Vou escrever esse tutorial, para iniciantes e até para alguns experientes de mecânica de Opala, tenho amigos aqui que são experientes, que me apoiaram na ideia que muitos de vocês que estão lendo o conhecem por JRicardo e outros amigos como o Bruno, Pedro, Pedrão, Sergio e demais que acompanham o meu trabalho em carburadores.
O texto de hoje se limita em afinar um carburador weber 40 - 44 - 48 e outros.
Vou escrever sem cálculos, ou pelo menos vou tentar, não sou muito fã de passar informação, sem demonstrar de onde vem a informação, a quem não goste de calculo o texto será uma bandeja cheia.
OBS: A INFORMAÇÕES AQUI ESCRITAS SÃO VALIDAS PARA MOTORES DE QUALQUER COMBUSTÍVEL OPERANTE,COM SUAS DEVIDAS AFINIDADES.
ADOTO AQUI QUE VOCÊ ESTÁ COM UM CARBURADOR NOVO NA MÃO, CASO NÃO ESTEJA, DEIXE NA CONFIGURAÇÃO DE NOVO PARA COMEÇAR OS TESTES, CARBURADOR ARROMBADO TÊM FALHAS PROVENIENTES DE EXCESSO.
LENTA: 52
PRINCIPAL: 115
AR: 200
CANETAS: F11
INJETOR DE RAPIDA : 55
VENTURES: 28 mm
CONFIGURAÇÃO DE UMA IDF 40 DE FABRICA.
Segue imagens para saber exatamente do que eu estou falando.
Começaremos pela coisa mais importante é ligar o carro e segurar lenta!
GICLES DE LENTA
Figura 1 - Gicle de Lenta
O gicle de marcha lenta está ideal quando você (operante de uma chave fenda) varia o parafuso da mistura e sente o motor mudar sua rotação e suavidade de funcionamento, caso você mexa no parafuso e não mude é por que ele está totalmente fora do padrão esperado pelo seu motor,grande ou pequeno, lembrando, faça isso com o by-pass fechado.
By - pass é uma ferramenta praticamente " a mais" que as weber têm, têm como função deixar passar mais ar por baixo da borboleta, ajudando acertar a marcha lenta, SIM só a marcha lenta.( Usada para correção de marcha lenta em variação de temperaturas e elevação onde a pressão muda).
Características de má funcionamento do gicle de lenta:
1° - Parafuso totalmente fechado da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta GRANDE).
2° - Parafuso totalmente aberto da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta PEQUENO).
Finalizando o gicle de lenta, na variação do parafuso, quando totalmente fechado deve estar com funcionamento ruim e muito aberto ruim, no meio termo alisa o motor ( em torno de 2,5 voltas), sintoma de gicle de lenta ideal.
SENDO ASSIM PRECISAMOS DESENVOLVER O MOTOR, ONDE MEXEMOS?
GICLES PRINCIPAIS
Quando você retira a caneta ele se encontra oposto ao local que você usou para desparafusar com uma chave de fenda.
Como eu sei se ele está pequeno ou grande, ambos sintomas de excesso e falta sem muito parecidos, algumas técnicas fáceis de se descobrir é:
- Gicle principal fino não têm tendência a cheirar combustível e aquece o motor.
- Gicle principal grande cheira combustível.
A minha técnica é coloque um pequeno e comece os teste, tirar o buraco de falta é mais fácil que de excesso.
O teste se faz da seguinte maneira: Deixe o motor em marcha lenta, pois você acabou de acertar ela, correto? Acelere gradativamente, bem devagar não rápido, pois se acelerar rápido você irá solicitar ajuda de combustível dos injetores de rápida e ele ainda não está calibrado, pois bem, acelere gradativo, você terá que chegar em alta rotação sem falhar pois o sistema principal estará alimentado corretamente.
Começando de gicles pequenos as falhas serão obvias por falta de combustível, você irá aumentando gradativo de 10 em 10 pontos(MODO GROSSEIRO).
Em motores 6 cilindros a gasolina comece com gicles 140 e a álcool 170, a certeza de falhar é grande. (Por favor acelere bem devagar, pois não pode solicitar ajuda da rápida).
E agora JOSÉ o que devemos mexer?
GICLES DE RÁPIDA
Gicles de rápida são os mais complicados de acertar, e o que mais aparece gente me procurando para acertos de carburação é por causa desse gicle. Deixam pequenos, ou originais achando que só muda principal.
Primeiro de tudo lembrem-se que o motor que vocês estão tentando acertar têm uma cilindrada a se considerar, mesmo o 4 cilindros, são 2500 cm³ de ar por ciclo.
Por seguinte, quando você pisa de uma vez, o motor precisa ser bem alimentado, senão embola,(falha), por excesso de ar e falta de combustível.
O segredo do acerto dele, e começar do original e ir aumentando até parar de falhar. Como você faz isso, ande devagar em segunda marcha e afunde o pé relativamente rápido, se der buraco, ele está pequeno, aumente até parar o buraco na aceleração.
GICLES DE AR
Devemos deixar no gicle de ar original (n° 200) por enquanto, esse cara é extremamente sistemático de acertar ele, ande com o carro, veja o comportamento, aqui nesse momento a probabilidade de seu carro estar quase liso é grande.
Bom, para acerto fino, você pode fechar o gicle e passar uma broca 150 para ir testando, e vai aumentando de 10 em 10 pontos e encontre o valor que mais se adeque ao funcionamento, esse não têm segredo é teste mesmo.
Uma ajuda, deixe 180 para álcool e 200 para gasolina, caso não queira fazer o teste.
TESTES AVANÇADOS " Aqui seu carro já consegue andar normalmente, mas não ideal"
Varie valores de canetas para encontrar melhores funcionamentos, quanto menor o valor da caneta mais rica deixa a mistura, exemplo F2, já as canetas F16 são opostas.
Recomendo uso de F7 para etanol e F16 para gasolina, para acertos finíssimos, ( Uma sugestão).
Etanol é quase essencial o uso das F7, mas a gasolina dá um ajuste bom com as F11 originais.
Da mesma forma você poderá fazer testes com os venturis do carro, quanto menor o venturi melhor a baixa do carro, consequentemente prende de alta, veja sua faixa de rotação preferida e ajuste de modo a priorizar a rotação que goste.
Carros movidos a etanol tendem a dar acerto com venturis menores, por a relação de ar que o etanol precisa é de 65% do valor da gasolina BR.
OBS: Caso use IDF 44 em motores originais a troca de venturis é indispensável, originalmente vem com 36 mm o ganho em arrasto é muito pequeno.
Use os venturis da IDF 40 para começar seu acerto.
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