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Restauração - Diplomata 87

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Alfredo Galhardo
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Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Sex 21 Ago - 10:42:00

Já há algum tempo adquiri um Opala Diplomata com o desejo de restaurar e deixar igual a um zero quilometro. Como todos aqui sabem, uma reforma bem feita ainda é pouco para quem deseja ter um monobloco totalmente isento de ferragens, com as partes estruturais íntegras e confiáveis, principalmente longarinas para os pesados 6 cilindros. Por isso procurei um Opala bom de estrutura e que não tivesse tão destruído pelo tempo. Ledo engano! Apesar do Diplomata estar até "em pé", após o início da restauração muitos problemas começaram aparecer, principalmente alguns podres em áreas difíceis, como caixas internas e uma coluna de porta praticamente imprestável, dada inúmeras reformas e remendos pela qual passou ao longo de quase 30 anos.
Pois bem, abro esse tópico para compartilhar meus momentos com o Diplomata, sendo que eu mesmo estou fazendo a reforma e, como tenho pouca experiência com funilaria (ou lanternagem, dependendo do lugar do país), anseio muito pela ajuda e considerações dos colegas mais experientes, ou mesmo posso ajudar quem tiver dificuldades com a reforma, pois depois desse projeto acho que poderei me considerar um quase perito e opalas heheheh.
Logo mais posto as fotos.
21.08.2015

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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Pedro Opala90 em Sex 21 Ago - 11:22:02

Boa sorte na empreitada,
vamos aguardar as fotos.

Alfredo Galhardo
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Sex 21 Ago - 13:29:01

Eis o carro quando comprei, em janeiro de 2015




Alfredo Galhardo
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Sex 21 Ago - 13:40:29

Assim que desmontei o interior e acessórios, deixando apenas a mecânica (colocaram um 4 cilindros com câmbio 5 marchas no lugar do 6 cilindros automático) passei a remover toda a tinta e deixar apenas um fundo cinza para aguardar o preparo da pintura.




As fotos do interior não ficaram boas, então logo vou tirar outras

Essa dá pra ter uma ideia do trabalho com o assoalho

Pedro Opala90
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Pedro Opala90 em Sab 22 Ago - 7:14:52

Não parece estar muito difícil pra fazer.
O ideal seria passar wash primer nos lugares
onde removeu a tinta, protege melhor contra
a ferrugem que o fundo cinza.

tcheco 8687
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por tcheco 8687 em Sab 22 Ago - 7:17:10

seja bem vindo e boa sorte no projeto, tenho um coupe diplo 87 tbem.

Alfredo Galhardo
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Sab 22 Ago - 19:54:51

Pedro Opala90 escreveu:Não parece estar muito difícil pra fazer.
O ideal seria passar wash primer nos lugares
onde removeu a tinta, protege melhor contra
a ferrugem que o fundo cinza.


Sim, estou passando o wash primer, mas algumas peças que ainda não estão prontas para a pintura final ainda não apliquei esse fundo. Somente partes do assoalho isentas de ferrugem já apliquei fundo fosfatizante.

Quando comprei o carro atentei para os detalhes da estrutura, como longarinas, e analisei se o carro tinha sido sinistrado. Apenas o lado direito me pareceu mais afetado por pequenas colisões e a a parte da frente da caixa estava podre. Mas tão logo comecei a desmontar e remover tinta, emborrachamento, terra, etc, tive grandes surpresas. Um carro que parecia fácil o restauro começou a virar um quebra cabeça.

Alfredo Galhardo
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Sab 22 Ago - 20:04:33

tcheco 8687 escreveu:seja bem vindo e boa sorte no projeto, tenho um coupe diplo 87 tbem.

Eu tive dois diplomatas duas portas, um 1980 4 cilindros e um 1983 6 cilindros, ambos gasolina, mas isso já faz quase 15 anos...
Meu último opala foi um diplomata 1980/81 e depois dele fiquei largos anos sem opala ou Caravan, mas aí a saudade apertou e resolvi voltar com os opalões, sonho de consumo desde criança.

Alfredo Galhardo
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Sab 22 Ago - 20:11:18

O primeiro desafio, a coluna da porta dianteira direita. Olha a quantidade de remendos





Agora está sem coluna até encontrar uma boa


Antes de colocar outra coluna, será preciso resolver alguns pontos onde a ferrugem corroeu a lata, em lugares difíceis.

bruno silverstar83
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 23 Ago - 10:31:30

Bem vindo e boa sorte no restauro,esse não parece ser dificil OKK


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Alfredo Galhardo
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Seg 24 Ago - 11:34:20

Alguém sabe se essa peça existe para vender nova ou se tem que mandar dobrar?



Ela é um tipo de caixa de ar entre o fundo da lateral traseira, assoalho do porta malas e bacia do estepe


SevenFifty
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por SevenFifty em Ter 25 Ago - 12:46:19

Humm... acho que vai ter fazer uma lata nova. Eu pelo menos nunca vi um remendo dessa região. Boa restauração!

willian fóquinha
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por willian fóquinha em Ter 25 Ago - 15:34:11

Boa Sorte na restauração Amigo

raphaelcaronti
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por raphaelcaronti em Qua 2 Set - 12:54:37

Boa sorte na restauração amigo!!

tcheco 8687
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por tcheco 8687 em Qua 2 Set - 21:06:33

acompanhando.

Alfredo Galhardo
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Seg 1 Fev - 12:30:53

A coluna da porta esquerda não parece estar imprestável, mas creio que vou gastar um tempo com remendos e reforços nela.

Como era antes




Em breve postarei fotos da coluna refeita

Alfredo Galhardo
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Seg 1 Fev - 12:44:44

Vendo a reforma do opala 73 do Marcos, fiquei comovido com a dedicação e capricho. Tentarei seguir os passos que ele nos apresentou aqui
http://www.opaleirosdoparana.com/t25144-opala-73-reforma

Contudo, não tenho muito espaçp para desmontar o carro todo, então faço parte por parte.

Uma das coisas que tem tirado o sono é a ferrugem que existe em lugares onde as ferramentas não alcançam.

Eis, por exemplo, essa parte do painel corta fogo:




Tive que despontear aquela travessa onde vai presa a maquina do limpador do parabrisas e ftrava do capo, pois a peça está bastante ruim na minha opinião




A dificuldade que tenho encontrado está no desponteamento, pois uso uma broca de 3,5mm, depois abro para 5mm e depois 6,5mm, mas ainda assim algumas vezes é preciso bater os pontos com talhadeira, o que danifica as peças e piora o trabalho para posterior acabamento.




Diplo87
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Diplo87 em Seg 1 Fev - 17:16:11

Eu tenho um diplomata 87 também, se precisar de alguma coisa é só falar.

Boa sorte no projeto.

Alfredo Galhardo
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Ter 2 Fev - 11:11:26

Valeu!

Hoje estou dissecando a coluna da porta dianteira esquerda e garimpando para achar uma dianteira direita em bom estado, em breve postarei as fotos da coluna desmontada e corroída.

Alfredo Galhardo
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Qua 3 Fev - 13:00:20

Como prometido, a coluna desmontada. Sempre tive curiosidade para ver como é por dentro a coluna.

Como estava antes



e depois de desmontar



Alfredo Galhardo
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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Qua 3 Fev - 13:14:20

Essa peça é a responsável por aguentar as dobradiças dianteiras



Contudo, apesar do trabalho que deu desmontar, fico na dúvida quanto a restauração da peça, pois está muito corroída e não sei até que ponto é viável a recuperação dela





Quem vê pelo lado de dentro não tem a dimensão da corrosão da peça, que grudada na lata da coluna, sofreu severa corrosão. Talvez pelas fotos não dê pra ver o grau da corrosão, mas creio que seria melhor procurar outra coluna.

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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por raphaelcaronti em Qua 3 Fev - 18:34:24

Ia sugerir de procurar outra coluna mesmo

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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Qui 4 Fev - 12:04:15

raphaelcaronti escreveu:Ia sugerir de procurar outra coluna mesmo


Pois é... quando comprei o carro vi tinha massa tapando muitos podres, coisa que sempre notei nos opalas. A porta estava firme e aparentemente não havia nada de tão grave, e até mesmo após remover a tinta não parecia estar imprestável a coluna. Creio que muitos opalas estão do mesmo jeito, pois na aparência não existe corrosão e a grande maioria das colunas por aí já foram remendadas em razão de estarem corroídas, portanto faço um apelo aos opaleiros para avaliarem e cuidarem das colunas de seus carrões, antes que chegue ao ponto de ficar imprestáveis.

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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por opala4cc em Qui 4 Fev - 13:13:09

Alfredo Galhardo escreveu:
raphaelcaronti escreveu:Ia sugerir de procurar outra coluna mesmo


Pois é... quando comprei o carro vi tinha massa tapando muitos podres, coisa que sempre notei nos opalas. A porta estava firme e aparentemente não havia nada de tão grave, e até mesmo após remover a tinta não parecia estar imprestável a coluna. Creio que muitos opalas estão do mesmo jeito, pois na aparência não existe corrosão e a grande maioria das colunas por aí já foram remendadas em razão de estarem corroídas, portanto faço um apelo aos opaleiros para avaliarem e cuidarem das colunas de seus carrões, antes que chegue ao ponto de ficar imprestáveis.

O problema é que não é questão de "cuidar das colunas dos carrões". Quem está com o carro montado e rodando, é praticamente impossível inspecionar a parte interna desta coluna. O local é escuro, tem que remover a forração que é colada, é difícil iluminar ali dentro, é difícil enxergar porque é difícil meter a cabeça para olhar, é difícil até mesmo usar um pequeno espelho para inspeção visual! Imagine inserir um pincel para fosfatizar ou pintar a chapa por dentro... É um dos lugares mais difíceis do opala! Imagine um lugar aonde o sol não entra? Não, não estou falando "daquilo". Estou falando da coluna da porta, rsrsrsrsrs...

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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por Alfredo Galhardo em Seg 8 Fev - 7:33:47

opala4cc escreveu:
Alfredo Galhardo escreveu:


Pois é... quando comprei o carro vi tinha massa tapando muitos podres, coisa que sempre notei nos opalas. A porta estava firme e aparentemente não havia nada de tão grave, e até mesmo após remover a tinta não parecia estar imprestável a coluna. Creio que muitos opalas estão do mesmo jeito, pois na aparência não existe corrosão e a grande maioria das colunas por aí já foram remendadas em razão de estarem corroídas, portanto faço um apelo aos opaleiros para avaliarem e cuidarem das colunas de seus carrões, antes que chegue ao ponto de ficar imprestáveis.

O problema é que não é questão de "cuidar das colunas dos carrões". Quem está com o carro montado e rodando, é praticamente impossível inspecionar a parte interna desta coluna. O local é escuro, tem que remover a forração que é colada, é difícil iluminar ali dentro, é difícil enxergar porque é difícil meter a cabeça para olhar, é difícil até mesmo usar um pequeno espelho para inspeção visual! Imagine inserir um pincel para fosfatizar ou pintar a chapa por dentro... É um dos lugares mais difíceis do opala! Imagine um lugar aonde o sol não entra? Não, não estou falando "daquilo". Estou falando da coluna da porta, rsrsrsrsrs...

Ei ia sugerir um WD40 de vez em quando.

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Re: Restauração - Diplomata 87

Mensagem por opala4cc em Seg 8 Fev - 8:45:15

Alfredo Galhardo escreveu:
opala4cc escreveu:

O problema é que não é questão de "cuidar das colunas dos carrões". Quem está com o carro montado e rodando, é praticamente impossível inspecionar a parte interna desta coluna. O local é escuro, tem que remover a forração que é colada, é difícil iluminar ali dentro, é difícil enxergar porque é difícil meter a cabeça para olhar, é difícil até mesmo usar um pequeno espelho para inspeção visual! Imagine inserir um pincel para fosfatizar ou pintar a chapa por dentro... É um dos lugares mais difíceis do opala! Imagine um lugar aonde o sol não entra? Não, não estou falando "daquilo". Estou falando da coluna da porta, rsrsrsrsrs...

Ei ia sugerir um WD40 de vez em quando.
O wd-40 funciona, excelente expulsor de umidade, mas evapora muito rápido. Nesse quesito, a graxa é mais eficaz. Porém, a graxa faz grudar tudo quanto é sujeira que conseguir adentrar na coluna da porta.

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Re: Restauração - Diplomata 87

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