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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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O misterioso caso do combustível desaparecido.

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O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por adpachec em Dom 30 Ago - 11:16:20

Faz um tempo que abasteço o carro e o ponteiro despenca de meio tanque para 1/4 de tanque.
Procurei em todas as mangueiras e nenhum vazamento.

Sobrou o marcador..........descobri que o defeito era no resistor interno (verde na imagem).



O resistor é de 82 Ohms com tolerância de 5% para mais ou menos e 5 Watts.
O manual pede um de 90 Ohms e eu coloquei, pronto o ponteiro de um salto!
Coloquei um de 100 Ohms por 1/8 e Watts e funciona sem problemas.
O manual se encontra no opala.com, mas não consigo mais baixar.
Eu medi o tanque e tem 24 litros, antes marcava só 16 litros (com reserva).
Deixei ele marcando 20 litros, porque quando o tanque fica vazio sempre fica um resto de combustível no tanque que não é puxado, por isto os 4 litros de sobra.

Se alguém tem problemas de marcação de combustível e já testou de tudo, olhe o resistor.
A falta dele (ou defeito) também faz o marcador marcar sempre cheio.

OKK
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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por Rubão6cc em Dom 30 Ago - 12:11:20

Muito boa dica Adpachec OKK


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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por tcheco 8687 em Dom 30 Ago - 14:25:24

VALEU PELA DICA.
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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por adpachec em Dom 30 Ago - 16:48:31

Era muito complicado, saio para trabalhar com meio tanque, voltava com um quarto de tanque e no dia seguinte saia com ele na reserva (e o carro ficou parado na garagem), o percurso é de 15 quilômetros por dia (3 litros de álcool dia), e nenhum vazamento, e o medo de ficar na pista com o trânsito lotado....a boia esta boa, tinha coisa estranha aí........até pensei que estavam roubando combustível no estacionamento, mas quando medi o o tanque vi que só poderia ser o marcador.

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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por New_gp em Seg 31 Ago - 6:58:15

Cara so um comentario a parte. Esses resisteres ja sao de enrolamento de cobre se nao me engano entao meu truque nao da certo. Mas pro caso dos resistores de carvao caso um dia nao achem do valor certo exemplo 90 e so tenha de 100. Da de comprar um de 100 e ir lixando com uma lixa de unha ou lima que ele vai perdendo resistencia. Dai so isolar e ta novo. Quando a tolerancia e mto baixa tbm da de fazer isso. Nao sei se vai ser util pra alguem mas estao informados.
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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por Sponchiado em Seg 31 Ago - 11:54:26

adpachec escreveu:Faz um tempo que abasteço o carro e o ponteiro despenca de meio tanque para 1/4 de tanque.
Procurei em todas as mangueiras e nenhum vazamento.

Sobrou o marcador..........descobri que o defeito era no resistor interno (verde na imagem).



O resistor é de 82 Ohms com tolerância de 5% para mais ou menos e 5 Watts.
O manual pede um de 90 Ohms e eu coloquei, pronto o ponteiro de um salto!
Coloquei um de 100 Ohms por 1/8 e Watts e funciona sem problemas.
O manual se encontra no opala.com, mas não consigo mais baixar.
Eu medi o tanque e tem 24 litros, antes marcava só 16 litros (com reserva).
Deixei ele marcando 20 litros, porque quando o tanque fica vazio sempre fica um resto de combustível no tanque que não é puxado, por isto os 4 litros de sobra.

Se alguém tem problemas de marcação de combustível e já testou de tudo, olhe o resistor.
A falta dele (ou defeito) também faz o marcador marcar sempre cheio.

OKK

Olá,

90 ohms é complicado por não ser valor ôhmico comercial, mas poderia ser colocado três resistores de 270 ohms (valor comercial) em paralelo que resultariam no valor esperado.

A potencia nominal individual poderia ser reduzida também já que em paralelo as potencias se "somam" (resistores de potencias individuais de 2W resultam neste caso em 6W) ultrapassando a potencia do resistor original de 5W. Só não tenho certeza se a potencia de 2W é tranuilo de achar, talvez a mais fácil seja três que resultaria em potencia total de 9W.

Segue figura:


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Espero ter ajudado... AbraçoSS!
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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por adpachec em Seg 31 Ago - 17:38:12

New_gp escreveu:Cara so um comentario a parte. Esses resisteres ja sao de enrolamento de cobre se nao me engano entao meu truque nao da certo. Mas pro caso dos resistores de carvao caso um dia nao achem do valor certo exemplo 90 e so tenha de 100. Da de comprar um de 100 e ir lixando com uma lixa de unha ou lima que ele vai perdendo resistencia. Dai so isolar e ta novo. Quando a tolerancia e mto baixa tbm da de fazer isso. Nao sei se vai ser util pra alguem mas estao informados.

Nunca lixei resistor, mas o resistor é de carbono, o resistores de fio, muito usados hoje em casos de corrente mais elevada que não é o caso.
Existem resistores de fio e a carbono juntos, usados em rádios, os "resistores de choque" para atingir frequências específicas, substituindo os indutores.

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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por adpachec em Seg 31 Ago - 17:48:34

Sponchiado escreveu:
adpachec escreveu:Faz um tempo que abasteço o carro e o ponteiro despenca de meio tanque para 1/4 de tanque.
Procurei em todas as mangueiras e nenhum vazamento.

Sobrou o marcador..........descobri que o defeito era no resistor interno (verde na imagem).



O resistor é de 82 Ohms com tolerância de 5% para mais ou menos e 5 Watts.
O manual pede um de 90 Ohms e eu coloquei, pronto o ponteiro de um salto!
Coloquei um de 100 Ohms por 1/8 e Watts e funciona sem problemas.
O manual se encontra no opala.com, mas não consigo mais baixar.
Eu medi o tanque e tem 24 litros, antes marcava só 16 litros (com reserva).
Deixei ele marcando 20 litros, porque quando o tanque fica vazio sempre fica um resto de combustível no tanque que não é puxado, por isto os 4 litros de sobra.

Se alguém tem problemas de marcação de combustível e já testou de tudo, olhe o resistor.
A falta dele (ou defeito) também faz o marcador marcar sempre cheio.

OKK

Olá,

90 ohms é complicado por não ser valor ôhmico comercial, mas poderia ser colocado três resistores de 270 ohms (valor comercial) em paralelo que resultariam no valor esperado.

A potencia nominal individual poderia ser reduzida também já que em paralelo as potencias se "somam" (resistores de potencias individuais de 2W resultam neste caso em 6W) ultrapassando a potencia do resistor original de 5W. Só não tenho certeza se a potencia de 2W é tranuilo de achar, talvez a mais fácil seja três que resultaria em potencia total de 9W.

Segue figura:


image upload

Espero ter ajudado... AbraçoSS!

Legal........ligação em série.........eu já sabia disto.
Mas como é aceito 5% de margem de erro (90 Ohms X 5 / 100 = 4,5 ohms = 94,5 ohms) que para 100 ohms (neste caso é uma diferença mínima), uma margem de erro de uns 100 ml's de combustível talvez.

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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 7 Set - 11:11:16

Excelente tópico adpachec


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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por adpachec em Seg 7 Set - 11:17:00

bruno silverstar83 escreveu:Excelente tópico adpachec

Obrigado Bruno.

Andando com o carro descobri que agora o ponteiro fica mais estável, com o resistor original ele fica oscilando muito em aceleração, subida e frenagem, ele ficava balançando muito ao movimento da gasolina.
Agora ficou mais justo.

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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por LucasPiologo em Qui 29 Out - 9:22:35

Notei que meu ponteiro fica oscilando, será que é isso?
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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por adpachec em Qui 29 Out - 17:43:18

LucasPiologo escreveu:Notei que meu ponteiro fica oscilando, será que é isso?

Pode ser.....mas o ponteiro do opala não é estável, oscila um pouco sim.
Mas o meu era coisa de louco, oscilava muito.

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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por leandro 4cc em Sex 30 Out - 21:27:15

aproveitando o embalo....
adpachec esse resistor que vc mostra, ( o verde ), serve para todos os tipos de painel do opala? o meu é um dos 85/87. tirei o meu original do 81 que marcava corretamente e coloquei esse 85/87 que não marca nada, sempre cheio com chave ligada.
se desmontar o meu painel, sabe se vou encontrar um desse tbm? se sim posso colocar desse q vc colocou? e se possível me passe o modelo correto desse que vc usou, pois sou leigo no assunto e preciso saber oq comprar..... desde ja obrigado pela ajuda...
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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por Jerffeson Quaresma em Sex 30 Out - 22:37:10

Parabéns adpachec, já serve de lição pro futuro. Valeu cara, sempre postando informações utilíssimas!
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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por adpachec em Sab 31 Out - 9:24:56

leandro 4cc escreveu:aproveitando o embalo....
adpachec esse resistor que vc mostra, ( o verde ), serve para todos os tipos de painel do opala? o meu é um dos 85/87. tirei o meu original do 81 que marcava corretamente e coloquei esse 85/87 que não marca nada, sempre cheio com chave ligada.
se desmontar o meu painel, sabe se vou encontrar um desse tbm? se sim posso colocar desse q vc colocou? e se possível me passe o modelo correto desse que vc usou, pois sou leigo no assunto e preciso saber oq comprar..... desde ja obrigado pela ajuda...

Pelo manual de circuitos elétricos do Opala.Com sim, mas no teste eles usam um resistor variável de 90 Ohms.

http://www.opala.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=24

Eu usei um resistor de Carbono comum de 100 Ohms por 1/8 e Watts mesmo.
No modelo de fabrica se pede um de 86 Ohms por 5 Watts.





Alguns são soldados:



Jerffeson Quaresma escreveu:Parabéns adpachec, já serve de lição pro futuro. Valeu cara, sempre postando informações utilíssimas!


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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por leandro 4cc em Sab 31 Out - 17:18:57

muito obrigado adpachec, vou comprar e desmontar o meu painel e trocar, pq andar sem saber se tem gasosa é complicado..... mais uma vez obrigado...
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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por raphaelcaronti em Dom 1 Nov - 15:43:56

legal demais a dica!!

Da para fazer isso nos mais modernos?
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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por adpachec em Dom 1 Nov - 19:48:30

raphaelcaronti escreveu:legal demais a dica!!

Da para fazer isso nos mais modernos?

Sim, desde que, necessite a troca e ela seja mesmo necessária.




Este foi mexido, colocado um de 110 Ohms (marrom) e outro de 82 Kilohms (82 K) para causar uma queda de resistência de mais ou menos 3 Ohms.



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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por raphaelcaronti em Seg 2 Nov - 0:21:19

Bom saber! Obrigado pelo tópico!
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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 2 Nov - 7:41:16

O meu também tem um comportamento estranho, geralmente abasteço 50 pila (+ - 15 litros) quando o ponteiro está próximo da reserva, aí ele pula lá ´pra cima, marcando quase 3/4 de tanque, porém, mesmo andando pouco, na próxima vez que ligo o motor, o ponteiro já está próximo do 1/4, e ali ele se mantém mais estável, e creio que seja o normal mesmo, pois o tanque é de 55 litros.

É mais provável que seja problema no painel ou regulagem da bóia?
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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 2 Nov - 8:24:14

Engraçado vocês falarem que o ponteiro oscila,no meu não acontece isso,ele só altera o ponteiro quando tá numa subida ou descida forte,fora isso o ponteiro se mantem estável.


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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por adpachec em Seg 2 Nov - 9:09:45

Glaucio Missioneiro escreveu:O meu também tem um comportamento estranho, geralmente abasteço 50 pila (+ - 15 litros) quando o ponteiro está próximo da reserva, aí ele pula lá ´pra cima, marcando quase 3/4 de tanque, porém, mesmo andando pouco, na próxima vez que ligo o motor, o ponteiro já está próximo do 1/4, e ali ele se mantém mais estável, e creio que seja o normal mesmo, pois o tanque é de 55 litros.

É mais provável que seja problema no painel ou regulagem da bóia?

O meu era assim, depois de desmontar a boia (que não resolveu nada), era o resistor.
No meu caso foi isto.
Mas o ano do seu deve ter um estabilizador de voltagem no painel:



http://www.opaleirosdoparana.com/t11908-painel



Se é ele tem como consertar:

http://www.opaleirosdoparana.com/t39624-regulador-tensao-painel

O estabilizador mantém 10 volts com tolerância de 0,2 volts para mais ou menos.
Se estiver oscilando tem coisa errada, para testar é usar um multímetro nos contato positivos e negativos do medidor (solta ele, liga o carro e usa o multímetro).



ACHO, que o negativo é o sem resistor e o positivo o que esta com resistor e a porca.



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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 2 Nov - 9:35:47

Mais uma aula, valeu adpachec.
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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

Mensagem por adpachec em Seg 2 Nov - 12:59:42

Glaucio Missioneiro escreveu:Mais uma aula, valeu adpachec.

Valeu.

Espero que ache o defeito.

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Re: O misterioso caso do combustível desaparecido.

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