Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Câmbio fazendo barulho
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 EmptyOntem à(s) 16:08:24 por opala4cc

» Barra de direção - Opala 1988, 4cc
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 EmptyOntem à(s) 15:22:23 por Tonho_RS

» Opala ascendendo luz de oleo na lenta
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 EmptyOntem à(s) 15:09:59 por Tonho_RS

» Quais máquinas de vidro elétrico consigo adaptar na Caravan 76??
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 EmptyOntem à(s) 12:52:51 por kelvisson

» Comando Aspirado
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 EmptyOntem à(s) 5:41:23 por kelvisson

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 EmptyDom 17 Mar - 21:14:40 por opala4cc

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 EmptyDom 17 Mar - 8:35:00 por Rubão6cc

» Travs elétrica Diplomata 1990 parou
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 EmptyQui 14 Mar - 8:26:05 por tagliaferro

» VIRABREQUIM 3.0 181L
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 EmptyQua 13 Mar - 15:27:56 por lucianopotmaier

Quem está conectado?

64 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 63 visitantes :: 2 motores de busca

Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15315)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Bar_right 

+23
GersonJP
frederico santos
Marcos Adriano
Diplo87
sezil
opala4cc
Adriano P
Pedrão B.
Rudenas79
eleandro kalckmann
PAULOG
Müller
niltonflima
Tiago Dziedzic
Flávio Ricardo de Faria
vicomodoro
Douglas Vaciliev
onivaldo.gm
omalvadeza
FR1974
Sossa
Toni Meira
Rubão6cc
27 participantes

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF


    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 7159
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Fev - 19:02:59

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:Em tempo: na minha DH, o conjunto do sem-fim está com os anéis coloridos da foto abaixo na seguinte ordem, debaixo para cima: anel verde, anel branco e anel branco. Acho mais coerente a ordem que está na sua DH, pois o cara que mexeu nesse meu setor de DH provavelmente era mais podrão do que o mecânico amigo dele que levou pra ele mexer...

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 KQbnyM3


    eu vi em alguns lugares q o anel de cor diferente sempre deve ficar no meio dos dois de cores iguais...

    até pq quando desmontei tbem tava nessa ordem.

    Sim, é o correto. Pra você ver como era pangare o cara que mexeu antes de mim

    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 7159
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Fev - 19:11:22

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:Acho que você colocou o retentor da foto abaixo virado ao contrário:

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Id7yv6

    Na minha DH, esse retentor estava ao contrário do seu. É verdade que o pangaré que mexeu nela antes de mim faz com que a posição em que as peças se encontram não seja confiável. Mas o jeito que foi colocado na minha DH é mais coerente. O lado interno do retentor fica sempre voltado para o lado onde circula o óleo. Nesse caso, seria a câmara onde desliza o pistão dentro da carcaça da DH. Não que isso seja a origem de eventuais vazamentos prematuros que possam surgir na sua DH, pois há outro retentor lá embaixo, perto de onde encaixa o braço pitman, mas se resolveram colocar esse retentor ali é porque algum bom motivo deve ter.


    caramba....esse retentor tem os dois lados parecidos......realmente olhando bem a foto original ampliada da hora q foi desmontado eu vi...ele ta virado mesmo....

    vlw o aviso!!!!

    PODE estar aí um dos motivos de ter estourado o retentor inferior, já que na posição correta, ele restringe a passagem do óleo na direção do braço pitman.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Fev - 19:12:39

    opala4cc escreveu:"Sim" para todas as perguntas.
    Voce viu a espessura dos calços? É  para compensar a diferença  de espessura nos anéis  polimericos trocados.


    eu tenho grandes suspeitas pra esses aneis.....quando montei a caixa pela primeira vez tinha 3 aneis....mantive os mesmos 3 (nao sabia pra que serviam)

    porem a direcao ficou extremamente dura.....depois tirei todos e ficou ok....porem sempre ficou dura virando para o lado direito.....

    porem a partir dai comecei as desmontagens e montagens acreditando o defeito ser em outro lugar ja q o lado esquerdo estava tudo ok.....

    nesse tempo acabou sumindo todos esses aneis de calço.....dessa ultima vez (fim do ano passado) comprei outro kit de reparos pra mexer em outra caixa (q tbem ficou dura virando para o lado direito) e vieram varios calços.....

    se meu motor nao tivesse 6x2 eu tentaria fazer mais alguns testes colocando esses calços ou tirando.....nao tenho torquimetro pra fazer esses testes tecnicos sabe....é uma pena!

    quase tudo q eu faço é no chutometro e no axomentro......quando da certo é sorte!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Fev - 19:14:43

    opala4cc escreveu:Sim, é  o correto. Pra você  ver como era pangare o cara que mexeu antes de mim


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    opala4cc escreveu:
    PODE estar  aí um dos motivos de ter estourado o retentor inferior, já  que na posição correta, ele restringe a passagem do óleo na direção do braço pitman.


    é vdd.....
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Fev - 19:19:02

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:"Sim" para todas as perguntas.
    Voce viu a espessura dos calços? É  para compensar a diferença  de espessura nos anéis  polimericos trocados.


    eu tenho grandes suspeitas pra esses aneis.....quando montei a caixa pela primeira vez tinha 3 aneis....mantive os mesmos 3 (nao sabia pra que serviam)

    porem a direcao ficou extremamente dura.....depois tirei todos e ficou ok....porem sempre ficou dura virando para o lado direito.....

    porem a partir dai comecei as desmontagens e montagens acreditando o defeito ser em outro lugar ja q o lado esquerdo estava tudo ok.....

    nesse tempo acabou sumindo todos esses aneis de calço.....dessa ultima vez (fim do ano passado) comprei outro kit de reparos pra mexer em outra caixa (q tbem ficou dura virando para o lado direito) e vieram varios calços.....

    se meu motor nao tivesse 6x2 eu tentaria fazer mais alguns testes colocando esses calços ou tirando.....nao tenho torquimetro pra fazer esses testes tecnicos sabe....é uma pena!

    quase tudo q eu faço é no chutometro e no axomentro......quando da certo é sorte!

    Bem, se a unidade realmente for N.cm, nem o meu tosquimetro vai servir. Ainda não pensei como vou contornar esse contratempo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Fev - 21:48:14

    Interessante animação da montagem da direção hidráulica da Servocom, da ZF:



    Obviamente, é um modelo mais atualizado do que a DH do opala e do ômega, mas tem muita similaridade no funcionamento por ser do tipo que usa pistão com sem-fim de esferas recirculantes.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Seg 13 Fev - 16:17:40

    Marcos Adriano escreveu:eu tenho algumas duvidas sobre a montagem das esferas.....quando vc mexer nessa ai me da uma luz como vc fez certinho!

    quero arrumar essas pra tentar vender ja q nao vou usa-las mais.

    Bem, terminei de montar a DH servotronic. Nos próximos dias vou partir para a bomba da DH que está no carro antes de fazer a permuta da DH do carro pela que eu montei.
    Qual seriam suas dúvidas com relação às esferas?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 13 Fev - 19:28:27

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:eu tenho algumas duvidas sobre a montagem das esferas.....quando vc mexer nessa ai me da uma luz como vc fez certinho!

    quero arrumar essas pra tentar vender ja q nao vou usa-las mais.

    Bem, terminei de montar a DH servotronic. Nos próximos dias vou partir para a bomba da DH que está no carro antes de fazer a permuta da DH do carro pela que eu montei.
    Qual seriam suas dúvidas com relação às esferas?


    entao queria saber como vc as colocou?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Seg 13 Fev - 20:28:56

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Bem, terminei de montar a DH servotronic. Nos próximos dias vou partir para a bomba da DH que está no carro antes de fazer a permuta da DH do carro pela que eu montei.
    Qual seriam suas dúvidas com relação às esferas?


    entao queria saber como vc as colocou?

    Simples:
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 34q5ocm
    Figura 1: fuso de esferas recirculantes e pistão.

    Insere-se parcialmente o fuso de esferas recirculantes na cavidade do pistão até que a primeira volta da rosca do fuso(ponto B) apareça na janela B e a segunda volta da rosca do fuso (ponto A) apareça na janela A. Então, mantendo-se as peças nesta posição, começa-se a introduzir as esferas na janela A. Sempre que a janela A estiver sem espaço para introdução de nova esfera, gira-se um pouco o fuso no sentido de inserção para dentro do pistão que as esferas já colocadas na janela A adentrarão no pistão, preenchendo a rosca e abrindo espaço para inserção de novas esferas na referida janela. Não girar o fuso no sentido contrário, senão as esferas já colocadas serão regurgitadas pela janela A ou entrarão no sentido errado da janela, trancando o giro.
    O processo se repete até que restem de 4 a 5 esferas. Então - essa parte você já mencionou no passo a passo -, coloca-se graxa nos tubinhos seccionados, coloca-se as esferas restantes nestes tubinhos e encaixa-se os tubinhos na cavidade lateral apropriada do pistão. Por essa altura, o fuso já está quase que totalmente introduzido dentro do pistão. Com o tubinho apropriadamente encaixado no pistão com as esferas restantes, o fuso pode terminar seu giro até a inserção completa dentro do pistão.
    Se o fuso trancar antes disso, é porque algo deu errado e o processo precisa ser recomeçado.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 14 Fev - 6:26:03

    maravailha.....nao fiz assim nao.....

    nao lembro quem me disse pra eu colocar o fuso dentro do pistao e ir colocando as esferas pelo janela B e quando nao houvesse mais espaço pra colocar esferas era só dar uma "mexidinha" (sem girar ele) pra esfera se acomodar e descer pela galeria....quando isso nao fosse mais possivel seria necessario o uso de alguma haste (de metal ou plastico) pra dar umas batidinhas na esfera dentro do pistao para q ela seguisse o caminho da galeria...ate q esse processo termine quando a primeira esfera colocada apareca na janela A entao sobraria as 4 ou 5 esferas do duto metalico.


    vou ver se animo qualquer dia e vou tentar refazer esse processo.....duro é tirar a caixa e colocar ela la com o 6x2 isso q ta me matando.

    preciso fazer isso pra testar ela.

    obrigado pelas dicas!!!!!!

    mais tarde assisto o video la
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Ter 14 Fev - 7:42:47

    Se for para refazer o processo, que seja para descobrir o motivo da direção hidráulica girar dura para um dos lados e não para brincar com esferas recirculantes, né? KKKKKK!!!
    Veja que a DH tem um sistema de válvulas em uma das tampas que atua com o sistema de válvulas na cabeça do fuso (na metade acima da tampa intermediária). Estando o motor ligado, a bomba move o fluido de trabalho pela mangueira de alta pressão até o setor. Se o volante de direção não estiver sendo girado, o fluido entra na tampa passa por uma válvula de esfera de recirculação aberta e sai pela mangueira de baixa, entrando no reservatório com tampa (com filtro em alguns casos). Do reservatório, volta para a bomba e completa o ciclo, fazendo mera recirculação. Mas se o volante estiver sendo girado, o fluido de trabalho entra no setor pela mangueira de alta, a válvula de recirculação se fecha e ele é direcionado pela abertura de uma das válvulas de esfera direcionais para uma parte da galeria, facilitando o giro do eixo (que incorpora as válvulas e o fuso) no sentido em que o motorista gira o volante e então sai do setor pela mangueira de baixa pressão para ir ao reservatório e completar o ciclo. Quando o giro cessa, as válvulas de esfera direcionais se fecham e a válvula de recirculação se abre de novo voltando à recirculação pura do fluido de trabalho (note que a pura recirculação de fluido não depende do volante estar ou não esterçado, mas sim, não estarem em movimento de giro).
    O processo tem mais alguns pormenores, mas é essencialmente essa viadagem.

    Mas se a direção gira muito dura para um dos lados, meu palpite é que uma das válvulas de esfera dentro do corpo de válvulas esteja travada ou impedida de fechar totalmente. Pode ser por presença de sujeira. Abrir um sistema de DH em uma bancada é como se a bancada fosse uma mesa de cirurgia: a limpeza é fundamental. Tanto do local de trabalho quanto das mãos, no tocante à presença de particulados. Então, o processo começa com a peça ainda no carro, lavando-se a parte externa do setor com desengraxante e lava-jato, para que chegue na bancada com um mínimo de sujeira externa que, invariavelmente, irá terminar nas mãos do técnico que vai desmontar. Na bancada, o primeiro passo é terminar de limpar a superfície externa do setor para o subsequente manuseio.
    Eu não ainda não coloquei no carro esse setor servotronic que remontei. Talvez eu enfrente o mesmo problema que você caso o problema que esteja assolando você seja algum truque de montagem não mencionado no manuel de reparações que postei no outro tópico (mais antigo) onde tem um passo-a-passo sobre a troca do kit de reparo. Eu achei que essa parte do manuel de reparações tem alguns lapsos no processo e certa desordem nas figuras em relação ao texto. Com certeza, quem elaborou essa parte era meio "mobral".
    Mas antes de abrir de novo o seu setor de DH, talvez seja uma boa ideia passar em algum local especializado em DH e tentar falar com algum técnico, perguntando o que pode ser que causa esse sintoma. Claro, tem de contar com a boa vontade desse pessoal... mas deve ser um problema bem recorrente nas manutenções de setores de DH com sem-fim de esferas recirculantes.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 4 Mar - 23:33:13

    Semana retrasada eu providenciei as mangueiras da DH, que estavam vazando. Eu já tinha comprado (as que tem prensagem) faz uns 3 anos (luciflex), na NAFIL. Mas na hora que precisei, não consegui encontrar. Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 787251 Não sabia onde tinha colocado.
    Então, peguei as originais que estavam no carro e levei para substituição e reprensagem dos terminais.
    O kit com as três mangueiras estão à venda no mercagadolivre por R$216,00 mais custo de envio. Mas mesmo assim levei para recuperação as minhas ao custo de R$160,00 porque: 1) levo em um dia e busco no outro. Comprando pela internet, leva 20 dias por PAC. 2)As mangueiras recuperadas eu posso escolher a marca e optar por colocar mangueiras LONADAS, mais duráveis. Não é essa lona trançada fuleira que vê-se nas mangueiras baratinhas das autopeças. Estou falando das mangueiras lonadas ao mesmo estilo das mangueiras que podem ser vistas nas mangueiras dos carros quando saem de fábrica. É aquela lona enrolada na mangueira, conforme a foto 1. É claro que depois de mandar recuperar as mangueiras eu achei as que tinha comprado 3 anos atrás. Lei de sMURPHY...

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Mangue10
    Foto 1: Comparativo entre a mangueira paralela "1" e a recuperada "2".

    A foto 1 mostra a mangueira que vai entre a bomba da DH e o setor servotronic, sendo que "1" é a mangueira paralela, nova, e "2" é a mangueira recuperada.
    Por R$160,00, de fato não vale a pena recuperar as duas mangueiras (a que vai entre a bomba e o setor e a que vai entre o setor e o reservatório). Todavia, em um futuro, se a mangueira que vai entre o setor e a bomba apresentar vazamento, sua recuperação se torna MUITO MAIS barata do que esses R$160,00, já que não envolverá soldas nos terminais do tipo olhal "C" e "D" na foto 1, que podem ser aproveitados muitas vezes. A parte "A" das mangueiras "1" (paralela) e "2" (recuperada) é lonada apenas na "2", pois exigi que a mangueira que recuperei fosse toda lonada. Já a parte "B" de ambas as mangueiras é lonada, porque a marca paralela já vem assim. Não faço ideia do motivo do fabricante só lonar metade da mangueira.
    Importante: o comprimento da mangueira original foi preservado na mangueira recuperada.

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Mangue11
    Foto 2: detalhe da mangueira da primeira foto. Em cima, a mangueira paralela - sem lonamento - e em baixo, a mangueira recuperada - com lonamento.

    Por fim, também foi recuperada a mangueira entre o reservatório e o setor, colocando material lonado aproveitando o terminal tipo olhal da mangueira original, fazendo nova prensagem entre ele e a mangueira.

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Mangue12
    Foto 3: a mangueira que vai entre o reservatório e o setor, recuperada.
    Essa mangueira reservatório-setor não vazava na prensagem, mas na conexão apertada por braçadeira que vai debaixo do reservatório. Já não era mais possível encurtá-la com segurança, então optei por refazê-la.

    Observação: ao contrário do que pensava, o reservatório plástico da DH tem um filtro de partículas, sim. Ele fica escondido no fundo do reservatório, debaixo de um disco e não é lavável (pois não há como inspecioná-lo visualmente) nem trocável. Se o fluido da DH estiver muito contaminado por particulado ou limalhas, o mais garantido seria substituir o reservatório, que não é nada barato.
    omalvadeza
    omalvadeza
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 228
    Idade : 55
    Localização : SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro/87
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 08/09/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por omalvadeza Dom 5 Mar - 11:42:55

    Taí uma coisa que sempre quis saber.

    Essa mangueira da foto 3 originalmente é prensada numa extremidade e na outra é presa com abraçadeira no reservatório. Com relação ao terminal, existe algum modelo com ponta tipo espigão para prender a mangueira com abraçadeira?

    Até pensei em pegar o terminal da mangueira que troquei e soldar um bico de mangueira.

    Se existisse seria ótimo porque o local é de difícil acesso e manusear ferramenta longa nesse ponto é um martírio.

    Opala4, por gentileza, passe especificações da mangueira citada.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Dom 5 Mar - 13:41:49

    omalvadeza escreveu:Taí uma coisa que sempre quis saber.

    Essa mangueira da foto 3 originalmente é prensada numa extremidade e na outra é presa com abraçadeira no reservatório. Com relação ao terminal, existe algum modelo com ponta tipo espigão para prender a mangueira com abraçadeira?

    Até pensei em pegar o terminal da mangueira que troquei e soldar um bico de mangueira.

    Se existisse seria ótimo porque o local é de difícil acesso e manusear ferramenta longa nesse ponto é um martírio.

    Opala4, por gentileza, passe especificações da mangueira citada.

    Sim, essa mangueira é originalmente prensada em uma extremidade e na outra é presa com braçadeira (em opalas com reservatório de plástico, ou seja, sem a bomba "pescoçuda"), exatamente como preservei na recuperação, com a vantagem de que você pode fazê-la um pouco mais comprida. Quando a parte da mangueira apertada pela braçadeira  já estiver muito deformada, você pode cortar essa pontinha e apertar de novo a braçadeira em um novo ponto, encurtando um centímento a mangueira.
    Sim, existe terminal tipo espigão para colocar ali. Porém, acredito que é necessária atenção com relação ao diâmetro do furo interno do espigão, que deve ser o mesmo que tem dentro do terminal tipo olhal. Eu, particularmente, acho uma perda de tempo a troca deste terminal pelo terminal do tipo espiga. Seria mais econômico e prático você simplesmente serrar a bainha externa da prensagem ("*" na foto 4) e encaixar uma mangueira de qualidade ali, usando braçadeira de cinta larga. Após serrar, o terminal fica como na foto 5.
    Cuidado para não sulcar com a serra o tubo metálico do terminal que fica dentro da prensagem, o que arruinaria o terminal.

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Mang10
    Foto 4: Local onde serrar a bainha da prensagem.

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Mang210
    Foto 5: Terminal do tipo olhal sem a prensagem da mangueira de borracha.

    Porém, eu não sei dizer se o aperto da braçadeira é suficiente para resistir às pressões (82bar) existentes nesse sistema, principalmente na saída da bomba. Talvez nessa mangueira de retorno seja possível, mas na de alimentação, eu não arriscaria.
    A GM utilizou um terminal do tipo olhal no local simplesmente porque com ele é mais fácil de conectar a mangueira no setor do que com o terminal do tipo espiga que você quer colocar. Com o terminal do tipo olhal, o parafuso de aperto fica com a cabeça para cima e livre para encaixe de um soquete com prolongador conectado em uma chave de catraca. Com o terminal do tipo espiga, você vai ter de usar uma chave de boca, enfiando a mão e o braço por baixo do corpo do hidrovácuo para alcançar o sextavado do terminal do tipo espiga, precisando de espaço para rotacionar a chave de boca. Muito mais difícil.

    A especificação da mangueira que usei no retorno é 'SAE 100 R6 -8 1/2" WP30bar(435psi)', LONADA. A orginal GM, como você pode ver na foto 6, é 300psi não lonada:

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Mang310
    Foto 6: a mangueira de retorno, original GM.

    Uma provável desvantagem da mangueira que utilizei é que ela deve ser um pouco mais dura de curvar do que a original, tanto por ser lonada quanto por ser fabricada para resisitir a pressões maiores. Logo, ela não deve fazer curvas acentuadas nas proximidades de sua conexão com o reservatório plástico, para não correr risco de quebrar o plástico da parte inferior do reservatório.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Ter 7 Mar - 0:55:10

    Neste site, logo na imagem da página principal, você já pode ver terminal de mangueira do tipo "espiga":

    http://www.hidraufit.com.br/
    omalvadeza
    omalvadeza
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 228
    Idade : 55
    Localização : SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro/87
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 08/09/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por omalvadeza Ter 7 Mar - 10:06:48

    Pensei que o tubo do terminal olhal onde a bainha faz a prensagem fosse estriado (foto 5). Fora isso, pela imagem nota-se que é muito curto, inviabilizando conectar a mangueira nesse ponto. O tubo do meu  reservatório tem pelo menos uns 5 centímetros de encaixe (ZF de metal). Cabe com folga uma abraçadeira bem larga ou duas das mais finas. Eu pus uma bem larga com parafuso 5/16 e aperto com chave canhão.

    Fora isso no sistema circula óleo muito quente, trabalha com pressão e tem o ponto de fixação estreito.

    Eu queria um terminal semelhante ao da foto abaixo.


    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Olhal_97_freio_e_dhscreenshot software


    Mas queria que fosse pelo menos uns 10 centímetros mais longo pra distanciar do setor e do hidrovácuo. Já pesquisei e não encontrei nada similar a venda. Teria que mandar fazer. Fora isso, há que se analisar a trepidação que poderia danificar a rosca da caixa. Então, por hora o projeto está engavetado.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Ter 7 Mar - 12:03:05

    omalvadeza escreveu:Pensei que o tubo do terminal olhal onde a bainha faz a prensagem fosse estriado (foto 5). Fora isso, pela imagem nota-se que é muito curto, inviabilizando conectar a mangueira nesse ponto. O tubo do meu  reservatório tem pelo menos uns 5 centímetros de encaixe (ZF de metal). Cabe com folga uma abraçadeira bem larga ou duas das mais finas. Eu pus uma bem larga com parafuso 5/16 e aperto com chave canhão.

    Fora isso no sistema circula óleo muito quente, trabalha com pressão e tem o ponto de fixação estreito.

    Eu queria um terminal semelhante ao da foto abaixo.


    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Olhal_97_freio_e_dhscreenshot software


    Mas queria que fosse pelo menos uns 10 centímetros mais longo pra distanciar do setor e do hidrovácuo. Já pesquisei e não encontrei nada similar a venda. Teria que mandar fazer. Fora isso, há que se analisar a trepidação que poderia danificar a rosca da caixa. Então, por hora o projeto está engavetado.

    Agora eu entendi. Você queria um terminal do tipo olhal com saída reta com espiga. Bem, esse existe, mas com 10cm de espiga... sem chance.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 19 Mar - 8:22:00

    bom dia....hj vou mexer nas minhas caixas novamente....porem ainda nao vou montar no carro.....preciso coragem pra enfrentar o trampo.


    assisti o video e re-li as suas opinioes e ideias....

    bom.....vamos ver o q eu consigo fazer....ainda acredito q seja os aneis de calço....pois as duas caixas entrarem sujeira e trancarem a mesma esfera de circulacao no caso citado acima é muita coincidencia neh??


    porem pode ser a aconteça....se for isso como eu faço pra resolver??

    pois me lembro q quando deu problema na minha primeira caixa q eu desmontei N vezes passei bastante ar comprimido na parte superior do sem fim onde ficam as valvulas e etc....


    na terca feira vou fazer uma pequena viagem....e eu vou passar por uma cidade q tem uma oficina onde ele só mexem com hidraulica, vou dar uma perguntada pra eles la quem sabe....

    dai dependendo da resposta eu fico mais ou menos confiante em arrumar isso.

    bom vou la mexer nelas e quando tiver outras novidades eu posto aqui!!

    vlw!!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Dom 19 Mar - 12:51:44

    Marcos Adriano escreveu:bom dia....hj vou mexer nas minhas caixas novamente....porem ainda nao vou montar no carro.....preciso coragem pra enfrentar o trampo.


    assisti o video e re-li as suas opinioes e ideias....

    bom.....vamos ver o q eu consigo fazer....ainda acredito q seja os aneis de calço....pois as duas caixas entrarem sujeira e trancarem a mesma esfera de circulacao no caso citado acima é muita coincidencia neh??


    porem pode ser a aconteça....se for isso como eu faço pra resolver??

    pois me lembro q quando deu problema na minha primeira caixa q eu desmontei N vezes passei bastante ar comprimido na parte superior do sem fim onde ficam as valvulas e etc....


    na terca feira vou fazer uma pequena viagem....e eu vou passar por uma cidade q tem uma oficina onde ele só mexem com hidraulica, vou dar uma perguntada pra eles la quem sabe....

    dai dependendo da resposta eu fico mais ou menos confiante em arrumar isso.

    bom vou la mexer nelas e quando tiver outras novidades eu posto aqui!!

    vlw!!!

    O meu sistema de DH está pronto para ser preenchido com óleo: mangueiras novas, reparo novo na bomba, reparos novos na servotronic, junta elástica nova... A primeira coisa que notei, foi que a direção, mesmo sem óleo, gira macia para ambos os lados (com a frente do carro levantada, é claro), lubrificada apenas com pequena quantidade de óleo que passei na superfície das peças internas do setor durante a montagem e um pouco de óleo que despejei dentro do setor antes de fechá-lo. A despeito de ter trocado todos os vedantes internos deste setor, na falta de um torquímetro de baixo torque, preferi não arriscar a modificar os calços. De momento, melhor manter o que se tem como referência... Tudo indica que a DH não vai ficar dura ao girar para algum lado. Mas a certeza só virá após a sangria do sistema.
    Com relação à sua DH, se fosse problema de calço, acredito que a DH ficaria dura para os dois lados. Afinal, os calços atuam a todo momento, inclusive quando o volante é girado para qualquer dos lados. Talvez você tenha cometido algum erro na montagem que deixou o eixo do sem-fim da DH fora do centro do curso de giro de batente a batente. Quando montei, fiz questão de posicionar o pistão bem no meio do curso e de manter o eixo do sem fim na mesma posição em que estava quando saiu de dentro da carcaça. Claro, as rodas estavam alinhadas à frente no momento da retirada.
    Se for problema de válvula travada (aberta ou fechada) tudo depende de que tipo de corpo estranho que travou o curso da esfera. Se um pedacinho de arame entalou lá dentro, por exemplo... não sei como tirar!
    Veja que por motivo não explicado, no "manuel" de serviço da DH especifica-se que os vedantes do eixo do sem-fim devem ser trocados AFASTANDO-se no máximo "X" centímetros esse eixo para fora da carcaça da DH. Talvez seja assim para evitar que o eixo seja tirado da posição rotacionado em que estava...
    Também existe a possibilidade de ter acontecido um travamento nas válvulas que ficam dentro da parte superior do eixo do sem-fim. Eu não sei em pormenores como é que funciona o sistema de abertura/fechamento destas válvulas da tampa com as do eixo do sem-fim para que tenham o comportamento que descrevi esquematicamente em mensagem anterior (recirculação versus giro do volante).
    Abrindo um parênteses, vi um vídeo no youtoba que adiciona uma informação importante, mas não é relacionada ao problema que você tem enfrentado. Um cara levou uma DH de ômega em um especialista e filmou o cara mexendo na DH, enquanto trocava informações com ele. Como você sabe, a DH do ômega é praticamente um clone da DH do opala. O especialista menciona, lá pelas tantas, que a folga que tinha naquele setor não poderia ser tirada com o giro do parafuso de ajuste. Para tirar a folga que insistia em permanecer, era necessário trocar as esferas recirculantes por outras com sobremedida! Tudo porque a folga era devido ao desgaste do fuso sem-fim.
    Voltando ao seu problema, eu pegaria as duas DH e iria até essa oficina especializada em DH. Deixando-as no carro, eu abordaria eles de mãos abanando e eles se mostrarem receptivos e pró-ativos em lhe dizer o que causa o problema que você está tendo na DH, demonstrarem confiança no que falam, familiaridade com o problema e a solução for simples, podendo você mesmo arrumar, então tudo bem. Talvez até se proponham em lhe mostrar na sua DH mesmo. Mas pode ser que a solução exija desmonte de partes do corpo de válvulas e calibrações e medições que você não tenha condições/conhecimento para fazer. Neste caso, melhor ir até o carro buscar as DH e deixar com eles para conserto (claro, pergunte quanto vai sair antes, para avaliar a viabilidade econômica dessa solução). Se for muito caro, então a ideia de passá-las adiante do jeito que estão parece mais atrativa...
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Seg 20 Mar - 18:37:58

    Marcos:
    Agora é minha vez de tirar dúvidas, rsrsrsrsrs....
    Me diga uma coisa: quando você trocou o kit de reparos da bomba da direção hidráulica, no kit vem (dentre outros componentes) dois anéis o'ring grandes de borracha nitrílica ("A", na foto) e dois anéis poliméricos de mesmo tamanho (um branco e um vermelho, "B", na foto). Além disso, vem um retentor de borracha nitrílica flangeado de mesma medida das peças que citei ("C", na foto).
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Reparo10

    Vi e revi o tópico antigo que tem aqui no fórum sobre a troca do reparo da bomba e no tal tópico, foram usados os dois anéis o'ring com os anéis poliméricos. Mas aonde vai a porra do anel flangeado??? No tópico não há menção nem ilustração onde apareça esse treco!
    Como você fez? O que você usou? Esse anel "C" sobrou, rsrsrsrsrs?

    Essa foto mostra melhor ("C", na foto):

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Reparo11
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 21 Mar - 21:24:12

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 695742 Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 695742 Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 695742 Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 695742 Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 695742 Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 695742 Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 695742


    preciso ver nas minhas fotos e tbem no saquinho onde guardei os aneis usados...ainda estao aqui...vou ver amanha se esse anel ai sobrou....

    pq sinceramente eu nao lembro em.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 2 Abr - 8:55:36

    opala4cc escreveu:
    O meu sistema de DH está pronto para ser preenchido com óleo: mangueiras novas, reparo novo na bomba, reparos novos na servotronic, junta elástica nova... A primeira coisa que notei, foi que a direção, mesmo sem óleo, gira macia para ambos os lados (com a frente do carro levantada, é claro), lubrificada apenas com pequena quantidade de óleo que passei na superfície das peças internas do setor durante a montagem e um pouco de óleo que despejei dentro do setor antes de fechá-lo. A despeito de ter trocado todos os vedantes internos deste setor, na falta de um torquímetro de baixo torque, preferi não arriscar a modificar os calços. De momento, melhor manter o que se tem como referência... Tudo indica que a DH não vai ficar dura ao girar para algum lado. Mas a certeza só virá após a sangria do sistema.
    Com relação à sua DH, se fosse problema de calço, acredito que a DH ficaria dura para os dois lados. Afinal, os calços atuam a todo momento, inclusive quando o volante é girado para qualquer dos lados. Talvez você tenha cometido algum erro na montagem que deixou o eixo do sem-fim da DH fora do centro do curso de giro de batente a batente. Quando montei, fiz questão de posicionar o pistão bem no meio do curso e de manter o eixo do sem fim na mesma posição em que estava quando saiu de dentro da carcaça. Claro, as rodas estavam alinhadas à frente no momento da retirada.
    Se for problema de válvula travada (aberta ou fechada) tudo depende de que tipo de corpo estranho que travou o curso da esfera. Se um pedacinho de arame entalou lá dentro, por exemplo... não sei como tirar!
    Veja que por motivo não explicado, no "manuel" de serviço da DH especifica-se que os vedantes do eixo do sem-fim devem ser trocados AFASTANDO-se no máximo "X" centímetros esse eixo para fora da carcaça da DH. Talvez seja assim para evitar que o eixo seja tirado da posição rotacionado em que estava...
    Também existe a possibilidade de ter acontecido um travamento nas válvulas que ficam dentro da parte superior do eixo do sem-fim. Eu não sei em pormenores como é que funciona o sistema de abertura/fechamento destas válvulas da tampa com as do eixo do sem-fim para que tenham o comportamento que descrevi esquematicamente em mensagem anterior (recirculação versus giro do volante).
    Abrindo um parênteses, vi um vídeo no youtoba que adiciona uma informação importante, mas não é relacionada ao problema que você tem enfrentado. Um cara levou uma DH de ômega em um especialista e filmou o cara mexendo na DH, enquanto trocava informações com ele. Como você sabe, a DH do ômega é praticamente um clone da DH do opala. O especialista menciona, lá pelas tantas, que a folga que tinha naquele setor não poderia ser tirada com o giro do parafuso de ajuste. Para tirar a folga que insistia em permanecer, era necessário trocar as esferas recirculantes por outras com sobremedida! Tudo porque a folga era devido ao desgaste do fuso sem-fim.
    Voltando ao seu problema, eu pegaria as duas DH e iria até essa oficina especializada em DH. Deixando-as no carro, eu abordaria eles de mãos abanando e eles se mostrarem receptivos e pró-ativos em lhe dizer o que causa o problema que você está tendo na DH, demonstrarem confiança no que falam, familiaridade com o problema e a solução for simples, podendo você mesmo arrumar, então tudo bem. Talvez até se proponham em lhe mostrar na sua DH mesmo. Mas pode ser que a solução exija desmonte de partes do corpo de válvulas e calibrações e medições que você não tenha condições/conhecimento para fazer. Neste caso, melhor ir até o carro buscar as DH e deixar com eles para conserto (claro, pergunte quanto vai sair antes, para avaliar a viabilidade econômica dessa solução). Se for muito caro, então a ideia de passá-las adiante do jeito que estão parece mais atrativa...


    entao hj vou mexer nas caixas...aquele dia nao deu certo....vamos ver o q eu consigo....

    quando eu montei ambas as caixas tbem estavam muito macias e normais com as rodas erguidas...nao aparentavam nem um problema....era só por o carro no chao q ferrava tudo.

    eu vou tentar fazer isso mesmo...vou mexer e olhar aqui se fica legal pela ultima vez...se nao der certo vou numa oficina boa q tem numa cidade aqui perto...e vejo se eles me dao dicas sobre o problema ou se nao fica caro eles mesmo mexerem.

    vlww!!!
    Douglas Vaciliev
    Douglas Vaciliev
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 294
    Idade : 37
    Localização : Campo Mourão/PR
    Modelo do carro : Opala Coupê 1979

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 30/07/2015

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Douglas Vaciliev Sex 22 Set - 7:37:35

    Marcos Adriano.
    Sempre com belos trabalhos.
    Precisava de sua ajuda ou de alguém que fez e saiba responder também.

    Quero matar os vazamentos no sistema de direção hidráulica do meu opala. Lavei e detectei vazamentos em três lugares: Retentor do eixo da polia da bomba (Já desmontei, troquei e parou), na caixa, retentor inferior e na tampa do braço onde tem o parafuso que regula a folga.

    Minha caixa está filé, direção macia, não ronca e nem tem folgas, porém tem pequenos vazamentos, pouca coisa mais me incomoda. Eu vou retirar a caixa do lugar e não quero abri-la completamente igual você fez, apenas acabar com os vazamentos.
    Da tampa do braço onde tem o parafuso que regula a folga, já vi que é só trocar aquele anel, se atentando no rolamento tipo macarrão que vai sair junto.

    Pergunta:

    1: O Retentor inferior eu consigo sacar ele com jeitinho retirando a trava sem desmontar a caixa toda e bater ele com jeito depois?

    2: O retentor do eixo da rosca sem fim, pelas suas fotos, ele é batido de dentro para fora? Esse eu não consigo trocar sem desmontar?

    Desde já, obrigado.
    vicomodoro
    vicomodoro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 728
    Localização : Novo Hamburgo - RS
    Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 29/10/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por vicomodoro Sex 22 Set - 9:26:16

    Também estou na mesma situação. Direção funciona perfeitamente só com pequeno vazamento. É que não quero mandar nestes caras que dizem que arrumam porque para dar garantia do serviço já querem abrir a bomba também. Bomba perfeita não tem nenhum vazamento. Mangueiras todas secas. Só um pequeno vazamento na caixa da direção.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 25 Set - 19:10:28

    Douglas Vaciliev escreveu:Marcos Adriano.
    Sempre com belos trabalhos.
    Precisava de sua ajuda ou de alguém que fez e saiba responder também.

    Quero matar os vazamentos no sistema de direção hidráulica do meu opala. Lavei e detectei vazamentos em três lugares: Retentor do eixo da polia da bomba (Já desmontei, troquei e parou), na caixa, retentor inferior e na tampa do braço onde tem o parafuso que regula a folga.

    Minha caixa está filé, direção macia, não ronca e nem tem folgas, porém tem pequenos vazamentos, pouca coisa mais me incomoda. Eu vou retirar a caixa do lugar e não quero abri-la completamente igual você fez, apenas acabar com os vazamentos.
    Da tampa do braço onde tem o parafuso que regula a folga, já vi que é só trocar aquele anel, se atentando no rolamento tipo macarrão que vai sair junto.

    Pergunta:

    1: O Retentor inferior eu consigo sacar ele com jeitinho retirando a trava sem desmontar a caixa toda e bater ele com jeito depois?

    2: O retentor do eixo da rosca sem fim, pelas suas fotos, ele é batido de dentro para fora? Esse eu não consigo trocar sem desmontar?

    Desde já, obrigado.


    acho q o problema maior esteve na montagem do setor intermediario e no pistao.....vc pode tirar aquela tampa de aluminio onde fica o sangrador e puxar o setor (braco) pra cima pra trocar o retentor q fica proximo ao pitmam....acho q vai muito dificil trocar com o braço la....depois é só colocar o braco na mesma posicao q saiu.


    o retentor é sim colocado de dentro pra fora...vc pode tirar aquela "cabeca" da bomba com os 4 parafusos 13mm e puxar ela pra cima com jeitinho...as vezes vai ser meio ruim sair....só nao vire a bomba de cabeça pra baixo pra nao sair o pistao da caixa e nem o sem fim do pistao....

    acredito muito q fazendo apenas isso vc troque os dois retentores sem desmontar toda a caixa igual eu fiz.....

    as duas caixas foram vendidas mes passado....ate tentei mexer novamente uma ou duas vezes.....mas sem chance....
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 25 Set - 19:19:49

    Marcos Adriano escreveu:
    Douglas Vaciliev escreveu:Marcos Adriano.
    Sempre com belos trabalhos.
    Precisava de sua ajuda ou de alguém que fez e saiba responder também.

    Quero matar os vazamentos no sistema de direção hidráulica do meu opala. Lavei e detectei vazamentos em três lugares: Retentor do eixo da polia da bomba (Já desmontei, troquei e parou), na caixa, retentor inferior e na tampa do braço onde tem o parafuso que regula a folga.

    Minha caixa está filé, direção macia, não ronca e nem tem folgas, porém tem pequenos vazamentos, pouca coisa mais me incomoda. Eu vou retirar a caixa do lugar e não quero abri-la completamente igual você fez, apenas acabar com os vazamentos.
    Da tampa do braço onde tem o parafuso que regula a folga, já vi que é só trocar aquele anel, se atentando no rolamento tipo macarrão que vai sair junto.

    Pergunta:

    1: O Retentor inferior eu consigo sacar ele com jeitinho retirando a trava sem desmontar a caixa toda e bater ele com jeito depois?

    2: O retentor do eixo da rosca sem fim, pelas suas fotos, ele é batido de dentro para fora? Esse eu não consigo trocar sem desmontar?

    Desde já, obrigado.


    acho q o problema maior esteve na montagem do setor intermediario e no pistao.....vc pode tirar aquela tampa de aluminio onde fica o sangrador e puxar o setor (braco) pra cima pra trocar o retentor q fica proximo ao pitmam....acho q vai muito dificil trocar com o braço la....depois é só colocar o braco na mesma posicao q saiu.


    uma dica importantissima q eu esqueci: nao puxe o braco todo pra fora.....tire apenas o necessario pra trabalhar no retentor.....encostado nesse retentor existe um rolamentos de roletes....quando vc tirar o braço esses roletes caem...esse devido ficar na ponta é facil montar passando vaselina solida ou graxa pra prender os roletes na pista.....o problema é o rolamento q tem la em cima....é muito ruim mexer com ele...dificil acesso...eu montei ele com uma chave de fenda com a ponta com imã q eu ia levando os roletes 1 por 1 ate a pista e depois ia acertando com o dedo....porem é muito ruim fazer isso.....

    o retentor é sim colocado de dentro pra fora...vc pode tirar aquela "cabeca" da bomba com os 4 parafusos 13mm e puxar ela pra cima com jeitinho...as vezes vai ser meio ruim sair....só nao vire a bomba de cabeça pra baixo pra nao sair o pistao da caixa e nem o sem fim do pistao....

    acredito muito q fazendo apenas isso vc troque os dois retentores sem desmontar toda a caixa igual eu fiz.....

    as duas caixas foram vendidas mes passado....ate tentei mexer novamente uma ou duas vezes.....mas sem chance....
    Douglas Vaciliev
    Douglas Vaciliev
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 294
    Idade : 37
    Localização : Campo Mourão/PR
    Modelo do carro : Opala Coupê 1979

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 30/07/2015

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Douglas Vaciliev Qua 27 Set - 7:01:40

    Obrigado Marcos Adriano.

    Vou comprar um reparo top, e brincar com a caixa no próximo final de semana que der.

    E já apareceu outra coisa para fazer... meu Platô foi para o espaço eu acho, vou ter que tirar o câmbio para ver.

    Opalão. Sempre alguma coisa para fazer hahaha e se distrair.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 27 Set - 19:32:53

    ah sim

    qualquer coisa da um alo


    ajudo no q puder.....

    se bem q nao sou uma ajuda muito boa......duas caixas deram zica comigo kkkkkkkkkkk


    se bem q na minha caravan esta montada uma caixa de omega.....q parece q comecou a vazar no retentor inferior do setor (rimou!)

    estou pensando em trocar ele....porem fazer apenas os paços q vc ira fazer q eu citei pra vc...

    tirar apenas o setor!!!

    vou mexer no pistao, esfera, eixo sem fim, calços e etc nao!!! deusulivre.
    Flávio Ricardo de Faria
    Flávio Ricardo de Faria
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jundiai
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/10/2017

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Flávio Ricardo de Faria Dom 26 Nov - 13:33:03

    boa tarde!!!

    conseguiram resolver o problema da caixa pesada pro lado? estou com a minha desmontada e se acontecer isso comigo ja saberei resolver rsrs... alguem me indica um lugar bom e barato para compra desse kit de reparo?

    obrigado!!!!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 27 Nov - 19:41:21

    flavio nao consegui resolver


    mudei o horario no meu trampo no inicio do ano....dai nao tive mais tempo pra me dedicar a isso.....era necessario eu terminar outros projetos na caravan q tbem demoraram muito pra serem concluidos fazendo os trampos apos as 18 horas ou aos domingos quando estava ocioso.

    acabei vendendo as caixas do jeito q estavam...fechadas e montadas....mas com o problema.....

    acredito q tenha sido solucionado facil com uma revisão basica em algum profissional qualificado pq quem comprou nao veio atraz de mim comentar nada sobre......

    o problema nao é grave....é um detalhezinho q eu nao soube resolver.....
    Tiago Dziedzic
    Tiago Dziedzic
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 87
    Idade : 35
    Localização : Rio Negrinho-SC
    Modelo do carro : Caravan deluxo 1977
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 22/02/2013

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Tiago Dziedzic Ter 28 Nov - 17:36:51

    Parabéns pelo serviço amigo! Recentemente coloquei DH na minha caravan e quando liguei a surpresa vazou óleo pelo retentor onde vai preso a junta elástica. Me cobraram 430 reais pra fazer a troca dos reparos, achei salgado mais não tive outra opção. Agora ficou zero.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 29 Nov - 10:16:51

    aqui pra mim cobraram 650 a troca dos reparos
    Douglas Vaciliev
    Douglas Vaciliev
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 294
    Idade : 37
    Localização : Campo Mourão/PR
    Modelo do carro : Opala Coupê 1979

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 30/07/2015

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Douglas Vaciliev Qua 29 Nov - 11:08:31

    affraid affraid affraid
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Qua 29 Nov - 15:45:46

    Marcos Adriano escreveu:aqui pra mim cobraram 650 a troca dos reparos

    É "caro", mas tem de considerar que o kit de reparo original da ZF também é bem caro. Se não me engano, da última vez que vi, estava um pouco mais de R$200,00 e o certo seria não custar mais do que R$50,00.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 30 Nov - 15:33:37

    é


    ai tem q ver se iriam mesmo usar o kit original ne?

    scratch scratch scratch


    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Qui 30 Nov - 15:37:24

    Marcos Adriano escreveu:é


    ai tem q ver se iriam mesmo usar o kit original ne?

    scratch  scratch  scratch


    É, mas se foi levado a uma autorizada zf, só kit original.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 30 Nov - 15:44:29

    piuuu....

    q autorizada q nada....por aqui nao tem isso nao.....

    na minha cidade NINGUEM poe a mao em DH

    tem q levar em cidade fora....levei numa oficina especializada numa cidade a 40km da minha...porem nao é autorizada.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Qui 30 Nov - 21:50:18

    Marcos Adriano escreveu:piuuu....

    q autorizada q nada....por aqui nao tem isso nao.....

    na minha cidade NINGUEM poe a mao em DH

    tem q levar em cidade fora....levei numa oficina especializada numa cidade a 40km da minha...porem nao é autorizada.

    Eu ia escrever mais na mensagem anterior, mas estava acessando o fórum pelo celular. E vou te contar: tá difícil! A digitação ficou travada e não consegui continuar... Enfim, eu ia dizer que se você não levou em uma autorizada e não usaram o kit original ZF, então foi realmente uma facada! No meu caso, eu já acho o kit paralelo caro demais!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 1 Dez - 18:44:06

    pois é

    com ctz o orcameto nao era com o kit da zf
    Flávio Ricardo de Faria
    Flávio Ricardo de Faria
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jundiai
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/10/2017

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Flávio Ricardo de Faria Sex 1 Dez - 20:14:37

    cara, comprei um ki original zf e rolamento de esfera que o meu estava com a gaiola quebrada, em tudo paguei 240,00, uma facada mass.... montei ela inteira, só faltou encaixar o pistão, aquele retentor ta complicado.
    perguntei pro cara da oficina o que poderia ser a caixa pesada pra um lado, ele disse que é o retentor do sem fim, aqueles que tem dois brancos e um verde, ele falou que esta deixando passar oleo pra outra camara.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sex 1 Dez - 21:20:15

    Flávio Ricardo de Faria escreveu:cara, comprei um ki original zf e rolamento de esfera que o meu estava com a gaiola quebrada, em tudo paguei 240,00, uma facada mass.... montei ela inteira, só faltou encaixar o pistão, aquele retentor ta complicado.
    perguntei pro cara da oficina o que poderia ser a caixa pesada pra um lado, ele disse que é o retentor do sem fim, aqueles que tem dois brancos e um verde, ele falou que esta deixando passar oleo pra outra camara.

    Acredito nisso de que esteja deixando passar óleo para a outra câmara, mas não acho que o problema esteja nos retentores mencionados, já que você provavelmente acabou de trocá-los por novos. Isso está com jeito de problema naquelas duas janelas circulares tampadas com pastilhas metálicas.
    Flávio Ricardo de Faria
    Flávio Ricardo de Faria
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jundiai
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/10/2017

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Flávio Ricardo de Faria Dom 3 Dez - 20:34:14

    montei ontem a caixa, ficou show! a unica coisa que esta ruim é aquela capa que fica dentro do carro,esta pegando na junta elastica, tirei pra poder ajustar e depois eu monto, mas a direção ficou top...
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 5 Dez - 18:55:45

    caraca cara q beleza!!!!!


    tanta cortar um pouco da junta elastica!!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Ter 5 Dez - 19:23:24

    Flávio Ricardo de Faria escreveu:montei ontem a caixa, ficou show! a unica coisa que esta ruim é aquela capa que fica dentro do carro,esta pegando na junta elastica, tirei pra poder ajustar e depois eu monto, mas a direção ficou top...

    É possível que a capa não seja de opala com DH. Talvez por isso haja essa interferência.
    Flávio Ricardo de Faria
    Flávio Ricardo de Faria
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jundiai
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/10/2017

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Flávio Ricardo de Faria Qua 6 Dez - 20:50:45

    Marcos Adriano escreveu:caraca cara q beleza!!!!!


    tanta cortar um pouco da junta elastica!!!


    então, na verdade pega na parte metalica da junta elástica
    Flávio Ricardo de Faria
    Flávio Ricardo de Faria
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jundiai
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/10/2017

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Flávio Ricardo de Faria Qua 6 Dez - 20:52:27

    opala4cc escreveu:
    Flávio Ricardo de Faria escreveu:montei ontem a caixa, ficou show! a unica coisa que esta ruim é aquela capa que fica dentro do carro,esta pegando na junta elastica, tirei pra poder ajustar e depois eu monto, mas a direção ficou top...

    É possível que a capa não seja de opala com DH. Talvez por isso haja essa interferência.


    quando eu tirei essa capa, estava solta e torta, pode ser que alguem não conseguiu montar e entortou, fim de semana tento colocar, entra muito ar quente por la...
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Qua 6 Dez - 22:00:13

    Flávio Ricardo de Faria escreveu:
    opala4cc escreveu:

    É possível que a capa não seja de opala com DH. Talvez por isso haja essa interferência.


    quando eu tirei essa capa, estava solta e torta, pode ser que alguem não conseguiu montar e entortou, fim de semana tento colocar, entra muito ar quente por la...

    Ar quente é o de menos. Pior é ter algum vazamento do escapamento que leve gases tóxicos para o habitáculo.
    Tiago Dziedzic
    Tiago Dziedzic
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 87
    Idade : 35
    Localização : Rio Negrinho-SC
    Modelo do carro : Caravan deluxo 1977
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 22/02/2013

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Tiago Dziedzic Qua 13 Dez - 17:16:25

    Aqui na minha cidade também ninguém quer mexer com DH ai levei na cidade vizinha onde tem uma especializada em DH no cartãozinho deles diz ser autorizada ZF, enfim ficou muito bom o serviço.

    Agora uma duvida:

    Minha caravan é 4cil original sem dimensionado nada. É normal a bomba esquentar tanto a ponto de não poder encostar a mão? Bomba antiga pescoçuda.

    Acho que a minha ta esquentando demais.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Qua 13 Dez - 17:46:05

    Tiago Dziedzic escreveu:Aqui na minha cidade também ninguém quer mexer com DH ai levei na cidade vizinha onde tem uma especializada em DH no cartãozinho deles diz ser autorizada ZF, enfim ficou muito bom o serviço.

    Agora uma duvida:

    Minha caravan é 4cil original sem dimensionado nada. É normal a bomba esquentar tanto a ponto de não poder encostar a mão? Bomba antiga pescoçuda.

    Acho que a minha ta esquentando demais.

    É comum. Mas a maior parte do calor não é dela, é do motor. É o motor quem esquenta por proximidade a bomba da DH. Meramente por proximidade...
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 15 Dez - 18:13:41

    um dos meu canos do meu dimensionado 6x2 fica encostado na caixa de dh


    encostado mesmo


    preciso resolver isso.....o oleo esquenta muito...a caixa tbem.....o retentor dessa caixa de omega ja ta começando merejar
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sex 15 Dez - 18:47:07

    Marcos Adriano escreveu:um dos meu canos do meu dimensionado 6x2 fica encostado na caixa de dh


    encostado mesmo


    preciso resolver isso.....o oleo esquenta muito...a caixa tbem.....o retentor dessa caixa de omega ja ta começando merejar

    Pois é, mas o 6x2 é modificação do proprietário. Nesse caso específico os componentes estão sujeitos a uma quantidade maior de calor. Se a caixa de DH usasse apenas anéis o'ring de borracha nitrílica, era só mandar fazer de viton e deu pra bola. Mas infelizmente tem vedadores do tipo labial e anéis raspadores de polímero. Seria interessante se você conseguisse instalar um defletor de calor, feito de chapa de alumínio, entre o coletor e a caixa de DH. Algo parecido com que as montadoras fazem no assoalho do carro (por baixo do veículo), na região do catalisador, do abafador e da surdina, sabe?
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15315
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Rubão6cc Sex 15 Dez - 21:36:07

    Esse coletor era meu...um dos canos encosta mesmo na caixa de dh...no meu chegou a marcar a caixa, ficou afundado certinho a curva do coletor e isso é muito prejudicial...depois de um tempo de uso começou vazar muito óleo da caixa, tinha estragado o reparo. Morri numa grana boa pra fazer o reparo.


    _________________
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    Conteúdo patrocinado


    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 2 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar - 0:01:02