Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

77 usuários online :: 5 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 72 Visitantes :: 2 Motores de busca

bruno silverstar83, Felipe/S, opala4cc, Shadow90, vader


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7862)
 
100 (7771)
 

Teste de Sensor

Compartilhe

Mr,Naboseco
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 42
Localização : Petrolina-PE
Data de inscrição : 18/05/2012

Teste de Sensor

Mensagem por Mr,Naboseco em Sex 26 Fev - 19:14:30

Bom noite galera,
Ja procurei bastante, mas não achei nada relacionado a como testar esse sensor que fica no cabeçote. Alguém tem alguma idéia de como é feito esse teste?

vlw!

megadeth
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 418
Idade : 42
Localização : São Carlos-SP
Modelo do carro : opala coupe 78
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 04/05/2013

Re: Teste de Sensor

Mensagem por megadeth em Sex 26 Fev - 21:00:39

esse é da temperatura
é barato compensa trocar.
Para testar o painel acho pega um fio e encosta nessa porquinha e na lataria do carro,com a chave ligada o marcador deve subir, se subir o defeito é no sensor(faço isso no combustivel) na temperatura nunca fiz
Também pode tirar ele e dar uma lixada pois vai estar muito sujo por dentro(isso pode islolar ele)
Mas o seu está sem o fio que vai pro painel?

Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3842
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: Teste de Sensor

Mensagem por Pedrão B. em Sab 27 Fev - 5:38:46

Ele é testado medindo a resistência, que varia conforme a temperatura.
Vai precisar descobrir esses valores e fazer os testes com ele na água quente...
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2134
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Teste de Sensor

Mensagem por opala4cc em Sab 27 Fev - 9:19:26

Pedrão B. escreveu:Ele é testado medindo a resistência, que varia conforme a temperatura.
Vai precisar descobrir esses valores e fazer os testes com ele na água quente...
[]'s

Exato. Se não me engano, quando o terminal no centro do sensor é aterrado, o ponteiro da temperatura pula para o máximo da escala. Porém. isso serve apenas para medir o extremo. Para saber se a curva de comportamento do sensor está correta, teria que ver alguma tabela.

Everton Luis da Silveira
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 353
Idade : 33
Localização : Joinville
Modelo do carro : Opala cupê 79 Las vegas
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 23/05/2012

Re: Teste de Sensor

Mensagem por Everton Luis da Silveira em Sab 27 Fev - 10:17:10

Dê uma olhada no material abaixo, talvez te ajude.





adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4993
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Teste de Sensor

Mensagem por adpachec em Sab 27 Fev - 19:20:47

Este sensor é um TERMISTOR (não confundir com VARISTOR), ele é um resistor que varia sua resistência interna de acordo com a temperatura.
No caso do opala ele vai ter resistência zero ao atingir ao temperatura marcada no sensor.



http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20061/Cesar/SENSORES-Termistor.html

É isto que tem dentro do sensor do opala:



OKK

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Teste de Sensor

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 28 Fev - 8:06:46

Tópico interessante study study


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2134
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Teste de Sensor

Mensagem por opala4cc em Dom 28 Fev - 8:39:43

adpachec escreveu:Este sensor é um TERMISTOR (não confundir com VARISTOR), ele é um resistor que varia sua resistência interna de acordo com a temperatura.
No caso do opala ele vai ter resistência zero ao atingir ao temperatura marcada no sensor.



http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20061/Cesar/SENSORES-Termistor.html

É isto que tem dentro do sensor do opala:



OKK

Eu sempre achei que o sensor de temperatura automotivo fizesse uso do "efeito Seebeck", sendo constituído por TERMOPAR e não sensores tipo PTC ou NTC que têm comportamento não-linear. Afinal, o termopar tem comportamento linear em toda sua faixa de uso. É claro que NTC e PTC são bem mais baratos de construir, mas acabam ficando mais caros porque precisam ter um circuito para calibrar essa não-linearidade ou então ter um range de uso bastante amplo em relação ao intervalo de medição a que estarão submetidos para diminuir o efeito da não-linearidade.
Você tem certeza de que esses sensores de temperatura de carro são NTC?

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4993
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Teste de Sensor

Mensagem por adpachec em Dom 28 Fev - 11:28:00

opala4cc escreveu:

Você tem certeza de que esses sensores de temperatura de carro são NTC?

São sim:

" Vale ressaltar que o sensor de temperatura é um Termistor do tipo NTC – Negative Temperature Coeficient. "

http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2012/07/injecao-eletronica-por-dentro-do-sensor-de-temperatura-do-motor/

http://www.addtherm.com.br/medicao-termica/sensores-de-temperatura-ntc/

O sistema de efeito "Seebeck" necessita que possua 02 metais diferentes no componente e que sejam expostos a temperaturas diferentes, oque não é o caso do bloco do opala onde vai o sensor.

"Suponhamos que dois pedaços de certo metal a sejam soldados aos extremos e de um pedaço de metal b de natureza diferente (fig. 154). (Por exemplo: o metal a pode ser cobre, e o metal b pode-ser ferro). Se as duas soldas e forem mantidas a temperaturas diferentes e , aparecerá entre e uma diferença de potencial. Esse fenômeno é chamado efeito termoelétrico, ou efeito Seebeck. O conjunto dos dois metais é chamado par termoelétrico.
Para se manter as uniões e à temperaturas diferentes pode-se, por exemplo, manter no gelo fundente e aquecer com um maçarico. Para se perceber que existe a diferença de potencial entre e pode-se ligar um amperômetro sensível entre os pedaços de metal a; o amperômetro indicará a passagem de uma corrente elétrica".



http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/termo/efeito_termoeletrico/

OKK

Conteúdo patrocinado

Re: Teste de Sensor

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:32:44


    Data/hora atual: Dom 4 Dez - 19:32:44