Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Como prender o vidro na máquina de vidro?
Trocando o 4 pelo 6 EmptyQua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc

» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
Trocando o 4 pelo 6 EmptyTer 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Trocando o 4 pelo 6 EmptySeg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos

» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
Trocando o 4 pelo 6 EmptySeg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker

» Troca miolo iginiçao opala painel 76
Trocando o 4 pelo 6 EmptySeg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1

» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
Trocando o 4 pelo 6 EmptySeg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Trocando o 4 pelo 6 EmptySeg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS

» Ativar o Alarme Original
Trocando o 4 pelo 6 EmptySáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Trocando o 4 pelo 6 EmptySáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc

Quem está conectado?

116 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 116 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Trocando o 4 pelo 6 Bar_leftTrocando o 4 pelo 6 BarTrocando o 4 pelo 6 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Trocando o 4 pelo 6 Bar_leftTrocando o 4 pelo 6 BarTrocando o 4 pelo 6 Bar_right 
Rubão6cc (15334)
Trocando o 4 pelo 6 Bar_leftTrocando o 4 pelo 6 BarTrocando o 4 pelo 6 Bar_right 
BANDIT (13573)
Trocando o 4 pelo 6 Bar_leftTrocando o 4 pelo 6 BarTrocando o 4 pelo 6 Bar_right 
Xann (10394)
Trocando o 4 pelo 6 Bar_leftTrocando o 4 pelo 6 BarTrocando o 4 pelo 6 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Trocando o 4 pelo 6 Bar_leftTrocando o 4 pelo 6 BarTrocando o 4 pelo 6 Bar_right 
j ricardo (9376)
Trocando o 4 pelo 6 Bar_leftTrocando o 4 pelo 6 BarTrocando o 4 pelo 6 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Trocando o 4 pelo 6 Bar_leftTrocando o 4 pelo 6 BarTrocando o 4 pelo 6 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Trocando o 4 pelo 6 Bar_leftTrocando o 4 pelo 6 BarTrocando o 4 pelo 6 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Trocando o 4 pelo 6 Bar_leftTrocando o 4 pelo 6 BarTrocando o 4 pelo 6 Bar_right 

4 participantes

    Trocando o 4 pelo 6

    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Trocando o 4 pelo 6 Empty Trocando o 4 pelo 6

    Mensagem por fastback Qua 3 Fev - 10:42:39

    Galera, bom dia!

    Depois de muito tempo com um motor 6 cilindros encostado debaixo da bancada da minha garagem e com a venda da Caravan, resolvi fazer bom uso dele e coloca-lo no meu Opala.
    Mas antes de sair desmontando tudo preciso de algumas dicas para fazer de forma organizada e só parar o carro mesmo para fazer a mudança.
    O motor eu comprei de um amigo e tiramos do carro funcionando, é um 6 cilindros a alcool bloco amarelo com ignição eletrônica e não fumava.
    O que tenho em mente para fazer é o seguinte:

    - Trocar bombas de óleo e água (mais a de oleo que a de água, pois dá um trabalhinho pra trocar depois)
    - Trocar juntas do carter, tampa de válvulas e de tuchos para eliminar vazamentos (tem algum macete para que elas não vazem futuramente? usar silicone pra alta temperatura ou algo assim?)
    - Trocar a junta do cabeçote por uma de aço (já tive problemas em outros motores que ficaram parados muito tempo por causa da junta que "apodreceu" e acabou queimando com facilidade)
    - Trocar os coxins, que estão bem ruins

    Serviços:

    - Soldar o suporte no agregado (tem algum macete pra soldar no lugar certo e evitar que o motor fique torto ou fora da posição certa?)
    - Abrir o agregado para gabaritar o mesmo
    - Reforçar o agregado para ele não fechar mais (um amigo comentou isso comigo, alguém já fez? faz um reforço entre o alojamento onde vai a torre do amortecedor e a viga que sustenta o motor e seu suporte)
    - Retirar os suportes do radiador do 4 cilindros e colocar os do 6 cilindros (não encontrei os do 6 cilindros então penso fazer um reaproveitando as pontas do 4 mesmo)
    - Encurtar o cardã (tem algum cuidado a ser tomado? medida correta?)
    - Reforçar as longarinas (é preciso? minhas longarinas não tem trincas nem nunca foram mexidas. como fazer?)

    Peças:

    - Revisar o radiador
    - Embreagem (qual a diferença entre a embreagem do 4 e do 6? Muda o disco? O plato? Por que tem disco com 4 e 6 molas? Li num topico sobre isso que existe uma embreagem dos 6 cilindros mais novos que é maior que as anteriores, é muito difícil colocar ela num motor antigo? Compensa, pela area de contato maior?)
    - Escapamento (não tenho nem um pedaço do cano... E agora? Ví que o sistema é diferente do 4 cilindros, o cano tem a ponta meio dobrada pra fora, tipo um alargamento onde vai aquele anel de vedação, é assim mesmo? Aquela peça de metal que trava o cano ao coletor através dos parafusos tem pra vender? conheço lugares que vendem e dobram canos, compensa em comparação com o escape completo? Pois meu escape atualmente tem saida na lateral e acho que eu poderia fazer o mesmo com o 6 cilindros)
    - Trocar as molas pelas do 6 cilindros que vieram no agregado dele (agregado muito ruim... senão eu usava ele mesmo)
    - Trocar a gaxeta pelo retentor (http://www.opaleirosdoparana.com/t6155-retentor-no-lugar-da-gaxeta e http://www.opaleirosdoparana.com/t14139-instalacao-retentor-bi-partido-fel-pro?highlight=retentor+bipartido tem muita informação à respeito... Resumidamente falando: é preciso usar o retentor Fel Pro original, passar cola anaerobica nele e tirar as rebarbas que são para outros motores, correto?)

    Tem mais alguma coisa que estou esquecendo? As observações que fiz estão corretas?

    Abração!
    Vitor Greve
    Vitor Greve
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 23
    Idade : 32
    Localização : Cuiabá - MT
    Modelo do carro : Opala 1978 SS4
    Cilindros : 4100 - 6 cilindros
    Data de inscrição : 18/09/2014

    Trocando o 4 pelo 6 Empty Re: Trocando o 4 pelo 6

    Mensagem por Vitor Greve Seg 8 Fev - 9:02:02

    Bom dia amigo Tacare, quanta honra estar compartilhando esse tópico contigo, vou esperar os que tem mais conhecimento se manifestarem, mas sabe que estou disponível para lhe ajudar nessa empreitada.

    Por enquanto só olhando... Shocked Shocked
    Mr,Naboseco
    Mr,Naboseco
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 42
    Localização : Petrolina-PE
    Data de inscrição : 18/05/2012

    Trocando o 4 pelo 6 Empty Re: Trocando o 4 pelo 6

    Mensagem por Mr,Naboseco Seg 8 Fev - 9:57:36

    Amigo, tem a questão do coxim da caixa de marcha. Pelo fato do motor ser maior, a caixa vai um pouco mais para trás, por isso o eixo cardã deve ser reduzido ou trocado pelo de 6 cilindros. Em alguns casos é só inverter a travessa que apoia a caixa que resolve

    Very Happy Very Happy Very Happy
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Trocando o 4 pelo 6 Empty Re: Trocando o 4 pelo 6

    Mensagem por fastback Seg 8 Fev - 12:35:31

    Vitor Greve escreveu:Bom dia amigo Tacare, quanta honra estar compartilhando esse tópico contigo, vou esperar os que tem mais conhecimento se manifestarem, mas sabe que estou disponível para lhe ajudar nessa empreitada.

    Por enquanto só olhando... Shocked Shocked

    Demorou... Tamojunto! rs

    Mr,Naboseco escreveu:Amigo, tem a questão do coxim da caixa de marcha. Pelo fato do motor ser maior, a caixa vai um pouco mais para trás, por isso o eixo cardã deve ser reduzido ou trocado pelo de 6 cilindros. Em alguns casos é só inverter a travessa que apoia a caixa que resolve

    Very Happy Very Happy Very Happy

    Então, troquei uma idéia com o Bruno Silverstar, no caso dele só foi preciso inverter a travessa mesmo. O unico inconveniente é que o console ficou cerca de um dedo para trás da posição original. Fica meio estranho olhando o painel com esse "degrau" ao chegar no console, mas isso não é nada muito assustador. rs

    Meu medo maior por enquanto é com o agregado...
    Mr,Naboseco
    Mr,Naboseco
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 42
    Localização : Petrolina-PE
    Data de inscrição : 18/05/2012

    Trocando o 4 pelo 6 Empty Re: Trocando o 4 pelo 6

    Mensagem por Mr,Naboseco Ter 9 Fev - 10:44:31

    Será que você não acha um agregado de seis cilindros não? Acho menos burocrático do que ter que soldar os suportes. Sei la, não sou muito bom com soldas então preferi trocar o agregado

    Very Happy
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Trocando o 4 pelo 6 Empty Re: Trocando o 4 pelo 6

    Mensagem por fastback Ter 9 Fev - 11:42:26

    Eu até tenho um agregado do 6 cilindros, mas está muito arrebentado. E, ví alguém dizer que se tiver o do 4 pode ser ele mesmo, inclusive, que seria interessante pois ele sofreu menos com o peso do motor.
    Mateus Espíndola
    Mateus Espíndola
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 92
    Localização : Campos dos Goytacazes, RJ
    Modelo do carro : Comodoro 1979
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 13/05/2014

    Trocando o 4 pelo 6 Empty Re: Trocando o 4 pelo 6

    Mensagem por Mateus Espíndola Seg 22 Fev - 10:49:55

    Amigo também me aventurei nessa ai de trocar o motor 4cc por um 6cc, deu trabalho mas valeu a pena! kkk
    Vamos lá...

    -Se o seu motor 6cc não estiver completo vc precisa do motor de arranque e do radiador para 6cc e também do reservatório de expansão que não há no radiador 4cc. Vc precisará retirar o suporte antigo do radiador e instalar (soldar) os suportes novos do 6cc ou adaptar um.
    -Qual a caixa de marchas que vc está utilizando? Se for a 5m para 4cc pode até utiliza-la mas o ideal seria trocar pois ela pode quebrar se vc gosta de umas arrancadas fortes. Caso troque a caixa fique atento com a luva do cardã que também deve ser trocada pois pode não encaixar na caixa de marchas nova e talvez seja necessário cortar o túnel para a nova posição da alavanca (isso é ruim mas tive que fazer no meu caso)
    -O eixo cardã deve ser encurtado em uma tornearia, caso vc não encontre um de 6cc que é menor (mais curto) devido a dimensão do motor e a nova posição que a caixa de marchas estará.
    -Nunca ouvi falar de adptação de agregado 4cc pra motor 6cc. No meu caso eu troquei o agregado, os coxins e as molas dianteiras 4cc que são fracas pra sustentar o motor 6cc.
    -O diferencial se o seu for Dana relação 3,54:1 pode até deixar ele mesmo mas se for braseixos o ideal é trocar pelo mesmo motivo citado acima quando falei de caixa de marchas. Caso consiga trocar coloque um de relação 3,07:1 ou 2,73:1 e de preferencia DANA! kkk
    -também é ideal trocar o conjunto de embreagem. No início vai ser mil maravilhas mas depois sua embreagem 4cc vai começar a patinar. Coloca logo uma SACHS 6cc e seja feliz! A embreagem do 6cc a partir de 89 (acho que é isso) ela é diferente, não encaixa no volante do motor se seu motor for anterior a esse ano. Compre uma embreagem 6cc anterior a 89 e coloca logo o volante do motor 4cc que ta tranquilo e seja feliz mais uma vez! (o carro fica mais solto, foi o que fiz no meu).
    -A descarga é diferente sim. Do motor 4cc são 2 parafusos no coletor de escape e 6cc são 3 parafusos, tem que trocar também.

    Que eu lembrei agora foi isso, qualquer dúvida pergunta ai.
    O carburador eu nem mexi mas meu carro ta muito bom, não falha NADA nas acelerações e retomadas, só não ta com muita final (o máximo que consegui foi 160 km/h). Carburador solex H40/44. Porém to com o cabeçote retrabalhado além de outras coisas pequenas.

    Abç a todos!

    Conteúdo patrocinado


    Trocando o 4 pelo 6 Empty Re: Trocando o 4 pelo 6

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr - 6:08:33