Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

160 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 160 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_leftBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado BarBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_right 
tabarbosa (16850)
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_leftBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado BarBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_leftBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado BarBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_right 
BANDIT (13573)
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_leftBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado BarBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_right 
Xann (10394)
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_leftBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado BarBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_leftBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado BarBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_right 
j ricardo (9376)
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_leftBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado BarBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_right 
Jean Bida (9320)
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_leftBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado BarBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_leftBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado BarBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_leftBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado BarBielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Bar_right 

+2
Felipe Inocente
raper171
6 participantes

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    raper171
    raper171
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : GM Opala Std, 1976
    Cilindros : 4 Cil, 2500cc
    Data de inscrição : 05/01/2016

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por raper171 Qui 7 Jan - 8:49:12

    Prezados amigos opaleiros,

    Meu 76 tem uma leve preparação com:
    Ignição eletrônica
    Comando 278, lob 109
    Tuchos mecânicos
    Weber 446

    Resolvi fazer a usinagem completa do motor e com isso somarei um turbo com no máximo 0.8 de acerto.

    Como não costumo ver combinações de aspirado e turbo assim, resolvi criar este tópico.
    Meu único receio é em relação às bielas originais, se aguentam uso moderado numa preparação dessas.
    Felipe Inocente
    Felipe Inocente
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 80
    Idade : 40
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : GM Opala Coupé 151" 1982 - Turbo
    Data de inscrição : 14/07/2015

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por Felipe Inocente Qui 7 Jan - 9:49:37

    Fala camarada!!

    Na verdade, esta receita é a mais utilizada no mundo inteiro... uma aspirada legal, pra garantir a primeira fase do motor com bastante fôlego... e o turbocompressor pra empurrar em alta. Aqui no Brasil que o povo destaxa motor pra kct só pra enfiar pressão no talo do compressor... Na minha opinião isso é bobagem só pra dizer que conseguiu XX cavalos no dinamômetro.

    Um motor de performance equilibrado, durável e gostoso de dirigir na rua sempre terá um equilíbrio entre os dois "mundos" = Naturalmente Aspirado + Veneno (turbo).

    O meu 4cilindros a gasolina original eu coloquei pistões retos justamente pra dar mais taxa na parte aspirada (usando álcool) e não precisei de muita pressão pra atingir a potência que queria (0,9bar = 182cv). O resultado é um carro delicioso de tocar, dá pra andar numa boa com bastante torque em baixas rotações ou socar o pé e arrancar asfalto com a potência em alta.

    Resumindo, pode trabalhar turbo + comando + pistões + etc etc... O segredo é cuidar da temperatura da queima no interior dos cilindros, assim como o fluxo no cabeçote. Particularmente, eu gosto de estudar todas as variáveis possíveis pra atingir os objetivos do motor (taxa, R/L, velocidade do pistão, etc).

    Dicas: Eu trocaria a DFV 446 por uma W40 para uso do Turbocompressor (é o que eu uso).

    O seu comando pode ser utilizado, mas ideal pra turbo teria um lob de 114+-.

    Dá uma olhada no meu canal do YouTube, dá pra ter uma idéia do que estou falando >>> https://www.youtube.com/channel/UCxf852kq7Yi87V63vKOPUPg

    Absssss!!
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por Pedrão B. Qui 7 Jan - 19:18:07

    Então amigo 171...
    446 é praticamente impossível de pressurizar, vai ter que jogar fora...
    Seu comando, se for Isky, tem sua faixa útil de 2,5k a 6,5k rpm, e 2,5k é fim de lag de turbina...não sei se seria viável...a não ser que adiante bem ele, daí dá uma compensada na baixa e o turbo se encarrega da alta...
    Preparação tem dois caminhos, o já trilhado que é fácil e barato, e o desconhecido que é árduo e caro!
    Daí vai de cada um escolher!
    Seja bem vindo!
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por Sr.Bianchi Sex 8 Jan - 8:17:11

    Bem vindo, primeiramente.

    Até onde sei as bielas aguentam relativamente bem.

    O problema aí é o comando, carburador e os detalhes.

    Esse comando não é de forma alguma apropriado para turbo. Pois na faixa que tu não tem a turbina pressurizando tu também não tem força vindo comando. Fora o lobe center totalmente inapropriado para turbo.
    446...melhor não. Um 3e vai funcionar melhor e é barato.

    Fora isso, atente a taxa de compressão, folga de anéis, folga de pistão, tipo de junta, fazer um ajuste correto com sonda etc. Essa é parte barata que mais causa todas as caga***.

    Boa sorte no projeto.
    raper171
    raper171
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : GM Opala Std, 1976
    Cilindros : 4 Cil, 2500cc
    Data de inscrição : 05/01/2016

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por raper171 Qui 14 Jan - 23:20:10

    Primeiramente agradecer pelas respostas, companheiros.

    Então, somando a opinião dos senhores, vou explicitar minha realidade:

    Orçamento vai ficar curto porque estou pagando a usinagem completa do motor, por isso é provável que não vou poder investir em:

    * Comando novo
    * Pistões/Bielas forjadas/preparados

    Mas vou fazer um esforço pra trocar de carburador sim (somado ao coletor Crying or Very sad ), pra deixar o motor de braços abertos pro turbo. Em seguida procurar um bom cardiologista pra fazer essa afinação no turbo utilizando meu comando atual mesmo.

    (Ah! Uma embreagem de cerâmica também está na receita)

    Estou no caminho certo na medida do possível?


    Grande abraço e obrigado mais uma vez.
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por Pedrão B. Sex 15 Jan - 5:23:27

    Olha, creio que um comando original seria melhor que esse que está usando...
    Você fácilmente achará alguém que te dê um comando original a troco do seu e ainda te volte uma grana.
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Felipe Inocente
    Felipe Inocente
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 80
    Idade : 40
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : GM Opala Coupé 151" 1982 - Turbo
    Data de inscrição : 14/07/2015

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por Felipe Inocente Sex 15 Jan - 6:33:04

    raper171 escreveu:Primeiramente agradecer pelas respostas, companheiros.

    Então, somando a opinião dos senhores, vou explicitar minha realidade:

    Orçamento vai ficar curto porque estou pagando a usinagem completa do motor, por isso é provável que não vou poder investir em:

    * Comando novo
    * Pistões/Bielas forjadas/preparados

    Mas vou fazer um esforço pra trocar de carburador sim (somado ao coletor Crying or Very sad  ), pra deixar o motor de braços abertos pro turbo. Em seguida procurar um bom cardiologista pra fazer essa afinação no turbo utilizando meu comando atual mesmo.

    (Ah! Uma embreagem de cerâmica também está na receita)

    Estou no caminho certo na medida do possível?


    Grande abraço e obrigado mais uma vez.


    Fala bro! Beleza??

    Experiência própria: Comando original do gasolina vai render até 4800rpm, depois vem perdendo muita potência. A parte boa é que o carro fica com MUITO torque (30kgf com 0,7bar).
    Com o 278 com lob 109 você já vai render até 6500RPM e vai vir muita potência, mas perde um pouco do. torque em baixa rotação (nada de anormal, o motor do opala tem torque abundante e o carro não vai ficar "manco")...
    A DFV446 não é impossível de pressurizar, mas dá trabalho... precisa mandar fazer uma caixa pra colocar o carbora inteiro dentro... por isso recomendo a troca, mas NÃO TEM QUE SER a weber40.... pode ser H34, 3E que também ficam muito bons!

    Voltando ao comando, eu montei o meu turbo com o original e estou colocando um ISKY 278 Lob 109... apesar de saber que não é o ideal para turbo, seguindo a matemática vou atingir meu objetivo com o motor pois a faixa útil é de 2500rpm a 6500rpm, tornando o motor mais elástico e com maior potência final para uso em track days.

    Hoje com o comando original dá pra esticar até 5000rpm, se passar disso perde rendimento.

    Resumindo: Troque apenas o carburador e monte o kit! Garanto que não vai se arrepender...

    Se precisar de ajuda chama aí.... já quebrei bastante a cabeça acertando esse motor inteiro!
    raper171
    raper171
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : GM Opala Std, 1976
    Cilindros : 4 Cil, 2500cc
    Data de inscrição : 05/01/2016

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por raper171 Sex 15 Jan - 15:51:12

    Muito obrigado, amigos.

    Somando as opniões de cada um aqui, vou pegar um 3E e rumar pro turbo. Mas primeiro tenho que procurar essa mão de obra aqui no RJ... coisa difícil.



    Tudo bem aliviar o volante do motor também nessa configuração ou o torque vai cair muito na lenta?
    lokodoabc
    lokodoabc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 31
    Idade : 29
    Localização : Santo André
    Data de inscrição : 09/12/2015

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por lokodoabc Sex 15 Jan - 17:08:37

    oi amigo axo q aliviar fica bao hein pois o opala tem torque de sobra hehehehe comando alto fica ruim nessa config? pois tenho um 4cc e qro meter um turbo e um comando 290 sera q fica bom tive um ap nessa config até 2000 rpm era manco mais quando abria só por deus kkkk
    Felipe Inocente
    Felipe Inocente
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 80
    Idade : 40
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : GM Opala Coupé 151" 1982 - Turbo
    Data de inscrição : 14/07/2015

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por Felipe Inocente Sex 15 Jan - 19:02:27

    raper171 escreveu:Muito obrigado, amigos.

    Somando as opniões de cada um aqui, vou pegar um 3E e rumar pro turbo. Mas primeiro tenho que procurar essa mão de obra aqui no RJ... coisa difícil.



    Tudo bem aliviar o volante do motor também nessa configuração ou o torque vai cair muito na lenta?

    Se você quer que o giro suba mais rápido, recomendo o uso de balanceiros roletados com polylock e prisioneiros no cabeçote... Eu não faria o alívio no volante, mas isso é de cada um.

    Aí no RJ eu já ouvi falar muito bem do Rene Monteiro (RM Motors)... é o único cara que conheço e só sei o que já me falaram. Lógico que ele trabalha direto com AP, mas vale a pena trocar uma idéia.

    Abs!
    raper171
    raper171
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : GM Opala Std, 1976
    Cilindros : 4 Cil, 2500cc
    Data de inscrição : 05/01/2016

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por raper171 Seg 18 Jan - 12:11:11

    Novamente agradecido pelas informações, meus amigos.

    No caminho me deparei com outra dúvida:
    Em busca de um novo cabeçote (pois o meu já estava na última usinagem), achei um cinza (87~ , né?). Serve tranquilamente no meu 76? Problemas com taxa de compressão, etc?
    Felipe Inocente
    Felipe Inocente
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 80
    Idade : 40
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : GM Opala Coupé 151" 1982 - Turbo
    Data de inscrição : 14/07/2015

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por Felipe Inocente Qua 27 Jan - 10:22:21

    Fala mano, beleza?

    Acredito que não haja problema algum, procure apenas saber das condições do cabeçote que vai adquirir. Se possível, faça a medição do volume da câmara de combustão pra ter a certeza da taxa que vai trabalhar study

    Se não me engano, o cabeçote a gasolina tem 72cc e o álcool 55cc de volume na câmara... acho scratch

    Pipeta tudo e faz as contas, aí dá pra partir pra certeza de qual taxa, margem de erro e segurança você vai ter no motor!

    Abss
    Saulo Alves
    Saulo Alves
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 461
    Idade : 33
    Localização : Guarulhos-SP
    Modelo do carro : Diplomata 1987
    Diplomata 1981
    Cilindros : 6cc 250-S;
    4cc
    Data de inscrição : 17/05/2012

    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por Saulo Alves Qui 28 Jan - 5:11:51

    eu aliviaria o volante para 9,5 kg!

    Conteúdo patrocinado


    Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado Empty Re: Bielas Originais - Preparação - Turbo + Aspirado

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 20:02:57