http://www.opaleirosdoparana.com/t31944-resolvidomotor-6-cil-batendo
O que acontecia é que esse tinha um barulho,que parecia algo na parte de cima do motor,de lá pra foi trocado tuchos,engrenagem do distribuidor,varias regulagens de valvulas foram feitas,mas nada adiantou,algumas vezes parecia que o barulho diminuía,mas logo voltava,algumas vezes num ruido maior.
Mas agora as coisas mudaram,hoje esse carro não pertence mais a meu,faz quase 7 meses que está comigo,e agora decidi por vontade própria desmontar esse motor e ir a fundo no problema,até achar o problema do barulho.Domingo passado dei inicio a desmontagem,tirei o cabeçote e já mandei pra retifica,a principio estava tudo OK,altura em 79 cm,câmaras de 65cc indicando que é um cabeçote do motor a alcool(o bloco pela numeração eu já sabia que era a alcool),mas tem um problema,as câmaras estavam b carbonizadas, o que indicaria que de cara já teria que trocar os anéis,pois os retentores de valvula não tava com problemas(meu cabeçote usa retentor de valvula de caminhão ).Olhando bem as camisas deu pra notar que precisaria de um brunimento,pois tem vários riscos na vertical,uma possível causadora do motor esta queimando óleo(a principio não tinha pistas de queima de óleo,o nível não baixava,comecei a perceber que o nível baixava 1 mês atrás +ou-).
Ontem finalmente tirei o motor do cofre,precisei pedir pra um vizinho e amigo do meu pai que trabalha com máquinas e tratores,pra ele vir tirar o motor pra mim,foi moleza pois o motor tava solto.Ai logo depois continuei a desmontagem,tirei o comando,os pistões e a bomba de óleo... Vou dividir em partes o estado de cada peça.
-Comando
A principio o comando está em bom estado,conversando com o Pedrão B aqui do forum,medi os cames com um paquímetro e a medida foi 36X41,e tem um certo sinal de desgaste,mas acho que da pra rodar por mais um tempo,até porque futuramente quero apimentar esse motor,mas agora um comando mais forte tá fora de cogitação.
-Pistões
Apesar do motor(pela numeração,pois não tem diferença entre o bloco do alcool e do gasolina ate onde sei) e o cabeçote serem a alcool,os pistões que estavam ali eram do gasolina e com um grande sinal de desgaste,não cheguei a fazer a medição ainda,mas já vou descartá-los pois o pino do pistão do 3° cil (justo o cilindro em que batia,se tirava o cabo de vela o barulho aumentava,e se enforcasse a valvula de escape desse mesmo cilindro o barulho tambem aumentava)tá trabalhando muito folgado,o problema tá no alojamento do pino no pistão,então já vou trocar e colocar os do alcool pra dar uma taxinha a mais pra rodar na gasolina.
-Bomba de óleo
A bomba de óleo a principio não vou trocar,até porque a pressão de óleo com o motor quente era de 2kg pra mais na lenta,e se acelerasse chegava nos 3kg,então não está ruim no meu ponto de vista,mas vou analisar melhor.
-Bronzinas de biela
Não sei porque mas as bronzinas de biela estavam ruim,com vários riscos,mas já iria troca-las mesmo,só precisa de mais atenção,já vou pedir pra polir os colos do vira.As bronzinas tava escrita 020,acredito que seja sobremedida 0.20 .
Ainda falta tirar o volante e o virabrequim,o volante tá dificil pois os parafusos estão muitos apertados,e não tem muito jeito de tirar eles,amanha vou tentar de volta,se não tiver sucesso na retífica eles tiram pra mim.Outra coisa que vou precisar trocar é a embreagem,me parece que a que tá no carro é de 4cil
Por enquanto é isso,amanha vou tirar mais umas fotos e postar aqui,agora é esperar até terça pra mandar o resto pra retífica.
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