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Radiador original do opala ou de aluminio?

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Douglas Vaciliev
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Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por Douglas Vaciliev em Qui 22 Out - 9:56:24

Boa tarde

Não consegui achar um tópico com essa dúvida...

O meu radiador é original do opala 4cc (Acho que é de ferro) e vou ter que fazer uma manutenção, abrir e varetar.

Porém tem novo no mercado livre de aluminio por quase o mesmo preço para realizar o serviço no meu usado.

A pergunta é para quem ja teve essa experiência. Qual radiador refrigera mais o original em bom estado ou esses novos em aluminio?

New_gp
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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por New_gp em Qui 22 Out - 12:01:17

Cara assim acho que uns 90% dos radiadores sao de aluminio hoje em dia. Quanto aos antigos nao sei dar a certeza. A Primeira diferenca seria quanto as partes mais externas dele. Imagine que tem o nucleo e 2 partes aonde e conectadas as mangueiras normalmente de plastico(modernos) os da aluminio tem essa parte tbm em aluminio. Vantagem destes estetica.

Agora Para radiadores mais "preparados" sim todos sao de aluminio e tem performace superior mas isso muda muito de acordo com cada marca. Normalmente tem uma capacidade maior tambem. Sao ou mais grossos ou tem algo de diferente.

Oque me deixou meio intrigado e o seguinte. Radiadores de aluminio Novos de boa marca tu vai pagar de 1000 para cima, para baixo disso e peca estetica na minha opiniao. Para um radiador novo 4cc tu paga uns 400 pila eu comprei o meu semi novo por 150 impecavel. Mas para varetar e limpar ele tu nao deve gastar mais de 150 nunca nao sei oque pediram.

Se for um modelo mto antigo algo tipo 70+- Talvez ele tenha estas partes que hoje sao de plastico em ferro. Se este for o caso pode ser ruim de abrir ou fechar para dar esse valor mas dai eu colocaria um radiador novo.

Tem um colega aqui no site vendendo um de Al quem sabe da uma conversada com ele.

Douglas Vaciliev
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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por Douglas Vaciliev em Qui 22 Out - 12:41:52

New_gp escreveu:Cara assim acho que uns 90% dos radiadores sao de aluminio hoje em dia. Quanto aos antigos nao sei dar a certeza. A Primeira diferenca seria quanto as partes mais externas dele. Imagine que tem o nucleo e 2 partes aonde e conectadas as mangueiras normalmente de plastico(modernos) os da aluminio tem essa parte tbm em aluminio. Vantagem destes estetica.

Agora Para radiadores mais "preparados" sim todos sao de aluminio e tem performace superior mas isso muda muito de acordo com cada marca. Normalmente tem uma capacidade maior tambem. Sao ou mais grossos ou tem algo de diferente.

Oque me deixou meio intrigado e o seguinte. Radiadores de aluminio Novos de boa marca tu vai pagar de 1000 para cima, para baixo disso e peca estetica na minha opiniao. Para um radiador novo 4cc tu paga uns 400 pila eu comprei o meu semi novo por 150 impecavel. Mas para varetar e limpar ele tu nao deve gastar mais de 150 nunca nao sei oque pediram.

Se for um modelo mto antigo algo tipo 70+- Talvez ele tenha estas partes que hoje sao de plastico em ferro. Se este for o caso pode ser ruim de abrir ou fechar para dar esse valor mas dai eu colocaria um radiador novo.

Tem um colega aqui no site vendendo um de Al quem sabe da uma conversada com ele.


O meu opala é 1979. Radiador de ferro por cima soldado como v. falou super pesado e esta tudo entupido, olhei pela tampa do radiador as canaletas estão entupidas ou metade entupidas, com um arame vc cutuca e a ferrugem sai. Uma empresa aqui pediu R$ 180,00 pelo serviço

No ML tem radiador de aluminio por R$ 309,00 novo. Pelas medidas ele é mais estreito um pouco e nenhum vendedor soube me responder a litragem. Pode ser que é menor por fora porém as canaletas por dentro maiores)
Outra duvida é que nas descrições falaram que são para opalas acima de 1983. Mas que eu saiba os suportes de todos os opalas são iguais, e como esse de aluminio é mais estreito ele tem tipo um suporte na lateral que alcançaria no suporte do carro. e Ele tem lugar para por ventoinha eletrica e o meu está mecanica.

Não sei o que fazer!!!

FR1974
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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por FR1974 em Qui 22 Out - 13:50:09

Amigo mande uma MP para o Denizio aqui do fórum... ele fabrica esses radiadores de alumínio e tbm vende no ML.
Ele vai te responder com compropriedade as sua dúvidas.
Eu creio, que o de alumínio é mais modernidade e dissipa melhor o calor..

Tonho_RS
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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por Tonho_RS em Qui 22 Out - 15:45:10

Que exploração hein, aqui me cobraram R$ 70,00 para varetar o radiador de cobre (mesmo do teu), ou seja, foi preciso remover as soldas, varetar, estanhar tudo de novo e ainda o cara entregou ele pintado e com a mangueira do ladrão nova.

O problema de varetar radiadores antigos é que as paredes dos tubos já estão muito finas e podem furar, e foi o que aconteceu no meu caso, depois de instalar no carro e o mesmo atingir a temperatura normal surgiram diversos vazamentos.

Optei por trocar a colméia e já aproveitei para colocar uma de 3 carreiras, gastei no total (colméia + mão de obra) R$ 400,00.

Boa sorte.

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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por opaleiro ss em Qui 22 Out - 19:18:37

Amigo, acho que compensa comprar o de alumínio. Serve perfeitamente e não necessita de nenhuma adaptação. Uma coisa que terá que trocar é a mangueira inferior, visto que o diâmetro no radiador é mais estreito. Ou seja, a entrada e saída são de diâmetros diferentes.

Rapaz, tá caro....... há um tempo o pessoal pedia 220 pila nesse radiador. Comprei um usado de um chegado por 150 (zero e na caixa). Comprou e não usou.

Douglas Vaciliev
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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por Douglas Vaciliev em Sex 23 Out - 8:00:16

Atualizando...

Falando com o pessoal e pesquisando fui orientado que:

O radiador de aluminio é muito bom para motor original, faz a troca de temperatura mais rápido que o de cobre (original) porém a litragem é bem menor (cerca de 2 a 3 litros de água) por ser mais estreito e apenas com duas canaletas. Mas teria que colocar uma ventoinha elétrica e após o motor quente ficaria ligando direto em trânsito parado.

Já o original de cobre que esta no meu é com três canaletas cabe aproximadamente 6 litros de água (o dobro) assim a água fica mais tempo no radiador e resfria mais sendo mais eficiente.

Como meu projeto é turbina-lo mais pra frente foi recomendado restaurar o meu mesmo original ou comprar um de aluminio com 3 canaletas (mandar fazer) que ai sim não vou ter dor de cabeça.

Mandei restaurar o meu ontem mesmo, o cara vai cobrar R$ 100,00 (fiz orçamento em outras lojas conceituadas e consegui esse preço) pelo serviço mas já alertou que como o radiador é antigo na hora que ele for soldar esquenta muito é perigo ficar com vazamento nos pé de canos. Assim vai ser preciso trocar a colméia.

Vamos ver como vai ficar!!!


Douglas Vaciliev
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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por Douglas Vaciliev em Sex 23 Out - 8:07:31

opaleiro ss escreveu:Amigo, acho que compensa comprar o de alumínio. Serve perfeitamente e não necessita de nenhuma adaptação. Uma coisa que terá que trocar é a mangueira inferior, visto que o diâmetro no radiador é mais estreito. Ou seja, a entrada e saída são de diâmetros diferentes.

Rapaz, tá caro....... há um tempo o pessoal pedia 220 pila nesse radiador. Comprei um usado de um chegado por 150 (zero e na caixa). Comprou e não usou.

Pois é... o mais barato 309 com frete grátis.
O que não subiu depois da reeleição/administração da nossa Presidenta???? rsss

kelvin73
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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por kelvin73 em Sex 23 Out - 8:54:48

No meu arranquei fora o original que tava ruim e coloquei um novo de alumínio, saiu mais barato e não me incomoda mesmo eu viajando com o carro o tempo todo. A ventoinha do meu é original por correia, não pretendo colocar elétrica agora pois funciona muito bem assim, nunca ferveu.

Douglas Vaciliev
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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por Douglas Vaciliev em Sex 23 Out - 9:47:08

kelvin73 escreveu:No meu arranquei fora o original que tava ruim e coloquei um novo de alumínio, saiu mais barato e não me incomoda mesmo eu viajando com o carro o tempo todo. A ventoinha do meu é original por correia, não pretendo colocar elétrica agora pois funciona muito bem assim, nunca ferveu.

Vc comprou desses que tem no ML com duas canaletas?

Bom saber se tive que trocar a colméia do meu deixo queto e compro um desse.

Só não sei se vai dar conta quando turbinar ele mais pra frente...

Daniel74
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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por Daniel74 em Sab 24 Out - 5:24:54

Devido a confecção do trocador de calor "RADIADOR" os originais são mais eficientes, pelo menos os de alumínio que são fabricados e que eu já vi, em especifico para Opala os tubos da colméia são tubos redondos e de diâmetro avantajado em relação aos originais que são aquelas galerias quadradas e pequenas.
Por a galeria do original ser menor a troca de calor é mais eficiente em relação ao de tubo redondo de alumínio, devido a sua grande área a água no centro do tubo sempre estará mais quente que nas extremidade do tubo.
   






subirimagenes

É perceptível a diferença na construção dos trocadores imagine que um tubo de alumínio desses pode ser dividido em quantas vezes em relação ao de um trocador original "galeria quadrada".  

Logo para ter a mesma eficiência térmica do original o radiador de alumínio com esta configuração como  na imagem acima necessitaria ter um tamanho maior para poder compensar a sua ineficiência térmica.

Não estou dizendo que ele não funcione, mas apenas fazendo uma comparação entre os dois trocadores de calor em termos de eficiência.

kelvin73
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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por kelvin73 em Seg 26 Out - 8:18:06

Douglas Vaciliev escreveu:
kelvin73 escreveu:No meu arranquei fora o original que tava ruim e coloquei um novo de alumínio, saiu mais barato e não me incomoda mesmo eu viajando com o carro o tempo todo. A ventoinha do meu é original por correia, não pretendo colocar elétrica agora pois funciona muito bem assim, nunca ferveu.

Vc comprou desses que tem no ML com duas canaletas?

Bom saber se tive que trocar a colméia do meu deixo queto e compro um desse.

Só não sei se vai dar conta quando turbinar ele mais pra frente...

O meu é o mais simples, paguei uns 200 pila numa auto-peças mesmo! Como meu motor é original não precisava de muita coisa, se quiser mando uma foto mas creio que seja melhor você já comprar um radiador que aguente o carro turbo, economiza grana depois!

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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por cesar cardeal em Seg 26 Out - 10:39:11

contribuindo...

como o radiador original estava ha muitos anos em funcionamento, resolvi comprar um de alumínio. fizeram conforme a abertura da frente do opala, um pouco maior do original. a litragem aumentou, mas verifiquei que caiu cerca de 6 graus com relação ao original.

satisfeito com o resultado  OKK OKK


Douglas Vaciliev
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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

Mensagem por Douglas Vaciliev em Qua 25 Nov - 7:30:36

Finalizando

Meu radiador original vai ser necessário trocar a colméia mesmo, feito orçamento para pedir uma colméia nova com 3 canaletas achei muito caro.

Comprei um de aluminio mesmo da marca valeo desses que tem para vender no ML com duas canaletas.
Instalei no carro precisei comprar uma mangueira nova inferior porque é diferente a entrada do radiador original, esse de aluminio a boca é mais estreita.

Pode desde o kct no opalão agora que a temperatura passa um pouquinho da metade só do marcador de temperatura mecanico que instalei nele e na rodovia não passa da metade.

Resolvi meu problema.

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Re: Radiador original do opala ou de aluminio?

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