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O QUE HOUVE COM MINHA CAIXA DE CAMBIO?

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ALPS_RONE
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O QUE HOUVE COM MINHA CAIXA DE CAMBIO?

Mensagem por ALPS_RONE em Ter 25 Ago - 8:28:38

Bom dia nação Opaleira! Domingo a noite, debaixo de chuva, ao retirar a Caravan da garagem pra ir na farmácia comprar um remédio pra patroa, fui descer do carro pra fechar o portão e na correria não percebi que a ré ainda tava engatada. Deu aquele doloroso tranco, o carro morreu. Tranquei o portão, voltei e liguei o carro, dei a ré e adivinhem. Quando fui engatar a primeira, parece que engatava a primeira e o carro não saia do lugar. Segunda marcha a mesma coisa. Ela só andava de ré. Não sei como, nem de que jeito, ela destravou, e adivinhem. Agora ela anda só pra frente. Perdeu a ré. E quando está em neutro fica fazendo um tec tec tec que ao pisar na embreagem pára. Lembrando que é uma caixa 4 marchas moderna, ré pre frente. Acho que tenho que comprar uma caixa nova, já que não é a primeira vez que ela fica sem ré. Alguma dica?

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Re: O QUE HOUVE COM MINHA CAIXA DE CAMBIO?

Mensagem por New_gp em Ter 25 Ago - 10:55:25

Nao esquenta tanto que nao e tao grave assim e grave mas nao da PT na caixa. Primeiro vamos explicar oq aconteceu. A caixa possuem garfos que sao responsaveis por deslizar as engrenagens certas na hora certa. Oque deve ter ocorrido e que um destes garfos se soltou quebrou deu fadiga algo assim. Desta forma agora tu nao consegue mais mover a engrenagem sendo assim nao consegue engatar marcha. Quando o carro travou a re e tu engatou a primeira na verdade ele ficou com 2 marchas engatadas. Assim quando tu fazia o motor fazia forca ao invez de sair da caixa ela forcava tudo dentro da caixa oq e bem perigoso na verdade. Com uns trancos de tentar andar engatar marcha. A re deve ter escapado possibilitando o engate de marchas normal. Mas como ela esta danificada ela nao engata. Por isso tambem o tac tac tac. Ela esta solta ali e fica batendo nas engrenagens. Nao com forca suficiente pra engatar mas fica ali fazendo barulho.

Bom solucao. Bom para mim toda caixa quatro marchas e uma varetada mas nao tenho certeza. Se for a varetada pode ser simplismente o apertar de um parafuso na lateral da caixa. Ja se for com acionamento interno ja e obrigatorio o demontar dela. Na varetada talvez tambem seja necessario desmontar mas talvez nao.

Assim e uma caixa de opala varetada



Se eu nao estiver errado cada uma destas varetas e responsavel por selecionar um par de marchas e uma exclusivamente a re.

Caso queira ver o funcionamento de uma caixa de marchas.





ALPS_RONE
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Re: O QUE HOUVE COM MINHA CAIXA DE CAMBIO?

Mensagem por ALPS_RONE em Ter 25 Ago - 11:32:33

Valeu a força e principalmente o reconforto por me acalmar, kkkkkk, já é a terceira vez que essa caixa da problema sendo que dessas é a segunda que a ré estraga. A minha não é varetada, é a chamada moderna, com trambulador em cima. Agora pela manhã consegui uma caixa 5 marchas revisada, funcionando, pro 6cc, com a luva do cardan, por 600 pilas. É quase a mesma coisa cobram pra arrumar essa 4 marchas.

Paladino
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Re: O QUE HOUVE COM MINHA CAIXA DE CAMBIO?

Mensagem por Paladino em Ter 25 Ago - 12:13:16

Aproveitando o tópico, estou com um problema no diplo 6cc.
Quando prego o pé em primeira marcha com o giro acima de 4500 rpm, a segunda não entra nem a pau, não arranha não enrosca , simplesmente não entra.
Com o rpm mais baixo engata que é uma manteiga.
O cambio é igual do colega ALPS, moderno.
Oque pode ser.


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Re: O QUE HOUVE COM MINHA CAIXA DE CAMBIO?

Mensagem por ALPS_RONE em Ter 25 Ago - 12:42:00

VOU FICAR DEVENDO ESSA, DE CAMBIO AINDA NÃO SOU MTO ENTENDEDOR....KKKK

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Re: O QUE HOUVE COM MINHA CAIXA DE CAMBIO?

Mensagem por New_gp em Ter 25 Ago - 15:08:51

Paladino escreveu:Aproveitando o tópico, estou com um problema no diplo 6cc.
Quando prego o pé em primeira marcha com o giro acima de 4500 rpm, a segunda não entra nem a pau, não arranha não enrosca , simplesmente não entra.
Com o rpm mais baixo engata que é uma manteiga.
O cambio é igual do colega ALPS, moderno.
Oque pode ser.


Paladino no seu caso eu apostaria em sincronizados. O unico detalhe e que ela deveria arranhar. Agora se nao ta arranhando talves desgaste na luva/garfo da segunda, pq tu tem que quanto maior a diferenca de rpm maior tem que ser a forca de engate. Se tem uma folga ali talvez tu nao consiga parar o sincronizado para engatar. Mas isso e so uma teoria para saber mesmo so abrindo...

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Re: O QUE HOUVE COM MINHA CAIXA DE CAMBIO?

Mensagem por willian fóquinha em Ter 25 Ago - 15:28:03

Não pode ser onde vai o pino da ré aquilo é uma casca de ovo

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Re: O QUE HOUVE COM MINHA CAIXA DE CAMBIO?

Mensagem por Paladino em Ter 25 Ago - 17:13:12

New_gp escreveu:
Paladino escreveu:Aproveitando o tópico, estou com um problema no diplo 6cc.
Quando prego o pé em primeira marcha com o giro acima de 4500 rpm, a segunda não entra nem a pau, não arranha não enrosca , simplesmente não entra.
Com o rpm mais baixo engata que é uma manteiga.
O cambio é igual do colega ALPS, moderno.
Oque pode ser.


Paladino no seu caso eu apostaria em sincronizados. O unico detalhe e que ela deveria arranhar. Agora se nao ta arranhando talves desgaste na luva/garfo da segunda, pq tu tem que quanto maior a diferenca de rpm maior tem que ser a forca de engate. Se tem uma folga ali talvez tu nao consiga parar o sincronizado para engatar. Mas isso e so uma teoria para saber mesmo so abrindo...

Obrigado.

Ele já ta na oficina acabando a suspensão dianteira, vou aproveitar e abrir esse cambio.
E tome Dilmasssss. Mad

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Re: O QUE HOUVE COM MINHA CAIXA DE CAMBIO?

Mensagem por j ricardo em Ter 15 Set - 20:42:14

Paladino escreveu:Aproveitando o tópico, estou com um problema no diplo 6cc.
Quando prego o pé em primeira marcha com o giro acima de 4500 rpm, a segunda não entra nem a pau, não arranha não enrosca , simplesmente não entra.
Com o rpm mais baixo engata que é uma manteiga.
O cambio é igual do colega ALPS, moderno.
Oque pode ser.


PODE ser embreagem... mas o mais provavel é o anel sincronizado gasto... macaquinhos...


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Re: O QUE HOUVE COM MINHA CAIXA DE CAMBIO?

Mensagem por j ricardo em Ter 15 Set - 20:43:55

ALPS_RONE escreveu:Bom dia nação Opaleira! Domingo a noite, debaixo de chuva,  ao retirar a Caravan da garagem pra ir na farmácia comprar um remédio pra patroa, fui descer do carro pra fechar o portão e na correria não percebi que a ré ainda tava engatada. Deu aquele doloroso tranco, o carro morreu. Tranquei o portão, voltei e liguei o carro, dei a ré e adivinhem. Quando fui engatar a primeira, parece que engatava a primeira e o carro não saia do lugar. Segunda marcha a mesma coisa. Ela só andava de ré. Não sei como, nem de que jeito, ela destravou, e adivinhem. Agora ela anda só pra frente. Perdeu a ré. E quando está em neutro fica fazendo um tec tec tec que ao pisar na embreagem pára. Lembrando que é uma caixa 4 marchas moderna, ré pre frente. Acho que tenho que comprar uma caixa nova, já que não é a primeira vez que ela fica sem ré. Alguma dica?

ja vi isso acontecer duas vezes e ambas era a trava da re que escapou, geralmente tem desgaste no entalhe do eixo assim a trava não segura... em uma daz vezes o cara simplesmente com uma lima refez o entalhe e deu tudo certo...


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