Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

87 usuários online :: 10 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 77 Visitantes :: 1 Motor de busca

Amilton Bonotto, Black, Caravan88, DanielSS76, fabinhoromao, Hammer Fall, matheuskbeca, pedrocabelera92, thiago6boca, Tiago Dziedzic

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7868)

100 (7771)

Sugestão de orientação básica para a postagem de um tutorial

Compartilhe

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2145
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros

Sugestão de orientação básica para a postagem de um tutorial

Mensagem por opala4cc em Sab 17 Out - 11:07:36

Sei que é meio pretensioso o objetivo deste tópico mas notei que tutoriais importantes estão nascendo neste fórum e pecam um pouco na parte técnica. Não na parte técnica de mecânica automotiva, mas sim, na clareza técnica de descrever procedimentos e apresentá-los.
Então, com o pouco que sei sobre normas técnicas para apresentação de trabalhos técnico-científicos, decidi descrever algumas boas práticas para a postagem de um "How-to" razoável de ser colocado em prática por quem lê e que facilitarão a organização do postador e diminuirão a dificuldade e a chance de problemas. É bastante óbvio que não entrarei em detalhes como o espaçamento correto da margem direita, da margem esquerda, o tipo e tamanho da fonte, espaçamento entre linhas, etc... Seria absurdo pormenorizar a esse nível, pois tal tipo de postagem não tem a pretensão de publicação técnica formal e acadêmica. O objetivo principal é tornar mais amigável o entendimento, a conexão das imagens com o texto, a repetibilidade do procedimento técnico descrito e a ordem em que foi feito.

Eu, quando redijo um tutorial, a primeira coisa que faço é reunir as fotos do procedimento em uma pasta no computador. Nesta pasta, eu crio um arquivo do wordpad.
Uso o wordpad porque não é tão rudimentar quanto o notepad, vem no windows, textos escritos nesse aplicativo não dão xiliques quando abertos em outras versões (diferentemente do microsoft word) e aceitam rudimentos de formatação de texto (apesar de eu não usá-los). Além da estabilidade, é claro.
Então, abro o arquivo em branco do wordpad e começo a redação. Sugiro as seguintes diretrizes:
1) Comece descrevendo o problema que motivou você a fazer o tutorial. Se o seu tutorial ("how-to, "passo-a-passo, etc...) se propõe a ser uma solução, então descreva o problema na forma de uma introdução;
2) Não se preocupe tanto com os erros de português. Sim, eles diminuem a credibilidade do tutorial, mas com bom conteúdo suplanta-se fácil esse tipo de contra-tempo. As pessoas que forem ler vão gostar da sua postagem, mesmo que você trucide a língua portuguesa. Vergonha é postar um passo-a-passo sem pé nem cabeça, que ninguém entende nada;
3) Não faça a formatação do texto (tamanho de fonte, margens, tipo de fonte, etc...). É perda de tempo. Quando passar o texto terminado para a janela de inserção de texto da plataforma do fórum, todo esse trabalho de formatação vai por água abaixo, pois terá de ser feito na própria janela de inserção de texto;
4) Salve a todo momento o arquivo de texto. Isso previne a perda da redação que você fez até agora, poupando você do dissabor de começar tudo de novo - o que muitas vezes pode fazê-lo desistir de postar;
5) Ao redigir, sempre que for descrever um procedimento que foi ilustrado em alguma foto que você tirou, já comece mencionando a foto e dando um número a ela: "...conforme a foto 1...", "...a foto 28 mostra...". Sempre que mencionar a foto com seu número, vá no windows, localize na pasta a foto e já dê o número correspondente a ela. É recomendável que as fotos e figuras tenham um número crescente de acordo com a aparição na postagem/descrição do tutorial;
6) Durante a redação, mantenha aberto o programa para edição das fotos. Eu uso o Paint Shop Pro. Não é tão complexo quanto um Photoshop, nem rudimentar como um Paint do windows. Me permite já ir redimensionando fotos, inserindo textos, circulando regiões, recortando e colando, posso abrir diversas fotos simultaneamente, etc...; À medida em que vou mencionando as fotos e numerando-as, se necessário já faço edições na própria foto, usando o Paint Shop Pro;
7) NUNCA insira fotos na postagem sem colocar legenda. A legenda deve ficar abaixo da foto e deve conter o número/nome da foto com uma breve descrição da foto. Exemplo: "Foto 23: procedimento para retirar o motor."
8 ) Procure usar termos corretos para descrever peças. Não é imprescindível, mas se você não sabe o nome do que está sendo mostrado ou é relevante na foto, então indique na imagem aquilo a que você está se referindo, circulando, colocando uma seta, etc...;
9) Terminado o tutorial e salvo o arquivo, eu vou até o fórum e localizo a seção pertinente a ser postado o procedimento. Clico em "novo tópico" e a janela para inserção de texto é aberta. Vou no arquivo aberto do wordpad, seleciono tudo e aciono o comando COPY do wordpad. Na janela de inserção de texto do fórum, faço o PASTE. Em seguida, começo a fazer o upload das fotos na ordem em que estão numeradas. Clico em "hospedar uma imagem" e faço o procedimento. Copio e colo o link que o tinypic me forneceu no local apropriado do arquivo de wordpad, pois já deixei a legenda da foto no texto, inserida no local apropriado. Por exemplo:
"... então usei o alicate extrator de anéis elásticos externos, conforme mostra a foto 20, para dar prosseguimento à remoção do conjunto.

<aqui faço o PASTE do link do tinypic>
Foto 20: removendo o anel elástico da forma apropriada.

Agora, vamos retirar a engrenagem hipóide...
"

10) Durante o upload de fotos, vou salvando o texto. Mas agora faço o contrário: copio todo o texto que está na janela de inserção do fórum e colo no arquivo do wordpad, para não perder as URLs das imagens/fotos que já fiz o upload. Exemplo, as URLS deste tipo "[i.m.g.]http://i60.tinypic.com/2hx0s92.jpg[/i.m.g.]"
11) Terminado o upload, eu uso as ferramentas de formatação de texto na parte de cima da janela de inserção de texto do fórum, para acertar as margens, cor, tamanho e tipo de fonte, etc...
12) O procedimento final é o botão de "enviar". Se você não quiser perder a formatação que fez para a postagem você pode, pela última vez, fazer o copy/paste, DA JANELA DO FÓRUM PARA O ARQUIVO DO WORDPAD.
A vantagem desse método é poder futuramente fazer com rapidez um eventual re-upload da postagem em caso de pane/crash no servidor do fórum. Desde que você tenha, é claro, gravado em alguma mídia de backup toda a pasta onde guardou o arquivo de wordpad com as respectivas fotos.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7868
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Re: Sugestão de orientação básica para a postagem de um tutorial

Mensagem por Rubão6cc em Seg 19 Out - 16:17:20

Muito bom hein!

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Seg 19 Out - 16:25:30

Rubão6cc escreveu:Muito bom hein!

OKK

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4993
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Seg 19 Out - 16:41:53

Legal, o que me chateia é que amoçada desta nova geração (não todos) se viciaram na linguagem da "net" tudo ressumido ou com letras assumindo o som de palavras.
E este termo "Filé" para chamar algo de bom me dói nos grãos.

Muito boa a iniciativa.

OKK

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Seg 19 Out - 18:50:21

adpachec escreveu:Legal, o que me chateia é que amoçada desta nova geração (não todos) se viciaram na linguagem da "net" tudo ressumido ou com letras assumindo o som de palavras.

Muito boa a iniciativa.

OKK

É VERDADE! Concordo em tudo o que você disse! Eu até tolero sem problemas essas novidades linguísticas, DESDE QUE a pessoa não se proponha a algo mais sério do que uma conversa informal no aplicativo de celular, SMS, uma pergunta despretensiosa no fórum, etc... Mas quando se trata de um passo-a-passo, uma redação, uma informação técnica, um manual, a descrição de um problema complicado no carro em que o cara precisa de ajuda... SEM CHANCE. O resultado, ao longo do tempo, é de gente que não consegue nem entender a mensagem passada em um texto (ironia, raiva, medo, cautela, censura, alegria, piada, etc...) se não tiver recheado de "emoticons"! Aquelas ferramentas que vieram para auxiliar acabaram se tornando muletas da comunicação.
Termos que poderiam ser evitados: "filé", "barbadão", "diboa", "vc", "T+", "abs", etc...

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7868
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Seg 19 Out - 19:31:11

opala4cc escreveu:
adpachec escreveu:Legal, o que me chateia é que amoçada desta nova geração (não todos) se viciaram na linguagem da "net" tudo ressumido ou com letras assumindo o som de palavras.

Muito boa a iniciativa.

OKK

É VERDADE! Concordo em tudo o que você disse! Eu até tolero sem problemas essas novidades linguísticas, DESDE QUE a pessoa não se proponha a algo mais sério do que uma conversa informal no aplicativo de celular, SMS, uma pergunta despretensiosa no fórum, etc... Mas quando se trata de um passo-a-passo, uma redação, uma informação técnica, um manual, a descrição de um problema complicado no carro em que o cara precisa de ajuda... SEM CHANCE. O resultado, ao longo do tempo, é de gente que não consegue nem entender a mensagem passada em um texto (ironia, raiva, medo, cautela, censura, alegria, piada, etc...) se não tiver recheado de "emoticons"! Aquelas ferramentas que vieram para auxiliar acabaram se tornando muletas da comunicação.
Termos que poderiam ser evitados: "filé", "barbadão", "diboa", "vc", "T+", "abs", etc...

Vc e abs até acho aceitável...costumo usar muito 'vc'...agora o resto que vc disse aí é linguagem de malandro..rs

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Seg 19 Out - 19:49:47

Rubão6cc escreveu:
opala4cc escreveu:

Vc e abs até acho aceitável...costumo usar muito 'vc'...agora o resto que vc disse aí é linguagem de malandro..rs

Depois de redigir o tópico sobre a orientação na postagem de tutoriais e clicar no botão de "enviar", confesso que me arrependi de tê-lo criado. Achei que era demasiado pretensiosa essa orientação. Fiquei surpreso e grato de ter recebido um feedback positivo dela.
Sobre as abreviações e expressões atuais, apenas vamos tentar dar mais ênfase na boa construção de frases, evitando textos confusos e de intepretação dúbia. OKK

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 19 Out - 20:08:42

Excelente sugestão opala4cc,o tutorial tem que ser o mais objetivo possível

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Seg 19 Out - 20:17:09

Rubão6cc escreveu:
opala4cc escreveu:

VC e ABS eu também uso no celular, mas no texto não se pode, dificulta até o entendimento.

OKK

renato732
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 315

Mensagem por renato732 em Seg 19 Out - 20:45:54

Muito boa a iniciativa.

OKK

FILE esse topico!

Smile

Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3844
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!

Mensagem por Pedrão B. em Seg 19 Out - 21:55:57

Se não é filé, é top!
Tudo agora é top!!!

Tinha um membro aqui, Comandante alguma coisa, não me lembro...
Os tópicos dele, eram bem "floreados" digamos, todo escrito com linguagem culta, com uso abundante de palavras incomuns ao vocabulário da grande maioria...mas, existia pouco conhecimento técnico por parte dele, o que acabava por transformar tudo em uma grande "verborréia'!

Eu procuro escrever da maneira mais correta possível, mas também me policio para que o texto não fique excessivamente culto, e não se faça entender...

Creio que um meio termo, entre a boa escrita e o conhecimento, seria a condição ideal...

Mas confesso que minha mão coça para corrigir alguns erros que vejo por aqui...

[]'s

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Seg 19 Out - 23:35:21

Pedrão B. escreveu:Se não é filé, é top!
Tudo agora é top!!!

Tinha um membro aqui, Comandante alguma coisa, não me lembro...
Os tópicos dele, eram bem "floreados" digamos, todo escrito com linguagem culta, com uso abundante de palavras incomuns ao vocabulário da grande maioria...mas, existia pouco conhecimento técnico por parte dele, o que acabava por transformar tudo em uma grande "verborréia'!

Eu procuro escrever da maneira mais correta possível, mas também me policio para que o texto não fique excessivamente culto, e não se faça entender...

Creio que um meio termo, entre a boa escrita e o conhecimento, seria a condição ideal...

Mas confesso que minha mão coça para corrigir alguns erros que vejo por aqui...

[]'s

Esse seu relato do tal Comandante me lembrou um negociante de carros antigos que havia na internet na década passada chamado "Zembrod" que fazia uma verdadeira redação cheia de floreios e enaltecimentos aos carros que ele anunciava. Cada texto era um ode ao exagero e enrolação. Quando ele anunciava no ML os carros com preços surreais, a seção de perguntas dos anúncios dele se enchia de gente zuando.

A minha mão também coça para corrigir alguns erros de português, principalmente os meus, que vejo posteriormente. Mas acredito que ficar editando o que a gente postou acaba por prejudicar aqueles membros que estão inscritos no tópico e são notificados sobre alterações que na verdade não são significativas por serem meramente correções ortográficas.

7abio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 145
Modelo do carro : Coupe 1976 4 cil 2500
Cilindros : 4Cil

Mensagem por 7abio em Ter 20 Out - 7:27:46

Não colocar todo texto em negrito também acho interessante, usar apenas para ressaltar alguma informação importante, titulo ou passo (passo 1, . . . )

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Ter 20 Out - 17:10:58

renato732 escreveu:

Muito boa a iniciativa.

OKK

FILE esse topico!

Smile

Pô sacanagem........

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro