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Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

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Thiago Asphalt
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Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por Thiago Asphalt em Qua 27 Jan - 14:49:12

Prezados,

O cilindro da roda direita do opala 71 estourou.
Não encontro a peça para comprar, pois como só saiu até o 73 com tambor na frente, quase nenhuma autopeças tem.

Comprando o reparo, a peça fica segura para uso?


Eis as condições do cilindro:

Já estava com o buraco do parafuso quebrado. Tava tão apertado que quebrou a ferramenta para pode ser tirado.




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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por Pedrão B. em Qua 27 Jan - 14:52:43

Vai usar o carro, ou vai ficar pra "exposição"?

Porque se for usar, passe pra disco...não compensa ficar gastando tempo e dinheiro com tambor...
Manter original é uma coisa, mas arriscar a segurança é outra!

MHO...

[]'s


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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por Thiago Asphalt em Qua 27 Jan - 14:58:03

Pedrão B. escreveu:Vai usar o carro, ou vai ficar pra "exposição"?

Porque se for usar, passe pra disco...não compensa ficar gastando tempo e dinheiro com tambor...
Manter original é uma coisa, mas arriscar a segurança é outra!

MHO...

[]'s

Vou usar sim, mas será carro de final de semana.
Gostaria de manter original para pleitear a placa preta.

Como acabei de pegar o carro, por enquanto vou deixar com tambor e posteriormente estudar a possibilidade de passar para disco.

É tão arriscado assim manter o tambor?
Não tenho o pé pesado, a ideia é mais passear. Até porque é um 4cc.


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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por Pedrão B. em Qua 27 Jan - 15:12:15

Thiago Asphalt escreveu:
Pedrão B. escreveu:Vai usar o carro, ou vai ficar pra "exposição"?

Porque se for usar, passe pra disco...não compensa ficar gastando tempo e dinheiro com tambor...
Manter original é uma coisa, mas arriscar a segurança é outra!

MHO...

[]'s

Vou usar sim, mas será carro de final de semana.
Gostaria de manter original para pleitear a placa preta.

Como acabei de pegar o carro, por enquanto vou deixar com tambor e posteriormente estudar a possibilidade de passar para disco.

É tão arriscado assim manter o tambor?
Não tenho o pé pesado, a ideia é mais passear. Até porque é um 4cc.


Assim, o tambor freia bem, o problema é quando molha, pois a água se acumula dentro do sistema, e a frenagem perde eficiência...
Eu falo, pois você já vai ter que ir do cilindro de roda, e vai ser bem difícil achar...
Seu carro por ser 71, já tinha o disco dianteiro como opcional, isso não vai te impedir de ter uma "PP".
Compre duas mangas de eixo, os discos ventilados dos 80>, e de preferência um par de pinças Varga, do modelo grande.
A TRW vende um Kit com Cilindro Mestre, Servo e Suporte pro Opala.
Aí terá um freio eficiente...
Ah, não precisa ser pé pesado para precisar de freios bons, dá uma procurada no tópico da Caravan do Sossa22, pra ver o que uma colisão a menos de 100km/h faz...
Vai por mim, não se prenda a esse detalhe por conta de "originalidade".
[]'s


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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por Thiago Asphalt em Qua 27 Jan - 15:46:29

[/quote]

Assim, o tambor freia bem, o problema é quando molha, pois a água se acumula dentro do sistema, e a frenagem perde eficiência...
Eu falo, pois você já vai ter que ir do cilindro de roda, e vai ser bem difícil achar...
Seu carro por ser 71, já tinha o disco dianteiro como opcional, isso não vai te impedir de ter uma "PP".
Compre duas mangas de eixo, os discos ventilados dos 80>, e de preferência um par de pinças Varga, do modelo grande.
A TRW vende um Kit com Cilindro Mestre, Servo e Suporte pro Opala.
Aí terá um freio eficiente...
Ah, não precisa ser pé pesado para precisar de freios bons, dá uma procurada no tópico da Caravan do Sossa22, pra ver o que uma colisão a menos de 100km/h faz...
Vai por mim, não se prenda a esse detalhe por conta de "originalidade".
[]'s[/quote]

Entendi. Vou correr atrás do disco de freio então, até para evitar o que aconteceu com a Caravan. Foi triste demais.
Com freio não se brinca.

Obrigado pela ajuda.


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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por opala4cc em Qua 27 Jan - 18:26:32

Assim, o tambor freia bem, o problema é quando molha, pois a água se acumula dentro do sistema, e a frenagem perde eficiência...
Eu falo, pois você já vai ter que ir do cilindro de roda, e vai ser bem difícil achar...
Seu carro por ser 71, já tinha o disco dianteiro como opcional, isso não vai te impedir de ter uma "PP".
Compre duas mangas de eixo, os discos ventilados dos 80>, e de preferência um par de pinças Varga, do modelo grande.
A TRW vende um Kit com Cilindro Mestre, Servo e Suporte pro Opala.
Aí terá um freio eficiente...
Ah, não precisa ser pé pesado para precisar de freios bons, dá uma procurada no tópico da Caravan do Sossa22, pra ver o que uma colisão a menos de 100km/h faz...
Vai por mim, não se prenda a esse detalhe por conta de "originalidade".
[]'s[/quote]

Entendi. Vou correr atrás do disco de freio então, até para evitar o que aconteceu com a Caravan. Foi triste demais.
Com freio não se brinca.

Obrigado pela ajuda.

[/quote]

O seu cilindro de freio das rodas dianteiras já era. Não porque quebrou aquela partezinha onde entra o parafuso, mas por causa da corrosão interna. Se o fluido de freio tivesse sido trocado anualmente, você só precisaria desmontar o cilindro, trocar o anel retentor dos dois pistõezinhos do cilindro e adaptado dois novos guarda-pós dos pistõezinhos de algum outro cilindro de roda de outro carro e tava novo de novo.
Agora, a alternativa é comprar o cilindro novo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711980486-cilindro-roda-dianteira-opala-_JM

Acredite: tá caro, mas não tá. Se você tiver que colocar discos na dianteira, vai gastar mais do que pagar esse valor pelo cilindro de freio.
Se optar comprar este cilindro de freio de roda dianteira por esse valor, não se esqueça da regra de ouro: de agora em diante, troque o fluido de freio totalmente A CADA ANO, que os cilindros de roda durarão muito!

Thiago Asphalt
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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por Thiago Asphalt em Qui 28 Jan - 4:16:15

opala4cc,

Eu peguei o carro agora, o antigo dono chegou até recondicionar os cilindros, mas deixou o carro parado por 3 anos sem manutenção. Isso deve ter corroído as partes internas do cilindro.

Eu ví esse anúncio no ML, mas é do lado esquerdo. O cilindro que estourou do meu, foi o direito.
Mas obrigado pela dica, vou continuar correndo atrás do cilindro e tomar o cuidado de sempre fazer a troca do fluido anualmente.

Abraços,

opala4cc
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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por opala4cc em Qui 28 Jan - 6:08:55

Thiago Asphalt escreveu:opala4cc,

Eu peguei o carro agora, o antigo dono chegou até recondicionar os cilindros, mas deixou o carro parado por 3 anos sem manutenção. Isso deve ter corroído as partes internas do cilindro.

Eu ví esse anúncio no ML, mas é do lado esquerdo. O cilindro que estourou do meu, foi o direito.
Mas obrigado pela dica, vou continuar correndo atrás do cilindro e tomar o cuidado de sempre fazer a troca do fluido anualmente.

Abraços,

É, faz parte. Mas vou lhe dizer o seguinte: se o cilindro de freio direito está ruim, o esquerdo está praticamente a mesma coisa (a não ser que tenha sido trocado pelo dono anterior em um passado recente). Então, se você teme sperança de encontrar o cilindro de freio do lado direito, melhor já ir comprando o lado esquerdo para substituir O PAR. Substitua também os cilindros de freio traseiros, que devem estar em estado similar, pois o que causou a corrosão foi o fluido de freio velho, já bastante contaminado pela umidade.
Uma alternativa é você olhar o catálogo da bendix e ver se esse cilindro de freio era compartilhado por outra montadora em outro veículo da época (VW, FORD, etc...). Então ir ao mercadolivre e procurar. Lembre-se de que os vendedores do ML não sabem dessa informação na maioria das vezes, já que ela não deve estar escrita na embalagem. Naquela época, não era fácil ter acesso a um catálogo de peças... e os fabricantes sabendo disso tiravam proveito vendendo um mesmo produto só que para um automóvel de categoria diferente com preço diferente.
Mais uma coisa: caso decida trocar os freios pela versão a disco, faça o transplante total do sistema (inclusive o cilindro mestre), para manter a correta equalização da distribuição da frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, pois o diâmetro dos pistões dos cilindros de freio de roda varia dependendo da época e da marca (sistema bendix ou varga). Só não precisa substituir a tubulação do freio, a não ser que esteja corroída.
Por causa da necessidade desse transplante do freio é que eu disse que ainda é mais barato manter o freio a tambor na dianteira. Phoda é achar isso.

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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por SevenFifty em Qui 28 Jan - 9:22:30

Bem-vindo, Thiago! Primeiramente parabéns pela aquisição da relíquia!

Faço minhas palavras as do Pedrão: coloque freios a disco! Digo isso por ter freios a tambos nas 4 rodas do meu 73 também. Por sorte meus cilindros de roda estão bons, assim como as lonas, o meu problema temporário é com o cilindro mestre. De qualquer forma farei a mudança para os discos quando voltar a mexer no carro.

Os freios funcionam relativamente bem, mas o espaço de frenagem é maior em relação ao disco e quando molha, pode esquecer dos freios (já me aconteceu 3 vezes)...

Como dito, em 1971 os discos passaram a ser opcionais, o que não vai descaracterizar o carro.

Abraço e bos sorte!

Thiago Asphalt
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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por Thiago Asphalt em Qui 28 Jan - 16:42:48

SevenFifty escreveu:Bem-vindo, Thiago! Primeiramente parabéns pela aquisição da relíquia!

Faço minhas palavras as do Pedrão: coloque freios a disco! Digo isso por ter freios a tambos nas 4 rodas do meu 73 também. Por sorte meus cilindros de roda estão bons, assim como as lonas, o meu problema temporário é com o cilindro mestre. De qualquer forma farei a mudança para os discos quando voltar a mexer no carro.

Os freios funcionam relativamente bem, mas o espaço de frenagem é maior em relação ao disco e quando molha, pode esquecer dos freios (já me aconteceu 3 vezes)...

Como dito, em 1971 os discos passaram a ser opcionais, o que não vai descaracterizar o carro.

Abraço e bos sorte!

Muito obrigado pelas felicitações e pela sugestão do freio a disco.
Realmente é a opção mais sensata, priorizando sempre a segurança.

Vou ver se consigo instalar o mais breve possível e enquanto isso ter
atenção redobrada ao dirigir.
Deve dar uma tensão tremenda ser pego por uma chuva repentina.

E o fato de não descaracterizar o carro, conta bastante.

Obrigado e um grande abraço.

Thiago Asphalt
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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por Thiago Asphalt em Qui 28 Jan - 16:46:03

opala4cc escreveu:
Thiago Asphalt escreveu:opala4cc,

Eu peguei o carro agora, o antigo dono chegou até recondicionar os cilindros, mas deixou o carro parado por 3 anos sem manutenção. Isso deve ter corroído as partes internas do cilindro.

Eu ví esse anúncio no ML, mas é do lado esquerdo. O cilindro que estourou do meu, foi o direito.
Mas obrigado pela dica, vou continuar correndo atrás do cilindro e tomar o cuidado de sempre fazer a troca do fluido anualmente.

Abraços,

É, faz parte. Mas vou lhe dizer o seguinte: se o cilindro de freio direito está ruim, o esquerdo está praticamente a mesma coisa (a não ser que tenha sido trocado pelo dono anterior em um passado recente). Então, se você teme sperança de encontrar o cilindro de freio do lado direito, melhor já ir comprando o lado esquerdo para substituir O PAR. Substitua também os cilindros de freio traseiros, que devem estar em estado similar, pois o que causou a corrosão foi o fluido de freio velho, já bastante contaminado pela umidade.
Uma alternativa é você olhar o catálogo da bendix e ver se esse cilindro de freio era compartilhado por outra montadora em outro veículo da época (VW, FORD, etc...). Então ir ao mercadolivre e procurar. Lembre-se de que os vendedores do ML não sabem dessa informação na maioria das vezes, já que ela não deve estar escrita na embalagem. Naquela época, não era fácil ter acesso a um catálogo de peças... e os fabricantes sabendo disso tiravam proveito vendendo um mesmo produto só que para um automóvel de categoria diferente com preço diferente.
Mais uma coisa: caso decida trocar os freios pela versão a disco, faça o transplante total do sistema (inclusive o cilindro mestre), para manter a correta equalização da distribuição da frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, pois o diâmetro dos pistões dos cilindros de freio de roda varia dependendo da época e da marca (sistema bendix ou varga). Só não precisa substituir a tubulação do freio, a não ser que esteja corroída.
Por causa da necessidade desse transplante do freio é que eu disse que ainda é mais barato manter o freio a tambor na dianteira. Phoda é achar isso.

Obrigado pela dica do catálogo! Vou dar uma boa pesquisada nisso.

Por enquanto vou tentar correr atrás do cilindro dianteiro e manter o tambor.
Vou trocar os cilindros traseiros também, esses são fáceis de conseguir.

Trocar todo o sistema, vai me custar tempo e um investimento razoável.
Fazer as coisas com pressa não é uma boa solução.

Mais uma vez, obrigado.

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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por opala4cc em Qui 28 Jan - 20:04:55

Thiago Asphalt escreveu:
opala4cc escreveu:

É, faz parte. Mas vou lhe dizer o seguinte: se o cilindro de freio direito está ruim, o esquerdo está praticamente a mesma coisa (a não ser que tenha sido trocado pelo dono anterior em um passado recente). Então, se você teme sperança de encontrar o cilindro de freio do lado direito, melhor já ir comprando o lado esquerdo para substituir O PAR. Substitua também os cilindros de freio traseiros, que devem estar em estado similar, pois o que causou a corrosão foi o fluido de freio velho, já bastante contaminado pela umidade.
Uma alternativa é você olhar o catálogo da bendix e ver se esse cilindro de freio era compartilhado por outra montadora em outro veículo da época (VW, FORD, etc...). Então ir ao mercadolivre e procurar. Lembre-se de que os vendedores do ML não sabem dessa informação na maioria das vezes, já que ela não deve estar escrita na embalagem. Naquela época, não era fácil ter acesso a um catálogo de peças... e os fabricantes sabendo disso tiravam proveito vendendo um mesmo produto só que para um automóvel de categoria diferente com preço diferente.
Mais uma coisa: caso decida trocar os freios pela versão a disco, faça o transplante total do sistema (inclusive o cilindro mestre), para manter a correta equalização da distribuição da frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, pois o diâmetro dos pistões dos cilindros de freio de roda varia dependendo da época e da marca (sistema bendix ou varga). Só não precisa substituir a tubulação do freio, a não ser que esteja corroída.
Por causa da necessidade desse transplante do freio é que eu disse que ainda é mais barato manter o freio a tambor na dianteira. Phoda é achar isso.

Obrigado pela dica do catálogo! Vou dar uma boa pesquisada nisso.

Por enquanto vou tentar correr atrás do cilindro dianteiro e manter o tambor.
Vou trocar os cilindros traseiros também, esses são fáceis de conseguir.

Trocar todo o sistema, vai me custar tempo e um investimento razoável.
Fazer as coisas com pressa não é uma boa solução.

Mais uma vez, obrigado.

Cuidado com transplantes parcias do sistema de freio. Mudanças parciais podem provocar frenagem excessiva nas rodas traseiras e o subsequente efeito de saída de traseira. Em pista molhada, é pior do que ter freio a tambor nas 4 rodas.
Sem querer dar um nó na sua cabeça, só para você ter uma ideia, o freio dianteiro a tambor tem dois cilindros de freio diferentes: de 1969 até 1970 (até série 135102), usa cilindro de freio com pistão de 1 polegada de diâmetro. De 1970 (a partir da série 135103) até 1973, usa cilindro de freio com pistão de 1+1/8 de polegada de diâmetro. O cilindro traseiro é de 7/8 de polegada SE NÃO tiver freio a disco na dianteira. Se tiver freio a disco na dianteira, o cilindro traseiro tem 3/4 de polegada de diâmetro (de 1971 até 1978 pelo menos).
Já o cilindro-mestre, de 1969 até 1973, desde que não tenha freio a disco na dianteira, tem 7/8 de polegada de diâmetro e é simples.
De 1971 até 1976, todos com freio a disco na dianteira COM servo-freio até a série 114095, o cilindro-mestre é duplo e tem 7/8 de pol de diâmetro.
Se não me engano, o sistema de freio a disco na dianteira nessa época era VARGA, enquanto o sistema a tambor era BENDIX. Além disso (mais uma vez, se eu não me engano), os freios a disco na dianteira que eram usados com os cilindros-mestres que citei acima, eram simples. Não eram discos duplos ventilados como nos opalas posteriores.
Se optar pelo transplante total, vai sair caro mas é mais seguro do que trocas parciais de sistemas. Nessa opção de transplante, a melhor coisa seria colocar o sistema de freios de opala década de 80 a 90, cujas peças se encontram com mais facilidade. O único inconveniente técnico que me ocorre é que não sei se a furação de fixação do novo sistema com servo-freio vai casar com a furação do firewall do seu carro. Fique atento a isso.

Tecnicamente, o mais simples é manter esses freios a tambor. Eu, se estivesse no seu lugar, deixava o carro encostado um temp enquanto procurava os cilindros de roda originais dele, já que você não tem a necessidade de uso imediato do carro.
Boa sorte!
E por favor, me desculpe se dei um nó na sua cabeça ou um balde de água fria...

Thiago Asphalt
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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por Thiago Asphalt em Sex 29 Jan - 3:55:56

[/quote]

Cuidado com transplantes parcias do sistema de freio. Mudanças parciais podem provocar frenagem excessiva nas rodas traseiras e o subsequente efeito de saída de traseira. Em pista molhada, é pior do que ter freio a tambor nas 4 rodas.
Sem querer dar um nó na sua cabeça, só para você ter uma ideia, o freio dianteiro a tambor tem dois cilindros de freio diferentes: de 1969 até 1970 (até série 135102), usa cilindro de freio com pistão de 1 polegada de diâmetro. De 1970 (a partir da série 135103) até 1973, usa cilindro de freio com pistão de 1+1/8 de polegada de diâmetro. O cilindro traseiro é de 7/8 de polegada SE NÃO tiver freio a disco na dianteira. Se tiver freio a disco na dianteira, o cilindro traseiro tem 3/4 de polegada de diâmetro (de 1971 até 1978 pelo menos).
Já o cilindro-mestre, de 1969 até 1973, desde que não tenha freio a disco na dianteira, tem 7/8 de polegada de diâmetro e é simples.
De 1971 até 1976, todos com freio a disco na dianteira COM servo-freio até a série 114095,  o cilindro-mestre é duplo e tem 7/8 de pol de diâmetro.
Se não me engano, o sistema de freio a disco na dianteira nessa época era VARGA, enquanto o sistema a tambor era BENDIX. Além disso (mais uma vez, se eu não me engano), os freios a disco na dianteira que eram usados com os cilindros-mestres que citei acima, eram simples. Não eram discos duplos ventilados como nos opalas posteriores.
Se optar pelo transplante total, vai sair caro mas é mais seguro do que trocas parciais de sistemas. Nessa opção de transplante, a melhor coisa seria colocar o sistema de freios de opala década de 80 a 90, cujas peças se encontram com mais facilidade. O único inconveniente técnico que me ocorre é que não sei se a furação de fixação do novo sistema com servo-freio vai casar com a furação do firewall do seu carro. Fique atento a isso.

Tecnicamente, o mais simples é manter esses freios a tambor. Eu, se estivesse no seu lugar, deixava o carro encostado um temp enquanto procurava os cilindros de roda originais dele, já que você não tem a necessidade de uso imediato do carro.
Boa sorte!
E por favor, me desculpe se dei um nó na sua cabeça ou um balde de água fria...[/quote]

Você deu foi uma aula! Obrigado.

Agora, em todos os sites e catálogos que eu ví, o cilindro traseiro de 71/78 são de 3/4. E a partir de 81 o cilindro é de 7/8:

https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=834

https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=835


Então no caso do meu que é 71 SEM disco na dianteira, o cilindro traseiro é de 7/8. Confere?


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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por opala4cc em Sex 29 Jan - 8:34:19

Cuidado com transplantes parcias do sistema de freio. Mudanças parciais podem provocar frenagem excessiva nas rodas traseiras e o subsequente efeito de saída de traseira. Em pista molhada, é pior do que ter freio a tambor nas 4 rodas.
Sem querer dar um nó na sua cabeça, só para você ter uma ideia, o freio dianteiro a tambor tem dois cilindros de freio diferentes: de 1969 até 1970 (até série 135102), usa cilindro de freio com pistão de 1 polegada de diâmetro. De 1970 (a partir da série 135103) até 1973, usa cilindro de freio com pistão de 1+1/8 de polegada de diâmetro. O cilindro traseiro é de 7/8 de polegada SE NÃO tiver freio a disco na dianteira. Se tiver freio a disco na dianteira, o cilindro traseiro tem 3/4 de polegada de diâmetro (de 1971 até 1978 pelo menos).
Já o cilindro-mestre, de 1969 até 1973, desde que não tenha freio a disco na dianteira, tem 7/8 de polegada de diâmetro e é simples.
De 1971 até 1976, todos com freio a disco na dianteira COM servo-freio até a série 114095,  o cilindro-mestre é duplo e tem 7/8 de pol de diâmetro.
Se não me engano, o sistema de freio a disco na dianteira nessa época era VARGA, enquanto o sistema a tambor era BENDIX. Além disso (mais uma vez, se eu não me engano), os freios a disco na dianteira que eram usados com os cilindros-mestres que citei acima, eram simples. Não eram discos duplos ventilados como nos opalas posteriores.
Se optar pelo transplante total, vai sair caro mas é mais seguro do que trocas parciais de sistemas. Nessa opção de transplante, a melhor coisa seria colocar o sistema de freios de opala década de 80 a 90, cujas peças se encontram com mais facilidade. O único inconveniente técnico que me ocorre é que não sei se a furação de fixação do novo sistema com servo-freio vai casar com a furação do firewall do seu carro. Fique atento a isso.

Tecnicamente, o mais simples é manter esses freios a tambor. Eu, se estivesse no seu lugar, deixava o carro encostado um temp enquanto procurava os cilindros de roda originais dele, já que você não tem a necessidade de uso imediato do carro.
Boa sorte!
E por favor, me desculpe se dei um nó na sua cabeça ou um balde de água fria...[/quote]

Você deu foi uma aula! Obrigado.

Agora, em todos os sites e catálogos que eu ví, o cilindro traseiro de 71/78 são de 3/4. E a partir de 81 o cilindro é de 7/8:

https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=834

https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=835


Então no caso do meu que é 71 SEM disco na dianteira, o cilindro traseiro é de 7/8. Confere?

[/quote]

Não, eu apenas consultei o catálogo de peças.

Este que você citou é para freio a disco na dianteira. COnforme eu disse, com freio a disco na dianteira é todo sistema VARGAS, de 1971 provavelmente até 1980:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=834

Já esse cilindro de roda traseiro é também sistema VARGAS, de 1981 até 1992, porém o diÂmetro do pistão do cilindro de roda traseiro é o mesmo do cilindro de roda traseiro que equipa o seu 71. Esse pode servir. Tudo depende do encaixe desta peça no prato na ponta do eixo:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=835
Se o encaixe for diferente, você nunca vai conseguir aparafusar esse cilindro de roda no prato do freio traseiro. A boa notícia é que isso aí não tem lado. O mesmo cilindro serve para os dois lados.

Você já cogitou comprar o cilindro de roda dianteiro no e-bay? A GM é americana, assim como a BENDIX. Se euconheço bem a GM, com certeza essas peças de freio foram copiadas de algum outro carro americano. É uma possibilidade...

Sim, o seu usa cilindro de roda traseiro de 7/8 de polegada. Ao retirar um dos cilindros de roda traseiro (ANTES de comprar o novo) você pode desmontar e medir o pistão para confirmar que o carro ainda está equipado com o cilindro de roda traseiro correto, pois desde 1971 até hoje, os donos anteriores podem ter trocado por outro cilindro de roda incorreto. Desmontando, você já terá uma ideia se precisa trocar os cilindros de roda traseiros. Se nunca foram trocados, devem estar igual aos dianteiros, mas existe a possibilidade de já terem sido trocados pelo fato de existir esse da vargas de 7/8 de pol. Se já foram trocados pelos vargas e ainda assim estiverem ruins, pelo menos você já sabe que esse vargas de 7/8 serve no prato do freio traseiro do seu carro. A propósito, os tambores de freio dianteiros também são difíceis de conseguir...

Thiago Asphalt
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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por Thiago Asphalt em Dom 31 Jan - 6:05:51

opala4cc escreveu:Cuidado com transplantes parcias do sistema de freio. Mudanças parciais podem provocar frenagem excessiva nas rodas traseiras e o subsequente efeito de saída de traseira. Em pista molhada, é pior do que ter freio a tambor nas 4 rodas.
Sem querer dar um nó na sua cabeça, só para você ter uma ideia, o freio dianteiro a tambor tem dois cilindros de freio diferentes: de 1969 até 1970 (até série 135102), usa cilindro de freio com pistão de 1 polegada de diâmetro. De 1970 (a partir da série 135103) até 1973, usa cilindro de freio com pistão de 1+1/8 de polegada de diâmetro. O cilindro traseiro é de 7/8 de polegada SE NÃO tiver freio a disco na dianteira. Se tiver freio a disco na dianteira, o cilindro traseiro tem 3/4 de polegada de diâmetro (de 1971 até 1978 pelo menos).
Já o cilindro-mestre, de 1969 até 1973, desde que não tenha freio a disco na dianteira, tem 7/8 de polegada de diâmetro e é simples.
De 1971 até 1976, todos com freio a disco na dianteira COM servo-freio até a série 114095,  o cilindro-mestre é duplo e tem 7/8 de pol de diâmetro.
Se não me engano, o sistema de freio a disco na dianteira nessa época era VARGA, enquanto o sistema a tambor era BENDIX. Além disso (mais uma vez, se eu não me engano), os freios a disco na dianteira que eram usados com os cilindros-mestres que citei acima, eram simples. Não eram discos duplos ventilados como nos opalas posteriores.
Se optar pelo transplante total, vai sair caro mas é mais seguro do que trocas parciais de sistemas. Nessa opção de transplante, a melhor coisa seria colocar o sistema de freios de opala década de 80 a 90, cujas peças se encontram com mais facilidade. O único inconveniente técnico que me ocorre é que não sei se a furação de fixação do novo sistema com servo-freio vai casar com a furação do firewall do seu carro. Fique atento a isso.

Tecnicamente, o mais simples é manter esses freios a tambor. Eu, se estivesse no seu lugar, deixava o carro encostado um temp enquanto procurava os cilindros de roda originais dele, já que você não tem a necessidade de uso imediato do carro.
Boa sorte!
E por favor, me desculpe se dei um nó na sua cabeça ou um balde de água fria...

Você deu foi uma aula! Obrigado.

Agora, em todos os sites e catálogos que eu ví, o cilindro traseiro de 71/78 são de 3/4. E a partir de 81 o cilindro é de 7/8:

https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=834

https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=835


Então no caso do meu que é 71 SEM disco na dianteira, o cilindro traseiro é de 7/8. Confere?

[/quote]

Não, eu apenas consultei o catálogo de peças.

Este  que você citou é para freio a disco na dianteira. COnforme eu disse, com freio a disco na dianteira é todo sistema VARGAS, de 1971 provavelmente até 1980:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=834

Já esse cilindro de roda traseiro é também sistema VARGAS, de 1981 até 1992, porém o diÂmetro do pistão do cilindro de roda traseiro é o mesmo do cilindro de roda traseiro que equipa o seu 71. Esse pode servir. Tudo depende do encaixe desta peça no prato na ponta do eixo:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=835
Se o encaixe for diferente, você nunca vai conseguir aparafusar esse cilindro de roda no prato do freio traseiro. A boa notícia é que isso aí não tem lado. O mesmo cilindro serve para os dois lados.

Você já cogitou comprar o cilindro de roda dianteiro no e-bay? A GM é americana, assim como a BENDIX. Se euconheço bem a GM, com certeza essas peças de freio foram copiadas de algum outro carro americano. É uma possibilidade...

Sim, o seu usa cilindro de roda traseiro de 7/8 de polegada. Ao retirar um dos cilindros de roda traseiro (ANTES de comprar o novo) você pode desmontar e medir o pistão para confirmar que o carro ainda está equipado com o cilindro de roda traseiro correto, pois desde 1971 até hoje, os donos anteriores podem ter trocado por outro cilindro de roda incorreto. Desmontando, você já terá uma ideia se precisa trocar os cilindros de roda traseiros. Se nunca foram trocados, devem estar igual aos dianteiros, mas existe a possibilidade de já terem sido trocados pelo fato de existir esse da vargas de 7/8 de pol. Se já foram trocados pelos vargas e ainda assim estiverem ruins, pelo menos você já sabe que esse vargas de 7/8 serve no prato do freio traseiro do seu carro. A propósito, os tambores de freio dianteiros também são difíceis de conseguir...[/quote]


Obrigado por mais essas dicas!

Eu dei uma pesquisada rápida no e-bay, achei uns que se assemelham, mas não sei se servem:

http://www.ebay.com/itm/Bendix-33619-Drum-Brake-Wheel-Cylinder-1-3-32-Fits-1965-1972-Ford-Brand-New-/131089537314?hash=item1e858b9922:g:aGEAAOxyVaBSzdRd&vxp=mtr

http://www.ebay.com/itm/Drum-Brake-Wheel-Cylinder-Front-Right-Bendix-33495-fits-65-70-Chevrolet-Impala-/231713496273?hash=item35f3335cd1:g:Q1AAAOSwNNxWFVbC&vxp=mtr

http://www.ebay.com/itm/Drum-Brake-Wheel-Cylinder-Front-Left-Centric-fits-60-64-Chevrolet-Impala-/121659279779?hash=item1c537549a3:g:PJ0AAOSwu4BVjnMU&vxp=mtr

Você tem esse catálogo de peças em pdf que possa enviar por e-mail??

Eu já comprei aquele cilindro esquerdo que tava no Mercado Livre.
Agora só falta encontrar o esquerdo.

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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por opala4cc em Seg 1 Fev - 10:10:20

Thiago Asphalt escreveu:
opala4cc escreveu:Cuidado com transplantes parcias do sistema de freio. Mudanças parciais podem provocar frenagem excessiva nas rodas traseiras e o subsequente efeito de saída de traseira. Em pista molhada, é pior do que ter freio a tambor nas 4 rodas.
Sem querer dar um nó na sua cabeça, só para você ter uma ideia, o freio dianteiro a tambor tem dois cilindros de freio diferentes: de 1969 até 1970 (até série 135102), usa cilindro de freio com pistão de 1 polegada de diâmetro. De 1970 (a partir da série 135103) até 1973, usa cilindro de freio com pistão de 1+1/8 de polegada de diâmetro. O cilindro traseiro é de 7/8 de polegada SE NÃO tiver freio a disco na dianteira. Se tiver freio a disco na dianteira, o cilindro traseiro tem 3/4 de polegada de diâmetro (de 1971 até 1978 pelo menos).
Já o cilindro-mestre, de 1969 até 1973, desde que não tenha freio a disco na dianteira, tem 7/8 de polegada de diâmetro e é simples.
De 1971 até 1976, todos com freio a disco na dianteira COM servo-freio até a série 114095,  o cilindro-mestre é duplo e tem 7/8 de pol de diâmetro.
Se não me engano, o sistema de freio a disco na dianteira nessa época era VARGA, enquanto o sistema a tambor era BENDIX. Além disso (mais uma vez, se eu não me engano), os freios a disco na dianteira que eram usados com os cilindros-mestres que citei acima, eram simples. Não eram discos duplos ventilados como nos opalas posteriores.
Se optar pelo transplante total, vai sair caro mas é mais seguro do que trocas parciais de sistemas. Nessa opção de transplante, a melhor coisa seria colocar o sistema de freios de opala década de 80 a 90, cujas peças se encontram com mais facilidade. O único inconveniente técnico que me ocorre é que não sei se a furação de fixação do novo sistema com servo-freio vai casar com a furação do firewall do seu carro. Fique atento a isso.

Tecnicamente, o mais simples é manter esses freios a tambor. Eu, se estivesse no seu lugar, deixava o carro encostado um temp enquanto procurava os cilindros de roda originais dele, já que você não tem a necessidade de uso imediato do carro.
Boa sorte!
E por favor, me desculpe se dei um nó na sua cabeça ou um balde de água fria...

Você deu foi uma aula! Obrigado.

Agora, em todos os sites e catálogos que eu ví, o cilindro traseiro de 71/78 são de 3/4. E a partir de 81 o cilindro é de 7/8:

https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=834

https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=835


Então no caso do meu que é 71 SEM disco na dianteira, o cilindro traseiro é de 7/8. Confere?


Não, eu apenas consultei o catálogo de peças.

Este  que você citou é para freio a disco na dianteira. COnforme eu disse, com freio a disco na dianteira é todo sistema VARGAS, de 1971 provavelmente até 1980:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=834

Já esse cilindro de roda traseiro é também sistema VARGAS, de 1981 até 1992, porém o diÂmetro do pistão do cilindro de roda traseiro é o mesmo do cilindro de roda traseiro que equipa o seu 71. Esse pode servir. Tudo depende do encaixe desta peça no prato na ponta do eixo:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=835
Se o encaixe for diferente, você nunca vai conseguir aparafusar esse cilindro de roda no prato do freio traseiro. A boa notícia é que isso aí não tem lado. O mesmo cilindro serve para os dois lados.

Você já cogitou comprar o cilindro de roda dianteiro no e-bay? A GM é americana, assim como a BENDIX. Se euconheço bem a GM, com certeza essas peças de freio foram copiadas de algum outro carro americano. É uma possibilidade...

Sim, o seu usa cilindro de roda traseiro de 7/8 de polegada. Ao retirar um dos cilindros de roda traseiro (ANTES de comprar o novo) você pode desmontar e medir o pistão para confirmar que o carro ainda está equipado com o cilindro de roda traseiro correto, pois desde 1971 até hoje, os donos anteriores podem ter trocado por outro cilindro de roda incorreto. Desmontando, você já terá uma ideia se precisa trocar os cilindros de roda traseiros. Se nunca foram trocados, devem estar igual aos dianteiros, mas existe a possibilidade de já terem sido trocados pelo fato de existir esse da vargas de 7/8 de pol. Se já foram trocados pelos vargas e ainda assim estiverem ruins, pelo menos você já sabe que esse vargas de 7/8 serve no prato do freio traseiro do seu carro. A propósito, os tambores de freio dianteiros também são difíceis de conseguir...[/quote]


Obrigado por mais essas dicas!

Eu dei uma pesquisada rápida no e-bay, achei uns que se assemelham, mas não sei se servem:

http://www.ebay.com/itm/Bendix-33619-Drum-Brake-Wheel-Cylinder-1-3-32-Fits-1965-1972-Ford-Brand-New-/131089537314?hash=item1e858b9922:g:aGEAAOxyVaBSzdRd&vxp=mtr

http://www.ebay.com/itm/Drum-Brake-Wheel-Cylinder-Front-Right-Bendix-33495-fits-65-70-Chevrolet-Impala-/231713496273?hash=item35f3335cd1:g:Q1AAAOSwNNxWFVbC&vxp=mtr

http://www.ebay.com/itm/Drum-Brake-Wheel-Cylinder-Front-Left-Centric-fits-60-64-Chevrolet-Impala-/121659279779?hash=item1c537549a3:g:PJ0AAOSwu4BVjnMU&vxp=mtr

Você tem esse catálogo de peças em pdf que possa enviar por e-mail??

Eu já comprei aquele cilindro esquerdo que tava no Mercado Livre.
Agora só falta encontrar o esquerdo. [/quote]

Voce tem de ir no site da bendix americana e ver nos catalogos se os pistões desses cilindros de freio tem o mesmo diâmetro do seu, em primeiro lugar.
Depois, tem de ver se encaixa nos pratos de freio.
O catalogo voce encontra aqui no forum

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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

Mensagem por opala4cc em Seg 1 Fev - 20:23:48

UFA! Só agora a internet voltou. 3 dias sem internet...
Dê uma olhada nos catálogos da BENDIX americana. Mas não se esqueça: mesmo diâmetro nos pistões dos cilindros de roda e o mesmo encaixe no prato de freio. O furo do parafuso que prende o cilindro de roda no prato também precisa ser pelo menos de diâmetro próximo do seu original.

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Re: Cilindro da Roda Dianteira Opala 71 (HELP)

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