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Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

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matheus.emanuel
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Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

Mensagem por matheus.emanuel em Dom 1 Nov - 18:08:47

Olá pessoal.
Estou com um assunto para resolver e gostaria da opinião de vocês. O assunto é sobre câmbios do Opala.
Bom, estou em dúvida de qual câmbio utilizar, vou descrever os tópicos que acho importante debater:

Financeiro;
Manuseio;
Conforto;
Originalidade;
Manutenção;
Resistência;

Financeiro: Ponto para o câmbio varetado, pois acha-se facilmente em qualquer desmanche e é relativamente barato, já achei câmbio varetado por R$ 200,00 (sem garantia);

Manuseio: Ponto para o câmbio moderno, o sincronismos das marchas e o trambulador interno ajudam bastante na utilização do câmbio. No varetado o trambulador externo pode dar uma certa dor de cabeça;

Conforto: Ponto para o câmbio moderno, com uma maciez digna de carros de luxo (pelo menos eu acho);

Originalidade: Este é um ponto meio que subjetivo, no meu caso que tenho um Opala 1977, o varetado é mais viável, mas nada impede de se utilizar o câmbio moderno, guardando suas devidas proporções e peças a mais que devemos incluir nesta "adaptação";

Manutenção: Não sei opinar corretamente neste quesito, mas acho que o câmbio varetado deve ser bem mais simples de se mexer do que o câmbio moderno, se eu estiver errado por favor me corrijam;

Resistência: Acredito que o câmbio varetado seje mais resistente do que os câmbios modernos, pois naquela época tudo era feito com excesso de margem de segurança, ou seja, as coisas eram feitas para durar, não sei se devido à tecnologia da época, ou os cálculos que eram colocados um patamar maior do que o necessário, para se evitar quebras.

No que eu considero importante, deu então 4 x 2 para o câmbio varetado, mas como sou leigo no assunto, peço a ajuda dos amigos para que eu então possa decidir qual câmbio utilizar.

Atualmente utilizo o câmbio 5 marchas do 4 cilindros, e o meu projeto é:
Opala De Luxo 1977
Combustível: Gasolina.
Motor: 6 cilindros 4.1 original.
Carburador: original.
Diferencial: Braseixos relação 41x15, 2,73.
Câmbio: à definir

Conto com a ajuda de todos.
Abraço!

BANDIT
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Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

Mensagem por BANDIT em Dom 1 Nov - 19:22:01

Usa o moderno ....mesmo um motor original e se vc. for "bruto" os 2 câmbios vão quebrar !

o varetado vc. tem que encontrar alguém que pra mexer nele ....pra te ajustar pra que os bracinhos  não fiquem folgados ....eles folgados engatam a marcha com dificuldade ou nem engatam !!!

Por isso é melhor o moderno....mas caso o tabulador não esteja bom ....é capaz de vc. engatar até umas 6 marchas !

se for opala melhorado nenhum aguenta !

o UNICO cambio bom que saiu pro opala são os cambio Clarck dos opalas Diplomata 92 !  os % marchas ...aqueles são os únicos bons ! OKK

bruno silverstar83
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Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 1 Nov - 19:46:16

Eu prefiro os modernos,a manutenção e mais fácil


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Opala muito mais que um carro,uma paixão.

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matheus.emanuel
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Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

Mensagem por matheus.emanuel em Dom 1 Nov - 20:09:34

Agradeço por suas considerações Bandit.
O câmbio 2205B sem dúvidas seria o supra sumo, o "the best", mas para o meu uso, considero este câmbio inviável para mim por dois motivos:
Demanda de utilização: Minha forma de utilização/condução do meu opala é estilo tilzão, ou seja, não forço marchas, não ultrapasso limites de giro, troco as marchas no período correto. Desta forma, o câmbio 2205B se tornaria MUITO mais do que eu necessito;
Custo/Benefício: Eu compraria um câmbio 2205B em boas/ótimas condições de uso por aproximadamente R$ 4.000,00 (SE encontrar). Um câmbio moderno original 4 marchas do 6 cilindros, já encontrei por R$ 600,00 (sem garantia) e entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00 (boas/ótimas condições com garantia). O câmbio varetado já encontrei recentemente por R$ 200,00 (sem garantia), e como disseram que não há diferenças entre 4 e 6 cilindros, acredito poder encontrar algum câmbio destes em boas/ótimas condições de uso.

Estou utilizando atualmente o câmbio 5 marchas do 4 cilindros, o que pra mim já está aguentando bem, mas sei que não é o ideal, então estou em dúvidas sobre os dois câmbios 4 marchas, o varetado ou o moderno.

Com relação à mecânica, temos um mecânico bom em nosso clube de antigos aqui da cidade, não é expert em Opala (se especializou em Ford), mas é muito bom em seus serviços, então acredito não ter problemas em desmontar/consertar/regular/montar qualquer um dos câmbios mencionados.

Abraço, e caso tenha mais alguma consideração a fazer, fique à vontade. Como mencionei anteriormente eu sou leigo no assunto, então quanto mais informações eu tiver mais fácil será minha decisão sobre o assunto.

Glaucio Missioneiro
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Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Dom 1 Nov - 21:46:07

Moderno.

Na estrada faz falta a 5ª.

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Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

Mensagem por GeEstavas em Dom 1 Nov - 21:49:04

Legal o tópico, Very Happy


FR1974
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Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

Mensagem por FR1974 em Seg 2 Nov - 5:54:21

Eu iria de moderno..
Recentemente realizei meu sonho e adquiri um Clark 2205B... meu estilo é tiozão tbm, mas quero por um cambio e não ter dores de cabeça;.

Pedrão B.
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Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

Mensagem por Pedrão B. em Seg 2 Nov - 7:24:09

Eu comprei um 260F da C10...
Pois tenho algumas pretensões para meu Diplomata!
[]'s


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Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

Mensagem por matheus.emanuel em Seg 2 Nov - 7:54:42

Bom dia!
Agradeço a todos pelas suas considerações e opiniões.
Então, minha dúvida mesmo era sobre os 4 marchas, pois para meu estilo de pilotagem eles seriam o ideal (ao meu ver).
Vejam, calculei os dados de pneus, aro e diferencial que usarei no carro, a 2.500 RPM o carro estará à 110 km/H; a 4.000 RPM teoricamente ele estará à 176 Km/H (Fonte das informações: http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html).

Pneus e Aro: 245/60R14 ou 235/60R14
Diferencial: 2,73 relação 41x15 Braseixos

Se eu utilizar o câmbio 5 marchas que já tenho (do 4 cilindros), o motor ficará em 2.100 RPM à 110 Km/H. Porém, já ouvi relatos de que a rotação é baixa, forçando a engrenagem da 5ª marcha e também o diferencial...

bruno silverstar83
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Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 2 Nov - 8:29:52

Esse é o problema do cambio do 4cil,o correto seria utilizar a 5° marcha acima dos 2000,2200 RPMs pra não forçar a engrenagem,se for usar esse cambio com uma relação 3:07 fica melhor,a não ser que goste de viajar acima de 130km/h,ai fica perfeito com o 2:73


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Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

Mensagem por matheus.emanuel em Seg 2 Nov - 9:51:53

Então, já está definido a utilização do diferencial 2.73, e como não sou de correr, acho que um 4 marchas vai ser o melhor custo/benefício, só estou em dúvida em qual utilizar.
Com a ajuda de todos, já começou a dar uma clareada nas idéias, as opiniões caem mais para o lado do moderno, vamos ver mais algumas opiniões.
Grande abraço!

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Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

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