Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Apresentação - Opalão 79 - 4 portas
Hoje à(s) 17:15:28 por Gleisson do Opalão

» Farol de milha CIBIE
Hoje à(s) 16:40:28 por tcheco 8687

» Opala Drift ?
Hoje à(s) 16:19:51 por Shadow90

» Cabeçote caseiro
Hoje à(s) 16:07:06 por Felipe/S

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 15:47:37 por tcheco 8687

» Procuro Pivo/Eixo do limpador do opala diplomata 91/92
Hoje à(s) 13:27:50 por gimenez

» buchas do tirante duvidas
Hoje à(s) 12:28:02 por evandro santana

» Opala do Pai - Comodoro Las Vegas 1979 4cilindros 3 marchas
Hoje à(s) 10:47:32 por Rodrigo N

» Diplomata 89 6 cilindros Gasolina
Hoje à(s) 10:41:46 por Rodrigo N

Quem está conectado

72 usuários online :: 6 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 66 Visitantes :: 2 Motores de busca

Danúbio Azul 78, Gleisson do Opalão, Isael, LeandroAlba, neuronio, rafaelopalaleiro

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7862)

100 (7771)

Melhores velas para 6 Cilindros

Compartilhe

PauloPrado
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 54
Modelo do carro : Chevrolet Caravan 1990
Cilindros : 6 Cilindros

Melhores velas para 6 Cilindros

Mensagem por PauloPrado em Ter 27 Out - 15:56:45

Galera, boa tarde.

Eu preciso trocar as velas da minha Caravan 1990 - 6 Cilindros, uns amigos me falaram que existem algumas velas especificas mais caras, porém prometem maior desempenho e durabilidade, podem me ajudar? quais são as mais recomendadas?

Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3050
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!

Re: Melhores velas para 6 Cilindros

Mensagem por Müller em Ter 27 Out - 16:34:05

PauloPrado escreveu:Galera, boa tarde.

Eu preciso trocar as velas da minha Caravan 1990 - 6 Cilindros, uns amigos me falaram que existem algumas velas especificas mais caras, porém prometem maior desempenho e durabilidade, podem me ajudar? quais são as mais recomendadas?

Cara, se teu motor tá com ignição original, vá de velas comuns mesmo, NGK, de acordo com o combustível.

Existem as velas de iridium, mas, na minha opinião (e experiência) só vão mostrar seu verdadeiro desempenho com um sistema de ignição melhor (MSD, por exemplo).

PauloPrado
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 54
Modelo do carro : Chevrolet Caravan 1990

Mensagem por PauloPrado em Ter 27 Out - 22:32:20

Müller escreveu:

Cara, se teu motor tá com ignição original, vá de velas comuns mesmo, NGK, de acordo com o combustível.

Existem as velas de iridium, mas, na minha opinião (e experiência) só vão mostrar seu verdadeiro desempenho com um sistema de ignição melhor (MSD, por exemplo).

Hum, beleza mano! fica em torno de 80 reais né?

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2952
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S

Mensagem por Paulo Corso em Qui 29 Out - 14:30:11

Velas NGK ou GM mesmo. Essas velas com 3 ou 4 eletrodos só para motores preparados. As velas NGK já dão conta do recado com sobra, o que passar disso é desperdício de grana.

Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

New_gp
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 183
Modelo do carro : Opala comodoro 82 coupe
Fan 125
Cilindros : 4,1/2

Mensagem por New_gp em Sab 31 Out - 7:37:48

Cara na verdade velas de 3/4 eletrodos sao uma tecnologia ecobost da vida. Elas nao trazem um melhor desempenho e os proprios fabricantes falam isso quem nao fala e os vendedores. A grande vantagem destas velas e a durabilidade da mesma. em quanto uma vela normal deveria ser regulado o GAP de 5000 em 5000 km essas de 4 eletrodos por exemplo so tem que regular o GAP a cada 20000 obviamente entao tu mantem o motor regulado durante mais tempo alem de ela durar mais.

Mas a eletrica fala "A corrente sempre vai procurar o caminho mais facil e de menor resistencia" ou seja a vela sempre vai escolher 1 dos 4 caminhos e descarregar ali na proxima ela escolhe de novo outro caminho pode ser o mesmo pode nao ser mas JAMAIS vai haver 2 centelhas juntas, o nome disso seria twin spark tecnologia dos alfa romeu e nao vingou ou seja nem com 2 velas por cil aumentou o desempenho. Avioes com motor tambem usam 2 velas por cil mas uma e pro sistema de emergencia so pra curiosidade.

Velas irdium de fato tem um algo a mais. A temperatura de ignicao dela e maior ela provoca um curto mais forte por assim dizer, porem para um carro original a diferenca vai ser imperseptivel e elas sao meia chatinhas com umidade por exemplo. Se tu nao roda com o carro direto eventualmente elas enferrujam e nao pegam direito nao me pergunte o pq. Dai tu vai la tira elas da uma lixadinha e Buahhhhh buahhhhhh.... (isso e um carro nao choro so pra deixar claro kkk)

Por final existem velas de competicao mas dai eu ja desconheco meu professor do senai que falava delas e que elas tem ouro nao sei aonde.

Resumindo carro original = vela original NGK(melhor marca pra velas no mercado) ou GM(NGK com outro logo)

Sergio Rocha
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 62
Modelo do carro : Caravan 92
Cilindros : 6

Mensagem por Sergio Rocha em Dom 6 Dez - 11:53:47

Quando os opalas eram fabricados, a gasolina não tinha 25 % de álcool . A GM determinou velas de grau 5 para motores a gasolina. Hoje com esses 25% não seria melhor usar velas de grau 6 ?

A minha caravan, 6 cil original, está usando grau 5 queima cinza não tem nada de errado, funciona normal. Vou trocar, por manutenção preventiva, as velas e estou tentado a usar NGK grau 6. O que acham? Alguém usa ?
sds

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Dom 6 Dez - 12:05:38

Vá de velas e cabos tb NGK.

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Sergio Rocha
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Sergio Rocha em Dom 6 Dez - 12:09:30

Eu sempre uso velas e cabos ngk, em todos os carros. A minha dúvida é quanto ao grau.

sds

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4993
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Dom 6 Dez - 13:23:55

Sergio Rocha escreveu:Quando os opalas eram fabricados, a gasolina não tinha 25 % de álcool . A GM determinou velas de grau 5 para motores a gasolina. Hoje com esses 25% não seria melhor usar velas de grau 6 ?

A minha caravan, 6 cil original, está usando grau 5 queima cinza não tem nada de errado, funciona normal. Vou trocar, por manutenção preventiva, as velas e estou tentado a usar NGK grau 6. O que acham? Alguém usa ?
sds

O aumento de álcool na gasolina não necessita uma vela mais "fria" (grau 6) porque o grau da vela é determinado pela taxa de compressão e o calor gerado na câmara.
Mais álcool na gasolina significa redução no poder de explosão e consequentemente redução no calor da câmara.
O ideal seria aumentar a giclagem e rebaixar o cabeçote, aí sim pensar em velas Grau 6.
Velas modernas como a iridium usam a "teoria das pontas" onde a energia se acumula em cantos ou pontas e o "disparo" é mas rápido e forte, mas elas são boas para motores com a vela no topo da câmara e não no lado como no opala.
E as velas chegam ao mercado com GAP (folga) de 0,7 mm no eletrodo, o motor 6 cc pede folga de 0,8 a 0,9 mm e o 4 cc de 0,9 a 1,1 mm dependendo da bobina que se usa (modelos anos 80 para cima), os mais velhos a folga é de 0,7 a 0,9 mm.
Então só colocar a vela no motor (sem acertar o Gap) vai prejudicar a faísca a médio prazo.

OKK

Sergio Rocha
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Sergio Rocha em Dom 6 Dez - 14:12:45

Agradeço sua explicação, concordo plenamente. A adição do álcool não aumenta a temperatura. Como a taxa é a original vou manter as de grau 5 com gap de 9mm já que a bobina e o módulo são originais.
A caravan é 4.1 ano 92 toda original.

sds

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Modelo do carro : Silverstar 1983
4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 6 Dez - 20:01:13

Bem lembrado adpachec,eu coloquei as velas no motor novo sem alterar os GAP,já vou passar pra 0,9mm essas semana,e ainda eu uso uma bobina mais forte mas acho que 0,9 já ta bom.As velas são BP8ES(acho que é isso)

Uma vez eu tirei as velas pra mim ver o GAP,pensei que tava muito fechado,mas tava ao contrario,tinha vela que tava maior que 1,3mm,passei pra 1mm se não me engano e já ficou bom

Última edição por bruno silverstar83 em Seg 7 Dez - 18:39:45, editado 1 vez(es)

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

Daniel lugo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 164

Mensagem por Daniel lugo em Seg 7 Dez - 6:25:23

bruno silverstar83 escreveu:Bem lembrado adpachec,eu coloquei as velas no motor novo sem alterar os GAP,já vou passar pra 0,9mm essas semana,e ainda eu uso uma bobina mais forte mas acho que 0,9 já ta bom.As velas são BP5ES(acho que é isso)

Uma vez eu tirei as velas pra mim ver o GAP,pensei que tava muito fechado,mas tava ao contrario,tinha vela que tava maior que 1,3mm,passei pra 1mm se não me engano e já ficou bom

BPR5ES Gasolina
BPR6ES Etanol

A NGK recomenda 0,8 de Gap no 6 cilindros
e 0,8 a 1,1 para os 4 cilindros.

E vela GM é NGK com carimbo GM, velas Volkswagen é BOSCH com carimbo VW. Não te apega muito a essa de "ORIGINAL" não...
ABRAÇO

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Modelo do carro : Silverstar 1983
4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 7 Dez - 18:40:48

Daniel lugo escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Bem lembrado adpachec,eu coloquei as velas no motor novo sem alterar os GAP,já vou passar pra 0,9mm essas semana,e ainda eu uso uma bobina mais forte mas acho que 0,9 já ta bom.As velas são BP5ES(acho que é isso)

BPR5ES Gasolina
BPR6ES Etanol

A NGK recomenda 0,8 de Gap no 6 cilindros
e 0,8 a 1,1 para os 4 cilindros.

E vela GM é NGK com carimbo GM, velas Volkswagen é BOSCH com carimbo VW. Não te apega muito a essa de "ORIGINAL" não...
ABRAÇO

Eu me confundi,é BP8ES,meu motor é taxadão na gasolina

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:25:48

Data/hora atual: Dom 4 Dez - 17:25:48