Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 14:38:08 por joaoc

» Cabeçote caseiro
Hoje à(s) 14:15:34 por BenKenobi

» Procuro Pivo/Eixo do limpador do opala diplomata 91/92
Hoje à(s) 13:27:50 por gimenez

» Farol de milha CIBIE
Hoje à(s) 12:31:25 por adpachec

» buchas do tirante duvidas
Hoje à(s) 12:28:02 por evandro santana

» Opala do Pai - Comodoro Las Vegas 1979 4cilindros 3 marchas
Hoje à(s) 10:47:32 por Rodrigo N

» Diplomata 89 6 cilindros Gasolina
Hoje à(s) 10:41:46 por Rodrigo N

» Alguém Conhece " Casa da Opala em Limeira - SP"
Hoje à(s) 9:49:00 por Pedrão B.

» Encarando o 88
Hoje à(s) 9:44:59 por FF Rodrigues

Quem está conectado

68 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 68 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7862)
 
100 (7771)
 

Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Compartilhe

Alexandre Concatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 119
Idade : 29
Localização : Sarandi - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/06/2015

Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Alexandre Concatto em Sex 31 Jul - 10:12:24

Comprei um Opala Comodoro 6cc 1990
Aparentemente ele estava bom, mas tinha umas coisas pra fazer.
Então comecei a revirar, e vejam no que deu.
Encontrei muita coisa por fazer.
Segue abaixo as fotos dele como esta hoje em dia.
Preciso de dicas para alguns itens.

vou fazer o motor completo
estou com diferencial 4cc
ar condicionado não funciona
parte elétrica um caus (gambiarras)

entoa preciso saber quais peças devo usar, dicas de fornecedores etc.

Obrigado

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]


Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Rubão6cc em Sex 31 Jul - 10:26:29

Maravilha...tava precisando de um tópico desses por aqui.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Pedro Opala90 em Sex 31 Jul - 10:34:21

Alexandre, seu carro é original 6cil?
Tive a impressão que os pistões são saia
curta do 91.

Alexandre Concatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 119
Idade : 29
Localização : Sarandi - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/06/2015

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Alexandre Concatto em Sex 31 Jul - 10:57:14

Pedro, essa é uma das minhas duvidas.
pesquisando o chassis do opala, confirmei que ele é comodoro 6cc gasolina original.
Na Quatro Rodas de Setembro de 1990, na pagina 118 tem uma matéria que fala sobre isso, que a Chevrolet teria lançado a mecânica da linha 91 junto com a linha 90, isto é, na linha 90 tem dois tipos de mecânica. por isso que fica ruim de comprar peças para este carro.
tive essa mesma dificuldade ao comprar chave de seta para acionar o limpador de para brisa, onde comprei um modelo equivalente para linha 90 e não serviu, então pedi uma chave da linha 91 e serviu.


Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Pedro Opala90 em Sex 31 Jul - 11:21:56

Interessante a informação.
Se você for no Detran, existe um cadastro que
fornece os nrs. de motor e câmbio que saíram da fábrica.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Rubão6cc em Sex 31 Jul - 13:23:31

Então o seu é do segundo semestre de 90.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Caravan88
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 566
Idade : 32
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

Opala de Luxo 74 (VENDIDO)


Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/06/2010

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Caravan88 em Sex 31 Jul - 15:22:37

Essa é a nossa Chevrolet, uma salada. Tal problema também ocorre nos 89/90, que são diferentes dos 89 e são iguais aos primeiros 90, salvo engano.
Os 89/90 e os primeiros 90/90 tem aquele friso na lanterna traseira, por exemplo.
E essas "mudanças" no modelo não foram poucas não, como o Alaxandre está percebendo.
Acho que a matéria que fala é essa:

O Rubão está certo na minha opinião.

Alexandre Concatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 119
Idade : 29
Localização : Sarandi - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/06/2015

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Alexandre Concatto em Sex 31 Jul - 15:35:35

Pedro - Fui no Detran e eles falaram que não podem fornecer estas informações... mas acho que é falta de vontade deles... o que eu posso fazer de mal com essa informação?
Tem alguma outra maneira de conseguir essas informações?

Rubão - Provavelmente meu opala foi fabricado no segundo semestre de 90 sim.

caravan88 - sim, é essa a matéria.
e sobre as mudanças, vendi uma caravan 1985 que tinha a mecânica 1985 e a lataria inteira 1984
segue abaixo os pistões que usei nela

[img][/img]

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Pedro Opala90 em Sex 31 Jul - 17:21:40

Pois é Alexandre, o carro é seu, tem o direito de saber
se saiu de fábrica com esse motor ou não.
Aqui em SC não é difícil saber isso, basta ir ao Detran
e solicitar.
Quando a vistoria era feita na delegacia, isso fazia parte
do serviço.
Não tem nenhum amigo ou conhecido que trabalhe no
Detran?
Ou talvez através de despachante.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Rubão6cc em Sex 31 Jul - 22:40:06

Caravan88 escreveu:Essa é a nossa Chevrolet, uma salada. Tal problema também ocorre nos 89/90, que são diferentes dos 89 e são iguais aos primeiros 90, salvo engano.
Os 89/90 e os primeiros 90/90 tem aquele friso na lanterna traseira, por exemplo.
E essas "mudanças" no modelo não foram poucas não, como o Alaxandre está percebendo.
Acho que a matéria que fala é essa:

O Rubão está certo na minha opinião.

Tenho essa revista, top.

O meu é 89/90..na verdade a única coisa que esse modelo tem dos 90/90 são as cores..o meu mesmo a cor dele é o Preto Nobre da linha 90. No resto é todo igual ao 89. Não muda nada em termos mecânicos e acabamento.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 1 Ago - 7:39:18

Aí sim,boa sorte no restauro

Veja se o seu cabeçote não é um 586,quem sabe tem um achado em mãos hehe


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Alexandre Concatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 119
Idade : 29
Localização : Sarandi - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/06/2015

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Alexandre Concatto em Seg 3 Ago - 10:19:30

Bruno, a numeração do cabeçote é 52253586,
se considerar apenas os últimos dígitos, então, ele é um 586.
Noticia boa. obrigado pela contribuição.
=D

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Rubão6cc em Seg 3 Ago - 12:27:55

bruno silverstar83 escreveu:Aí sim,boa sorte no restauro

Veja se o seu cabeçote não é um 586,quem sabe tem um achado em mãos hehe

Qual a vantagem desse cabeçote mesmo Bruno?


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

matheuskbeca
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 465
Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais
Modelo do carro : Opala Comodoro 89/89 SL/E 4.1/S
Cilindros : 6 cilindros - 4.1
Data de inscrição : 20/10/2014

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por matheuskbeca em Seg 3 Ago - 12:52:29

Rubão6cc escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Aí sim,boa sorte no restauro

Veja se o seu cabeçote não é um 586,quem sabe tem um achado em mãos hehe

Qual a vantagem desse cabeçote mesmo Bruno?

Pelo que li, esse é o cabeçote mais bem acabado que a linha Opala teve.E o melhor para trabalhar quando o motor vai receber preparação.

Espero ter respondi correto!

Lendo e aprendendo!

Alexandre Concatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 119
Idade : 29
Localização : Sarandi - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/06/2015

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Alexandre Concatto em Seg 3 Ago - 14:24:37

consegui a numeração do motor no Detran,              
Tem como saber o ano de fabricação,
ou outros dados do motor com esse numero?


Última edição por Alexandre Concatto em Qua 5 Ago - 8:35:41, editado 1 vez(es)

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 4 Ago - 20:51:56

Alexandre Concatto escreveu:consegui a numeração do motor no Detran,                
Tem como saber o ano de fabricação,
ou outros dados do motor com esse numero?

Pelo numero inicial provavelmente é 91,ou então 81 o que pode ser dificil de ser,ainda mais que seu motor tem bielas de 6" e cabeçote 586,todo esse conjunto provavelmente é original do carro.Quanto ao final da numeração tá dificil,veja se o final é esse mesmo.

Esse seu motor tá do jeito pra preparar,um comando estilo 250-S e uma carburação maior esse motor fica bem forte hehe

Cuidado com esse número,muita gente tem acesso ao forum e podem pegar esse numero limpo


Última edição por bruno silverstar83 em Qua 5 Ago - 19:47:06, editado 1 vez(es)


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 4 Ago - 20:54:28

matheuskbeca escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Qual a vantagem desse cabeçote mesmo Bruno?

Pelo que li, esse é o cabeçote mais bem acabado que a linha Opala teve.E o melhor para trabalhar quando o motor vai receber preparação.

Espero ter respondi correto!

Lendo e aprendendo!

Isso mesmo,esse cabeçote tem mais material na base dele,o que indica que pode ser mais rebaixado que os 831,o que até hoje não entendo porque é um cabeçote tão caro,se é pra ter taxa vale a pena colocar pistões com dome e não rebaixar no talo o cabeçote.


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


GeEstavas
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 83
Idade : 23
Localização : Arapongas, Paraná
Modelo do carro : Comodoro SL/E 1988 Coupe
Cilindros : 4 cc Alcool
Data de inscrição : 24/05/2015

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por GeEstavas em Ter 4 Ago - 22:13:37

Nossa, esses carros são fantásticos, só a história por trás deles já é maravilhosa! Parabéns pelo carro, e Parabéns pra galera do Fórum! o/

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Pedro Opala90 em Qua 5 Ago - 6:37:56



O nº confere com o que saiu da fábrica?
Sugiro que apague a mensagem com o nº do motor,
é mais seguro pra você.


Última edição por Pedro Opala90 em Qui 6 Ago - 15:16:46, editado 1 vez(es) (Razão : nº motor)

onivaldo.gm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 509
Idade : 50
Localização : Campinas
Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
Cilindros : 6Cil 4100cc
Data de inscrição : 03/08/2012

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por onivaldo.gm em Qua 5 Ago - 7:10:27

Rubão . o meu é 89/90 (setmbro/89) e tem os frisos ao redor da lanterna traseira e o seu não tem.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Rubão6cc em Qua 5 Ago - 8:25:45

onivaldo.gm escreveu:Rubão . o meu é 89/90 (setmbro/89) e tem os frisos ao redor da lanterna traseira e o seu não tem.

O meu tinha originalmente Onivaldo mas foi retirado, inclusive vejo indicio naquela peça plástica em baixo da extensão traseira..tem até os furos de fixação nela..


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Alexandre Concatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 119
Idade : 29
Localização : Sarandi - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/06/2015

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Alexandre Concatto em Qua 5 Ago - 8:39:46

Rubão6cc escreveu:
onivaldo.gm escreveu:Rubão . o meu é 89/90 (setmbro/89) e tem os frisos ao redor da lanterna traseira e o seu não tem.

O meu tinha originalmente Onivaldo mas foi retirado, inclusive vejo indicio naquela peça plástica em baixo da extensão traseira..tem até os furos de fixação nela..

o meu opala não tem aquela peça plastica entre as lanternas. é tudo de lata, preenchendo o espaço igual ao modelo com a peça plastica, isso indica que ele originalmente vem sem o friso?

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Pedro Opala90 em Qua 5 Ago - 9:40:37

O modelo 90 não tem mais os frisos ao redor das lanternas, porém nunca vi nenhum sem a extensão plástica, alguém fez de lata.
Consegue postar foto pra gente ver?

Alexandre Concatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 119
Idade : 29
Localização : Sarandi - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/06/2015

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Alexandre Concatto em Qua 5 Ago - 10:25:04

Pedro Opala90 escreveu:O modelo 90 não tem mais os frisos ao redor das lanternas, porém nunca vi nenhum sem a extensão plástica, alguém fez de lata.
Consegue postar foto pra gente ver?



a foto abaixo é a do meu opala

[img][/img]

e essa foto é retirada da quatro rodas de setembro de 1990

[img][/img]

em ambos, não vejo marcação da peça plastica

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Pedro Opala90 em Qua 5 Ago - 10:28:16

Agora deu um nó na cabeça.
A peça preta entre as sinaleiras (extensão)
não é plástica?

onivaldo.gm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 509
Idade : 50
Localização : Campinas
Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
Cilindros : 6Cil 4100cc
Data de inscrição : 03/08/2012

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por onivaldo.gm em Qua 5 Ago - 10:45:45

o seu não é original.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Rubão6cc em Qua 5 Ago - 11:54:59

Alexandre Concatto escreveu:
Pedro Opala90 escreveu:O modelo 90 não tem mais os frisos ao redor das lanternas, porém nunca vi nenhum sem a extensão plástica, alguém fez de lata.
Consegue postar foto pra gente ver?



a foto abaixo é a do meu opala

" />

e essa foto é retirada da quatro rodas de setembro de 1990

" />

em ambos, não vejo marcação da peça plastica

Exato. Olha foto do meu, mesmo ângulo que a sua. Nota-se a peça plástica embaixo da extensão traseira:


free photo hosting

Saiu com o friso traseiro até 89/90. 90/90 já é sem o friso.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Pedro Opala90 em Qua 5 Ago - 12:21:26

Intindi....
dos 90 em diante não tem mais a reentrância na lataria,
é reto acompanhando a extensão plástica, o meu é assim.

Alexandre Concatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 119
Idade : 29
Localização : Sarandi - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/06/2015

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Alexandre Concatto em Qua 5 Ago - 15:58:55

Interior sendo montado...

Bancos limpos e com espuma reforçada...

[img][/img]

alem do feltro original, coloquei mais um mais reforçado e fino que o original por cima para garantir o isolamento.

[img][/img]


onivaldo.gm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 509
Idade : 50
Localização : Campinas
Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
Cilindros : 6Cil 4100cc
Data de inscrição : 03/08/2012

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por onivaldo.gm em Qui 6 Ago - 8:17:26

gostei desta manta, qq necessidade de manutenção e verificação e só tirar facil//e..e ventila em caso de umidade impedindo a ferrugem com o tempo...bem melhor e pratica que aquelas prateadas de piche que o pessoal andou sugerindo...

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Rubão6cc em Qui 6 Ago - 8:25:18

onivaldo.gm escreveu:gostei desta manta, qq necessidade de manutenção e verificação e só tirar facil//e..e ventila em caso de umidade impedindo a ferrugem com o tempo...bem melhor e pratica que aquelas prateadas de piche que o pessoal andou sugerindo...

Dizem isso dar um resultado foda na questão do isolamento pra um bom rendimento do AC. O certo era eu fazer isso no meu. Quanto mais escuro o carro mais absorve o calor prejudicando a temperatura ambiente dentro do carro.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

onivaldo.gm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 509
Idade : 50
Localização : Campinas
Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
Cilindros : 6Cil 4100cc
Data de inscrição : 03/08/2012

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por onivaldo.gm em Qui 6 Ago - 8:39:16

Rubão, saindo um pouco do topico.. e aquela ventoinha adicional que vc colocou ? na epoca percebi que voce tinha colocado invertida a rotacao...to querendo colocar no meu para melhorar a refrigeracao mas suepeito que o alternador original de 65A vai penar qdo ligar as 2 ventoinhas e ainda mais se for a noite com farol, lanternas , etc

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Pedro Opala90 em Qui 6 Ago - 9:05:24

Alexandre,
se quiser melhorar o isolamento no assoalho, enrole o
escapamento com termotape, até o abafador do meio.
Fiz isso no meu e melhorou o calor interno desde o cofre
do motor até o assoalho, e ruído também.

Alexandre Concatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 119
Idade : 29
Localização : Sarandi - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/06/2015

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Alexandre Concatto em Qui 6 Ago - 10:09:29

Pedro Opala90 escreveu:Alexandre,
se quiser melhorar o isolamento no assoalho, enrole o
escapamento com termotape, até o abafador do meio.
Fiz isso no meu e melhorou o calor interno desde o cofre
do motor até o assoalho, e ruído também.

ótima ideia, farei isso mesmo, comprei 25 metros com espessura 2mm
tenho 6x2, então devo enrolar cada cano separadamente,
com exceção dos 2 pares do meio, que esses enrolarei junto com seu par, certo?

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Rubão6cc em Qui 6 Ago - 10:50:48

onivaldo.gm escreveu:Rubão, saindo um pouco do topico.. e aquela ventoinha adicional que vc colocou ? na epoca percebi que voce tinha colocado invertida a rotacao...to querendo colocar no meu para melhorar a refrigeracao mas suepeito que o alternador original de 65A vai penar qdo ligar as 2 ventoinhas e ainda mais se for a noite com farol, lanternas , etc

Onivaldo..nunca coloquei invertida, é pra melhorar o rendimento do ar condicionado..na verdade já coloquei outra, rs...não sei se vc viu as fotos...agora tenho 2 ventoinhas auxiliares para o AC:


screenshot windows 7

Melhorou demais o rendimento do ar após a colocação da segunda ventoinha auxiliar.
O alternador original realmente é fraco, pode ser que não dê conta. No meu coloquei um Bosch de 120 amperes. Segura a bronca de boa. Quando ligo o ar no caso ficam ligados simultaneamente 4 ventiladores (ventoinha do motor, 2 auxiliares no condensador do ar e o ventilador da cx evaporadora). Não descarrega a bateria nem a pau. Pode ligar outras coisas juntas tb que aguenta.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

onivaldo.gm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 509
Idade : 50
Localização : Campinas
Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
Cilindros : 6Cil 4100cc
Data de inscrição : 03/08/2012

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por onivaldo.gm em Qui 6 Ago - 11:05:58

Essa ventoinha que fica em frente da original nao atrapalha ela propria ?

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Rubão6cc em Qui 6 Ago - 11:49:49

onivaldo.gm escreveu:Essa ventoinha que fica em frente da original nao atrapalha ela propria ?

De maneira nenhuma Onivaldo..pelo contrário, ela ajuda a principal pois ajuda no fluxo de ar. Comportamento do carro não se altera em nada.
Por falar nisso, me passa seu e-mail que vou te mandar um material, vc vai gostar. Vou te passar já que é camarada.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

raphaelcaronti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8482
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988
Renault Sandero
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Caravan STD 1976[EX]
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)



Cilindros : 4 cil 16v e 6 cil
Data de inscrição : 30/10/2008

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por raphaelcaronti em Qui 6 Ago - 23:06:09

Acompanhando!

onivaldo.gm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 509
Idade : 50
Localização : Campinas
Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
Cilindros : 6Cil 4100cc
Data de inscrição : 03/08/2012

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por onivaldo.gm em Sex 7 Ago - 9:18:46

Puxa...3 ventoinhas ?, haja alternador para segurar tudo isso....rs

Pretendo colocar apenas 1, na frente do lado oposto da original de dentro...soprando para dentro.

Acontece que medi o lugar e somente caberia uma de 8pol...as ventoinhas  universais que eu achei só de 9pol em diante...como vc fez ? cortou a lata ?

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Rubão6cc em Sex 7 Ago - 9:24:54

onivaldo.gm escreveu:Puxa...3 ventoinhas ?, haja alternador para segurar tudo isso....rs

Pretendo colocar apenas 1, na frente do lado oposto da original de dentro...soprando para dentro.

Acontece que medi o lugar e somente caberia uma de 8pol...as ventoinhas  universais que eu achei só de 9pol em diante...como vc fez ? cortou a lata ?

O alternador Bosch de 120 amperes segura de boa! Original esquece!

Exato, só cabe de 8 no nosso modelo. Não cortei não, as duas ventoinhas são de 8 mesmo. Não encontrei aqui então tive que importar via e bay:

http://www.ebay.com/itm/8-8-Inch-Slim-Line-Universal-Electric-12v-Radiator-Intercooler-Cooling-Fan-/400552792679?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item5d42ce9267

Mas agora com o dólar nesse preço precisa pensar bem pra comprar, infelizmente, rs.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Rubão6cc em Sex 7 Ago - 9:31:22

A propósito Onivaldo...com essas duas ventoinhas meu ar alcançou 2,1 graus na boca do difusor Cool
Qualquer hora bato uma foto e posto.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

onivaldo.gm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 509
Idade : 50
Localização : Campinas
Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
Cilindros : 6Cil 4100cc
Data de inscrição : 03/08/2012

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por onivaldo.gm em Sex 7 Ago - 9:35:47

Preciso arrumar meu ar primeiro...meu alternador é original de 65A...então vou começar colocando apenas 1 ventoinha pra ver...

pelo ebay esta ventoinha vai ficar quase 450,00 !!!


Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Rubão6cc em Sex 7 Ago - 11:20:20

onivaldo.gm escreveu:Preciso arrumar meu ar primeiro...meu alternador é original de 65A...então vou começar colocando apenas 1 ventoinha pra ver...

pelo ebay esta ventoinha vai ficar quase 450,00 !!!


Não não.
Ficará 201,07 reais com o preço dela convertido mais o frete. Isso pelo anúncio que te passei. A parte boa é que a alfândega não barra esse produto, pelo menos não barrou minhas 2 compras Cool


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Alexandre Concatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 119
Idade : 29
Localização : Sarandi - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/06/2015

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Alexandre Concatto em Sex 7 Ago - 13:30:18

Segue abaixo o cofre ja pintado...
agora estou penas aguardando a chegada de algumas peças para começar a montar o motor.

[img][/img]


[img][/img]


[img][/img]


[img][/img]





Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Pedro Opala90 em Sex 7 Ago - 13:54:37

Tá ficando bonito...

Alexandre Concatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 119
Idade : 29
Localização : Sarandi - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/06/2015

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Alexandre Concatto em Qua 12 Ago - 9:28:29

Pedro Opala90 escreveu:Tá ficando bonito...

obrigado, estou me esforçando para deixar tudo original;

Finalmente chegaram as peças do motor. o/

pistões, anéis, comando, bomba de água e de óleo, filtros de óleo e combustível, tuchos, engrenagens de comando e de virabrequim, retentores, juntas de cárter e motor, bronzinas de biela e mancal...

acho que não esqueci de nada. alguma dica?

[img][/img]

onivaldo.gm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 509
Idade : 50
Localização : Campinas
Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
Cilindros : 6Cil 4100cc
Data de inscrição : 03/08/2012

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por onivaldo.gm em Qua 12 Ago - 9:50:13

Eu aprecio carro todo original. Evidente que cada pessoa tem um gosto mas penso que um carro modificado ao gosto do dono só vai ter valor/interesse para o DONO e para as pessoas que compartilham do mesmo gosto... Opala já é um carro para um publico seleto e quando você personaliza ele o publico fica mais restrito ainda.

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Pedro Opala90 em Qua 12 Ago - 10:22:43

Que marca de filtro de ar e óleo vai usar?

Alexandre Concatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 119
Idade : 29
Localização : Sarandi - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/06/2015

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Alexandre Concatto em Sex 14 Ago - 20:21:57

Pedro Opala90 escreveu:Que marca de filtro de ar e óleo vai usar?

Concordo com o que o onivaldo.gm disse. Quanto mais original, melhor.

A marca do filtro de óleo é ac delco e o filtro de ar eu ainda não sei.

Alguma recomendação para marca de bomba de óleo?

Vamos montar o motor semana que vem.
Mal vejo a hora de ver tudo pronto.


Última edição por Alexandre Concatto em Ter 18 Ago - 18:38:45, editado 1 vez(es)

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Pedro Opala90 em Sab 15 Ago - 7:05:56

É isso aí, nada adianta usar um filtro vagabundo
em motor novo(ou velho também).
Evite usar tecfil.
A bomba que usei no meu é Schadeck, não
sei informar se tem melhor.

Conteúdo patrocinado

Re: Restauração Opala Comodoro 4.1 1990 Azul

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:22:56


    Data/hora atual: Dom 4 Dez - 15:22:55