Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Como prender o vidro na máquina de vidro?
Opala 78. Sonho realizado EmptyQua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc

» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
Opala 78. Sonho realizado EmptyTer 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Opala 78. Sonho realizado EmptySeg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos

» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
Opala 78. Sonho realizado EmptySeg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker

» Troca miolo iginiçao opala painel 76
Opala 78. Sonho realizado EmptySeg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1

» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
Opala 78. Sonho realizado EmptySeg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Opala 78. Sonho realizado EmptySeg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS

» Ativar o Alarme Original
Opala 78. Sonho realizado EmptySáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Opala 78. Sonho realizado EmptySáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc

Quem está conectado?

82 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 82 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Opala 78. Sonho realizado Bar_leftOpala 78. Sonho realizado BarOpala 78. Sonho realizado Bar_right 
tabarbosa (16850)
Opala 78. Sonho realizado Bar_leftOpala 78. Sonho realizado BarOpala 78. Sonho realizado Bar_right 
Rubão6cc (15334)
Opala 78. Sonho realizado Bar_leftOpala 78. Sonho realizado BarOpala 78. Sonho realizado Bar_right 
BANDIT (13573)
Opala 78. Sonho realizado Bar_leftOpala 78. Sonho realizado BarOpala 78. Sonho realizado Bar_right 
Xann (10394)
Opala 78. Sonho realizado Bar_leftOpala 78. Sonho realizado BarOpala 78. Sonho realizado Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Opala 78. Sonho realizado Bar_leftOpala 78. Sonho realizado BarOpala 78. Sonho realizado Bar_right 
j ricardo (9376)
Opala 78. Sonho realizado Bar_leftOpala 78. Sonho realizado BarOpala 78. Sonho realizado Bar_right 
Jean Bida (9320)
Opala 78. Sonho realizado Bar_leftOpala 78. Sonho realizado BarOpala 78. Sonho realizado Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Opala 78. Sonho realizado Bar_leftOpala 78. Sonho realizado BarOpala 78. Sonho realizado Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Opala 78. Sonho realizado Bar_leftOpala 78. Sonho realizado BarOpala 78. Sonho realizado Bar_right 

3 participantes

    Opala 78. Sonho realizado

    pacato
    pacato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1143
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala SS 1978
    Standard 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/10/2015

    Opala 78. Sonho realizado Empty Opala 78. Sonho realizado

    Mensagem por pacato Seg 5 Out - 17:48:45

    Sonho realizado!!!

    Comprei um opala 78 e desejo restaurá-lo preservando as características originais ao máximo possível. Mas me resta uma dúvida: como saber se o opala 78 é De Luxo ou Standard? Os emblemas do carro são "De Luxo" e não tem o emblema das bandeirinhas no paralamas traseiro, mas ele pode ter sido caracterizado sem que eu saiba. Nas tabelas de Chassi disponível no site, não existe a versão 78 "De Luxo", apenas Standard, Comodoro e SS; então como faço para saber com certeza se a versão do carro é De Luxo ou Standard? O que diferenciava as versões? É verdade que o Opala De Luxo é originalmente Standard acrescentado opcionais pela concessionária? Quais seriam estes opcionais?

    Obrigado!
    Aislan
    Aislan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 141
    Idade : 44
    Localização : Itatiaia - Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Caravan
    Cilindros : 6c 171HP - 3 marchas
    Data de inscrição : 26/04/2010

    Opala 78. Sonho realizado Empty Re: Opala 78. Sonho realizado

    Mensagem por Aislan Seg 12 Out - 20:05:14

    PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A LINHA OPALA

    O que normalmente ocorre entre os opaleiros são dúvidas em relação a detalhes e modelos, então, para esclarecer um pouco, vão aí as diferenças entre os modelos, de 1969 a 92:

    Linha 69-70

    - Tinha grades "finas" e com um emblema "Chevrolet" no lado esquerdo;

    - Possuía calotas diferenciadas dos modelos mais novos;

    - Apenas na versão 4 portas.

    - O bow tie vinha acima, na grade, era um emblema verde, com a gravatinha dourada dentro;

    - A versão Standard vinha sem o rádio e relógio eletrônico, já a versão de luxo vinha com esses itens;

    - O emblema 3800 e 2500 ficava no pára-lama esquerdo e o "Opala" ficava quase junto à lanterna traseira, no lado esquerdo também;

    - A versão 2500 tinha potência bruta de 80 cv a 4500 RPM, chegava aos 165,7 km/h e acelerava de 0-100 em 13,3s;

    - A versão de 6 cilindros 3800 tinha uma potência bruta de 125 cv, chegava a 182,6 km/h e acelerava de 0-100 em 11,9s.


    Linha 71-74


    - Ocorrem muitas inovações nesses modelos, o Opala ganhava a versão Coupé, SS e Gran Luxo;

    - O SS tinha grandes diferenças como: rodas esportivas de aro 14, volante em madeira com 3 raios e "SS" escrito no botão da buzina, conta-giros no painel, relógio elétrico no console, câmbio com 4 marchas no assoalho, desembaçador nos pára-brisas, diferencial auto-blocante, bancos individuais e opção de ar-condicionado e rádio;

    - Disponível em 71 apenas na versão 4 portas e a partir de 72 apenas na versão Coupé;

    - O Gran Luxo também vinha com a opção do rádio e ar-condicionado;

    - Tinha uma grade diferenciada com o bow-tie em um emblema vermelho,

    - Tinha um emblema "Gran Luxo" nos pára-lamas.

    - Nessa linha ainda tínhamos o modelos "Especial", que era a opção Standard da linha.



    Linha 74-80



    Ocorre a primeira reestilização do Opala e o motor 4 cilindros vinha com 90cv. Entre as mudanças estéticas o que mais chama a atenção são:

    - Capô com víncos acentuados;

    - Nova grade;

    - Lanternas traseiras redondas duplas.



    É nesse ano que surge a luxuosa versão Comodoro e a Caravan. O Comodoro contava com itens como: ar-condicionado, câmbio automático e direção hidráulica, e a Caravan contava com um porta-malas de 380 lítros. A linha Opala/Caravan ainda contava com a linha "De luxo" que era a versão Standard da época.



    Em 1976 o Coupé ganha a versão 250-S com um carburador de corpo duplo e ainda nessa época é introduzido o câmbio overdrive, que contava com uma 4ª marcha mais longa diminuindo o consumo e combustível.



    Em 1976, também, o Comodoro ganha a versão 4 cilindros, em contra partida, os itens antes oferecidos de série são opcionais.



    Em 78 a Caravan ganha a versão SS, que contava com faróis auxiliares, retrovisores esportivos da cor do veículo e as famosas faixas pretas.



    Linha 80-84



    Ocorre a 3ª estilização do Opala, surgem as lanternas quadradas e a mais nova sensação, o "Diplomata", que trazia direção hidráulica, ar-condicionado e interior em courvin de série, a Caravan era vendida apenas na versão Comodoro.



    Em 1980 o SS sai de linha, nesse último modelo trazia faixas laterais pretas e pára-choques na cor do veículo.



    Até 1982 o Opala ainda tinha o interior igual à antiga versão e, a partir de 82, trazia um interior diferenciado, mais moderno.



    1982, também, fica marcado pela entrada do câmbio de 5 marchas para o 4cc e pela série Silverstar que contava com cores exclusivas, azul e verde metálicos para o acabamento interno.



    Linha 1985-87



    Surge a Caravan Diplomata, com faróis auxiliares e as lanternas traseiras que, antes eram duas cores, passam a ser de 3 cores, o Comodoro não recebe essas lanternas auxiliares, mas ganha nova grade e um visual mais "limpo". Surge, também, o 6 cilindros a álcool, novas maçanetas, rodas diferenciadas para cada modelo, volante e painel com poucas mudanças e bancos mais confortáveis.



    Em 1985, também, surge, como opcional, a pintura saia e blusa (dois tons) e retrovisores mais modernos.


    Linha 1988-90


    O Opala dá adeus à versão Coupé e surgem novos faróis com formato trapezoidal, volantes de três raios e direção escamoteável. As lanternas traseiras também sofrem mudanças e entre elas, é adicionada uma extensão.



    Uma curiosidade, também, foram os motores 250-S, disponibilizados, apenas sob encomenda, era um modelo alemão, diferente das versões anteriores.


    Linha 1991-92

    O mito sai de linha, mas, ainda teve fôlego para inovações, como pára-choques envolventes, novo volante e câmbio de 5 marchas para a versão de 6 cilindros.



    Antes de sair de linha o Diplomata ganha a versão Collectors, onde foram produzidas, apenas, 100 unidades nas cores Azul Milos, Vermelho Ciprius e Preto Menphis. Acompanhava uma fita de vídeo, uma revista com a história do Opala e uma pasta em couro, na qual vinha um relógio, uma caneta, um chaveiro e uma carta de apresentação do veiculo. O documento vinha assinado por Richard Wagooner e André Beer, então Presidente e Vice Presidente da GM do Brasil.

    O Opala saía do mercado com 1.000.000 de unidades fabricadas...

    Referência: http://www.opalaclubemairipora.com/materias/cronos.htm

    Espero ter ajudado.

    Abraços,

    Aislan Andrade
    pacato
    pacato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1143
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala SS 1978
    Standard 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/10/2015

    Opala 78. Sonho realizado Empty Re: Opala 78. Sonho realizado

    Mensagem por pacato Qua 14 Out - 15:15:17

    vlw amigo. Obrigado!
    Aislan
    Aislan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 141
    Idade : 44
    Localização : Itatiaia - Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Caravan
    Cilindros : 6c 171HP - 3 marchas
    Data de inscrição : 26/04/2010

    Opala 78. Sonho realizado Empty Re: Opala 78. Sonho realizado

    Mensagem por Aislan Qua 14 Out - 20:37:34

    pacato escreveu:vlw amigo. Obrigado!

    Boa noite pacato,

    Segue esse post que terás muitas informações relevantes referente a montagem manutenção de seu carro. Heman postou umas dicas valiosas e vale a pena aproveitar.

    Abraços e vamos aguardar novas publicações.

    Aislan
    JoséPaulo
    JoséPaulo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Idade : 59
    Localização : Mirassol/SP
    Modelo do carro : Opala SS, ano 78
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 03/12/2016

    Opala 78. Sonho realizado Empty Re: Opala 78. Sonho realizado

    Mensagem por JoséPaulo Sáb 3 Dez - 10:41:21

    Olá amigo, vou dar uma sugestão: Compre o livro : http://www.saraiva.com.br/opala-o-carro-que-conquistou-o-brasil-2604521.html , garanto que servirá em muito no processo de restauração.
    Até,

    Conteúdo patrocinado


    Opala 78. Sonho realizado Empty Re: Opala 78. Sonho realizado

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr - 1:55:59