Recapitulando, meu nome é Rony, sou de Brasília/DF, tenho 36 anos e como todos aqui adoro a família Opala. Hoje tenho uma Caravan 91 4.1 automática, esse Opala e outros carros antigos.
Pois bem... a história triste do Opala vou contar em fotos para os senhores(as) entenderem melhor.
Lá pelo mês de setembro de 2013, um amigo, que é mecânico, disse que havia achado um carro muito legal pra mim a um preço ótimo. Um Opala 1977 coupé, muito "integro" e com pintura nova. O carro estava na mesma rua em que moro, com tamanha facilidade fui lá dar uma espiada e confesso que não tivemos aquele "amor a primeira vista". O carro não agradou, estava descaracterizado, com bancos modernos, dois suportes para bateria, 6 lanternas traseiras, as duas longarina quebradas, retrovisor fixado no lugar errado, vidros estragados, radiador vazando, painel de instrumentos quebrado. Inicialmente o valor era 5.000, mas como não demonstrei interesse em função das intervenções que deveria fazer, o dono baixou pra 4.000 e iria esperar eu fazer os reparos para depois preencher o "DUT". O preenchimento do DUT só foi feito em 2015 (dois anos depois rsrsrsrs).
O carro era assim:
Empolgado com a nova compra e o sonho sendo realizado, lá fui eu enfiar o carro a oficina "de confiança" para fazer os primeiros reparos. Essa primeira brincadeira simples demorou 6 meses e o carro saiu de lá todo respingado de tinta branca (os manés pintaram a estrutura metálica da oficina e parece que não cobriram o opala).
Empolgado com tudo... lá foi eu gastar com os presentes pro Opalão. Foram rodas, grade sob medida e volante.
Na hora de colocar a grade descobrimos que a frente estava torta e no processo de voltar pro luga descobri que o carro era igual pizza ruim, só massa.
Bom... como a primeira oficina demorou 6 meses pra fazer poucos reparos, decidi não reparar a frente com eles. Levei o carro direto pra outra oficina pra montar a mecânica, revisar freios, e elétrica. Ai levou mais 1 ano, olha que sou cliente antigo dos caras e nem deu pra ficar "nervoso com eles", deixei pra lá... comprei a Caravan e botei o opala a venda. Alguns curiosos apareceram, especularam, mas ninguém levou... nesse meio temo o carro ficou pronto. Vendi as rodas do Omega e peguei as famosas Cruz de Malta (mas com os pneus carecas)
Nesse tempo que ficou parado as massas começaram a trincar em vários pontos.
Orçamento pra conserta tudo e virar um "ze frisinho" está em R$ 10.000,00. Sinceramente, pro experiência própria, prefiro comprar um carro já pronto, a dor de cabeça é muito grande. Já sou dono de outros 6 carros e já tenho experiência pra não entrar nessa mais. Resolvi então relaxar... e curtir o carro do jeito que ele é... sem estressar... sem perder amizades... sem perder tempo.
Não está tão detonado pra ser um super RAT e nem tá tão lindo pra ser um "Zé frisinho", então apelidei ele de SEMI-RAT.
O carro está assim:
Manopla de caveira em alumínio
Volante esportivo (semelhante aos de época)
Pisca alerta adaptado
Ignição eletrônica
Uma melhorada no visual do motor
Direção hidráulica
Um teste com as rodas do Diplomata (mas não vai ficar nele, usei só pra fazer a vistoria em agosto de 2015, quase 2 anos depois da compra)
Painel de instrumentos foi trocado, antes era assim:
Agora é assim:
Um presente que comprei pra mim. Politriz de R$ 200,00 na promoção da Leroy Merlin
Uma lixada na pintura com lixa 1200
Polimento realizado
Essas rodas vieram na Caravan, são aro 17. Até curti o visual delas no Opalão, vai ficar ai até comprar Pneu para as Cruz de Malta aro 14. Notem a altura dele, a lata de spray passa por baixo com folga.
Como está parecendo um JEEP, comprei um kit "pra dar aquela rasteira". Molas da JJ Especiais
O que o futuro nos espera: Sinceramente não sei. Com a grana que devo gastar pra pintar novamente prefiro apimentar o carro com injeção eletrônica e um KIT turbo. Isso vai me custar um pouco mais da metade do valor da restauração da "estética do carro". Pretendo, quem sabe, um dia, jogar uma mão de tinta fosca e só, isso se o carro não ficar fosco naturalmente nos próximos anos.
A parte interna será feita, pretendo fazer com tecidos alternativos no melhor estilo RAT. Pensei em calças Jeans velhas (rsrsrs), ou aquelas flanelas xadrez de fazer camisa "estilo caipira".
É isso... todo tipo de dica, crítica e palpite será bem vindo. Afinal, salvei mais um Opala da extinção.
Hoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS
» Tampão Caravan Diplomata
Ontem à(s) 18:50:37 por Müller
» Motor 4cil 2.8
Ontem à(s) 14:17:19 por LEOGC
» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Ontem à(s) 12:56:23 por bybecker
» Ferramenta para travar volante do opala
Ontem à(s) 11:33:01 por opala4cc
» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Ontem à(s) 8:42:36 por Bre4100
» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Seg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena
» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Seg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS
» chaves do opala
Seg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86