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Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

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FFRANZONI
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Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por FFRANZONI em Seg 28 Set - 10:48:34

Pessoal, tenho o setup abaixo e gostaria da opinião dos mestres para qual caminho seguir para acertar. Entendo que alguns itens seria melhor a utilização de outros tipos, mas vou competir com o carro e portanto estou sujeito a regulamento, ou seja, é necessario o uso dos componentes e valores abaixo:

Carburador: Weber 44 com venturi de 38 (é isso mesmo, 38)
Combustivel: Alcool
Comando: Isky 278 (525B)
Ignição: MSD6AL com Bobina Blaster 2
Bomba: Eletrica Mercedez 12Bar
Filtro ar: sem filtro - Cornetas com tela
Taxa de compressão: 12:1
Valvulas: originais GM
Balanceiros: roletados com relação 1,75
Molas: 300Lbs na abertura conicas e 120Lbs no assentamento
Cabeçote: 831 sem retrabalho - proibido retrabalho

Duvidas:
Voltas no By-Pass da Weber ?
Diametro do Furo da Rapida ?
Gicle de lenta ?
Gicle de alta ?
Gicle de ar da alta ?
Dosador ? - aqui está um problema achar um com pressão na casa dos 0,2 a 0,3 bar e manter o alto fluxo da bomba
Velas ?
Avanço a vacuo - ligo ou não ?
Ponto inicial ?

Agradeço a ajuda dos amigos e mestres... Postarei evolução no decorrer do mes de Outubro, que é onde fecharei o motor

Abraço e obrigado


FFRANZONI
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por FFRANZONI em Qui 1 Out - 15:07:08

Ninguem ??

OPAUTIC
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por OPAUTIC em Qui 1 Out - 15:57:15

amigo pra começar lenta 70 rapida 140 princial 200 ar 220 agora o resto é com vc !!!! e caneta pode comprar f7!

FFRANZONI
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por FFRANZONI em Qui 1 Out - 16:05:34

Valeu amigo... Já dá pra começar a brincar...

Licinio jr
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por Licinio jr em Qui 1 Out - 18:22:47

Duvidas:
Voltas no By-Pass da Weber ? Depende da sua regulagem na lenta, mas pode deixar umas 2 voltas pra começar.

Diametro do Furo da Rapida ? 95 ou mais um pouco.

Gicle de lenta ? 85

Gicle de alta ? aqui, só na pista e com sonda wide band pra achar o certo, mas vai variar de 220 a uns 280 dependendo da potência do carro. Na dúvida deixe um pouco mais gordo (rico), porque é como diz o ditado: mistura rica queima vela, mistura pobre quebra motor, o que vc prefere ?

Gicle de ar da alta ? Esse é um dos maiores mistérios da humanidade, deixe com 200 mesmo, nem o manual da prória weber fala com profundidade desse assunto.

Dosador ? - aqui está um problema achar um com pressão na casa dos 0,2 a 0,3 bar e manter o alto fluxo da bomba - qualquer um pra aspirado, mas tem que trabalhar internamente pra diminuir a pressão, conforme explicado em um tópico completo sobre weber aqui do site.

Velas ? de moto, acho que é da DT180 ou DT200, o modelo é B8ES

Avanço a vacuo - ligo ou não ? Não. Pra pista não precisa, mas se quiser andar na rua e estiver usando um ponto mais atrasado, pode experimentar.

Ponto inicial ? Não se regula ponto pelo inicial e sim pelo final. Coloca uns 32 se quiser segurança e pode ir até uns 36 ou até 38 em alguns casos se for mais corajoso, mas o correto é ir fazendo puxadas no dyno e aumentando o ponto de 2 em 2 graus, até a potência parar de subir, aí volta 1 grau. Cuidado porque ponto exagerado quebra motor.

Licinio jr
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por Licinio jr em Qui 1 Out - 18:25:46

Como seu cabeçote é sem retrabalho e não sei se vc usa 4 polegadas, pode ser que os valores acima tenha que ficar um pouco menores.

andersnil2004
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por andersnil2004 em Qui 1 Out - 18:29:57

no meu 6cil tbm esta com comando 278 e w40
ta assim:
lenta 70
principal 220
ar 200
rapida 150
só não lembrar as voltas nos parafusos.

FFRANZONI
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por FFRANZONI em Qui 1 Out - 18:48:46

Pessoal, valeu pelas informações. Eu estava meio perdido mesmo. Como o regulamento é quem manda, pode parecer incoerente alguns itens mas é assim que todos andam e portanto tenho que me adequar.

Licinio, vc está certo: vou manter 32 de ponto final. Como o distribuidor é um MSD, tenho a opção de trocar as molas (para mudar a velocidade onde tenho o ponto maximo) e as arruelas para travar o ponto maximo. Estava pensando em colocar 15 (girando o distribuidor) e regular as molas para assim que der 2000 / 3000 rpm, eu já ter os 32 graus e assim ficar até os 6500. Não vou ligar o vacuo então.

Algumas duvidas ainda:
- O retrabalho no dosador é para aumentar a profundidade da sede da mola ? ou seja, deixando-a menos comprimida ?
- Em relação as canetas, sou obrigado a usar a F11 pelo regulamento. Vi aqui no forum o pessoal falando de afina-la. Tbm tenho limitação de no maximo 7mm. Basicamente bastaria eu tornear todo o corpo dela em até 7mm ?
- Tbm por aqui li que a valvula da cuba sendo a 00 é que vai ter maior volume de combustivel na aceleração. Vi alguns carros na pista, com o diafragma até desligado e funcionam bem. Não seria incoerente ?

Completando a informação: pistões são originais planos. Bielas tbm originais. Não é permitido o overbore. No maximo, as 4100 cilindradas mesmo.

A meu ver (e não sou expert no assunto), o venturi de 38mm será um grande problema para afinar o carburador na media e baixa, certo ?

Obrigado pela ajuda

Licinio jr
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por Licinio jr em Sex 2 Out - 8:52:07

- O retrabalho no dosador é para aumentar a profundidade da sede da mola ? ou seja, deixando-a menos comprimida ? Sim.
- Em relação as canetas, sou obrigado a usar a F11 pelo regulamento. Vi aqui no forum o pessoal falando de afina-la. Tbm tenho limitação de no maximo 7mm. Basicamente bastaria eu tornear todo o corpo dela em até 7mm ? Sim, afina todo o corpo dela deixando ela com 7mm de diâmetro. É claro que os 5mm de cima e de baixo não devem ser mexidos, pois são onde se encaixa o gicle de alta e o de ar e não afetam o funcionamento.
- Tbm por aqui li que a valvula da cuba sendo a 00 é que vai ter maior volume de combustivel na aceleração. Vi alguns carros na pista, com o diafragma até desligado e funcionam bem. Não seria incoerente ? É que o carro anda tão gordo e com a boia tão alta, que não precisa de rápida, qualquer acelerada já puxa do venturi auxiliar. Eu prefiro fechar a valvula de cuba pra zero com estanho e depois se precisar diminuir a rápida eu regulo no parafuso do diafragma.

A meu ver (e não sou expert no assunto), o venturi de 38mm será um grande problema para afinar o carburador na media e baixa, certo ? Certo. Até hoje o meu fica bem gordo com aceleração parcial. Se descobrir o segredo pra alisar ele na media e baixa, por favor volta aqui nesse tópico pra contar pra gente.

FFRANZONI
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por FFRANZONI em Sex 2 Out - 8:57:07

Licinio, informações preciosas. Muito obrigado meu amigo... Mais 10 dias e já funciono o bichinho. Estou montando as bielas e no final de semana termino a parte de baixo.

Ainda não ficou claro onde vc fecha com estanho a valvula. O furo dela ? Fecha tudo ? Puxa, esta eu não sabia mesmo..

Abração

Licinio jr
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por Licinio jr em Sex 2 Out - 9:33:30

A válvula tem um furinho na lateral. É só pegar um ferro de solda de eletrônica e fechar esse furinho com estanho (rolinho de solda azul). Depois dá uma limada no excesso pra ficar bonitinho.

FFRANZONI
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por FFRANZONI em Sex 2 Out - 9:34:50

Blz meu amigo... Final de semana já vou fazer isso. Muito obrigado

É este o furo certo ?


Licinio jr
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por Licinio jr em Sex 2 Out - 9:38:42

isso mesmo

FFRANZONI
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por FFRANZONI em Sex 2 Out - 11:54:36

Outra questão que surgiu: O uso do econostat só funciona em carros turbo ou poderia ser um recurso no aspirado para superalimentação ? Com o uso do econostat, não seria possivel reduzir os gicles de alta ? Funciona usar o principio do econostat mas sem a bengalinha, ou seja, apenas um furo na parede da tampa e comunicar com um tubinho que via até a tampa ? Vi uma imagem neste topico:
http://www.opaleirosdoparana.com/t39889-opala-aspirado-pressao-kgf


Licinio jr
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por Licinio jr em Seg 5 Out - 9:19:33

Nunca experimentei econostat, mas a ideia é interessante.

Jean Michel Colet
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Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

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Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
Data de inscrição : 25/08/2009

Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por Jean Michel Colet em Qui 15 Out - 22:54:04

Lenta: 1 mm
Rápidas: 1,5 mm
Ar: 1,6 mm
Principal: 2,5 mm á 3 mm  ( Seu venturi pede comida).

Qualquer coisa depois que montar esse setup acima, e não ficar razoável, me passe os sintomas!

FFRANZONI
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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

Mensagem por FFRANZONI em Sex 16 Out - 10:44:39

Blz Jean, muito obrigado... Estou fechando o motor... Acredito que funciono ele durante a semana no cavalete

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Re: Sugestões de calibração Weber 44 Alcool

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