encaixar o lado problemático. Meu carro foi feito o assoalho muito porcamente pelo antigo dono e acredito que isso está influenciando muito. Esse "joelho" ai eu tenho em casa, quando for apertar os parafusos menos mal.

Abraços!!

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Re: Alinhamento do motor com caixa de marcha (4 marchas cleck cleck)

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