Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Aprenda Afinar sua Weber  EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Aprenda Afinar sua Weber  EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Aprenda Afinar sua Weber  EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Aprenda Afinar sua Weber  EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Aprenda Afinar sua Weber  EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Aprenda Afinar sua Weber  EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Aprenda Afinar sua Weber  EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Aprenda Afinar sua Weber  EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Aprenda Afinar sua Weber  EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

161 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 160 visitantes :: 2 motores de busca

FabioM


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Aprenda Afinar sua Weber  Bar_leftAprenda Afinar sua Weber  BarAprenda Afinar sua Weber  Bar_right 
tabarbosa (16850)
Aprenda Afinar sua Weber  Bar_leftAprenda Afinar sua Weber  BarAprenda Afinar sua Weber  Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Aprenda Afinar sua Weber  Bar_leftAprenda Afinar sua Weber  BarAprenda Afinar sua Weber  Bar_right 
BANDIT (13573)
Aprenda Afinar sua Weber  Bar_leftAprenda Afinar sua Weber  BarAprenda Afinar sua Weber  Bar_right 
Xann (10394)
Aprenda Afinar sua Weber  Bar_leftAprenda Afinar sua Weber  BarAprenda Afinar sua Weber  Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Aprenda Afinar sua Weber  Bar_leftAprenda Afinar sua Weber  BarAprenda Afinar sua Weber  Bar_right 
j ricardo (9376)
Aprenda Afinar sua Weber  Bar_leftAprenda Afinar sua Weber  BarAprenda Afinar sua Weber  Bar_right 
Jean Bida (9320)
Aprenda Afinar sua Weber  Bar_leftAprenda Afinar sua Weber  BarAprenda Afinar sua Weber  Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Aprenda Afinar sua Weber  Bar_leftAprenda Afinar sua Weber  BarAprenda Afinar sua Weber  Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Aprenda Afinar sua Weber  Bar_leftAprenda Afinar sua Weber  BarAprenda Afinar sua Weber  Bar_right 

+22
André Márcio
thialmeidatt
GustavoZorzi
A Richetti
abner rodrigues de souza
eleandro kalckmann
Paulo Roberto B
Fernandinho SP
Eduardo Cruz
andreropelato
SEISCANECO
Paulo Corso
pedrolimajr
SevenFifty
Andre_SP
Pedrão B.
bruno silverstar83
grechejr
opaleiro ss
Regera6
frederico santos
Jean Michel Colet
26 participantes

    Aprenda Afinar sua Weber

    Jean Michel Colet
    Jean Michel Colet
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2839
    Localização : Maringá - PR
    Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

    Chevette 89 SL - Aspirado
    Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
    Data de inscrição : 25/08/2009

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 8 Ago - 14:41:31

    Olá amigos Opaleiros,

    Vou escrever esse tutorial, para iniciantes e até para alguns experientes de mecânica de Opala, tenho amigos aqui que são experientes, que me apoiaram na ideia que muitos de vocês que estão lendo o conhecem por JRicardo e outros amigos como o Bruno, Pedro, Pedrão, Sergio e demais que acompanham o meu trabalho em carburadores.

    O texto de hoje se limita em afinar um carburador weber 40 - 44 - 48 e outros.

    Vou escrever sem cálculos, ou pelo menos vou tentar, não sou muito fã de passar informação, sem demonstrar de onde vem a informação, a quem não goste de calculo o texto será uma bandeja cheia.

    OBS: A INFORMAÇÕES AQUI ESCRITAS SÃO VALIDAS PARA MOTORES DE QUALQUER COMBUSTÍVEL OPERANTE,COM SUAS DEVIDAS AFINIDADES.

    ADOTO AQUI QUE VOCÊ ESTÁ COM UM CARBURADOR NOVO NA MÃO, CASO NÃO ESTEJA, DEIXE NA CONFIGURAÇÃO DE NOVO PARA COMEÇAR OS TESTES, CARBURADOR ARROMBADO TÊM FALHAS PROVENIENTES DE EXCESSO.

    LENTA: 52
    PRINCIPAL: 115
    AR: 200
    CANETAS: F11
    INJETOR DE RAPIDA : 55
    VENTURES: 28 mm

    CONFIGURAÇÃO DE UMA IDF 40 DE FABRICA.

    Segue imagens para saber exatamente do que eu estou falando.

    Aprenda Afinar sua Weber  11822591_734072473385064_6586338397018698911_n

    Aprenda Afinar sua Weber  11836923_733990776726567_8792013731502102204_n

    Aprenda Afinar sua Weber  11846733_733987676726877_6410879632949306086_n
    Começaremos pela coisa mais importante é ligar o carro e segurar lenta!

    GICLES DE LENTA

    Figura 1 - Gicle de Lenta
    Aprenda Afinar sua Weber  10685497_712484735543838_8649899396459221016_n

    O gicle de marcha lenta está ideal quando você (operante de uma chave fenda) varia o parafuso da mistura e sente o motor mudar sua rotação e suavidade de funcionamento, caso você mexa no parafuso e não mude é por que ele está totalmente fora do padrão esperado pelo seu motor,grande ou pequeno, lembrando, faça isso com o by-pass fechado.

    By - pass é uma ferramenta praticamente " a mais" que as weber têm, têm como função deixar passar mais ar por baixo da borboleta, ajudando acertar a marcha lenta, SIM só a marcha lenta.( Usada para correção de marcha lenta em variação de temperaturas e elevação onde a pressão muda).

    Características de má funcionamento do gicle de lenta:

    1° - Parafuso totalmente fechado da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta GRANDE).

    2° - Parafuso totalmente aberto da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta PEQUENO).

    Finalizando o gicle de lenta, na variação do parafuso, quando totalmente fechado deve estar com funcionamento ruim e muito aberto ruim, no meio termo alisa o motor ( em torno de 2,5 voltas), sintoma de gicle de lenta ideal.

    SENDO ASSIM PRECISAMOS DESENVOLVER O MOTOR, ONDE MEXEMOS?

    GICLES PRINCIPAIS

    Quando você retira a caneta ele se encontra oposto ao local que você usou para desparafusar com uma chave de fenda.

    Figura 2 - Gicle Principal
    Aprenda Afinar sua Weber  549401_712484738877171_5721238355897312400_n

    Como eu sei se ele está pequeno ou grande, ambos sintomas de excesso e falta sem muito parecidos, algumas técnicas fáceis de se descobrir é:

    - Gicle principal fino não têm tendência a cheirar combustível e aquece o motor.

    - Gicle principal grande cheira combustível.

    A minha técnica é coloque um pequeno e comece os teste, tirar o buraco de falta é mais fácil que de excesso.

    O teste se faz da seguinte maneira: Deixe o motor em marcha lenta, pois você acabou de acertar ela, correto? Acelere gradativamente, bem devagar não rápido, pois se acelerar rápido você irá solicitar ajuda de combustível dos injetores de rápida e ele ainda não está calibrado, pois bem, acelere gradativo, você terá que chegar em alta rotação sem falhar pois o sistema principal estará alimentado corretamente.

    Começando de gicles pequenos as falhas serão obvias por falta de combustível, você irá aumentando gradativo de 10 em 10 pontos(MODO GROSSEIRO).

    Em motores 6 cilindros a gasolina comece com gicles 140 e a álcool 170, a certeza de falhar é grande. (Por favor acelere bem devagar, pois não pode solicitar ajuda da rápida).

    E agora JOSÉ o que devemos mexer?

    GICLES DE RÁPIDA

    Gicles de rápida são os mais complicados de acertar, e o que mais aparece gente me procurando para acertos de carburação é por causa desse gicle. Deixam pequenos, ou originais achando que só muda principal.

    Primeiro de tudo lembrem-se que o motor que vocês estão tentando acertar têm uma cilindrada a se considerar, mesmo o 4 cilindros, são 2500 cm³ de ar por ciclo.

    Por seguinte, quando você pisa de uma vez, o motor precisa ser bem alimentado, senão embola,(falha), por excesso de ar e falta de combustível.

    O segredo do acerto dele, e começar do original e ir aumentando até parar de falhar. Como você faz isso, ande devagar em segunda marcha e afunde o pé relativamente rápido, se der buraco, ele está pequeno, aumente até parar o buraco na aceleração.

    GICLES DE AR

    Devemos deixar no gicle de ar original (n° 200) por enquanto, esse cara é extremamente sistemático de acertar ele, ande com o carro, veja o comportamento, aqui nesse momento a probabilidade de seu carro estar quase liso é grande.

    Bom, para acerto fino, você pode fechar o gicle e passar uma broca 150 para ir testando, e vai aumentando de 10 em 10 pontos e encontre o valor que mais se adeque ao funcionamento, esse não têm segredo é teste mesmo.

    Uma ajuda, deixe 180 para álcool e 200 para gasolina, caso não queira fazer o teste.

    TESTES AVANÇADOS " Aqui seu carro já consegue andar normalmente, mas não ideal"

    Varie valores de canetas para encontrar melhores funcionamentos, quanto menor o valor da caneta mais rica deixa a mistura, exemplo F2, já as canetas F16 são opostas.

    Recomendo uso de F7 para etanol e F16 para gasolina, para acertos finíssimos, ( Uma sugestão).

    Etanol é quase essencial o uso das F7, mas a gasolina dá um ajuste bom com as F11 originais.

    Da mesma forma você poderá fazer testes com os venturis do carro, quanto menor o venturi melhor a baixa do carro, consequentemente prende de alta, veja sua faixa de rotação preferida e ajuste de modo a priorizar a rotação que goste.

    Carros movidos a etanol tendem a dar acerto com venturis menores, por a relação de ar que o etanol precisa é de 65% do valor da gasolina BR.

    OBS: Caso use IDF 44 em motores originais a troca de venturis é indispensável, originalmente vem com 36 mm o ganho em arrasto é muito pequeno.

    Use os venturis da IDF 40 para começar seu acerto.

    Segue também esse vídeo:

    GranTurismo e André Paulo Moreira gostam desta mensagem

    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por frederico santos Sáb 8 Ago - 14:51:37

    Parabéns pelo post. Detalhes preciosos bem detalhado. Aprenda Afinar sua Weber  122938
    Regera6
    Regera6
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 247
    Idade : 53
    Localização : Londrina/Pr
    Modelo do carro : Opala sedan SL 89 preto
    Caravan SL 88 bege
    Cilindros : 4cilindros(futuro 6)
    4cilindros cursado 2.8L injetado em fase de montagem
    Data de inscrição : 02/04/2011

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Regera6 Sáb 8 Ago - 15:07:27

    Show de bola Jean, já salvei pra ficar no jeito pra pesquisar. Valeu pelo empenho. Abraço.
    opaleiro ss
    opaleiro ss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1214
    Localização : Avaré
    Modelo do carro : Opala ss4 76
    Diplomata SE 88
    Opala especial 76
    Caravan Comodoro SL/E 88
    Caravan 75
    Cilindros : 24
    Data de inscrição : 27/03/2011

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por opaleiro ss Sáb 8 Ago - 20:05:38

    Muito bom!!!

    Parabéns.
    grechejr
    grechejr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 546
    Idade : 38
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Escort Zetec
    Cilindros : 4 - 1.8 16V
    Data de inscrição : 10/01/2014

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por grechejr Sáb 8 Ago - 20:25:00

    Mais simples, objetivo e melhor explicação que eu já ví. Obrigado Jean!
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por bruno silverstar83 Sáb 8 Ago - 21:27:26

    Parabéns pelo tópico Jean,excelente texto e vai ser de grande ajuda pra muitos.

    Esse tópico é um exemplo que a weber não é o bicho de 7 cabeças pra lidar,acreditem é mais facil afinar a weber IDF do que uma 446.Sem duvida esse carburador foi um dos melhores investimentos que fiz no silver até hoje.


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Aprenda Afinar sua Weber  14tyfko
    Jean Michel Colet
    Jean Michel Colet
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2839
    Localização : Maringá - PR
    Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

    Chevette 89 SL - Aspirado
    Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
    Data de inscrição : 25/08/2009

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 8 Ago - 21:48:10

    grechejr escreveu:Mais simples, objetivo e melhor explicação que eu já ví. Obrigado Jean!

    Nossa, assim me deixa até sem graça rapaz, Obrigado pelos elogios!
    Jean Michel Colet
    Jean Michel Colet
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2839
    Localização : Maringá - PR
    Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

    Chevette 89 SL - Aspirado
    Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
    Data de inscrição : 25/08/2009

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 8 Ago - 21:48:44

    bruno silverstar83 escreveu:Parabéns pelo tópico Jean,excelente texto e vai ser de grande ajuda pra muitos.

    Esse tópico é um exemplo que a weber não é o bicho de 7 cabeças pra lidar,acreditem é mais facil afinar a weber IDF do que uma 446.Sem duvida esse carburador foi um dos melhores investimentos que fiz no silver até hoje.

    Por nada Bruno, agradeço o carinho.
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Pedrão B. Sáb 8 Ago - 22:04:23

    Assim que eu chegar em casa, vou ler tudo!
    E re-ler...
    Pra tentar entender!
    Mas de ante-mão, show de bola o tópico!
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Andre_SP
    Andre_SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 358
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 28/09/2012

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Andre_SP Dom 9 Ago - 0:03:27

    Aproveitando esse excelente tópico sobre carburador, Meu 4cc álcool original está usando uma H34 com venturis de 23 e 27, Tenho os venturis 20 e 21, gostaria de saber qual a melhor combinação de venturis para um 151 original ?.

    Muito Obrigado.

    Andre_SP
    SevenFifty
    SevenFifty
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1240
    Idade : 37
    Localização : Guaratinguetá-SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
    Cilindros : 4 (151)
    Data de inscrição : 06/09/2010

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por SevenFifty Dom 9 Ago - 10:19:05

    Muito obrigado por disponibilizar parte do seu conhecimento!

    Eu antes tinha "medo" desse carburador, mas apenas por não conhecê-lo. Agora ele entrou na lista dos planos!
    Jean Michel Colet
    Jean Michel Colet
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2839
    Localização : Maringá - PR
    Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

    Chevette 89 SL - Aspirado
    Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
    Data de inscrição : 25/08/2009

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Jean Michel Colet Dom 9 Ago - 11:54:57

    Andre_SP escreveu:Aproveitando esse excelente tópico sobre carburador, Meu 4cc álcool original está usando uma H34 com venturis de 23 e 27, Tenho os venturis 20 e 21, gostaria de saber qual a melhor combinação de venturis para um 151 original ?.

    Muito Obrigado.

    Andre_SP

    Como citado no texto, quanto menor os venturis melhor a baixa do motor e mais prende de alta.

    Você deve escolher os venturis em função da rotação que deseja o carro liso.
    Jean Michel Colet
    Jean Michel Colet
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2839
    Localização : Maringá - PR
    Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

    Chevette 89 SL - Aspirado
    Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
    Data de inscrição : 25/08/2009

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Jean Michel Colet Dom 9 Ago - 11:59:44

    Aprenda Afinar sua Weber  11863418_734070200051958_1017092344167898916_n

    Irei instalar no meu carro essa semana.

    Postarei videos!
    pedrolimajr
    pedrolimajr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 41
    Idade : 42
    Localização : Lages-SC
    Modelo do carro : Diplomata 86/87 Cupê
    Cilindros : 4.1 Asp
    Data de inscrição : 01/02/2015

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por pedrolimajr Ter 11 Ago - 9:51:56

    Parabéns Jean, mais um excelente tópico, ajudando sempre a nós usuários deste carburador.
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Paulo Corso Qui 13 Ago - 13:19:00

    Jean parabéns pelo tópico e por compartilhar as informações. Fica mais fácil pra todos.


    _________________
    Aprenda Afinar sua Weber  345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    SEISCANECO
    SEISCANECO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 36
    Idade : 53
    Localização : Caldas Novas-Goiás
    Modelo do carro : Diplomata 4 prts 6cc 4.1i 91/92 Preta Negona
    Cilindros : 4100cc 250S
    Data de inscrição : 25/07/2012

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty .

    Mensagem por SEISCANECO Ter 8 Set - 16:33:18

    Jean Michel Colet escreveu:Aprenda Afinar sua Weber  11863418_734070200051958_1017092344167898916_n

    Irei instalar no meu carro essa semana.

    Postarei videos!
    Isto e uma bela industria de energia..... What a Face
    andreropelato
    andreropelato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Localização : Joinville
    Modelo do carro : Diplomata SE 4.1 1991
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 03/11/2017

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Dúvida de consumo

    Mensagem por andreropelato Sex 3 Nov - 18:39:08

    Boa noite Jean, boa explicação sobre a regulagem.

    Tenho um diplomata 4.1 91, já peguei ele com o motor feito e estou meio surpreso com o consumo, não está fazendo 2km/L. O motor está usando um comando Iskenderian 278x278, pistões flat, cabeçote trabalhado, coletores de admissão e escapamento dimensionados, Weber 40 original. Porém percebi que as canetas estão arrombadas, você poderia indicar alguma configuração visando um pouco mais de "economia"? Sei que o carro vai beber de qualquer jeito, mas se chegar nuns 4 ou 5km/L já está perfeito.
    Eduardo Cruz
    Eduardo Cruz
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 270
    Idade : 41
    Localização : Americana-SP
    Modelo do carro : Opala De Luxo 1974
    Cilindros : 4100/6 cilindros
    Data de inscrição : 16/08/2010

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Eduardo Cruz Sex 3 Nov - 19:18:31

    parabéns Jean otimo post, Vai ajudar muito a nós opaleiros
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por adpachec Sex 3 Nov - 20:10:10

    andreropelato escreveu:Boa noite Jean, boa explicação sobre a regulagem.

    Tenho um diplomata 4.1 91, já peguei ele com o motor feito e estou meio surpreso com o consumo, não está fazendo 2km/L. O motor está usando um comando Iskenderian 278x278, pistões flat, cabeçote trabalhado, coletores de admissão e escapamento dimensionados, Weber 40 original. Porém percebi que as canetas estão arrombadas, você poderia indicar alguma configuração visando um pouco mais de "economia"? Sei que o carro vai beber de qualquer jeito, mas se chegar nuns 4 ou 5km/L já está perfeito.

    Eduardo Cruz escreveu:parabéns Jean otimo post, Vai ajudar muito a nós opaleiros


    Aprenda Afinar sua Weber  Images?q=tbn:ANd9GcQK554iqjHXIqJU_O4OCH2D5uG6MeNSe3x3vmdRFr_9sM4qZGhmr_6XOOQD

    O Jean não participa mais do fórum....
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por bruno silverstar83 Sex 3 Nov - 21:44:08

    andreropelato escreveu:Boa noite Jean, boa explicação sobre a regulagem.

    Tenho um diplomata 4.1 91, já peguei ele com o motor feito e estou meio surpreso com o consumo, não está fazendo 2km/L. O motor está usando um comando Iskenderian 278x278, pistões flat, cabeçote trabalhado, coletores de admissão e escapamento dimensionados, Weber 40 original. Porém percebi que as canetas estão arrombadas, você poderia indicar alguma configuração visando um pouco mais de "economia"? Sei que o carro vai beber de qualquer jeito, mas se chegar nuns 4 ou 5km/L já está perfeito.

    Com essa configuração do motor dificilmente vai fazer 4 km/l


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Aprenda Afinar sua Weber  14tyfko
    Fernandinho SP
    Fernandinho SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 60
    Idade : 52
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : OPALA COMODORO COUPÊ 1979
    Cilindros : 6 Cil. 4100 cc
    Data de inscrição : 11/01/2018

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Fernandinho SP Ter 6 Fev - 14:40:11

    Jean Michel Colet escreveu:Olá amigos Opaleiros,

    Vou escrever esse tutorial, para iniciantes e até para alguns experientes de mecânica de Opala, tenho amigos aqui que são experientes, que me apoiaram na ideia que muitos de vocês que estão lendo o conhecem por JRicardo e outros amigos como o Bruno, Pedro, Pedrão, Sergio e demais que acompanham o meu trabalho em carburadores.

    O texto de hoje se limita em afinar um carburador weber 40 - 44 - 48 e outros.

    Vou escrever sem cálculos, ou pelo menos vou tentar, não sou muito fã de passar informação, sem demonstrar de onde vem a informação, a quem não goste de calculo o texto será uma bandeja cheia.

    OBS: A INFORMAÇÕES AQUI ESCRITAS SÃO VALIDAS PARA MOTORES DE QUALQUER COMBUSTÍVEL OPERANTE,COM SUAS DEVIDAS AFINIDADES.

    ADOTO AQUI QUE VOCÊ ESTÁ COM UM CARBURADOR NOVO NA MÃO, CASO NÃO ESTEJA, DEIXE NA CONFIGURAÇÃO DE NOVO PARA COMEÇAR OS TESTES, CARBURADOR ARROMBADO TÊM FALHAS PROVENIENTES DE EXCESSO.

    LENTA: 52
    PRINCIPAL: 115
    AR: 200
    CANETAS: F11
    INJETOR DE RAPIDA : 55
    VENTURES: 28 mm

    CONFIGURAÇÃO DE UMA IDF 40 DE FABRICA.

    Segue imagens para saber exatamente do que eu estou falando.

    Aprenda Afinar sua Weber  11822591_734072473385064_6586338397018698911_n

    Aprenda Afinar sua Weber  11836923_733990776726567_8792013731502102204_n

    Aprenda Afinar sua Weber  11846733_733987676726877_6410879632949306086_n
    Começaremos pela coisa mais importante é ligar o carro e segurar lenta!

    GICLES DE LENTA

    Figura 1 - Gicle de Lenta
    Aprenda Afinar sua Weber  10685497_712484735543838_8649899396459221016_n

    O gicle de marcha lenta está ideal quando você (operante de uma chave fenda) varia o parafuso da mistura e sente o motor mudar sua rotação e suavidade de funcionamento, caso você mexa no parafuso e não mude é por que ele está totalmente fora do padrão esperado pelo seu motor,grande ou pequeno, lembrando, faça isso com o by-pass fechado.

    By - pass é uma ferramenta praticamente " a mais" que as weber têm, têm como função deixar passar mais ar por baixo da borboleta, ajudando acertar a marcha lenta, SIM só a marcha lenta.( Usada para correção de marcha lenta em variação de temperaturas e elevação onde a pressão muda).

    Características de má funcionamento do gicle de lenta:

    1° - Parafuso totalmente fechado da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta GRANDE).

    2° - Parafuso totalmente aberto da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta PEQUENO).

    Finalizando o gicle de lenta, na variação do parafuso, quando totalmente fechado deve estar com funcionamento ruim e muito aberto ruim, no meio termo alisa o motor ( em torno de 2,5 voltas), sintoma de gicle de lenta ideal.

    SENDO ASSIM PRECISAMOS DESENVOLVER O MOTOR, ONDE MEXEMOS?

    GICLES PRINCIPAIS

    Quando você retira a caneta ele se encontra oposto ao local que você usou para desparafusar com uma chave de fenda.

    Figura 2 - Gicle Principal
    Aprenda Afinar sua Weber  549401_712484738877171_5721238355897312400_n

    Como eu sei se ele está pequeno ou grande, ambos sintomas de excesso e falta sem muito parecidos, algumas técnicas fáceis de se descobrir é:

    - Gicle principal fino não têm tendência a cheirar combustível e aquece o motor.

    - Gicle principal grande cheira combustível.

    A minha técnica é coloque um pequeno e comece os teste, tirar o buraco de falta é mais fácil que de excesso.

    O teste se faz da seguinte maneira: Deixe o motor em marcha lenta, pois você acabou de acertar ela, correto? Acelere gradativamente, bem devagar não rápido, pois se acelerar rápido você irá solicitar ajuda de combustível dos injetores de rápida e ele ainda não está calibrado, pois bem, acelere gradativo, você terá que chegar em alta rotação sem falhar pois o sistema principal estará alimentado corretamente.

    Começando de gicles pequenos as falhas serão obvias por falta de combustível, você irá aumentando gradativo de 10 em 10 pontos(MODO GROSSEIRO).

    Em motores 6 cilindros a gasolina comece com gicles 140 e a álcool 170, a certeza de falhar é grande. (Por favor acelere bem devagar, pois não pode solicitar ajuda da rápida).

    E agora JOSÉ o que devemos mexer?

    GICLES DE RÁPIDA

    Gicles de rápida são os mais complicados de acertar, e o que mais aparece gente me procurando para acertos de carburação é por causa desse gicle. Deixam pequenos, ou originais achando que só muda principal.

    Primeiro de tudo lembrem-se que o motor que vocês estão tentando acertar têm uma cilindrada a se considerar, mesmo o 4 cilindros, são 2500 cm³ de ar por ciclo.

    Por seguinte, quando você pisa de uma vez, o motor precisa ser bem alimentado, senão embola,(falha), por excesso de ar e falta de combustível.

    O segredo do acerto dele, e começar do original e ir aumentando até parar de falhar. Como você faz isso, ande devagar em segunda marcha e afunde o pé relativamente rápido, se der buraco, ele está pequeno, aumente até parar o buraco na aceleração.

    GICLES DE AR

    Devemos deixar no gicle de ar original (n° 200) por enquanto, esse cara é extremamente sistemático de acertar ele, ande com o carro, veja o comportamento, aqui nesse momento a probabilidade de seu carro estar quase liso é grande.

    Bom, para acerto fino, você pode fechar o gicle e passar uma broca 150 para ir testando, e vai aumentando de 10 em 10 pontos e encontre o valor que mais se adeque ao funcionamento, esse não têm segredo é teste mesmo.

    Uma ajuda, deixe 180 para álcool e 200 para gasolina, caso não queira fazer o teste.

    TESTES AVANÇADOS " Aqui seu carro já consegue andar normalmente, mas não ideal"

    Varie valores de canetas para encontrar melhores funcionamentos, quanto menor o valor da caneta mais rica deixa a mistura, exemplo F2, já as canetas F16 são opostas.

    Recomendo uso de F7 para etanol e F16 para gasolina, para acertos finíssimos, ( Uma sugestão).

    Etanol é quase essencial o uso das F7, mas a gasolina dá um ajuste bom com as F11 originais.

    Da mesma forma você poderá fazer testes com os venturis do carro, quanto menor o venturi melhor a baixa do carro, consequentemente prende de alta, veja sua faixa de rotação preferida e ajuste de modo a priorizar a rotação que goste.

    Carros movidos a etanol tendem a dar acerto com venturis menores, por a relação de ar que o etanol precisa é de 65% do valor da gasolina BR.

    OBS: Caso use IDF 44 em motores originais a troca de venturis é indispensável, originalmente vem com 36 mm o ganho em arrasto é muito pequeno.

    Use os venturis da IDF 40 para começar seu acerto.

    Segue também esse vídeo:

    Parabéns, Jean Michel, pelas suas postagens. Estão sendo de grande utilidade e aprimorando nossos conhecimentos técnicos.
    Só fiquei com uma dúvida, e acho que outros colegas também.
    Para que serve aquele 3° parafuso de regulagem ao lado da regulagem da mistura e do by pass ?
    já procurei em outros canais a resposta mas sem sucesso.
    Paulo Roberto B
    Paulo Roberto B
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Idade : 37
    Localização : Sumaré São Paulo
    Modelo do carro : 1988 opala comodoro sl/e
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 06/09/2015

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Paulo Roberto B Ter 6 Fev - 15:37:43

    Esse parafuso vc retira e coloca um bico p fazer injecao de gasolina, quando o veiculo ė a alcool
    Fernandinho SP
    Fernandinho SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 60
    Idade : 52
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : OPALA COMODORO COUPÊ 1979
    Cilindros : 6 Cil. 4100 cc
    Data de inscrição : 11/01/2018

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Fernandinho SP Ter 6 Fev - 16:07:25

    Paulo Roberto B escreveu:Esse parafuso vc retira e coloca um bico p fazer injecao de gasolina, quando o veiculo ė a alcool

    Só pra isso ?!!

    Interessante, Obrigado Paulo.
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por eleandro kalckmann Ter 6 Fev - 16:51:59

    Jean Michel Colet escreveu:Olá amigos Opaleiros,

    Vou escrever esse tutorial, para iniciantes e até para alguns experientes de mecânica de Opala, tenho amigos aqui que são experientes, que me apoiaram na ideia que muitos de vocês que estão lendo o conhecem por JRicardo e outros amigos como o Bruno, Pedro, Pedrão, Sergio e demais que acompanham o meu trabalho em carburadores.

    O texto de hoje se limita em afinar um carburador weber 40 - 44 - 48 e outros.

    Vou escrever sem cálculos, ou pelo menos vou tentar, não sou muito fã de passar informação, sem demonstrar de onde vem a informação, a quem não goste de calculo o texto será uma bandeja cheia.

    OBS: A INFORMAÇÕES AQUI ESCRITAS SÃO VALIDAS PARA MOTORES DE QUALQUER COMBUSTÍVEL OPERANTE,COM SUAS DEVIDAS AFINIDADES.

    ADOTO AQUI QUE VOCÊ ESTÁ COM UM CARBURADOR NOVO NA MÃO, CASO NÃO ESTEJA, DEIXE NA CONFIGURAÇÃO DE NOVO PARA COMEÇAR OS TESTES, CARBURADOR ARROMBADO TÊM FALHAS PROVENIENTES DE EXCESSO.

    LENTA: 52
    PRINCIPAL: 115
    AR: 200
    CANETAS: F11
    INJETOR DE RAPIDA : 55
    VENTURES: 28 mm

    CONFIGURAÇÃO DE UMA IDF 40 DE FABRICA.

    Segue imagens para saber exatamente do que eu estou falando.

    Aprenda Afinar sua Weber  11822591_734072473385064_6586338397018698911_n

    Aprenda Afinar sua Weber  11836923_733990776726567_8792013731502102204_n

    Aprenda Afinar sua Weber  11846733_733987676726877_6410879632949306086_n
    Começaremos pela coisa mais importante é ligar o carro e segurar lenta!

    GICLES DE LENTA

    Figura 1 - Gicle de Lenta
    Aprenda Afinar sua Weber  10685497_712484735543838_8649899396459221016_n

    O gicle de marcha lenta está ideal quando você (operante de uma chave fenda) varia o parafuso da mistura e sente o motor mudar sua rotação e suavidade de funcionamento, caso você mexa no parafuso e não mude é por que ele está totalmente fora do padrão esperado pelo seu motor,grande ou pequeno, lembrando, faça isso com o by-pass fechado.

    By - pass é uma ferramenta praticamente " a mais" que as weber têm, têm como função deixar passar mais ar por baixo da borboleta, ajudando acertar a marcha lenta, SIM só a marcha lenta.( Usada para correção de marcha lenta em variação de temperaturas e elevação onde a pressão muda).

    Características de má funcionamento do gicle de lenta:

    1° - Parafuso totalmente fechado da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta GRANDE).

    2° - Parafuso totalmente aberto da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta PEQUENO).

    Finalizando o gicle de lenta, na variação do parafuso, quando totalmente fechado deve estar com funcionamento ruim e muito aberto ruim, no meio termo alisa o motor ( em torno de 2,5 voltas), sintoma de gicle de lenta ideal.

    SENDO ASSIM PRECISAMOS DESENVOLVER O MOTOR, ONDE MEXEMOS?

    GICLES PRINCIPAIS

    Quando você retira a caneta ele se encontra oposto ao local que você usou para desparafusar com uma chave de fenda.

    Figura 2 - Gicle Principal
    Aprenda Afinar sua Weber  549401_712484738877171_5721238355897312400_n

    Como eu sei se ele está pequeno ou grande, ambos sintomas de excesso e falta sem muito parecidos, algumas técnicas fáceis de se descobrir é:

    - Gicle principal fino não têm tendência a cheirar combustível e aquece o motor.

    - Gicle principal grande cheira combustível.

    A minha técnica é coloque um pequeno e comece os teste, tirar o buraco de falta é mais fácil que de excesso.

    O teste se faz da seguinte maneira: Deixe o motor em marcha lenta, pois você acabou de acertar ela, correto? Acelere gradativamente, bem devagar não rápido, pois se acelerar rápido você irá solicitar ajuda de combustível dos injetores de rápida e ele ainda não está calibrado, pois bem, acelere gradativo, você terá que chegar em alta rotação sem falhar pois o sistema principal estará alimentado corretamente.

    Começando de gicles pequenos as falhas serão obvias por falta de combustível, você irá aumentando gradativo de 10 em 10 pontos(MODO GROSSEIRO).

    Em motores 6 cilindros a gasolina comece com gicles 140 e a álcool 170, a certeza de falhar é grande. (Por favor acelere bem devagar, pois não pode solicitar ajuda da rápida).

    E agora JOSÉ o que devemos mexer?

    GICLES DE RÁPIDA

    Gicles de rápida são os mais complicados de acertar, e o que mais aparece gente me procurando para acertos de carburação é por causa desse gicle. Deixam pequenos, ou originais achando que só muda principal.

    Primeiro de tudo lembrem-se que o motor que vocês estão tentando acertar têm uma cilindrada a se considerar, mesmo o 4 cilindros, são 2500 cm³ de ar por ciclo.

    Por seguinte, quando você pisa de uma vez, o motor precisa ser bem alimentado, senão embola,(falha), por excesso de ar e falta de combustível.

    O segredo do acerto dele, e começar do original e ir aumentando até parar de falhar. Como você faz isso, ande devagar em segunda marcha e afunde o pé relativamente rápido, se der buraco, ele está pequeno, aumente até parar o buraco na aceleração.

    GICLES DE AR

    Devemos deixar no gicle de ar original (n° 200) por enquanto, esse cara é extremamente sistemático de acertar ele, ande com o carro, veja o comportamento, aqui nesse momento a probabilidade de seu carro estar quase liso é grande.

    Bom, para acerto fino, você pode fechar o gicle e passar uma broca 150 para ir testando, e vai aumentando de 10 em 10 pontos e encontre o valor que mais se adeque ao funcionamento, esse não têm segredo é teste mesmo.

    Uma ajuda, deixe 180 para álcool e 200 para gasolina, caso não queira fazer o teste.

    TESTES AVANÇADOS " Aqui seu carro já consegue andar normalmente, mas não ideal"

    Varie valores de canetas para encontrar melhores funcionamentos, quanto menor o valor da caneta mais rica deixa a mistura, exemplo F2, já as canetas F16 são opostas.

    Recomendo uso de F7 para etanol e F16 para gasolina, para acertos finíssimos, ( Uma sugestão).

    Etanol é quase essencial o uso das F7, mas a gasolina dá um ajuste bom com as F11 originais.

    Da mesma forma você poderá fazer testes com os venturis do carro, quanto menor o venturi melhor a baixa do carro, consequentemente prende de alta, veja sua faixa de rotação preferida e ajuste de modo a priorizar a rotação que goste.

    Carros movidos a etanol tendem a dar acerto com venturis menores, por a relação de ar que o etanol precisa é de 65% do valor da gasolina BR.

    OBS: Caso use IDF 44 em motores originais a troca de venturis é indispensável, originalmente vem com 36 mm o ganho em arrasto é muito pequeno.

    Use os venturis da IDF 40 para começar seu acerto.

    Segue também esse vídeo:

    show!!!!! parabens !!!!
    A Richetti
    A Richetti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 169
    Localização : são paulo
    Modelo do carro : opala coupe 1981
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 23/06/2015

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por A Richetti Seg 27 Abr - 20:55:52

    Boa noite gente.

    Vou aproveitar este tópico para falar um pouco da dor de cabeça que tive com meu carburador replica da weber 40 (FAJS 40) e a solução não muito convencional que achei para o problema. Claro, é uma solução temporária, mas funcionou bem.

    A parte ruim deste carburador é que as peças de reposição você encontra praticamente só na internet e nem sempre temos uma pessoa que saiba regulá-lo direitinho. Recentemente, levei o carro para um mecânico que iria trocar o comando por um mais forte e regular o carburador, uma FAJS 40. Quando peguei o carro novamente, a lenta estava muito aquém do que eu imaginava para um comando 260, oscilava muito, o carro morria, parecia que sempre estava dando excesso, foi só dor de cabeça. Estes dias eu resolvi tirar o carburador para fazer uma boa limpeza e verificar o ajuste da altura da bóia. Quando tirei o gicle de lenta, pude perceber que os orifícios haviam sido demasiadamente aumentados e estavam irregulares, com rebarbas e a ponta deles estava meio desgastada, talvez por aperto excessivo no parafuso. Isso me fez acreditar que o carburador estava realmente dando excesso na lenta.

    Para ajustar o carburador, eu precisaria trocar os dois gicles de lenta, mas e aí, como saber o tamanho para essa configuração do motor? Teria que começar de um valor pequeno, digamos 50, ou 55 e ir aumentando gradativamente se fosse o caso. Teria que solicitar um par de gicle pela internet, torcer para vir corretamente e trabalhar neles. Outro problema é o fato de eu não ter a ferramente para ir aumentando o orifício do gicle.

    Não vou negar que a solução que eu encontre foi uma bela de uma gambiarra. Eu fui numa loja antiga de autopeças (uma bem antiga aqui na cidade) e pedi para olhar todo o material que eles tinham de carburadores, esses que eram normalmente utilizados nos nossos carros (opala, corcel, gol, etc). Achei o gicle de lenta, se não me engano, do carburador weber 460, muito parecido em formato com o da FAJS 40, porém, menor em tamanho. A loja tinha todas as medidas de orifício a pronta entrega e cobrava 5 reais por peça. Eu comprei duas peças do número 62, imaginando que esta numeração pudesse ser normalizada, ou seja, orifício 62 do gicle do weber 460 seria equivalente ao orifício 62 do FAJS 40 (não sei se procede). Como ele é menor do que o que veio originalmente no FAJS 40, tive de improvisar uma luva, para obter a mesma altura final. O que deu certinho aí, foi uma seção daqueles pinos de conectores de tomada, serviu como uma luva (vide figuras abaixo).

    Depois de pronto, instalei no carburador esse gicle improvisado e, por incrível que pareça, funcionou muito bem, a lenta ficou muito melhor do que quando o carro voltou do mecânico especialista, ahahaha!

    Bom, então, já que está funcionando bem, vou deixar assim por enquanto, mas desse jeito ficou bem fácil de eu testar vários tamanhos de gicle para só depois, se for o caso, comprar o tamanho correto do gicle da weber 40.

    Apesar de ser uma solução não convencional, espero que possa ajudar outros que estejam tentando regular seus carburadores Weber 40.

    Aprenda Afinar sua Weber  Gicleurs-de-lenta

    Aprenda Afinar sua Weber  Gicleur-lenta-montado
    abner rodrigues de souza
    abner rodrigues de souza
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 226
    Idade : 38
    Localização : Santo André - SP
    Modelo do carro : Diplomata 86 Saia e blusa
    Cilindros : 6cc + 6X2
    Data de inscrição : 24/09/2014

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por abner rodrigues de souza Ter 28 Abr - 9:06:32

    A Richetti escreveu:Boa noite gente.

    Vou aproveitar este tópico para falar um pouco da dor de cabeça que tive com meu carburador replica da weber 40 (FAJS 40) e a solução não muito convencional que achei para o problema. Claro, é uma solução temporária, mas funcionou bem.

    A parte ruim deste carburador é que as peças de reposição você encontra praticamente só na internet e nem sempre temos uma pessoa que saiba regulá-lo direitinho. Recentemente, levei o carro para um mecânico que iria trocar o comando por um mais forte e regular o carburador, uma FAJS 40. Quando peguei o carro novamente, a lenta estava muito aquém do que eu imaginava para um comando 260, oscilava muito, o carro morria, parecia que sempre estava dando excesso, foi só dor de cabeça. Estes dias eu resolvi tirar o carburador para fazer uma boa limpeza e verificar o ajuste da altura da bóia. Quando tirei o gicle de lenta, pude perceber que os orifícios haviam sido demasiadamente aumentados e estavam irregulares, com rebarbas e a ponta deles estava meio desgastada, talvez por aperto excessivo no parafuso. Isso me fez acreditar que o carburador estava realmente dando excesso na lenta.

    Para ajustar o carburador, eu precisaria trocar os dois gicles de lenta, mas e aí, como saber o tamanho para essa configuração do motor? Teria que começar de um valor pequeno, digamos 50, ou 55 e ir aumentando gradativamente se fosse o caso. Teria que solicitar um par de gicle pela internet, torcer para vir corretamente e trabalhar neles. Outro problema é o fato de eu não ter a ferramente para ir aumentando o orifício do gicle.

    Não vou negar que a solução que eu encontre foi uma bela de uma gambiarra. Eu fui numa loja antiga de autopeças (uma bem antiga aqui na cidade) e pedi para olhar todo o material que eles tinham de carburadores, esses que eram normalmente utilizados nos nossos carros (opala, corcel, gol, etc). Achei o gicle de lenta, se não me engano, do carburador weber 460, muito parecido em formato com o da FAJS 40, porém, menor em tamanho. A loja tinha todas as medidas de orifício a pronta entrega e cobrava 5 reais por peça. Eu comprei duas peças do número 62, imaginando que esta numeração pudesse ser normalizada, ou seja, orifício 62 do gicle do weber 460 seria equivalente ao orifício 62 do FAJS 40 (não sei se procede). Como ele é menor do que o que veio originalmente no FAJS 40, tive de improvisar uma luva, para obter a mesma altura final. O que deu certinho aí, foi uma seção daqueles pinos de conectores de tomada, serviu como uma luva (vide figuras abaixo).

    Depois de pronto, instalei no carburador esse gicle improvisado e, por incrível que pareça, funcionou muito bem, a lenta ficou muito melhor do que quando o carro voltou do mecânico especialista, ahahaha!

    Bom, então, já que está funcionando bem, vou deixar assim por enquanto, mas desse jeito ficou bem fácil de eu testar vários tamanhos de gicle para só depois, se for o caso, comprar o tamanho correto do gicle da weber 40.

    Apesar de ser uma solução não convencional, espero que possa ajudar outros que estejam tentando regular seus carburadores Weber 40.

    Aprenda Afinar sua Weber  Gicleurs-de-lenta

    Aprenda Afinar sua Weber  Gicleur-lenta-montado


    Pois é "A Richetti", li seu outro tópico sobre as copias da Weber e percebi que a galera tem certo receio desse carburador mas, acredito que tudo tenha seu jeito de resolução e digamos que, com o passo a passo do amigo Jean que não faz mais parte do fórum, já tenhamos um norte no pré acerto da Weber.

    Estou acompanhando para ver sua evolução com esse "bura" e achei interessante sua solução com o pedaço de pino de tomada como luva, essas horas nos orgulhamos de sermos opaleiros kkkkk OKK

    Boa sorte e abraço.
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por André Márcio Sáb 30 maio - 21:30:33

    Boa noite amigos!

    Estou tendo muita dificuldade em acertar a weber 40 do meu carro. Só esta fazendo 2,3km/l na gasolina
    Configurações do motor:
    1. Cabeçote com fluxo trabalhado e valvulas de admissão e escape da Blazer
    2. Comando CompCams 260h
    3. Coletor santilli
    4. Escape 6x2
    5. taxa 8.9


    A weber 40 está com as seguintes configurações
    1. Canetas f7
    2. Giclê de lenta 65
    3. Giclê principal 160
    4. Giclê de ar 200
    5. Venturi 30mm

    Tenho tentado de tudo, inclusive, o carro quase nem altera o funcionamento quando fecho totalmente os parafusos do ar (obs. bypass todo fechado).
    Ele falha um pouco na lenta, mas tem uma progressão inicial ruim, mas uma alta excelente.
    Nas acelerações rápidas ele tb não engasga, responde bem... o problema é só a lenta.

    Eu estava pensando em reduzir de giclê de lenta para 50 e colocar uma canetas f16.
    O que os amigos mais experientes dizem?
    A Richetti
    A Richetti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 169
    Localização : são paulo
    Modelo do carro : opala coupe 1981
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 23/06/2015

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por A Richetti Seg 1 Jun - 17:13:01

    Essa lenta e início de progressão  ruins podem indicar excesso de combustível. O meu carro está com configuração parecida, mas o gicle da lenta é o 55. Eu tentaria, inicialmente, verificar a altura da bóia. A minha eu tive que deixar uma altura em repouso sobre a agulha
    maior que os 11 mm que dizem ser o ideal para esse carburador. Depois que fiz isso, resolvi em grande parte o problema de excesso.

    Verificar se os giclês de lenta e progressão não estão amassados na ponta. Tem gente que aperta demais e pode danificar a ponta.

    Se for uma Fajs, como a minha, pode ter travamento da bóia. A tampa de cima do carburador tem um certo jogo, verifique a posição correta que faz com que a bóia não trave. No caso do meu, eu forço a tampa em direção ao paralama do lado do motorista enquanto aperto os parafusos.

    Coisa de louco, kkkk

    Desejo boa sorte aí.
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por André Márcio Seg 1 Jun - 17:46:25

    Obg meu amigo. Comprei um jogo de gicles virgens. Quando chegar vou ver a altura da boia e mudar o de lenta para 50... depois vou vendo os outros.
    GustavoZorzi
    GustavoZorzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 467
    Idade : 26
    Localização : Santa Isabel do Ivaí
    Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
    Cilindros : Quatro
    Data de inscrição : 09/06/2014

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por GustavoZorzi Seg 1 Jun - 18:48:45

    André Márcio escreveu:Obg meu amigo. Comprei um jogo de gicles virgens. Quando chegar vou ver a altura da boia e mudar o de lenta para 50... depois vou vendo os outros.
    Caso não de um resultado tãoo bom assim tenta ver esse seu venturi, pois normalmente se usa 28mm.
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por André Márcio Seg 1 Jun - 19:34:07

    Mas acho que o venturi de 28mm deve restringir na alta (e ele ta excelente) vou começar pelos gicles de lenta, depois vou na caneta depois vou no do ar, por ultimo vou no de alta... assim que chegar, vou fazer esse remap oldschool e posto o resultado. Vlw rapaziada
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por André Márcio Qua 8 Jul - 9:17:23

    Amigos, concluí o acerto. (achei até que já tinha postado o resultado)
    Lembrando que o carro está com cabeçote trabalhado (aumento dos dutos, valvulas blazer ADM e ESC), escape 6x2, comando 260H compcams e W40.

    Segue a medida utilizada:
    1. Lenta 50
    2. Principal 140
    3. Ar 200
    4. Venture 30mm
    5. Canetas F7
    6. econostat com saída 0.60mm (pescador do fundo da cuba até a tampa com 3mm internos e continuação em direção ao venturi de capilar de 0.60mm interno). obs. esse dutos de cobre, consegui em uma oficina que conserta geladeira.

    Quando reduzir os gicles de lenta e principal o carro ficou muito bom e liso, sem nenhum buraco (fazendo 5,1 km/l na cidade e 7,6km/l na estrada a 110km/h), mas ficou um pouco mais manso, mas a sonda marcando todo tempo entre 0.85 a 0.95. Por outro lado, se eu pisasse fundo na alta (em 4ª marcha) a sonda ficava muito pobre (marcando até 1.20).

    Então, depois, coloquei o econostat nas medidas indicadas acima, aí a falta na alta normalizou (inclusive com puxada de 5500RPM de 2ª marcha), e a sonda marcou no máximo 0.95. Porém, não medi mais o consumo. O carro voltou a ficar violento e a sonda, em qualquer faixa de giro e torque, fica entre 0.85 a 0.95).

    Fiquei bem satisfeito, pois tive muitas frustrações tentando o acerto ideal.

    Retribuindo aos amigos que me ajudaram, deixo meu contato para quem quiser saber mais detalhes (88 99300 6873)
    thialmeidatt
    thialmeidatt
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 33
    Localização : Lagarto/SE
    Modelo do carro : Opala Coupe 77 4cc
    Cilindros : 2500
    Data de inscrição : 19/06/2020

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Ligar avanço do Distribuidor

    Mensagem por thialmeidatt Qua 8 Jul - 22:44:26

    Boa noite. Existe a possibilidade de ligar o avanço do distribuidor numa Weber 40?

    Alguém teria uma foto lateral da Weber dizendo pra que serve cada parafuso de regulagem?

    Obrigado
    GustavoZorzi
    GustavoZorzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 467
    Idade : 26
    Localização : Santa Isabel do Ivaí
    Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
    Cilindros : Quatro
    Data de inscrição : 09/06/2014

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por GustavoZorzi Qua 8 Jul - 23:07:49

    thialmeidatt escreveu:Boa noite. Existe a possibilidade de ligar o avanço do distribuidor numa Weber 40?

    Alguém teria uma foto lateral da Weber dizendo pra que serve cada parafuso de regulagem?

    Obrigado
    só desparafurar uma fenda que tem no lado direito do carburador e ligar o avanço
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por André Márcio Qui 9 Jul - 6:58:57

    É só vc substituir o parafuso por um tubinho de cobre. Ele fica ao lado do parafuso de regulagem de ar (um que tem uma molinha e fica na base do carburador. Vou colocar a foto de onde fica ligado o vácuo do distribuidor.

    thialmeidatt gosta desta mensagem

    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por André Márcio Qui 9 Jul - 6:58:57

    Não consegui postar as fotos.... o upload poderia ser mais intuitivo...
    Bem, mas na base do carburador há três parafusos: 1. By pass; 2. Regulagem do ar; 3. tomada de vácuo.

    1. o by pass, é o tem uma porca travando. Quanto mais vc abrir, a mistura vai ficando pobre.
    2. o parafuso de regulagem de ar (tem uma molinha nele), na medida que vc abre, a mistura vai ficando rica.

    Para fazer a regulagem de lenta (considerando que todo o resto esteja ok: altura de bóia, diâmento venturi, modelo caneta, giclagem lenta e principal, tamanho de aguda de boia, ponto do ponto, distribuidor, cabos, velas, etc), eu faço assim (mesmo usando sonda, que só uso no acerto finíssimo):

    1. fecho completamente os by pass;

    2. fecho totalmente os parafusos de ar, e em seguida, abro 03 voltas;

    3. como o motor em temperatura de trabalho (quente), solto o parafuso do came do acelerador (fica onde o cabo de aço pega) até o motor morrer. Se a soltar todo até o parafuso desencostar do came, eu volto até encostar no came de acrescento mais 1/2 volta, ou um pouco mais (até o motor segurar uma lenta razoalvel 800 rpm, por exemplo).

    4. depois vou fechando os parafusos de ar (os dois ao mesmo tempo) de 1/2 volta em 1/2 volta até o motor começar a falhar, aí vc abre 1/2 volta e espera uns 20 segundos, depois fecha 1/4 de volta e observa se o motor se manteve liso. Quando estiver bem liso, vc solta 1/4 de volta do parafuso do came para ele baixa um pouco o RPM, e repete novamente o procedimento de fechar e abrir o parafusos de ar, mas agora de 1/4 volta por vez. Quando o parafuso do came desencostar ou ficar bem proximo de desencostar e o motor quiser morrer, mas sem apagar, vc abre 1 volta do by pass. Observando o comportamento do motor, novamente vc vai mechendo nos pafusos de ar, fechando e depois abrindo, sempre tentando obter o maior RPM possível. O ideal é que o by pass não fique aberto mais de 03 voltas; o parafuso ar fique entre 1,5 volta a 3,5 voltas (se ficar menos que isso o gicle de lenta está grande, se ficar mais que isso está grande)

    5. quando chegar nesse melhor resultado (no maior RPM com o parafuso mais fechado possível), vc vai abrindo o parafuso de 1/2 volta em 1/2 volta até o motor começar a ficar ruim (ficar com excesso) aí vc volta 1/4 de volta e vê se estabilizou, senão, fecha mais um pouco até estabilizar. Nessa etapa vc não mexe mais no by pass.

    Esse último passo, eu uso para deixar o carro mais esperto, caso queira, mais fica mais beberrão.
    Tipo, se vc no passo 4 vc conseguiu o melhor resulta com 2 voltas abertas e no passo 5 vc conseguiu com 3 voltas, com apenas as duas voltas, vc vai ter o carro mais economico, e se abrir apenas o ar em + 01 volta ele vai ficar mais esperto (mapa esportivo oldschool kkkkk).

    A minha experiência com a regulagem de lenta foi essa, mas aprendi grande parte com o colega que postou no início do post, bem mais detalhada e tecnica do que a minha.

    Vlw

    thialmeidatt gosta desta mensagem

    thialmeidatt
    thialmeidatt
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 33
    Localização : Lagarto/SE
    Modelo do carro : Opala Coupe 77 4cc
    Cilindros : 2500
    Data de inscrição : 19/06/2020

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por thialmeidatt Qui 9 Jul - 10:39:58

    André Márcio escreveu:Não consegui postar as fotos.... o upload poderia ser mais intuitivo...
    Bem, mas na base do carburador há três parafusos: 1. By pass; 2. Regulagem do ar; 3. tomada de vácuo.

    1. o by pass, é o tem uma porca travando. Quanto mais vc abrir, a mistura vai ficando pobre.
    2. o parafuso de regulagem de ar (tem uma molinha nele), na medida que vc abre, a mistura vai ficando rica.

    Para fazer a regulagem de lenta (considerando que todo o resto esteja ok: altura de bóia, diâmento venturi, modelo caneta, giclagem lenta e principal, tamanho de aguda de boia, ponto do ponto, distribuidor, cabos, velas, etc), eu faço assim (mesmo usando sonda, que só uso no acerto finíssimo):

    1. fecho completamente os by pass;

    2. fecho totalmente os parafusos de ar, e em seguida, abro 03 voltas;

    3. como o motor em temperatura de trabalho (quente), solto o parafuso do came do acelerador (fica onde o cabo de aço pega) até o motor morrer. Se a soltar todo até o parafuso desencostar do came, eu volto até encostar no came de acrescento mais 1/2 volta, ou um pouco mais (até o motor segurar uma lenta razoalvel 800 rpm, por exemplo).

    4. depois vou fechando os parafusos de ar (os dois ao mesmo tempo) de 1/2 volta em 1/2 volta até o motor começar a falhar, aí vc abre 1/2 volta e espera uns 20 segundos, depois fecha 1/4 de volta e observa se o motor se manteve liso. Quando estiver bem liso, vc solta 1/4 de volta do parafuso do came para ele baixa um pouco o RPM, e repete novamente o procedimento de fechar e abrir o parafusos de ar, mas agora de 1/4 volta por vez. Quando o parafuso do came desencostar ou ficar bem proximo de desencostar e o motor quiser morrer, mas sem apagar, vc abre 1 volta do by pass. Observando o comportamento do motor, novamente vc vai mechendo nos pafusos de ar, fechando e depois abrindo, sempre tentando obter o maior RPM possível. O ideal é que o by pass não fique aberto mais de 03 voltas; o parafuso ar fique entre 1,5 volta a 3,5 voltas (se ficar menos que isso o gicle de lenta está grande, se ficar mais que isso está grande)

    5. quando chegar nesse melhor resultado (no maior RPM com o parafuso mais fechado possível), vc vai abrindo o parafuso de 1/2 volta em 1/2 volta até o motor começar a ficar ruim (ficar com excesso) aí vc volta 1/4 de volta e vê se estabilizou, senão, fecha mais um pouco até estabilizar. Nessa etapa vc não mexe mais no by pass.

    Esse último passo, eu uso para deixar o carro mais esperto, caso queira, mais fica mais beberrão.
    Tipo, se vc no passo 4 vc conseguiu o melhor resulta com 2 voltas abertas e no passo 5 vc conseguiu com 3 voltas, com apenas as duas voltas, vc vai ter o carro mais economico, e se abrir apenas o ar em + 01 volta ele vai ficar mais esperto (mapa esportivo oldschool kkkkk).

    A minha experiência com a regulagem de lenta foi essa, mas aprendi grande parte com o colega que postou no início do post, bem mais detalhada e tecnica do que a minha.

    Vlw

    A lenta ficou show. Obrigado cheers

    Minha dificuldade agora é a rápida. Quando eu acelero rápido e forte ele engole e quer morrer.

    Ainda não liguei o avanço. Será que ajuda a resolver isso?

    A rápida tem como regular sem precisar abrir os furos com broca?

    Flwww
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por André Márcio Qui 9 Jul - 10:48:48

    Tem sim, mas grande maioria das vezes não precisa mexer. obs. NÃO ABRA COM BROCAS OS INJETORES, vc corre o sério risco de mata-los. se seu carro for original, ou usar comando baixo (até 268) dificilmente vai precisar reabrir.

    Mas para eu possa ajuda-lo melhor, deixe a configuração do seu motor (motor, combustivel, comando) e a configuração da weber (gicles, venturi, canetas).

    obs. o avanço do vácuo ajuda, mas não chega causar falhar, salvo se tiver dando entrada de ar falsa.

    thialmeidatt gosta desta mensagem

    romuloruella
    romuloruella
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Idade : 42
    Localização : Brasilia
    Modelo do carro : Diplomata 91/92
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por romuloruella Sex 10 Jul - 16:11:38

    Galera boa noite,

    Estou com certa dificuldade de regular a minha weber Fajs.

    O que acontece, segurando a aceleração por volta de 1300rpm, ela começa a gotejar gasolina pelo difusor em apenas um lado(Lado do servo freio) e no passo que vou aumentando o rpm e vai caindo mais ainda.

    Em lenta não goteja e queria saber se alguém já passou por isso e qual foi a solução.
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por André Márcio Seg 13 Jul - 14:13:58

    Amigo, provavelmente, a altura da boia esteja errada, ou com problemas de vedação na agulha

    romuloruella gosta desta mensagem

    Kako
    Kako
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 646
    Idade : 41
    Localização : Limeira-SP
    Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
    Ex-Comodoro SL/E 90/90
    Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
    Ex-Galaxie Landau 80/80
    Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
    Data de inscrição : 27/11/2012

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Kako Sex 28 Ago - 10:29:28

    Pessoal, alguem sabe na Weber 40 réplica, se tem a entrada para a gasolina da partida à frio? Se sim, onde fica? Abraços!
    romuloruella
    romuloruella
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Idade : 42
    Localização : Brasilia
    Modelo do carro : Diplomata 91/92
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por romuloruella Sex 28 Ago - 12:34:46

    A boia está com 11mm.

    Caso fosse a agulha, ele não deveria gotejar e ou dar excesso em lenta também?


    André Márcio escreveu:Amigo, provavelmente, a altura da boia esteja errada, ou com problemas de vedação na agulha
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por André Márcio Sáb 29 Ago - 11:42:55

    Mas pode ser que a bomba pressurize mais na medida que vc acelera. Agora o fato de ela só gotejar de um lado é intrigante. Vc ja verificou se as canetas são iguais e se estão em ordem?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por adpachec Sáb 29 Ago - 19:48:16

    romuloruella escreveu:Galera boa noite,

    Estou com certa dificuldade de regular a minha weber Fajs.

    O que acontece, segurando a aceleração por volta de 1300rpm, ela começa a gotejar gasolina pelo difusor em apenas um lado(Lado do servo freio) e no passo que vou aumentando o rpm e vai caindo mais ainda.

    Em lenta não goteja e queria saber se alguém já passou por isso e qual foi a solução.

    romuloruella escreveu:A boia está com 11mm.

    Caso fosse a agulha, ele não deveria gotejar e ou dar excesso em lenta também?


    André Márcio escreveu:Amigo, provavelmente, a altura da boia esteja errada, ou com problemas de vedação na agulha

    Falta de um dosador com retorno de combustível.
    Kako
    Kako
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 646
    Idade : 41
    Localização : Limeira-SP
    Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
    Ex-Comodoro SL/E 90/90
    Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
    Ex-Galaxie Landau 80/80
    Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
    Data de inscrição : 27/11/2012

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Kako Dom 30 Ago - 10:42:52

    Sobre a partida à frio, recebi essas imagens do fornecedor da W40, meu mecânico vai fazer esta adaptação na tampa.Aprenda Afinar sua Weber  Img-2010
    Aprenda Afinar sua Weber  Img-2011
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por André Márcio Dom 30 Ago - 11:17:46

    Sobre a necessidade de uso de dosador com retorno... eu não uso. Da bomba mecanica original (nova) vai direto para o bura, e nunca me deu trabalho

    -GTO- gosta desta mensagem

    A Richetti
    A Richetti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 169
    Localização : são paulo
    Modelo do carro : opala coupe 1981
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 23/06/2015

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por A Richetti Sex 6 Nov - 11:32:32

    Pessoal, hoje o meu carro está em tese bem regulado, lenta normal e estável. Entretanto, quando acelero forte em primeira e segunda e depois, se precisar soltar o acelerador, por exemplo, para passar num quebra molas, no instante que eu piso na embreagem, o carro morre. Estou na dúvida do que seja, mas pelo que foi dito acima, me ocorreu que poderia ser ocasionado por falta de ar. Será que abrir o um pouco o bypass poderia resolver?
    Tião4.1
    Tião4.1
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Caravan
    Cilindros : 6cc 4.1
    Data de inscrição : 17/12/2019

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Bom dia, me tira uma dúvida, minha Weber tem econostat original, oq muda na hora do acerto,

    Mensagem por Tião4.1 Qua 9 Dez - 9:29:20

    Jean Michel Colet escreveu:Olá amigos Opaleiros,

    Vou escrever esse tutorial, para iniciantes e até para alguns experientes de mecânica de Opala, tenho amigos aqui que são experientes, que me apoiaram na ideia que muitos de vocês que estão lendo o conhecem por JRicardo e outros amigos como o Bruno, Pedro, Pedrão, Sergio e demais que acompanham o meu trabalho em carburadores.

    O texto de hoje se limita em afinar um carburador weber 40 - 44 - 48 e outros.

    Vou escrever sem cálculos, ou pelo menos vou tentar, não sou muito fã de passar informação, sem demonstrar de onde vem a informação, a quem não goste de calculo o texto será uma bandeja cheia.

    OBS: A INFORMAÇÕES AQUI ESCRITAS SÃO VALIDAS PARA MOTORES DE QUALQUER COMBUSTÍVEL OPERANTE,COM SUAS DEVIDAS AFINIDADES.

    ADOTO AQUI QUE VOCÊ ESTÁ COM UM CARBURADOR NOVO NA MÃO, CASO NÃO ESTEJA, DEIXE NA CONFIGURAÇÃO DE NOVO PARA COMEÇAR OS TESTES, CARBURADOR ARROMBADO TÊM FALHAS PROVENIENTES DE EXCESSO.

    LENTA: 52
    PRINCIPAL: 115
    AR: 200
    CANETAS: F11
    INJETOR DE RAPIDA : 55
    VENTURES: 28 mm

    CONFIGURAÇÃO DE UMA IDF 40 DE FABRICA.

    Segue imagens para saber exatamente do que eu estou falando.

    Aprenda Afinar sua Weber  11822591_734072473385064_6586338397018698911_n

    Aprenda Afinar sua Weber  11836923_733990776726567_8792013731502102204_n

    Aprenda Afinar sua Weber  11846733_733987676726877_6410879632949306086_n
    Começaremos pela coisa mais importante é ligar o carro e segurar lenta!

    GICLES DE LENTA

    Figura 1 - Gicle de Lenta
    Aprenda Afinar sua Weber  10685497_712484735543838_8649899396459221016_n

    O gicle de marcha lenta está ideal quando você (operante de uma chave fenda) varia o parafuso da mistura e sente o motor mudar sua rotação e suavidade de funcionamento, caso você mexa no parafuso e não mude é por que ele está totalmente fora do padrão esperado pelo seu motor,grande ou pequeno, lembrando, faça isso com o by-pass fechado.

    By - pass é uma ferramenta praticamente " a mais" que as weber têm, têm como função deixar passar mais ar por baixo da borboleta, ajudando acertar a marcha lenta, SIM só a marcha lenta.( Usada para correção de marcha lenta em variação de temperaturas e elevação onde a pressão muda).

    Características de má funcionamento do gicle de lenta:

    1° - Parafuso totalmente fechado da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta GRANDE).

    2° - Parafuso totalmente aberto da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta PEQUENO).

    Finalizando o gicle de lenta, na variação do parafuso, quando totalmente fechado deve estar com funcionamento ruim e muito aberto ruim, no meio termo alisa o motor ( em torno de 2,5 voltas), sintoma de gicle de lenta ideal.

    SENDO ASSIM PRECISAMOS DESENVOLVER O MOTOR, ONDE MEXEMOS?

    GICLES PRINCIPAIS

    Quando você retira a caneta ele se encontra oposto ao local que você usou para desparafusar com uma chave de fenda.

    Figura 2 - Gicle Principal
    Aprenda Afinar sua Weber  549401_712484738877171_5721238355897312400_n

    Como eu sei se ele está pequeno ou grande, ambos sintomas de excesso e falta sem muito parecidos, algumas técnicas fáceis de se descobrir é:

    - Gicle principal fino não têm tendência a cheirar combustível e aquece o motor.

    - Gicle principal grande cheira combustível.

    A minha técnica é coloque um pequeno e comece os teste, tirar o buraco de falta é mais fácil que de excesso.

    O teste se faz da seguinte maneira: Deixe o motor em marcha lenta, pois você acabou de acertar ela, correto? Acelere gradativamente, bem devagar não rápido, pois se acelerar rápido você irá solicitar ajuda de combustível dos injetores de rápida e ele ainda não está calibrado, pois bem, acelere gradativo, você terá que chegar em alta rotação sem falhar pois o sistema principal estará alimentado corretamente.

    Começando de gicles pequenos as falhas serão obvias por falta de combustível, você irá aumentando gradativo de 10 em 10 pontos(MODO GROSSEIRO).

    Em motores 6 cilindros a gasolina comece com gicles 140 e a álcool 170, a certeza de falhar é grande. (Por favor acelere bem devagar, pois não pode solicitar ajuda da rápida).

    E agora JOSÉ o que devemos mexer?

    GICLES DE RÁPIDA

    Gicles de rápida são os mais complicados de acertar, e o que mais aparece gente me procurando para acertos de carburação é por causa desse gicle. Deixam pequenos, ou originais achando que só muda principal.

    Primeiro de tudo lembrem-se que o motor que vocês estão tentando acertar têm uma cilindrada a se considerar, mesmo o 4 cilindros, são 2500 cm³ de ar por ciclo.

    Por seguinte, quando você pisa de uma vez, o motor precisa ser bem alimentado, senão embola,(falha), por excesso de ar e falta de combustível.

    O segredo do acerto dele, e começar do original e ir aumentando até parar de falhar. Como você faz isso, ande devagar em segunda marcha e afunde o pé relativamente rápido, se der buraco, ele está pequeno, aumente até parar o buraco na aceleração.

    GICLES DE AR

    Devemos deixar no gicle de ar original (n° 200) por enquanto, esse cara é extremamente sistemático de acertar ele, ande com o carro, veja o comportamento, aqui nesse momento a probabilidade de seu carro estar quase liso é grande.

    Bom, para acerto fino, você pode fechar o gicle e passar uma broca 150 para ir testando, e vai aumentando de 10 em 10 pontos e encontre o valor que mais se adeque ao funcionamento, esse não têm segredo é teste mesmo.

    Uma ajuda, deixe 180 para álcool e 200 para gasolina, caso não queira fazer o teste.

    TESTES AVANÇADOS " Aqui seu carro já consegue andar normalmente, mas não ideal"

    Varie valores de canetas para encontrar melhores funcionamentos, quanto menor o valor da caneta mais rica deixa a mistura, exemplo F2, já as canetas F16 são opostas.

    Recomendo uso de F7 para etanol e F16 para gasolina, para acertos finíssimos, ( Uma sugestão).

    Etanol é quase essencial o uso das F7, mas a gasolina dá um ajuste bom com as F11 originais.

    Da mesma forma você poderá fazer testes com os venturis do carro, quanto menor o venturi melhor a baixa do carro, consequentemente prende de alta, veja sua faixa de rotação preferida e ajuste de modo a priorizar a rotação que goste.

    Carros movidos a etanol tendem a dar acerto com venturis menores, por a relação de ar que o etanol precisa é de 65% do valor da gasolina BR.

    OBS: Caso use IDF 44 em motores originais a troca de venturis é indispensável, originalmente vem com 36 mm o ganho em arrasto é muito pequeno.

    Use os venturis da IDF 40 para começar seu acerto.

    Segue também esse vídeo:
    Tião4.1
    Tião4.1
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Caravan
    Cilindros : 6cc 4.1
    Data de inscrição : 17/12/2019

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Tião4.1 Qua 9 Dez - 9:31:25

    Comprei uma Weber 40 com econostat originais dela, oq muda para fazer o acerto, agradeço desde já.
    Tião4.1
    Tião4.1
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Caravan
    Cilindros : 6cc 4.1
    Data de inscrição : 17/12/2019

    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Tião4.1 Qui 10 Dez - 5:17:31

    Meu motor é um 6cc álcool com um 6x2, comando 250s, tuchos mecânico, distribuidor HEI, ainda não instalei ele porque estou substituindo os parafusos de mistura, os by pass, gostaria de saber quando os econostat entram em ação, se ele entram junto com os injetores de rápida, acreditoque terei de usar gicles principais menores, gostei do post falando dos gicles da weber 460 que foram adaptados para as 40, pois aqui onde moro é dificil de achar os reparos, alguém sabe me dizer também se existe outros componentes que dão certo, como os gicles principais, de ar, diagragma.
    Agradeço desde já.

    Conteúdo patrocinado


    Aprenda Afinar sua Weber  Empty Re: Aprenda Afinar sua Weber

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 16:27:02