Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» acustica opala
Hoje à(s) 0:27:45 por wynoliveira

» Opala trancado no DETRAN por potencia incorreta do motor
Ontem à(s) 22:32:09 por Everton Luis da Silveira

» Ligação do Arranque
Ontem à(s) 22:21:43 por adpachec

» Óleo baixando em motor retificado AJUDA!
Ontem à(s) 22:03:25 por adpachec

» comodoro 91/91
Ontem à(s) 22:01:16 por Falves

» OPALA DE LUXO 78
Ontem à(s) 21:20:19 por Mirão

» Uso de buchas originais junto com buchas de PU!!!
Ontem à(s) 21:02:24 por Mirão

» Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas
Ontem à(s) 20:36:52 por adpachec

» bloco
Ontem à(s) 19:47:52 por denishark

Quem está conectado

19 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 18 Visitantes :: 2 Motores de busca

wynoliveira


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17464)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13568)
 
Xann (10386)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Rubão6cc (8946)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8496)
 
100 (7771)
 

Opala 78. Sonho realizado

Compartilhe
avatar
pacato
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 409
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala SS 1978
Cilindros : 6
Data de inscrição : 04/10/2015

Opala 78. Sonho realizado

Mensagem por pacato em Seg 5 Out - 17:48:45

Sonho realizado!!!

Comprei um opala 78 e desejo restaurá-lo preservando as características originais ao máximo possível. Mas me resta uma dúvida: como saber se o opala 78 é De Luxo ou Standard? Os emblemas do carro são "De Luxo" e não tem o emblema das bandeirinhas no paralamas traseiro, mas ele pode ter sido caracterizado sem que eu saiba. Nas tabelas de Chassi disponível no site, não existe a versão 78 "De Luxo", apenas Standard, Comodoro e SS; então como faço para saber com certeza se a versão do carro é De Luxo ou Standard? O que diferenciava as versões? É verdade que o Opala De Luxo é originalmente Standard acrescentado opcionais pela concessionária? Quais seriam estes opcionais?

Obrigado!
avatar
Aislan
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 139
Idade : 37
Localização : Itatiaia - Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Caravan
Cilindros : 6c 171HP
Data de inscrição : 26/04/2010

Re: Opala 78. Sonho realizado

Mensagem por Aislan em Seg 12 Out - 20:05:14

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A LINHA OPALA

O que normalmente ocorre entre os opaleiros são dúvidas em relação a detalhes e modelos, então, para esclarecer um pouco, vão aí as diferenças entre os modelos, de 1969 a 92:

Linha 69-70

- Tinha grades "finas" e com um emblema "Chevrolet" no lado esquerdo;

- Possuía calotas diferenciadas dos modelos mais novos;

- Apenas na versão 4 portas.

- O bow tie vinha acima, na grade, era um emblema verde, com a gravatinha dourada dentro;

- A versão Standard vinha sem o rádio e relógio eletrônico, já a versão de luxo vinha com esses itens;

- O emblema 3800 e 2500 ficava no pára-lama esquerdo e o "Opala" ficava quase junto à lanterna traseira, no lado esquerdo também;

- A versão 2500 tinha potência bruta de 80 cv a 4500 RPM, chegava aos 165,7 km/h e acelerava de 0-100 em 13,3s;

- A versão de 6 cilindros 3800 tinha uma potência bruta de 125 cv, chegava a 182,6 km/h e acelerava de 0-100 em 11,9s.


Linha 71-74


- Ocorrem muitas inovações nesses modelos, o Opala ganhava a versão Coupé, SS e Gran Luxo;

- O SS tinha grandes diferenças como: rodas esportivas de aro 14, volante em madeira com 3 raios e "SS" escrito no botão da buzina, conta-giros no painel, relógio elétrico no console, câmbio com 4 marchas no assoalho, desembaçador nos pára-brisas, diferencial auto-blocante, bancos individuais e opção de ar-condicionado e rádio;

- Disponível em 71 apenas na versão 4 portas e a partir de 72 apenas na versão Coupé;

- O Gran Luxo também vinha com a opção do rádio e ar-condicionado;

- Tinha uma grade diferenciada com o bow-tie em um emblema vermelho,

- Tinha um emblema "Gran Luxo" nos pára-lamas.

- Nessa linha ainda tínhamos o modelos "Especial", que era a opção Standard da linha.



Linha 74-80



Ocorre a primeira reestilização do Opala e o motor 4 cilindros vinha com 90cv. Entre as mudanças estéticas o que mais chama a atenção são:

- Capô com víncos acentuados;

- Nova grade;

- Lanternas traseiras redondas duplas.



É nesse ano que surge a luxuosa versão Comodoro e a Caravan. O Comodoro contava com itens como: ar-condicionado, câmbio automático e direção hidráulica, e a Caravan contava com um porta-malas de 380 lítros. A linha Opala/Caravan ainda contava com a linha "De luxo" que era a versão Standard da época.



Em 1976 o Coupé ganha a versão 250-S com um carburador de corpo duplo e ainda nessa época é introduzido o câmbio overdrive, que contava com uma 4ª marcha mais longa diminuindo o consumo e combustível.



Em 1976, também, o Comodoro ganha a versão 4 cilindros, em contra partida, os itens antes oferecidos de série são opcionais.



Em 78 a Caravan ganha a versão SS, que contava com faróis auxiliares, retrovisores esportivos da cor do veículo e as famosas faixas pretas.



Linha 80-84



Ocorre a 3ª estilização do Opala, surgem as lanternas quadradas e a mais nova sensação, o "Diplomata", que trazia direção hidráulica, ar-condicionado e interior em courvin de série, a Caravan era vendida apenas na versão Comodoro.



Em 1980 o SS sai de linha, nesse último modelo trazia faixas laterais pretas e pára-choques na cor do veículo.



Até 1982 o Opala ainda tinha o interior igual à antiga versão e, a partir de 82, trazia um interior diferenciado, mais moderno.



1982, também, fica marcado pela entrada do câmbio de 5 marchas para o 4cc e pela série Silverstar que contava com cores exclusivas, azul e verde metálicos para o acabamento interno.



Linha 1985-87



Surge a Caravan Diplomata, com faróis auxiliares e as lanternas traseiras que, antes eram duas cores, passam a ser de 3 cores, o Comodoro não recebe essas lanternas auxiliares, mas ganha nova grade e um visual mais "limpo". Surge, também, o 6 cilindros a álcool, novas maçanetas, rodas diferenciadas para cada modelo, volante e painel com poucas mudanças e bancos mais confortáveis.



Em 1985, também, surge, como opcional, a pintura saia e blusa (dois tons) e retrovisores mais modernos.


Linha 1988-90


O Opala dá adeus à versão Coupé e surgem novos faróis com formato trapezoidal, volantes de três raios e direção escamoteável. As lanternas traseiras também sofrem mudanças e entre elas, é adicionada uma extensão.



Uma curiosidade, também, foram os motores 250-S, disponibilizados, apenas sob encomenda, era um modelo alemão, diferente das versões anteriores.


Linha 1991-92

O mito sai de linha, mas, ainda teve fôlego para inovações, como pára-choques envolventes, novo volante e câmbio de 5 marchas para a versão de 6 cilindros.



Antes de sair de linha o Diplomata ganha a versão Collectors, onde foram produzidas, apenas, 100 unidades nas cores Azul Milos, Vermelho Ciprius e Preto Menphis. Acompanhava uma fita de vídeo, uma revista com a história do Opala e uma pasta em couro, na qual vinha um relógio, uma caneta, um chaveiro e uma carta de apresentação do veiculo. O documento vinha assinado por Richard Wagooner e André Beer, então Presidente e Vice Presidente da GM do Brasil.

O Opala saía do mercado com 1.000.000 de unidades fabricadas...

Referência: http://www.opalaclubemairipora.com/materias/cronos.htm

Espero ter ajudado.

Abraços,

Aislan Andrade
avatar
pacato
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 409
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala SS 1978
Cilindros : 6
Data de inscrição : 04/10/2015

Re: Opala 78. Sonho realizado

Mensagem por pacato em Qua 14 Out - 15:15:17

vlw amigo. Obrigado!
avatar
Aislan
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 139
Idade : 37
Localização : Itatiaia - Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Caravan
Cilindros : 6c 171HP
Data de inscrição : 26/04/2010

Re: Opala 78. Sonho realizado

Mensagem por Aislan em Qua 14 Out - 20:37:34

pacato escreveu:vlw amigo. Obrigado!

Boa noite pacato,

Segue esse post que terás muitas informações relevantes referente a montagem manutenção de seu carro. Heman postou umas dicas valiosas e vale a pena aproveitar.

Abraços e vamos aguardar novas publicações.

Aislan
avatar
JoséPaulo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Idade : 52
Localização : Mirassol/SP
Modelo do carro : Opala SS, ano 78
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 03/12/2016

Re: Opala 78. Sonho realizado

Mensagem por JoséPaulo em Sab 3 Dez - 10:41:21

Olá amigo, vou dar uma sugestão: Compre o livro : http://www.saraiva.com.br/opala-o-carro-que-conquistou-o-brasil-2604521.html , garanto que servirá em muito no processo de restauração.
Até,

Conteúdo patrocinado

Re: Opala 78. Sonho realizado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qua 26 Jul - 0:46:35