Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Solda Oxi-acetileno  EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Solda Oxi-acetileno  EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Solda Oxi-acetileno  EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Solda Oxi-acetileno  EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Solda Oxi-acetileno  EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Solda Oxi-acetileno  EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Solda Oxi-acetileno  EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Solda Oxi-acetileno  EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Solda Oxi-acetileno  EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

145 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 145 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Solda Oxi-acetileno  Bar_leftSolda Oxi-acetileno  BarSolda Oxi-acetileno  Bar_right 
tabarbosa (16850)
Solda Oxi-acetileno  Bar_leftSolda Oxi-acetileno  BarSolda Oxi-acetileno  Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Solda Oxi-acetileno  Bar_leftSolda Oxi-acetileno  BarSolda Oxi-acetileno  Bar_right 
BANDIT (13573)
Solda Oxi-acetileno  Bar_leftSolda Oxi-acetileno  BarSolda Oxi-acetileno  Bar_right 
Xann (10394)
Solda Oxi-acetileno  Bar_leftSolda Oxi-acetileno  BarSolda Oxi-acetileno  Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Solda Oxi-acetileno  Bar_leftSolda Oxi-acetileno  BarSolda Oxi-acetileno  Bar_right 
j ricardo (9376)
Solda Oxi-acetileno  Bar_leftSolda Oxi-acetileno  BarSolda Oxi-acetileno  Bar_right 
Jean Bida (9320)
Solda Oxi-acetileno  Bar_leftSolda Oxi-acetileno  BarSolda Oxi-acetileno  Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Solda Oxi-acetileno  Bar_leftSolda Oxi-acetileno  BarSolda Oxi-acetileno  Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Solda Oxi-acetileno  Bar_leftSolda Oxi-acetileno  BarSolda Oxi-acetileno  Bar_right 

+3
Victor Meijerink
^Marcos^
Daniel lugo
7 participantes

    Solda Oxi-acetileno

    Daniel lugo
    Daniel lugo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 164
    Localização : RS
    Data de inscrição : 06/05/2015

    Solda Oxi-acetileno  Empty Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por Daniel lugo Qui 8 Out - 10:43:16

    Bom dia pessoal!

    Sou muito leigo para Funilaria, ultimamente tenho me ocupado lendo os tópicos do ^Marcos^, referente a reforma dos Opalas 75 e 73. Estou estudando um pouco para tentar me aventurar na reforma de um antigo, de preferência um Opala. Já estou atrás de um Compressor pequeno de 24 Litros, uns 8 pés e uma pistola de gravidade que permita uma boa regulagem do jato. Gostaria de saber o que seria um Kit de Solda Oxi-Acetileno, por exemplo: Compro o maçarico, depois os bicos, o regulador de pressão etc..
      Já vi que a Oxi-Acetileno tem o problema de ondular a chapa, então queria já me acostumar com essa dificuldade para depois partir para uma Mig da vida. Também vi que ela proporciona um acabamento de chapa mais fácil de lidar.
      Estou pedindo isso pois como no momento não disponho de uma fortuna mensal, iria montando um ferramental satisfatório aos poucos! E para começar queria focar na solda!
    Também queria opiniões de alguém para confirmar ou corrigir minhas idéias.

    ABRAÇOS!
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por ^Marcos^ Qui 8 Out - 17:57:27

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694675355-kit-de-solda-ppu-oxigenio-e-acetileno-completo-_JM


    tem usados mais baratos
    Daniel lugo
    Daniel lugo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 164
    Localização : RS
    Data de inscrição : 06/05/2015

    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por Daniel lugo Sex 9 Out - 10:46:06

    ^Marcos^ escreveu:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694675355-kit-de-solda-ppu-oxigenio-e-acetileno-completo-_JM


    tem usados mais baratos

    Ok. Me sana uma dúvida, com não vou ter uma habilidade para deixar um acabamento satisfatório, eu poderia somente pontear com vareta de aço,estruturar a peça, e depois usar vareta de latão? (aquela amarela ou dourada?) Visto que é mais fácil de acertar,porém não tem propriedades para solda estrutural.???
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por ^Marcos^ Sex 9 Out - 11:47:29

    A solda com latão (brasagem) não é tão mais facil que solda com poça de fusão, mas vc pode fazer assim

    a brasagem se não for feita com cuidado tambem ondula a chapa
    Victor Meijerink
    Victor Meijerink
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 897
    Idade : 38
    Localização : Carambeí\ PARANÁ
    Modelo do carro : Opala 1973 Especial

    Cilindros : 4100

    Data de inscrição : 11/05/2014

    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por Victor Meijerink Dom 11 Out - 20:09:00

    E a solda TIG, não é melhor que a MIG? meu carro foi soldado no oxi ecetileno,e não tem sinal de empenamento...Vai muito de quem faz o serviço também...
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por ^Marcos^ Seg 12 Out - 7:14:19

    Victor Meijerink escreveu:E a solda TIG, não é melhor que a MIG? meu carro foi soldado no oxi ecetileno,e não tem sinal de empenamento...Vai muito de quem faz o serviço também...

    A solda Mig e Tig, são muito parecidas , usam arco eletrico com gas para proteção da poça de fusão, uma diferença e que na Tig vc pode ter material de adição ou não, pois é o gaz que fecha o arco eletrico e na Mig é o materal de adição que fecha o arco.

    "Toda" solda com acetileno ondula a chapa até a Mig e Tig pode ondular, o que faz a chapa após a solda acetileno ficar sem ondulação ou com pouca é o soldador ir soldando e rebatendo ao mesmo tempo, logo após o final da soldagem rebater a passar um pano umido para a chapa não crescer mais.

    isto é claro, falando de chapas finas, de 20 para cima, usadas em Opala

    Estou restaurando uma frente corta fogo do Opala só com solda acetilenica e uso a tecnica do solda/rebate e pano umido no final, a peça esta ficando relativamente boa, mas ela fica proxima a feita com Mig/Tig mas não igual.

    Atualmente estou com a tres soldas para fazer meu Opala, estou testando elas em peças para decidir como vou finalzar o carro, mas de antemão, acredito que vai ser a dupla Tig e Mig para soldas e brasagem para nivelação com estanho.
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por Pedrão B. Seg 12 Out - 12:46:27

    Acompanhando...
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Victor Meijerink
    Victor Meijerink
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 897
    Idade : 38
    Localização : Carambeí\ PARANÁ
    Modelo do carro : Opala 1973 Especial

    Cilindros : 4100

    Data de inscrição : 11/05/2014

    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por Victor Meijerink Seg 12 Out - 19:36:46

    ^Marcos^ escreveu:
    Victor Meijerink escreveu:E a solda TIG, não é melhor que a MIG? meu carro foi soldado no oxi ecetileno,e não tem sinal de empenamento...Vai muito de quem faz o serviço também...

    A solda Mig  e Tig, são muito parecidas , usam arco eletrico com gas para proteção da poça de fusão, uma diferença e que na Tig vc pode ter material de adição ou não, pois é o gaz que fecha o arco eletrico e na Mig é o materal de adição que fecha o arco.

    "Toda" solda com acetileno ondula a chapa até a Mig e Tig pode ondular, o que faz a chapa após a solda acetileno ficar sem ondulação ou com pouca é o soldador ir soldando e rebatendo ao mesmo tempo, logo após o final da soldagem rebater a passar um pano umido para a chapa não crescer mais.

    isto é claro, falando de chapas finas, de 20 para cima, usadas em Opala

    Estou restaurando uma frente corta fogo do Opala só com solda acetilenica e uso a tecnica do solda/rebate e pano umido no final, a peça esta ficando relativamente boa, mas ela fica proxima a feita com Mig/Tig mas não igual.

    Atualmente estou com a tres soldas para fazer meu Opala, estou testando elas em peças para decidir como vou finalzar o carro, mas de antemão, acredito que vai ser a dupla Tig e Mig para soldas e brasagem para nivelação com estanho.

    O funileiro que fez as soldas do meu opala usou essa tecnica também:solda,rebate pano molhado,não poderia ter ficado melhor...
    New_gp
    New_gp
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Idade : 30
    Localização : Caxias do Sul Rs
    Modelo do carro : Opala comodoro 82 coupe
    Fan 125
    Cilindros : 4,1/2
    Data de inscrição : 11/08/2015

    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por New_gp Ter 13 Out - 6:54:58

    ^Marcos^ escreveu:
    Victor Meijerink escreveu:E a solda TIG, não é melhor que a MIG? meu carro foi soldado no oxi ecetileno,e não tem sinal de empenamento...Vai muito de quem faz o serviço também...

    A solda Mig  e Tig, são muito parecidas , usam arco eletrico com gas para proteção da poça de fusão, uma diferença e que na Tig vc pode ter material de adição ou não, pois é o gaz que fecha o arco eletrico e na Mig é o materal de adição que fecha o arco.

    "Toda" solda com acetileno ondula a chapa até a Mig e Tig pode ondular, o que faz a chapa após a solda acetileno ficar sem ondulação ou com pouca é o soldador ir soldando e rebatendo ao mesmo tempo, logo após o final da soldagem rebater a passar um pano umido para a chapa não crescer mais.

    isto é claro, falando de chapas finas, de 20 para cima, usadas em Opala

    Estou restaurando uma frente corta fogo do Opala só com solda acetilenica e uso a tecnica do solda/rebate e pano umido no final, a peça esta ficando relativamente boa, mas ela fica proxima a feita com Mig/Tig mas não igual.

    Atualmente estou com a tres soldas para fazer meu Opala, estou testando elas em peças para decidir como vou finalzar o carro, mas de antemão, acredito que vai ser a dupla Tig e Mig para soldas e brasagem para nivelação com estanho.

    Ba Marcos com todo respeito mas tenho que descordar cara. Eu utilizo TIG e ja utilizei MIG e em bora o principio seja sim o mesmo sao 2 mundos bem diferentes tanto em qualidade de solda quanto na sua dificuldade. To soldando chapa de 1/16 aqui e nao ta empenando mais. A grande diferenca na verdade esta no controle que vc tem sobre a solda. Na MIG tu tem alguma regulagem mas tu sempre precisa ta derretendo material ali pra soldar ela. Na TIG tu derrete o material do carro e quando comeca a ter mto calor tu adiciona um material frio oque retira calor de mais da lata. Ter esse controle separado e incrivel. Alem disso eu to usando 3A para soldar.

    No inicio eu ate tava com medo indo tipo 1/4 1/2 de polegada por vez. Agora ja to soldando 2pol +- antes de mudar de area.

    Outra coisa que da de mudar e o comprimento do arco. Se tu usar um bocal maior tipo 7-8mm tu pode soldar com o arco a 1cm 3/2cm isso faz com que a solda nao tenha um ponto especifico de calor. Dessa forma tu consegue preencher um pouco de material.
    Alem disso o acabamento da TIG e foda

    Quanto a oxi-acetileno. Primeira coisa. Ao meu ponto de vista e calor em demasia para aplicacao automotiva. Uma oxi-GLP ja faz o servico 99% das vezes.
    Eu quase garanto que e mais complicada de soldar que a MIG alem de precisar de gas igual.
    Uma ideia basica.
    Aqui na minha cidade eu alugo o cilindro de Argonio(gas TIG) custa 30/mes o cilindro. Novo custa 1K. Provavelmente voces devem encontrar o cilindro de Oxigenio de Acetileno para locacao por tipo 40-50/mes dai so e necessario mangueiras e macaricos. uns 200mangos +-. Para servicos curtos vale a pena.

    Mas a minha dica. Se tu nao ta afim de se estressar com solda e aprender a soldar. Pega uma MIG e a mais facil delas e tu so vai ter de limpar a solda. 90% das oficinas usam MIG. Uma maquina vai sair pelo mesmo valor que um kit Acetileno.
    Vantagem? EU aprendia a soldar com MIG(igual minha cara) em 5min. E alguma coisa de regulagem de maquina apontar o bocal e apertar o gatilho. Depois para pegar tecnicas aprender a regular a maquina da forma certa ja sao outros meses. Para nao empenar 2 dicas. 1 solda alternada. 1/2 pol por vez depois de pontiado e vai pro lado oposto como se tivesse apertando um cabecote. E a mesma coisa na verdade em ambos os casos tu ta aliviando a tensao. 2 dica argila. Tem uns materiais especificos importados mas argila ja e perfeita. Umidece ela um pouco e molda ela perto da area a ser soldada. Ela Absorve uma quantidade absurda de calor. Wink

    Se como eu optar pela tig. As vantagens sao mtas mas tu vai ficar um dia so apontando eletrodo.

    Resultado da tig antes de lixar com uma qualidade da maquina pessima(fotografica).
    Solda Oxi-acetileno  24xqdmu


    omalvadeza
    omalvadeza
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 228
    Idade : 55
    Localização : SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro/87
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 08/09/2010

    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por omalvadeza Ter 13 Out - 10:44:22

    Mig sem gás é uma boa opção? Tem a mesma eficiência das demais? Estou flertando com uma há meses mas até agora não decidi.
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por ^Marcos^ Ter 13 Out - 10:46:49

    Eu disse "pode" e não "vai ondular", e esta maquina tig deve ser bem ruim, pois a solda esta bem feinha.
    Val_Opala74
    Val_Opala74
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13
    Localização : Gravataí
    Data de inscrição : 23/10/2014

    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por Val_Opala74 Sáb 31 Out - 20:22:11

    Buenas,

    Utilizei Oxi-Acetileno por uns bons anos (não sinto nem um pouco de saudade do cheiro de acetileno), com pratica você consegue soldar da forma que desejar e com um resultado muito bom, utilizávamos o Oxi-Acetileno por que uma MIG descente não estava ao alcance na época, depois que conseguimos a MIG o Oxi-Acetileno serve apenas para aquecer metal. Sem duvidas a MIG é mais pratica e diria até mais fácil de iniciar, mas como já disseram, soldar direitinho leva um bom tempo, isso com qualquer equipamento. TIG só tive uma oportunidade de brincar com inox e acabei passando boa parte do tempo limpando o eletrodo............

    Como os colegas já disseram, pra não empenar não pode deixar esquentar muito a chapa (obvio que pra soldar tem que esquentar no ponto onde esta soldando), não deixar o calor se espalhar por uma grande área, ou seja, ter paciência, capricho e calma. Já vi empenarem peças até com lixadeira por falta de paciência removendo a pintura.

    Creio que tendo calma e praticando em algumas peças de sacrifício qualquer opção que couber no bolso esta valendo.

    Abraços
    Daniel lugo
    Daniel lugo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 164
    Localização : RS
    Data de inscrição : 06/05/2015

    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por Daniel lugo Qui 5 Nov - 6:55:30

    New_gp escreveu:
    ^Marcos^ escreveu:

    A solda Mig  e Tig, são muito parecidas , usam arco eletrico com gas para proteção da poça de fusão, uma diferença e que na Tig vc pode ter material de adição ou não, pois é o gaz que fecha o arco eletrico e na Mig é o materal de adição que fecha o arco.

    "Toda" solda com acetileno ondula a chapa até a Mig e Tig pode ondular, o que faz a chapa após a solda acetileno ficar sem ondulação ou com pouca é o soldador ir soldando e rebatendo ao mesmo tempo, logo após o final da soldagem rebater a passar um pano umido para a chapa não crescer mais.

    isto é claro, falando de chapas finas, de 20 para cima, usadas em Opala

    Estou restaurando uma frente corta fogo do Opala só com solda acetilenica e uso a tecnica do solda/rebate e pano umido no final, a peça esta ficando relativamente boa, mas ela fica proxima a feita com Mig/Tig mas não igual.

    Atualmente estou com a tres soldas para fazer meu Opala, estou testando elas em peças para decidir como vou finalzar o carro, mas de antemão, acredito que vai ser a dupla Tig e Mig para soldas e brasagem para nivelação com estanho.

    Ba Marcos com todo respeito mas tenho que descordar cara. Eu utilizo TIG e ja utilizei MIG e em bora o principio seja sim o mesmo sao 2 mundos bem diferentes tanto em qualidade de solda quanto na sua dificuldade. To soldando chapa de 1/16 aqui e nao ta empenando mais. A grande diferenca na verdade esta no controle que vc tem sobre a solda. Na MIG tu tem alguma regulagem mas tu sempre precisa ta derretendo material ali pra soldar ela. Na TIG tu derrete o material do carro e quando comeca a ter mto calor tu adiciona um material frio oque retira calor de mais da lata. Ter esse controle separado e incrivel. Alem disso eu to usando 3A para soldar.

    No inicio eu ate tava com medo indo tipo 1/4 1/2 de polegada por vez. Agora ja to soldando 2pol +- antes de mudar de area.

    Outra coisa que da de mudar e o comprimento do arco. Se tu usar um bocal maior tipo 7-8mm tu pode soldar com o arco a 1cm 3/2cm isso faz com que a solda nao tenha um ponto especifico de calor. Dessa forma tu consegue preencher um pouco de material.
    Alem disso o acabamento da TIG e foda

    Quanto a oxi-acetileno. Primeira coisa. Ao meu ponto de vista e calor em demasia para aplicacao automotiva. Uma oxi-GLP ja faz o servico 99% das vezes.
    Eu quase garanto que e mais complicada de soldar que a MIG alem de precisar de gas igual.
    Uma ideia basica.
    Aqui na minha cidade eu alugo o cilindro de Argonio(gas TIG) custa 30/mes o cilindro. Novo custa 1K. Provavelmente voces devem encontrar o cilindro de Oxigenio de Acetileno para locacao por tipo 40-50/mes dai so e necessario mangueiras e macaricos. uns 200mangos +-. Para servicos curtos vale a pena.

    Mas a minha dica. Se tu nao ta afim de se estressar com solda e aprender a soldar. Pega uma MIG e a mais facil delas e tu so vai ter de limpar a solda. 90% das oficinas usam MIG. Uma maquina vai sair pelo mesmo valor que um kit Acetileno.
    Vantagem? EU aprendia a soldar com MIG(igual minha cara) em 5min. E alguma coisa de regulagem de maquina apontar o bocal e apertar o gatilho. Depois para pegar tecnicas aprender a regular a maquina da forma certa ja sao outros meses. Para nao empenar 2 dicas. 1 solda alternada. 1/2 pol por vez depois de pontiado e vai pro lado oposto como se tivesse apertando um cabecote. E a mesma coisa na verdade em ambos os casos tu ta aliviando a tensao. 2 dica argila. Tem uns materiais especificos importados mas argila ja e perfeita. Umidece ela um pouco e molda ela perto da area a ser soldada. Ela Absorve uma quantidade absurda de calor. Wink

    Se como eu optar pela tig. As vantagens sao mtas mas tu vai ficar um dia so apontando eletrodo.

    Resultado da tig antes de lixar com uma qualidade da maquina pessima(fotografica).
    Solda Oxi-acetileno  24xqdmu



    E a solda Tig, pode me dar um norte de uma máquina boa? marca? Somos quase vizinhos,os preços e ferramental certamente será próximo. Realmente pensando bem é mais vantagem uma Tig, mas preciso me aprofundar mais no funcionamento dela. Eu acompanhei o restauro(reforma) de um Opala que tive, o cara usava só Oxi, não gostei nem um pouco do serviço, pouca qualidade e muita massa pra dar acabamento, não entendia nada e achava que tava certo aquilo. O cara nem sabia o que era Wash Primer pelo jeito. Abraços

    Conteúdo patrocinado


    Solda Oxi-acetileno  Empty Re: Solda Oxi-acetileno

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 10:29:10