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Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

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Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Sex 30 Out - 0:12:28

versão 1.0 - 28/10/2015

Observando que muitos proprietários de opala e caravans ainda dependem de mecânico para a simples limpeza periódica do carburador e levando em conta o fato de que são comuns as sabotagens e enjambrações nos carburadores feitas pelos profissionais da área sem a ciência do proprietário - muitas vezes pela dificuldade em adquirir alguns componentes já danificados ou desgastados pelo uso e em outros casos pela simples preguiça de sair atrás da peça - resolvi fazer este passo-a-passo para a limpeza corriqueira do carburador solex-brosol 3E do opala.
O objetivo desta postagem é unicamente desmistificar o processo obrigatório e periódico de limpeza, não abordando a regulagem básica nem as regulagens dos periféricos do carburador. Como será visto, as regulagens serão meramente copiadas das que já haviam anteriormente ao procedimento. Se você acessou este tópico querendo aprender a regular um carburador, infelizmente não será aqui que você aprenderá. O melhor jeito de ensinar a regulagem é com um vídeo e vídeos são para o youtube. Este passo-a-passo é para os LEIGOS que precisam limpar o carburador 3E.
O carro em questão é um 4 cilindros à gasolina com condicionador de ar. A despeito de ser um carro à gasolina, seu carburador é também niquelado, como nos modelos a álcool. Os primeiros brosol 3E de opala/caravan à gasolina não possuíam banho de níquel (provavelmente do meio de 1990 até início de 1991), porém mais tarde a GM passou a niquelar todos. Não por mera coincidência, nesse período mais ou menos, o governo aumentou oficialmente a porcentagem de álcool anidro na gasolina. Mais tarde, esses percentuais foram paulatinamente aumentando ainda mais...

A primeira coisa a ser feita é óbvia: desligue um dos cabos da bateria, por questões de segurança. Em seguida, desaparafuse os dois parafusos no topo da cobertura do filtro de ar (se ainda houver no seu carro) indicados em "A" na foto 1. Solte também as seis presilhas do tipo mola na periferia da tampa, circuladas na foto 1. Estas não se desprendem da base da cobertura do filtro, apenas soltam a tampa. Agora, com cuidado, puxe para cima a tampa, aos poucos.


Foto 1: Os parafusos da tampa do filtro de ar e as presilhas. "B" é a câmara do Thermac e "C" o tubo de tomada de vácuo do thermac.

Então, você verá exatamente o que está na foto 2.


Foto 2: Sem a tampa da cobertura do filtro de ar.

Separe uma bacia plástica ou de aço inoxidável, absolutamente limpa de detritos. Remova elemento filtrante circular (o filtro de ar propriamente dito) e também remova cuidadosamente as porcas que ficam nos três parafusos prisioneiros indicados nas setas verdes da foto 3. Não as deixe cair dentro dos venturis. Normalmente as borboletas dentro dos venturis estão fechadas, mas pode haver alguma sabotagem extrema no seu carburador que permita que alguma porca que eventualmente caia no venturi passe pela borboleta e atinja o coletor de admissão. A recuperação da porca poderia ser traumática a um iniciante. Se tiver medo que aconteça, tape os venturis com um pano limpo durante a retirada das porcas. No local aonde tem a seta vermelha da foto 3 vai uma descarga de recirculação de gases do motor que tem o formato exato de um Tubo de Pitot (apesar de não ser um). Este carro já não tem mais. Quando comprado ainda tinha, entretanto a fixação estava quebrada e achei melhor remover a peça, pois havia risco de se soltar e ficar rolando solta por ali. Puxe para cima o anel metálico indicado pela seta branca da mesma foto e coloque-o no recipiente de banho, que é a bacia plástica ou de aço inoxidável. Se for de plástico, vai ficar por muito tempo com cheiro do solvente de limpeza. Portanto, não selecione recipiente que vá ser usado para outros fins à posteriori.


foto 3: Continuando a remoção.

Levante a base da carcaça de cobertura do filtro de ar e desconecte o tubinho "E" e a mangueira "F" da figura 4. Este é um bom momento para testar o funcionamento do sistema do thermac. Desconecte o tubinho "G" da foto 4 e faça sucção no local onde encaixa este tubinho. Se a portinhola localizada na tomada de ar for acionada, a válvula do thermac está boa.


Foto 4: Desconectando a base da cobertura do filtro de ar.


Foto 5: "H" é a haste que aciona a portinhola do thermac. Se acionada no teste de sucção, a válvula do thermac está boa.

A tampa da cobertura do filtro de ar (foto 6) deve ser lavada com água e sabão se estiver muito suja na parte interna. Levando em conta os altos preços que esta cobertura atinge em sites de compra e venda na internet, melhor não arriscar com solventes. O mesmo ocorre com a base da carcaça (foto 7), na região circulada em branco, que pode ser limpa com um pano umedecido com álcool.


Foto 6: a tampa da cobertura do filtro de ar.


Foto 7: limpar a região circulada em branco.

Se tudo foi feito corretamente até agora, você terá a visão igual a da foto 8.


foto 8: Visão do carburador.

Desconecte o fio do interruptor da marcha-lenta ("I"), a mangueira de entrada de combustível que vem do desborbulhador ("J"), a mangueirinha do avanço a vácuo que vem do distribuidor até o tubinho com anel vermelho ("K") e as conexões do cânister ("L" e "M"), todos na foto 9. Observe que nesta foto a posição das mangueirinhas "K" e "L" estão trocadas. São coisas do pangaré onde mandei fazer a limpeza do carburador na última vez.


foto 9: Desconectando as mangueirinhas do carburador. Na foto, "K" deveria estar ligado onde está "L" e vice-versa!

Agora, coloque um pedaço de fita isolante exatamente no ponto onde o arame do cabo do afogador entra no sextavado com furo passante e em seguida afrouxe sem tirar os parafusos indicados nas setas, tudo na foto 10. Puxe o cabo do afogador para fora da sua conexão com o carburador, deixando sua ponta solta.


Foto 10: Soltando o cabo do afogador.

Agora, olhando a foto 11, solte as mangueirinhas "N" (ligação da válvula EGR), "O" (ligação da cápsula do afogador), remova "P" (blow-by, ventilação positiva do cárter) que não tem uso nos opalas e por isso fica tampado e remova "Q" (injetor de gasolina na partida a frio, motores a álcool) que também fica tampado em motores à gasolina.


Foto 11: Desconectando "N", "O", "P" e "Q".

Desconecte as mangueirinhas "R" e "S", na foto 12 (presentes apenas em carros com condicionador de ar).


foto 12: Desconectando "R" e "S". "T" foi desconectado na ocasião da remoção da carcaça do filtro de ar (vai para o sistema de thermac).

Solte os parafusos indicados em setas vermelhas nas fotos 13 e 14.


Foto 13: Parafuso a ser solto.


Foto 14: Outro parafuso a ser solto.

Solte o cabo do acelerador, desconectando-o do carburador em um dos dois pontos circulados em vermelho na foto 15.


Foto 15: Desconectando o cabo do acelerador.

Chegou a hora de remover o carburador do carro. Solte as três porcas circuladas em vermelho na foto 16, tomando o cuidado de não deixá-las cair nem dentro do carburador nem dentro do cofre do motor. Agora puxe para cima o carburador e ele sairá. NÃO VIRE DE LADO O CARBURADOR, POIS AINDA HÁ GASOLINA NA CUBA! Se ele não sair ao puxar para cima, despeje um pouco de óleo de máquina singer, um WD40 ou similar nos três parafusos prisioneiros que seguram o carburador fazendo o óleo escorrer por eles. Em seguida, tente de novo.


Foto 16: Porcas de fixação do carburador no coletor de admissão.


Foto 17: o carburador já retirado e pronto para a subsequente desmontagem.

Remova a cápsula do segundo estágio primeiro alavancando a ponta da sua haste com uma chave de fenda pequena no sentido da seta, conforme indicado na figura 18 e em seguida soltando os dois parafusos indicados por setas vermelhas na foto 19. Por último, basta desconectar sua mangueirinha.


Foto 18: Desconectando a cápsula de vácuo do segundo estágio e o eixo do segundo corpo.


Foto 19: Parafusos a serem retirados para liberar a cápsula de vácuo do segundo corpo.


Foto 20: A cápsula do segundo estágio já liberada do carburador.

A cápsula de vácuo do segundo estágio não deve ser lavada em solventes. Na verdade, não deve ser lavada. Por isso foi separada do carburador.
Agora, solte os três parafusos circulados em vermelho e uma das pontas da mola de tração (também circulada em vermelho), tudo na foto 21, para liberar o sistema de cames do afogador/desafogador.


Foto 21: Soltando o sistema de cames do afogador/desafogador.


Foto 22: o sistema de cames do conjunto do afogador/desafogador já liberado do carburador.

Solte os quatro parafusos da bomba de aceleração, conforme indicado na foto 23.


Foto 23: soltando os parafusos da bomba de aceleração.

Removida a tampa da bomba de aceleração, inspecione a mola de compressão e a mola plana da membrana. Se a mola de compressão apresentar ferrugem ou estiver torta, substitua. Se a mola da membrana estiver quebrada, substitua (foto24).


Foto 24: inspeção dos componentes da bomba de aceleração.

Remova o interruptor da marcha-lenta mordendo-o com um alicate, DE LEVE, usando os dois ressaltos existentes em sua superfície lateral, girando no sentido da seta da foto 25. Existe ferramenta específica para esta tarefa, porém eu não a tenho.


Foto 25: retirando o interruptor da marcha-lenta.

Agora, na tampa do carburador, remova com uma chave de fenda o calibre da marcha-lenta (foto 26).


Foto 26: remoção do calibre da marcha-lenta.


Foto 27: o calibre da marcha-lenta já removido, pré-banho.

Desaparafuse os dois parafusos da válvula de máxima e remova-a. Inspecione a mola em busca de corrosão, quebra ou deformação, a membrana em busca de cortes/rasgos e a flange plástica branca em busca de rachaduras. Caso estejam bons, estes componentes serão reaproveitados. Remova para substituição o anel o'ring de vedação (foto 28). Jogue fora a junta de papelão hidráulico e limpe seus vestígios nas superfícies em que ficarem.


Foto 28: A válvula de máxima em sua sequência futura de montagem no carburador.

Hora de separar o corpo do carburador e a sua tampa. Deite o carburador para drenar o combustível da cuba, caso ainda não tenha sido feito. Solte os cinco parafusos circulados em vermelho na foto 29. Dois dos cinco parafusos têm comprimento diferente. O menor deles é o "U" e o de comprimento intermediário é "V" na foto 29. Fique atento a esses dois parafusos na hora da montagem, pois ambos devem voltar ao mesmo lugar de onde saíram. Resista à tentação de meter uma chave de fenda na junção entre as duas partes do carburador. Se estiverem grudadas, vire o brosol 3E de cabeça para baixo e dê umas pancadinhas na borda da tampa com um martelo de massa plástica que a tampa se soltará da base.


Foto 29: Os parafusos da tampa do carburador.

Ao separar a tampa e a base, você verá o mesmo da foto 30. Tire a tela filtrante, retire o tubo injetor do primeiro corpo puxando-o para cima e remova a junta e seus vestígios que por ventura fiquem em qualquer das metades. Existe uma ferramenta para remover o tubo injetor, mas eu não a tenho. Então, puxe-o devagar para cima.


Foto 30: Separando a base e a tampa do carburador.

Inspecione o fundo da cuba do carburador bem como as paredes internas em contato com o combustível, em busca de corrosão acentuada ou furos provocados pela mesma (foto 31). Corrosão acentuada é indício de fim da vida útil do carburador. Essa também é uma boa hora para inspecionar empenamentos na base, porém este passo-a-passo não abordará esse detalhe.


Foto 31: Inspecionando a base do carburador.

Na parte inferior da tampa do carburador, desaparafuse os dois giclês (primeiro e segundo corpo), ANOTANDO OU FOTOGRAFANDO a posição de cada um (foto 32). Isto é importante, para não trocá-los de posição na montagem. No brosol 3E dos opalas/caravans 4 cilindros a álcool, o giclê do primeiro corpo é o de numeração menor. Nos brosol 3E de opalas/caravans 4 cilindros à gasolina, o giclê do primeiro corpo é o maior.


Foto 32: desaparafusando os giclês do primeiro e segundo corpos.

Com a tampa do carburador com a parte de baixo virada para cima como na foto 32, puxe os difusores para cima. Se não saírem com facilidade, faça como na foto 33, dando pequenas pancadinhas em cima deles pelo outro lado da tampa, usando o cabo plástico de uma chave de fenda. Quando saem os difusores, minúsculas molinhas do tipo "trava", de metal, caem. Cuidado para não perdê-las! Remova a pequena junta de papelão hidráulico de cada um e seus vestígios. Neste momento aqueles que forem fãs do canal do Tonella no youtube, fugindo ao escopo deste passo-a-passo, podem optar por fazer o "Veneno de Montevadio" aproveitando que os difusores estão fora do carburador. Faça por sua conta e risco.


Foto 33: removendo o difusor.


Foto 34: Explicitando os componentes em questão.

Remova o tubo injetor do segundo corpo, puxando-o para cima como na foto 35.


Foto 35: retirando o tubo injetor do segundo corpo.

Retire a bóia da cuba conforme a foto 36, empurrando o eixo de giro dela no sentido da seta na mesma foto.


Foto 36: remoção da bóia.

Sacuda a bóia escutando se há líquido dentro dela. Se houver, a bóia está furada. Substitua-a. Se houver dúvida quanto ao bom estado da bóia, submerja-a na água e observe se sobem bolhas de ar à superfície. Neste caso, a bóia está furada. Com um soquete 9mm, saque a agulha da bóia e sua arruela, conforme a foto 37.


Foto 37: Retirando a agulha da bóia e sua arruela.

Remova o Tubo de Pitot puxando-o conforme a seta na foto 38, ao mesmo tempo em que no outro lado da tampa as suas duas travinhas são pressionadas (foto 39).


Foto 38: removendo o Tubo de Pitot.


Foto 39: pressionando as travinhas do Tubo de Pitot.


Foto 40: já removido.

Remoção da cápsula pneumática do afogador: posicione a tampa em local firme ou na morsa. Providencie um pino de mesmo diâmetro que o pino elástico tipo "C" que trava a peça na tampa do carburador e bata com um martelo no pino no sentido indicado pela seta da foto 41 pingando previamente algumas gotas de óleo de máquina ou wd40 no pino elástico (pode-se fazer a remoção pelo lado oposto também; faça como achar melhor). NÃO retire nem gire o parafuso de regulagem na ponta da haste plástica da cápsula, para não desfazer a regulagem do sistema do desafogador!


Foto 41: Removendo a cápsula do afogador pneumático.


Foto 42: com o pino elástico já removido, a cápsula pode ser removida no sentido da seta.

O tubo injetor do primeiro corpo retirado anteriormente, possui um anel o'ring que deve ser retirado e descartado. Na ponta inferior, há uma tampinha com uma telinha filtrante. Se o tubo injetor for lavado com gasolina, não há necessidade de remover essa tampinha. Se for lavado com outros tipos de solvente como o "Banho da NASA", "Sangue Alienígena", "Banho Alienígena", "Sangue da NASA", "Viadagem Alienígena" ou quaisquer outros descarbonizantes fortes, opte por retirar o componente por precaução. No meu carburador, o tubo injetor não saiu inteiro, pois já estava há nove anos ali. Achou que fazia parte inseparável do carburador... Acabei por ter de comprar o componente novo.


Foto 43: o tubo injetor estragado, pois estava entalado no alojamento.

Antes de retirar o parafuso da mistura, é importantíssimo - no intuito de evitar perder a regulagem da mistura do carburador - que se meça com um paquímetro a posição do parafuso, conforme a foto 44. Ali, se mede o quanto o parafuso sai para fora do orifício do seu alojamento. A medida é anotada para recolocação posterior. No meu carburador, deu 13,5mm. Sempre lembrando o nível BÁSICO deste passo-a-passo, que é para quem não sabe regular seu carburador, porém quer fazer por si mesmo a limpeza sem perder a boa regulagem anterior, aproveitando para economizar uns trocados na mão-de-obra. Outra técnica é desrosquear o parafuso contando o número de voltas até que ele saia.


Foto 44: medindo a posição do parafuso da mistura.


Foto 45: retirando o parafuso da mistura após prévia medição de sua regulagem.


Retirado o parafuso da mistura, remova e descarte o seu anel o'ring, mostrado na foto 46.


Foto 46: o parafuso da mistura e seu o'ring.

Já o carburador está pronto para ser lavado. O líquido mais barato para limpeza de carburador e mais abrangente em número de peças sem causar danos a nenhum componente é a própria gasolina. Se optar por usar a gasolina, coloque em uma bacia com uma quantidade razoável de gasolina a base e a tampa do carburador, o calibre da marcha lenta, os giclês, o tubo injetor do segundo e primeiro corpos, todos os componentes da válvula de máxima que estiverem aproveitáveis, todos os componentes da bomba de aceleração aproveitáveis, a tela filtrante dos giclês, todos os parafusos (inclusive o da mistura), a bóia e sua agulha, os difusores e o tubo de pitot da foto 40. Você NÃO PODE submergir na gasolina nenhuma das cápsulas pneumáticas (afogador, segundo estágio e regulador pneumático da marcha-lenta, se o carburador ainda tinha um) e o interruptor da marcha-lenta. Este último, você deve lavar apenas a ponta com rosca com o auxílio de um pincel de meia ou uma polegada molhado na mesma gasolina que está na bacia ou ainda borrifando com CAR80 com o bico aplicador, sempre na região que foi circulada em vermelho na foto 49, mantendo essa parte para baixo.


foto 47: a região do interruptor da marcha-lenta que pode ser lavada em descarbonizante ou solvente.

Esfregue o pincel mencionado anteriormente embebido na gasolina por todo o corpo do carburador e tampa, inclusive em suas reentrâncias (foto 48). Use luvas de borracha, pois a gasolina vai agredir a pele das mãos. O procedimento é ilustrado na foto 48 (sem luvas). A crosta de carbonização começará a sair. Faça a mesma coisa nos componentes que foram colocados junto na bacia com gasolina. Se o carburador estava realmente muito sujo, você pode despejar fora a gasolina do primeiro banho e dar um segundo banho. Talvez você se sinta tentado a remover as borboletas dos dois corpos com seus eixos e também a do afogador, bem como as canetas dos dois corpos. Em uma limpeza de rotina isso não se faz necessário. Tendo em vista que as canetas estão prensadas na tampa e que os parafusos das borboletas nem sempre saem com facilidade e podem se quebrar, melhor não tentar. Ademais, as borboletas do primeiro e segundo corpos precisam voltar exatamente para o local de onde saíram na exata posição em que estavam, precisando ainda serem ajustadas para fechar com eficiência os venturis, evitando entradas falsas de ar. Melhor não mexer. Se houver anomalias como parafuso faltante ou quebrado em algum dos eixos das borboletas, melhor deixar um profissional resolver esse contra-tempo antes de prosseguir. Se você optar por retirar essas borboletas e colocá-las sem conseguir bom ajuste, nunca terá uma marcha-lenta decente, pois haverá entrada falsa de ar. Isso sem contar outros problemas durante a condução do veículo...


foto 48: limpando o carburador e seus agregados com o pincel na gasolina.(foto retirada da internet - créditos ao postador original - usar luvas!)

Por fim, com o carburador ainda molhado da gasolina, aplique CAR80 com o bico aplicador do produto em todos os furos dos canais internos do corpo e da tampa do carburador, a fim de garantir a expulsão de qualque depósito de sujeira que possa ter ficado internamente. Borrife também o CAR80 por dentro dos calibres usando o bico aplicador do produto.
No coletor de admissão, onde a base do carburador é instalada, há um sanduíche composto por um espaçador e duas juntas. Remova-os e descarte as duas juntas de papelão hidráulico bem como seus resíduos que possam ter aderido no coletor de admissão, na base do carburador e no espaçador. Não descarte o espaçador, a não ser que ele esteja quebrado. Nesse caso deve ser substituído. Limpe com solvente o corpo dos três parafusos prisioneiros do coletor de admissão que fixam o carburador, mas sem removê-los do coletor.


Foto 49: limpando o local de instalação do carburador.

Abra o kit básico de juntas para o opala com broxol 3E (foto 51). Agora, basta remontar o espaçador com as duas juntas de papelão hidráulico novas que vem no kit de reparo, conforme a foto 50. Empurre tudo até embaixo, até tocar no coletor de admissão e inspecione se as juntas casam perfeitamente com o buraco no coletor de admissão. Se ficar rebarba, retire de novo e recorte com uma tesoura o excedente nas juntas.
Chegou a hora de montar o carburador.


Foto 50: o kit básico de juntas do solex-broxol 3E.


Foto 51: sequência de montagem das juntas da base do carburador com o coletor de admissão.

Na tampa do carburador, recoloque a agulha da bóia com o mesmo número de arruelas que havia antes.


foto 52: a agulha da bóia recolocada.

Recoloque a cápsula pneumática do afogador na tampa, prendendo-a batendo de volta o pino elástico tipo "C" no alojamento onde estava.


Foto 53: recolocando a cápsula pneumática do afogador.

Pegue no kit de juntas as duas juntas dos difusores. Note que elas têm tamanhos diferentes. Obviamente, a maior vai no venturi maior e a menor no venturi menor. Certifique-se de que o furo da junta não obstrua ou interfira no furo que alimenta o difusor. Se necessário, ajuste a junta.


foto 54: colocando as juntas dos difusores.

Em seguida, coloque os difusores (setas da foto 55) seguindo a mesma lógica das juntas: o difusor menor no venturi menor e o difusor maior no venturi maior. Certifique-se de que ao colocá-los, você não tirou da posição as juntas. Coloque as travinhhas-mola em seus alojamentos ("X", na foto 55) e aproveite para recolocar os gilcês ("Y", na foto 55). Se você tem uma tabela de giclês para o brosol 3E e os giclês que estão no carburador não coincidirem com a medida recomendada na tabela, não se precipite em trocá-los. Na época em que a tabela foi feita, colocava-se coisa de 9% de álcool na gasolina. De lá pra cá, alguém teve de fazer ajustes de troca de giclês para compensar os 25% de álcool na gasolina nos dias de hoje. Estes ajustes são feitos na base da tentativa-erro mesmo, no empirismo. Não estou dizendo que se você tentar mudar os giclês não vai melhorar desempenho ou consumo do carro, mas com certeza mudará as regulagens. Se você precisa deste passo-a-passo para uma limpeza de carburador, melhor não mudar os giclês por hora, a não ser que alguém tenha imprudentemente arrombado os orifícios calibrados do giclê em busca de maior desempenho (ou que você desconfie que tal "procedijumento" tenha sido feito) e o carro esteja com consumo muito fora do normal. Porém, nesse caso, você não encontrará auxílio neste passo-a-passo pois excede o escopo proposto.


Foto 55: Instalando difusores e giclês.

Recoloque o sistema de cames do conjunto do afogador/desafogador conectando-o com a alavanca que aciona a borboleta do afogador e aparafusando os três parafusos indicados na foto56.


Foto 56: Instalando o sistema de cames do conjunto do afogador/desafogador pneumático.

Posicione a bóia na tampa do carburador encaixando-a no ganchinho existente na agulha e empurre o pino que a prende no sentido indicado na foto 57. Não é necessário martelar este pino, nem forçá-lo a entrar. Se tal acontecer, há algo errado com o pino ou alguma gambiarra na tampa do carburador.


Foto 57: Instalando a bóia do carburador.

Reinstale o interruptor da marcha-lenta colocando previamente uma gotinha de óleo de máquina em seu vedante antes de rosqueá-lo. Quando o vedante tocar no assento do corpo do carburador, dê um leve aperto com o alicate. Faça como se estivese instalando o filtro de óleo do motor. No kit de juntas, pegue o anel o'ring novo e coloque no tubo injetor do primeiro corpo. Se você optou por remover a telinha filtrante na ponta deste, instale-a agora. Em seguida, instale o injetor em seu alojamento pingando previamente uma gotinha de óleo de máquina no o'ring para facilitar a instalação, conforme a foto 58. Posicione a junta do topo da base do carburador que vem no kit de juntas e veja se ela interfere em alguma passagem ou borda interna do carburador. Caso positivo, use a tesoura para ajustá-la.


Foto 58: Instalando o tubo injetor do primeiro corpo e posicionando a junta no topo da base do carburador.

Coloque a tela filtrante das canetas, conforme a foto 59. Essa tela não vem no kit de juntas e deveria estar presente no seu carburador no momento em que ele foi aberto. Se não estava lá, corrija a sabotagem comprando uma nova. Afinal, é para não ter este tipo de contra-tempo que você deve estar optando por fazer a limpeza do carburador ao estilo "faça-você-mesmo", né?


Foto 59: colocando a telinha filtrante das canetas.

Na tampa do carburador, instale o Tubo de Pitot e o tubo injetor do segundo corpo e encaixe a tampa do carburador na base, conferindo mais uma vez se a junta não interfere em nada. Caso esteja tudo certo, instale os parafusos que unem a tampa com a base do carburador.


Foto 60: o Tubo de Pitot, o tubo injetor do segundo estágio e a instalação da tampa.


Foto 61: lembrando que dois dos parafusos que unem a tampa com a base têm comprimentos diferentes dos demais!

Movimente o eixo do primeiro corpo do carburador e subsequentemente o do segundo corpo, certificando-se que têm curso livre de abertura e fechamento. Movimente também o came do afogador, certificando-se de que este abre e fecha sua borboleta completamente. Instale o calibre da marcha-lenta na tampa do carburador, rosqueando-o mas sem aparafusar com força excessiva.


Foto 62: Instalando o calibre da marcha-lenta.

Instale a bomba de aceleração, colocando primeiro a válvula (borrachinha redonda), depois a mola plana em cima da válvula, a mola cônica helicoidal de compressão, a membrana e por fim a tampa. Aperte os parafusos em "X" e as poucos, sem exagerar na força.


Foto 64: sequência de montagem da bomba de aceleração.

Coloque o filtro cônico no tubinho de entrada de combustível da cuba.


foto 65: colocando o filtro cônico.

Instale a válvula de máxima, primeiro colocando o anel o'ring que veio no kit de juntas, a junta de papelão hidráulico também proveniente do kit de juntas, depois o flange com o diafragma, a mola helicoidal de compressão e por fim a tampa metálica. A sequência é indicada na foto 66. Não se esqueça de alinhar em todos os componentes o furo indicado na foto! Não apertar os parafusos com força excessiva.


Foto 66: sequência de instalação da válvula de máxima.

Encaixe a ponta da haste da cápsula pneumática de abertura do segundo corpo, conforme a foto 67 e aperte seus dois parafusos de fixação (foto 19), sempre sem exagerar na força. Introduza o carbuador de volta no carro, colocando-o através dos três parafusos prisioneiros ao coletor de admissão. Aperte aos poucos as três porcas indicadas na foto 16. Use o bom senso. Não aperte em excesso nem muito desigual, pois favorece o empenamento do carburador. Reinstale o cabo do afogador no carburador, como na foto 10, tirando proveito da marcação em fita isolante para manter a regulagem prévia.
Reconecte as mangueirinhas da foto 9 e 11, caso você use mangueirinhas de boa qualidade (para injeção eletrônica). Se forem as porcarias lonadas você terá de trocá-las, pois eleas perdem a capacidade de estanqueidade após uns 6 meses de uso. A perda da estanqueidade prejudica o funcionamento de uma série de dispositivos do carburador, culminando com a impossibilidade de um bom acerto no mesmo. Se for a mangueirinha "J" da foto 9, então, NEM PENSAR! Não use essa mangueirinha em más condições! Recoloque também os tampões dos tubinhos que não são utilizados (Foto 68).


Foto 67: Reinstalando a cápsula do segundo corpo.


Foto 68: Recolocando os tampões nos tubinhos não utilizados nesse carburador.

Reconecte o terminal elétrico do interruptor da marcha-lenta (em "I" na foto 9). Religue a mangueirinha das cápsulas do afogador (ver foto 9) e do segundo estágio (ver foto 12). Re-encaixe o cabo do acelerador (foto 15) e reinstale seu suporte colocando seus parafusos (fotos 13 e 14). Reconecte também as mangueirinhas "R" e "S" da foto 12 (ver também a foto 69) e "T" trazendo a base da cobertura do filtro de ar para encaixá-la no topo do carburador. Se essa mangueirinha que vai em "T" for lonada, troque-a também. Lembrando que "E" da foto 4 encaixa em "T" da foto 12.


Foto 69: ligando as mangueirinhas da eletroválvula do condicionador de ar.

Encaixada a base da cobertura do filtro de ar, instale o anel metálico de fixação dela e aperte sem exagêros as três porcas circuladas em vermelho (foto 70), tomando o cuidado de não deixá-las cair dentro dos venturis. Se quiser se prevenir, tampe os venturis com um pano limpo antes de começar a colocar as porcas.


Foto 70: Prendendo a carcaça do filtro de ar.

Se o filtro de ar estiver muito sujo, coloque um novo e em seguida a tampa do filtro de ar. Esta tem posição específica. Por isso, observe os dentes de encaixe que existem na periferia da tampa. Por fim, trave os cinco grampos-mola da periferia (circulados em vermelho na foto 01) e instale os parafusos ("A", também na foto 01).
Religue o cabo da bateria que foi desligado e dê a partida a frio no motor do mesmo jeito que você sempre fez. Introduza a mão na tomada de ar da carcaça do filtro de ar e certifique-se de que a aba da válvula do thermac foi acionada.


Foto 71: a aba do thermac acionada na partida a frio.

À medida em que o motor vai esquentando, se tudo estiver ligado corretamente, a aba vai voltando à posição de descanso. O não-funcionamento deste engenhoso sistema que visa reduzir o período de aquecimento do motor até atingir sua temperatura de trabalho pode ter diversas origens: ligações incorretas nas mangueirinhas, membrana furada dentro da válvula, vazamentos de ar no sensor térmico na carcaça do filtro de ar, etc...
Dê uma volta com o carro até que atinja a temperatura de trabalho. Desligue o motor, espere que esfrie um pouco e retire de novo a carcaça plástica do filtro de ar. Inspecione em busca de vazamentos de combustível a válvula de máxima, a bomba de aceleração, a junção entre o coletor de admissão e a base do carburador e também na junção entre a base e a tampa do carburador. Onde houver vazamentos, experimente um leve reaperto adicional dos parafusos do local. Se o vazamento for na válvula de máxima ou bomba de aceleração e continuar após o reaperto, considere a troca da membrana destas. Dê preferência por peça original BROSOL, pois faz a diferença! Se o vazamento for na junção do carburador com o coletor de admissão e continuar mesmo após o reaperto das três porcas que prendem o carburador no coletor de admissão, considere levar o carburador até um especialista que avalie empenamentos na base, pois esta pode estar empenada necessitando de aplainamento.
O nível de corrosão de um carburador parece estar associado - além da grande quantidade de álcool adicionada à gasolina - à periodicidade com que o proprietário faz sua limpeza. Portanto, procure fazer com regularidade de pelo menos uma vez ao ano esta operação. Sempre que fizer limpeza de carburador use juntas novas, mesmo que alguma junta saia inteira.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por Rubão6cc em Sex 30 Out - 7:16:28

PERFEITO!
Estive pensando em fazer algo parecido sobre o H34...mas talvez o Marcos Adriano faça..


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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Sex 30 Out - 7:38:06

Rubão6cc escreveu:PERFEITO!
Estive pensando em fazer algo parecido sobre o H34...mas talvez o Marcos Adriano faça..

OKK

Eu já decidi há tempos que nunca mais vou mandar em oficina para limpeza de carburador. Não dá. Na última vez, foi com filtro de ar novo e voltou com filtro de ar de outro carro, totalmente preto de sujeira. Sumiram com o filtro cônico NOVINHO da entrada da cuba e substituíram todos os parafusos originais nas laterais do carburador por parafusos de diâmetro maior e outro passo de rosca. É verdade que duas roscas estavam espraiadas pela tosqueira de donos anteriores (ou mecânicos de donos anteriores), mas em vez de usarem a técnica do helicoil, optaram por abrir rosca nova com um macho para usar aprafusos maiores. Pelo menos padronizaram os parafusos... Ainda por cima trocaram os difusores niquelados que estavam no carburador por difusores sem niquelado, sem necessidade nenhuma. Um downgrade.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por eleandro kalckmann em Sex 30 Out - 11:11:16

show de bola...vou usar este topico a hora q resolver mexer no meu 3e hehehehe.....logo de cara ja vi muita coisa errada no meu,imagina a hora q eu for mexer de verdade kkkk

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por klunker em Sex 30 Out - 11:21:38

Muito bom compartilharmos conhecimento, nunca é demais.

Eu fui louco e aprendi apanhando, na raça, rs.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por klunker em Sex 30 Out - 11:27:56

Ah, cliquei naquele negocinho verde la em cima na direita do tópico achando que era zoom, foi mals! Tentei desfazer mas não deu.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Sex 30 Out - 12:15:41

klunker escreveu:Ah, cliquei naquele negocinho verde la em cima na direita do tópico achando que era zoom, foi mals! Tentei desfazer mas não deu.

zoom você faz com a tecla control do lado esquerdo pressionada girando a rodinha do mouse.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Sex 30 Out - 12:17:30

eleandro kalckmann escreveu:    show de bola...vou usar este topico a hora q resolver mexer no meu 3e hehehehe.....logo de cara ja vi muita coisa errada no meu,imagina a hora q eu for mexer de verdade kkkk

Eu nunca vi carro carburado comprado usado que não tivesse algum tipo de sabotagem no carburador. Alguns têm mais outros têm menos sabotagem. Mas 99% deles têm.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Sex 30 Out - 12:22:14

Rubão6cc escreveu:PERFEITO!
Estive pensando em fazer algo parecido sobre o H34...mas talvez o Marcos Adriano faça..


Seria bem interessante que alguém fizesse um passo-a-passo similar para o solex-brosol H34. O H34 tem algumas peculiaridades bem interessantes, como venturis removíveis, corpo duplo com segundo estágio de abertura mecânica, etc...
Aliás, seria ainda melhor se houvesse no fórum um passo-a-passo para cada um dos carburadores que saíram nos opalas, né?

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por Rubão6cc em Sex 30 Out - 12:38:43

opala4cc escreveu:
Rubão6cc escreveu:PERFEITO!
Estive pensando em fazer algo parecido sobre o H34...mas talvez o Marcos Adriano faça..


Seria bem interessante que alguém fizesse um passo-a-passo similar para o solex-brosol H34. O H34 tem algumas peculiaridades bem interessantes, como venturis removíveis, corpo duplo com segundo estágio de abertura mecânica, etc...
Aliás, seria ainda melhor se houvesse no fórum um passo-a-passo para cada um dos carburadores que saíram nos opalas, né?

Essa é a ideia...fazer um tópico explicando todas as peças, tabelas de regulagem, formas de regular...possíveis problemas etc...me arrependo de não ter batido muitas fotos quando mexi no meu...o Marcos Adriano tem muito material...vou ver com ele isso.
Quem sabe não chegamos um dia com a explicação de todos os carburadores..


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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 30 Out - 19:42:53

muito boooom vei


preciso de tempo pra fazer o do h34.....


tenho troquei ate as canetas do meu ja....kkkkkk

nunka vi nada na net dizendo sobre como trocar as canetas do h34....dai eu meti a mao e troquei....


mas esse topico ficou uma maravilha....o meu vai fica tao bao assim nao.....kkkkkkkk

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Sex 30 Out - 22:21:07

Marcos Adriano escreveu:muito boooom vei


preciso de tempo pra fazer o do h34.....


tenho troquei ate as canetas do meu ja....kkkkkk

nunka vi nada na net dizendo sobre como trocar as canetas do h34....dai eu meti a mao e troquei....


mas esse topico ficou uma maravilha....o meu vai fica tao bao assim nao.....kkkkkkkk

Rsrsrsrs... Sabe que acompanho esse fórum desde 2008? Como é possível acessar todo ele sem ser cadastrado, somente em 2009 acabei fazendo o cadastro. Porém, somente no mês passado me dei conta de que ninguém havia feito ainda um passo-a-passo sobre o processo de limpeza e regulagem de um carburador de opala! Eu não abordei a regulagem, pois tenho a convicção de que ela deve ser feita só depois que a pessoa adquiriu conhecimento sobre as partes internas do carburador e o funcionamento. É aquele negócio: primeiro se aprende a andar. Depois é que se aprende a correr.
E por falar em H34, hoje limpei um com produtos específicos: um descarbonizante e um abrilhantador. Tinha curiosidade de saber o resultado desses "sangues alienígenas", banhos da nasa", "viadagem atômica", etc...
Peguei meu H34 cobaia e pus a mão na massa.
Desmontei todo o H34 e coloquei as peças dele submersas nesse treco:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4070/32/379/121/descarbonizante-drp-60-1-kg-radnaq-8020

Só não me atrevi a colocar as peças plásticas. Estas eu separei. O carburador não estava carbonizado. Na verdade, já estava bem limpo. Como eu mantinha ele banhado em película de WD40, acabei colocando no descarbonizante mesmo.
Depois de retiradas todas as peças que foram ao descabonizante, eu lavei-as em água corrente.
Em seguida, submergi todas as peças metálicas sem partes plásticas nesse abrilhantador, doravante chamado de "Bagulho Sinistro", pois o bagulho é realmente sinistro:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4071/32/379/121/abrilhantador-drp-bril-1kg-radnaq-8030

Ao retirar as peças do banho no "Bagulho Sinistro" e banhá-las na água, fiquei impressionado com o resultado na aparência do metal do carburador. Principalmente as peças douradas. Vejam o antes e o depois:


foto 1: antes da descabonização e do bagulho sinistro.


Foto 2: antes da descabonização e do bagulho sinistro.


Foto 3: depois da descabonização e do bagulho sinistro.


Foto 4: depois da descabonização e do bagulho sinistro.


Foto 5: depois da descabonização e do bagulho sinistro.


Foto 6: depois da descabonização e do bagulho sinistro.


Foto 7: depois da descabonização e do bagulho sinistro.


Foto 8: depois da descabonização e do bagulho sinistro.

Conclusão:
O descarbonizante DRP-60 1 Kg RADNAQ é um descarbonizante eficiente, porém foi um desperdício de dinheiro usá-lo na limpeza do carburador. Foi desperdício porque a gasolina, o thinner, um rás ou mesmo o querosene têm a mesma eficiência na limpeza do carburador e são mais baratos. Talvez ele seja mais eficiente na descarbonização de partes internas de motores, como o bloco, o cabeçote, comando, bielas, pistões, tuchos, etc..., que juntam muita goma.
Entretanto, o que me surpreendeu foi o "Bagulho Sinistro" (abrilhantador DRP-BRIL 1Kg RADNAQ). Principalmente nas peças douradas. Depois do banho no bagulho sinistro, elas passaram a parecer NOVAS, como recém fabricadas.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por Rubão6cc em Sab 31 Out - 8:27:45

Quando limpei o meu na gasolina as peças que eram pra ser douradas ficaram bem douradas de volta..achei que limpou muito bem tudo..


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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Sab 31 Out - 10:30:09

Rubão6cc escreveu:Quando limpei o meu na gasolina as peças que eram pra ser douradas ficaram bem douradas de volta..achei que limpou muito bem tudo..

Acredite: não é a mesma coisa.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por Rubão6cc em Sab 31 Out - 11:19:30


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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por willian fóquinha em Sab 31 Out - 13:15:23

Maravilha de tópico,Rico em conteudo

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Sab 31 Out - 19:32:40

Rubão6cc escreveu:
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imagur

As fotos, apesar de grandes, nao estão nítidas, Rubão. E tem mais: se as peças em dourado do seu carburador estavam bem sujas mas não tinham muita idade, o banho na gasolina deixa-as como novas. Mesmo que tivessem muita idade, se o dono anterior mandou em algum lugar que fez o banho no bagulho sinistro pouco antes de lhe vender o carro, você volta a conseguir bons resultados lavando apenas na gasolina. E tem mais ainda: seu carro usa mais álcool do que gasolina. O álcool não encarde as peças douradas! Porém, à medida que vão envelhencendo vão encardindo de novo (usando o carro na gasolina ou com alguma porcentagem de gasolina). O banho na gasolina melhora muito mas não deixa como novas. O Bagulho Sinistro, sim.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Sab 31 Out - 19:35:57

willian fóquinha escreveu:Maravilha  de  tópico,Rico em conteudo

OKK

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por raphaelcaronti em Dom 1 Nov - 15:09:47

Interessante esse tópico! preciso fazer isso, mas é um H-34 se tivesse um tópico sobre o H-34 assim, ia ser muito útil para quando for mexer, preciso comprar o kit completo também

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Dom 1 Nov - 16:11:37

raphaelcaronti escreveu:Interessante esse tópico! preciso fazer isso, mas é um H-34 se tivesse um tópico sobre o H-34 assim, ia ser muito útil para quando for mexer, preciso comprar o kit completo também

Tá aí a sugestão para quem usa o H34 e sabe fazer essa manutenção! O meu H34 está muito depenado para gerar um passo-a-passo similar ao do 3E. Demanda pelo conhecimento já existe... vamos ver se logo alguém faz algo do tipo para o H34 SEIE! bounce

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por Rubão6cc em Dom 1 Nov - 17:44:35

opala4cc escreveu:
raphaelcaronti escreveu:Interessante esse tópico! preciso fazer isso, mas é um H-34 se tivesse um tópico sobre o H-34 assim, ia ser muito útil para quando for mexer, preciso comprar o kit completo também

Tá aí a sugestão para quem usa o H34 e sabe fazer essa manutenção! O meu H34 está muito depenado para gerar um passo-a-passo similar ao do 3E. Demanda pelo conhecimento já existe... vamos ver se logo alguém faz algo do tipo para o H34 SEIE! bounce

O Marcos Adriano está sem net..acho que vou fazer...esperem..em breve..


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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 1 Nov - 19:51:43

Muito bacana o tópico,parabéns pelo tópico opala 4cc
Nunca tive a oportunidade de mexer num 3E,o mais próximo foi o 2E do monza,mas não deve ser muito diferente.


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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Dom 1 Nov - 21:34:26

bruno silverstar83 escreveu:Muito bacana o tópico,parabéns pelo tópico opala 4cc
Nunca tive a oportunidade de mexer num 3E,o mais próximo foi o 2E do monza,mas não deve ser muito diferente.

Obrigado, Bruno.
Sim o 2E7 é essencialmente o mesmo que o 3E. Muda o tamanho de algumas peças, como a cápsula de vácuo do segundo estágio, o calibre da marcha-lenta, tamanho dos venturis (o 2E7 é para motores de menor litragem), etc...

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por PauloPrado em Qua 4 Nov - 8:04:06

Parabéns pela iniciativa! Ajudou muito!

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Qua 4 Nov - 8:26:30

PauloPrado escreveu:Parabéns pela iniciativa! Ajudou muito!

OKK
Ainda hoje vou ver se complemento minhas experiências com o Bagulho Sinistro, colocando algumas fotos do uso dele.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por PauloPrado em Qua 4 Nov - 16:48:40

opala4cc escreveu:
PauloPrado escreveu:Parabéns pela iniciativa! Ajudou muito!

OKK
Ainda hoje vou ver se complemento minhas experiências com o Bagulho Sinistro, colocando algumas fotos do uso dele.


Posta sim mano, tópíco ta TOP!

não sabia nem por onde começar KKKKKK

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Qua 4 Nov - 19:56:49

Algumas experiências com o Bagulho Sinistro, o antes e o depois. Basta o banho de 30 segundos e os resultados são impressionantes. Não é necessário lixar. A parte a adquirir brilho só precisa estar isenta de óleos e graxas encrustrações superficiais de sujeira. Se for este o caso, basta mergulhar previamente em thinner ou rás (depende dos outros materiais que estão agregados, como um plástico, por exemplo), secar e meter o Bagulho Sinistro. Após, mergulhar em água limpa ou em água corrente e secar.

Estes dois terminais (macho e olhal) estavam soldados há bastante tempo. Uma parte foi mergulhada por 30s no Bagulho Sinistro e o resultado é gritante:


Foto 72: o lado mergulhado no Bagulho e o não mergulhado.


Foto73: o outro lado da mesma peça da foto anterior.


Foto 74: um relé de pisca de opala década de 70, antes do Bagulho Sinistro.


Foto 75: o relé, depois do Bagulho Sinistro nos terminais.


Foto 76: o mesmo relé, depois do Bagulho, de outro ângulo.

Um soquete de lâmpada de cortesia, na ponta do chicote de porta de opala, o antes e o depois:

Foto 77: Soquete de lâmpada: à esquerda o antes. À direita, o depois.

Uma flecha de tomada com os pinos envelhecidos pelo tempo:


Foto 78: à esquerda o antes e à direita o depois.

Para melhores resultados, a flecha toda do jeito que está pode ser mergulhada no bagulho sinistro, que restaura a condutividade de toda a parte interna da flecha (e também do cobre do fio). O único porém é para peças que possam conter particulado de areia, já que esta contaminará o Bagulho Sinistro, podendo adentrar em carburadores em futuras limpezas de carburadores, pois o Bagulho Sinistro é reaproveitável. Ou seja, não é necessário jogá-lo fora depois de usá-lo.


Foto 79: o antes (à esquerda) e o depois (à direita).

Na peça da foto 79 os resultados não foram muito evidentes porque a peça já era nova.


Foto 80: à esquerda o antes. À direita, o depois. Efeito colateral: o plástico ficou amarelado, mas sem deterioração.


Foto 81: o antes e o depois.


Foto 82: as mesmas peças, o antes e o depois, no outro lado.


Foto 83: para quem ainda não se convenceu: uma caixa de fusíveis recebeu o Bagulho sinsitro por 30 segundos. A outra ainda não havia recebido.

E então? Vale ou não vale a pena ter esse abrilhantador em casa??? Nem preciso dizer que fui correndo até o opala e comecei a mergulhar tudo quanto é plugue e terminal de aterramento no Bagulho Sinistro! Até o borne positivo da bateria! ISSO AÍ É A COCAÍNA DO OPALEIRO!!!

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por PauloPrado em Qua 4 Nov - 20:22:59

pode encher uma piscina e jogar o opalão lá?
KKKKKKKKKK

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 4 Nov - 20:44:01

Esse negócio abrilhantador é bom mesmo,já vi 446 toda suja(novidade Laughing ) ficar parecendo nova,muito bom mesmo.


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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por raphaelcaronti em Qua 4 Nov - 20:49:14

O que é esse bagulho sinistro e onde acha?

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Qua 4 Nov - 21:48:18

bruno silverstar83 escreveu:Esse negócio abrilhantador é bom mesmo,já vi 446 toda suja(novidade Laughing ) ficar parecendo nova,muito bom mesmo.

É o mesmo treco que o Silvio Carburadores usa. Aliás, é o mesmo que o Tonella usa, conforme ele mencionou ontem ou anteontem no último vídeo da série do opala branco 1978, onde ele limpa o carburador do tal carro como descarbonizante que usei no Broxol 3E e depois usa o Bagulho Sinistro.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Qua 4 Nov - 22:15:15

Algumas dicas importantes que esqueci de mencionar antes:

- caso decida usar o descarbonizante (que indiquei o link) para a limpeza de um carburador, é necessário pelo menos dois litros, já que a peça a ser descarbonizada precisa ficar um tempo significativo totalmente submersa no líquido. Se a quantidade de descarbonizante não cobrir totalmente o carburador, será necessário mudar a posição da peça para submergir as partes que antes não ficaram submersas. Isso aumenta demais o tempo que leva para limpeza do carburador;
- O descarbonizante, assim como o Bagulho Sinistro, não precisam ser descartados após o uso. Eles podem ser recolocados na embalagem original para novo futuro uso. Só deve ser tomado o cuidado de não contaminar o líquido com areia;
- A submersão do carburador no Bagulho Sinistro gera uma reação exotérmica, ficando tanto o carburador quando o Bagulho Sinistro significativamente quentes. No caso do carburador, pode ficar difícil segurá-lo com a mão nua por causa da temperatura;
- O Bagulho Sinistro não necessita de mais do que 30 segundos de submersão. Portanto, NÃO se faz necessário comprar mais do que um litro para submergir todo o carburador de uma vez só. Basta um litro e ir virando de posição a peça a cada 30 segundos para que o Bagulho aja em toda a superfície da peça;
- Para o descarbonizante, USE LUVAS! Esse treco queima como soda cáustica. Se cair na pele sob o sol, a queimadura é quase instantânea, bem como a dor;
- No uso do Bagulho Sinistro, também recomendo o uso de luvas. Não que cause ardência ou queimaduras, mas deixa a pele manchada de amarelo onde entrar em contato, como a pele de uma pessoa que estivesse com algum problema renal grave;
- O Bagulho Sinistro foi testado em galvanizado, zamac, cobre e latão. Os melhores resultados foram obtidos no cobre e no latão. De fato, nestes dois metais o resultado foi gritante. No zamac, deixou um aspecto de zero Km. No galvanizado, não vi grandes resultados. Não usei o Bagulho Sinistro no niquelado, vai ficar para a próxima limpeza de carburador. Também não foi testado em aço inox ou prata.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 4 Nov - 23:50:11

opala4cc escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Esse negócio abrilhantador é bom mesmo,já vi 446 toda suja(novidade Laughing ) ficar parecendo nova,muito bom mesmo.

É o mesmo treco que o Silvio Carburadores usa. Aliás, é o mesmo que o Tonella usa, conforme ele mencionou ontem ou anteontem no último vídeo da série do opala branco 1978, onde ele limpa o carburador do tal carro como descarbonizante que usei no Broxol 3E e depois usa o Bagulho Sinistro.

É o tal banho da nasa então,produto poderoso


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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por silvamsa em Qui 5 Nov - 5:40:02

raphaelcaronti escreveu:O que é esse bagulho sinistro e onde acha?

Também interessado.......

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por Paulo Corso em Seg 18 Jul - 15:20:52

PauloPrado escreveu:pode encher uma piscina e jogar o opalão lá?
KKKKKKKKKK

Boa.

Vou adquirir um desses , que trampo hein. Da pra restaurar tudo.


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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Seg 18 Jul - 15:32:27

Paulo Corso escreveu:
PauloPrado escreveu:pode encher uma piscina e jogar o opalão lá?
KKKKKKKKKK

Boa.

Vou adquirir um desses , que trampo hein. Da pra restaurar tudo.

Na verdade, os melhores resultados são obtidos com latão, zamac e cobre. O produto melhora um pouco o niquelado, cromado e o zincado, mas o resultado nesses últimos é discreto.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por leonel80 em Seg 18 Jul - 17:25:39

cara o carburador 3e ou 2e sao uns dos carburadores mais chatos de mexer se ja estiver na giclagem correta pro motor fica facil de limpar mais se tiver empeno faltando peças ou com peças do 2e da uma boa dor de cabeça para um leigo

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Seg 18 Jul - 19:01:29

leonel80 escreveu:cara o carburador 3e ou 2e sao uns dos carburadores mais chatos de mexer se ja estiver na giclagem correta pro motor fica facil de limpar mais se tiver empeno faltando peças ou com peças do 2e da uma boa dor de cabeça para um leigo  

Concordo. Mas sobre o empeno, o 3e não é o carburador mais fácil de empenar.
Se você assistir os vídeos do silvio carburadores no youtoba sobre o 3e, você verá ele comentando os erros mais comuns.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por Black em Ter 19 Jul - 12:57:34

Ótimo produto, Já fui no link que o opala4cc passou mas já esgotou hehe, só no ml agora pelo dobro do valor hehe

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Ter 19 Jul - 15:10:19

Black escreveu:Ótimo produto, Já fui no link que o opala4cc passou mas já esgotou hehe, só no ml agora pelo dobro do valor hehe


Clica lá no link "avise-me quando chegar" que eles avisam. O problema é que todo mundo faz isso. Quando chega nova remessa, vende tudo muito rápido e esgota de novo. Mas se não clicar no aviso de quando chegar, dificilmente vai conseguir comprar. Tá vendendo mais do que água no deserto. Mais do que salto alto para dragqueen. Mais do que bolsa de grife em liquidação. Mais do que blackfriday. Mais do que supositório pra boiola. Mais do que... Bom, já deu pra entender.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por tcheco 8687 em Ter 19 Jul - 15:43:01

Realmente, acabou, mais um na espera do novo lote.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por Murilo R em Ter 19 Jul - 19:14:47

topico muito bom bem explicado e com detalhes parabens um ponto para vc.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Ter 19 Jul - 21:30:22

Murilo R escreveu:topico muito bom bem explicado e com detalhes parabens um ponto para vc.

Agradeço, Murilo. Espero que seja útil a você.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por almeidanewton em Qua 24 Ago - 7:36:16

Este manual foi extremamente útil para mim, copiei, salvei em word, imprimi e o usei enquanto desmontava e limpava o carburador. No meu caso a borboleta do 2 estagio estava travada.

Limpei tudo o que podia por mim mesmo, mas para destravar enviei a parte do carburador para uma loja para fazer o serviço (destravar, embuchamento). Só que fiz a besteira de enviar com o tubo injetor do 1 estágio. Eles perderam o tubo e montaram o mecanismo do cabo do acelerador errado. Depois me deram outro tubo injetor, mas não sei se é da medida certa, vou abrir o carburador para conferir.

O carro está andando bem melhor, só ficou um problema, qdo acelero forte para arrancar ou retomar velocidade ele dá uma engasgada/afogada. Vou continuar investigando.

Grato pela ajuda!

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Qua 24 Ago - 17:28:21

almeidanewton escreveu:Este manual foi extremamente útil para mim, copiei, salvei em word, imprimi e o usei enquanto desmontava e limpava o carburador. No meu caso a borboleta do 2 estagio estava travada.

Limpei tudo o que podia por mim mesmo, mas para destravar enviei a parte do carburador para uma loja para fazer o serviço (destravar, embuchamento). Só que fiz a besteira de enviar com o tubo injetor do 1 estágio. Eles perderam o tubo e montaram o mecanismo do cabo do acelerador errado. Depois me deram outro tubo injetor, mas não sei se é da medida certa, vou abrir o carburador para conferir.

O carro está andando bem melhor, só ficou um problema, qdo acelero forte para arrancar ou retomar velocidade ele dá uma engasgada/afogada. Vou continuar investigando.

Grato pela ajuda!

Não me lembro se o tubo injetor tem uma inscrição com a medida. Mas se tiver e não for legível, compre preventivamente novo tubo injetor com base na tabela da brosol/ano/combustível/motorização do seu carro. Você fez bem enviar a empresa especializada para destravar e re-embuchar os eixo. Só achei que não foram muito profissionais.
Tenha a certeza de que não trocou de posição os giclês do primeiro e segundo corpos, que os furos/rasgos de progressão estão desobstruídos, que você montou corretamente as peças da válvula de máxima (incluisve a junta) e da bomba de aceleração. Por fim, no tópico equivalente a esse só que para o H34, o autor dá dicas sobre a regulagem do parafuso de mistura X marcha lenta. O procedimento é análogo para o 3E.

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por almeidanewton em Qui 25 Ago - 11:55:45

Olá, vou retirar o carburador e verificar novamente, depois do seu tutorial ficou fácil. Vou fazer o que vc falou e comprar um novo tubo injetor para garantir (só que em outra loja).

Uma dúvida: montei a junta da válvula de máxima colada ao corpo do carburadr, no meu estava assim, está certo?

Verifiquei o funcionamento da borboleta do 2 estágio e vi que ela abre bem suavemente a princípio (a uns 2800 rpm), depois ela abre de forma vai acentuada por volta de uns 4000 a 4500 rpm, pensei em trocar a cápsula por um acionamento mecânico com mola, mas conclui que para mim não vale a pena, meu carro é uma caravan 4cc 1990, ela ficou gostosa de andar (à exceção do problema acima relatado), e me parece que no acionamento mecânico a abertura do 2 estágio fica meio violento.

Mais uma vez agradeço pelo tutorial, eu o imprimi, encadernei, eu o sujei enquanto trabalhava no carbura e agora ele está no meio da estante junto com os livros sobre automóveis. Parabéns!

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por opala4cc em Qui 25 Ago - 12:42:18

almeidanewton escreveu:Olá, vou retirar o carburador e verificar novamente, depois do seu tutorial ficou fácil. Vou fazer o que vc falou e comprar um novo tubo injetor para garantir (só que em outra loja).

Uma dúvida: montei a junta da válvula de máxima colada ao corpo do carburadr, no meu estava assim, está certo?

Verifiquei o funcionamento da borboleta do 2 estágio e vi que ela abre bem suavemente a princípio (a uns 2800 rpm), depois ela abre de forma vai acentuada por volta de uns 4000 a 4500 rpm, pensei em trocar a cápsula por um acionamento mecânico com mola, mas conclui que para mim não vale a pena, meu carro é uma caravan 4cc 1990, ela ficou gostosa de andar (à exceção do problema acima relatado), e me parece que no acionamento mecânico a abertura do 2 estágio fica meio violento.

Mais uma vez agradeço pelo tutorial, eu o imprimi, encadernei, eu o sujei enquanto trabalhava no carbura e agora ele está no meio da estante junto com os livros sobre automóveis. Parabéns!

Não. Não está certo. A junta da válvula de máxima não recebe cola. Se usaram cola foi porque provavelmente não foi obtida a estanqueidade. Nesse caso, troca-se a junta que funciona como uma membrana (a peça original brosol é de qualidade muito superior à paralela) e também a junta de papelão hidráulico. Se mesmo assim continuar a pingar combustível por ali, é necessário aplainar a superfície da tampa da válvula de máxima e sua superfície no corpo do carburador de modo a garantir a planicidade entre as superfícies flangeadas. O problema de colocar cola (normalmente silicone) é que quando se junta as peças, o silicone transborda e pode obstruir canais dentro da válvula de máxima. É importante dizer que a válvula de máxima supre uma demanda repentina de combustível exigida no momento em que se calca bruscamente o pé no acelerador, evitando a engasgada.
A abertura a vácuo do segundo corpo é maneira mais econômica e progressiva de ganho de potência na aceleração. Se você usar a abertura mecânica, a abertura do segundo corpo vai obedecer exclusivamente a curvatura do came de acionamento. Eu não gosto. Até porque a cidade onde moro tem uma quantidade estúpida de semáforos e uma pavimentação de solo lunar. É impraticável dar uma esticada na aceleração. Logo, é bastante raro eu utilizar o segundo corpo.

Que bom que o passo-a-passo foi útil a você. Eu já estava achando que, pelo fato de não abordar regulagem, tinha frustrado a espectativa do pessoal. Esse carburador tem tantos agregados que necessitam seleção e/ou regulagem (desafogador pneumático, bóia, cálibre de marcha-lenta, difusores, giclês, regulador pneumático da marcha-lenta, tubo injetor, cabo do afogador, abertura positiva, etc...) que achei melhor abordar apenas a limpeza rotineira. Diversos problemas de partida a frio, a quente, condução difícil, etc... tem sua origem na má regulagem desses itens e o diagnóstico remoto é bastante difícil. Por isso achei melhor não me comprometer a esse nível.
Espero que você continue gostando do fórum e frequentando-o.
Abraços. cheers

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por Rubão6cc em Qui 25 Ago - 13:01:59

Muito bom..é nessas horas que a gente vê que vale a pena o tempo gasto pra tirar fotos, hospedar e criar um tópico deste tipo, porque dá um trabalho do caramba. É satisfatório ver o pessoal ser ajudado e isso é o que importa aqui no fórum.


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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por almeidanewton em Sex 26 Ago - 8:28:12

Esqueci de mencionar: quando desmontei o carburador encontrei um Prego no corpo do 2 estagio! Ele só não caiu no coletor pq a borboleta estava travada. Agora só Deus sabe como ele foi parar lá...

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

Mensagem por almeidanewton em Sex 26 Ago - 8:38:33

Na verdade esse tutorial já é um belo início para qq trabalho que se queira fazer no carburador.

Defeitos em carros são muito particulares, são diversos componentes interagindo entre si e com sintomas não muito claros e intuitivos na maioria das vezes. É importante começar a mexer no carro para aprender na prática, o pior que pode acontecer é ter pedir socorro a um mecânico profissional, e um bom mecânico é difícil de achar...

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Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

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