Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 9:06:36 por joaoc

» Repintando um Opala.
Hoje à(s) 8:57:10 por Matheus Cid Bass

» Problemas com o comando de valvula
Hoje à(s) 8:06:52 por diplomata1985

» comando omega 6mil rpm
Hoje à(s) 8:05:56 por leonardo opaleiro

» Opala Drift ?
Hoje à(s) 7:34:31 por Shadow90

» restauracao
Hoje à(s) 7:09:15 por Marcelo SS

» [Duvida] Suporte "bojo" farol Opala 73
Hoje à(s) 6:32:28 por oXLS

» reputação
Hoje à(s) 6:00:59 por Tonho_RS

» Bóia da W40 enroscando
Hoje à(s) 5:50:11 por Coupe 76

Quem está conectado

83 usuários online :: 6 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 77 Visitantes :: 2 Motores de busca

felipeleox, gustavobs, joaoc, Matheus Cid Bass, Pedrão B., Rodrigo N

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7868)

100 (7771)

Escapamento abafado de mais

Compartilhe

ClaudioHenrique
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 34

Escapamento abafado de mais

Mensagem por ClaudioHenrique em Qui 10 Set - 18:58:38

Pessoal, uma dúvida me inquieta a tempos: o escapamento pode estar abafado de mais a ponto de o carro perder força (ou potência)? - desculpem os termos, não tenho familiaridade com eles.

Tenho um opala 4 cilindros, 2.5cc, 5 marchas, enfim.
Quando comprei, a pouco mais de um ano, ele tinha apenas um abafador ou silencioso. Depois de um tempo ele foi arrancado por um quebra-molas e eu o substituí. Porém, na intensão de ganhar força, pedi que o cara da oficina colocasse dois abafadores. Ele colocou um mais ao centro, antes do diferencial, e outro menor mais na ponta.

O caso é que ultimamente, depois de gastar uma boa grana em elétrica, suspensão, direção, freios, etc. sinto que o carro anda pouco. Tem dificuldades em arrancar em subidas, retomadas de velocidade e mesmo quando estou a ganhar velocidade o carro parece preso por volta dos 90 km/h.

Qual a chance de a responsabilidade ser do escape?

Valeu galera.
Abração a todos,
e parabéns ao forum!!!

New_gp
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 183
Modelo do carro : Opala comodoro 82 coupe
Fan 125
Cilindros : 4,1/2

Re: Escapamento abafado de mais

Mensagem por New_gp em Qui 10 Set - 19:39:55

OK para comecar...

Sim um carro pode perder toda a forca se colocado um escapamento restringindo o fluxo. To pensando rapido aqui mas se tu colocou 2 silenciosos oque voce pensou em fazer seria aumentar o torque do teu motor certo? Entao nao e o ideal e sim isso pode estar afetando o carro. Pode nao significa que esta. Oque acontece e que oque voce tentou fazer ou melhor oque deve ser feito para aumentar torque em baixa(consequencimente perdendo potencia em alta) e diminuir o diametro do escape principalemente o coletor. Oque isso faz e trazer o fenomeno do "scrawing" para rotacoes mais baixas e assim voce vai ter o escapamento trabalhando ao seu favor puxando o ar numa determinada rotacao. Se o escape puxa o ar o motor faz menos forca pra empurar esse ar pra fora e essa forca e convertida em torque. Consequentimente em altas rotacoes tu vai gerar pressao no escapamento entao o motor vai ter de fazer mais forca para jogar esse ar pra fora perdendo torque.

Como eu falei eu nao tenho certeza se 2 silenciosos vao conseguir amarrar o motor. Isso depende de quais os silenciosos a construcao deles. Por exemplo se forem dois magnaflow tu nao vai se encomodar mas se forem dois do uno 1.0 muda... O pessoal costuma colocar os de mercedez e vai bem isso depende do peao que fez o servico. Mas tambem pode ser outros fatores como velas e cabos que podem falhar de uma hora pra outra e mesmo sem apagar o carro ele quase morre.

Mas como regra. Nem mesmo pra torque 2 silenciosos vao te ajudar. Silencioso e restricao e restricao nao te da torque e muito menos potencia. Mas se o cara que fez o trabalho for +- voce vai ter como tirar ele em algum ponto facilmente. Se ele soldou ja era...

O coletor que tu ta usando e original?

Aos que talvez duvidem que o aumento de restricao nao provoca o aumento de torque segue grafico. Original x magnaflow

Mas de novo tanto pode ser varias coisas. Mas para testar e simples tenta achar um ponto pra tirar uma parte de escape e sai ver se desamarra. Ou em pontos criticos mas criticos o escape vai ficar incandescente ou avermelhado depois de um tempo em altas rotacoes.

Outro teste e o seguinte deixa o carro desligado por um tempo. Dai liga e da uma puxada ve se ele comeca bem e amarra se for e pq e escape. Mas isso pra dar diferenca tem que estar quase entupido amassado coisas assim.

Na duvida grita ae

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100

Mensagem por Pedro Opala90 em Sex 11 Set - 19:11:53

Abafador de opala não restringe em nada o fluxo dos gases.
Os gases passam por dentro de um cano furado, da mesma
bitola do restante do escapamento.

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4993
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Sex 11 Set - 22:19:33

ClaudioHenrique escreveu:Pessoal, uma dúvida me inquieta a tempos: o escapamento pode estar abafado de mais a ponto de o carro perder força (ou potência)? - desculpem os termos, não tenho familiaridade com eles.

Tenho um opala 4 cilindros, 2.5cc, 5 marchas, enfim.
Quando comprei, a pouco mais de um ano, ele tinha apenas um abafador ou silencioso. Depois de um tempo ele foi arrancado por um quebra-molas e eu o substituí. Porém, na intensão de ganhar força, pedi que o cara da oficina colocasse dois abafadores. Ele colocou um mais ao centro, antes do diferencial, e outro menor mais na ponta.

O caso é que ultimamente, depois de gastar uma boa grana em elétrica, suspensão, direção, freios, etc. sinto que o carro anda pouco. Tem dificuldades em arrancar em subidas, retomadas de velocidade e mesmo quando estou a ganhar velocidade o carro parece preso por volta dos 90 km/h.

Qual a chance de a responsabilidade ser do escape?

Valeu galera.
Abração a todos,
e parabéns ao forum!!!

Depende; um abafador pode restringir a passagem, não só pelo diâmetro do tubo, mas pelo seu formato (curvas).

Mas é importante uma certa restrição para causar a contra pressão que serve para encher as câmaras em baixa rotações e gerar torque.
Isto é usado em motores de baixa cilindrada e de pouca aspiração onde a restrição mantém um pouco de gases nas câmaras.
No opala é "quase" direto porque as curvas e diêmetro influenciam um pouco.

O que se precisa saber é qual escape usou, é de um opala mesmo?
Amassados no cano de escape também influencia.
Mas como mexeu em outras partes olhe se está tudo certo, como o ponto de ignição.

OKK

edisson02
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 33
Modelo do carro : Opala Diplomata 89, 6cc, 3e a alcool.

Mensagem por edisson02 em Sab 12 Set - 12:48:18

sera que não é o carburador não? o meu 6cc ta com o 3e precisando de uma revisão, porque depois que solta a embreagem o giro desce e começa a subir meio sem forças em subidas. Ja foi trocada a embreagem, e se vc derrepente em um embalo ja a uns 70 km/h e resolve pisar ele da uma engasgada leve e depois só começa a ganhar força e velocidade.

ClaudioHenrique
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 34

Mensagem por ClaudioHenrique em Dom 13 Set - 6:07:18

Bem pessoal,

Vou conferir tudo e depois volto para atualizar.
Do que foi dito até agora eu posso dizer que pelo menos creio serem os abafadores de opala mesmo.
Vou procurar por amassados.
Quanto ao carburador eu duvido que seja o problema, fiz uma revisão a pouco. Ainda está na garantia.

Obrigado pela atenção.
Abraço.

Jerffeson Quaresma
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 151
Modelo do carro : Comodoro SL/E 1991/1992
NX 350 Sahara 1999
Cilindros : 6 Cilindros
1 Cilindro

Mensagem por Jerffeson Quaresma em Dom 11 Out - 14:40:46

Pessoal, aproveitando o tópico, o meu está com um escape "aproveitado", é a saída original (um cano só) então emenda em Y virando dois canos (seria então um 6x1x2?), terminando com abafador mercedes antes do diferencial. O problema é que este escape foi usado, dado por um camarada que também tem um 6cc e queria botar o escape original novamente em seu opala. Na falta de um escape (o meu tava só com o cano mesmo, até o diferencial, era horrível o barulho) eu usei esse ai, só que causa muito reverbe em alta (pra conversar ou ouvir som fica ruim, e em longas distâncias nem se fala...), e principalmente, ele arrasta em quase tudo (pedras, lombadas, por ai vai...) gostaria de por o original, meu motor é 6cc gasolina com carburador 3E (feito a um mês o reparo completo), alguém saberia se há alguma marca que fabrique modelos originais pro 6cc de bom material ou conhece algum "upgrade" no original, que traria um melhor desempenho, lembrando que quero ele silencioso mesmo.
Obrigado pessoal.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:11:02

Data/hora atual: Ter 6 Dez - 9:11:02