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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Ter 29 Set - 18:41:13

    Olá pessoal, como todos sabem vida de opaleiro não é fácil e opala nunca acaba...pra variar a gama de reformas que precisam ser feitas, sempre aparecem problemas "emergenciais" pra lascarem o cidadão já calejado. O último foi o cardan que saiu e quebrou a flange do diferencial, agora o alternador deu pra ruim e só carrega em alta rotação. Pretendo substituir por um de 90 ou 120amp do ap e do astra na ordem. Pergunto aos irmãos qual sairia menos caro pra adptar. Obrigado pessoal.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 29 Set - 20:24:56

    De 120 amperes é muito de boa pra colocar e é melhor que o de 90. Não tem adaptação.


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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Ter 29 Set - 20:52:24

    Valeu Rubão!
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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Ter 29 Set - 21:03:18

    mas qual a voltagem, to achando de 120amp com voltagem 12 a 16v, qual seria a voltagem correta?
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    Mensagem por adpachec Ter 29 Set - 21:15:13

    Jerffeson Quaresma escreveu:mas qual a voltagem, to achando de 120amp com voltagem 12 a 16v, qual seria a voltagem correta?

    Esta é a voltagem de trabalho que nos alternadores são de 13,5 a 14,5 volts (média).
    A voltagem do alternador tem que ser superior a da bateria para poder "empurrar" carga para a bateria.

    OKK
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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Ter 29 Set - 21:26:17

    Isso, vou pegar o de 120 amperes, mas to achando anuncios com alternadores de 120amp, mas com voltagem de 12 e de 16, qual eu pego?

    adpachec escreveu:
    Jerffeson Quaresma escreveu:mas qual a voltagem, to achando de 120amp com voltagem 12 a 16v, qual seria a voltagem correta?

    Esta é a voltagem de trabalho que nos alternadores são de 13,5 a 14,5 volts (média).
    A voltagem do alternador tem que ser superior a da bateria para poder "empurrar" carga para a bateria.

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    Mensagem por adpachec Qua 30 Set - 6:36:02

    Jerffeson Quaresma escreveu:Isso, vou pegar o de 120 amperes, mas to achando anuncios com alternadores de 120amp, mas com voltagem de 12 e de 16, qual eu pego?

    adpachec escreveu:

    Esta é a voltagem de trabalho que nos alternadores são de 13,5 a 14,5 volts (média).
    A voltagem do alternador tem que ser superior a da bateria para poder "empurrar" carga para a bateria.

    OKK

    O que achar você melhor, a tensão de trabalho é igual, acredito que o anúncio tem é erro de digitação, alguns colocam a tensão do carro (12 V) outros do alternador (14 V), 16 volts achei estranho.

    Os do opala mesmo vem escrito alternador 14 volts que é a tensão de trabalho dele.

    OKK
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    Mensagem por klunker Qua 30 Set - 9:25:53

    Não sou perito em elétrica, mas, já verificou se a bateria está em ordem?

    A propósito, uso alternador (não sei de que carro é) 110amp, e a bateria dele é de 70.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Qua 30 Set - 12:26:38

    no meu carro uso o do omega de 120 hamperes pouquisima adaptaçao e é cuiudo......mas tem q estar bom,se der problema do tipo de escesso de carga queima tudo q estiver ligado(radio,lampada,reles,caixa de igniçao,e o pior é q pode estragar a bateria...)nessa foto abaixo da pr ter uma noçao,mas é em 4cc,no 6 nao sei como ficaria....

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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Qua 30 Set - 18:22:56

    filé mesmo, minha bateria ta boa (moura 60amp). a uns meses aconteceu do ar parar e não ligar mais (depois no mesmo dia voltou a funcionar), no momento não entendi. Como o problema aparentemente se revolveu sozinho cai na máxima de esquecer o fato. Essa semana aconteceu novamente, o ar parou, mas ai quando parei no mercado e fui ligar o carro novamente tinha descarregado quase toda a bateria, fiz uma chupeta e fui de imediato num eletricista, ele mediu e eu atestei na hora que em neutro e em baixa rotação o ponteiro do voltimetro nem saia do lugar, somente apos os 3500 giros ele carregava normalmente. (dai entendi o sistema de segurança que desativa o ar caso o alternador não esteja gerando) Essa questão de alternador de 120amp, se der excesso de carga como disse o amigo acima, queima tudo, e o alternador do opala 65amp queimaria também caso desse excesso de carga? penso em instalar medidor de voltagem nele, seria uma boa saída?
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    Mensagem por opala4cc Qua 30 Set - 20:42:02

    Jerffeson Quaresma escreveu:filé mesmo, minha bateria ta boa (moura 60amp). a uns meses aconteceu do ar parar e não ligar mais (depois no mesmo dia voltou a funcionar), no momento não entendi. Como o problema aparentemente se revolveu sozinho cai na máxima de esquecer o fato. Essa semana aconteceu novamente, o ar parou, mas ai quando parei no mercado e fui ligar o carro novamente tinha descarregado quase toda a bateria, fiz uma chupeta e fui de imediato num eletricista, ele mediu e eu atestei na hora que em neutro e em baixa rotação o ponteiro do voltimetro nem saia do lugar, somente apos os 3500 giros ele carregava normalmente. (dai entendi o sistema de segurança que desativa o ar caso o alternador não esteja gerando) Essa questão de alternador de 120amp, se der excesso de carga como disse o amigo acima, queima tudo, e o alternador do opala 65amp queimaria também caso desse excesso de carga? penso em instalar medidor de voltagem nele, seria uma boa saída?

    __________________________________________________________________________________________
    Jerffeson:
    Qualquer alternador que dê excesso de voltagem pode estragar a bateria e componentes eletrônicos que estiverem ligados. A condição de excesso de voltagem é inconformidade do regulador de voltagem, que deverá ser trocado. Isso pode acontecer com qualquer alternador, independente da potência dele. Cabe ao regulador de voltagem manter aproximadamente constante o produto entre a voltagem e a corrente, também não permitindo que a voltagem exceda os 14,5V.
    O probabilidade de ocorrer "excesso de carga" não é necessariamente maior em determinado alternador porque ele tem mais ampéres. Isso pode acontecer com mais frequencia em alternadores com projeto ruim na dissipação de calor, provocando defeitos mais frequentes no regulador de voltagem.
    Seu carro é um 6 cilindros. Você pode colocar praticamente qualquer alternador nele sem fazer adaptações físicas, precisando fazer (dependendo do aleternador) pequenas adaptações elétricas. Fuja dos alternadores que têm plugue, a não ser que você esteja disposto a pesquisar o que cada terminal do plugue faz para poder ligar o alternador no seu carro.
    Eu sou fã do alternador 130 e 140A do ômega. O colega Eleandro adicionou uma informação nova para mim: o alternador do ômega, de 120A serve no opala 4 cilindros (que é bem mais restrito fazer a colocação de alternador não-original de opala). Pelo que vi na foto, o regulador de voltagem deste alternador é do lado de fora da carcaça, o que facilita muito a troca do regulador...
    Por coincidência, esta semana um alternador de 120A de corsa/vectra aqui em casa deu pau na ponte retificadora (este alternador está em um vectra nosso). Tem muita gente que gosta muito de adaptar estes alternadores em opala. Mas na hora que a ponte retificadora vai pro saco... tem de dessoldá-la do estator. Para tal, só é possível fazê-lo com ferro de solda potente e alguma experiência/habilidade com solda de estanho. Pra mim não é problema esse tipo de coisa, mas é aí que - para muitos que adaptaram esse alternador - a "onça bebe água". No alternador do ômega de 130/140A não é necessário. Porém, eles são alternadores mais caros e difíceis de serem encontrados. Eu estou apenas alertando você que estes alternadores de vectra e corsa (e muitos outros alternadores) podem lhe apresentar uma dificuldade extra na hora de fazer futuros reparos do tipo "faça-você-mesmo".

    Alternador só carrega em alta rotação 33krrpi
    Foto 1: Circulado em vermelho os locais a serem dessoldados para troca da ponte retificadora de diodos.

    Alternador só carrega em alta rotação Mcgbyv
    Foto 2: o mesmo da foto 1, de outro ângulo.

    Alternador só carrega em alta rotação 10fsupx
    Foto 3: o mesmo das fotos 1 e 2, de outro ângulo.

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    Mensagem por opala4cc Qua 30 Set - 20:50:25

    Esqueci de mencionar: essa ponte retificadora deste alternador das fotos custa uns R$400,00 original bosch. Se for Gauss ou Ikro, um pouco mais de R$200,00. O regulador de voltagem, original Bosch, uns R$480,00. Se iKRO ou gauss, uns 50 a 60 reais.
    Mas existe uma variante de alternador de 120A de vectra e corsa que tem outro modelo de regulador de voltagem e ponte retificadora... que pode ser mais barato.
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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Qua 30 Set - 22:59:52

    opala4cc escreveu:Esqueci de mencionar: essa ponte retificadora deste alternador das fotos custa uns R$400,00 original bosch. Se for Gauss ou Ikro, um pouco mais de R$200,00. O regulador de voltagem, original Bosch, uns R$480,00. Se iKRO ou gauss, uns 50 a 60 reais.
    Mas existe uma variante de alternador de 120A de vectra e corsa que tem outro modelo de regulador de voltagem e ponte retificadora... que pode ser mais barato.

    Cara valeu mesmo,esse problema me pegou de surpresa mesmo. Vou ver com meu mecânico, ele tem um acervo grande de peças de Opala e outros GM. Caso não não consiga encontrar esses com regulador externo, um alternador de 90amp ap precisaria de muita adaptação? pois freio que tenha visto um lá no acervo dele.
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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Qua 30 Set - 23:15:17

    Realmente são difíceis de serem encontrados, achei de 90amp do omega 2.0 e vários de 120amp do vectra/astra/zafira. mas dessa vez vou demorar pra consertar, pegou de surpresa mesmo, e ainda tneho que acertar o serviço do cardan que caiu e quebrou a flange do diferencial, pelo menos vou ter bastante tempo pra pesquisar qual a melhor solução, valeu pela informação irmão, esse é realmente o melhor forum de opala.
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    Mensagem por opala4cc Qua 30 Set - 23:24:17

    Jerffeson Quaresma escreveu:
    opala4cc escreveu:Esqueci de mencionar: essa ponte retificadora deste alternador das fotos custa uns R$400,00 original bosch. Se for Gauss ou Ikro, um pouco mais de R$200,00. O regulador de voltagem, original Bosch, uns R$480,00. Se iKRO ou gauss, uns 50 a 60 reais.
    Mas existe uma variante de alternador de 120A de vectra e corsa que tem outro modelo de regulador de voltagem e ponte retificadora... que pode ser mais barato.

    Cara valeu mesmo,esse problema me pegou de surpresa mesmo. Vou ver com meu mecânico, ele tem um acervo grande de peças de Opala e outros GM. Caso não não consiga encontrar esses com regulador externo, um alternador de 90amp ap precisaria de muita adaptação? pois freio que tenha visto um lá no acervo dele.
    _______________________________________________________________________________________
    Eu nunca tive um alternador de AP de 90A. Mas é como eu já lhe disse: em opalas 6 cilindros, praticamente qualquer alternador pode ser colocado, normalmente sem adaptações mecânicas. As maiores adaptações são são nas conexões elétricas e elas dependem do modelo de alternador, sendo mais chatas de fazer se você optar por alternadores com plugue.
    Sobre o regulador de voltagem e a ponte retificadora, eu estava apenas dizendo que o regulador de voltagem externo tem a vantagem de facilitar sua troca e também que a maioria dos alternadores modernos têm a ponte retificadora do tipo que mostrei nas fotos, necessitando um ferro de solda potente para desfazer soldas muito chatinhas quando é necessário trocar a ponte retificadora.
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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Qua 30 Set - 23:41:34

    _____________________________________________________
    Eu nunca tive um alternador de AP de 90A. Mas é como eu já lhe disse: em opalas 6 cilindros, praticamente qualquer alternador pode ser colocado, normalmente sem adaptações mecânicas. As maiores adaptações são são nas conexões elétricas e elas dependem do modelo de alternador, sendo mais chatas de fazer se você optar por alternadores com plugue.
    Sobre o regulador de voltagem e a ponte retificadora, eu estava apenas dizendo que o regulador de voltagem externo tem a vantagem de facilitar sua troca e também que a maioria dos alternadores modernos têm a ponte retificadora do tipo que mostrei nas fotos, necessitando um ferro de solda potente para desfazer soldas muito chatinhas quando é necessário trocar a ponte retificadora.[/quote]


    Vou procurar um com regulador de voltagem externo e que não seja de plug. Quanto aos manometros (voltimetro e outros)
    esse aqui é preciso?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704203173-voltimetro-cronomac-sport-52mm-manmetro-bateria-led-tuning-_JM
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    Mensagem por opala4cc Qua 30 Set - 23:55:38

    Jerffeson Quaresma escreveu:_____________________________________________________
    Eu nunca tive um alternador de AP de 90A. Mas é como eu já lhe disse: em opalas 6 cilindros, praticamente qualquer alternador pode ser colocado, normalmente sem adaptações mecânicas. As maiores adaptações são são nas conexões elétricas e elas dependem do modelo de alternador, sendo mais chatas de fazer se você optar por alternadores com plugue.
    Sobre o regulador de voltagem e a ponte retificadora, eu estava apenas dizendo que o regulador de voltagem externo tem a vantagem de facilitar sua troca e também que a maioria dos alternadores modernos têm a ponte retificadora do tipo que mostrei nas fotos, necessitando um ferro de solda potente para desfazer soldas muito chatinhas quando é necessário trocar a ponte retificadora.


    Vou procurar um com regulador de voltagem externo e que não seja de plug. Quanto aos manometros (voltimetro e outros)
    esse aqui é preciso?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704203173-voltimetro-cronomac-sport-52mm-manmetro-bateria-led-tuning-_JM[/quote]
    ________________________________________________________________________________________

    Voltímetro não é manômetro. Voltímetro é voltímetro e manômetro é manômetro. Este tipo de instrumento do anúncio é uma "upgrade" em relação à luz espia da bateria que vem de fábrica nos painéis de instrumentos dos opalas, e fica ainda melhor usado com um amperímetro, DESDE QUE... você saiba interpretá-los.
    Obs.: existem voltímetros digitais à venda no mercadolivre, bem mais baratos do que esse daí, com maior range de leitura e maior precisão, pois não sofrem do erro de paralaxe:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695746544-voltimetro-digital-importado-de-3-a-30v-display-vermelho-_JM

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    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 1 Out - 13:30:39

    opala4cc escreveu:

    __________________________________________________________________________________________
    Jerffeson:
    Qualquer alternador que dê excesso de voltagem pode estragar a bateria e componentes eletrônicos que estiverem ligados. A condição de excesso de voltagem é inconformidade do regulador de voltagem, que deverá ser trocado. Isso pode acontecer com qualquer alternador, independente da potência dele. Cabe ao regulador de voltagem manter aproximadamente constante o produto entre a voltagem e a corrente, também não permitindo que a voltagem exceda os 14,5V.
    O probabilidade de ocorrer "excesso de carga" não é necessariamente maior em determinado alternador porque ele tem mais ampéres. Isso pode acontecer com mais frequencia em alternadores com projeto ruim na dissipação de calor, provocando defeitos mais frequentes no regulador de voltagem.
    Seu carro é um 6 cilindros. Você pode colocar praticamente qualquer alternador nele sem fazer adaptações físicas, precisando fazer (dependendo do aleternador) pequenas adaptações elétricas. Fuja dos alternadores que têm plugue, a não ser que você esteja disposto a pesquisar o que cada terminal do plugue faz para poder ligar o alternador no seu carro.
    Eu sou fã do alternador 130 e 140A do ômega. O colega Eleandro adicionou uma informação nova para mim: o alternador do ômega, de 120A serve no opala 4 cilindros (que é bem mais restrito fazer a colocação de alternador não-original de opala). Pelo que vi na foto, o regulador de voltagem deste alternador é do lado de fora da carcaça, o que facilita muito a troca do regulador...



    dei uma informaçao nova mas nao detalhada....kkkk
    agora vou esplicar o q houve comigo......

    quando comprei o meu opa  ele estava com o alternador original e co uma bateria de 60ha.....nao aguentou um mes e a bateria foi pro saco(ja era usada ,mas deveria aguentar mais)....pensando em resolver o B.O um amigo me disse pra colocar uma bateria mais forte ,pois o opala tem um motor grande e pesado, o q força a bateria.....
    resolvi entao colocar uma de heliar de 75ha....
    na hora ficou show mas depois de uns dias começou a ficar fraca a batera na hora de pegar .....
    entao levei a um amigo eletricista e ele me disse q como eu andava pouco e batia a partida varias vezes ,a bateria descaregava na partida e eu nao andava suficiente para repor a carga....e por azar o alternador de tanto trabalhar no maximo estragou(devido a bateria estar com carga baixa o alternador trabalhava sempre com força total)....
    dai resolvi colocar um alternador mais forte e pronto.problema resolvido....
    MAS  depois de uns  4 meses fui dar uma passeada de 60km e na volta com chuva percebi q o limpador do parabrisa trabalhava mais rapido q o normal,as luzes tambem estavam mais fortes...
    resumindo um pouco kkk....cheguei em casa e desliguei o carro e escutei um chiado na bateria fui ver e ela estava fervendo um pouquinho e logo parou....
    no outro dia fui dar uma volta e na hora de ligar o carro tudo normal(porem nao estava com o radio ligado ,nem farol e nem o limpador de parabrisa)...
    E FOI  AI Q ACONTECEU O B.O...ainda estava com a porta aberta na hora q dei partida.... ele pegou e em menos de 3 segundos a lampada do teto estourou e o carro apagou.....
    RESUMINDO......na volta pra casa queimou o regulador de voltagem,mas como eu etava com um monte de coisas ligado consumindo o exceso de carga nao aconteceu quase nada,no outro dia nao tinha naada consumindo e por isso queimou lampada,caixinha de igniçao,reles,fuziveis e um monte de coisa q nao lembro kkkk

    FIO dado uma geral no alternador e trocado o regulador de voltagem.......

    E POR INCRIVEL Q PAREÇA A BATERIA AGUENTOU 4 ANOS,E O REGULADOR AINDA TA FILÉ......

    na minha opiniao,alternador pequeno e bateria pequena somente em carros q nao tem nada de eletronico a mais (pelados)....para opalas completos ou quase completos(tipo o meu)tem q ter bateria grande e alternador grande,se nao nao dura muito tempo....
    ou  se for um q ande bastante a ponto de recarregar a bateria....

    acho q consegui explicar o q houve comigo....alguma duvida  só chamar ....

    ABÇ...
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    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 1 Out - 13:41:58

    mais uma coisa q esqueci de mencionar ......
    meu cunhado tem um coupe 79 com alternador original...35ha se nao me engano....
    ja essta a 1 ano mandando 15 ,16....volts e nada acontece ....
    poren ele tem uma bateria grande e sempre anda pouco e com a sonzera ligada por isso nada acontece.....
    porem a hora q o alternador parar de trabalhar é sucata....por ele trabalhar sempre no maximo força tudo e a hora q pifar ja era......

    ABÇ
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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Qui 1 Out - 19:04:41

    Poxa, então o meu deve ter dado bronca por isso. Bateria de 60 com alternador original...e só uso o carro uma vez por semana, ando no maximo 20km, pelo bairro mesmo, pois tem outros problemas nele que me impedem de sair pra mais longe...
    penso em colocar então um alternador de astra 120, e a bateria poderia ser a mesma que uso (60) ou teria que ser uma de 75 (penso que seria ideal) ?,

    Por enquanto (juntar pra comprar uma bateria de 75), daria pra usar um alternador 120 com bateria de 60? sempre que saio uso som em volume alto, (4 caixas, sendo duas na tampa da mala e uma em cada porta dianteira)

    esse voltimetro/amperimetro

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-678715867-voltimetro-e-amperimetro-digital-led-80300v-100a-shunt-ac-_JM

    serviria pra usar?

    desde já, muito obrigado irmãos, por todas as valiosas informações e esclarecimentos.
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 1 Out - 19:24:59

    Amigos...Opala não precisa de bateria grande, de 70, 75 amperes por exemplo....o que o carro precisa sim é de um alternador que carregue adequadamente. No meu 6 cc álcool uso sempre bateria de 60 amperes, o carro é completo, utilizo muito o ar e nunca tenho problema com bateria nem nada. Meu alternador é um Bosch de 120 amperes. Qualquer voltinha basta pra que a bateria carregue o suficiente pra próxima partida, mesmo que o carro fique parado vários dias.
    Não caiam nessa de usar bateria maior, é jogar dinheiro fora. Melhor investir num alternador descente.


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    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    Mensagem por opala4cc Qui 1 Out - 19:27:33

    Jerffeson Quaresma escreveu:Poxa, então o meu deve ter dado bronca por isso. Bateria de 60 com alternador original...e só uso o carro uma vez por semana, ando no maximo 20km, pelo bairro mesmo, pois tem outros problemas nele que me impedem de sair pra mais longe...
    penso em colocar então um alternador de astra 120, e a bateria poderia ser a mesma que uso (60) ou teria que ser uma de 75 (penso que seria ideal) ?,

    Por enquanto (juntar pra comprar uma bateria de 75), daria pra usar um alternador 120 com bateria de 60? sempre que saio uso som em volume alto, (4 caixas, sendo duas na tampa da mala e uma em cada porta dianteira)

    esse voltimetro/amperimetro

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-678715867-voltimetro-e-amperimetro-digital-led-80300v-100a-shunt-ac-_JM

    serviria pra usar?

    desde já, muito obrigado irmãos, por todas as valiosas informações e esclarecimentos.



    De maneira nenhuma. Esse daí é para corrente alternada e para voltagem de corrente alternada.
    Tem um modelo idêntico à venda no mercadolivre, só que para corrente contínua e voltagem de corrente contínua. Porém, ele tem um problema: para funcionar, o tal medidor de voltagem e corrente precisa ser ligado em uma fonte de alimentação 12V DC própria, separada da bateria do carro. Pelo menos foi o que eu entendi no diagrama. Em outras palavras, não dá para alimentar o instrumento na bateria do carro e usá-lo simultaneamente para medir a voltagem e a corrente na bateria do carro.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687462195-2-em-1-voltimetro-amperimetro-dc-0-300v-300a-shunt-_JM
    Com relação a um amperímetro, eu prefiro o modelo tradicional, de ponteiro, pois ele dá o sentido da corrente. Em outras palavras, ele diz se o carro está suprindo energia para a bateria ou se está "puxando" energia da bateria. Mas se você souber ler em conjunto o voltímetro e o amperímetro, você pode inferir ambas as situações.
    Eu pretendo comprar este voltímetro:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694887919-voltimetro-digital-automotivo-_JM

    É claro que vou comprar deste vendedor porque estou no Rio Grande do Sul, sendo o frete mais barato pra mim.
    Obs.: Tem à venda um modelo idêntico a esse que mede voltagem, tem um termômetro e relógio de horas.
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    Mensagem por opala4cc Qui 1 Out - 19:28:12

    Rubão6cc escreveu:Amigos...Opala não precisa de bateria grande, de 70, 75 amperes por exemplo....o que o carro precisa sim é de um alternador que carregue adequadamente. No meu 6 cc álcool uso sempre bateria de 60 amperes, o carro é completo, utilizo muito o ar e nunca tenho problema com bateria nem nada. Meu alternador é um Bosch de 120 amperes. Qualquer voltinha basta pra que a bateria carregue o suficiente pra próxima partida, mesmo que o carro fique parado vários dias.
    Não caiam nessa de usar bateria maior, é jogar dinheiro fora. Melhor investir num alternador descente.

    EXATO.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Sex 2 Out - 20:51:31

    Rubão6cc escreveu:Amigos...Opala não precisa de bateria grande, de 70, 75 amperes por exemplo....o que o carro precisa sim é de um alternador que carregue adequadamente. No meu 6 cc álcool uso sempre bateria de 60 amperes, o carro é completo, utilizo muito o ar e nunca tenho problema com bateria nem nada. Meu alternador é um Bosch de 120 amperes. Qualquer voltinha basta pra que a bateria carregue o suficiente pra próxima partida, mesmo que o carro fique parado vários dias.
    Não caiam nessa de usar bateria maior, é jogar dinheiro fora. Melhor investir num alternador descente.

    o rubao blz!!!acho q dei informaçao errada a respeito de colocar bateria mais forte,mas fiz isso de acordo com meu conhecimento e experiencia ,pois trabalho a 5 anos em auto eletrica;
    *durante este tempo ocorreu varias situaçoes adversas a respeito de baterias.
    exemplos;
    1-carro pelado, motor1.0,bateria 60ha,alternador 65ha durou 2anos e 5 messes
    2-carro completo,motor1.0,bat.60ha,alt.65ha durou 1 ano e 10messes
    3-carro comp.motor 2.0,bat.60ha,alt 120ha durou 1ano e 8 messes
    4-carro,comp.motor 2.0,bat.75ha,alt 120ha durou 2 anos e 7 messes
    5-meu caso,quase completo.só menos ar frio,4cc ,bateria 75ha, alt 120ha. durou quase 4 anos.....

    esses sao apenas exemplos brutos,pois o tempo de vida util de uma bateria em um veiculo depende muito da forma de seu uso;
    ex;meu cunhado tem um gol 2001 1.0 AT peladissimo(nem som tem)tem uma bateria de 60ha e alternador de 60ha(se nao estou enganado) e ja dura mais de 3 anos,porem nesses 3 anos ele ja fez mais de 50.000km.

    Meu vizinho tem um corsa pelado com bateria de 60ha,ele anda muito pouco com o carro,as vezes fica uma semana sem funcionar,e quando funciona ele vai até o mercado q fica menos de 1km....e a bateria dele faz 8 messes q foi colocada e ja esta reinando pra pegar,onten ele teve q dar um tranco ....

    RESUMINDO....

    o q influencia na vida util de uma bateria é o modo como o carro é usada e a configuraçao do veiculo, e nisso entra;
    1-capacidade do alternador recarrega-la ,ou seja,alternador grande ou pequeno
    2-capacidade de armazenamento de energia =´´amperagem``
    3-capacidade de corrente de partida CCA
    4-tempo de uso do veiculo entre as partidas
    5-quantidade de uso de energia eletrica (som,A/C,vidros,luzes ,etc)

    PEÇO SINCERAS DESCULPAS SE ESTOU DIZENDO COISAS ERRADAS,NAO É A MINHA INTENÇAO.
    E NAO FICO BRABO SE ME CORRIGIREM,POIS SEI Q NAO SOU DONO A VERDADE E POSSO ESTAR ENGANADO....

    ABRAÇO...
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 3 Out - 8:18:06

    eleandro kalckmann escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Amigos...Opala não precisa de bateria grande, de 70, 75 amperes por exemplo....o que o carro precisa sim é de um alternador que carregue adequadamente. No meu 6 cc álcool uso sempre bateria de 60 amperes, o carro é completo, utilizo muito o ar e nunca tenho problema com bateria nem nada. Meu alternador é um Bosch de 120 amperes. Qualquer voltinha basta pra que a bateria carregue o suficiente pra próxima partida, mesmo que o carro fique parado vários dias.
    Não caiam nessa de usar bateria maior, é jogar dinheiro fora. Melhor investir num alternador descente.

    o rubao blz!!!acho q dei informaçao errada a respeito de colocar bateria mais forte,mas fiz isso de acordo com meu conhecimento e experiencia ,pois trabalho a 5 anos em auto eletrica;
    *durante este tempo ocorreu varias situaçoes adversas a respeito de baterias.
    exemplos;
    1-carro pelado, motor1.0,bateria 60ha,alternador 65ha durou 2anos e 5 messes
    2-carro completo,motor1.0,bat.60ha,alt.65ha durou 1 ano e 10messes
    3-carro comp.motor 2.0,bat.60ha,alt 120ha durou 1ano e 8 messes
    4-carro,comp.motor 2.0,bat.75ha,alt 120ha durou 2 anos e 7 messes
    5-meu caso,quase completo.só menos ar frio,4cc ,bateria 75ha, alt 120ha. durou quase 4 anos.....

    esses sao apenas exemplos brutos,pois o tempo de vida util de uma bateria em um veiculo depende muito da forma de seu uso;
    ex;meu cunhado tem um gol 2001 1.0 AT peladissimo(nem som tem)tem uma bateria de 60ha e alternador de 60ha(se nao estou enganado) e ja dura mais de 3 anos,porem nesses 3 anos ele ja fez mais de 50.000km.

    Meu vizinho tem um corsa pelado com bateria de 60ha,ele anda muito pouco com o carro,as vezes fica uma semana sem funcionar,e quando funciona ele vai até o mercado q fica menos de 1km....e a bateria dele faz 8 messes q foi colocada e ja esta reinando pra pegar,onten ele teve q dar um tranco ....

    RESUMINDO....

    o q influencia na vida util de uma bateria é o modo como o carro é usada e a configuraçao do veiculo, e nisso entra;
    1-capacidade do alternador recarrega-la ,ou seja,alternador grande ou pequeno
    2-capacidade de armazenamento de energia =´´amperagem``
    3-capacidade de corrente de partida CCA
    4-tempo de uso do veiculo entre as partidas
    5-quantidade de uso de energia eletrica (som,A/C,vidros,luzes ,etc)

    PEÇO SINCERAS DESCULPAS SE ESTOU DIZENDO COISAS ERRADAS,NAO É A MINHA INTENÇAO.
    E NAO FICO BRABO SE ME CORRIGIREM,POIS SEI Q NAO SOU DONO A VERDADE E POSSO ESTAR ENGANADO....

    ABRAÇO...

    Que isso..relaxa amigo...muitas coisas são questões de ponto de vista...não precisa pedir desculpas...aqui estamos pra discutir ideias..
    Sobre o seu resumo concordo OKK


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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Sáb 3 Out - 10:31:29

    Cara ta me oferecendo um de 100 amp astra retificado 500 mangos, vale?
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    Mensagem por eleandro kalckmann Sáb 3 Out - 12:46:32

    Jerffeson Quaresma escreveu:Cara ta me oferecendo um de 100 amp astra retificado 500 mangos, vale?

    scratch scratch hum....pensando aqui com meus botoes......nao sei se o tamanho dessa bateria cabe no suporte original,vai ter q medir com regua ou trena,ou adaptar...mais uma coisa ....essa bateria é reformada?tem garantia?quanto tempo de garantia? eu pessoalmente nao sou fã de um produto reformado ou refeito com valor tao alto.....nao sei ai na sua city ,mas aaqui na minha cidade com aprox.500 mangos da pra comprar uma eliar de 75ha q da certinho no lugar e com 18 messes de garantia.....sei q é complicado e demora um pouco mas procure ter o maximo de informaçao possivel sobre qual bateria colocar no seu carro ai na sua city,pois de uma cidade pra outra pode dar muita diferença......

    nao se impolgue muito com a conversa dos vendedores,eles costumao falar mil maravilhas...kkkkk

    e a respeito do alternador,ja conseguiu resolver?
    a minha dica é a seguinte;resolva primeiro o B.O do alternador,fazendo isso pode ser q sua bateria aguente tempo suficiente pra vc juntar uns troco e comprar uma filé...

    qualquer coisa tamo ai....

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    Mensagem por klunker Sáb 3 Out - 18:49:31

    Ainda sobre as baterias, enriquecendo a nossa troca de informação: o que me disseram unanimemente sobre bateria de alta amperagem para o Opala, em especial aos L6, não foi sobre a quantidade de itens que demandam energia, e sim somente para GIRAR o motor na partida (vai dizer que o pobre do arranque não sofre pra girar aquele trambolho? Não é um apzinho!) Meu pai que teve uma Caravan L4 a alcool, me disse que usava uma 70A por esta razão.

    Se fosse só pelos itens periféricos do carro (faróis, vidro, buzina, limpador de vidro e etc) os carros mais modernos, mesmo os 1.0, precisariam sempre de bateria grande, quando não é que se observa.

    E o Rubão falou algo certo: se não tem um bom alternador pra recarregar a bateria, não adianta ter bateria grandona.

    No meu caso, eu optei por uma bateria de 70A no lugar de uma 50A que tinha antes, pelo fato de no frio, meu carro alcoolatra sofre um pouco para ligar, e como já matei a bateria em 5 partidas e dependi de uma recarga, foi mais do que necessário uma amperagem maior. E foi um bom negócio. Mas claro, tenho um alternador de 110A!

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    Mensagem por opala4cc Dom 4 Out - 2:01:19

    Jerffeson Quaresma escreveu:Cara ta me oferecendo um de 100 amp astra retificado 500 mangos, vale?

    _________________________________________________________________________________________
    A única coisa que é retificável em um alternador é a superfície dos anéis deslizantes do rotor. E essa mão-de-obra da retífica um torneiro faz por R$20,00 por aqui.
    Eu não conheço os preços das coisas aí no RN. Mas sei que no nordeste o custo de vida é mais alto. Por aqui, R$500,00 nesse alternador é pra lá de caro. Basta você dar uma olhada nos preços do mercadolivre para ter uma ideia. É claro que pra você é mais complicado comprar pelo mercadolivre, pois os Estados do Nordeste cobram imposto de produtos comprados de outros Estados pela internet.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 4 Out - 11:16:37

    opala4cc escreveu:
    Jerffeson Quaresma escreveu:Cara ta me oferecendo um de 100 amp astra retificado 500 mangos, vale?

    _________________________________________________________________________________________
    A única coisa que é retificável em um alternador é a superfície dos anéis deslizantes do rotor. E essa mão-de-obra da retífica um torneiro faz por R$20,00 por aqui.
    Eu não conheço os preços das coisas aí no RN. Mas sei que no nordeste o custo de vida é mais alto. Por aqui, R$500,00 nesse alternador é pra lá de caro. Basta você dar uma olhada nos preços do mercadolivre para ter uma ideia. É claro que pra você é mais complicado comprar pelo mercadolivre, pois os Estados do Nordeste cobram imposto de produtos comprados de outros Estados pela internet.

    Paguei 250 no meu Bosch de 120 amperes revisado e já com a polia pra Opala de um amigo aqui do fórum...500 tá caro. Eu aceitaria pagar até 350.


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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Dom 4 Out - 11:30:25

    opala4cc escreveu:
    Jerffeson Quaresma escreveu:Cara ta me oferecendo um de 100 amp astra retificado 500 mangos, vale?

    _________________________________________________________________________________________
    A única coisa que é retificável em um alternador é a superfície dos anéis deslizantes do rotor. E essa mão-de-obra da retífica um torneiro faz por R$20,00 por aqui.
    Eu não conheço os preços das coisas aí no RN. Mas sei que no nordeste o custo de vida é mais alto. Por aqui, R$500,00 nesse alternador é pra lá de caro. Basta você dar uma olhada nos preços do mercadolivre para ter uma ideia. É claro que pra você é mais complicado comprar pelo mercadolivre, pois os Estados do Nordeste cobram imposto de produtos comprados de outros Estados pela internet.


    Rapaz esse preço de 500 foi no mercado livre e quanto a comprar pela internet eu SÓ compro praticamento pela net (jogos, PS3, ja comprei uns 5000 em peças pro opala de dois anos pra ca e nunca soube desses impostos, que doideira). Acho que deve ser pra outros estados. Meu mecanico disse que da pra achar por 200/250 nas sucatas aqui, funcionando. Quanto a essa polia tem que mandar fazer ou a do alternador original serve pra adaptar?
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    Mensagem por opala4cc Dom 4 Out - 13:22:37

    Jerffeson Quaresma escreveu:
    opala4cc escreveu:

    _________________________________________________________________________________________
    A única coisa que é retificável em um alternador é a superfície dos anéis deslizantes do rotor. E essa mão-de-obra da retífica um torneiro faz por R$20,00 por aqui.
    Eu não conheço os preços das coisas aí no RN. Mas sei que no nordeste o custo de vida é mais alto. Por aqui, R$500,00 nesse alternador é pra lá de caro. Basta você dar uma olhada nos preços do mercadolivre para ter uma ideia. É claro que pra você é mais complicado comprar pelo mercadolivre, pois os Estados do Nordeste cobram imposto de produtos comprados de outros Estados pela internet.


    Rapaz esse preço de 500 foi no mercado livre e quanto a comprar pela internet eu SÓ compro praticamento pela net (jogos, PS3, ja comprei uns 5000 em peças pro opala  de dois anos pra ca e nunca soube desses impostos, que doideira). Acho que deve ser pra outros estados. Meu mecanico disse que da pra achar por 200/250 nas sucatas aqui, funcionando. Quanto a essa polia tem que mandar fazer ou a do alternador original serve pra adaptar?
    Valeu pessoal.


    Você tira a polia do seu alternador original e coloca no alternador "novo". O dia que quiser vender o carro, você desfaz a troca de polia e recoloca o alternador original no opala.
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    Mensagem por opala4cc Dom 4 Out - 13:50:43

    Jerffeson Quaresma escreveu:
    opala4cc escreveu:

    _________________________________________________________________________________________
    A única coisa que é retificável em um alternador é a superfície dos anéis deslizantes do rotor. E essa mão-de-obra da retífica um torneiro faz por R$20,00 por aqui.
    Eu não conheço os preços das coisas aí no RN. Mas sei que no nordeste o custo de vida é mais alto. Por aqui, R$500,00 nesse alternador é pra lá de caro. Basta você dar uma olhada nos preços do mercadolivre para ter uma ideia. É claro que pra você é mais complicado comprar pelo mercadolivre, pois os Estados do Nordeste cobram imposto de produtos comprados de outros Estados pela internet.


    Rapaz esse preço de 500 foi no mercado livre e quanto a comprar pela internet eu SÓ compro praticamento pela net (jogos, PS3, ja comprei uns 5000 em peças pro opala  de dois anos pra ca e nunca soube desses impostos, que doideira). Acho que deve ser pra outros estados. Meu mecanico disse que da pra achar por 200/250 nas sucatas aqui, funcionando. Quanto a essa polia tem que mandar fazer ou a do alternador original serve pra adaptar?
    Valeu pessoal.

    Alguns exemplos:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686878060-alternador-vectra-astra-zafira-20-8v12v-120a-0124515082-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698296183-altenador-do-astra-zafira-vectra-20-original-de-120ah-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704033788-alternador-do-vectra-_JM

    Esse aqui está perto de mim, mas muito longe de você. Porém, já está sem a polia (que você não vai usar mesmo):
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697443609-alternador-omega-vectra-120-ah-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708292379-alternador-astra-vectra-zafira-corsa-120a-linha-gm-todos-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700789490-alternador-vectra-120a-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707282320-alternador-astra-zafira-vectra-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689067847-alternador-astra-vectra-20-120ah-2010-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708536755-alternador-astra-zafira-vectra-18-20-22-816v-120-ah-bosc-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708641816-alternador-vectra-astra-original-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691626007-alternador-vectra-120-amperes-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699429137-alternador-vectra-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687079910-alternador-vectra-gt-120-amperes-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707750744-alternador-vectra-elite-20-aut-09-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706247707-alternador-vectraastra-zafira-120-ah-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706247707-alternador-vectraastra-zafira-120-ah-_JM

    E aqui tem um de ômega 4.1, são 140A de pura energia, livre de viadagens, por preço similar a vários anúncios de alternadores de 120A:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708280766-alternador-omega-e-suprema-41-_JM

    Aqui tem um de ômega, que pode ser de 130 ou 140A. Precisa perguntar ao vendedor quantos ampéres ele tem de capacidade, já que estou estranhando essa ventoinha dianteira:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688722275-alternador-omega-_JM

    Veja: NÃO ESTOU RECOMENDANDO A VOCÊ NENHUM DESTES VENDEDORES. SÃO APENAS EXEMPLOS DE ANÚNCIOS MIAS BARATOS DO QUE R$500,00.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Seg 5 Out - 12:27:58

    eleandro kalckmann escreveu:
    Jerffeson Quaresma escreveu:Cara ta me oferecendo um de 100 amp astra retificado 500 mangos, vale?

    scratch  scratch  hum....pensando aqui com meus botoes......nao sei se o tamanho dessa bateria cabe no suporte original,vai ter q medir com regua ou trena,ou adaptar...mais uma coisa ....essa bateria é reformada?tem garantia?quanto tempo de garantia? eu pessoalmente nao sou fã de um produto reformado ou refeito com valor tao alto.....nao sei ai na sua city ,mas aaqui na minha cidade com aprox.500 mangos da pra comprar uma eliar de 75ha q da certinho no lugar e com 18 messes de garantia.....sei q é complicado e demora um pouco mas procure ter o maximo de informaçao possivel sobre qual bateria colocar no seu carro ai na sua city,pois de uma cidade pra outra pode dar muita diferença......

    nao se impolgue muito com a conversa dos vendedores,eles costumao falar mil maravilhas...kkkkk

    e a respeito do alternador,ja conseguiu resolver?
    a minha dica é a seguinte;resolva primeiro o B.O do alternador,fazendo isso pode ser q sua bateria aguente tempo suficiente pra  vc juntar uns troco e comprar uma filé...

    qualquer coisa tamo ai....

    ABÇ...


    Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed

    viajei longe nessa msg kkkkkk achei q fosse uma bateria de 100ha....mas na verdade é um alternador de 100ha......
    Bom....aqui na minha city 500 pila ta loco de carro ,tem q no minimo ser um de 120ha filé e com garantia por esse preço.....por ser usado nao tem problema,mas tem q estar bom e carregando bem, de preferencia revisado!!!!!

    na questao do alternador grande e bateria grande;
    o principal é o alternador ,mas a bateria tem grande importancia nos casos em q o carro é meio reinento pra pegar...
    oq realmente manda mais potencia nas baterias grandes é o CCA ou seja corrente de partida......
    ex;
    Uma bateria heliar de 60ha tem em torno de 530 CCA
    Uma de 75ha tem 700 CCA
    nao parece ser muito ,maspra um motor pesado como o do opala faz diferença no tempo de duraçao da bateria......
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    Mensagem por gilmareu Seg 5 Out - 13:08:50

    Eu coloquei do OMega 4.1, de 140 amperes. Antes o Arnozinho de 40amp só me deixava na mão, mesmo com bateria boa. Achei um de Tempra de 90 amp da Bosch mas deu ruim e perdi dinheiro nele além de tempo, é adaptável mas tudo que vai nestas bombas da fiat não funcionam, incrível.

    Não tem quase adaptações, os mesmos fios do Opala, o mesmo parafuso de suporte, o mesmo suporte, só tem que ficar esperto com a mangueira do radiador, no meu aquela parte da frente do alternador cortou a mangueira de leve e tem que por uma correia um dedo maior também.


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    Mensagem por Rubão6cc Ter 6 Out - 8:17:37

    gilmareu escreveu:Eu coloquei do OMega 4.1, de 140 amperes. Antes o Arnozinho de 40amp só me deixava na mão, mesmo com bateria boa. Achei um de Tempra de 90 amp da Bosch mas deu ruim e perdi dinheiro nele além de tempo, é adaptável mas tudo que vai nestas bombas da fiat não funcionam, incrível.

    Não tem quase adaptações, os mesmos fios do Opala, o mesmo parafuso de suporte, o mesmo suporte, só tem que ficar esperto com a mangueira do radiador, no meu aquela parte da frente do alternador cortou a mangueira de leve e tem que por uma correia um dedo maior também.



    Coloquei uma correia na medida 10x725. Ficou muito bom, meio longe da mangueira. Ali a medida de correia pra essa adaptação fica entre 710 e 740.


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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Ter 6 Out - 20:01:39

    Valeu mesmo pessoal. Nesse mês eu compro um destes dos anuncios, de 120 mesmo. Minha bateria de 60amp ta boa, carreguei e ta segurando de boa a carga, mas quando trocar ela num futuro próximo, colocarei de 75amp, pra ficar filé. Quando eu colocar o alternador falo como ficou. Valeu Opaleiros!
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 6 Out - 21:30:13

    Jerffeson Quaresma escreveu:Valeu mesmo pessoal. Nesse mês eu compro um destes dos anuncios, de 120 mesmo. Minha bateria de 60amp ta boa, carreguei e ta segurando de boa a carga, mas quando trocar ela num futuro próximo, colocarei de 75amp, pra ficar filé. Quando eu colocar o alternador falo como ficou. Valeu Opaleiros!

    Fica tranquilo que assim que vc colocar o alternador de 120 amperes vai ficar na bateria de 60. Garanto.


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    Mensagem por opala4cc Ter 6 Out - 22:53:31

    Rubão6cc escreveu:
    Jerffeson Quaresma escreveu:Valeu mesmo pessoal. Nesse mês eu compro um destes dos anuncios, de 120 mesmo. Minha bateria de 60amp ta boa, carreguei e ta segurando de boa a carga, mas quando trocar ela num futuro próximo, colocarei de 75amp, pra ficar filé. Quando eu colocar o alternador falo como ficou. Valeu Opaleiros!

    Fica tranquilo que assim que vc colocar o alternador de 120 amperes vai ficar na bateria de 60. Garanto.


    Ahan. Idem.
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    Mensagem por gilmareu Qua 7 Out - 7:49:30

    Na minha, estou com uma Moura de 70ha, sobra carga, luz painel forte, partida boa, fica 15 dias sem funcionar, bate na chave e pega. Se ainda estiver pegando carga, a bateria de 60 é mais que suficiente no Opala com um alternador bom.
    No meu caso, eu mandei meu carro no eletricista e ele refez o chicote de fios de dentro do carro, parecia que tinha um Pixuleco embaixo do painel roubando carga, rsrsrs

    Aí o eletricista refez tudo, tirou uma tonelada de fios que estavam sobrando e agora não tenho mais problema de roubo de carga nos consumidores básicos que são faróis, travas elétricas das portas, vidros, alarme, etc....

    Isso muda muito tb, não adiatna uma P......... bateria, um alternador que é uma usina e roubar carga no alarme, por exemplo.
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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Ter 1 Dez - 18:59:23

    Olá pessoal, troquei o alternador, coloquei o do astra 120amp como indicado acima, está carregando 13,8 em neutro e 14 em aceleração. O cara trocou o estator e uma peça da parte de trás do alternador(nao sei o nome) colocando as duas novas. o Serviço foi 270 (eu dando meu antigo alternador) e tem garantia de 90 dias, não precisou trocar nem polia nem correia. Porém como nem tudo são flores, quando estava que meu alternador antigo (que só carregava em alta rotação) nem o a/c nem o ventilador funcionavam direito, agora com o novo alternador o ventilador liga, porém ao ligar o a/c a ventoinha que é elétrica, só dispara quando eu acelero (antes quando o antigo alternador funcionava, ela disparava assim que eu ligava o a/c) e o ar não está mais gelando. Quando eu ligo o a/c com o carro em neutro, ouço o estralar elétrico, mas a ventoinha só aciona quando acelero, e mesmo assim, o ar não gela...
    desde já agradeço pela atenção pessoal.
    Valeu!
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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Ter 1 Dez - 19:03:44

    ...sim e outra coisa: o farol só acende o baixo (farolete), ou seja, estou sem farol normal e sem farol alto..também aquela cigarra que alerta quando você está com o carro desligado, mas o farol está ligado parou de apitar. a luz do farol alto acende no painel, mas nada do farol acender...
    obrigado pessoal.
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    Mensagem por opala4cc Ter 1 Dez - 19:35:48

    Jerffeson Quaresma escreveu:...sim e outra coisa: o farol só acende o baixo (farolete), ou seja, estou sem farol normal e sem farol alto..também aquela cigarra que alerta quando você está com o carro desligado, mas o farol está ligado parou de apitar. a luz do farol alto acende no painel, mas nada do farol acender...
    obrigado pessoal.

    Meu caro: seu problema não é mais alternador. Eu começaria a olhar os mini-fusíveis na caixa de fusíveis próximo à perna esquerda do motorista. Veja um por um, em busca de fusíveis queimados. Por fim, meça com um multímetro a voltagem que o alternador está fornecendo com o motor ligado.
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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Ter 1 Dez - 19:48:32

    olharei. a voltagem é 13.8 sem consumidores ligados e em neutro e 14 acelerado e sem consumidores ligados.
    valeu irmão!
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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Ter 1 Dez - 21:14:09

    Trocarei os fusíveis seguindo o esquema deste tópico:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t35371-fusiveis-opala-1991-1992

    um cara de uma equipadora disse esses dias que eu podia colocar fusíveis de maior capacidade, tipo um de 20 no lugar de um de 10. isso procede é melhor ficar no original mesmo?
    valeu pessoal.
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    Mensagem por opala4cc Ter 1 Dez - 22:16:11

    Jerffeson Quaresma escreveu:Trocarei os fusíveis seguindo o esquema deste tópico:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t35371-fusiveis-opala-1991-1992

    um cara de uma equipadora disse esses dias que eu podia colocar fusíveis de maior capacidade, tipo um de 20 no lugar de um de 10. isso procede é melhor ficar no original mesmo?
    valeu pessoal.

    Se o cara da equipadora manjasse de eletricidade, ele não estaria na equipadora. Isso diz tudo, não?
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    Mensagem por Jerffeson Quaresma Ter 1 Dez - 22:21:14

    Eheheh pode cre.
    Amanha eu compro os fusíveis e faço o acerto com o esquema, dai posto o resultado. Valeu!
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    Mensagem por gilmareu Qui 3 Dez - 8:29:01

    opala4cc escreveu:
    Jerffeson Quaresma escreveu:Trocarei os fusíveis seguindo o esquema deste tópico:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t35371-fusiveis-opala-1991-1992

    um cara de uma equipadora disse esses dias que eu podia colocar fusíveis de maior capacidade, tipo um de 20 no lugar de um de 10. isso procede é melhor ficar no original mesmo?
    valeu pessoal.

    Se o cara da equipadora manjasse de eletricidade, ele não estaria na equipadora. Isso diz tudo, não?

    O fusível é para ser o elo fraco da corrente, ou seja, ao invés de queimar o rádio, farol, etc... ele queima primeiro. Um fusível mais forte que o rádio, por exemplo, numa sobrecarga, queima o rádio e o fusível fica lá inteiraço....
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 3 Dez - 10:07:13

    Jerffeson Quaresma escreveu:...sim e outra coisa: o farol só acende o baixo (farolete), ou seja, estou sem farol normal e sem farol alto..também aquela cigarra que alerta quando você está com o carro desligado, mas o farol está ligado parou de apitar. a luz do farol alto acende no painel, mas nada do farol acender...
    obrigado pessoal.

    Aí já não tem nada a ver com alternador..acredito que foi coincidência esses defeitos aparecerem após trocar o alternador.


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    Mensagem por opala4cc Qui 3 Dez - 13:52:39

    Rubão6cc escreveu:
    Jerffeson Quaresma escreveu:...sim e outra coisa: o farol só acende o baixo (farolete), ou seja, estou sem farol normal e sem farol alto..também aquela cigarra que alerta quando você está com o carro desligado, mas o farol está ligado parou de apitar. a luz do farol alto acende no painel, mas nada do farol acender...
    obrigado pessoal.

    Aí já não tem nada a ver com alternador..acredito que foi coincidência esses defeitos aparecerem após trocar o alternador.

    Até pode ter a ver com o alternador. Se o regulador de voltagem do novo alternador estiver ruim ou se a ponte retificadora não está retificando como deveria, pode haver anomalias momentâneas na voltagem. É por isso que sugeri que o colega monitore com o multímetro a voltagem do carro, com o motor ligado. Eu faço isso frequentemente, ligando as pontas de prova do multímetro no positivo constante do rádio e em algum negativo do rádio. Assim, posso monitorar o comportamento da voltagem à medida em que vou ligando consumidores elétricos.

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