Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Quem está conectado

66 usuários online :: 7 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 59 Visitantes :: 2 Motores de busca

Call, Claudio Fabem, leonardo opaleiro, pacato, Paulo Sievisz, Rauser, Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez 2010, 17:01

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 01 Mar 2017, 07:19 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17462)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13552)
 
Xann (10386)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (8403)
 
100 (7771)
 

Trocando o 4 pelo 6

Compartilhe
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 356
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Trocando o 4 pelo 6

Mensagem por fastback em Qua 03 Fev 2016, 10:42

Galera, bom dia!

Depois de muito tempo com um motor 6 cilindros encostado debaixo da bancada da minha garagem e com a venda da Caravan, resolvi fazer bom uso dele e coloca-lo no meu Opala.
Mas antes de sair desmontando tudo preciso de algumas dicas para fazer de forma organizada e só parar o carro mesmo para fazer a mudança.
O motor eu comprei de um amigo e tiramos do carro funcionando, é um 6 cilindros a alcool bloco amarelo com ignição eletrônica e não fumava.
O que tenho em mente para fazer é o seguinte:

- Trocar bombas de óleo e água (mais a de oleo que a de água, pois dá um trabalhinho pra trocar depois)
- Trocar juntas do carter, tampa de válvulas e de tuchos para eliminar vazamentos (tem algum macete para que elas não vazem futuramente? usar silicone pra alta temperatura ou algo assim?)
- Trocar a junta do cabeçote por uma de aço (já tive problemas em outros motores que ficaram parados muito tempo por causa da junta que "apodreceu" e acabou queimando com facilidade)
- Trocar os coxins, que estão bem ruins

Serviços:

- Soldar o suporte no agregado (tem algum macete pra soldar no lugar certo e evitar que o motor fique torto ou fora da posição certa?)
- Abrir o agregado para gabaritar o mesmo
- Reforçar o agregado para ele não fechar mais (um amigo comentou isso comigo, alguém já fez? faz um reforço entre o alojamento onde vai a torre do amortecedor e a viga que sustenta o motor e seu suporte)
- Retirar os suportes do radiador do 4 cilindros e colocar os do 6 cilindros (não encontrei os do 6 cilindros então penso fazer um reaproveitando as pontas do 4 mesmo)
- Encurtar o cardã (tem algum cuidado a ser tomado? medida correta?)
- Reforçar as longarinas (é preciso? minhas longarinas não tem trincas nem nunca foram mexidas. como fazer?)

Peças:

- Revisar o radiador
- Embreagem (qual a diferença entre a embreagem do 4 e do 6? Muda o disco? O plato? Por que tem disco com 4 e 6 molas? Li num topico sobre isso que existe uma embreagem dos 6 cilindros mais novos que é maior que as anteriores, é muito difícil colocar ela num motor antigo? Compensa, pela area de contato maior?)
- Escapamento (não tenho nem um pedaço do cano... E agora? Ví que o sistema é diferente do 4 cilindros, o cano tem a ponta meio dobrada pra fora, tipo um alargamento onde vai aquele anel de vedação, é assim mesmo? Aquela peça de metal que trava o cano ao coletor através dos parafusos tem pra vender? conheço lugares que vendem e dobram canos, compensa em comparação com o escape completo? Pois meu escape atualmente tem saida na lateral e acho que eu poderia fazer o mesmo com o 6 cilindros)
- Trocar as molas pelas do 6 cilindros que vieram no agregado dele (agregado muito ruim... senão eu usava ele mesmo)
- Trocar a gaxeta pelo retentor (http://www.opaleirosdoparana.com/t6155-retentor-no-lugar-da-gaxeta e http://www.opaleirosdoparana.com/t14139-instalacao-retentor-bi-partido-fel-pro?highlight=retentor+bipartido tem muita informação à respeito... Resumidamente falando: é preciso usar o retentor Fel Pro original, passar cola anaerobica nele e tirar as rebarbas que são para outros motores, correto?)

Tem mais alguma coisa que estou esquecendo? As observações que fiz estão corretas?

Abração!
avatar
Vitor Greve
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 25
Localização : Cuiabá - MT
Modelo do carro : Opala 1978 SS4
Cilindros : 4100 - 6 cilindros
Data de inscrição : 18/09/2014

Re: Trocando o 4 pelo 6

Mensagem por Vitor Greve em Seg 08 Fev 2016, 09:02

Bom dia amigo Tacare, quanta honra estar compartilhando esse tópico contigo, vou esperar os que tem mais conhecimento se manifestarem, mas sabe que estou disponível para lhe ajudar nessa empreitada.

Por enquanto só olhando... Shocked Shocked
avatar
Mr,Naboseco
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 42
Localização : Petrolina-PE
Data de inscrição : 18/05/2012

Re: Trocando o 4 pelo 6

Mensagem por Mr,Naboseco em Seg 08 Fev 2016, 09:57

Amigo, tem a questão do coxim da caixa de marcha. Pelo fato do motor ser maior, a caixa vai um pouco mais para trás, por isso o eixo cardã deve ser reduzido ou trocado pelo de 6 cilindros. Em alguns casos é só inverter a travessa que apoia a caixa que resolve

Very Happy Very Happy Very Happy
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 356
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Trocando o 4 pelo 6

Mensagem por fastback em Seg 08 Fev 2016, 12:35

Vitor Greve escreveu:Bom dia amigo Tacare, quanta honra estar compartilhando esse tópico contigo, vou esperar os que tem mais conhecimento se manifestarem, mas sabe que estou disponível para lhe ajudar nessa empreitada.

Por enquanto só olhando... Shocked Shocked

Demorou... Tamojunto! rs

Mr,Naboseco escreveu:Amigo, tem a questão do coxim da caixa de marcha. Pelo fato do motor ser maior, a caixa vai um pouco mais para trás, por isso o eixo cardã deve ser reduzido ou trocado pelo de 6 cilindros. Em alguns casos é só inverter a travessa que apoia a caixa que resolve

Very Happy Very Happy Very Happy

Então, troquei uma idéia com o Bruno Silverstar, no caso dele só foi preciso inverter a travessa mesmo. O unico inconveniente é que o console ficou cerca de um dedo para trás da posição original. Fica meio estranho olhando o painel com esse "degrau" ao chegar no console, mas isso não é nada muito assustador. rs

Meu medo maior por enquanto é com o agregado...
avatar
Mr,Naboseco
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 42
Localização : Petrolina-PE
Data de inscrição : 18/05/2012

Re: Trocando o 4 pelo 6

Mensagem por Mr,Naboseco em Ter 09 Fev 2016, 10:44

Será que você não acha um agregado de seis cilindros não? Acho menos burocrático do que ter que soldar os suportes. Sei la, não sou muito bom com soldas então preferi trocar o agregado

Very Happy
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 356
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Trocando o 4 pelo 6

Mensagem por fastback em Ter 09 Fev 2016, 11:42

Eu até tenho um agregado do 6 cilindros, mas está muito arrebentado. E, ví alguém dizer que se tiver o do 4 pode ser ele mesmo, inclusive, que seria interessante pois ele sofreu menos com o peso do motor.
avatar
Mateus Espíndola
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 69
Localização : Campos dos Goytacazes, RJ
Modelo do carro : Comodoro 1979
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 13/05/2014

Re: Trocando o 4 pelo 6

Mensagem por Mateus Espíndola em Seg 22 Fev 2016, 10:49

Amigo também me aventurei nessa ai de trocar o motor 4cc por um 6cc, deu trabalho mas valeu a pena! kkk
Vamos lá...

-Se o seu motor 6cc não estiver completo vc precisa do motor de arranque e do radiador para 6cc e também do reservatório de expansão que não há no radiador 4cc. Vc precisará retirar o suporte antigo do radiador e instalar (soldar) os suportes novos do 6cc ou adaptar um.
-Qual a caixa de marchas que vc está utilizando? Se for a 5m para 4cc pode até utiliza-la mas o ideal seria trocar pois ela pode quebrar se vc gosta de umas arrancadas fortes. Caso troque a caixa fique atento com a luva do cardã que também deve ser trocada pois pode não encaixar na caixa de marchas nova e talvez seja necessário cortar o túnel para a nova posição da alavanca (isso é ruim mas tive que fazer no meu caso)
-O eixo cardã deve ser encurtado em uma tornearia, caso vc não encontre um de 6cc que é menor (mais curto) devido a dimensão do motor e a nova posição que a caixa de marchas estará.
-Nunca ouvi falar de adptação de agregado 4cc pra motor 6cc. No meu caso eu troquei o agregado, os coxins e as molas dianteiras 4cc que são fracas pra sustentar o motor 6cc.
-O diferencial se o seu for Dana relação 3,54:1 pode até deixar ele mesmo mas se for braseixos o ideal é trocar pelo mesmo motivo citado acima quando falei de caixa de marchas. Caso consiga trocar coloque um de relação 3,07:1 ou 2,73:1 e de preferencia DANA! kkk
-também é ideal trocar o conjunto de embreagem. No início vai ser mil maravilhas mas depois sua embreagem 4cc vai começar a patinar. Coloca logo uma SACHS 6cc e seja feliz! A embreagem do 6cc a partir de 89 (acho que é isso) ela é diferente, não encaixa no volante do motor se seu motor for anterior a esse ano. Compre uma embreagem 6cc anterior a 89 e coloca logo o volante do motor 4cc que ta tranquilo e seja feliz mais uma vez! (o carro fica mais solto, foi o que fiz no meu).
-A descarga é diferente sim. Do motor 4cc são 2 parafusos no coletor de escape e 6cc são 3 parafusos, tem que trocar também.

Que eu lembrei agora foi isso, qualquer dúvida pergunta ai.
O carburador eu nem mexi mas meu carro ta muito bom, não falha NADA nas acelerações e retomadas, só não ta com muita final (o máximo que consegui foi 160 km/h). Carburador solex H40/44. Porém to com o cabeçote retrabalhado além de outras coisas pequenas.

Abç a todos!

Conteúdo patrocinado

Re: Trocando o 4 pelo 6

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Sab 25 Mar 2017, 09:38