Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

135 usuários online :: 0 registrados, 1 invisível e 134 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_leftAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 BarAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_leftAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 BarAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_leftAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 BarAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_leftAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 BarAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_leftAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 BarAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_leftAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 BarAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_leftAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 BarAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_leftAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 BarAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_leftAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 BarAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_leftAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 BarAlternador só carrega em alta rotação - Página 2 Bar_right 

+5
eleandro kalckmann
klunker
adpachec
Rubão6cc
Jerffeson Quaresma
9 participantes

    Alternador só carrega em alta rotação


    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 15319
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Rubão6cc Qui 3 Dez - 10:07:13

    Jerffeson Quaresma escreveu:...sim e outra coisa: o farol só acende o baixo (farolete), ou seja, estou sem farol normal e sem farol alto..também aquela cigarra que alerta quando você está com o carro desligado, mas o farol está ligado parou de apitar. a luz do farol alto acende no painel, mas nada do farol acender...
    obrigado pessoal.

    Aí já não tem nada a ver com alternador..acredito que foi coincidência esses defeitos aparecerem após trocar o alternador.

    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 7174
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Qui 3 Dez - 13:52:39

    Rubão6cc escreveu:
    Jerffeson Quaresma escreveu:...sim e outra coisa: o farol só acende o baixo (farolete), ou seja, estou sem farol normal e sem farol alto..também aquela cigarra que alerta quando você está com o carro desligado, mas o farol está ligado parou de apitar. a luz do farol alto acende no painel, mas nada do farol acender...
    obrigado pessoal.

    Aí já não tem nada a ver com alternador..acredito que foi coincidência esses defeitos aparecerem após trocar o alternador.

    Até pode ter a ver com o alternador. Se o regulador de voltagem do novo alternador estiver ruim ou se a ponte retificadora não está retificando como deveria, pode haver anomalias momentâneas na voltagem. É por isso que sugeri que o colega monitore com o multímetro a voltagem do carro, com o motor ligado. Eu faço isso frequentemente, ligando as pontas de prova do multímetro no positivo constante do rádio e em algum negativo do rádio. Assim, posso monitorar o comportamento da voltagem à medida em que vou ligando consumidores elétricos.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Rubão6cc Qui 3 Dez - 14:57:21

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Aí já não tem nada a ver com alternador..acredito que foi coincidência esses defeitos aparecerem após trocar o alternador.

    Até pode ter a ver com o alternador. Se o regulador de voltagem do novo alternador estiver ruim ou se a ponte retificadora não está retificando como deveria, pode haver anomalias momentâneas na voltagem. É por isso que sugeri que o colega monitore com o multímetro a voltagem do carro, com o motor ligado. Eu faço isso frequentemente, ligando as pontas de prova do multímetro no positivo constante do rádio e em algum negativo do rádio. Assim, posso monitorar o comportamento da voltagem à medida em que vou ligando consumidores elétricos.


    Cheguei a pensar nisso..vai que tinha algum problema no alternador...mas isso aí seria responsabilidade de quem montou e não verificou o funcionamento.


    _________________
    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Jerffeson Quaresma
    Jerffeson Quaresma
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 151
    Idade : 36
    Localização : Parnamirim - Rio Grande do Norte
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 1991/1992 (finado)
    Intruder 125 2009/2010
    NX 350 Sahara 1999
    Cilindros : 1 cilindro
    1 Cilindro
    Data de inscrição : 05/11/2014

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Jerffeson Quaresma Qui 3 Dez - 16:39:40

    Boa noite pessoal substituí todos os fusíveis segundo as especificações contidas no tópico

    http://www.opaleirosdoparana.com/t35371-fusiveis-opala-1991-1992

    para minha surpresa, a maneira que estavam colocados os fusíveis no meu carro era muito estranha, onde era pra ter fusível de 10, estava um de 20 ou 25 e as vezes 30, onde era pra ter de 15, tinha um de 25 ou 30, enfím, coloquei tudo certinho, fusíveis novos, mas na hora de ligar, o carro simplismente dei meia chave e apagou geral, voltando somente ao normal quando eu desconectei e conectei novamente a bateria...fiquei grilado com isso, então substituí o fusível de número 3 {partida a frio e antipercolante} (de acordo com o tópico) o correto era um de 10, coloquei então um de 25, o opala ligou tranquilo, mas a ventoinha elétrica só disparou quando a temperatura estava bem acima da metade, então troquei o fusível número 4 {rádio, iluminação do botão das luzes e luz indicadora de alta temperatura do motor} de 10 por um de 25, então testei novamente e a ventoinha disparou normalmente (em 1/3 do marcador).
    Realmente isso me deixa muito frustrado, será que a instalação está toda erra e cheia de gambiarras?
    e sim, em relação ao farol e ar condicionado que não funcionava, não mudou em nada corrigir os fusíveis...
    quanto mais ajeito mas aparece coisa, esse carro deve ter sofrido muito mão dos muitos ex donos que teve...
    mas vamos indo né, paciência e arranjar grana pra serviço inesperados, pois já percebi que sempre ao reparar algo, prejudica em outra coisa, como se fosse uma teia de gambiarras..
    obrigado pessoal.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Qui 3 Dez - 17:38:39

    Jerffeson Quaresma escreveu:Boa noite pessoal substituí todos os fusíveis segundo as especificações contidas no tópico

    http://www.opaleirosdoparana.com/t35371-fusiveis-opala-1991-1992

    para minha surpresa, a maneira que estavam colocados os fusíveis no meu carro era muito estranha, onde era pra ter fusível de 10, estava um de 20 ou 25 e as vezes 30, onde era pra ter de 15, tinha um de 25 ou 30, enfím, coloquei tudo certinho, fusíveis novos, mas na hora de ligar, o carro simplismente dei meia chave e apagou geral, voltando somente ao normal quando eu desconectei e conectei novamente a bateria...fiquei grilado com isso, então substituí o fusível de número 3 {partida a frio e antipercolante} (de acordo com o tópico) o correto era um de 10, coloquei então um de 25, o opala ligou tranquilo, mas a ventoinha elétrica só disparou quando a temperatura estava bem acima da metade, então troquei o fusível número 4 {rádio, iluminação do botão das luzes e luz indicadora de alta temperatura do motor} de 10 por um de 25, então testei novamente e a ventoinha disparou normalmente (em 1/3 do marcador).
    Realmente isso me deixa muito frustrado, será que a instalação está toda erra e cheia de gambiarras?
    e sim, em relação ao farol e ar condicionado que não funcionava, não mudou em nada corrigir os fusíveis...
    quanto mais ajeito mas aparece coisa, esse carro deve ter sofrido muito mão dos muitos ex donos que teve...
    mas vamos indo né, paciência e arranjar grana pra serviço inesperados, pois já percebi que sempre ao reparar algo, prejudica em outra coisa, como se fosse uma teia de gambiarras..
    obrigado pessoal.

    Caro Jerffeson:

    O que comanda a temperatura de disparo da ventoinha é o sensor de temperatura localizado no radiador e não a capacidade do fusível. O fusível de 10A da partida a frio e antipercolante estava queimado quando você trocou por um de 25A, fazendo a ignição ligar normalmente?
    Jerffeson Quaresma
    Jerffeson Quaresma
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 151
    Idade : 36
    Localização : Parnamirim - Rio Grande do Norte
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 1991/1992 (finado)
    Intruder 125 2009/2010
    NX 350 Sahara 1999
    Cilindros : 1 cilindro
    1 Cilindro
    Data de inscrição : 05/11/2014

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Jerffeson Quaresma Qui 3 Dez - 17:48:07

    Caro amigo. Nao encontrei nenhum fusível queimado ou partido quando fiz a troca. Tenho tantos serviços na lista (direção hidráulica, abrir caixa marcha rolamentos e kit disco, hidrovácuo...fora o que aparecer no caminho) tu tens idéia de quanto ficaria uma revisão elétrica? Pra eu fazer um comparativo, tem uma auto eletrica muito antiga e conhecida aqui na cidade, o cara disse que eu levasse la pra ele dar um preço...
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Rubão6cc Qui 3 Dez - 18:12:10

    Amigo, vc disse que o ar parou de funcionar após colocar o alternador novo? Se sim queria dar uma pista que pode dar uma luz sobre isso. Na fiação original do alternador do Opala o fio que vai na lâmpada espia é interligado com o positivo do AC, ou seja, em caso de algum defeito em que o alternador pare de funcionar esse sistema desativa o ar condicionado pra que a bateria não seja sobrecarregada nessa situação.


    É só um palpite. Se o módulo do ar entender que seu alternador está com problema ele não deixa acionar o ar.


    _________________
    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Rubão6cc Qui 3 Dez - 18:16:21

    Na minha opinião fizeram megas gambiarras na fiação do seu carro. Uma coisa válida é vc verificar o aterramento de tudo. No opala um mesmo ponto de aterramento é comum pra vários equipamentos, então uma coisa pode interferir na outra. Por exemplo...no aterramento do módulo do ar condicionado tb vai o aterramento do farol...se o aterramento ali estiver ruim pode haver falha no funcionamento desses equipamentos.


    _________________
    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Jerffeson Quaresma
    Jerffeson Quaresma
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 151
    Idade : 36
    Localização : Parnamirim - Rio Grande do Norte
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 1991/1992 (finado)
    Intruder 125 2009/2010
    NX 350 Sahara 1999
    Cilindros : 1 cilindro
    1 Cilindro
    Data de inscrição : 05/11/2014

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Jerffeson Quaresma Qui 3 Dez - 19:05:07

    Rubão6cc
    Realmente o cara sofreu pra fazer a luz indicadora da bateria funcionar como devia...trocou estator e uma peça da tampa...provavelmente ele deve ter feito cagaço na fiação, pois ficou toda feia la no alternador. Vou segunda feira no meu mecanico pra trocar a coluna de direção, dai ele disse que olhava...vamo ver.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Rubão6cc Qui 3 Dez - 19:28:08

    Jerffeson Quaresma escreveu:Rubão6cc
    Realmente o cara sofreu pra fazer a luz indicadora da bateria funcionar como devia...trocou estator e uma peça da tampa...provavelmente ele deve ter feito cagaço na fiação, pois ficou toda feia la no alternador. Vou segunda feira no meu mecanico pra trocar a coluna de direção, dai ele disse que olhava...vamo ver.
     
    Tá aí cara...ele deve ter feito algum totozinho...


    _________________
    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Qui 3 Dez - 22:35:07

    Jerffeson Quaresma escreveu:Caro amigo. Nao encontrei nenhum fusível queimado ou partido quando fiz a troca. Tenho tantos serviços na lista (direção hidráulica, abrir caixa marcha rolamentos e kit disco, hidrovácuo...fora o que aparecer no caminho) tu tens idéia de quanto ficaria uma revisão elétrica? Pra eu fazer um comparativo, tem uma auto eletrica muito antiga e conhecida aqui na cidade, o cara disse que eu levasse la pra ele dar um preço...

    Não faço a menor idéia de preços. Até porque você está em um extremo do país e eu em outro. Só por esse fator, os preços podem variar demais. Mas realmente, se você não domina o multímetro, não há outra saída: levar em um autoelétrico.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Qui 3 Dez - 22:38:08

    Rubão6cc escreveu:Na minha opinião fizeram megas gambiarras na fiação do seu carro. Uma coisa válida é vc verificar o aterramento de tudo. No opala um mesmo ponto de aterramento é comum pra vários equipamentos, então uma coisa pode interferir na outra. Por exemplo...no aterramento do módulo do ar condicionado tb vai o aterramento do farol...se o aterramento ali estiver ruim pode haver falha no funcionamento desses equipamentos.

    Olha, Rubão, eu não sei no ano do seu carro, mas no ano do meu carro que é o mesmo ano do carro do Jerffeson, o aterramento do farol é feito lá na frente, próximo do próprio farol, em um dos parafusos que prende o conjunto óptico na carroceria. Assim como o aterramento das lanternas traseiras é feito lá no portamalas, próximo às próprias lanternas traseiras.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Rubão6cc Sex 4 Dez - 6:09:43

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Na minha opinião fizeram megas gambiarras na fiação do seu carro. Uma coisa válida é vc verificar o aterramento de tudo. No opala um mesmo ponto de aterramento é comum pra vários equipamentos, então uma coisa pode interferir na outra. Por exemplo...no aterramento do módulo do ar condicionado tb vai o aterramento do farol...se o aterramento ali estiver ruim pode haver falha no funcionamento desses equipamentos.

    Olha, Rubão, eu não sei no ano do seu carro, mas no ano do meu carro que é o mesmo ano do carro do Jerffeson, o aterramento do farol é feito lá na frente, próximo do próprio farol, em um dos parafusos que prende o conjunto óptico na carroceria. Assim como o aterramento das lanternas traseiras é feito lá no portamalas, próximo às próprias lanternas traseiras.

    Então..comentei sobre isso porque aquele problema que deu no ar condicionado do meu (ao ligar os faróis o compressor desarmava) era no aterramento do módulo...ou seja um fio ali tinha ligação com o farol e uma coisa interferia na outra. E isso tinha a ver com a iluminação dos comandos do ar pois ao soltar o plug da lâmpada o ar não desarmava.
    Obs: o meu tb tem aterramento do farol lá na frente.


    _________________
    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    PedroV9
    PedroV9
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 698
    Idade : 28
    Localização : Araraquara - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1981 Coupé + Fusca 1961 1200 + Escort MK5 XR3 AP 2.0 + Kawasaki Ninja 650
    Cilindros : 4 + 4 + 4 + 2
    Data de inscrição : 30/12/2013

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por PedroV9 Sex 4 Dez - 7:36:10

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Na minha opinião fizeram megas gambiarras na fiação do seu carro. Uma coisa válida é vc verificar o aterramento de tudo. No opala um mesmo ponto de aterramento é comum pra vários equipamentos, então uma coisa pode interferir na outra. Por exemplo...no aterramento do módulo do ar condicionado tb vai o aterramento do farol...se o aterramento ali estiver ruim pode haver falha no funcionamento desses equipamentos.

    Olha, Rubão, eu não sei no ano do seu carro, mas no ano do meu carro que é o mesmo ano do carro do Jerffeson, o aterramento do farol é feito lá na frente, próximo do próprio farol, em um dos parafusos que prende o conjunto óptico na carroceria. Assim como o aterramento das lanternas traseiras é feito lá no portamalas, próximo às próprias lanternas traseiras.

    No meu o aterramento do farol é feito em diversos pontos. No parafuso dos faróis; nos parafusos dos piscas e diretamente no alternador, vai um fio marrom parafusado nele e me parece ser original.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Sex 4 Dez - 9:14:52

    PedroV9 escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Olha, Rubão, eu não sei no ano do seu carro, mas no ano do meu carro que é o mesmo ano do carro do Jerffeson, o aterramento do farol é feito lá na frente, próximo do próprio farol, em um dos parafusos que prende o conjunto óptico na carroceria. Assim como o aterramento das lanternas traseiras é feito lá no portamalas, próximo às próprias lanternas traseiras.

    No meu o aterramento do farol é feito em diversos pontos. No parafuso dos faróis; nos parafusos dos piscas e diretamente no alternador, vai um fio marrom parafusado nele e me parece ser original.

    O aterramento que tem no alternador não é do farol, é do próprio alternador: é dos diodos negativos e do regulador de voltagem.
    PedroV9
    PedroV9
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 698
    Idade : 28
    Localização : Araraquara - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1981 Coupé + Fusca 1961 1200 + Escort MK5 XR3 AP 2.0 + Kawasaki Ninja 650
    Cilindros : 4 + 4 + 4 + 2
    Data de inscrição : 30/12/2013

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por PedroV9 Sex 4 Dez - 11:13:19

    Não sabia disso... Mas ele vai ligado no chicote do farol e na carcaça do alternador.
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Paulo Corso Sex 4 Dez - 12:01:34

    Carros como os nossos, que já passaram nas mãos de vários proprietários, são complicados de se mexer, vai-se saber em que tipo de auto-elétrico esse carro foi levado, tem uns pica fio que usam até fita crepe.


    _________________
    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Sex 4 Dez - 12:29:43

    PedroV9 escreveu:Não sabia disso... Mas ele vai ligado no chicote do farol e na carcaça do alternador.

    Sim, ele pega no alternador e entra no chicote do farol. Mas você viu esse fio terra saindo do alternador, entrando no chicote do farol e indo na direção do farol ou ele entra para dentro do firewall??? Eu particularmente, não sei se ele vai para o firewall, para os faróis ou ambos. Porém, se você desligar esse aterramento que tem no alternador, você sabe que o alternador deixa de dar carga ao veículo. Logo, se o aterramento fosse do farol, apenas deixaria de funcionar o farol, certo?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Sex 4 Dez - 12:31:28

    Paulo Corso escreveu:Carros como os nossos, que já passaram nas mãos de vários proprietários, são complicados de se mexer, vai-se saber em que tipo de auto-elétrico esse carro foi levado, tem uns pica fio que usam até fita crepe.

    É verdade! Já vi. E as principais modificações são na saída do alternador e nos faróis/lanternas.
    PedroV9
    PedroV9
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 698
    Idade : 28
    Localização : Araraquara - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1981 Coupé + Fusca 1961 1200 + Escort MK5 XR3 AP 2.0 + Kawasaki Ninja 650
    Cilindros : 4 + 4 + 4 + 2
    Data de inscrição : 30/12/2013

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por PedroV9 Sex 4 Dez - 12:36:16

    Vai direto nos faróis, os fios de aterramento que saem de dentro do carro vão todos para o parafuso do motor do limpador. Achei que fosse reforço do aterramento pelo fato do fio estar ligado diretamente na carcaça do alternador. Meu carro não está mais com o alternador original (coloquei um de ford taurus), mas antes de eu alterar lembro que ficava direto na carcaça.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Sex 4 Dez - 16:36:29

    PedroV9 escreveu:Vai direto nos faróis, os fios de aterramento que saem de dentro do carro vão todos para o parafuso do motor do limpador. Achei que fosse reforço do aterramento pelo fato do fio estar ligado diretamente na carcaça do alternador. Meu carro não está mais com o alternador original (coloquei um de ford taurus), mas antes de eu alterar lembro que ficava direto na carcaça.

    Bem, seu carro é 1981 e o meu é 1992. Tem diferenças na elétrica. Nessa época, a título de informação, ainda tinha carro que vinha de fábrica com lâmpada de farol que nem mesmo era bi-iodo. Eram lâmpadas de farol mais antigas, mais fracas. De lá pra cá, o opala passou a ter conduíte nos chicotes do cofre, as lanternas traseiras passaram a ter lâmpadas duplas, lâmpadas de farol mais fortes (bi-iodo)...
    Mas me parece que ambos estamos com a razão: é um reforço do aterramento dos faróis e também do regulador de voltagem/diodos negativos do alternador. Os aterramentos estão interligados por fiação. Quando eu usava ainda o alternador original do opala de 65A, certa vez tive de fazer um conserto no alternador. Quando remontei, liguei o carro e o alternador não dava carga, deixando a luz de anomalia de carga acesa no painel. Descobri que eu esquecera de ligar o negativo atrás do alternador! Rsrsrsrsrsrs... O alternador do ômega 4.1i que uso hoje, é essencialmente a mesma construção do alternador 65A do opala, mas não usa o terminal negativo. O negativo dele é feito na própria carcaça dele em contato com o motor através do eixo de pivotamento de regulagem e do braço ranhurado. O antigo terminal negativo que ficou sobrando, do tipo olhal, eu liguei no parafuso do braço ranhurado, conforme pode ser visto no tópico abaixo, foto 1:
    http://www.opaleirosdoparana.com/t39687-manutencao-e-diagnostico-de-falhas-do-alternador-do-opala-65a

    Sem essa ligação do negativo, o alternador não dá carga no meu carro.
    Jerffeson Quaresma
    Jerffeson Quaresma
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 151
    Idade : 36
    Localização : Parnamirim - Rio Grande do Norte
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 1991/1992 (finado)
    Intruder 125 2009/2010
    NX 350 Sahara 1999
    Cilindros : 1 cilindro
    1 Cilindro
    Data de inscrição : 05/11/2014

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Jerffeson Quaresma Sex 4 Dez - 18:26:03

    Segunda feira vou tentar arrumar a fiação do meu, com o mecânico de confiança, ele trabalha com opala há muitos anos, possui um ou dois modelos...dai coloco o resultado e o que estava causando esses problemas.
    valeu pessoal e bom fim de semana.
    PedroV9
    PedroV9
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 698
    Idade : 28
    Localização : Araraquara - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1981 Coupé + Fusca 1961 1200 + Escort MK5 XR3 AP 2.0 + Kawasaki Ninja 650
    Cilindros : 4 + 4 + 4 + 2
    Data de inscrição : 30/12/2013

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por PedroV9 Seg 7 Dez - 8:36:14

    opala4cc escreveu:
    PedroV9 escreveu:Vai direto nos faróis, os fios de aterramento que saem de dentro do carro vão todos para o parafuso do motor do limpador. Achei que fosse reforço do aterramento pelo fato do fio estar ligado diretamente na carcaça do alternador. Meu carro não está mais com o alternador original (coloquei um de ford taurus), mas antes de eu alterar lembro que ficava direto na carcaça.

    Bem, seu carro é 1981 e o meu é 1992. Tem diferenças na elétrica. Nessa época, a título de informação, ainda tinha carro que vinha de fábrica com lâmpada de farol que nem mesmo era bi-iodo. Eram lâmpadas de farol mais antigas, mais fracas. De lá pra cá, o opala passou a ter conduíte nos chicotes do cofre, as lanternas traseiras passaram a ter lâmpadas duplas, lâmpadas de farol mais fortes (bi-iodo)...
    Mas me parece que ambos estamos com a razão: é um reforço do aterramento dos faróis e também do regulador de voltagem/diodos negativos do alternador. Os aterramentos estão interligados por fiação. Quando eu usava ainda o alternador original do opala de 65A, certa vez tive de fazer um conserto no alternador. Quando remontei, liguei o carro e o alternador não dava carga, deixando a luz de anomalia de carga acesa no painel. Descobri que eu esquecera de ligar o negativo atrás do alternador! Rsrsrsrsrsrs... O alternador do ômega 4.1i que uso hoje, é essencialmente a mesma construção do alternador 65A do opala, mas não usa o terminal negativo. O negativo dele é feito na própria carcaça dele em contato com o motor através do eixo de pivotamento de regulagem e do braço ranhurado. O antigo terminal negativo que ficou sobrando, do tipo olhal, eu liguei no parafuso do braço ranhurado, conforme pode ser visto no tópico abaixo, foto 1:
    http://www.opaleirosdoparana.com/t39687-manutencao-e-diagnostico-de-falhas-do-alternador-do-opala-65a

    Sem essa ligação do negativo, o alternador não dá carga no meu carro.

    É verdade! Postei mais a título de curiosidade mesmo... rs
    Jerffeson Quaresma
    Jerffeson Quaresma
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 151
    Idade : 36
    Localização : Parnamirim - Rio Grande do Norte
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 1991/1992 (finado)
    Intruder 125 2009/2010
    NX 350 Sahara 1999
    Cilindros : 1 cilindro
    1 Cilindro
    Data de inscrição : 05/11/2014

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Jerffeson Quaresma Qua 9 Dez - 20:58:39

    Meu mecânico conseguiu sanar os faróis, era o fio que foi desconectado quando o cara que instalou o alternador novo mexeu...
    mas o ar condicionado não gela mais, além da ventoinha não estar disparando quando eu ligo o mesmo...
    pensei que poderia ser o relé do ar ou da ventoinha, alguém dá uma luz sobre isso?
    no mais é juntar grana pra fazer uma boa revisão elétrica, pra sanar de vez as gambiarras e a quantidade de fio solto.
    Obrigado irmãos opaleiros pela ajuda.
    Valeu!
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Rubão6cc Qua 9 Dez - 21:39:20

    Seu compressor não está armando. Provavelmente é relé...'


    _________________
    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Qua 9 Dez - 21:42:03

    Rubão6cc escreveu:Seu compressor não está armando. Provavelmente é relé...'

    Sim, mas não necessariamente. Pode ser a bobina do compressor queimada, pode ser o pressostato entrando em ação por falta de carga de fluido refrigerante, pode ser problema elétrico no comando de acionamento do AC, no console...
    Jerffeson Quaresma
    Jerffeson Quaresma
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 151
    Idade : 36
    Localização : Parnamirim - Rio Grande do Norte
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 1991/1992 (finado)
    Intruder 125 2009/2010
    NX 350 Sahara 1999
    Cilindros : 1 cilindro
    1 Cilindro
    Data de inscrição : 05/11/2014

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Jerffeson Quaresma Qua 2 Mar - 20:32:10

    Respaldo sobre o serviço:
    o novo alternador de 120amp estava carregando pouco, jogando no máximo 13.5 em altíssima rotação pra bateria, ao medir no alternador, deu 13.8 em neutro. Provavelmente deve ser a fiação da bateria pro alternador que deve estar ruim, ou poderia ser algo mais?
    e quanto ao ar condicionado descobri que o condensador está furado, o gás se foi, o compressor ligar capenga por não ter gás, creio eu (me corrijam se estiver errado)...
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Qua 2 Mar - 20:54:31

    Jerffeson Quaresma escreveu:Respaldo sobre o serviço:
    o novo alternador de 120amp estava carregando pouco, jogando no máximo 13.5 em altíssima rotação pra bateria, ao medir no alternador, deu 13.8 em neutro. Provavelmente deve ser a fiação da bateria pro alternador que deve estar ruim, ou poderia ser algo mais?
    e quanto ao ar condicionado descobri que o condensador está furado, o gás se foi, o compressor ligar capenga por não ter gás, creio eu (me corrijam se estiver errado)...

    Eu acredito que você obteve os valores mencionados com o motor já quente e com os dispositivos elétricos ligados (inclusive o AC, com o ventilador do painel na velocidade máxima). Se foi assim, o alternador está bom. Se os valores foram obtidos com o motor frio e com os dispositivos elétricos desligados, o alternador está mais ou menos. A fiação entre o alternador e a bateria parece estar com resistência excessiva. Verifique oxidação nos aterramentos e também faça uma ponte com um fio grosso saindo do positivo do alternador até o borne positivo da bateria. Então, veja quanto o alternador manda para a bateria na pior condição: motor quente e dispositivos ligados. Depois, com o motor quente e dispositivos elétricos desligados.
    De qualquer modo, se o problema for o desempenho do alternador, normalmente a troca do regulador de voltagem resolve o problema.
    Mas antes de abrir tem de ver se a fiação não está velha. Você mora em estado/cidade litorânea, com alta incidência de maresia.
    Jerffeson Quaresma
    Jerffeson Quaresma
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 151
    Idade : 36
    Localização : Parnamirim - Rio Grande do Norte
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 1991/1992 (finado)
    Intruder 125 2009/2010
    NX 350 Sahara 1999
    Cilindros : 1 cilindro
    1 Cilindro
    Data de inscrição : 05/11/2014

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Jerffeson Quaresma Qua 2 Mar - 21:08:16

    Vou verificar. penso em mandar fazer uma revisão elétrica naquela parte, já que não possuo muito conhecimento. Aqui é praia, moro longe dela (uns 15km) mas o carro já teve uns 8 donos, vai saber por onde já morou. Voltei na elétrica que fiz o serviço, achando o alternador fraco, estava na garantia e eles mexeram pra lá e pra cá. Voltou mais ou menos. A fiação do positivo achei fina. Fio normal, mais fino que de tomada de eletrodoméstico, está correto isso?
    Esse teste foi feito com o carro frio, falhando por causa da junta de cabeçote queimada (teve uns esquentes mas já consertei o radiador) e o cara lá do alternador, veio com uma conversa que "ouviu uma vela ou cabo estralando.." as velas e os cabos tem 1 anos, mas rodo muito pouco mesmo. O carro não estava falhando, quando eles mexeram no alternador novamente, ficou péssimo, falhando muito. Bom, lá eles tem fama de fazer cagaço na instalação, porém só soube disse após fazer o serviço, infelizmente. Voltei por estar na garantia. Vou fazer uns serviço daqui a um ou dois meses, meu mecânico é de confiança. Lá eu vejo a situação, vou trocar a junta do cabeçote, olhar essas velas e cabos, a propósito, vale a pena colocar cabos mais grossos (mesmo eu tendo GNV)?
    Obrigado grande!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Qua 2 Mar - 22:44:08

    Jerffeson Quaresma escreveu:Vou verificar. penso em mandar fazer uma revisão elétrica naquela parte, já que não possuo muito conhecimento. Aqui é praia, moro longe dela (uns 15km) mas o carro já teve uns 8 donos, vai saber por onde já morou. Voltei na elétrica que fiz o serviço, achando o alternador fraco, estava na garantia e eles mexeram pra lá e pra cá. Voltou mais ou menos. A fiação do positivo achei fina. Fio normal, mais fino que de tomada de eletrodoméstico, está correto isso?
    Esse teste foi feito com o carro frio, falhando por causa da junta de cabeçote queimada (teve uns esquentes mas já consertei o radiador) e o cara lá do alternador, veio com uma conversa que "ouviu uma vela ou cabo estralando.." as velas e os cabos tem 1 anos, mas rodo muito pouco mesmo. O carro não estava falhando, quando eles mexeram no alternador novamente, ficou péssimo, falhando muito. Bom, lá eles tem fama de fazer cagaço na instalação, porém só soube disse após fazer o serviço, infelizmente. Voltei por estar na garantia. Vou fazer uns serviço daqui a um ou dois meses, meu mecânico é de confiança. Lá eu vejo a situação, vou trocar a junta do cabeçote, olhar essas velas e cabos, a propósito, vale a pena colocar cabos mais grossos (mesmo eu tendo GNV)?
    Obrigado grande!

    15Km da praia? Isso é perto, já que a maresia vai longe, carregada pelo vento.
    Antes de mexer na fiação original do carro, compre uns 2,5 m de cabo elétrico de boa bitola, e solde terminais tipo olhal nas extremidades. Então, ligue uma extremidade no borne positivo da bateria e outro na saída positiva do alternador, em paralelo com a fiação original. Repita os testes de medição de voltagem. Mas não se esqueça de inspecionar os aterramentos.
    Talvez você deva comprar o "bagulho sinistro" (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4071/32/379/302/abrilhantador-drp-bril-1kg-radnaq-8030) para limpar os terminais elétricos do carro, já que você está perto do mar.
    Quanto a comprar cabos mais grossos por causa do GNV eu não sei dizer, já que execro as modificações exigidas pelo GNV.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por adpachec Qui 3 Mar - 17:33:47

    Jerffeson Quaresma escreveu:Respaldo sobre o serviço:
    o novo alternador de 120amp estava carregando pouco, jogando no máximo 13.5 em altíssima rotação pra bateria, ao medir no alternador, deu 13.8 em neutro. Provavelmente deve ser a fiação da bateria pro alternador que deve estar ruim, ou poderia ser algo mais?
    e quanto ao ar condicionado descobri que o condensador está furado, o gás se foi, o compressor ligar capenga por não ter gás, creio eu (me corrijam se estiver errado)...

    Em alta rotação a tensão pode cair sim.
    Ninguém comenta sobre a potência do alternador que é a amperagem (120 A) X a tensão de trabalho (13,8 V).
    Dependendo de quanta corrente puxa do alternador a tensão pode cair para não ultrapassar o limite (potência ) dele.
    Faça um teste, ligue o carro, deixe na lenta (não ligue nada) e solte o negativo da bateria, o alternador tem que segurar o motor funcionando.
    Se morrer tem coisa errada.
    E o alternador não manda 120 amperes de cara, e sim amperes hora, ou seja, 120 amperes em uma hora em uma rotação fixa e pré determinada (que os fabricantes não especificam).
    OKK
    Jerffeson Quaresma
    Jerffeson Quaresma
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 151
    Idade : 36
    Localização : Parnamirim - Rio Grande do Norte
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 1991/1992 (finado)
    Intruder 125 2009/2010
    NX 350 Sahara 1999
    Cilindros : 1 cilindro
    1 Cilindro
    Data de inscrição : 05/11/2014

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Jerffeson Quaresma Qui 3 Mar - 18:03:40

    Adpachec
    ele está com com falha na aceleração (junta da tampa queimada devido a uns esquentes, mas já resolvi o radiador) dai em neutro por muito tempo creio que ele não segure, varia bastante. Antes da falha devido aos esquentes, eu tentei soltar o cabo negativo e o carro morreu na hora. Talvez a fiação esteja comprometida ou como o amigo acima falou, revisar fios de aterragem. Caso eu solte o negativo da bateria e ele morra novamente, mas o alternador marque 13.5 a 13.8 (medindo no alternador mesmo), seria problema no alternador ou fiação?
    Obrigado amigo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Qui 3 Mar - 18:14:30

    adpachec escreveu:
    Jerffeson Quaresma escreveu:Respaldo sobre o serviço:
    o novo alternador de 120amp estava carregando pouco, jogando no máximo 13.5 em altíssima rotação pra bateria, ao medir no alternador, deu 13.8 em neutro. Provavelmente deve ser a fiação da bateria pro alternador que deve estar ruim, ou poderia ser algo mais?
    e quanto ao ar condicionado descobri que o condensador está furado, o gás se foi, o compressor ligar capenga por não ter gás, creio eu (me corrijam se estiver errado)...

    Em alta rotação a tensão pode cair sim.
    Ninguém comenta sobre a potência do alternador que é a amperagem (120 A) X a tensão de trabalho (13,8 V).
    Dependendo de quanta corrente puxa do alternador a tensão pode cair para não ultrapassar o limite (potência ) dele.
    Faça um teste, ligue o carro, deixe na lenta (não ligue nada) e solte o negativo da bateria, o alternador tem que segurar o motor funcionando.
    Se morrer tem coisa errada.
    E o alternador não manda 120 amperes de cara, e sim amperes hora, ou seja, 120 amperes em uma hora em uma rotação fixa e pré determinada (que os fabricantes não especificam).
    OKK

    Comentar sobre a potência do alternador que é a amperagem (120 A) X a tensão de trabalho (13,8 V) a gente comenta, sim. Isso foi comentado lá no tutorial sobre o alternador do opala...
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por adpachec Sex 4 Mar - 5:27:14

    Jerffeson Quaresma escreveu:Adpachec
    ele está com com falha na aceleração (junta da tampa queimada devido a uns esquentes, mas já resolvi o radiador) dai em neutro por muito tempo creio que ele não segure, varia bastante. Antes da falha devido aos esquentes, eu tentei soltar o cabo negativo e o carro morreu na hora. Talvez a fiação esteja comprometida ou como o amigo acima falou, revisar fios de aterragem. Caso eu solte o negativo da bateria e ele morra novamente, mas o alternador marque 13.5 a 13.8 (medindo no alternador mesmo), seria problema no alternador ou fiação?
    Obrigado amigo.

    Olhe a fiação então e também pode ser a lenta muito baixa, ou roubo de carga.
    O alternador original opala manda só 8 amperes na lenta, o de 120 deve ser uns 10 A.

    OKK

    opala4cc escreveu:
    adpachec escreveu:

    Em alta rotação a tensão pode cair sim.
    Ninguém comenta sobre a potência do alternador que é a amperagem (120 A) X a tensão de trabalho (13,8 V).
    Dependendo de quanta corrente puxa do alternador a tensão pode cair para não ultrapassar o limite (potência ) dele.
    Faça um teste, ligue o carro, deixe na lenta (não ligue nada) e solte o negativo da bateria, o alternador tem que segurar o motor funcionando.
    Se morrer tem coisa errada.
    E o alternador não manda 120 amperes de cara, e sim amperes hora, ou seja, 120 amperes em uma hora em uma rotação fixa e pré determinada (que os fabricantes não especificam).
    OKK

    Comentar sobre a potência do alternador que é a amperagem (120 A) X a tensão de trabalho (13,8 V) a gente comenta, sim. Isso foi comentado lá no tutorial sobre o alternador do opala...

    Hummmmmm......entendi....................

    E que a potência não usada vira calor que reduz a resistência interna que facilita a passagem de corrente que faz cair a tensão.

    O amigo do tópico pode olhar se o alternador esquenta muito.

    OKK
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Sex 4 Mar - 5:44:17

    adpachec escreveu:
    Jerffeson Quaresma escreveu:Adpachec
    ele está com com falha na aceleração (junta da tampa queimada devido a uns esquentes, mas já resolvi o radiador) dai em neutro por muito tempo creio que ele não segure, varia bastante. Antes da falha devido aos esquentes, eu tentei soltar o cabo negativo e o carro morreu na hora. Talvez a fiação esteja comprometida ou como o amigo acima falou, revisar fios de aterragem. Caso eu solte o negativo da bateria e ele morra novamente, mas o alternador marque 13.5 a 13.8 (medindo no alternador mesmo), seria problema no alternador ou fiação?
    Obrigado amigo.

    Olhe a fiação então e também pode ser a lenta muito baixa, ou roubo de carga.
    O alternador original opala manda só 8 amperes na lenta, o de 120 deve ser uns 10 A.

    OKK

    opala4cc escreveu:

    Comentar sobre a potência do alternador que é a amperagem (120 A) X a tensão de trabalho (13,8 V) a gente comenta, sim. Isso foi comentado lá no tutorial sobre o alternador do opala...

    Hummmmmm......entendi....................

    E que a potência não usada vira calor que reduz a resistência interna que facilita a passagem de corrente que faz cair a tensão.

    O amigo do tópico pode olhar se o alternador esquenta muito.

    OKK

    Olha, eu acho que você se confundiu, adpachec: todo calor que esquenta o alternador AUMENTA a resistência interna, o que DIFICULTA a passagem de corrente... assim, a voltagem subiria um pouco. Não? Eu aprendi que o aquecimento de um condutor de cobre diminui sua condutividade elétrica, que é a passagem de corrente.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por adpachec Sex 4 Mar - 17:02:38

    Você está usando a Lei de Joule.

    "Lei de Joule (também conhecida como efeito Joule ou efeito térmico) é uma lei física que expressa a relação entre o calor gerado e a corrente elétrica que percorre um condutor em determinado tempo. Um resistor é um dispositivo que transforma a energia elétrica integralmente em calor.[1] O nome é devido a James Prescott Joule (1818-1889) que estudou o fenômeno em 1840 e, um ano mais tarde, publicada na Philosophical Magazine, pela Royal Society."

    Diodo semicondutor: É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica entre outras aplicações.
    Outro fator que influencia na condução desses materiais é a temperatura. Quanto maior é a temperatura de um diodo, maior a condutibilidade, pelo fato de que a energia térmica ter a capacidade de quebrar algumas ligações covalentes da estrutura, acarretando no aparecimento de mais portadores livres para a condução de corrente elétrica.

    O cobre possui aumento da resistividade com o aumento de temperatura, mas isto em um fio longo e comprido, em forma de bobina ele se comporta quase como um resistor.

    Variação da resistência com a temperatura:
    Podemos observar dois fenômenos simultâneos, quando percebemos que a temperatura de um fio de material condutor aumenta. Estes fenômenos se contrapõem entre si.

    Vejamos quais são esses fenômenos:

    1- Com a temperatura alta, algumas partículas que fazem parte do meio condutor começam a vibrar com mais intensidade, e com isso a possibilidade de ocorrer choques entre as partículas que estão na corrente elétrica são maiores, ou seja, é por isso que acontece o aumento da resistência elétrica.

    2- Com a temperatura alta, um número grande de elétrons livres que compõe um material condutor, deixa seus átomos e passam a fazer parte de uma nuvem eletrônica, porém se a densidade dos elétrons aumentar, a corrente passa a ser mais intensa, e a resistência elétrica diminui.


    Fonte: http://www.colegioweb.com.br/resistores/variacao-da-resistencia-com-a-temperatura.html#ixzz41yTNKwKo

    OKK
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Rubão6cc Sex 4 Mar - 18:25:45

    Dois feras debatendo ideias..que massa 
    study


    _________________
    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por opala4cc Sex 4 Mar - 21:45:53

    adpachec escreveu:Você está usando a Lei de Joule.

    "Lei de Joule (também conhecida como efeito Joule ou efeito térmico) é uma lei física que expressa a relação entre o calor gerado e a corrente elétrica que percorre um condutor em determinado tempo. Um resistor é um dispositivo que transforma a energia elétrica integralmente em calor.[1] O nome é devido a James Prescott Joule (1818-1889) que estudou o fenômeno em 1840 e, um ano mais tarde, publicada na Philosophical Magazine, pela Royal Society."

    Diodo semicondutor: É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica entre outras aplicações.
    Outro fator que influencia na condução desses materiais é a temperatura. Quanto maior é a temperatura de um diodo, maior a condutibilidade, pelo fato de que a energia térmica ter a capacidade de quebrar algumas ligações covalentes da estrutura, acarretando no aparecimento de mais portadores livres para a condução de corrente elétrica.

    O cobre possui aumento da resistividade com o aumento de temperatura, mas isto em um fio longo e comprido, em forma de bobina ele se comporta quase como um resistor.

    Variação da resistência com a temperatura:
    Podemos observar dois fenômenos simultâneos, quando percebemos que a temperatura de um fio de material condutor aumenta. Estes fenômenos se contrapõem entre si.

    Vejamos quais são esses fenômenos:

    1- Com a temperatura alta, algumas partículas que fazem parte do meio condutor começam a vibrar com mais intensidade, e com isso a possibilidade de ocorrer choques entre as partículas que estão na corrente elétrica são maiores, ou seja, é por isso que acontece o aumento da resistência elétrica.

    2- Com a temperatura alta, um número grande de elétrons livres que compõe um material condutor, deixa seus átomos e passam a fazer parte de uma nuvem eletrônica, porém se a densidade dos elétrons aumentar, a corrente passa a ser mais intensa, e a resistência elétrica diminui.


    Fonte: http://www.colegioweb.com.br/resistores/variacao-da-resistencia-com-a-temperatura.html#ixzz41yTNKwKo

    OKK

    O item dois eu não sabia. Então, tá. Retiro o que eu disse.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por adpachec Sáb 5 Mar - 9:37:51

    Você confundiu só uma coisa.
    Um fio comprido apresenta resistência, mas todo fio apresenta um magnetismo (partículas circulando entre ele) muito pequena, mas se você enrola ele (bobina) a quantidade de partículas em um lugar só é muito grande então a energia "pula" aproveitando estar cargas elétricas em suspensão chamadas de "nuvem eletrônica".

    "Condutibilidade – quando um metal é aquecido ou recebe alguma carga eletrônica, ocorre um aumento da energia dos elétrons. Através da nuvem eletrônica, os elétrons livres passam essa energia uns para os outros rapidamente, o que torna os metais bons condutores de calor e corrente elétrica. Graças a essa importante propriedade, os metais são utilizados na fabricação de fios elétricos, principalmente".

    http://www.infoescola.com/quimica/nuvem-eletronica/

    OKK
    Jerffeson Quaresma
    Jerffeson Quaresma
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 151
    Idade : 36
    Localização : Parnamirim - Rio Grande do Norte
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 1991/1992 (finado)
    Intruder 125 2009/2010
    NX 350 Sahara 1999
    Cilindros : 1 cilindro
    1 Cilindro
    Data de inscrição : 05/11/2014

    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Jerffeson Quaresma Dom 6 Mar - 12:07:16

    Só feras, chega me perdi, eheheh.
    Bom, eu levarei ele pra trocar junta do cabeçote, vou verificar as velas, os cabos e as correias, depois levarei ele num eletricista indicado pelo meu mecânico pra dá uma olhada em tudo isso que os senhores falaram. Infelizmente eu trabalho de 3 feira a domingo, na área de bares e restaurantes, no período da madrugada, não me restando tempo pra mexer eu mesmo nele, dai cuido dele do jeito que posso (no caso trabalhando bastante pra juntar dinheiro para serviços..). Vou com tudo isso que os senhores valiosamente postaram quando for fazer os serviços. Mais uma vez muito obrigado, inestimável é o valor de todas estas argumentações aqui, valeu mesmo.
    Até mais, volto com respaldo dos serviços assim que feitos.

    Conteúdo patrocinado


    Alternador só carrega em alta rotação - Página 2 Empty Re: Alternador só carrega em alta rotação

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 10:57:33