Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

81 usuários online :: 8 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 73 Visitantes :: 1 Motor de busca

aldenir diplomata 88, chicano, gimenez, Heldane, PUYGCERVER, Rodrigo N, Sergio Rocha, Shadow90

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7862)

100 (7771)

Problemas com temperatura

Compartilhe

opaleiro ss
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1205
Modelo do carro : Opala ss4 76
Diplomata SE 88
Opala especial 76
Caravan Comodoro SL/E 88
Caravan 75
Cilindros : 24

Problemas com temperatura

Mensagem por opaleiro ss em Dom 4 Out - 21:26:39

Boa noite pessoal, estou com problemas em relação à temperatura do diplomata 6 cilindros à álcool.

Este carro desde que comprei possui problemas no radiador original de cobre em relação aos vazamentos. Soldei o bendito duas vezes e continuou vazando, sempre em novos lugares e agora estava vazando novamente. Sempre a temperatura no painel está marcando acima do normal, ou seja, ela marca mais ou menos 3/4 da escala total.

Faz umas duas semanas que a válvula termostática deu pau e aí coloquei uma zerada. Continuou marcando cerca de 3/4. Aciona o cebolão e parece que está tudo certo. Resolvi trocar o cebolão e acabei trocando o radiador por um outro de cobre, mas parece ser mais fino (acho que é de 2 colméias).

Troquei até o sensor de temperatura que vai no cabeçote, mas a temperatura marca sempre 3/4 e pior, se vc sai na estrada e senta o pé, ele chega muito perto do vermelho.

Não sei o que pode estar errado. Coloquei uma termostática do gasolina para fazer um teste, parece que está trabalhando mais frio, mas mantive o cebolão do álcool.....92º. Demora bastante para ligar a ventoínha, mas na estrada, trabalha mais frio.

Victor Meijerink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 893
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Camionete C10 1976
Monza gls 1993

CHEVROLET,SEMPRE!!
Cilindros : No Opala,4100cc,motor 250.
Na C10,4277cc,motor 261.
No monza,2000cc,motor OHC

Re: Problemas com temperatura

Mensagem por Victor Meijerink em Dom 4 Out - 23:02:06

Se quiser baixar a temperatura do motor vc tem que trocar o cebolão também,se seu cebolão é 92 graus o motor trabalha com 92-94. com 100 ferve. é muito perto mesmo,mude o ceboão pra 85 que fica bom,melhor ainda que o de 90,com o cebolão de 92 o carro fica meio ''bunda mole'' depois de quente...

opaleiro ss
Opaleiro
Opaleiro

Diplomata SE 88
Opala especial 76
Caravan Comodoro SL/E 88
Caravan 75

Mensagem por opaleiro ss em Qua 7 Out - 19:12:38

Pois é, acertei também o ponto que estava adiantado e troquei novamente a cebolinha que vai no cabeçote por uma da marca IGUAÇU e voltei a válvula termostática do álcool. O pior é que o ponteiro vai quase no vermelho.....rapaz e nem parece que está tão quente assim.

Levei o carro no meu eletricista e colocou o relógio no simulador. Está tudo certo, segundo ele, existem três tipos de cebolinha......mas só existe um disponível ao se comprar. Já é o terceiro problema que acontece comigo neste sentido. Ocorreu numa C10 4 cil e numa caravan 4 cil ambas à álcool. O negócio é ficar trocando cebolas....

Jack Skill
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 757
Modelo do carro : Chevrolet Opala Coupe 1979/1980
Cilindros : 4cc

Mensagem por Jack Skill em Qua 7 Out - 22:12:26

O meu é 4cc gasolina, quando peguei tava sem a termostatica. Peguei estrada num baita calor andei qse 100km. O Ponteiro ficou mais ou menos no meio, um pouco só além do meio. Quando coloquei a valvula termostatica acabou o problema de demorar a esquentar, porém peguei estrada, coisa de 30km e o ponteiro quase chega no vermelho... Crying or Very sad
Ainda não sei o que vou fazer a respeito, visto que não quero deixar sem a válvula...

opaleiro ss
Opaleiro
Opaleiro

Diplomata SE 88
Opala especial 76
Caravan Comodoro SL/E 88
Caravan 75

Mensagem por opaleiro ss em Sab 10 Out - 14:21:45

Trocou o sensor da temperatura? Que vai no cabeçote?

opaleiro ss
Opaleiro
Opaleiro

Diplomata SE 88
Opala especial 76
Caravan Comodoro SL/E 88
Caravan 75

Mensagem por opaleiro ss em Sab 10 Out - 14:22:23

O radiador está em ordem?

zekaeg
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2
Modelo do carro : Opala Comodoro 90/90
Cilindros : 6cil e Seja Feliz

Mensagem por zekaeg em Sab 10 Out - 17:04:42

seu opala é ventoinha eletrica ou helici direto??
ele esquenta so andando ou quanto ta parado tbm esquenta?? se esquenta so andando pode ser bomba da água que nao circula agua que chega..

adriano fossatti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 197
Modelo do carro : comodoro 83
comodoro sl/e 90
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adriano fossatti em Sab 10 Out - 18:55:40

O opala de um amigo meu tava assim, verificamos tudo esta tudo ok, ate retiramos o cabeçote, tambem estava ok, medidos a temperatura do motor e para nossa surpresa estava normal, trocamos o marcador do painel e ficou otimo, anda um pouco vai para o meio e fica, o dele e um diplomata 85 4 cilindros

opaleiro ss
Opaleiro
Opaleiro

Diplomata SE 88
Opala especial 76
Caravan Comodoro SL/E 88
Caravan 75

Mensagem por opaleiro ss em Sab 10 Out - 21:37:17

Pois é, no meu caso troquei tudo, até o radiador. Não muda, já levei o carro num amigo que possui um simulador e segundo ele o marcador já foi trocado. Disse que corresponde a um modelo mais antigo. Pode ser a carcaça original com a máquina de outro modelo.

O pior é que no catálogo da MTE, só existe um tipo de sensor. O negócio é tentar trocar o painel, ou se acostumar com o ponteiro no 3/4.

PTGSA
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 82
Modelo do carro : Diplomata 1982

Mensagem por PTGSA em Sab 10 Out - 21:46:07

Temperatura é sempre um problema que começa com a seguinte pergunta: ESTÁ mesmo ou apenas marca alta? Primeira coisa é arranjar um meio confiável de medir. Se estiver alta mesmo, ponto e mistura seriam as coisas "mecânicas" pra ver.
Do sistema de arrefecimento: Radiador, mangueiras, sujeira acumulada bloco/cabeçote, ventoinha, bomba d'água. Esta última é chata porque pode estar com eixo firme mas com uma diferencinha nas pás que faz com que rode, rode e não bombeie o tanto que tinha de bombear...

Se for só indicação errada do painel: cebolinha é VDO - mesma marca do instrumento. Atenção o fio da cebolinha é especial. É um fio resistivo cujo valor e comprimento interferem na indicação no painel. O que muita gente faz nestas horas é simplesmente mudar o ponteiro no instrumento de forma que passe a indicar o certo.

Então é isso. Tem de confirmar primeiro se está quente mesmo ou se é só alarme falso. Boa sorte, estamos na torcida para que vc se livre desta dor de cabeça. Abraço.

opaleiro ss
Opaleiro
Opaleiro

Diplomata SE 88
Opala especial 76
Caravan Comodoro SL/E 88
Caravan 75

Mensagem por opaleiro ss em Sab 10 Out - 22:00:59

Então, PT nunca vi cebolinha VDO. O ponto foi corrigido na quinta-feira e realmente estava bem adiantado. Pensei também naquelas pistolas a laser que medem a temperatura. Não sei se dá certo.

Valeu.

Vitor2015
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7
Modelo do carro : Opala comodoro 1989
Cilindros : 4 cc

Mensagem por Vitor2015 em Ter 13 Out - 9:37:05

O meu comodoro 4cc a gasolina também estava com esse mesmo problema, só que um pouco mais grave... ele tava com junta do cabeçote queimada e o relógio também marcando acima... resumindo problema no cabeçote e no relógio Mandei pro mecanico de confiança e ficou zero bala!

Jack Skill
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Jack Skill em Ter 13 Out - 11:40:16

É difícil falar no meu caso...visto que a unica alteração foi a colocação da válvula termostática mesmo.
Também não descarto a possibilidade de algum outro problema ter acontecido nesse meio tempo, porém foi coisa de muito pouco tempo.
Mas eu ainda vou testar andar com ele sem a válvula pra ver, se comportar da mesma forma de antes (bem), dai vou saber que existe sim algum problema, ou com radiador, bomba, algum item do sistema, pois querendo ou não a válvula irá diminuir um pouco o fluxo, pois é uma barreira a mais... Porém não deveria ser motivo para mudança de comportamento da temperatura.

PTGSA
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 82
Modelo do carro : Diplomata 1982

Mensagem por PTGSA em Sab 17 Out - 13:35:02

Termõmetro a laser (pistola) dá certo. Lógico, toda medição tem seu erro. Mas o importante é que você vai saber se de fato está ou não muito quente.

Olha, termostática serve para reter a água no cabeçote até que ele atinja a temperatura de trabalho - momento no qual ela se abre a deixa que passe livre para circular pela bomba. Para subir este tanto (até próximo do vermelho) significa que: ou sua válvula está errada ou seu cabeçote está se aquecendo muito.
Na primeira hipótese é fácil. Você descobre o fabricante da válvula e baixa o catálogo e procura o seu motor. Daí você vai ao comércio com aquela referência e compra. Às vezes o vendedor diz que é a mesma coisa, mas nem sempre é... O cara empurra, o mecânico empurra... e no fim, você é quem empurra ladeira acima. Very Happy
Na segunda, pode ser muito bem uma junta queimada. Motor sem muito força, esquenta muito... talvez você vá notar a falta de força agora que atrasou o ponto (antes podiam ter adiantado justamente para compensar isso). Se for junta, você mesmo, um pouco de habilidade e um torquímetro dão conta. Abraço.

New_gp
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 183
Modelo do carro : Opala comodoro 82 coupe
Fan 125
Cilindros : 4,1/2

Mensagem por New_gp em Sab 17 Out - 14:15:03

Jack No seu caso acho q se a bomba estiver +- pode sim influenciar e talvez ate ser o problema.
No caso do opaleiro ss. Tu falou q trocou o radiador e parecia ser mais fino. So lembrar que os radiadores de caros com AC sao mais grossos dos que os sem AC. E ta esquentando e agua radiador e e sempre isso q a gente vai atraz de trocar e arrumar. Se tiver AC lembra de dar uma olhada em como que ta as aletas de ventilacao do condensador. Nao adianta nada tu ter um radiador bom se nao chegar ar nele.

Outra coisa e esta serve para ambos. Uma peca de 15 reais que muda mto o sistema e e negligenciada por mexanicos. A tampa do radiador. Os opalas trabalham sob pressao e a agua perde eficiencia termica o radiador perde eficiencia termica se estiver em pressao armosferica. Testem a velha e testem a nova. Vale lembrar de colocar aditivo. Nao que influencie tanto na temperatura mas ferrugem nao e um bom condutor kkk.

New_gp
Opaleiro
Opaleiro

Fan 125

Mensagem por New_gp em Sab 17 Out - 14:33:26

A e como o PTGSA citou. Ponto mistura e junta sao dramaticos na temperatura do motor. Tenha certeza que os 3 estao bacanas. Outra coisa um dos primeiros posts falaram de mudar a valvula termostatica do alcool e colocar da gasolina. 2 coisas. Primeira a agua nao trabalha a 100graus no sistema e sim a 120 entrada no radiador e 80 na saida +-....

Por isso o radiador tem que trabalhar sob pressao. Se ele trabalhar normal a agua ferve a 100graus e nao esquenta mais. o radiador perde eficiencia.
O motivo pelo qual o alcool TEM que trabalhar mais quente e pq a estequiometria do alcool e maior ou seja tu coloca mais combustivel. Combustivel e frio nao e? entao ele vai esfriar o motor quando entrar. E esse calor que ele tira que faz o carro nao engasgar pq dai o alcool ja estava evaporado.

Creio que a funcao do fio resistivo que o PTGSA citou seja justamente a de ajustar a temperatura do mostrador. Alcool x gasolina. A forma mais confiavel e medir a tensao do sensor com o multimetro. Caso alguem tenha os valores da resistencia do fio podemos comprovar e ter parametro de teste. Eu particularmente nao sabia da existencia deste.

E quanto a motor ferver a 100 graus e outro mito o qual ate as montadoras nos mostram. Na verdade a temperatura critica do motor e depois dos 120graus. PQ? pq essa e a temperatura na qual o lubrificante evapora por assim dizer. ate 120graus o oleo ta legal lubrificando na boa. 120 na verdade e a temperatura maxima de funcionamento significando que ele pode rodar nessa temperatura. Depois disso sim tempos problemas. Um cabecote fervendo esta a 140+-.

Quando falo que as montadoras mente quanto a temperatura eu aprendi no SENAI. Meu professor pegou um sensor do uno que tem as marcacoes em grau e colocou na agua. a agua fervendo e o ponteiro nos 80. O problema a se evitar e a ideia de associar Ferver com ponto de ebulicao da agua.

Jack. Outra coisa. O pessoal nao costuma sangrar opala eu sangro o meu e talvez ate esteja ai seu problema.
Quando colocar agua tira o sensor de temperatura ate que saia agua ali. Sem valvula termostatica ele se sangra sozinho claro mas com a valvula o ar de dentro nao tem para aonde sair e talvez fiquem bolhas no sistema. Depois fica variando a rotacao 1000 1min 3000 1min faz isso umas 3x. Talvez resolva.

opaleiro ss
Opaleiro
Opaleiro

Diplomata SE 88
Opala especial 76
Caravan Comodoro SL/E 88
Caravan 75

Mensagem por opaleiro ss em Sab 17 Out - 18:36:05

Pois é, na válvula termostática MTE Thomson está marcado 90 graus. O cebolão eu já troquei. Em relação ao torque e potência, acho que está até melhor, inclusive a partida, não precisa nem de gasolina para pegar de manhã.

Ontem ao ir para o trabalho, percebi que esquentou mais que o normal e não ligou a ventoínha. Verifiquei hoje e o porta fusível estava derretido. Troquei e coloquei um de 50A. Ficou bom e acionando normalmente.

O que percebo também é que (exemplo quando saio com o carro frio) a primeira vez que aciona a ventoinha, demora bastante e o ponteiro até passa do 3/4, e depois as demais vezes que aciona, é com o ponteiro mais baixo. Acho que vou trocar o cebolão novamente.

Que saco, chequei a pensar em usar ventoínha direta, mesmo sabendo que a eficiência é pior.

Jack Skill
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Jack Skill em Sab 17 Out - 22:21:09

O lance de sangrar eu achei interessante, realmente não sabia dessa técnica, quando coloquei a válvula até pensei na hipotese de ficar o ar, mas achei que após rodar um pouco esse ar saísse do fluxo e ficasse no radiador, e dai seria só completar...enfim.

Agora já tenho uma boa notícia, e má...não sei.
Vou ter que mexer no sistema msmo pois um selo d'agua estourou! E olha que o carro nem tava quente. Após sair da garagem, andei uns 300 metros e o bixão rebentou!
Vazou qse toda a água...

Vou trocar selos e a junta de admissão...também vou dar uma olhadinha na válvula, pra ver como ela está.
Vlw pessoal! Dps posto novas.

gilmareu
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto até os dentes
Cilindros : 4.1, 6 cil

Mensagem por gilmareu em Dom 18 Out - 14:50:54

Eu sofri bastante com temperatura. Troquei a cebolinha que vai no cabeçote do motor até o painel que estava zuado, não marcava direito, o poteiro marcava certo até o meio, do meio ia direto para o vermelho, mesmo estando frio.
Rodei assim até o dia que ferveu de verdade...
Junta do motor foi pro saco!
daí troquei a junta, arraquei o radiador e lavei ele, estava com agua suja de ferrugem e barro.
Troquei termostática, colocava da gasolina e o carro ficava frio, do álcool, muito quente, achei uma da tem Thompson de 85graus (uso misto) e estou feliz com ela.

Cebolão 92graus.

Ponto acertado.

Motor da ventoinha estava fraco, foi trocado por outro recondicionado.

Uso fluído no radiador com etilenoglicol (verdinho), mais ou menos uns 4 ou 5 frascos de meio litro, o resto é agua filtrada mesmo.

carburador regulado, com mais ar aberto a tendência é subir a temperatura também

Agora eu nunca sangrei o sistema do Opala, acho que não precisa, do Astra que tive sim, era preciso pois lá a pressão é muito maior. Ligava o Astra sem a tampa do reservatório de água e deixava as borbulhas subirem para o reservatório e irem embora, só isso, quando ligava a ventoinha ou a pressão subia muito de jorrar água, desligava o carro e pronto.

New_gp
Opaleiro
Opaleiro

Fan 125

Mensagem por New_gp em Ter 20 Out - 8:43:50

opaleiro ss escreveu:Pois é, na válvula termostática MTE Thomson está marcado 90 graus. O cebolão eu já troquei. Em relação ao torque e potência, acho que está até melhor, inclusive a partida, não precisa nem de gasolina para pegar de manhã.

Ontem ao ir para o trabalho, percebi que esquentou mais que o normal e não ligou a ventoínha. Verifiquei hoje e o porta fusível estava derretido. Troquei e coloquei um de 50A. Ficou bom e acionando normalmente.

O que percebo também é que (exemplo quando saio com o carro frio) a primeira vez que aciona a ventoinha, demora bastante e o ponteiro até passa do 3/4, e depois as demais vezes que aciona, é com o ponteiro mais baixo. Acho que vou trocar o cebolão novamente.

Que saco, chequei a pensar em usar ventoínha direta, mesmo sabendo que a eficiência é pior.

No seu caso entao acho q a bomba da agua ta+- mas isso so chute. Mas se demora mto da primeira vez pode ser pq nao ta indo fluxo rapido suficiente pro radiador entao ate o interruptor acionar o motor ja esquentou mais.

Ja chegou a trocar a bomba? Viu se tem folga no eixo? Correias legais? Ela tambem pode nao ter folga e estar +- mas isso ja e chute...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:47:11

Data/hora atual: Seg 5 Dez - 15:47:11