Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Ontem à(s) 22:55:16 por opala4cc

» Novo membro no site Opaleiros do Paraná!
Ontem à(s) 21:38:27 por Hainra

» Farol de milha CIBIE
Ontem à(s) 21:26:47 por adpachec

» Opala Drift ?
Ontem à(s) 19:26:32 por Shadow90

» Tamanho das rodas - Afeta Desempenho ?
Ontem à(s) 19:03:36 por Shadow90

» Alguém Conhece " Casa da Opala em Limeira - SP"
Ontem à(s) 18:40:27 por Fabio9437

» Peças para Diplomata 91
Ontem à(s) 17:49:10 por joaoc

» Ventilador do ar condicionado - Diplomata 91
Ontem à(s) 16:48:04 por opala4cc

» Chaves originais do Opala 78
Ontem à(s) 15:05:36 por Pedrão B.

Quem está conectado

17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7862)

100 (7771)

Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

Compartilhe

lucas1989
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 11

Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

Mensagem por lucas1989 em Seg 9 Fev - 19:02:47

Bom pessoal, o motor do opalão ta na oficina pq tinha dado uns problemas e foi desmontado completo e aplainado o cabeçote pois o mesmo estava empenado (entre outros serviços).
Durante esse tempo que ele está lá eu comecei a entrar nos fórums de opala e vi em alguns a questão de "tirar um pedaço" do cabeçote para aumentar a taxa de compressão e consequentemente aumentar a economia dele.

Gostaria de confirmar com os amigos do fórum se eu realmente terei uma economia e se ela é considerável.
Queria saber também se há alguém que seja contra o rebaixamento do cabeçote e porque?

Caso eu vá rebaixar, sei que tenho que medir o volume do cilindo, da junta (no caso o espaço gerado por ela) e o volume do cabeçote. Sei que o motor tem uma taxa de compressão original de 11,6. Qual a taxa ideal (ou mais economica) para usar o álcool? 12, 13, 14?

O motor é um 4.1 a álcool de um comodoro 1992.

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)

Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Ter 10 Fev - 6:24:52

Pra ficar legal no álcool pelo menos 12:1 (considerando o restante do motor original, carburação dupla....)
Pra ficar esperto com um comando pouco maior que o original, qualquer coisa acima de 12,5:1 ja é bom
Comandos mais altos, quase de pista, multiplos carburadores ja pedem mais de 13,5:1
Motores de pista, comandos agressivos ao extremo dae só fica bom com 14,5:1 pra cima....

Mas cada um tem uma receita, só não é bom colocar taxa alta demais com comando original por exemplo, pq carrega demais o cilindro (PMEP)...

lucas1989
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por lucas1989 em Ter 10 Fev - 10:48:54

Então para que o motor original fique melhor o ideal é a taxa de 12:1? Essa taxa (que é pouco maior que a original) geraria alguma economia? e a potência aumentaria mais ou menos quanto?
O que é PMEP?

Achei que desse para aumentar mais a taxa só pelo carro ser a alcool, pois vi carros como unos com taxa de 12,5:1 e gols com taxa de 14,1:1 mas agora entendi que depende também do comando.

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Ter 10 Fev - 14:15:58

Pode ir até além de 12:1, por exemplo, se vc anda com comando original '4100' + DFV + escape dimensionado pode ir até 13:1 sem problemas, porém, prescisará reacertar a carburação e curva de ignição, para aproveitar melhor, assim conseguirá ganhar alguns cavalos a mais e nem por isso gastará mais combustível que o original. Vou citar um exemplo, motor original 4100 + DFV + escape dimensionado, original tinha cerca de 120cv reais, dae com um bom dimensionado vamos supor que ganha-se 10cv, ja terá 130cv, com o aumento da taxa e recalibração do carburador e ignição num preparador dos bons consegue extrair aproximadamente 160cv e manter o consumo em níveis aceitáveis....
O Evandro Lima numa de suas reportagens comentou sobre isso... motor original tinha 120cv (aferidos em dinamometro), dae colocaram pistões 4'', taxa de 12:1 + escape dimensionado, chegaram a 153cv@4000rpm (também aferidos em dinamometro)... dae colocaram + comando 250S e atingiram 173cv@4600rpm se não me engano (também aferidos em dinamometro)...

PMEP - Pressão média efetiva sobre o pistão

Não dá pra comparar nossos motores com os atuais, que possuem além de gerenciamento total eletrônico, cabeçote de alumínio, sensor de detonação, desenho de dutos e camaras mais elaborados, materiais mais nobres, comandos muito bem estudados e mais um monte de coisa que permitem usar taxas altas e extrair potência grande de motores pequenos.. afinal hoje em dia é fácil vermos qualquer 1.nada ter 70cv ou mais naturalmente aspirado

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc

Mensagem por felipew em Ter 10 Fev - 19:36:13

OKK muito interessantes as explicações, parabéns

lucas1989
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por lucas1989 em Ter 10 Fev - 21:31:40

Bom Jeferson_Heerdt no caso a minha prioridade não seria a potência (mas claro que ela é bem-vinda) e sim a economia.
O carburador desse opala é um 3E e eu não estou com tempo ($) para fazer muitas preparações como o escape e uma alteração na curva de ignição.
A minha idéia (não sei se é possível) era somente aumentar a taxa até um ponto que não reduzisse a vida útil do motor e me desse uma economia. Será que com a taxa de 12 eu consigo alguma economia? Tipo 6 km/l na cidade?
Só pra explicar melhor: até que taxa eu consigo sem mexer em nada além de rebaixar um pouco o cabeçote? Qual a economia que eu teria (para ver se compensa)? A mistura e marcha lenta no carburador vão continuar as mesmas ou eu vou ter que mudar alguma coisa do que ele é originalmente (por falar nisso, alguém teria uma tabela de calibração, desmontagem e limpeza desse carburador 3E?)

Obrigado.

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc

Mensagem por Xann em Ter 10 Fev - 22:04:40

Na verdade não seria uma economia, seria um melhor aproveitamento da força ou potencia sem gastar mais combustível com isso. A diferença é muito pouco brother, se vc vai rebaixar só por esse motivo melhor deixar. OKK

lucas1989
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por lucas1989 em Ter 10 Fev - 23:06:38

É... vou ver quanto ainda daria pra tirar nesse cabeçote (ainda estou sem saber a taxa boa pra o álcool nesse motor sem ter que alterar comando e ignição) e ver quanto a retífica cobraria. Já que o cabeçote está fora do carro talvez seja interessante aproveitar a oportunidade.

Samuel Renner
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1045
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupé SL/E 4.1/S - 1988
Cilindros : 6

Mensagem por Samuel Renner em Qua 11 Fev - 5:22:40

lucas1989 escreveu:É... vou ver quanto ainda daria pra tirar nesse cabeçote (ainda estou sem saber a taxa boa pra o álcool nesse motor sem ter que alterar comando e ignição) e ver quanto a retífica cobraria. Já que o cabeçote está fora do carro talvez seja interessante aproveitar a oportunidade.

Acho que você deve aproveitar a oportunidade e deixar ele com a taxa ideal para rodar alcool com motor original, ou seja, 12:1.

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qua 11 Fev - 8:55:18

Acho que vc querer fazer 6km/l com um 6cilindros muita coisa.... arrisco dizer que no máximo, mas no máximo do máximo mesmo uns 5 ja tão de ótimo tamanho, analisa o tamanha do motor, são 4,1litros... qualquer 2,0litros de hoje que seja flex ja esbarra nos 6 e qualquer coisa...
Meu Corsa GSI que converti pra álcool apenas com bicos 30% maiores, tem injeção sequencial, controle de ponto individual, uma porrada de coisa que da mais aproveitamento de potência e consumo e no álcool puro faz 6,5km/l na cidade..... e é 1.6 16v.... como não tem jeito de mexer no ponto dele passei a usar 10% de gasolina misturada no álcool e o consumo passou p/ 7,8km/l na cidade, lembrando que a taxa original desse motorzinho é 10,5:1....

Pra chegar nos 12:1 de taxa no motor do Opala 6cil, vc prescisa deixar a borda dos pistões alinhados com o topo do bloco, praticamente 0 a 0, usar pistões com aquelas bolhinhas (domezinhos originais) e um cabeçote baixado pelo menos 2mm (se for gasolina, se for original álcool dae presciso calcular certinho... mas vem bem mais taxa...). Mas, se for pistão cavado (aqueles com uma piscina no meio), e ainda tiverem bem p/ baixo do topo do bloco.... esquece.. não chega nunca em 12:1....

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc

Mensagem por felipew em Qua 11 Fev - 10:30:31

mas mesmo assim, se o cabeçote já está fora por outro motivo e o custo a mais será apenas o de baixar o cabeçote então acho que vale a pena, pois deve ser em torno de uns R$100,00 só para plainar o cabeçote.
Já para quem está com o motor funcionando em ordem , o custo será a mão de obra e mais as juntas , de cabeçote e de coletores. daí deve ficar uns 250,00 pila então acho que não vale a pena, pelo menos em questão de economia de combustível.

lucas1989
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por lucas1989 em Qua 11 Fev - 14:07:08

Bom... como a taxa original dele é de 11,6:1 e ele teve o cabeçote aplainado pq estava empenado dessa vez que foi aberto então acho que se não chegou nos 12:1 deve estar bem perto, precisando, portanto tirar pouco do cabeçote.
A questão dos 6km/l é pq eu tinha lido em um fórum que alguém disse que aumentou a taxa no alcool e estava fazendo essa quilometragem. Eu realmente achei muito, mas como nunca se sabe o que da pra tirar do motor e ele já fazia 5km/l (não sabia que era tão dificil assim já tirar os 5km/l Very Happy )achei que fosse possível chegar aos 6.
Realmente felipew, acho que só vale a pena se for pra aproveitar que o motor esta aberto. Se fosse para abrir só pra fazer isso não compensaria.

Obs.: se eu não estou enganado o pistão tem a cabeça reta, mas não lembro a distância que ele tinha do topo do bloco.

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qua 11 Fev - 19:01:13

Então cara... se ja ta fazendo 5km/l levanta as mãos pro alto... ja ta bão demais... andei conversando com uns dono de vectra e tal... 2.0 gasolina fazendo 7km/l, no máximo 7,5.... alguns outros convertidos no álcool com chip com curva de ignição e tal, mas sem taxa adequada fazendo entre 4 e 5km/l.....

Realmente, se o cabeçote ja tivesse fora, por algum outro motivo, compensava dar mais um passezinho... mas abrir o motor só pra isso não vale o custo...

opalera6
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 727
Modelo do carro : Comodoro 90
Cilindros : 6 Cil. Injetado Aspiradinho =)

Mensagem por opalera6 em Qua 25 Fev - 2:58:43

minha duvida é, como mede a taxa ? nao é aquele aparelho que coloca no lugar da vela e da uma batidas no arranque certo ?
e para aumentar a taxa é so rebaixar o cabeçote ou algo mais ?

Abraço

lucas1989
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por lucas1989 em Sab 7 Mar - 12:26:25

Aquele aparelho que coloca no lugar da vela é pra medir a compressão do motor. Pra saber se ele não está vazando pelos aneis, válvulas ou junta.

Para medir a taxa de compressão é um pouco mais complicado e tem que estar com o motor aberto.
Essa página explica bem direitinho como fazer para medir.
http://www.envenenado.com.br/preparacao/compressao/compressao.html

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771

Mensagem por 100 em Dom 8 Mar - 21:01:38

opalera6 escreveu:minha duvida é, como mede a taxa ? nao é aquele aparelho que coloca no lugar da vela e da uma batidas no arranque certo ?
e para aumentar a taxa é so rebaixar o cabeçote ou algo mais ?

Abraço

Opalera,

Dá uma olhada neste tópico:

http://www.opaleirosdoparana.com/preparacao-f30/como-calcular-a-taxa-de-compressao-t3356.htm

discutimos um pouco sobre o que quer saber...

E sobre aquele manômetro que coloca na vela,nosso colega Lucas1989 está coreto...só acrescentando que na verdade,nós damos o nome incorreto,pois,o correto,seria relação de compressão Wink

Até mais

100

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:11:08

Data/hora atual: Dom 4 Dez - 3:11:08