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Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

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Thiago Asphalt
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Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

Mensagem por Thiago Asphalt em Qui 4 Fev - 13:50:26

Amigos,

Comprei um Opala 71, nunca restaurado. Carro bem íntegro, não tem podres por baixo, nem no cofre, nem por dentro dos paralamas.

Mas no lado do motorista, o carro levou uma porrada, isso lá na década de 70 e devido ao calor, a caixa de ar e a porta traseira estão bem deterioradas.

Não quer parar o carro para restaurar agora, mas preciso estancar o processo de corrosão.

Vou trocar a caixa de ar, a qual já tenho.

Quanto a porta. Tenhos as opções:

1) Trocar a parte abaixo do vinco;

2) Trocar a folha da porta (Em média 400,00)

3) Trocar a porta inteira (Em média 1,5 mil reais uma nova)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719974800-porta-opala-69-a-84-traseira-esquerda-modelo-4-portas-_JM

Dúvidas:
É recomendável trocar a folha da porta?
A vedação fica comprometida?

Qual seria a melhor opção?

Segue a foto do estrago:


Abraços e agradeço desde já

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Re: Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

Mensagem por opala4cc em Qui 4 Fev - 21:45:23

Colega:

Não há como lhe dar uma resposta assim. Você precisa primeiro remover a forração interna da porta e inspecioná-la por dentro e também por baixo, tanto externamente quanto internamente.
Veja a foto 1 abaixo. O local aonde circulei, indica que sua porta tem ferrugem ali também. Naquele local, para sanar, ou você recorta a chapa externa removendo a parte podre e também aproveita o buraco para tratar o local por dentro ou você separa a folha interna da porta da folha externa para ter melhor acesso, caso haja mais pontos internos de ferrugem.


Foto 1: ponto onde também há ferrugem.

Pela foto que você colocou do seu carro e pelo local aonde apareceu a ferrugem, aposto que a parte inferior da porta também está podre, nos locais mostrados nas fotos abaixo:

Foto 2: local a ser avaliado.

Foto 3: o mesmo local a ser também avaliado.

Foto 4: idem ao anterior, outro exemplo.

Com a ajuda de um espelho e uma lâmpada, inspecione a porta por dentro. As partes circuladas em vermelho na foto 5 são chapas que são soldadas por dentro na folha de porta e que costumam apodrecer bastante. Precisam ser avaliadas se estão enferrujando:


Foto 5: local onde costuma aparecer ferrugem internamente.

Essas ferragens da foto 5 também existem na folha interna de porta...
A foto 6 mostra uma porta por dentro e os locais circulados em vermelho são as ferragens que apodrecem. Também está circulado em vermelho o ponto de junção entre as folhas de porta, internamente, que também apodrecem.

Foto 6: a porta por dentro.

Por fim, a foto 7 mostra o fundo de uma porta, por dentro, já aparecendo a ferrugem em início. Se não for tratado logo, vai abrir um buraco. Depois de algum tempo, não dá mais nem para prender as borrachas de guarnição.

Foto 7: a parte inferior interna da porta começando a apodrecer.

Depois de remover a forração interna da porta, se ainda tiver dúvida se vale a pena separar as folhas de porta para conserto ou troca, peça para um funileiro de confiança avaliar para você. Talvez seja melhor você remover o forro da porta e já levar o carro para um funileiro de confiança avaliar.

Thiago Asphalt
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Re: Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

Mensagem por Thiago Asphalt em Sex 5 Fev - 5:10:39

opala4cc,

Como sempre, dando uma aula! Obrigado!

Realmente, há muito o que ser avaliado.
Somente abrindo a peça para se ter uma ideia.

Se as partes que você citou estiverem podres, acho que vale mais corres atrás de uma porta inteira para fazer a troca, mesmo que não seja nova, mas que esteja em boas condições.

Existem muitas partes críticas e eu achava que era mais na parte externa.
Pelo fato de essa porta já ter levado calor lá atrás, acredito que ela esteja bem comprometida mesmo.

Vou recorrer a um funileiro para fazer a avaliação e depois posto aqui o veredito e também as possibilidades de solução.

Muito obrigado e bom carnaval.

opala4cc
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Re: Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

Mensagem por opala4cc em Sex 5 Fev - 8:15:03

Thiago Asphalt escreveu:opala4cc,

Como sempre, dando uma aula! Obrigado!

Realmente, há muito o que ser avaliado.
Somente abrindo a peça para se ter uma ideia.

Se as partes que você citou estiverem podres, acho que vale mais corres atrás de uma porta inteira para fazer a troca, mesmo que não seja nova, mas que esteja em boas condições.

Existem muitas partes críticas e eu achava que era mais na parte externa.
Pelo fato de essa porta já ter levado calor lá atrás, acredito que ela esteja bem comprometida mesmo.

Vou recorrer a um funileiro para fazer a avaliação e depois posto aqui o veredito e também as possibilidades de solução.

Muito obrigado e bom carnaval.

Com certeza que seria melhor correr atrás de uma porta nova, principalmente porque você está no RJ, que é litorâneo e sofre a ação da maresia. Porém, estamos falando de carro antigo. Porta nova é cara e porta usada, da década de 70, vai vir com diversos podres. O melhor que você vai conseguir com um porta usada é comprar uma menos podre do que a sua.
Apesar de que pagar R$2.000,00 por uma porta dessas, NOVA, é caro mas nem tanto. Qualquer porta nova de carro atual e original da montadora, atinge valor similar facilmente.
Mas é questão de você remover o forro e inspecionar visualmente. Se encontrar podres onde eu mencionei, leve a um funileiro para avaliação. Mas tem de ser pessoa experiente e de confiança, pois um funileiro falcatrua vai dizer para você recuperar a porta apenas para ele ter serviço e tirar seu dinheiro, muitas vezes ficando ainda mais caro do que a porta nova, ok?
Você pode baratear um pouco esse serviço (no caso de recuperar a porta) se você conseguir tirar a porta você mesmo e remover os agregados (vidro, cajado, manivela do vidro, forro interno da porta, liames, trinco, mecanismo de elevação do vidro, maçaneta, etc...) antes de entregar a porta ao funileiro. Para retirar a porta vai precisar de um ajudante.
Mas também não sei se vale a pena você se aventurar, já que vai ter de levar o carro do mesmo jeito para o funileiro, já que a caixa de ar também está podre...
Abraço.

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Re: Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

Mensagem por Lucas Rafael-1978 em Sex 5 Fev - 8:42:28

Mas pensem que esse modelo de porta vai até 83 então pode sim conseguir uma usada em bom estado , ou em ultimo caso você pega uma porta dos mais novos e usa apenas algumas partes que precisam ser trocadas da sua.

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Re: Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

Mensagem por opala4cc em Sex 5 Fev - 9:19:58

Lucas Rafael-1978 escreveu:Mas pensem que esse modelo de porta vai até 83 então pode sim conseguir uma usada em bom estado , ou em ultimo caso você pega uma porta dos mais novos e usa apenas algumas partes que precisam ser trocadas da sua.

Não, vai até 84.
A ideia de conseguir a porta dos mais novos e refazer a furação da maçaneta até me ocorreu de dizer ao colega. O problema é que não é apenas refazer a furação. Veja nas fotos abaixo que o reforço interno onde fixa a maçaneta é diferente (circulado em vermelho). Como não sei em que pé está esse reforço na porta do carro do colega, preferi deixar essa sugestão ao funileiro, que vai avaliar a viabilidade técnica de fazer.


Folha de porta do opala 1969 até 1984.


Folha de porta do opala 1985 até 1992.

Sem essas ferragens de reforço, compromete-se a fixação adequada da maçaneta.

Thiago Asphalt
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Re: Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

Mensagem por Thiago Asphalt em Sex 12 Fev - 9:42:55

opala4cc escreveu:
Thiago Asphalt escreveu:opala4cc,

Como sempre, dando uma aula! Obrigado!

Realmente, há muito o que ser avaliado.
Somente abrindo a peça para se ter uma ideia.

Se as partes que você citou estiverem podres, acho que vale mais corres atrás de uma porta inteira para fazer a troca, mesmo que não seja nova, mas que esteja em boas condições.

Existem muitas partes críticas e eu achava que era mais na parte externa.
Pelo fato de essa porta já ter levado calor lá atrás, acredito que ela esteja bem comprometida mesmo.

Vou recorrer a um funileiro para fazer a avaliação e depois posto aqui o veredito e também as possibilidades de solução.

Muito obrigado e bom carnaval.

Com certeza que seria melhor correr atrás de uma porta nova, principalmente porque você está no RJ, que é litorâneo e sofre a ação da maresia. Porém, estamos falando de carro antigo. Porta nova é cara e porta usada, da década de 70, vai vir com diversos podres. O melhor que você vai conseguir com um porta usada é comprar uma menos podre do que a sua.
Apesar de que pagar R$2.000,00 por uma porta dessas, NOVA, é caro mas nem tanto. Qualquer porta nova de carro atual e original da montadora, atinge valor similar facilmente.
Mas é questão de você remover o forro e inspecionar visualmente. Se encontrar podres onde eu mencionei, leve a um funileiro para avaliação. Mas tem de ser pessoa experiente e de confiança, pois um funileiro falcatrua vai dizer para você recuperar a porta apenas para ele ter serviço e tirar seu dinheiro, muitas vezes ficando ainda mais caro do que a porta nova, ok?
Você pode baratear um pouco esse serviço (no caso de recuperar a porta) se você conseguir tirar a porta você mesmo e remover os agregados (vidro, cajado, manivela do vidro, forro interno da porta, liames, trinco, mecanismo de elevação do vidro, maçaneta, etc...) antes de entregar a porta ao funileiro. Para retirar a porta vai precisar de um ajudante.
Mas também não sei se vale a pena você se aventurar, já que vai ter de levar o carro do mesmo jeito para o funileiro, já que a caixa de ar também está podre...
Abraço.

Exato, como vou ter que trocar a caixa de ar, aproveito para fazer uma avaliação mais profunda da porta. Acredito que ela esteja bem comprometida e talvez seja uma opção correr atrás de uma porta em boas condições e trocar.

A opção de refazer a furação é uma boa também. Vou ver com o funileiro o que pode ser feito.

Agradeço a ajuda de todos. Quando fizer o serviço, volto com mais notícias.


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Re: Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

Mensagem por opala4cc em Sex 12 Fev - 10:20:28

Thiago Asphalt escreveu:
opala4cc escreveu:

Com certeza que seria melhor correr atrás de uma porta nova, principalmente porque você está no RJ, que é litorâneo e sofre a ação da maresia. Porém, estamos falando de carro antigo. Porta nova é cara e porta usada, da década de 70, vai vir com diversos podres. O melhor que você vai conseguir com um porta usada é comprar uma menos podre do que a sua.
Apesar de que pagar R$2.000,00 por uma porta dessas, NOVA, é caro mas nem tanto. Qualquer porta nova de carro atual e original da montadora, atinge valor similar facilmente.
Mas é questão de você remover o forro e inspecionar visualmente. Se encontrar podres onde eu mencionei, leve a um funileiro para avaliação. Mas tem de ser pessoa experiente e de confiança, pois um funileiro falcatrua vai dizer para você recuperar a porta apenas para ele ter serviço e tirar seu dinheiro, muitas vezes ficando ainda mais caro do que a porta nova, ok?
Você pode baratear um pouco esse serviço (no caso de recuperar a porta) se você conseguir tirar a porta você mesmo e remover os agregados (vidro, cajado, manivela do vidro, forro interno da porta, liames, trinco, mecanismo de elevação do vidro, maçaneta, etc...) antes de entregar a porta ao funileiro. Para retirar a porta vai precisar de um ajudante.
Mas também não sei se vale a pena você se aventurar, já que vai ter de levar o carro do mesmo jeito para o funileiro, já que a caixa de ar também está podre...
Abraço.

Exato, como vou ter que trocar a caixa de ar, aproveito para fazer uma avaliação mais profunda da porta. Acredito que ela esteja bem comprometida e talvez seja uma opção correr atrás de uma porta em boas condições e trocar.

A opção de refazer a furação é uma boa também. Vou ver com o funileiro o que pode ser feito.

Agradeço a ajuda de todos. Quando fizer o serviço, volto com mais notícias.


Olha, como eu faço o tipo "cri-cri", eu deixaria a porta no carro, mas removeria previamente todos os agregados, como o vidro. O cajado, o forro de porta. A maçaneta interna, os liames, a maquina de subir o vidro, frisos externos, etc... Sabe porque? A experiência me ensinou que nas oficinas essas tarefas de desmontar e remontar são designadas aos funcionários mais novos e inexperientes, por serem tarefas " não-especializadas". O resultado costuma ser peças faltantes, ou mal montadas, ou ainda parafusos de rosca diferente colocados arrombando o furo de fixação. Depois isso vai lhe dar dor de cabeça adicional. Lembre_se que é um carro antigo e nao se encontra peças de acabamento em qualquer esquina.

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Re: Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

Mensagem por Pedrão B. em Sex 12 Fev - 10:58:03

opala4cc escreveu:
Thiago Asphalt escreveu:

Exato, como vou ter que trocar a caixa de ar, aproveito para fazer uma avaliação mais profunda da porta. Acredito que ela esteja bem comprometida e talvez seja uma opção correr atrás de uma porta em boas condições e trocar.

A opção de refazer a furação é uma boa também. Vou ver com o funileiro o que pode ser feito.

Agradeço a ajuda de todos. Quando fizer o serviço, volto com mais notícias.


Olha, como eu faço o tipo "cri-cri", eu deixaria a porta no carro,  mas removeria previamente todos os agregados, como o vidro. O cajado, o forro de porta. A maçaneta interna, os liames, a maquina de subir o vidro, frisos externos, etc... Sabe porque? A experiência me ensinou que nas oficinas essas tarefas de desmontar e remontar são designadas aos funcionários mais novos e inexperientes, por serem tarefas " não-especializadas". O resultado costuma ser peças faltantes, ou mal montadas, ou ainda parafusos de rosca diferente colocados arrombando o furo de fixação. Depois isso vai lhe dar dor de cabeça adicional. Lembre_se que é um carro antigo e nao se encontra peças de acabamento em qualquer esquina.

Penso da mesma forma!
Tem funileiro que tem uma única chave de fenda, que abre lata de tinta, solta parafuso fenda e philips, desemperra mecanismos, etc.
Teve um cara aqui na cidade, que mandou reformar uma Caravan em um funileiro aqui, e o cara arrancou os frisos de roda e amassou tudo pra jogar fora...

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Re: Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

Mensagem por opala4cc em Sex 12 Fev - 12:05:12

Pedrão B. escreveu:
opala4cc escreveu:

Olha, como eu faço o tipo "cri-cri", eu deixaria a porta no carro,  mas removeria previamente todos os agregados, como o vidro. O cajado, o forro de porta. A maçaneta interna, os liames, a maquina de subir o vidro, frisos externos, etc... Sabe porque? A experiência me ensinou que nas oficinas essas tarefas de desmontar e remontar são designadas aos funcionários mais novos e inexperientes, por serem tarefas " não-especializadas". O resultado costuma ser peças faltantes, ou mal montadas, ou ainda parafusos de rosca diferente colocados arrombando o furo de fixação. Depois isso vai lhe dar dor de cabeça adicional. Lembre_se que é um carro antigo e nao se encontra peças de acabamento em qualquer esquina.

Penso da mesma forma!
Tem funileiro que tem uma única chave de fenda, que abre lata de tinta, solta parafuso fenda e philips, desemperra mecanismos, etc.
Teve um cara aqui na cidade, que mandou reformar uma Caravan em um funileiro aqui, e o cara arrancou os frisos de roda e amassou tudo pra jogar fora...

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Rsrsrsrs... Verdade! Os caras levam ao pé da letra aquele lema do fusca: basta um arame e uma chave de fenda...KKKKK!!!
Vou contar um "causo" ainda melhor:
Teve um cara que comprou um diplomata 92 e, depois de um tempo, resolveu dar um trato no carro. Resolveu tirar as peças externas que estavam em bom estado para mandar o carro para a oficina, afinal ele sabia que estas peças eram caras e raras e estavam em excelente estado de conservação. Não havia necessidade de arriscá-las na oficina. Então,  ele tirou os apliques laterais, os faróis cibié, os piscas cibié, as lanternas traseiras fumê originais cibié, o aplique traseiro, os espelhos retrovisores externos dos 92, a grade do radiador... Pegou tudo e colocou em sacos de lixo grandes, dentro da garagem dele. Quando voltou do trabalho, a anta da faxineira tinha pego os sacos de lixo e colocado lá na calçada. O lixeiro tinha passado e levado tudo.
Ainda bem (pra faxineira) que não tem pena de morte nesse país!

Pedrão: meu pai teve um especial 1974 branco que ficou com ele até 1986. Você tem fotos do seu? Me bateu uma saudade do carro!

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Re: Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

Mensagem por Pedrão B. em Sex 12 Fev - 16:25:43

opala4cc escreveu:
Pedrão B. escreveu:

Penso da mesma forma!
Tem funileiro que tem uma única chave de fenda, que abre lata de tinta, solta parafuso fenda e philips, desemperra mecanismos, etc.
Teve um cara aqui na cidade, que mandou reformar uma Caravan em um funileiro aqui, e o cara arrancou os frisos de roda e amassou tudo pra jogar fora...

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Vou contar um "causo" ainda melhor:
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Poutsss...
Eu fiz isso com o protetor de cárter de uma Tenere que eu tinha, e a empregada jogou fora...já fiquei bravo...
Me passa um número de zapzap que eu te mando, pois não estou conseguindo mandar fotos...
O meu é um Especial 74...
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Re: Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

Mensagem por opala4cc em Sex 12 Fev - 16:43:30

Pedrão B. escreveu:
opala4cc escreveu:

Rsrsrsrs... Verdade! Os caras levam ao pé da letra aquele lema do fusca: basta um arame e uma chave de fenda...KKKKK!!!
Vou contar um "causo" ainda melhor:
Teve um cara que comprou um diplomata 92 e, depois de um tempo, resolveu dar um trato no carro. Resolveu tirar as peças externas que estavam em bom estado para mandar o carro para a oficina, afinal ele sabia que estas peças eram caras e raras e estavam em excelente estado de conservação. Não havia necessidade de arriscá-las na oficina. Então,  ele tirou os apliques laterais, os faróis cibié, os piscas cibié, as lanternas traseiras fumê originais cibié, o aplique traseiro, os espelhos retrovisores externos dos 92, a grade do radiador... Pegou tudo e colocou em sacos de lixo grandes, dentro da garagem dele. Quando voltou do trabalho, a anta da faxineira tinha pego os sacos de lixo e colocado lá na calçada. O lixeiro tinha passado e levado tudo.
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Re: Ajuda: Funilaria Reparadora - Opala 71

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