Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Porta malas elétrico
Hoje à(s) 22:39:54 por RodrigoCadi

» comando omega 6mil rpm
Hoje à(s) 22:15:42 por krust

» Opala 75 amarelo trigo 4 portas
Hoje à(s) 21:35:57 por BrunoG

» Apresentação - Opalão 79 - 4 portas
Hoje à(s) 20:38:19 por tcheco 8687

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Hoje à(s) 17:32:33 por gabriel.acosta

» Farol de milha CIBIE
Hoje à(s) 16:40:28 por tcheco 8687

» Opala Drift ?
Hoje à(s) 16:19:51 por Shadow90

» Cabeçote caseiro
Hoje à(s) 16:07:06 por Felipe/S

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 15:47:37 por tcheco 8687

Quem está conectado

21 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7862)
 
100 (7771)
 

Ponto de ignição

Compartilhe

willian fóquinha
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4554
Idade : 23
Localização : Maringa-Pr
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
Opala SilverStar 1982
Cilindros : 6 e 4 cilindros
Data de inscrição : 17/04/2009

Ponto de ignição

Mensagem por willian fóquinha em Ter 24 Nov - 13:57:57

Galera depois de tanto buscar
Perguntar á mecânicos,mais ele não falam
tive de pagar para colocar o opala no Ponto
queria saber se alguem aqui do forum não poderia ajudar eu e outros amigos leigos nessa parte.
A por o opala no ponto desde o inicio ilustrado se puder
eu e muitas outras pessoas agradecemos muito.
O fórum agradece cheers cheers cheers

Daniel lugo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 164
Localização : RS
Data de inscrição : 06/05/2015

Re: Ponto de ignição

Mensagem por Daniel lugo em Ter 24 Nov - 14:09:01

Uma prévia...
Tira a vela do primeiro cilindro.
Com a mão gire o motor em sentido horário, enquanto com uma lanterna ou chave de fenda observa o pistão subindo até o ponto máximo(PMS).
No distribuidor, geralmente tem uma cava no corpo.
Aponte o rotor para essa marca.
Observe a ordem de ignição, geralmente escrita no coletor.
A partir do primeiro cilindro,o que fica na marca encaixe os cabos,1-3-4-2 ou 1-5-3-6-2-4..

dá partida no bixo e REGULA COM PISTOLA DE PONTO!

Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3050
Idade : 33
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Ponto de ignição

Mensagem por Müller em Ter 24 Nov - 15:05:52

Daniel lugo escreveu:Uma prévia...
Tira a vela do primeiro cilindro.
Com a mão gire o motor em sentido horário, enquanto com uma lanterna ou chave de fenda observa o pistão subindo até o ponto máximo(PMS).
No distribuidor, geralmente tem uma cava no corpo.
Aponte o rotor para essa marca.
Observe a ordem de ignição, geralmente escrita no coletor.
A partir do primeiro cilindro,o que fica na marca encaixe os cabos,1-3-4-2 ou 1-5-3-6-2-4..

dá partida no bixo e REGULA COM PISTOLA DE PONTO!

Complementando, qdo o pistão estiver no topo, verifique se a marcação da polia do vira está alinhada com a marcação "0" na chapa do bloco do motor. Essa é a posição em q as duas válvulas estarão fechadas.

Na hora de colocar os cabos, tem q ir sequenciando no sentido horário após colocar o cabo do primeiro cilindro.

Depois faz a regulagem com a pistola.


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.


Daniel lugo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 164
Localização : RS
Data de inscrição : 06/05/2015

Re: Ponto de ignição

Mensagem por Daniel lugo em Ter 24 Nov - 15:15:12

Müller escreveu:
Daniel lugo escreveu:Uma prévia...
Tira a vela do primeiro cilindro.
Com a mão gire o motor em sentido horário, enquanto com uma lanterna ou chave de fenda observa o pistão subindo até o ponto máximo(PMS).
No distribuidor, geralmente tem uma cava no corpo.
Aponte o rotor para essa marca.
Observe a ordem de ignição, geralmente escrita no coletor.
A partir do primeiro cilindro,o que fica na marca encaixe os cabos,1-3-4-2 ou 1-5-3-6-2-4..

dá partida no bixo e REGULA COM PISTOLA DE PONTO!

Complementando, qdo o pistão estiver no topo, verifique se a marcação da polia do vira está alinhada com a marcação "0" na chapa do bloco do motor. Essa é a posição em q as duas válvulas estarão fechadas.

Na hora de colocar os cabos, tem q ir sequenciando no sentido horário após colocar o cabo do primeiro cilindro.

Depois faz a regulagem com a pistola.

Perfeito,esqueci de comentar isso mesmo..

willian fóquinha
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4554
Idade : 23
Localização : Maringa-Pr
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
Opala SilverStar 1982
Cilindros : 6 e 4 cilindros
Data de inscrição : 17/04/2009

Re: Ponto de ignição

Mensagem por willian fóquinha em Ter 24 Nov - 15:58:46

alguem tem disponibilidade na ilustração,tirando o distribuidor para ficar bem completo o tópico

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4993
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por adpachec em Ter 24 Nov - 16:10:54

Ponto.

Ordem de ignição (sentido Horário):

4 cc: 1, 3, 4, 2.
6 cc: 1, 5, 3, 6, 2, 4.

Solte as velas.
Coloque uma bolota de papel no lugar da vela n° 4 (perto da parede corta fogo). eu uso este cilindro como se fosse o n° 1 para não errar na sequência dos cabos.
Não enfie a bolota lá dentro, apenas encaixe ela na abertura.
Dê uns toques na chave, quando a bolota de papel pular o pistão está no PMS e na compressão.
Existem 02 PMS (Ponto Morto Superior), que é compressão e expulsão dos gases, o importante é a compressão.
Com uma chave e fenda apoiada no pistão n° 4 gire a polia na mão até o PMS na posição do pistão no TOPO NA POSIÇÃO DE DESCIDA.
Se o distribuidor (Rotor) não estiver apontado para o pistão (não precisa ser diretamente) você pode soltar o distribuidor e recolocar na posição, mas é chato fazer isto.
Ou mantenha na posição que esta (rotor e distribuidor).
Coloque um cabo de vela na bobina e uma vela na ponta, encostada na lataria (sem tinta) do bloco.
Vire a chave até acender o painel.
Com a mão gire um pouco o distribuidor (não muito devagar), vai soltar uma faísca na vela, ali é o momento da centelha.
Volte o distribuidor um pouco antes do momento da centelha.
Trave ele.
Coloque a tampa do distribuidor.
O encaixe da vela a frente (sentido horário) do ponto de faísca,esta será a posição do cabo de vela do cilindro n°4 que você deixou no PMS.
A partir daí segue a sequência de instalação dos cabos (ex: 4 cc; 1, 3, 4, 2.).
Ligue o motor (ele pode não pegar de início) e acerte o ponto.
Se ele girar e não pegar, adiante um pouco o ponto no distribuidor.
Se ele ficar "pesado" ou ter contra golpes, atrase um pouco o ponto.

Quando ele pegar, deixe esquentar um pouco e acerte até ficar "liso" e sai para testar, de preferência em uma subida, se bater pino atrase um pouco o ponto.

Se desmontar por completo (como a retirada do comando) tem que usar as referências com a marca da polia.
A marca "0" no bloco é uma indicação de válvulas fechadas no PMS.
O manual Opala pede para colocar no 2° traço acima do "0".
Girar distribuidor no anti horário adianta o ponto, sentido horário atrasa.

OKK

gilmareu
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 43
Localização : Sao Paulo SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto até os dentes
Cilindros : 4.1, 6 cil
Data de inscrição : 10/06/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por gilmareu em Qua 25 Nov - 5:38:43

Como o meu carro eu já conheço, e vi alguns posts em outros tópicos dizendo que mesmo com a pistola não fica legal, eu faria o seguinte.

Primeiro verifica se velas, cabos, cachimbo, avanço, e o carburador estão OK e se o cachimbo distribuidor está apontando para o primeiro cilindro como explicaram acima.

Depois solta o parafuso do distribuidor, mas não afrouxa demais para ele não vibrar, deixe firme a ponto de ser possível mexê-lo com a mão.

Liga o carro, deixa em marcha lenta e vai virando o distribuidor devagar até achar o ponto onde ele fica mais acelerado.

Pega uma chave de boca e sai pra rua rodando com o bichão, com o motor quente, já na temperatura de trabalho.

Pisa fundo, pisa leve, pega umas subidas e vai sentindo o carro.

Sentido anti-horário avança o ponto, horário atrasa.

Quando chegar quase lá, vai virando de "soquinho" muuuito pouquinho, tipo bem menos de 1mm por vez.

Lembrando que carro adiantado anda melhor, mas tem alguns sintomas:
Demora mais para pegar quando dá na chave
Esquenta mais
Dá uns trancos/cabeçadas rodando em baixa rotação

Como não tenho a pistola estroboscópica mas tenho paciência, fiz assim.





willian fóquinha
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4554
Idade : 23
Localização : Maringa-Pr
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
Opala SilverStar 1982
Cilindros : 6 e 4 cilindros
Data de inscrição : 17/04/2009

Re: Ponto de ignição

Mensagem por willian fóquinha em Qua 25 Nov - 16:44:33

Galera alguem consegue fazer o serviço e ilustrar ou gravar video como se tivesse fazendo do zero

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4993
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por adpachec em Qua 25 Nov - 16:58:40

Depois do teste com a bolota e levado ao PMS, tem que colocar esta marca da Polia no 2° traço acima do "0" no bloco conforme manual.



A marcação fica nesta aba (lado do motorista abaixo do alternador):



A ponta do rotor (tem que estar virada para o cilindro que deixou em PMS):



A polia e a marcação do lado direito da foto:



http://www.opaleirosdoparana.com/t27507p350-4cc-ajuda

lucasopala
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 48
Localização : Rio verde go
Modelo do carro : Opala comodoro 4cc 82 2 portas
Cilindros : 4cc original 90cv
Data de inscrição : 24/07/2015

Re: Ponto de ignição

Mensagem por lucasopala em Qua 25 Nov - 17:47:17

muito bom o topico parabéns pela colaboração dos opaleiiro pq não é facil encontrar mecanico de confiança e tempo para mexer nos nossos opalas temos que fazer depois do trampo e fins de semana e na malharia das vezes tamos com duvida.

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 25 Nov - 18:05:00

Excelente texto adpachec,eu sempre regulo no sentimento tambem,nunca acertei com a pistola


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Jean Michel Colet
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2842
Localização : Maringá - PR
Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

Chevette 89 SL - Aspirado
Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
Data de inscrição : 25/08/2009

Re: Ponto de ignição

Mensagem por Jean Michel Colet em Qua 25 Nov - 19:37:24

William, vêm aqui em casa, eu coloco no ponto sem te cobrar nada.

Um abraço!

felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 431
Idade : 21
Localização : GUARULHOS - SP
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: Ponto de ignição

Mensagem por felipeleox em Qua 25 Nov - 20:07:37

Pessoal, meu motor estava balançando MUITO em ponto morto, e depois de re-acertar a mistura do 228, decidi dar uma mexida no ponto pra ver me melhorava.

Em marcha lenta, adiantei um pouco o ponto, e ficou beleza em lenta, acelera ele não falha, nem da contra golpes andando na cidade, e ficou mais forte.

Porém, o único problema que surgiu, foi que se eu manter uma velocidade constante, acima de 70km/h ele fica dando uns tranquinhos.

Mas se eu acelerar ele (por exemplo de 0 a 100, saindo de um pedagio) ele não falha nada, e está mais forte do que antes, mas ai quando eu deixo o pé parado pra manter em 90, ou 100, dá as cabeçadinhas. Mas se eu tiro o pé todo, ele vai desacelerando normal, como antes.

Isso é sintoma de ponto? ou outro fator?

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4993
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por adpachec em Qui 26 Nov - 4:07:02

felipeleox escreveu:Pessoal, meu motor estava balançando MUITO em ponto morto, e depois de re-acertar a mistura do 228, decidi dar uma mexida no ponto pra ver me melhorava.

Em marcha lenta, adiantei um pouco o ponto, e ficou beleza em lenta, acelera ele não falha, nem da contra golpes andando na cidade, e ficou mais forte.

Porém, o único problema que surgiu, foi que se eu manter uma velocidade constante, acima de 70km/h ele fica dando uns tranquinhos.

Mas se eu acelerar ele (por exemplo de 0 a 100, saindo de um pedagio) ele não falha nada, e está mais forte do que antes, mas ai quando eu deixo o pé parado pra manter em 90, ou 100, dá as cabeçadinhas. Mas se eu tiro o pé todo, ele vai desacelerando normal, como antes.

Isso é sintoma de ponto? ou outro fator?

Ponto muito adiantado (que pode elevar a temperatura ou dar sinal de batida de pino).
Falta de combustível.
Ou queda de pressão na bomba de combustível.

OKK

Daniel lugo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 164
Localização : RS
Data de inscrição : 06/05/2015

Re: Ponto de ignição

Mensagem por Daniel lugo em Qui 26 Nov - 7:21:15

Um conselho. Regula com pistola, ao invés de usar zilhões de técnicas diferentes pra chegar ao mesmo resultado, provavelmente até inferior, em 2 minutos tu regulou com a pistola, ou luz de ponto. Pede emprestado ou faz uma tu mesmo, não é difícil.
Se quiser ir pelo livro do Opala vai, é uma obra incrível , uma escola. Porém dos anos 80. Não custa nada poupar tempo e regular o carro do jeito mais fácil.

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 26 Nov - 9:26:25

Essas zilhões de tecnicas são muito uteis,melhor que ficar acertando com a pistola e o carro não ficar bom,eu aconselho quem não tem pistola acertar o ponto no sentimento mesmo,garanto que fica bom


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 431
Idade : 21
Localização : GUARULHOS - SP
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: Ponto de ignição

Mensagem por felipeleox em Qui 26 Nov - 9:46:00

Dando uma folheada aqui num livro de mecanica, agora que vi que quando limpei o carburador, eu nao tirei o calibre (flautinha). Tirei todos pra limpar, menos ele porque quanto tirei os gicles que ficam antes dele , que sao dois, essa flautinha nao tinha fenda pra desrosquear, estava liso.

Sera que pode ser isso tambem ?

Acham que compensa eu primeiro tentar mexer no ponto ou carburador ?

Quanto a pistola, ate faria se tivesse uma, ou se alguem que tivesse fizesse pra mim de graça kk

Pagar mecanico agora ta embaçado.

felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 431
Idade : 21
Localização : GUARULHOS - SP
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: Ponto de ignição

Mensagem por felipeleox em Qui 26 Nov - 9:53:08

Bomba de combustivel é nova, e trabalha com desborbulhador faz uns 3 meses

Tonho_RS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 825
Idade : 25
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500
Data de inscrição : 26/05/2011

Re: Ponto de ignição

Mensagem por Tonho_RS em Qui 26 Nov - 11:03:09

felipeleox escreveu:Bomba de combustivel é nova, e trabalha com desborbulhador faz uns 3 meses

E o desborbulhador está instalado corretamente?

Tubo de cima: retorno para o tanque.

Tubo do meio: entrada de combustível.

Tubo de baixo: saída de combustível para o carburador.

E o mais importante, o desborbulhador precisa ficar no mesmo nível ou acima do carburador, nunca abaixo dele.

Boa sorte.

Daniel lugo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 164
Localização : RS
Data de inscrição : 06/05/2015

Re: Ponto de ignição

Mensagem por Daniel lugo em Qui 26 Nov - 12:05:28

bruno silverstar83 escreveu:Essas zilhões de tecnicas são muito uteis,melhor que ficar acertando com a pistola e o carro não ficar bom,eu aconselho quem não tem pistola acertar o ponto no sentimento mesmo,garanto que fica bom

Já acertou um carro com pistola pra sair dizendo que fica ruim?

willian fóquinha
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4554
Idade : 23
Localização : Maringa-Pr
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
Opala SilverStar 1982
Cilindros : 6 e 4 cilindros
Data de inscrição : 17/04/2009

Re: Ponto de ignição

Mensagem por willian fóquinha em Qui 26 Nov - 12:25:57

Daniel lugo escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Essas zilhões de tecnicas são muito uteis,melhor que ficar acertando com a pistola e o carro não ficar bom,eu aconselho quem não tem pistola acertar o ponto no sentimento mesmo,garanto que fica bom

Já acertou um carro com pistola pra sair dizendo que fica ruim?

Gente a intenção do tópico é somente ajudar a leigos como eu e mais pessoas do fórum

LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 513
Idade : 26
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s
Cilindros : 6

Data de inscrição : 15/12/2014

Re: Ponto de ignição

Mensagem por LucasPiologo em Qui 26 Nov - 12:33:45

tenho muito interesse em aprender a por o carro no ponto, pois a única vez q tentei fiz merda e tive q chamar mecânico pra arrumar a cagada !

Meu carro da uns tranquinhos andando na cidade, mas em alta acima de 70 ele n balança, motor balança um pouco na lenta.

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4993
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por adpachec em Qui 26 Nov - 16:11:08

Daniel lugo escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Essas zilhões de tecnicas são muito uteis,melhor que ficar acertando com a pistola e o carro não ficar bom,eu aconselho quem não tem pistola acertar o ponto no sentimento mesmo,garanto que fica bom

Já acertou um carro com pistola pra sair dizendo que fica ruim?

Calma gente.......

Beethoven era surdo e compôs muitas músicas que são tocadas até hoje.
Não importa a forma e sim o resultado, e que seja positivo.

OKK

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 26 Nov - 16:25:01

Daniel lugo escreveu:

Já acertou um carro com pistola pra sair dizendo que fica ruim?

Sim,não falaria a toa aqui

Não to falando que a pistola ão presta,mas geralmente no opala(não motores preparados)não fica bom,mas é que cada motor tem sua regulagem,não adianta falar que por exemplo 10° fica excelente em todos os 6cil a gasolina que não vai funcionar,cada motor responde de um jeito diferente,por isso que sem a pistola é melhor,e muita gente não tem essa ferramenta tambem OKK


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


opala@80
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 16
Localização : Curitiba
Data de inscrição : 23/06/2015

Re: Ponto de ignição

Mensagem por opala@80 em Qui 26 Nov - 17:03:43

Boa noites amigos não sei se é o tópico certo mas vamos la desmontei meu motor para pintar algumas peças depois montei e nem gira o motor eu tinha tirado a polia e o distribuidor agora ele nem gira o que pode ser tava funcionando certinho???

Tonho_RS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 825
Idade : 25
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500
Data de inscrição : 26/05/2011

Re: Ponto de ignição

Mensagem por Tonho_RS em Qui 26 Nov - 20:23:23

adpachec escreveu:

Beethoven era surdo e compôs muitas músicas que são tocadas até hoje.
Não importa a forma e sim o resultado, e que seja positivo.


Boa essa, aprendi mais uma para a vida, kkkkkkkkkkk.

felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 431
Idade : 21
Localização : GUARULHOS - SP
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: Ponto de ignição

Mensagem por felipeleox em Qui 26 Nov - 20:29:55

Tonho_RS escreveu:
felipeleox escreveu:Bomba de combustivel é nova, e trabalha com desborbulhador faz uns 3 meses

E o desborbulhador está instalado corretamente?

Tubo de cima: retorno para o tanque.

Tubo do meio: entrada de combustível.

Tubo de baixo: saída de combustível para o carburador.

E o mais importante, o desborbulhador precisa ficar no mesmo nível ou acima do carburador, nunca abaixo dele.

Boa sorte.

A instalação esta correta sim, mas agora me veio aquela exclamação na cabeça rs

Da forma quando instalei o desborbulhador, deixei no mesmo nível, e ai andava super bem, e no mesmo dia que acertei o ponto, acabei abaixando ele um pouco porque estava pegando na panela do filtro de ar...

Hoje até dei uma atrasadinha mínima no ponto, mas como não peguei estrada, não deu pra ter muita noção, apenas que pro uso de cidade ficou normal.

Aqui a foto do desborbulhador no dia em que o instalei (desta maneira ficava redondo em qualquer regime)



______________________________________-

Quanto ao uso de pistola ou não, cada um tem sua preferência, acho que o objetivo aqui é mostrar os diversos caminhos para o mesmo lugar.
Acho que a pistola seria até bom fazer, deve ser mais garantido, mas com os motores ai com mais de 30 anos, nem sempre a especificação do manual fica 100% boa, mas é claro que as vezes pode ficar, então tudo depende

gilmareu
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 43
Localização : Sao Paulo SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto até os dentes
Cilindros : 4.1, 6 cil
Data de inscrição : 10/06/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por gilmareu em Sex 27 Nov - 5:41:08

bruno silverstar83 escreveu:
Daniel lugo escreveu:

Já acertou um carro com pistola pra sair dizendo que fica ruim?

Sim,não falaria a toa aqui

Não to falando que a pistola ão presta,mas geralmente no opala(não motores preparados)não fica bom,mas é que cada motor tem sua regulagem,não adianta falar que por exemplo 10° fica excelente em todos os 6cil a gasolina que não vai funcionar,cada motor responde de um jeito diferente,por isso que sem a pistola é melhor,e muita gente não tem essa ferramenta tambem OKK

Meu carro por exemplo, é original a gasolina rodando no alcool, com pistões e toda parte debaixo do motor a gasolina, algumas peças colocadas do alcool, como partida-frio, coletor aquecido, carburador giclado para alcool, obviamente o ponto e avanço dele não poderia ser feito somente na pistola, pois deva ser diferente do especificado de fábrica ...


adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4993
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por adpachec em Sex 27 Nov - 15:52:37

opala@80 escreveu:Boa noites amigos não sei se é o tópico certo mas vamos la desmontei meu motor para pintar algumas peças depois montei e nem gira o motor eu tinha tirado a polia e o distribuidor agora ele nem gira o que pode ser tava funcionando certinho???

Olha se não esqueceu de ligar o pós chave no motor de arranque.



Esta foto é do arranque do 6cc. (nao é bosch)
-1 -> vem do positivo da bateria
-2 -> vem do tambor da chave (comanda o acionamento do motor de arranque)
-3 -> vai para o sistema de ignição
-4 -> vai para dentro do arranque

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/38717-motor-de-arranque.html

OKK

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 27 Nov - 18:49:41

gilmareu escreveu:
Meu carro por exemplo, é original a gasolina rodando no alcool, com pistões e toda parte debaixo do motor a gasolina, algumas peças colocadas do alcool, como partida-frio, coletor aquecido, carburador giclado para alcool, obviamente o ponto e avanço dele não poderia ser feito somente na pistola, pois deva ser diferente do especificado de fábrica ...


Isso mesmo,você sabe que seu carro é um motor a gasolina transformado a alcool,mas tem dono que não sabe se o motor é original com aquele combustível ou não,ai começa a salada hehe


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3050
Idade : 33
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Ponto de ignição

Mensagem por Müller em Sab 28 Nov - 12:12:42

bruno silverstar83 escreveu:
Daniel lugo escreveu:

Já acertou um carro com pistola pra sair dizendo que fica ruim?

Sim,não falaria a toa aqui

Não to falando que a pistola ão presta,mas geralmente no opala(não motores preparados)não fica bom,mas é que cada motor tem sua regulagem,não adianta falar que por exemplo 10° fica excelente em todos os 6cil a gasolina que não vai funcionar,cada motor responde de um jeito diferente,por isso que sem a pistola é melhor,e muita gente não tem essa ferramenta tambem OKK

Tanto faz acertar no ouvido ou na pistola! O importante é q fique bom!

A questão da pistola é a seguinte: como falaram, cada carro é um carro e com motores de mais de 20 anos. Cada um tem sua peculiaridade.

Os dados do manual não precisam ser seguidos à risca. Talvez na época do lançamento do modelo, td novinho. sim. Mas, hoje, esses dados podem ser usados apenas como base.

No meu caso, por exemplo, motor 2.5 álcool, o manual diz 14 a 18º APMS. 14 e 18º na pistola não ficaram bons. Logo, ainda usando a pistola, deixei com 16º e acho q funciona redondinho!


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.


gilmareu
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 43
Localização : Sao Paulo SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto até os dentes
Cilindros : 4.1, 6 cil
Data de inscrição : 10/06/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por gilmareu em Ter 1 Dez - 12:36:08

Müller escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:

Sim,não falaria a toa aqui

Não to falando que a pistola ão presta,mas geralmente no opala(não motores preparados)não fica bom,mas é que cada motor tem sua regulagem,não adianta falar que por exemplo 10° fica excelente em todos os 6cil a gasolina que não vai funcionar,cada motor responde de um jeito diferente,por isso que sem a pistola é melhor,e muita gente não tem essa ferramenta tambem OKK

Tanto faz acertar no ouvido ou na pistola! O importante é q fique bom!

A questão da pistola é a seguinte: como falaram, cada carro é um carro e com motores de mais de 20 anos. Cada um tem sua peculiaridade.

Os dados do manual não precisam ser seguidos à risca. Talvez na época do lançamento do modelo, td novinho. sim. Mas, hoje, esses dados podem ser usados apenas como base.

No meu caso, por exemplo, motor 2.5 álcool, o manual diz 14 a 18º APMS. 14 e 18º na pistola não ficaram bons. Logo, ainda usando a pistola, deixei com 16º e acho q funciona redondinho!  

Além do que há 20 anos atrás nossa gasolina não tinha tanto alcool quanto tem hoje, isso muda até a giclagem do carburador, além do ponto para quem tem opalão a gasolina

LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 513
Idade : 26
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s
Cilindros : 6

Data de inscrição : 15/12/2014

Re: Ponto de ignição

Mensagem por LucasPiologo em Ter 8 Dez - 13:16:05

Alguém tem algum vídeo de opala batendo pino por causa do ponto?

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4993
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Ponto de ignição

Mensagem por adpachec em Ter 8 Dez - 17:23:07

É uma batida metálica, principalmente em subida.

http://autosclassicos.blogspot.com.br/2011/03/batida-de-pino-e-pre-ignicao.html



OKK

felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 431
Idade : 21
Localização : GUARULHOS - SP
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: Ponto de ignição

Mensagem por felipeleox em Qui 24 Dez - 17:18:13

Pra contribuir ao tópico, quem tem carro com platinado, tá ai um excelente método. Fiz hoje e ficou Beleza


Conteúdo patrocinado

Re: Ponto de ignição

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:27:36


    Data/hora atual: Dom 4 Dez - 23:27:36