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Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

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frederico santos
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Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por frederico santos em Ter 21 Jul - 17:40:33

Salve galera esses dias fui fazer um teste na rodovia com meu opala(6cc) e foi registrado a velocidade de 189 km/h .E na curiosidade me veio isso na cabeça que quando se tira aproximadamente 100 kg de massa o quanto teoricamente seria em potencia Question e quanto poderia me render em uma velocidade final Question Não vo fazer no meu é claro,apesar de possivel, até pq se tentar tirar isso seria parado na primeira bitz. Acredito que deixando apenas o banco do motorista ,tirando macaco ,caixinha de som,radio,tirei esses dias a manta asfáltica do fundo e outras coisinha chegue a isso ou perto.Mas é só a curiosidade dificilmente irei fazer isso Exclamation Alguem bom de matemática ou experiente em alivio de peso p responder Question

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por adpachec em Ter 21 Jul - 17:57:49

frederico santos escreveu:Salve galera esses dias fui fazer um teste na rodovia com meu opala(6cc) e foi registrado a velocidade de 189 km/h .E na curiosidade me veio isso na cabeça que quando se tira aproximadamente 100 kg de massa o quanto teoricamente seria em potencia Question  e quanto poderia me render em uma velocidade final Question   Não vo fazer no meu é claro,apesar  de possivel, até pq se tentar tirar  isso seria parado na primeira bitz. Acredito que deixando apenas o banco do motorista ,tirando macaco ,caixinha de som,radio,tirei esses dias a manta asfáltica do fundo  e outras coisinha chegue a isso ou perto.Mas é só a curiosidade dificilmente irei fazer isso Exclamation  Alguem bom de matemática  ou experiente em alivio de peso p responder  Question

Se é MATEMATICAMENTE falando 1,5 CV's, porque 1 CV serve para levantar 75 quilos a 1 metro de altura em um segundo.
Teoricamente (na matemática) e não na MECÂNICA (isto quem te responde é o Bandit), teria 1,5 CV's de cavalo de ganho na saída.


http://www.flatout.com.br/por-que-usamos-o-cavalo-vapor-como-medida-de-potencia-dos-motores/


OKK

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por frederico santos em Ter 21 Jul - 18:32:49

Essa formula eu ja conhecia ,mas acho que esse  ganho de 1,5 cv a cada 100 kg de massa extraídos não traria resultados expressivos . Senão tirar 600 kg p ganhar ,hipoteticamente  dizendo , para ganhar  apenas 9 cvs seria meio surreal tanto trabalho de alivio para ganhar apenas isso no rendimento. Acredito ter outra formula p isso. O lance que muitos se preocupam em potencia e esquecem esse artificio. Valeu a colaboração mesmo assim mano.

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por Müller em Ter 21 Jul - 18:41:25

Eu já penso q o peso não tem relação com acréscimo ou perda de potência. Vc tira peso do carro para otimizar, aproveitar melhor a potência gerada. Qto menos peso, menos esforço pra movimentar o carro. Logo, vc sente um melhor rendimento.

Experimenta andar com o carro só com vc e tanque quase vazio e depois anda com cinco pessoas dentro, tanque cheio e bagagem. Num carro q tenha 100cv, carregado, vai parecer q tá amarrado. Com esses mesmos 100cv, vazio, vai parecer um "canhão"!


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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por eleandro kalckmann em Ter 21 Jul - 19:08:50

ai entra a relaçao ´´peso/potencia`` ou seja;para cada 1cv quantos quilos ele leva......se o seu opala pesa 1100 kg e tem uma potencia de 130cv.....para cada 1cv utilizado carregaria 8,460kg !!!!!!!quanto mais proxima a relaçao peso/potencia maior é a aceleraçao ou seja mais rapido ele atingira os 189km\h e podendo ultrapassar isso......ja fazer a conta de quanto isso muda no carro tem q ver com os cara da nasa ........kkkkkk......abç

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por frederico santos em Ter 21 Jul - 19:23:11

KKKKK..Valeu tb mano a muito tempo li isso numa matéria mas esqueci..parecia algo entorno de 30vc para cada 100kg de massa a menos. Mas não lembro se era isso ou a matéria apresentava números otimistas de mais.Queria confirmar isso tb..

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por teteubp em Ter 21 Jul - 20:12:05

ai vai da relação peso/potencia
se voce tem um carro de 1000kg com 100cv voce teria 10kg para cada cavalo carregar.. se tu tirar 100kg do carro ele ficara com 900kg.. sendo assim 9kg para cada cavalo carregar..

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por grechejr em Ter 21 Jul - 21:05:37

Como os amigos disseram é somente a relação peso potência que melhora. Não tem como calcular mais nada, lembro que dizem que esportivos verdadeiros deveriam ter no máximo 5 kg/cv.

SevenFifty
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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por SevenFifty em Qua 22 Jul - 13:46:31

Müller escreveu:Eu já penso q o peso não tem relação com acréscimo ou perda de potência. Vc tira peso do carro para otimizar, aproveitar melhor a potência gerada. Qto menos peso, menos esforço pra movimentar o carro. Logo, vc sente um melhor rendimento.

Experimenta andar com o carro só com vc e tanque quase vazio e depois anda com cinco pessoas dentro, tanque cheio e bagagem. Num carro q tenha 100cv, carregado, vai parecer q tá amarrado. Com esses mesmos 100cv, vazio, vai parecer um "canhão"!  

teteubp escreveu:ai vai da relação peso/potencia
se voce tem um carro de 1000kg com 100cv voce teria 10kg para cada cavalo carregar.. se tu tirar 100kg do carro ele ficara com 900kg.. sendo assim 9kg para cada cavalo carregar..

Eu penso como o Muller e o Teteu...

Lembrando também que a relação da transmissão (câmbio + diferencial) e giro do motor irão determinar sua aceleração e velocidade máxima.

Por exemplo, um Opala que gira 5000 rpm e usa pneus 195/70-14 com câmbio 4 marchas (4ª 1:1), alcaçaria as seguintes velocidades:

- diferencial 3,54:1 = 167 km/h
- diferencial 3,07:1 = 193 km/h
- diferencial 2,73:1 = 217 km/h

Lembrando que quanto menor o peso, mais rapidamente a rotação máxima será alcançada (se tiver motor pra empurrar também).

frederico santos
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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por frederico santos em Qua 22 Jul - 14:46:18

Tudo bem gente até ai a linha de raciocínio bate ,mas o quanto de hp precisaria de incrementar para esse carro ter o mesmo rendimento porém com 100 kg a menos. Question Entenderam onde quero chegar agora Question .Aqui tem gente que apela p isso rsrsrs..

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por grechejr em Qua 22 Jul - 15:47:31

quanto de hp precisaria de incrementar para esse carro ter o mesmo rendimento porém com 100 kg a menos.

Após pensar bastante aqui e até usar um caderno e caneta pra analizar digo que a tua pergunta esta errada.

Se você alivia 100 kilos de peso você não precisa de mais potência e sim de menos. Para a pergunta ficar correta você precisa ter mais uma referência, digamos o tempo de 0 a 100 km/h.

Ficando assim a pergunta de exemplo:
-Um carro que pesa 1500 kilos e tem 150 HP de potência faz de 0 a 100 km/h em 10 segundos.
Em quantos segundos ele faria o 0 a 100 km/h aliviando 100 kilos e mantendo a potência?
Sabendo este novo tempo de 0 a 100 km/h, agora, mantendo o mesmo peso de 1500 kilos, de quantos HP ele precisaria para alcançar o novo tempo de 0 a 100 km/h?

Pronto, calculando isso você consegue comparar para um mesmo tempo de referência quanto de peso e de potência você precisa para atingir tal referência. Sabendo que aliviando peso usa-se menos potência e com mais peso usa-se mais potência.

Ufa... Very Happy

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por grechejr em Qua 22 Jul - 16:05:30

Então resolvendo digamos o seguinte:

Um carro A: 1500 kilos / 150HP = 10 KG/HP faz 0-100 em 10 segundos

Um carro B: 1400 kilos / 150HP = 9,33 KG/HP faz 0-100 em 9,33 segundos

Um carro C: 1500 kilos / ???? HP = ??? KG/HP faz 0-100 em 9,33 segundos

Então:
1500 / 9,33 = 160HP
1500 / 160 = 9,33 KG/HP

Ai... aplicando um racíocinio meio doido e impreciso, digamos que nesse exemplo o alívio de 100 kilos representou 10 HP. (Esses 10 HP seriam o necessário para ele fazer o mesmo tempo de 9,33 caso pesasse 1500 kilos)
Percebe que no final das contas eu mudei a referência de tempo, dai sim consegui saber ou quanto alivio de peso ou quanto aumento de potência para atingir o novo resultado.

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por frederico santos em Qui 23 Jul - 15:45:27

Então tirar uma massa de 100 kg num carro de 1500kg com potencia de 150 cv .Traria o mesmo resultado que esse carro de 1500kg tivesse 160 vc... 10 cvs seria muito bem vindo apenas no alivio para uma brincadeira sem gastar nada. Explicação plausível ..Obrigado mano

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por grechejr em Sex 24 Jul - 11:58:51

Eu gostei da tua ideia, da tua pergunta, realmente é uma coisa interessante esse alivio de peso.

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por frederico santos em Sex 24 Jul - 13:28:29

Na verdade foi o seguinte: Meu carro estava parado a um bom tempo devido a diferencial quebrado ,consegui um porém 3,54 cara ruim  p estrada e top p tiros curtos assusta geral a forma que cresce porém, morre em 150 km/h. Coloquei um 2,73  e acertei carbura e ponto. Fui colocar p andar . Caracas ruin p arrancar,uma parte é da impressão que o 3,54 deixou e outra devido a relação extra longa. Mas quando passa dos 2500rpm PQp,.. Colocamos um gol GTI 8V lado a lado e saindo andando, p polpar o diferencial e p mim não levar desvantagem da lerdeza rsrs o gol pulou uns 10 carros na frente, em 201 mts tomaria uma tanga bonita, porém depois que o giro começa a crescer carro é muito bom, consegui alcança-lo muito rápido.De boa, eu mesmo não acreditava que pegaria e tão pouco passaria.Um detalhe  gol dele vazio e o meu com dois pesos pesados de carona que somando daria mais de 200kg  Exclamation . Dai partiu a duvida do peso.
Outros dados vamos colocar mais peso Exclamation O golzinho teve um retentor estourado e abordamos a brincadeira do head to head e fomos ver quanto dava de final. Alcançamos 189,76 km/h de final mas agora com o dono do golzinho dentro rsrs chegando a 300 kg a mais. Como alguém a cima falou não influencia tanto na final e faz sentido pq senti que não ia mais giro. Minha pretensão era chegar nos 200. M as segundo meus cálculos estava morrendo em 4700 rpm. Agora é saber se é mola de valvulas ,coloquei comando mas mantive as molas originais e muitos falam que não chegam a 5000 rpm ou falta de combustivel apesar do hallmeter é dificil fazer leitura co pé no fundo.Pelo menso nas trocas não apontou falta expressiva.

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por Iago Mateus em Sex 24 Jul - 14:48:32

SevenFifty escreveu:
Müller escreveu:Eu já penso q o peso não tem relação com acréscimo ou perda de potência. Vc tira peso do carro para otimizar, aproveitar melhor a potência gerada. Qto menos peso, menos esforço pra movimentar o carro. Logo, vc sente um melhor rendimento.

Experimenta andar com o carro só com vc e tanque quase vazio e depois anda com cinco pessoas dentro, tanque cheio e bagagem. Num carro q tenha 100cv, carregado, vai parecer q tá amarrado. Com esses mesmos 100cv, vazio, vai parecer um "canhão"!  

teteubp escreveu:ai vai da relação peso/potencia
se voce tem um carro de 1000kg com 100cv voce teria 10kg para cada cavalo carregar.. se tu tirar 100kg do carro ele ficara com 900kg.. sendo assim 9kg para cada cavalo carregar..

Eu penso como o Muller e o Teteu...

Lembrando também que a relação da transmissão (câmbio + diferencial) e giro do motor irão determinar sua aceleração e velocidade máxima.

Por exemplo, um Opala que gira 5000 rpm e usa pneus 195/70-14 com câmbio 4 marchas (4ª 1:1),  alcaçaria as seguintes velocidades:

- diferencial 3,54:1 = 167 km/h
- diferencial 3,07:1 = 193 km/h
- diferencial 2,73:1 = 217 km/h

Lembrando que quanto menor o peso, mais rapidamente a rotação máxima será alcançada (se tiver motor pra empurrar também).


Sei que não é o Alvo do tópico, mas poderia me ajudar a fazer este cálculo de velocidade ?
Fiquei bastante curioso, queria testar esse mesmo princípio com rodas 16", quem sabe até com outros câmbios como ficaria.

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por frederico santos em Sex 24 Jul - 15:11:54

Tem essa planilha :
http://www.opaleirosdoparana.com/t37235-planilha-de-calculo-de-velocidade?highlight=velocidade+x+rota%E7%E3o


Ou puxa no googles e baixe esse ;
http://pt.scribd.com/doc/44248679/Opala-com-Esquemas-e-Tabelas-Velocidade-Vs-Rotacao#scribd

Use gps para anular as margens de erro do velocimetro Exclamation . Meu velocímero estava marcando quase 210km/h  em uma das passagens quando apontou 192 no gps Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation . Porque será que quase ninguém usa GPS quando mostra as velocidades alcançadas nos vídeos do youtube hein Question Question  

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por Dersa em Sex 24 Jul - 16:35:29

Um carro mais leve com a mesma potencia gera uma velocidade maior? Sim, mas não temos como descobrir com uma regra de 3 qual seria esse ganho por vários motivos!

Primeiro que tem uma resistência do ar envolvida, as vezes a aerodinâmica do carro é tão "ruim" que mesmo eu tirando 300 Kg ele não vai ter uma grande aumento de velocidade.

Sem falar que um carro mais leve pode se tornar mais instável em altas velocidades.


Basicamente, falar que tirar X Kg de um carro e que ele terá um aumento de velocidade de Y Km/H é a mesma coisa que falar para um gordinho que se ele emagrecer 10 Kg ele vai correr 1 Km/h mais rápido.

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por Sossa em Sex 24 Jul - 16:57:23

Acho que a questão envolvida não é velocidade final..

É a aceleração que o carro ganha com a alivio de peso...

Se com X(kg) de peso faz Y(s) de 0 a 100...
Com X-100kg de peso quantos segundo abaixa de 0 a 100?

Relação peso/potência como citado acima, interessante vio..

Abraçoss

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por grechejr em Sex 24 Jul - 17:01:03

Sim, tudo isso são meras possibilidades, mas tudo gira em torno do peso X potência, ou cresce um ou diminui o outro.

Iago no site do Sapinho Câmbios teu um bom simulador lá de relações de marchas, já viu?

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por SevenFifty em Sab 25 Jul - 12:01:45

Acho que é isso mesmo, Frederico... Com o caso mais leve, vai ganhar tempo na aceleração. O que impede de aumentar sua final são os 4700 rpm...

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por BANDIT em Sab 25 Jul - 12:35:13

Legal a discussão fazia tempo que eu não via uma boa !

No começo ficou meio confuso , mas depois entrou na linha !

vamos supor assim :

um opala aliviado de 1.000Kg. com um motor 250/S de 170Cv.

comparado a um opala original de 1200Kg. com o mesmo motor 250/S de 170CV

evidente que o opala de 1000kg. vai andar na frente vai freiar melhor vai contornar melhora as curvas ....

levando em consideração apenas a arrancada  para um opala de 1.200Kg. andar na frente de um opala de 1000kg.  vai precisar de no mínimo (+ou-) 220Cv ! affraid

com 220Cv um opala de 1200kg. deixa para trás um opala aliviado de 1000kg. !

........................

Sobre a velocidade final se ambos utilizam o mesmo motor 170Cv (igual ) a mesma caixa a mesma relação de diferencial  ambos os opalas terão a mesma velocidade final !

a diferença é que o opala + leve chega antes a velocidade máxima (final) Mas o valor em quilômetros seria o   mesmo ! OKK

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por frederico santos em Sab 25 Jul - 13:03:45

Esses 50 CVs + ou -  que estava procurando. É muita diferença apenas no alivio de peso. Teoricamente p cada 100 kg  a menos de massa nesse opala de 1200 kg  estaria ganhando 25 CVs Exclamation Exclamation . Melhor custo beneficio que uso de dióxido nitroso com fogger de 30 cvs para pouca preparação. Obrigado a atenção de todos . OKK

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por BANDIT em Sab 25 Jul - 13:09:18

Mas ai vc. tem que ver nos vídeos + antigos de track day  feitos aqui em Curitba ....veja oque aterrorizava os Subarus .... Vw Turbo com até 400CV. Opalas.....e até Porche !

uns Golzinho da  Marcas (velocidade na terra )  com um motor 1.6  de no máximo (máximo)160Cv .....dai pra baixo !!!!

golzinho com uns 800kg.


dando trabalho pra Subaru 4x4 de 400CV !

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por frederico santos em Sab 25 Jul - 13:46:56

Teria o link Question procurei mas não achei...

BANDIT
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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por BANDIT em Sab 25 Jul - 14:14:03

Tinha vários vídeos de 5... 6 e 4 anos atrás são corridas no AIC.... Track Day Tunning Day !

Eu já tinha comentado nesse tópico aqui ;

http://www.opaleirosdoparana.com/t19426-caravan-4-cil-aspirada-150-cv

que chegou a virar uma guerra !!!(2011! )

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por fabiorr82 em Qua 9 Set - 17:52:26

Pessoal, boa noite! Ótimo tópico!

Estou aliviando o meu carro e pesei algumas peças. Assim que chegar em casa posto os valores para vocês.
Neste segundo momento, removi mais 87kg de um comodoro 91.
Tenho também uma planilha que traça uma relação de "ganho em cv" baseada na relação pesoXpotencia. Fiz alguns cálculos para ter uma referência e é bem interessante.
Tentar vincular este parâmetro de Pesoxpotencia com o quanto o carro ganha em performance é até possível porém muito complexo pois envolve uma série de fatores. A começar por: onde houve redução de peso? Dependendo do local você pode perder tração e piorar o desempenho do carro.
Abraço e até mais.

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por New_gp em Qua 9 Set - 18:26:46

BANDIT escreveu:Legal a discussão fazia tempo que eu não via uma boa !

No começo ficou meio confuso , mas depois entrou na linha !

vamos supor assim :

um opala aliviado de 1.000Kg. com um motor 250/S de 170Cv.

comparado a um opala original de 1200Kg. com o mesmo motor 250/S de 170CV

evidente que o opala de 1000kg. vai andar na frente vai freiar melhor vai contornar melhora as curvas ....

levando em consideração apenas a arrancada  para um opala de 1.200Kg. andar na frente de um opala de 1000kg.  vai precisar de no mínimo (+ou-) 220Cv ! affraid

com 220Cv um opala de 1200kg. deixa para trás um opala aliviado de 1000kg. !

........................

Sobre a velocidade final se ambos utilizam o mesmo motor 170Cv (igual ) a mesma caixa a mesma relação de diferencial  ambos os opalas terão a mesma velocidade final !

a diferença é que o opala + leve chega antes a velocidade máxima (final) Mas o valor em quilômetros seria o   mesmo ! OKK

Nao tenho tanta certeza. Sim parece que sim pq estamos falando de algo que fica pra dentro do carro ou seja a aerodinamica nao conta. E nao modificou potencia entao parece mesmo que o valor da velocidade nao mudaria Mas entao me esplica essa.

Na segunda guerra os avioes comecaram a ter uma especie de busca a velocidade por razoes obvias peguinhas no ceu eram irados!!! Nao serio Obviamente se tu e mais rapido e mais manobravel tu consegue sair de uma zona de perigo mais rapido faz sentido nao? Tambem consegue pegar o inimigo mais rapido na verdade nos ceus a velocidade conta mto.
Mas em fim o fato e que em determinado periodo da 2guerra os americanos aliviaram os avieos e isso deu algo tipo 2 ou 4 % a mais de velocidade final alem de obviamente mta manobrabilidade. Tem um amigo meu que me explicou o efeito mas eu nao lembro exatamente o nome dele eu vou tentar falar com ele sabado dai explico melhor.
Achei a conversa mas ta em ingles.

https://en.wikipedia.org/wiki/Lift-induced_drag

A claro a menos que o limite do opala ja seja definido pela caixa de mudancas e nao pela potencia do motor. Dai neste caso sim seria a mesma. Se nao o aliviado tende a ficar na frente.

Outro Fator esse foi mais facil de achar. Se tu tem menos peso tu tem menos atrito e menos deformacao no pneu destes dois modos tu tambem tem algum ganho. Pra quem acha que agora eu ja to indo longe e que atrito em pneu nao faz mta diferenca me da a foto de um dragster com pneu gigante na frente (tracao dianteira nao vale)

Claro falei falei falei e nao falei nada Smile Resumindo se tu tirar sll uns 100kg do teu carro talvez tu consiga sll uns 6 km/h a mais de Final. Mas so talvez...

Em fim este e o tipo de coisa que so fica bem pra se discutir pq na realidade nao faz mta diferenca.

AGORA AERODINAMICA do opala pode sim ser mto trabalhada a comecar pelo paraquedas opa parachoque traseiro kkk

fabiorr82 escreveu:Pessoal, boa noite! Ótimo tópico!

Estou aliviando o meu carro e pesei algumas peças. Assim que chegar em casa posto os valores para vocês.
Neste segundo momento, removi mais 87kg de um comodoro 91.
Tenho também uma planilha que traça uma relação de "ganho em cv" baseada na relação pesoXpotencia. Fiz alguns cálculos para ter uma referência e é bem interessante.
Tentar vincular este parâmetro de Pesoxpotencia com o quanto o carro ganha em performance é até possível porém muito complexo pois envolve uma série de fatores. A começar por: onde houve redução de peso? Dependendo do local você pode perder tração e piorar o desempenho do carro.
Abraço e até mais.

Hum mesmo projeto com mesmo ano de carro. Creio que voce esteja com o carro bem desmontado e entao podemos modificar outra coisa. Ja que voce falou em perder tracao um fator que pode ser modificado e aonde este peso esta. EX um KG a 1m e 1kg colado no chao do carro sao bem diferentes. Quanto mais baixo seus componentes pesados(bateria por exemplo) melhor sua resposta em curva e menor sua rolagem. Esse ponto tambem mto importante em reducao de peso. Nao adiante um carro absurdamente leve de manteiga. Uma rollcage te da alguns segundos na pista mesmo de dando uns bons kilos. Essa o Bandit ja explicou bem em um topico do forum.

E ta ai meus jovens padawas. Uma maneira de Preparar um carro ganhando economia kkk Se retirarmos todo peso do carro ele se torna mais rapido e mais economico Smile

Partiu sair comecar a reducao de peso so no piloto ja da de tirar uns 40Kg kkk

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por fabiorr82 em Qua 9 Set - 18:38:38

No caso do meu carro, o foco é arrancada. Existe todo um projeto de onde cada item será alocado, inclusive a bateria como você mesmo falou.
Eu abordei apenas o tema de redução de peso pois é o foco do tópico.

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por Hector Balke Nodari em Qua 9 Set - 20:53:25

Teoricamente falando, o peso só deve interfere na aceleração.
Mas colocando na fórmula:
Potencia [em watts "W"] = trabalho/ variação do tempo [segundos "s"]
Trabalho = força [Newton "N"] * variação da distância [metros "m"]
1 Newton = 1/9,81kgf ou 0,1019kgf

P = (F * (df - di) )/ ( tf - ti)








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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por Hector Balke Nodari em Qua 9 Set - 21:07:20

Esse aumento de potencia na real seria potencial líquida.
GM250S
P bruta = 171cv
P liquida= 153cv
veja que do virabrequim o motor perdeu 18cv. quanto maior o peso maio o atrito do pneu com o solo teoricamente se vc aliviar o peso vai diminuir as perdas.
Mas o que rola mesmo no alivio de peso é a relação peso potencia, e a distribuição do peso tbm. tem postagens no forun de opala de arrancada usando chumbo no parachoque pra dar tração

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por fabiorr82 em Qua 9 Set - 21:41:24

Alguns pesos do carro:

Bancos dianteiros: 16,7kg (cada um)
Estepe aro 15 de liga original: 16,2kg
Encosto banco traseiro: 11,3kg
Assento traseiro: 7,5kg
Revestimento acústico interno + porta-malas: 13,6kg
Cintos de segurança: 5,1kg

Para efeito de curiosidade, um cabeçote original pesa 28,2kg e o bloco seco, limpo, sem ate os mancais pesa 59,5kg.

Lembrando que qualquer opala inocente voltado para arrancada busca um relação de peso 48% frente e 52% traseira. Os opalas ponteiros giram na casa dos 40/60

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por fabiorr82 em Qua 9 Set - 21:49:14

Antes destas remoções, já havia sido removido: Direção hidráulica, motor da ventilação e suportes (cofre), caixa evaporadora (dentro do painel), comandos do console central.

Agora estamos refazendo a elétrica eliminando as opções de conforto do carro como: trava elétrica do porta-malas, vidros e travas elétricas das portas traseiras, iluminação, módulos conforto

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por fabiorr82 em Qua 9 Set - 22:05:47

Voltando ao tema inicial:

Tomando como base o peso de 1.376kg e 141cv (dados originais) temos uma relação de pesoXpotencia de 9,76kg para cada CV. Se reduzirmos este peso em 100kg, chegamos em uma relação de 9,05kg para cada CV. Para um carro com 1.376kg chegar nesta relação, ele precisa desenvolver 152cv ou seja, seria como "ganhar" 11cv.

Seguindo esta mesma linha, mantendo os mesmos valores de peso e redução de 100kg porém se baseando em um motor de 500cv, o "ganho" chega a 40cv.

Dependendo da categoria, estes "ganhos" podem ser decisivos.

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por New_gp em Qui 10 Set - 8:20:16

Concordo que cada grama e decisivo tanto que pilotos normalmente tem o peso bem controlado por suas equipes...
Uma duvida o motor que foi postado os dados e um 6cc correto?

Outra coisa que alivia pra caramba sao vidros em policarbonato. Cara do ceu se tem uma coisa que e pesada e vidro. O parabrisas deve pesar brincando mais que o capo.

Agora uma divida. Hoje ja nao e tao absurdamente caro a fibra de carbono. Aqui em caxias se nao me engano e algo entre 140 reais o M2 +- com fibra de carbono tu nao vai colocar resina poliester tu ja vai usar uma epoxi oq eleva nosso custo pra 50mangos o 1,5kg comprei ontem Smile
A duvida e quanto peso sera q pode ser aliviado substituindo as partes "faceis" como capo paralamas dianteiros saia dianteira as partes parafusaveis. Pq eu desmontei o meu e serio nao sei se da 20kg tudo aquilo de ferro. De FC iria dar uns 5kg talvez...
Mas a duvida real caso alguem saiba e quanto pesa os paralamas capo coisas assim. Ahh uma coisa que pode ser contada e os parachoques. A simples remocao destes devem aliviar alguns quilinhos ja...

Aos que tao falando agora que e uma conversao que nao vale a pena por causa do valor ou sll oq. E caro fazer o molde mas se alguem fizer um painel novo deve custar sem MO algo entre 300-500 (painel=paralama) Pra restaurar um tu vai gastar oq uns 200 em material e a MO das duas ficaria elas por elas. Pra quem ta reformando ate que nao seria ma ideia.

Estes dias eu tava lendo sobre formas de aumentar a rigidez de monobloco e acabei indo parar numa galera de drift japonesa. Os caras colocam espuma PU expansiva dentro das longarinas caixas de ar na verdade em cada buraquinho que eles acham. Dizem que e uma forma barata e leve de se aumentar a rigidez do mono coque o unico problema e que tende a acumular umidade e umidade = ferrugem Eeeeeee.

Ps aonde foi parar a bateria? Eu ja pensei em jogar a minha pro portamalas mas o cabeamento ate la acaba nao compensando... Dai ate tentei baixar ela no cofre mas e complicadinho.

Hector Balke Nodari escreveu:Teoricamente falando, o peso só deve interfere na aceleração.

E +- eu ja pensei nisso e existem controversias Observe:

Energia cinetica = 1/2 x M x V2

O V que e velocidade se encontra ao quadrado e M e a massa do carro. Agora vamos pensar de onde vem a energia de aceleracao? Pra ganharmos velocidade precisamos de mais energia a um ritmo quadratico. E por logica ate faz sentido motores de 100Cv normalmente levam os carros a 100k/h motores de 200 cv as vezes levam carros a 200 mas a 300 normalmente tu precisa de 500 pra cima. Claro que ai entram e mto forte aerodinamica mas nao sei eu ainda to convencido de que um pouco o peso altera em velocidade final. Mas como eu ja falei simplismente redundante para aplicacao automotiva.

Se bem que se peso fosse importante aquela montanha nunca chegaria a 400 com seus 10 Radiadores...

Um ponto que ninguem comparou ate agora para evidencia a importancia do peso sao motos... Uma bosta de 100cv da 300/h e acompanha carro de 500cv.

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 10 Set - 19:25:24

New_gp escreveu:

Se bem que se peso fosse importante aquela montanha nunca chegaria a 400 com seus 10 Radiadores...

Um ponto que ninguem comparou ate agora para evidencia a importancia do peso sao motos... Uma bosta de 100cv da 300/h e acompanha carro de 500cv.

tem mais uma diferencinha.....as motos de alta performance geralmente tem o limite de giro em torno de 13000...,14.000 RPM....e nao tem bom torque em baixa RPM....agora imaginem um motor de carro girar 14000rpm tendo torque em rotaçoes mais baixas tambem....ninguem pega....se nao me engano os motors da F1 gira isso....e é bem leve.....ou seja ;é praticamente uma moto de 4 rodas.....

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

Mensagem por New_gp em Qui 10 Set - 20:12:38

Verdade. Um motor de torque em bixa com potencia em alta seria impossivel de buscar. Mas tambem e algo quase impossivel de se conceber. Em alguns casos de moto agora ja chutando o balde e indo pro deserto de sal o torque delas e tanto que elas saem empurradas dos box (caixa mto longa + motor sem torque) e os F1 tbm mesmo sendo estupidamente leves metade da embreagem vai na largada alem da lenta la na casa dos 2000. Mas a galera ate tenta jogar o torque pra baixa em motores de alta. Exemplo os golf com Turbo+supercharger. O supercharger pra lenta e o turbo pra alta. Os vvtc vtec etc...

Agora ja que entrou torque e formula 1 na mesma frase nao tenho como fugir do assunto. O Senna era piloto pra caralho!!!! Cara Sei que sai do assunto to topico mas alguem ja tentou dirigir a lotus dele No Gran Turismo6? Cara Segue dino do carro.




Serio e ridicula a forma como o motor reage. Ate uns 4000Rpm tu nao tem torque ou potencia alguma e dai numa faixa de uns 500Rpm ele vira um montro! O cara pra pilotar esse motor na chuva tendo uma relacao peso potencia superior a 1/1 se nao me engano tem que ser mto mas mto mas mto braço... Isso sem controle de tracao ou ABS...

Voltando ao assunto de torque em baixa com potencia em alta. Oque acham desse motor?



Nao gosto de falar isso Mas motores eletricos ainda nao estao suficientemente desenvolvidos mas a hora que a moda pegar CI vai ser passado. Torque a 0Rpm e Potencia a 100KRPM.

E ai ja imaginaram um opala Hibrido??? Talvez um assim no futuro...



Bom Acho que ja viajei de mais pra um unico topico...

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Re: Cada 100 kg que tiro de peso do carro equivale a quantos cavalos ?

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