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Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

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Bruno Dutra
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Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por Bruno Dutra em Dom 23 Ago - 15:51:10

Faz tempo que não dou as caras no fórum, pois tenho trabalhado e viajado bastante (de Opala, felizmente).
Uns tempos atrás levantei uma questão sobre meu Opala 1988 4 cil ser tão lerdo, mas não tinha como ter uma base pois nunca andei em outro Opala 4 cil, então não sabia se era normal ou realmente ele era lento. Esses tempos dirigi uma Caravan 76 4cil, e vi que ela era relativamente fortinha. Mas como não era minha, não quis acelerar de verdade.
Resolvi gravar um video acelerando ele em uma reta, para os amigos verem na prática como ele anda. Tentei fazer as trocas em torno de 3.500 rpm, a quarta não foi por que tinha um quebra mola perto, dai tive que frear (mas ela demora pra subir rotação na reta, e a quinta nem se fala..). Máximo que consegui colocar nele foi 140 km/h numa enorme reta, e morro abaixo. Na reta pra passar de 110 km/h é dificil.
Enfim, assistam o video e me digam o que acham:



Lembrando que ele é original alcool, mas roda na gasolina desde que foi comprado uns 5 anos atrás. Imagino que isso prejudique um pouco o desempenho, pois provavelmente só foi trocado carburador (H34).

willianscmotta
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por willianscmotta em Dom 23 Ago - 16:06:56

Amigo, te falo uma coisa, já tive um Opala Comodoro SL/E igual ao seu, original a álcool, uma vez coloquei 140 km/l e não acelerei mais pq nessa pista tem um posto policial rodoviário estadual, mas dava pra ir mais um pouco.

Em compensação, minha Caravan 78 (4 cilindros a gasolina), mal chega nos 120 km/l, parece que o motor vai explodir! E é toda original, com exceção do carburador que acabei de trocar (era DFV-228 e coloquei um H-34), com o novo carburador não tive oportunidade de acelerar bem com ela, mas já é perceptível a melhora!

Resumo, na minha opinião, não devemos esperar muito de um 4 cilindros, há dois meses vendi meu Diplomata 89 6 cilindros, andei inicialmente original e depois com uma preparação leve, em ambas as situações é descomunal a diferença em relação ao 4 cilindros. Aqui na minha cidade tem uns caras que dizem colocar 170 km/l num 4 cilindros original a gasolina...tipo, quer me enganar me dá bala kkkkk....

Müller
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por Müller em Dom 23 Ago - 16:42:10

willianscmotta escreveu:Amigo, te falo uma coisa, já tive um Opala Comodoro SL/E igual ao seu, original a álcool, uma vez coloquei 140 km/l e não acelerei mais pq nessa pista tem um posto policial rodoviário estadual, mas dava pra ir mais um pouco.

Em compensação, minha Caravan 78 (4 cilindros a gasolina), mal chega nos 120 km/l, parece que o motor vai explodir! E é toda original, com exceção do carburador que acabei de trocar (era DFV-228 e coloquei um H-34), com o novo carburador não tive oportunidade de acelerar bem com ela, mas já é perceptível a melhora!

Resumo, na minha opinião, não devemos esperar muito de um 4 cilindros, há dois meses vendi meu Diplomata 89 6 cilindros, andei inicialmente original e depois com uma preparação leve, em ambas as situações é descomunal a diferença em relação ao 4 cilindros. Aqui na minha cidade tem uns caras que dizem colocar 170 km/l num 4 cilindros original a gasolina...tipo, quer me enganar me dá bala kkkkk....

Nunca dirigi e mto menos acelerei pra valer um Opala 4 cil gasolina.

Mas ainda não sei pq ainda desacreditam q um 4 cil pode chegar a 170, 180....

Meu Opala Comodoro 90 4 cil álcool chega a 180. É a velocidade máxima mesmo, não vai mais. Tirando o erro do velocímetro, acredito estar nos 170 reais.

Convido a quem quiser comprovar a ir cmg numa rodovia e tirar a prova. Aí no link sou eu acelerando na Rod. dos Bandeirantes voltando pra SP depois de um encontro de antigos em Jundiaí.

https://www.youtube.com/watch?v=YN-VZ89kvqw


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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por Pedro Opala90 em Dom 23 Ago - 17:10:37

Bruno,
que média/l seu carro faz na estrada?
Provavelmente tem falta de acerto em avanço,
ponto, carburação, temperatura, velas, uma
vez que foi alterado o combustível.
Se bem acertado, deveria ser nervosinho,
andando com gasolina na taxa de álcool.

matheuskbeca
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por matheuskbeca em Seg 24 Ago - 8:07:01

Cara, meu pai tinha uma Caravan 1979 4 com DFV228.
Velocidade maxima na rodovia, morro abaixo, pisando tudo sem dó.....150...não ir mais que isso.
Já no Comodoro 89 6 DFV446, já peguei 180 no velocimetro e já estava bem proximo do 4.500 rpm....
Enfim, isso levando em conta que a caravan era totalmente original e o comodoro tbm é e está com 40 mil kms ainda.....
Honestamente um opala 4c original a 170/180 é meio duvidoso.

LucasPiologo
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por LucasPiologo em Seg 24 Ago - 8:19:39

Fala sério gente, falar que 4cil da 150km/h de final é covardia, se for assim é melhor andar de fusca.
Meu pai teve um 78 que dava 170km/h e dava 150km/h relativamente fácil.

Cara, veja se o seu carburador não está com problemas no 2° estágio, meu opala veio com o h34 e eu sofria muito, até que troquei pela 446, ai não tive mais problemas !

SevenFifty
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por SevenFifty em Seg 24 Ago - 9:27:41

Bruno, era para andar melhor...

Sobre desempenho, eu tomo por base os testes de época.

Comodoro 1989 2.5 gasolina:

matheuskbeca
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por matheuskbeca em Seg 24 Ago - 10:19:14

Então, olha os mais antigo...

TESTE
Quatro Rodas - Fevereiro de 1982

COMODORO 2.5 álcool

Aceleração 0 a 100km/h: 18,65 s
Velocidade maxima: 146,789 km/h
Frenagem 80km/h a 0: 33,9 m
Consumo: 7,41 km/l (urbano), 9,23 km/l (rodoviário, vazio)

Ainda não acredito em Opala 4 cilindrosORIGINAL andando a 170/180km/h....

willianscmotta
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por willianscmotta em Seg 24 Ago - 10:54:53

matheuskbeca escreveu:Então, olha os mais antigo...

TESTE
Quatro Rodas - Fevereiro de 1982

COMODORO 2.5 álcool

Aceleração 0 a 100km/h: 18,65 s
Velocidade maxima: 146,789 km/h
Frenagem 80km/h a 0: 33,9 m
Consumo: 7,41 km/l (urbano), 9,23 km/l (rodoviário, vazio)

Ainda não acredito em Opala 4 cilindrosORIGINAL andando a 170/180km/h....

Dois!

Alfredo Galhardo
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por Alfredo Galhardo em Seg 24 Ago - 10:55:52

Uma vez um amigo dono de uma Caravan 81, 4 cilindros a álcool, se sentiu ofendido quando disse pra ele que meu Chevette 1.6/S 1990 andava igual ao carro dele, aí ele chamou pro "racha" e fomos para a Castelo Branco. O resultado foi que os dois carros andaram igual. O Chevette marcava 160 km/h e meu amigo disse que a Caravan marcava 170 km/h. Contudo, nos testes da Quatro Rodas, sempre notei que os opalas 4 cilindros e os chevettes 1.6 andavam bem próximos, tanto em final como em aceleração, por isso que nunca exigi muito dos opalas 4 cilindros, a não ser na força em subidas e retomadas.

Müller
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por Müller em Seg 24 Ago - 11:22:07

matheuskbeca escreveu:Então, olha os mais antigo...

TESTE
Quatro Rodas - Fevereiro de 1982

COMODORO 2.5 álcool

Aceleração 0 a 100km/h: 18,65 s
Velocidade maxima: 146,789 km/h
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Consumo: 7,41 km/l (urbano), 9,23 km/l (rodoviário, vazio)

Ainda não acredito em Opala 4 cilindrosORIGINAL andando a 170/180km/h....

willianscmotta escreveu:
matheuskbeca escreveu:Então, olha os mais antigo...

TESTE
Quatro Rodas - Fevereiro de 1982

COMODORO 2.5 álcool

Aceleração 0 a 100km/h: 18,65 s
Velocidade maxima: 146,789 km/h
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Consumo: 7,41 km/l (urbano), 9,23 km/l (rodoviário, vazio)

Ainda não acredito em Opala 4 cilindrosORIGINAL andando a 170/180km/h....

Dois!

O convite q eu fiz lá em cima continua de pé! rs


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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por MuriloRibeiro em Seg 24 Ago - 11:26:23

cara,

eu colocaria um 2e ou 3e, na minha opinião muito superior ao h34, bem acertado te daria uma resposta muito melhor com relação a desempenho e gastando menos acredito.

mas 180km\h ja não sei se chega não..

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por eleandro kalckmann em Seg 24 Ago - 12:14:47

Müller escreveu:
matheuskbeca escreveu:Então, olha os mais antigo...

TESTE
Quatro Rodas - Fevereiro de 1982

COMODORO 2.5 álcool

Aceleração 0 a 100km/h: 18,65 s
Velocidade maxima: 146,789 km/h
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Consumo: 7,41 km/l (urbano), 9,23 km/l (rodoviário, vazio)

Ainda não acredito em Opala 4 cilindrosORIGINAL andando a 170/180km/h....

willianscmotta escreveu:

Dois!

O convite q eu fiz lá em cima continua de pé! rs

nos mais antigos 4cc 4 marchas acredito q nao chega a 170(a menos q tenha a relaçao do 6) mas os mais novos 5m acredito q possa até passar se estiver bem reguladinho e com um 3e no minimo........digo isso por q o meu 4trin ja marcou 190 no ponteiro .....infelizmente eu nao estva com o GPS aquele dia ,mas depois eu dei 150 e no gps marcou 140km/h.....tirando a diferença estava a 180km/h.....meu motor é a alcool com uma 3e .....acredito q deve ter algo q possa ser melhorado no opala do amigo,carbura,vela, ponto,cabo de vela,bobino,etc....

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por Müller em Seg 24 Ago - 12:26:21

[quote="eleandro kalckmann"]
Müller escreveu:



nos  mais antigos 4cc 4 marchas acredito q nao chega a 170(a menos q tenha a relaçao do 6) mas os mais novos 5m acredito q possa até passar se estiver bem reguladinho e com um 3e no minimo........digo isso por q o meu 4trin ja marcou 190 no ponteiro .....infelizmente eu nao estva com o GPS aquele dia ,mas depois eu dei 150 e no gps marcou 140km/h.....tirando a diferença estava a 180km/h.....meu motor é a alcool com uma 3e .....acredito q deve ter algo q possa ser melhorado no opala do amigo,carbura,vela, ponto,cabo de vela,bobino,etc....

Verdade!

Nunca andei nem dirigi um 4 cil mais antigo com 4m. Então, não posso afirmar se vai mais q 150 ou não.

Foi o q eu falei lá em cima: no ponteiro chega a 180 e trava, não vai mais. Tirando a defasagem, no mínimo a 170 está.

Estamos na mesma configuração, eleandro: Comodoro 90, 5m, 3E.


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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por chevy250 em Seg 24 Ago - 12:29:34

Bruno,

Tem alguma coisa errada com seu carro.
Vi o video e é muito lento. Passaram mais de 24seg e nao chegou a 80Km/h.

Até pelo teste da 4R teria que fazer de 0-100 em 18,65 s.

Já tive um 4cil 88 a álcool e andava muito mais do que o seu, com álcool.

Lembrar que os testes da 4R (146Km/h reais) em uma determinada época eram na reta plana de uma pista de Limeira que tinha só 1800m. Em retas maiores todos os carros davam um pouco mais.

Esse Opala numa descida é para dar pelo menos uns 160Km/h real. No meu, na descida, dava 180Km/h no velocimetro, ou seja uns 165Km/h real. Mas reforço, na descida!!. Manter 110Km/h era tranquilo mesmo em subidas (serra de Rio Claro-SP por exemplo).

Voce fala que ele era a Álcool e passou para gasolina só trocando o carburador? Mas e a taxa de compressão? E as velas? E o ponto? A compressao tá boa? E principalmente olha esse carburador. Se for duplo estagiado a vácuo precisa ver se está abrindo. É bem comum engripar e não abrir. Se for um 2E ou 3E e não abrir o segundo estágio, voce fica completamente estrangulado pela boquinha minúscula do primeiro estágio. Ai não anda mesmo.

4 cil não é um bólido, mas também não é assim tão lerdo.

Precisa verificar tudo o que falei.

Sossa
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por Sossa em Seg 24 Ago - 15:05:07

Dae Bruno

Como está o H34? está abrindo os dois corpos de borboleta?

As vezes pode ser uma coisa besta, como por exemplo verificar se quando está 100% de pé em baixo o cabo abre todo o curso do carburador?

Pois teu carro por ser a álcool passado pra gasolina tem mais taxa dae deveria ficar mais esperto

Abraçoss

matheuskbeca
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por matheuskbeca em Seg 24 Ago - 16:32:28

Müller escreveu:
matheuskbeca escreveu:Então, olha os mais antigo...

TESTE
Quatro Rodas - Fevereiro de 1982

COMODORO 2.5 álcool

Aceleração 0 a 100km/h: 18,65 s
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Consumo: 7,41 km/l (urbano), 9,23 km/l (rodoviário, vazio)

Ainda não acredito em Opala 4 cilindrosORIGINAL andando a 170/180km/h....

willianscmotta escreveu:

Dois!

O convite q eu fiz lá em cima continua de pé! rs

Então, não quero causar a desordem huhahuaha, mas falei isso por experiencias minhas, e a caravan era 4 marchas também, da uma estrangulada boa.
Nunca andei em um Opala com cambio de 5 marchas.Nem 04 nem 06 cilindros.




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Opala 1975

Opala 77

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por rafinhajuliao em Seg 24 Ago - 17:08:57

Vou usar essa imagem somente para ilustrar que cada caso é um caso
usei a relação das marchas do opala 4 marchas varetado
e diferencial 3.54 (do 4 cilindros)
entendam que esse demonstrativo é para verem que até o tamanho do pneu usado interfere em velocidade final
vc tem um motor 4 cilindros, que tem em media 90 cavalos
da pra girar 4500 rpm
porem a relação entre diferencial cambio e rodas conta muito
entao cada caso é um caso.



mas minha opiniao sobre o carro do amigo que abriu o topico é que
é que o carburador dele nao esta bom
so falando assim pode ser muita coisa
pode ser valvula presa
carburador
ponto atrasado
sede das valvulas
e por ai vai
tenta ir por eliminação
eu comecaria dando uma olhada no ponto e no carburador

opaleiro ss
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por opaleiro ss em Seg 24 Ago - 17:54:58

Acho que o segundo estágio do carburador está travado.

Lembrando que o motor 4 cil à álcool utiliza o mesmo comando do motor 153 (gira menos).

Tenho uma caravan comodoro 88 4 à álcool, é lerda também.

O 76 com câmbio varetado é bem melhor, por incrível que pareça.

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por adpachec em Seg 24 Ago - 18:37:40

matheuskbeca escreveu:
Müller escreveu:



O convite q eu fiz lá em cima continua de pé! rs

Então, não quero causar a desordem huhahuaha, mas falei isso por experiencias minhas, e a caravan era 4 marchas também, da uma estrangulada boa.
Nunca andei em um Opala com cambio de 5 marchas.Nem 04 nem 06 cilindros.




3......

Mas em opala com diferencial original (3,54:1), acho que no máximo uns 150 a 157 Km/h.
Um diferencial mais longo com certeza passa disto, mas reduz o torque em baixa.

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por Emer_comodoro em Seg 24 Ago - 18:39:18

Ja me falaram desses 4 cilindros a alcool andar bem..mas eu nao acreditava..agora que tenho essa caravan a alcool eu confirmo que anda mesmo..um segredo é o coletor aquecido..os gocles nao sao originais hehe.. Anda muito.!

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por adpachec em Seg 24 Ago - 18:45:16

Se o seu possuo aquela mangueira no coletor que é ligada a tampa de válvulas eu aconselho a tirar, enfraquece a mistura.
Tampa a entrada no coletor e coloca um filtro de óleo na tampa de válvulas.

http://www.opaleirosdoparana.com/t35320-mangueira-que-sai-da-tampa-de-valvulas

eleandro kalckmann
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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por eleandro kalckmann em Seg 24 Ago - 19:52:24

adpachec só por curiosidade....a configuraçao do meu 4trin é;mtor do a gasolina feito pra andar no alcool,cabeçote rebaixado 1.8mm bura 3e tem as mangueiras da tampa de valvula no bura e as do aquecedor de coletor,,,,a duvida é ;;;;o q mudaria se eu retirase o aquecedor de coletor e as mang. da tampa de valvulas? iria melhorar ou piorar a performance do 4trin?abraço

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por ophala76 em Seg 24 Ago - 20:15:21

Sem entrar no mérito se chega a 150, 180, 200, 300 km/h...

Chave 14 e rua...me parece ponto muito adiantado.

Eu começaria pelo simples:

Verifica as velas+cabos
Segundo estágio do H34+giclês+acerto
Avanço do distribuidor
E ponto do motor.

Quando comprei meu Opala há 9 anos atrás, pra dar partida era uma beleza, eu passava com a chave no bolso o carro pegava, porém, não passava de 120 (no velocímetro).

Era ponto adiantado, uma vez regulado já senti melhora, daí fui regulando o resto, batendo cabeça aqui e ali mas aprendendo bastante.

Hoje uma Speed 40 alimenta meu 4trinho. Não, não tenho um carro arrancada, quiçá ele anda mais que original, mas não tenho do que reclamar, ultrapassar na subida é gratificante, mas eu gosto mesmo é da faixa da direita.

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por Jean Michel Colet em Seg 24 Ago - 20:24:51






Dois videos Bruno! Tire suas conclusão!

De lento meu carro não têm nada!

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por adpachec em Ter 25 Ago - 6:13:05

eleandro kalckmann escreveu:adpachec só por curiosidade....a configuraçao do meu 4trin é;mtor do a gasolina feito pra andar no alcool,cabeçote rebaixado 1.8mm bura 3e tem as mangueiras da tampa de valvula no bura e  as do aquecedor de coletor,,,,a duvida é ;;;;o q mudaria se eu retirase o aquecedor de coletor e as mang. da tampa de valvulas?   iria melhorar ou piorar a performance do 4trin?abraço

Melhor acerto na mistura, ar se entra pelo carbura.
Ou estrangula a passagem da mangueira, no opala sem a válvula a passagem é "arrombada", exigindo uma mistura mais rica e aumentando o consumo.

A válvula do opala tem uma passagem de ar reduzida.



Com o ar passando em baixo, reduz o vácuo no carburador que retarda a injeção de gasolina pelos difusores (ou venturis), necessita maior giro para sugar combustível.
Necessita novo acerto no carburador.

OKK

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por LucasPiologo em Ter 25 Ago - 9:00:23

adpachec escreveu:
eleandro kalckmann escreveu:adpachec só por curiosidade....a configuraçao do meu 4trin é;mtor do a gasolina feito pra andar no alcool,cabeçote rebaixado 1.8mm bura 3e tem as mangueiras da tampa de valvula no bura e  as do aquecedor de coletor,,,,a duvida é ;;;;o q mudaria se eu retirase o aquecedor de coletor e as mang. da tampa de valvulas?   iria melhorar ou piorar a performance do 4trin?abraço

Melhor acerto na mistura, ar se entra pelo carbura.
Ou estrangula a passagem da mangueira, no opala sem a válvula a passagem é "arrombada", exigindo uma mistura mais rica e aumentando o consumo.

A válvula do opala tem uma passagem de ar reduzida.



Com o ar passando em baixo, reduz o vácuo no carburador que retarda a injeção de gasolina pelos difusores (ou venturis), necessita maior giro para sugar combustível.
Necessita novo acerto no carburador.

OKK


Só por curiosidade, se eu tirar essa mangueira e regular novamente o carburador, o carro vai melhorar?

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por adpachec em Ter 25 Ago - 17:42:55

LucasPiologo escreveu:
adpachec escreveu:

Melhor acerto na mistura, ar se entra pelo carbura.
Ou estrangula a passagem da mangueira, no opala sem a válvula a passagem é "arrombada", exigindo uma mistura mais rica e aumentando o consumo.

A válvula do opala tem uma passagem de ar reduzida.



Com o ar passando em baixo, reduz o vácuo no carburador que retarda a injeção de gasolina pelos difusores (ou venturis), necessita maior giro para sugar combustível.
Necessita novo acerto no carburador.

OKK


Só por curiosidade, se eu tirar essa mangueira e regular novamente o carburador, o carro vai melhorar?

Depende de sua interpretação, mas já digo que não vai chegar a 220 Km/h e nem fazer 14 Km por litro.
Mas vai deixar um motor mais redondo em uma lenta mais baixa, uma redução no consumo por causa do parafuso da mistura menos aberto e torque maior em rotações mais baixas.
Mais nada fenomenal. seria como andar com um carburador com entrada de ar falso e depois rodar com o carburador arrumado.

OKK

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por Alfredo Galhardo em Ter 25 Ago - 20:24:44

rafinhajuliao escreveu:Vou usar essa imagem somente para ilustrar que cada caso é um caso
usei a relação das marchas do opala 4 marchas varetado
e diferencial 3.54 (do 4 cilindros)
entendam que esse demonstrativo é para verem que até o tamanho do pneu usado interfere em velocidade final
vc tem um motor 4 cilindros, que tem em media 90 cavalos
da pra girar 4500 rpm
porem a relação entre diferencial cambio e rodas conta muito
entao cada caso é um caso.



mas minha opiniao sobre o carro do amigo que abriu o topico é que
é que o carburador dele nao esta bom
so falando assim pode ser muita coisa
pode ser valvula presa
carburador
ponto atrasado
sede das valvulas
e por ai vai
tenta ir por eliminação
eu comecaria dando uma olhada no ponto e no carburador


Pode acontecer do motor, que é original álcool, ter um espaçador na junta do cabeçote que diminua a taxa de compressão para menos de 8:1 para o uso com gasolina. Tudo bem que é meio difícil isso acontecer, mas pensei na possibilidade.

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por LucasPiologo em Ter 25 Ago - 20:34:39

adpachec escreveu:
LucasPiologo escreveu:

Só por curiosidade, se eu tirar essa mangueira e regular novamente o carburador, o carro vai melhorar?

Depende de sua interpretação, mas já digo que não vai chegar a 220 Km/h e nem fazer 14 Km por litro.
Mas vai deixar um motor mais redondo em uma lenta mais baixa, uma redução no consumo por causa do parafuso da mistura menos aberto e torque maior em rotações mais baixas.
Mais nada fenomenal. seria como andar com um carburador com entrada de ar falso e depois rodar com o carburador arrumado.

OKK

Sem querer tirar o foco do tópico do amigo, mas pra q eu faça isso é só isolar a mangueira e regular no carbura novamente ?

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por adpachec em Ter 25 Ago - 21:00:27

LucasPiologo escreveu:
adpachec escreveu:

Depende de sua interpretação, mas já digo que não vai chegar a 220 Km/h e nem fazer 14 Km por litro.
Mas vai deixar um motor mais redondo em uma lenta mais baixa, uma redução no consumo por causa do parafuso da mistura menos aberto e torque maior em rotações mais baixas.
Mais nada fenomenal. seria como andar com um carburador com entrada de ar falso e depois rodar com o carburador arrumado.

OKK

Sem querer tirar o foco do tópico do amigo, mas pra q eu faça isso é só isolar a mangueira e regular no carbura novamente ?

Isole na entrada do coletor (um pedaço de mangueira tampado em um dos lados).
Não isole a mangueira do Servo freio.

Na tampa de válvulas coloque um filtro de óleo esportivo.




OKK

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por felipeleox em Ter 25 Ago - 23:25:11

O meu é um 4cilindros gasolina, 82 mecanica toda original.

Preciso fazer um 0 a 100 e cronometrar, mas o limite dele é entre 140 e 150...

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 27 Ago - 18:41:16

adpachec escreveu:
LucasPiologo escreveu:

Sem querer tirar o foco do tópico do amigo, mas pra q eu faça isso é só isolar a mangueira e regular no carbura novamente ?

Isole na entrada do coletor (um pedaço de mangueira tampado em um dos lados).
Não isole a mangueira do Servo freio.

Na tampa de válvulas coloque um filtro de óleo esportivo.




OKK


entendi ....mas na relaçao de deixar ou nao as mangueiras de aquecimento do coleto de admiçao....o q mudaria em termos de potencia....aumentaria ou diminuiria.....sei q a quantidade de cv é insignificante, mas é só pra tirar uma duvida mesmo.....dei uma olhada no video do amigo do topico....e achei muito curta as marchas ....sera q nao adaptaram a caixa de chevete?

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por klunker em Qui 27 Ago - 19:07:54

Ainda falando sobre essa mangueirinha que sai da tampa de válvulas, se o carro for alcool, vai atrapalhar o aquecimento?

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por adpachec em Qui 27 Ago - 21:32:25

A mangueira da tampa de válvulas é de ventilação.




O sistema de aquecimento ligado a mangueira de água, aquece o coletor para ajudar na "vaporização" do combustível, melhorando a mistura ar combustível, aumentando a economia, mas podendo reduzir a potência pela redução do nível de combustível que entra , porque ele se vaporiza mais fácil.

Um coletor frio pode te dar até um rendimento maior, as custas de maior consumo, pode até ajudar a esfriar o motor, por causa da mistura mais gorda, pode prejudicar em uma faixa de rotação (mais baixa) por causa de uma mistura gorda com um baixo volume de ar que entra.

Um coletor muito frio, com excesso de combustível se condensando nas paredes pode fazer descer combustível para o Carter. É aquele óleo com cheiro forte de combustível

Neste caso tudo depende de acerto e como vai usar (cidade ou arrancada).

No álcool tem que ter coletor aquecido, ou o coletor gela e a mistura se condensa nas paredes do coletor.
Mas o aquecimento quem faz é a água, as mangueiras da tampa de válvulas são de ventilação.

O coletor de admissão opala montado em cima do coletor de escape também se aquece por causa desta montagem, os mais antigos até tem uma válvula de pré aquecimento.



O aquecimento favorece a vaporização do combustível, mas aquecer demais reduz a potência por causa da redução da densidade do ar e excessiva vaporização do combustível.

Resumindo...........aquecer é bom, ferver não.

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por eleandro kalckmann em Sex 28 Ago - 11:26:48

adpachec escreveu:A mangueira da tampa de válvulas é de ventilação.




O sistema de aquecimento ligado a mangueira de água, aquece o coletor para ajudar na "vaporização" do combustível, melhorando a mistura ar combustível, aumentando a economia, mas podendo reduzir a potência pela redução do nível de combustível que entra , porque ele se vaporiza mais fácil.

Um coletor frio pode te dar até um rendimento maior, as custas de maior consumo, pode até ajudar a esfriar o motor, por causa da mistura mais gorda, pode prejudicar em uma faixa de rotação (mais baixa) por causa de uma mistura gorda com um baixo volume de ar que entra.

Um coletor muito frio, com excesso de combustível se condensando nas paredes pode fazer descer combustível para o Carter. É aquele óleo com cheiro forte de combustível

Neste caso tudo depende de acerto e como vai usar (cidade ou arrancada).

No álcool tem que ter coletor aquecido, ou o coletor gela e a mistura se condensa nas paredes do coletor.
Mas o aquecimento quem faz é a água, as mangueiras da tampa de válvulas são de ventilação.

O coletor de admissão opala montado em cima do coletor de escape também se aquece por causa desta montagem, os mais antigos até tem uma válvula de pré aquecimento.



O aquecimento favorece a vaporização do combustível, mas aquecer demais reduz a potência por causa da redução da densidade do ar e excessiva vaporização do combustível.

Resumindo...........aquecer é bom, ferver não.

OKK


study valeu adpachec ,obrigado pela aula kkk.....abraço

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por klunker em Sex 28 Ago - 12:16:50

Excelente!

Sempre bom compartilharmos conhecimentos.

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por klunker em Sex 28 Ago - 13:23:08

Outra coisa: um 6 cilindros em ordem tem aquela marcha lenta suave, que da pra por o copo de água sobre ele sem derramar.

Mas se em questão de meses o bendito não fica mais assim e está consumindo óleo, nem necessariamente fumar, o que pode ser?

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por Jack Skill em Ter 1 Set - 17:49:19

Realmente seu opala tá com algum problema amigo.
O meu 4trin é 4m varetado, tá muuuito mais esperto que o seu...porém não garanto mais que 150km de final...ele chega nos 130km brincando, mas já com o giro bem alto...

Quando a essa melhoria que o amigo adpachec falou, eu fiz já tem um tempo...no meu caso realmente houve uma melhora perceptivel, não sei o real motivo, mas a resposta ficou mais rápida e a lenta então nem se fala, mto melhora pra regular!
Qnto ao consumo não mudou muita coisa...pra ajudar eu não calculei antes de mudar a % de alcool na "lixolina", que foi a epoca que fiz a alteração...

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por kdt_go em Ter 1 Set - 21:11:28

Eu tive 4c a gasolina com DFV 228 e 4 marchas varetado. Na verdade o carro ainda tenho mas ele ganhou outra mecânica.

Ele arrancava até bem mas esgoelando pra acelerar até 100 andou junto de um Gol Mi 1.0 de um amigo. A diferença é que na subida ele acelerava do mesmo jeito que na descida. Era um motor gostoso de passear mas longe de ser bom de desempenho.

Final?? Nunca soube, ele secava a cuba quando chegava a 130 e morria. Mas tinha gás pra ir bem além, penso que 160 de painel ele iria.

Amigo, falando de seu carro, verifique ponto, ele ta acelerando liso pra ser problema de carburador, e se estivesse com mistura pobre ele gliraria um bocado com gasolina, já que o motor tem taxa de alcool. Use a já indicada 14 mas antes de ir pra rua, sugiro fazer o seguinte: afrouxe o parafuso do distribuidor, acelere a lenta pra entre 1000 e 1500 e vá girando devagar o distribuidor até ele atingir a maior rotação. Assim voce acha o ponto fácil, porém por usar gasolina em motor a álcool, ele vai pesar a partida e grilar, portanto aí sim, vá "tirando" ponto até ele parar de fazer isso.

Meu carro também tem taxa de alcool e usa gasolina, e foi assim que acertei o ponto dele

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por Andre_SP em Dom 6 Set - 10:41:53

Também tenho um 4cc 88 álcool, quando estico as marchas igual ao amigo Bruno Dutra também não desenvolve velocidade, fiz a regulagem de ponto igual ao amigo kdt_go explicou acima, achei o ponto ideal, está no limite e as vezes pesa um pouco a partida, o carburador tive que aumentar os gicles do 1° estágio, a aceleração está lisa e sem falhas (só a lenta que está ruim), quando acelero até uns 2500 rpm para a troca das marchas parece que desenvolve mais rápido, afundando o pé (1° e 2° estágio abertos) também sobe o giro legal, mas dos 2500 rpm pra cima parece que o giro sobe mais o carro não anda.
Será que é problema com a embreagem, ou é assim mesmo ???

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

Mensagem por adpachec em Dom 6 Set - 12:43:56

Andre_SP escreveu:Também tenho um 4cc 88 álcool, quando estico as marchas igual ao amigo Bruno Dutra também não desenvolve velocidade, fiz a regulagem de ponto igual ao amigo kdt_go explicou acima, achei o ponto ideal, está no limite e as vezes pesa um pouco a partida, o carburador tive que aumentar os gicles do 1° estágio, a aceleração está lisa e sem falhas (só a lenta que está ruim), quando acelero até uns 2500 rpm para a troca das marchas parece que desenvolve mais rápido, afundando o pé (1° e 2° estágio abertos) também sobe o giro legal, mas dos 2500 rpm pra cima parece que o giro sobe mais o carro não anda.
Será que é problema com a embreagem, ou é assim mesmo ???

Se ele fica "liso" e não acelera provavelmente é que está chegando no limite do diferencial, quando se chega no limite do torque e consequentemente a redução da força que o faz acelerar..........e o máximo torque do opala 4 cc é em 2.500 RPM's. (19,4 Kg/f segundo manual).
Acima de 2.500 RPM's só está queimando combustível e forçando motor.

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Re: Amigos, por que meu Opala é tão lerdo?

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