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Novo no fórum, opaleiro de SP

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Felipe Inocente
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Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Felipe Inocente em Ter 14 Jul - 16:28:49

Olá amigos opaleiros!!

Estou me apresentando no fórum, depois de muito tempo lendo e aprendendo como visitante! Meu nome é Felipe, moro no interior de São Paulo e possuo um Opala coupé 1982 4cilindros desde 2010 - já trabalhei muito neste carro... pra falar a verdade este é o meu primeiro Opala e nunca tinha pensado em ter um até surgir a oportunidade de comprá-lo. Confesso que o carro me conquistou em todos os quesitos, acho muito prazeroso dirigir o meu opalinha, mesmo que 4trinho.

Apesar de morar em SP, gostaria de trocar algumas idéias com o pessoal aqui pois por diversas vezes encontrei tópicos com dúvidas que eu poderia ajudar, por já ter passado por experiências parecidas e outros nos quais eu gostaria de tirar as minhas próprias dúvidas também!

Quando comprei o Opala, ele precisava de uma geral.... trouxe do interior de SP na "marra" e desmontei o carro todo na garagem de casa.... ao longo dos últimos 5 anos fiz muita coisa nele, sempre reformando pra deixar com aparência original. Mas nos últimos dois meses dei início ao projeto que mais me interessa: preparação.
Estou terminando o trabalho no motor do carro, acredito que ainda nesta semana eu consiga fazer os testes no dinamômetro pra acertar a preparação e obter o laudo final de potência e torque (só falta a pressurização da W40)...

Adiantando, a receita que estou utilizando no 4cilindros turbo:

- Motor original a gasolina, rodando no álcool;
- 1ª Retífica completa;
- Pistão reto;
- Weber 40 niquelada;
- Coletor de admissão com aquecimento;
- Turbina Biagio .50/.63 eixo/rotor 52mm/53mm;
- 0,8kgf/cm²;
- sonda lambda com hallmeter.

No interior coloquei alguns instrumentos, Autometer monster, pressão de combustível, pressão de turbo e Hallmeter.

A expectativa é de beirar os 200cv, assim que tiver o laudo postarei aqui junto com as fotos e vídeos do carro!

Agradeço à comunidade Opaleiros do Paraná pela oportunidade de fazer parte deste seleto grupo!

Abraços amigos!!

Pedro Opala90
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Pedro Opala90 em Ter 14 Jul - 16:34:18

Seja bem vindo Felipe, é sempre bom ter mais um no fórum, aprendendo, ajudando...

Qual a taxa de compressão do motor?

tcheco 8687
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por tcheco 8687 em Ter 14 Jul - 19:46:05

SEJA BEM VINDO.
AGUARDANDO O VIDEO.

SevenFifty
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por SevenFifty em Qua 15 Jul - 6:09:52

Bem-vindo!

Aguardando os resultados...

Felipe Inocente
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Felipe Inocente em Qua 15 Jul - 8:01:11

Bom dia rapaziada! Obrigado pelas respostas... ontem recebi a peça e já fiz os testes de montagem, parece que vai dar tudo certo! Os ângulos da pressurização ficaram muito bons, agora é só colocar no lugar, apertar e acertar o carro. Espero conseguir passar no dyno neste sábado e lá mesmo vou tentar fazer um vídeo do carro.

Pedro Opala90 escreveu:Seja bem vindo Felipe, é sempre bom ter mais um no fórum, aprendendo, ajudando...

Qual a taxa de compressão do motor?

Pedro, a taxa de compressão atual é 10,5:1

Anderson Carvalho
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Anderson Carvalho em Qua 15 Jul - 20:33:31

Legal Felipe seja bem vindo!!
Seu projeto vai ficar show!!
Aguardo o vídeo!

Felipe Inocente
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Felipe Inocente em Qua 15 Jul - 20:34:24

Pressurização fechada, tudo certo e no lugar. Hoje o Opala passou a primeira bateria de testes e não cheguei onde esperava. O funcionamento geral do motor está muito bom, lenta perfeita, partida fácil. A progressão de giro e as acelerações rápidas ficaram ótimas, até certo ponto. Infelizmente o motor não supera os 4200 rpm e acredito que seja flutuação das válvulas.

No regime alcançado de 4200 rpm a medição foi de 150cv nas rodas @0.8kgf/cm2

Assim que tiver novidades postarei aqui!


Sossa
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Sossa em Qua 15 Jul - 22:57:29

Bem vindo Felipe!

Mostra o carango pra galera ai ehehehe

Quanto a preparação, projeto bem pé no chão, bom de usar na rua, 150 nas rodas é bom viuu.. talvez melhorando o acerto do carro vem mais pocotos e como esta o cabeçote?

Abraçoss

Felipe Inocente
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Felipe Inocente em Qui 16 Jul - 8:52:59

Sossa22 escreveu:Bem vindo Felipe!

Mostra o carango pra galera ai ehehehe

Quanto a preparação, projeto bem pé no chão, bom de usar na rua, 150 nas rodas é bom viuu.. talvez melhorando o acerto do carro vem mais pocotos e como esta o cabeçote?

Abraçoss

Obrigado Sossa! Vou postar fotos e vídeos do carro com certeza... só espera um pouquinho porque além do trabalho estar pegando fogo, estou na fase final de acerto do carro e portanto estou sem tempo!

Os 150cv vieram a 4000rpm, mas o regime de giro máximo deve vir entre 5500 e 6000rpm. Por conta da falha (que eu acredito ser de flutuação de válvulas), não consegui medir o comportamento total do motor - ainda. Hoje à noite vou trabalhar as válvulas e testar novamente, se tudo der certo até sábado postarei os resultados.

O cabeçote é original, comando original gasolina, tuchos hidráulicos (já estou repensando neles... se estivesse com tuchos mecânicos o carro já estaria acertado). Apenas fiz o trabalho completo de retífica (cabeçote, válvulas, vira, brunimento, pistões, anéis, etc,etc) e coloquei os pistões retos. A taxa de compressão passou para 10,5:1

O objetivo é atingir 200cv no giro máximo (algo próximo das 5500rpm).

Pedrão B.
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Pedrão B. em Qui 16 Jul - 9:01:09

Seja bem vindo!
De que cidade é?
[]'s


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Felipe Inocente
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Felipe Inocente em Qui 16 Jul - 9:05:18

Obrigado Pedrão! Sou de Caieiras, interior de São Paulo!

Abraços!

Felipe Inocente
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Felipe Inocente em Sex 17 Jul - 9:44:10

Conforme prometido, estão aí algumas fotos do Coupé 4 cilindros...

Tirei à noite mesmo, perto de casa... as fotos não ficaram excelentes, mas dá pra ter uma idéia.

A cor é o Azul Estelar.

Abraços, opaleiros!!!  




Felipe Inocente
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Felipe Inocente em Sex 17 Jul - 9:51:00

Em relação ao projeto, tenho também algumas fotos:

Desmontagem




Montagem




Turbocompressor .50


Montagem no painel (ainda não está finalizada, era só pra ter uma idéia da posição dos instrumentos)

Felipe Inocente
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Felipe Inocente em Sex 17 Jul - 10:47:01

Esse vídeo é do primeiro funcionamento do motor, ainda sem pressurização e escape.


SevenFifty
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por SevenFifty em Sab 18 Jul - 7:02:57

Muito legal seu projeto!

Parabéns pelo resultado, em breve vai chegar nos números desejados.

Yogar J. Abreu
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Yogar J. Abreu em Sab 18 Jul - 13:21:51

Felipe Inocente escreveu:Em relação ao projeto, tenho também algumas fotos:

Desmontagem




Montagem




Turbocompressor .50


Montagem no painel (ainda não está finalizada, era só pra ter uma idéia da posição dos instrumentos)

Boa tarde, seja bem vindo muito legal seu projeto, uma bela maquina
pintei de Azul Valmet. meu motor ficou bem parecido...


Felipe Inocente
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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

Mensagem por Felipe Inocente em Sab 18 Jul - 14:06:06

Yogar, parabéns pela máquina! L6 é o bicho...

O nome dessa cor que eu pintei o meu motor é Azul Xingu.

abraços!

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Re: Novo no fórum, opaleiro de SP

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