Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» vale a pena restaurar????
Ontem à(s) 20:35:33 por Caravan 85/86(thiago)

» Negativo hot chili Speed shop
Ontem à(s) 20:13:28 por Ederson1977

» INDIGNAÇAO DETRAN
Ontem à(s) 19:51:48 por Pedrão B.

» aquecimento/barulho
Ontem à(s) 18:17:35 por lucamagnanigabriel

» Apresentação
Ontem à(s) 18:12:43 por Marcos Adriano

» Descontos na Summit - Coroa e Pinhão para Dana
Ontem à(s) 18:09:38 por Ederson1977

» Porque os americanos ''desfazem'' tanto do motor 6 cilindros em linha???
Ontem à(s) 18:04:38 por Black

» banco baixo opala
Ontem à(s) 17:37:49 por Douglas MRS

» Opala dando soco (engasgando) na lenta andando
Ontem à(s) 17:16:22 por Brenza6cc

Quem está conectado

23 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Caio Colavita, Diego Paiva


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13552)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (8221)
 
100 (7771)
 

Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Compartilhe

Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1209
Idade : 41
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Qui 30 Jul - 13:21:59

Boa tarde amigos ,

Seguem as informações referentes aos eixos de tração "diferencial" utilizados na linha Opala ao longo dos anos desde seu lançamento até o final de sua produção.

Diferencial modelos 1968 à 1970:



Motor 4 cilindros = 3,73
Motor 6 cilindros = 3,08

No manual desses modelos consta como opcional a relação 2,73:1 para a versão 6 cilindros "3800", porém nunca vi nenhum carro nenhum modelo 1968 a 1970 com este diferencial.


A partir do ano de 1971 , os modelos que eram equipados com motor 4 cilindros tiveram a relação do diferencial alterada de 3,73:1 para 3,54:1 sendo esta um pouco mais longa que a anterior , a relação do diferencial para os modelos equipados com o motor 6 cilindros permaneceu inalterada 3,08:1



Ainda no ano de 1971, juntamente com o lançamento do motor 6 cilindros "4100" e da versão Opala SS foi disponibilizada uma versão "especial" de diferencial denominada "diferencial tração positiva" ou diferencial de deslizamento limitado, são raríssimos de se encontrar e constava como item opcional apenas para os modelos Gran Luxo e SS de 1971 e 1972. Externamente era um diferencial Braseixos 3,08:1 (3,077) aparentemente comum,porém ao se retirar a tampa nota-se a diferença.




Fotos do diferencial citado acima:


Só para registro , na plaqueta de identificação consta a relação 3,077:1 e nos catálogos consta 3,08:1, não é nada mais do que uma simplificação do "valor"na medida em que eu for postando os catálogos de época vocês irão ver que o que prevalece é sempre o 3,08:1 





Sistema blocante


Última edição por Call em Sab 1 Ago - 14:36:51, editado 6 vez(es)

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 834
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Pedro Opala90 em Qui 30 Jul - 14:49:39

Question study Question study Question

Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3897
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Pedrão B. em Qui 30 Jul - 20:24:17

Podem aguardar, que vem coisa boa!
Padrão Call!
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"

GustavoBraga
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 463
Idade : 22
Localização : Canguçu RS
Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
Data de inscrição : 11/12/2013

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por GustavoBraga em Qui 30 Jul - 21:14:37

Só pra deixar a gente curioso ne? haha'. Aguardando pra estudar... study

teteubp
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 865
Idade : 22
Localização : Barra do Pirai-RJ
Modelo do carro : 91-Comodoro a alcool
79- gasolina

Cilindros : 6cc =]
Data de inscrição : 27/01/2012

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por teteubp em Qui 30 Jul - 21:32:26

ja vou deixar meu post pra acompanhar.. curiosos aqui!

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4558
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 30 Jul - 22:12:06

Aí sim Call,no aguardo


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Idade : 30
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por SevenFifty em Sex 31 Jul - 10:24:54

Aguardando postagem.

Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1209
Idade : 41
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Sex 31 Jul - 14:26:49

Valeu amigos , assim que concluir posto aqui , caso alguém tenha fotos ou alguma coisa sobre o diferencial Dana 30 , tração positiva "POSITRACTION" me avise.


Caravan88
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 603
Idade : 33
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

Opala de Luxo 74 (VENDIDO)


Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/06/2010

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Caravan88 em Sex 31 Jul - 15:32:02

Aí sim Call, acompanhando.

tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3839
Idade : 56
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por tcheco 8687 em Sex 31 Jul - 19:53:20

+ um acompanhando

diplomata#89
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 174
Idade : 33
Localização : curitiba
Modelo do carro : Diplomata se 89
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 24/10/2009

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por diplomata#89 em Sex 31 Jul - 20:10:34

estamos no aguardo!

Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3897
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Pedrão B. em Sex 31 Jul - 20:21:32

Call escreveu:Valeu amigos , assim que concluir posto aqui , caso alguém tenha fotos ou alguma coisa sobre o diferencial Dana 30 , tração positiva "POSITRACTION"  me avise.


O da Pampa, Call?
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8221
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Rubão6cc em Sex 31 Jul - 22:42:17

Muito bom Call, bom ter vc de volta, estamos precisando..


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2339
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por opala4cc em Sab 1 Ago - 0:42:33

Call escreveu:study

Estou separando as informações logo mais postarei aqui .

Aguardando ansiosamente.

Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1209
Idade : 41
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Atualizando

Mensagem por Call em Sab 1 Ago - 14:38:45

Atualizando...

rafaelzanetin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 35
Idade : 34
Localização : São Paulo/SP
Modelo do carro : Opala SS 1972
Cilindros : 6cil
Data de inscrição : 19/10/2010

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por rafaelzanetin em Ter 27 Dez - 15:48:10

Call, tenho quase certeza que o diferencial do meu carro é originalmente este dai, tração positiva dana 30. Inclusive tem a barra estabilizadora original tb. Existe algum lugar que posso confirmar isso até para colaborar com as informações do tópico ?

Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1209
Idade : 41
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Qua 25 Jan - 7:59:42

Bom dia Rafael, desculpe a demora na resposta , o código na carcaça do diferencial Braseixos com tração positiva é o 7327454, porém a melhor forma de descobrir é esgotar o óleo do diferencial e verificar a parte interna. O "miolo" do diferencial com tração positiva é totalmente diferente.

Vale lembrar que existem tanto "Braseixos" quanto "Dana"

Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1209
Idade : 41
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Qua 25 Jan - 8:02:25

Rafael segue uma foto do manual .


Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1209
Idade : 41
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Qua 25 Jan - 8:19:26

Relações diferencial Dana 1974 a 1979




Nota códigos:

PO = Opcional

MC2= Cambio manual de 3 marchas (alavanca na coluna de direção)
M20=  Cambio de 4 marchas




Relações diferencial Braseixos



Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1209
Idade : 41
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Qua 25 Jan - 8:24:47

Relações de diferencial até 1992




Códigos

BenKenobi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 125
Localização : Santo Andre
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1

Data de inscrição : 11/07/2016

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por BenKenobi em Qua 25 Jan - 11:35:44

Muito interessante, muito mesmo. Não sabia que existiu isso nos opalas.

Apenas como duvida, quando se fala eixo traseiro semi flutuante, quer dizer que eles tinham um semi bloqueio? Quase um auto blocante, parecido com os de F1000 , é isso?

tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3839
Idade : 56
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por tcheco 8687 em Qua 25 Jan - 12:32:40

2, tbem nao sabia

Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3897
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Pedrão B. em Qua 25 Jan - 13:23:56

BenKenobi escreveu:Muito interessante, muito mesmo. Não sabia que existiu isso nos opalas.

Apenas como duvida, quando se fala eixo traseiro semi flutuante, quer dizer que eles tinham um semi bloqueio? Quase um auto blocante, parecido com os de F1000 , é isso?

Não, semi-flutuante se refere a construção do eixo, mais precisamente na parte da roda.

O bloqueio da F1000 é um LSD, ou seja diferencial de escorregamento limitado.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"

BenKenobi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 125
Localização : Santo Andre
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1

Data de inscrição : 11/07/2016

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por BenKenobi em Qui 26 Jan - 5:49:58

Pedrão B. escreveu:
BenKenobi escreveu:Muito interessante, muito mesmo. Não sabia que existiu isso nos opalas.

Apenas como duvida, quando se fala eixo traseiro semi flutuante, quer dizer que eles tinham um semi bloqueio? Quase um auto blocante, parecido com os de F1000 , é isso?

Não, semi-flutuante se refere a construção do eixo, mais precisamente na parte da roda.

O bloqueio da F1000 é um LSD, ou seja diferencial de escorregamento limitado.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

[]'s

Entendi,

A funcao dos dois pode ser parecida mas nao tem a ver um com o outro, isso? Se não, nao entendi haha.

oXLS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 65
Idade : 32
Localização : Campinas-SP
Modelo do carro : Opala Coupe 73
Cilindros : L6 2500 24v Twin Turbo (1JZGTE)
Data de inscrição : 01/10/2015

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por oXLS em Qua 15 Fev - 13:49:30

Tem nada haver hehe.

Eixo semi flutuante (Semi Float) todo peso fica encima dos semi eixos, e se o semi eixo quebrar a roda cai.

Eixo flutuante (Full Floater) o peso fica encima da carcaça do eixo, ou seja, n fica forçando os semi eixos e seus componentes como no semi flutuante, e caso o semi eixo quebrar a roda n cai.

Segue um link explicando melhor, ta em ingles para quem sabe, quem n sabe tenta intender pela imagem ...

http://www.dieselhub.com/tech/semi-vs-full-floating-axles.html

Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1209
Idade : 41
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Call em Qui 16 Fev - 6:56:06

Bom dia amigos ,

Apenas ilustrando o que o amigo acima já citou:


Eixo flutuante x Semi flutuante


Eixo flutuante


Num eixo flutuante, existem dois rolamentos entre cada cubo e a bainha do semieixo, que suportam o peso do automóvel e as forças geradas quando este faz uma curva.No sistema flutuante caso a roda "quebre" permanecerá fixa pois cada semi eixo é preso ao cubo através de parafusos conforme ilustra a imagem acima


Eixo semi flutuante


No eixo semi flutuante cada um dos semi eixos é apoiado, na sua extremidade interior, por um rolamento que também serve de apoio ao diferencial. Na extremidade exterior encontra-se um rolamento entre o eixo e o interior do tubo do diferencial. Nesse sistema quando ocorre uma "quebra" os semi eixos literalmente se soltaram do diferencial.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8221
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Rubão6cc em Qui 16 Fev - 8:23:25

Pow quanta informação técnica...tópico riquíssimo


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

oXLS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 65
Idade : 32
Localização : Campinas-SP
Modelo do carro : Opala Coupe 73
Cilindros : L6 2500 24v Twin Turbo (1JZGTE)
Data de inscrição : 01/10/2015

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por oXLS em Qui 16 Fev - 14:46:27

Seria bom, quem souber, postar as medidas (largura) dos eixos mais usados, sem "achismos" para não confundir tudo, assim quem precisar de qualquer info relacionada a eixos so entrar aqui.

Conteúdo patrocinado

Re: Informações sobre Eixo Diferencial linha Opala

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qui 23 Fev - 4:57:53