Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Tapetes para a linha Opala e Caravan
Hoje à(s) 7:06:29 por matheuskbeca

» Identificar giclês do DFV228, tem como? Consumo do 153 elevado.
Hoje à(s) 4:10:13 por Smarley

» Comodoro 90
Ontem à(s) 21:38:48 por Rubão6cc

» Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas
Ontem à(s) 20:37:49 por chevy250

» Diplomata SE 1989 6 cilindros
Ontem à(s) 19:29:19 por Marlon Jassanan

» Idéia de Mão de Obra (Opala 6cc 88)
Ontem à(s) 18:23:52 por RenanZorzan

» Não liga após troca de comando
Ontem à(s) 18:14:30 por Diegoj

» Ar condicionado: dossiê completo
Ontem à(s) 18:09:33 por opala4cc

» Som Naveg NVS 3066
Ontem à(s) 17:38:17 por francisco6>8

Quem está conectado

67 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 64 Visitantes :: 2 Motores de busca

Diegoj, opala4cc, Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13573)
 
Xann (10395)
 
Rubão6cc (9781)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8509)
 
100 (7771)
 

Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Compartilhe
avatar
Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1364
Idade : 42
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Qui 30 Jul - 13:21:59

Boa tarde amigos ,

Seguem as informações referentes aos eixos de tração "diferencial" utilizados na linha Opala ao longo dos anos desde seu lançamento até o final de sua produção.

Diferencial modelos 1968 à 1970:



Motor 4 cilindros = 3,73
Motor 6 cilindros = 3,08

No manual desses modelos consta como opcional a relação 2,73:1 para a versão 6 cilindros "3800", porém nunca vi nenhum carro nenhum modelo 1968 a 1970 com este diferencial.


A partir do ano de 1971 , os modelos que eram equipados com motor 4 cilindros tiveram a relação do diferencial alterada de 3,73:1 para 3,54:1 sendo esta um pouco mais longa que a anterior , a relação do diferencial para os modelos equipados com o motor 6 cilindros permaneceu inalterada 3,08:1



Ainda no ano de 1971, juntamente com o lançamento do motor 6 cilindros "4100" e da versão Opala SS foi disponibilizada uma versão "especial" de diferencial denominada "diferencial tração positiva" ou diferencial de deslizamento limitado, são raríssimos de se encontrar e constava como item opcional apenas para os modelos Gran Luxo e SS de 1971 e 1972. Externamente era um diferencial Braseixos 3,08:1 (3,077) aparentemente comum,porém ao se retirar a tampa nota-se a diferença.




Fotos do diferencial citado acima:


Só para registro , na plaqueta de identificação consta a relação 3,077:1 e nos catálogos consta 3,08:1, não é nada mais do que uma simplificação do "valor"na medida em que eu for postando os catálogos de época vocês irão ver que o que prevalece é sempre o 3,08:1 





Sistema blocante


Última edição por Call em Sab 1 Ago - 14:36:51, editado 6 vez(es)
avatar
Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 836
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Pedro Opala90 em Qui 30 Jul - 14:49:39

Question study Question study Question
avatar
Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4203
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 6
8
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Pedrão B. em Qui 30 Jul - 20:24:17

Podem aguardar, que vem coisa boa!
Padrão Call!
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"
avatar
GustavoBraga
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 463
Idade : 23
Localização : Canguçu RS
Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
Data de inscrição : 11/12/2013

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por GustavoBraga em Qui 30 Jul - 21:14:37

Só pra deixar a gente curioso ne? haha'. Aguardando pra estudar... study
avatar
teteubp
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 865
Idade : 22
Localização : Barra do Pirai-RJ
Modelo do carro : 91-Comodoro a alcool
79- gasolina

Cilindros : 6cc =]
Data de inscrição : 27/01/2012

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por teteubp em Qui 30 Jul - 21:32:26

ja vou deixar meu post pra acompanhar.. curiosos aqui!
avatar
bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4710
Idade : 21
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 30 Jul - 22:12:06

Aí sim Call,no aguardo


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

avatar
SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Idade : 31
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por SevenFifty em Sex 31 Jul - 10:24:54

Aguardando postagem.
avatar
Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1364
Idade : 42
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Sex 31 Jul - 14:26:49

Valeu amigos , assim que concluir posto aqui , caso alguém tenha fotos ou alguma coisa sobre o diferencial Dana 30 , tração positiva "POSITRACTION" me avise.

avatar
Caravan88
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 865
Idade : 33
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

Opala de Luxo 74 (VENDIDO)


Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/06/2010

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Caravan88 em Sex 31 Jul - 15:32:02

Aí sim Call, acompanhando.
avatar
tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4230
Idade : 57
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por tcheco 8687 em Sex 31 Jul - 19:53:20

+ um acompanhando
avatar
diplomata#89
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 174
Idade : 33
Localização : curitiba
Modelo do carro : Diplomata se 89
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 24/10/2009

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por diplomata#89 em Sex 31 Jul - 20:10:34

estamos no aguardo!
avatar
Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4203
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 6
8
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Pedrão B. em Sex 31 Jul - 20:21:32

Call escreveu:Valeu amigos , assim que concluir posto aqui , caso alguém tenha fotos ou alguma coisa sobre o diferencial Dana 30 , tração positiva "POSITRACTION"  me avise.


O da Pampa, Call?
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9781
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Rubão6cc em Sex 31 Jul - 22:42:17

Muito bom Call, bom ter vc de volta, estamos precisando..


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3173
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por opala4cc em Sab 1 Ago - 0:42:33

Call escreveu:study

Estou separando as informações logo mais postarei aqui .

Aguardando ansiosamente.
avatar
Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1364
Idade : 42
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Atualizando

Mensagem por Call em Sab 1 Ago - 14:38:45

Atualizando...
avatar
rafaelzanetin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 44
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP
Modelo do carro : Opala SS 1972
Cilindros : 6cil
Data de inscrição : 19/10/2010

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por rafaelzanetin em Ter 27 Dez - 15:48:10

Call, tenho quase certeza que o diferencial do meu carro é originalmente este dai, tração positiva dana 30. Inclusive tem a barra estabilizadora original tb. Existe algum lugar que posso confirmar isso até para colaborar com as informações do tópico ?
avatar
Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1364
Idade : 42
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Qua 25 Jan - 7:59:42

Bom dia Rafael, desculpe a demora na resposta , o código na carcaça do diferencial Braseixos com tração positiva é o 7327454, porém a melhor forma de descobrir é esgotar o óleo do diferencial e verificar a parte interna. O "miolo" do diferencial com tração positiva é totalmente diferente.

Vale lembrar que existem tanto "Braseixos" quanto "Dana"
avatar
Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1364
Idade : 42
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Qua 25 Jan - 8:02:25

Rafael segue uma foto do manual .

avatar
Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1364
Idade : 42
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Qua 25 Jan - 8:19:26

Relações diferencial Dana 1974 a 1979




Nota códigos:

PO = Opcional

MC2= Cambio manual de 3 marchas (alavanca na coluna de direção)
M20=  Cambio de 4 marchas




Relações diferencial Braseixos


avatar
Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1364
Idade : 42
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Qua 25 Jan - 8:24:47

Relações de diferencial até 1992




Códigos
avatar
BenKenobi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 452
Localização : Santo Andre
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1

Data de inscrição : 11/07/2016

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por BenKenobi em Qua 25 Jan - 11:35:44

Muito interessante, muito mesmo. Não sabia que existiu isso nos opalas.

Apenas como duvida, quando se fala eixo traseiro semi flutuante, quer dizer que eles tinham um semi bloqueio? Quase um auto blocante, parecido com os de F1000 , é isso?
avatar
tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4230
Idade : 57
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por tcheco 8687 em Qua 25 Jan - 12:32:40

2, tbem nao sabia
avatar
Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4203
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 6
8
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Pedrão B. em Qua 25 Jan - 13:23:56

BenKenobi escreveu:Muito interessante, muito mesmo. Não sabia que existiu isso nos opalas.

Apenas como duvida, quando se fala eixo traseiro semi flutuante, quer dizer que eles tinham um semi bloqueio? Quase um auto blocante, parecido com os de F1000 , é isso?

Não, semi-flutuante se refere a construção do eixo, mais precisamente na parte da roda.

O bloqueio da F1000 é um LSD, ou seja diferencial de escorregamento limitado.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"
avatar
BenKenobi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 452
Localização : Santo Andre
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1

Data de inscrição : 11/07/2016

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por BenKenobi em Qui 26 Jan - 5:49:58

Pedrão B. escreveu:
BenKenobi escreveu:Muito interessante, muito mesmo. Não sabia que existiu isso nos opalas.

Apenas como duvida, quando se fala eixo traseiro semi flutuante, quer dizer que eles tinham um semi bloqueio? Quase um auto blocante, parecido com os de F1000 , é isso?

Não, semi-flutuante se refere a construção do eixo, mais precisamente na parte da roda.

O bloqueio da F1000 é um LSD, ou seja diferencial de escorregamento limitado.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

[]'s

Entendi,

A funcao dos dois pode ser parecida mas nao tem a ver um com o outro, isso? Se não, nao entendi haha.
avatar
oXLS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 237
Idade : 32
Localização : Campinas-SP
Modelo do carro : Opala Coupe 73
Cilindros : L6 TwinTurbo 1JZGTE
Data de inscrição : 01/10/2015

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por oXLS em Qua 15 Fev - 13:49:30

Tem nada haver hehe.

Eixo semi flutuante (Semi Float) todo peso fica encima dos semi eixos, e se o semi eixo quebrar a roda cai.

Eixo flutuante (Full Floater) o peso fica encima da carcaça do eixo, ou seja, n fica forçando os semi eixos e seus componentes como no semi flutuante, e caso o semi eixo quebrar a roda n cai.

Segue um link explicando melhor, ta em ingles para quem sabe, quem n sabe tenta intender pela imagem ...

http://www.dieselhub.com/tech/semi-vs-full-floating-axles.html
avatar
Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1364
Idade : 42
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Qui 16 Fev - 6:56:06

Bom dia amigos ,

Apenas ilustrando o que o amigo acima já citou:


Eixo flutuante x Semi flutuante


Eixo flutuante


Num eixo flutuante, existem dois rolamentos entre cada cubo e a bainha do semieixo, que suportam o peso do automóvel e as forças geradas quando este faz uma curva.No sistema flutuante caso a roda "quebre" permanecerá fixa pois cada semi eixo é preso ao cubo através de parafusos conforme ilustra a imagem acima


Eixo semi flutuante


No eixo semi flutuante cada um dos semi eixos é apoiado, na sua extremidade interior, por um rolamento que também serve de apoio ao diferencial. Na extremidade exterior encontra-se um rolamento entre o eixo e o interior do tubo do diferencial. Nesse sistema quando ocorre uma "quebra" os semi eixos literalmente se soltaram do diferencial.
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9781
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Rubão6cc em Qui 16 Fev - 8:23:25

Pow quanta informação técnica...tópico riquíssimo


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
oXLS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 237
Idade : 32
Localização : Campinas-SP
Modelo do carro : Opala Coupe 73
Cilindros : L6 TwinTurbo 1JZGTE
Data de inscrição : 01/10/2015

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por oXLS em Qui 16 Fev - 14:46:27

Seria bom, quem souber, postar as medidas (largura) dos eixos mais usados, sem "achismos" para não confundir tudo, assim quem precisar de qualquer info relacionada a eixos so entrar aqui.

Conteúdo patrocinado

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Sex 15 Dez - 7:16:35