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Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

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phlara
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Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por phlara em Qui 30 Jul - 10:25:01

Bom dia pessoal,

Meu Opala 6 cil está com o cambio varetado clec-clec do 4 cil e diferencial Dana 30 com relação 3,92, BEM CURTO, deixando o carro bem arisco, aceleração muito rápida, porém, não passa dos 165 km/h de máxima.

Tudo bem, não tenho o carro para top speed, mas fica difícil curtir uma estrada com ele, sendo que a 110 km/h vc já está berrando a 3.500 giros. Fora o consumo.

Fico em dúvida entre as seguintes alternativas: comprar um destes câmbios 5 marchas varetado do 6 cilindros, que adaptam a 5a. marcha nele. Não sei se é bom, se alguém aqui do fórum já colocou, e se é confiável. Segue o link abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-674662075-cambio-de-opala-6cc-5-marcha-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-663409498-cambio-opala-6cc-5a-marcha-promoco-_JM

Outra alternativa, seria simplesmente colocar trocar a coroa e pinhão do meu Dana 30 para a relação 3,07, a qual já fiz os cálculos, vai me atender muito bem na estrada, porém, vou perder bastante aceleração. Esta não tenho dúvida que é confiável, até porque meu cambio foi revisado recentemente.

Qual seria a opinião de vocês?


Abraços,

Pedro Opala90
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por Pedro Opala90 em Qui 30 Jul - 10:42:47

Minha opinião:
relação 2,73 com motor 4.4 não vai faltar
força e vai aliviar na estrada.

LucasPiologo
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por LucasPiologo em Qui 30 Jul - 11:25:44

Eu uso 4m ré pra frente com 446 com 2.73, é ótimo de saída e a final é lá pra baixo no velocímetro!

o seu com 4m ou 5m com 3.07 vai ficar ótimo !

DanielSS76
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por DanielSS76 em Qui 30 Jul - 11:47:28

Olá Paulo, há um tempo atrás, abri um tópico com uma dúvida muito parecida com a sua... talvez ajude:

http://www.opaleirosdoparana.com/t39779-o-que-vale-mais-a-pena-trocar-o-cambio-ou-o-diferencial

Grande abraço.

SevenFifty
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por SevenFifty em Sex 31 Jul - 9:39:36

Paulo, eu ficaria com a relação 3,07:1, para não precisar cortar o túnel para adaptar o câmbio moderno.

Como seu carro é aspirado e provavelmente bem girador, acho que o Braseixos 2,73:1 não seria a melhor opção (muito longo e de menor resistência).

Abraço! Aguardando a decisão.

sigmarantonio
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por sigmarantonio em Sex 31 Jul - 11:37:03

eu colocaria uma relação 3,31 dentro da carcaça e um cambio 5 marchas modificado,arrancaria bem por usar 3.07 de primeira e aliviava na quinta 0.75

grechejr
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por grechejr em Sex 31 Jul - 14:30:49

Esta dúvida é legal, vem de acordo com o tópico do Licinio Jr.
Eu gostaria de saber mesmo como fica com estes diferenciais mais curtos.

phlara
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por phlara em Sex 31 Jul - 16:50:45

sigmarantonio escreveu:eu colocaria uma relação 3,31 dentro da carcaça e um cambio 5 marchas modificado,arrancaria bem por usar 3.07 de primeira e aliviava na quinta 0.75

Antonio,

Qual coroa e pinhão deve-se usar para chegar nessa relação de 3,31? Ela me parece interessante pra quem quer um carro torcudo que dê pra usar na estrada...


Abraços,

phlara
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por phlara em Sex 31 Jul - 17:03:55

SevenFifty escreveu:Paulo, eu ficaria com a relação 3,07:1, para não precisar cortar o túnel para adaptar o câmbio moderno.

Como seu carro é aspirado e provavelmente bem girador, acho que o Braseixos 2,73:1 não seria a melhor opção (muito longo e de menor resistência).

Abraço! Aguardando a decisão.


750,

Hoje conversando com o Rogério da mecânica Allen, acabei decidindo optar por alterar só o diferencial mesmo, passando para 3,07 de relação: assim não tenho que abrir túnel, confiar em receitas caseiras e posso manter o Opala com características originais ou de época - cambio 4 marchas e diferencial original dos 6 cilindros, mesmo que isto venha a penalizar um pouco a arrancada e retomada em relação ao atual 3,92. Vou tentar cronometrar o antes e depois pra postar aqui. What a Face

Além que meu varetado foi revisado não faz muito tempo, trocado tudo, então sei que nele dá pra confiar por longo tempo ainda, com um pouco de nostalgia de ouvir o "clec-clec" nas trocas de marcha.

Não sou fã de Braseixos, mesmo que não minha aspiração não seja mesmo de Drift King, dá medo de precisar dele um dia, e ele te deixar na mão. Além que a relação 2,73 é boa pra quem pega muita estrada, ou curte um carro mais original, pegada leve...

Minha dúvida é onde achar a coroa e pinhão NOVAS da Dana pra relação 3,07... Question


Abraços,

phlara
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por phlara em Sex 31 Jul - 17:25:40

grechejr escreveu:Esta dúvida é legal, vem de acordo com o tópico do Licinio Jr.
Eu gostaria de saber mesmo como fica com estes diferenciais mais curtos.

Francisco,

A principio o diferencial BEM curto (3,92) consegue fazer miséria sem muita preparação. Pra você ter uma ideia, mesmo com preparação leve como a minha (01 IDF 44, pistão 4", taxa 12 no álcool, comando 262/268 e válvulas maiores) ele vira o 0-100 em pouco abaixo dos 8 segundos, considerando a precariedade da medição em rua.

Nessa linha, um diferencial deste, com um cambio 5 marchas seria a receita do sucesso: aceleração forte, e um carro que poderia pegar estrada. Mas não é tão simples assim, já que a dinâmica do carro fica bastante comprometida no uso "normal", ficando muito arisco e com freio motor em excesso quando você tira o pé, naquele acelera e solta constante para acompanhar o transito urbano. Infelizmente, querer ter um Opala em São Paulo é assim: 50 km/h na marginal... kkkkk


Abraços,

grechejr
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por grechejr em Sex 31 Jul - 17:57:12

Paulo obrigado pela explicação.
Realmente interessa muito essa medição do tempo com o 3,92 e depois com o 3,07, assim teriamos um bom comparativo.
Realmente um 0-100 abaixo dos 8 é muito bom. Isso justifica ter um Opala mexido ou levemente mexido.
Você pensa que seria o ideal atingir quanto de final e com qual RPM?

sigmarantonio
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por sigmarantonio em Sex 31 Jul - 19:13:18

coroa e pinhao de maverick 6 cil é 3.31:1.ou nova mesmo se teu diferencial é o dana 44 usa um conjunto de f1000 novo

phlara
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por phlara em Sex 31 Jul - 21:23:27

sigmarantonio escreveu:coroa e pinhao de maverick 6 cil é 3.31:1.ou nova mesmo se teu diferencial é o dana 44 usa um conjunto de f1000 novo

O meu é Dana 30, e to sofrendo pra achar a peça nova. Vi vários anúncios no Mercado Livre de coroa e pinhão novos do Dana 30, relação 3,07:1, só que são para Jeep Wrangler ou Cherokee. Alguém sabe se são compatíveis com o Dana 30 do Opala?


Abraços

phlara
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por phlara em Sex 31 Jul - 21:36:01

grechejr escreveu:Paulo obrigado pela explicação.
Realmente interessa muito essa medição do tempo com o 3,92 e depois com o 3,07, assim teriamos um bom comparativo.
Realmente um 0-100 abaixo dos 8 é muito bom. Isso justifica ter um Opala mexido ou levemente mexido.
Você pensa que seria o ideal atingir quanto de final e com qual RPM?

Então, na verdade não to com meta de velocidade final, já que acho um tanto inseguro o Opala acima dos 180 por questões de idade do conjunto, freios, folga de volante e etc... mas busco mais uma velocidade de cruzeiro que não force o motor e torne viagens a 110 km/h mais agradáveis e com consumo um pouco melhor.

Tem uma planilha que peguei anos atrás no Opala.com que fazia a simulação de velocidade x rotação x marcha, e simulando um 3,07, realmente chegaria numa rotação de 2.750 rpm a 110 km/h, o que me parece razoável. Hoje para você ter uma ideia, o giro fica a 3.500 rpm nesta velocidade. Nesta simulação, meu motor que tá girando 5.000 rpm limitado pelo corte de giro da MSD, vai alcançar os 195 km/h reais, frente aos 153 km/h atuais. Twisted Evil


Abraços,

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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por sigmarantonio em Sex 31 Jul - 21:38:05

dana 30 relação 3.92 ,cara do que que é?

phlara
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por phlara em Sex 31 Jul - 21:38:41

DanielSS76 escreveu:Olá Paulo, há um tempo atrás, abri um tópico com uma dúvida muito parecida com a sua... talvez ajude:

http://www.opaleirosdoparana.com/t39779-o-que-vale-mais-a-pena-trocar-o-cambio-ou-o-diferencial

Grande abraço.

Valeu Daniel!

Tentei dar uma procura antes de abrir este tópico, mas voltaram muitos resultados, e acabei abrindo mesmo assim. Mas conferi lá, e fala muita coisa sobre o cambio fusionado. Gostei da discussão!


Abraços

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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por phlara em Sex 31 Jul - 21:41:48

sigmarantonio escreveu:dana 30 relação 3.92 ,cara do que que é?

Boa pergunta! Eu comprei assim, achando que era de Opala 4 cil até 74, mas em outro tópico, me responderam que é do Maverick 4 cilindros. Sei que esta coroa e pinhão ficarão guardadas aqui em casa depois que troca-las na 3,07... Hehehehehe


Abraços

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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por sigmarantonio em Sex 31 Jul - 21:45:12

phlara escreveu:
sigmarantonio escreveu:dana 30 relação 3.92 ,cara do que que é?

Boa pergunta! Eu comprei assim, achando que era de Opala 4 cil até 74, mas em outro tópico, me responderam que é do Maverick 4 cilindros. Sei que esta coroa e pinhão ficarão guardadas aqui em casa depois que troca-las na 3,07... Hehehehehe


Abraços
Nao né, maverick 3,92 é dana 44,e e´so trocar a relação pelo 3,31 ou 3,07,tenho desses tb.ok e tem 3,92 e 4,07 maverick 4 cil,mas é 44

phlara
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por phlara em Sex 31 Jul - 21:55:10

sigmarantonio escreveu:
phlara escreveu:

Boa pergunta! Eu comprei assim, achando que era de Opala 4 cil até 74, mas em outro tópico, me responderam que é do Maverick 4 cilindros. Sei que esta coroa e pinhão ficarão guardadas aqui em casa depois que troca-las na 3,07... Hehehehehe


Abraços
Nao né, maverick 3,92 é dana 44,e e´so trocar a relação pelo 3,31 ou 3,07,tenho desses tb.ok e tem 3,92 e 4,07 maverick 4 cil,mas é 44

E a preguiça de abrir pra contar os dentes? rs. Pelo cálculo teórico da planilha as velocidades batem todas bem próximas, já descontando o erro do velocímetro ou aferindo via GPS. Agora, que a carcaça é de Dana 30, isso é...


Abraços

sigmarantonio
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por sigmarantonio em Sex 31 Jul - 22:16:15

entao deve ser 3.54,nunca vi outra relação.as braseixos coroa pequena antiga abaixo de 74 são 3,72

SevenFifty
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por SevenFifty em Sab 1 Ago - 6:05:27

phlara escreveu:Minha dúvida é onde achar a coroa e pinhão NOVAS da Dana pra relação 3,07...  Question

Abraços,

Paulo, você já entrou em contato com a Cambiobras? http://www.cambiobras.com.br/

Ano passado cotei um Dana 30 3,07:1 e eles tinham... quem sabe tem a relação?!

phlara
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por phlara em Seg 3 Ago - 16:05:59

SevenFifty escreveu:
phlara escreveu:Minha dúvida é onde achar a coroa e pinhão NOVAS da Dana pra relação 3,07...  Question

Abraços,

Paulo, você já entrou em contato com a Cambiobras? http://www.cambiobras.com.br/

Ano passado cotei um Dana 30 3,07:1 e eles tinham... quem sabe tem a relação?!

750,

Valeu pela dica! Liguei lá hoje atrás do pinhão e coroa, mas disseram que a muito tempo não tem isso pro lá. De 44 eles tem vários, mas do 30 disseram ser difícil. Mas vou continuar minha procura.

Outra opção era ir na Sapinho e fazer uma relação nova pra minha 3a. e 4a. marchas, pouca coisa mais longa na terceira, e BEM longa na quarta.


Abraços,

j ricardo
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por j ricardo em Seg 3 Ago - 19:56:33

phlara escreveu:
SevenFifty escreveu:

Paulo, você já entrou em contato com a Cambiobras? http://www.cambiobras.com.br/

Ano passado cotei um Dana 30 3,07:1 e eles tinham... quem sabe tem a relação?!

750,

Valeu pela dica! Liguei lá hoje atrás do pinhão e coroa, mas disseram que a muito tempo não tem isso pro lá. De 44 eles tem vários, mas do 30 disseram ser difícil. Mas vou continuar minha procura.

Outra opção era ir na Sapinho e fazer uma relação nova pra minha 3a. e 4a. marchas, pouca coisa mais longa na terceira, e BEM longa na quarta.


Abraços,

Paulo,

impossivel mudar a relação da 4º marcha... ela é "prize direta" ... na pratica o eixo piloto liga-se diretamente com o cardã... ou seja, é 1:1 e sera assim pra sempre...

a não ser que encontre um "cambio omega" en que a 3º é a prize direta e e 4º é multiplicada... mas esse cambio ja se tornou lenda porque ninguem acha...

eu procuraria um eixo 3,07 mesmo... ou ate partir logo para o dana 44, que a longo prazo vai se mostrar mais barato,... hoje as peças para o 44 já são mais baratas do que para o 30... isso quando achamos para o dana 30... logo vai ser impossivel consertar um dana 30 quebrado...

o jeep wrangler saiu com dana 30, 3,07... e la nos EUA tem coroa e pinhão nova, mas se serve acho que só o especialista pra confirmar...


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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por opala no sangue8 em Seg 3 Ago - 21:00:08

to com um problema parecido o meu é dana mas do 4cc e o opala é 6cc muito curto to na busca dessa relação 3,07 ate achei na net mas o preço puts tem cara pedindo 1200 na coroa e pinhão...rs por enquanto não da rs mas uso cambio 5m de f1000 a quinta é 0,75 ta difícil achar pecas rs

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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por FR1974 em Seg 3 Ago - 21:46:04

opala no sangue8 escreveu:to com um problema parecido o meu é dana mas do 4cc e o opala é 6cc muito curto to na busca dessa relação 3,07 ate achei na net mas o preço puts tem cara pedindo 1200 na coroa e pinhão...rs por enquanto não da rs mas uso cambio 5m de f1000 a quinta é 0,75 ta difícil achar pecas rs

Consegui a minha relação por 900 no ML...
Vi um Dana 30 completo anunciado no Olx por 1600 na cidade de Bastos/Sp.. parecia zerada a relação..

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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por sigmarantonio em Ter 4 Ago - 9:14:31

opala no sangue8 escreveu:to com um problema parecido o meu é dana mas do 4cc e o opala é 6cc muito curto to na busca dessa relação 3,07 ate achei na net mas o preço puts tem cara pedindo 1200 na coroa e pinhão...rs por enquanto não da rs mas uso cambio 5m de f1000 a quinta é 0,75 ta difícil achar pecas rs
mas vc pode colocar o braz 2.73 se tua cx é de f-1000,vai sair muito bem pq a 1@ é curta,dai a quinta nao sofre em viajens

phlara
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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

Mensagem por phlara em Qui 6 Ago - 13:38:44

j ricardo escreveu:
phlara escreveu:

750,

Valeu pela dica! Liguei lá hoje atrás do pinhão e coroa, mas disseram que a muito tempo não tem isso pro lá. De 44 eles tem vários, mas do 30 disseram ser difícil. Mas vou continuar minha procura.

Outra opção era ir na Sapinho e fazer uma relação nova pra minha 3a. e 4a. marchas, pouca coisa mais longa na terceira, e BEM longa na quarta.


Abraços,

Paulo,

impossivel mudar a relação da 4º marcha... ela é "prize direta" ... na pratica o eixo piloto liga-se diretamente com o cardã... ou seja, é 1:1 e sera assim pra sempre...

a não ser que encontre um "cambio omega" en que a 3º é a prize direta e e 4º é multiplicada... mas esse cambio ja se tornou lenda porque ninguem acha...

eu procuraria um eixo 3,07 mesmo... ou ate partir logo para o dana 44, que a longo prazo vai se mostrar mais barato,... hoje as peças para o 44 já são mais baratas do que para o 30... isso quando achamos para o dana 30... logo vai ser impossivel consertar um dana 30 quebrado...

o jeep wrangler saiu com dana 30, 3,07... e la nos EUA tem coroa e pinhão nova, mas se serve acho que só o especialista pra confirmar...

J Ricardo,

Obrigado pela explicação do cambio com prize direta. Já tinha ouvido falar, mas não sabia que o varetado do 4cil era assim também.

Realmente, concordo com sua colocação, o melhor é pular para o Dana 44 logo, pois tá impossível achar peça nova, e logo logo será impossível fazer manutenção neles. Bom, como o carro tem coisa mais importante pra fazer em termos de manutenção, vou segurar com o 3,54:1 mesmo por mais um tempo.


Abraços

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Re: Caixa 5 marchas x Diferencial 3,07

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