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Motor pipocando

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Douglas Vaciliev
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Motor pipocando

Mensagem por Douglas Vaciliev em Dom 6 Set - 20:17:45

Meu motor é novo, distribuição, velas, cabo de velas, bobina, caixinha de ignição tudo novo.
Ainda não tinha mexido na carburação do carro e estava com o carburador simples.

Um belo dia motor morreu na rua arrancando... quebrou a engrenagem do comando.
Ok. Comprei uma usada/nova de alumínio em um ferro velho.
Na hora de sincronizar o ponto da engrenagem do comando com a do vira percebi que na polia do comando de alumínio a marca não estava bem nítida.

Montei o motor regulei as válvulas e ok. Sai na rua para testar o carro, percebi que conforme a rotação ia subindo o carro começa a perder a força e falhar, fazendo um barulho no carburador parecendo estar afogado. Acelerando o carro parado na alta percebi que o motor pipoca, sai fogo as vezes e cospe gasolina pra fora.

Testei bobina, caixinha de ignição, velas, ponto do distribuidor adiantei, atrasei e nada a mesma coisa.

Achei que podia ser o carburador... aproveitei comprei uma admissão e um carburador 3e. Instalei e adivinha? Continuou o mesmo problema. O motor sai arrancando forte e de repente começa a falhar... pipocar igual estava antes.

Pergunta:

Sera que se montar um dente antes ou depois da marca da engrenagem do vira pode acontecer isso? Já não sei mais o que fazer... alguém já passou por isso?

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Re: Motor pipocando

Mensagem por Rubão6cc em Seg 7 Set - 7:58:41

Cadê o Ivo pra responder? Aparece Ivo! rs


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Re: Motor pipocando

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 7 Set - 10:11:10

1°-A engrenagem que quebrou era de alumíno ou de celeron(fibra)?
Se a que quebrou foi a de fibra você não poderia ter colocado a de alumínio,a não ser que trocasse a engrenagem do virabrequim tambem.

Como foi regulado as valvulas?
Algum delas pode ter ficado enforcada,o que resulta nos estouros no carburador.

Ponto de iginição
Se tiver muito adiantado da estouro no carburador tambem

Eu acredito que seu comando tá fora de ponto,aconselho a trocar o casal de engrenagens(engrenagem do comando e do virabrequim),coloque um casal novo e não vai mais dar problema,porque alem de ficar um conjunto novo não corre o risco de ficar fora de ponto OKK


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Re: Motor pipocando

Mensagem por adpachec em Seg 7 Set - 11:13:24

bruno silverstar83 escreveu:1°-A engrenagem que quebrou era de alumíno ou de celeron(fibra)?
Se a que quebrou foi a de fibra você não poderia ter colocado a de alumínio,a não ser que trocasse a engrenagem do virabrequim tambem.

Como foi regulado as valvulas?
Algum delas pode ter ficado enforcada,o que resulta nos estouros no carburador.

Ponto de iginição
Se tiver muito adiantado da estouro no carburador tambem

Eu acredito que seu comando tá fora de ponto,aconselho a trocar o casal de engrenagens(engrenagem do comando e do virabrequim),coloque um casal novo e não vai mais dar problema,porque alem de ficar um conjunto novo não corre o risco de ficar fora de ponto OKK

OKK

Estes pipocos acelerando pode ser ponto de avanço muito atrasado (porque você tem uma queda de força no motor), que interfere no tempo da faísca e então estes pipocos.

OKK

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Re: Motor pipocando

Mensagem por Douglas Vaciliev em Seg 7 Set - 17:02:04

bruno silverstar83 escreveu:1°-A engrenagem que quebrou era de alumíno ou de celeron(fibra)?
Se a que quebrou foi a de fibra você não poderia ter colocado a de alumínio,a não ser que trocasse a engrenagem do virabrequim tambem.

Como foi regulado as valvulas?
Algum delas pode ter ficado enforcada,o que resulta nos estouros no carburador.

Ponto de iginição
Se tiver muito adiantado da estouro no carburador tambem

Eu acredito que seu comando tá fora de ponto,aconselho a trocar o casal de engrenagens(engrenagem do comando e do virabrequim),coloque um casal novo e não vai mais dar problema,porque alem de ficar um conjunto novo não corre o risco de ficar fora de ponto OKK

1: Era de fibra e coloquei de alumínio. Porém a quantidade de dentes e as espessuras dos dentes são as mesmas casando com os dentes do virabrequim.

2: As válvulas foram reguladas e conferidas umas 3 vezes para ver se não eram ela e nada também rss

3: No ponto do distribuidor adiantei e testei mesma coisa, atrasei e testei mesma coisa...

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Re: Motor pipocando

Mensagem por Douglas Vaciliev em Seg 7 Set - 17:04:55

adpachec escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:1°-A engrenagem que quebrou era de alumíno ou de celeron(fibra)?
Se a que quebrou foi a de fibra você não poderia ter colocado a de alumínio,a não ser que trocasse a engrenagem do virabrequim tambem.

Como foi regulado as valvulas?
Algum delas pode ter ficado enforcada,o que resulta nos estouros no carburador.

Ponto de iginição
Se tiver muito adiantado da estouro no carburador tambem

Eu acredito que seu comando tá fora de ponto,aconselho a trocar o casal de engrenagens(engrenagem do comando e do virabrequim),coloque um casal novo e não vai mais dar problema,porque alem de ficar um conjunto novo não corre o risco de ficar fora de ponto OKK

OKK

Estes pipocos acelerando pode ser ponto de avanço muito atrasado (porque você tem uma queda de força no motor), que interfere no tempo da faísca e então estes pipocos.

OKK

Então... sera que se montei a engrenagem com 1 dente atrasado/adiantado o motor pegaria normal na lenta e na alta iria causar isso??

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Re: Motor pipocando

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 7 Set - 17:44:24

Douglas Vaciliev escreveu:

1: Era de fibra e coloquei de alumínio. Porém a quantidade de dentes e as espessuras dos dentes são as mesmas casando com os dentes do virabrequim.

2: As válvulas foram reguladas e conferidas umas 3 vezes para ver se não eram ela e nada também rss

3: No ponto do distribuidor adiantei e testei mesma coisa, atrasei e testei mesma coisa...

Mas mesmo que seja os dentes igual a sincronização pode não ser a mesma,por isso ou coloca a mesma de fibra ou troca o casal


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Re: Motor pipocando

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 7 Set - 17:46:47

adpachec escreveu:

OKK

Estes pipocos acelerando pode ser ponto de avanço muito atrasado (porque você tem uma queda de força no motor), que interfere no tempo da faísca e então estes pipocos.

OKK


Entendo adpachec,mas quando o ponto tá muito adiantado tambem da estoruo no carburador né Question


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Re: Motor pipocando

Mensagem por adpachec em Seg 7 Set - 21:45:18

bruno silverstar83 escreveu:
adpachec escreveu:

OKK

Estes pipocos acelerando pode ser ponto de avanço muito atrasado (porque você tem uma queda de força no motor), que interfere no tempo da faísca e então estes pipocos.

OKK


Entendo adpachec,mas quando o ponto tá muito adiantado tambem da estoruo no carburador né Question

Sim, você tá certo, mas a pegadinha está no barulho do carburador que ele escreveu:

A válvula de admissão se abre tarde e cria aquele vácuo com barulho de"chupada" (se escuta melhor sem a panela do filtro) porque não tem sincronismo das válvulas com o PMS dos pistões.

E o "Pipoco" é a detonação (a meu ver) da faísca saindo com o pistão muito embaixo e ele ressoa dentro da câmara.

E a fumaça (ao meu ver) é o resto de material da combustão que não sai pelo escape devido a falta de sincronismo das válvulas.

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Re: Motor pipocando

Mensagem por adpachec em Seg 7 Set - 21:50:06

Achei que podia ser o carburador... aproveitei comprei uma admissão e um carburador 3e. Instalei e adivinha? Continuou o mesmo problema. O motor sai arrancando forte e de repente começa a falhar... pipocar igual estava antes.

Mas lendo isto (que só vi agora)..........parece é avanço centrifugo........a mola pode ter escapado.............


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Re: Motor pipocando

Mensagem por Douglas Vaciliev em Ter 8 Set - 6:52:40

adpachec escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:


Entendo adpachec,mas quando o ponto tá muito adiantado tambem da estoruo no carburador né Question

Sim, você tá certo, mas a pegadinha está no barulho do carburador que ele escreveu:

A válvula de admissão se abre tarde e cria aquele vácuo com barulho de"chupada" (se escuta melhor sem a panela do filtro) porque não tem sincronismo das válvulas com o PMS dos pistões.

E o "Pipoco" é a detonação (a meu ver) da faísca saindo com o pistão muito embaixo e ele ressoa dentro da câmara.

E a fumaça (ao meu ver) é o resto de material da combustão que não sai pelo escape devido a falta de sincronismo das válvulas.

Cara, é bem isso que acontece. "Barulho de chupada" e o carro não vai... funcionando parado acelera normal (tirando os estouros que é só na alta) porém sai na rua acima de 2 mil giros o motor começa a segurar o carro, falhar e fazer esse barulho de chupada. Alivio o pé ele volta ao normal, acelero novamente omeça a fazer denovo...

Sera que se montar um dente ou até dois dentes fora de socronizo com o virabrequim o motor funcionaria e daria esses problemas?

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Re: Motor pipocando

Mensagem por Douglas Vaciliev em Ter 8 Set - 6:55:05

adpachec escreveu:Achei que podia ser o carburador... aproveitei comprei uma admissão e um carburador 3e. Instalei e adivinha? Continuou o mesmo problema. O motor sai arrancando forte e de repente começa a falhar... pipocar igual estava antes.

Mas lendo isto (que só vi agora)..........parece é avanço centrifugo........a mola pode ter escapado.............


Vou verificar isso. Até porque não consegui testar com outro distribuidor. Só olhei se o rotor e a tampa não estavam trincados!

Só quero abrir novamente para mexer nos pontos da engrenagens quando não tive mais alternativas...

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Re: Motor pipocando

Mensagem por Douglas Vaciliev em Seg 28 Set - 19:37:44

Não é o distribuidor, testei com outro e deu na mesma.

Disseram que pode ser o comando esta gasto onde empurra algum tucho para abrir a válvula, ou a engrenagem que coloquei tem a marcação diferente da de fibra e montei com algum dente adiantado ou atrasado.

E agora? desmontar tudo denovo??

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Re: Motor pipocando

Mensagem por diego ribeiro da silva em Seg 28 Set - 19:42:14

Vc não conseguiu ver qual cilindro tá falhando??? Tirando o cabo de vela??

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Re: Motor pipocando

Mensagem por Douglas Vaciliev em Seg 28 Set - 19:50:44

diego ribeiro da silva escreveu:Vc não conseguiu ver qual cilindro tá falhando??? Tirando o cabo de vela??

Ele não falha... na lenta ou ate funcionando parado não percebe nada errado.

Quando sai acelerando que da os sintomas acima mencionados.


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Re: Motor pipocando

Mensagem por diego ribeiro da silva em Seg 28 Set - 20:10:28

Deve ser destruidor mesmo amigao...Já peguei carro assim na oficina!

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Re: Motor pipocando

Mensagem por Ayres@opala em Ter 29 Set - 15:44:38

Rotor é novo tmbm? Às vezes rotor "parece" estar bom e falha na alta, até descobrir isto sofre bastante.

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Re: Motor pipocando

Mensagem por adpachec em Ter 29 Set - 17:48:13

Douglas Vaciliev escreveu:
diego ribeiro da silva escreveu:Vc não conseguiu ver qual cilindro tá falhando??? Tirando o cabo de vela??

Ele não falha... na lenta ou ate funcionando parado não percebe nada errado.

Quando sai acelerando que da os sintomas acima mencionados.


Olhe as velas, se estiverem pretas pode ser carburador dando excesso.

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Re: Motor pipocando

Mensagem por teteubp em Ter 29 Set - 20:16:52

tucho hidraulico?
pra mim ainda é válvula enforcada..

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Re: Motor pipocando

Mensagem por ZZ Top em Ter 29 Set - 23:09:47

Distribuidor.

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Re: Motor pipocando

Mensagem por Douglas Vaciliev em Qua 30 Set - 21:22:59

Ayres@opala escreveu:Rotor é novo tmbm? Às vezes rotor "parece" estar bom e falha na alta, até descobrir isto sofre bastante.

Novo... comprei distribuidor completo da bosch.

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Re: Motor pipocando

Mensagem por Douglas Vaciliev em Qua 30 Set - 21:24:19

teteubp escreveu:tucho hidraulico?
pra mim ainda é válvula enforcada..

Regulei e conferi as válvulas e não estavam enforcadas...
tuchos hidráulicos!

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PROBLEMA RESOLVIDO!!!

Mensagem por Douglas Vaciliev em Qua 30 Set - 21:34:56

PROBLEMA RESOLVIDO.

Estou de férias, resolvi reabrir a tampa e conferir o ponto das engrenagens.

Comparando com a quebrada de fibra (posição da chaveta e marcação das polias) notei que a marcação da polia de alumínio é diferente da de fibra e estava um dente fora. Desmontei tudo e adiantei um dente.

O certo é trocar as duas quando quebra uma, porém a engrenagem do vira estava novíssima e quis reaproveitar e deu nisso.

Agora pode acelerar o bichão com os dois pé sem medo que em 2ª marcha chegar nos 70 km fácil com o 3e. Da só uma engasgadinha quando aparentemente abre o segundo estágio que esta a vácuo. Mas isso agora é regulagem.

Obrigados a todos que tentaram me ajudar!!!

Sossa
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Re: Motor pipocando

Mensagem por Sossa em Qui 1 Out - 9:09:19

Que bom que achou o problema, se agora o carro ta tinido então ta tranquilo...

Importante é voltar aqui no tópico e falar oque fez e resolveu, muita gente vem se descabelando pedir ajuda, ai muita gente tenta ajudar, o cara resolve o problema e não volta pra dizer oque era e oque fez..

Belo coupe, poste mais fotos dele!

Abraçoss

bruno silverstar83
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Re: Motor pipocando

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 1 Out - 21:26:40

Que bom que resolveu,como eu disse sempre é aconselhável trocar as 2 engrenagens por que se não acontece isso,mas agora é só curtir o opalão OKK OKK


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Re: Motor pipocando

Mensagem por Douglas Vaciliev em Qui 1 Out - 22:03:06

bruno silverstar83 escreveu:Que bom que resolveu,como eu disse sempre é aconselhável trocar as 2 engrenagens por que se não acontece isso,mas agora é só curtir o opalão OKK OKK

Eu estou achando que essa falhada que da a partir que abre o segundo estágio ainda é fora de ponto.
Melhorou, porém não está 100%, as invés do motor se embaralhar já na meia rotação agora está na alta rotação, creio que mais um dente o motor fica redondinho e o problema não esta na regulagem do carburador.

Vou adiantar mais um dente pra ver como fica. Duro é ter que desmontar tudo novamente.

que acham?

Tem algum aparelho para conferir o ponto do comando com os pistões? Estou achando que esse motor estava todo zuado.

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Re: Motor pipocando

Mensagem por Douglas Vaciliev em Ter 6 Out - 16:02:42

AGORA SIM 100%

Dois dentes avançados na engrenagem do comando de válvulas e giclê 115 no 1º estágio e 107 no 2º ficou funcionando redondinho sem corte algum.

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Re: Motor pipocando

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