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Munutenção no Distribuidor do Opala

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Paulo Corso
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Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por Paulo Corso em Seg 29 Fev - 12:54:57

Manutenção Distribuidor

Bom vamos lá, espero que com esta tópico consiga ajudar os amigos opaleiros que possuem algum conhecimento e curtem meter a mão na graxa, e como foi meu caso na sujeira.  Só para situar,  meu distribuidor original tinha ferrado  e provisoriamente eu estava usando um distribuidor paralelo (EURO), mas de difícil acerto e não passava a confiança do original bosch, recentemente adquiri um outro bosch funcionando, mas precisava revisar e montar no meu diplomata.

Para quem tem dificuldade de colocar o motor pra funcionar depois que retirou o distribuidor eu recomendo a antes de tira-lo do motor, marcar a posição em que o mesmo estava, além de olhar para onde estava apontado o rotor do distribuidor. Isso vai ajuda-lo a montar o distribuidor no opala sem maiores problemas. Em todo caso abaixo linkarei um tópico que os auxiliará nessa hora

Essa foto é outro distribuidor, mas o que adquiri estava nas mesmas condições, apesar de sujo e todo cheio de craca por dentro estava funcionando. Esse distribuidor estava num diplomata a gasolina 89 cujo motor ficou por anos encostado num canto da oficina de um conhecido, provavelmente pegando chuva e sei lá o que mais.

As fotos que seguem tirei tudo depois de limpo, pois não tinha condições de manusear o celular com a mão cheia de thiner, graxa e terra, além de ser até melhor para visualização do processo.  
Antes da desmontagem completa do bichinho recomendo verificar se possui folga no eixo, caso exista, depois de desmontado será necessário levar ele pra um torneiro ou auto-elétrico para efetuar um embuchamento.  A folga que me refiro é folga lateral do eixo.

São dessas buchas na carcaça que estamos falando


Obs.: Guarde todas as peças e cuidado pra não perder nadinha de nada, pois exceto a capsula do avanço, bobina impulsora e a engrenagem, não existem peças de reposição de distribuidor.  

O primeiro passo é a desmontagem completa do trem, recomendo muito cuidado pra mexer nisso para justamente não ferrar com teu distribuidor bosch. Comece retirando a engrenagem, ela é presa ao eixo somente por um pino elástico, para retirá-lo basta punciona-lo com ajuda de uma punção ou algo semelhante e um martelo. Ideal seria se você tiver uma morça para trabalhar com ele.




Retirado a engrenagem, vamos retirar a capsula do avanço a vácuo, são dois parafusos que a fixam no corpo no distribuidor,  ao solta-los mexendo para os lados, provavelmente a haste do avanço vai soltar e liberar a saída do avanço, cuidado para não estraga-la, caso ainda esteja funcionado, normalmente se ela ou o distribuidor estiver muito suja (meu caso) ela vai enroscar  e dar um pouco de trabalho pra sair, borrife WD na haste dela que logo sai, enquanto isso solte os outros parafusos da carcaça do distribuidor.  



Pronto o conjunto esta apto a sair todo pra cima juntamente com o eixo.

Com o conjunto em mãos vamos a desmontagem, todo cuidado nessa hora, pois existem anéis e calços de plástico que são sensíveis e quebram fácil (não tem pra comprar), portanto nada de grosseria com o menino.  A Aranha é presa á mesa superior por duas travas e um pino.  


Pequeno, mas que pode te deixar na mão caso ele escape , já aconteceu comigo e tive que ser guinchado na estrada, em outro opala que tive.

Retire a superior, com auxilio de um alicate próprio para soltar esses tipo de travas, com ajuda de duas chaves de fenda como alavanca (de leve) puxe que ela sai (cuidado com o pino pra não perde-lo), retire a trava inferior.  Com isso vc livra toda mesa superior, nela encontram-se a bobina impulsora e a mesa do avanço a vácuo.








Com a mesa superior em mãos virando ela ao contrário veremos tres parafusos fenda. Ao solta-los a bobina impulsora se separa do conjunto.




Essa mesa superior é a responsável pelo adiantamento do ponto pelo sistema de avanço a vacuo, são duas peças que trabalham em conjunto, a desmostagem é feita retirando a trava destacada, se a peça estiver travada ou com muita sujeira deixe de molho um pouco para amolecer a sujeira que ela as com certa facilidade.



Tenha sempre atenção com as arruelas de encosto, elas serão importantes na montagem, recomendo marcar quantas estava em cada etapa da desmontagem.

Bom agora a parte mais delicada e que requer mais atenção e cuidado, o sistema de avanço centrifugo.  Muito cuidado com essas molinhas. Para desmonta-lo precisamos tirar o semi eixo soltando esse parafuso da foto




Tirando o parafuso não tire ainda o semi eixo, agora sera necessário soltar as duas molinhas. Com auxilio de um alicate de bico fino e com extremo cuidao solte as molinhas, essas molinhas são calibradas especificamente para cada tipo de motor, combustivel, etc, não são quaisquer molinhas, então atenção.  Agora sim vc pode soltar o semi eixo, mesma coisa se o mesmo estiver engripado com o eixo sera necessário algum esforço e um pouco de WD 40, borrife no local onde vc anteiormente soltou o parafuso, e tente movimentar o sistema.  No meu caso estava bem preso, deixei algum tempo de molho depois saiu .




Repare nessas peças plasticas (a vermelha e a clara), elas, assim como todas as outras são delicadas e não existem pra comprar novas, beleza?


Bom agora vamos soltar os contra pesos do sistema do avanço centrifugo, são dois iguais e os mesmos são presos novamente por um trava elastica. Basta solta-la, tira a aruelinha que o mesmo sai, por baixo dele vai uma arruela de nylon.




Pronto agora com tudo desmontado, vem o processo chato, lavar todo distribuidor, e como frizei várias vezes cuidado com as peçinhas de plastico e cuidado para no perder nada.  Eu recomendo lavar tudo com thiner, pois o cheiro da gasolina vai impregnar em tudo, e sua patroa não vai curtir. Se vc tiver aquelas produtos que dão banho quimico melhor ainda.
Obs.: Só não lave com thiner a bobina impulsora, pois pode danifica-la, limpe-a com o pano  umidecido com thiner nas partes externas.

Ficará melhor se depois de lavado, vc possua uma escova de aço num esmeril pra tirar a ferrugem do mesmo. Eu levei numa oficina aqui perto de casa e fiz esse serviço no esmeril deles, mas infelizmente foi depois da postagem das fotos.

Com tudo limpo vamos aos testes das peças:

1 - A capsula do avanço a vácuo:  Essa peça nada mais é do que uma capsula com um diafragma dentro e uma haste que o aciona. Por meio dele  o avanço desloca a mesa do distribuidor adiantando o momento da ignição.  Para se testar o avanço com a boca você puxará o ar pelo caninho e verá se há pressão e se a haste esta recuando para dentro da câmara, ao tirar a boca do caninho a haste deve voltar para a posição inicial, caso contrário pode trocar seu avanço. Se for necessário atente-se que existe diferenças no avanço para 4 cil, 6 cil, álcool e gasolina.


2 – Bobina Impulsora:  esta substituiu o famigerado platinado, sendo um gerador de sinal indutivo. Para se testa-la você deve utilizar um multímetro e testar a sua resistência. Caso a resistência entre os terminais não esteja entre 1.000 e 1.200Ω você deverá trocar-la.


obs.: na foto acima as conexões no multímetro estão de forma incorreta, sendo o correto o pino preto estar conectado no polo "COM". Estranhamente no meu apresentou a mesma medida, tanto da forma correta como postado na foto.


3 – O sistema de avanço centrifugo:  consiste num sistema de dois pesos contrapostos   montados dentro do distribuidor, conforme a rotação do distribuidor a força centrifuga força os dois para fora, antecipando o ponto, esta antecipação é controlada pelas molas que tendem a trazer os contrapesos de volta a posição inicial e quanto mais rápido o giro mais antecipado fica o ponto de ignição. Mas não são quaisquer molas, são molas especificamente calibradas para cada motor, cada combustível, cada caso é um caso, portanto não as perca, não as danifique, não as entorte.  Para testa-lo o mesmo tem que estar montado, portanto creio que um vídeo os ajudara. Na verdade os dois sistemas de avanço trabalham em conjunto, o avanço a vácuo atuando principalmente nos momentos de arranque inicial e o centrifugo nos momentos de maior rotação .


4 – Engrenagem:  a engrenagem trabalha em conjunto com o comando de válvulas, sendo responsável pela captação do movimento do motor. Verifique quanto a desgastes e avarias na mesmo, raramente ou nunca você vai troca-la, mas caso tenha que troca-la cuidado com as marcas paralelas, de preferencia por peças GM.


5 – Chicote – Caso o chicote esteja detonado recomendo trocar por outro,  tem pra comprar em lojas especializadas em peças eletricas automotivas. Em todo caso se o seu estiver bom, é só limpar os contatos dos terminais e no máximo troca-los se estiver muito ruins.




Montagem

Bom amigos o processo de montagem é praticamente o inverso, lubrifique bem as peças, eu usei um pincel e óleo de motor, isso ajudará o sistema todo a trabalhar mais livre.  Quando todo sistema estiver montado no eixo, somente ai você vai inseri-lo no corpo do distribuidor.


Lubrifique bem o eixo ao monta-lo no corpo que também deverá ser lubrificado nas buchas, isso dará uma pré-lubrificação no mesmo. Lembre-se das arruelas de encosto, sempre a mais grossa em contato como corpo do distribuidor.
Um coisa que pouca gente sabe é que a cada X quilômetros o distribuidor deve ser lubrificado, recomenda-se colocar algumas gotas de óleo no parafuso abaixo do rotor do distribuidor. Retire o rotor e pingue duas ou tres gotas de óleo sobre o parafuso. Alguns como o meu possuem um feltro ali, é até interessante , pois assim você pode deixa-lo encharcado de óleo, garantindo mais lubrificação.

A folga entre a Engrenagem e o corpo  do distribuidor é necessária, deixe com 3 e 4 mm, estas são acertadas com as arruelas que ficam por dentro do corpo.


Coloque o Avanço no lugar e parafuse ele, depois coloque o restante dos parafusos e a presilha que fixa a tampa do distribuidor.


Interessante se você tiver o guarda pó do distribuidor, pois além de evitar a entrada de poeira e  outras sujidades no mesmo, vai evitar de caso você precisa girar o o motor sem a tampa do distribuidor, suas presilhas entraram no distribuidor, e ferrar com tudo.



Pronto com o distribuidor montado vamos ao processo que queima a cuca de muita gente, montar o distribuidor no motor.



Se você marcou a posição que o mesmo estava, tanto o corpo no motor, como a posição de onde estava apontado o rotor, é só recoloca-lo novamente no lugar e reajustar o ponto, caso contrário, é so seguir as dicas do tópico abaixo.:
http://www.opaleirosdoparana.com/t19980-tutorial-para-montar-o-distribuidor

Existem alguns vídeos explicativos sobre como fazer a manutenção de distribuidores, alguns do Tonela e de outros, mas considero os melhores os do Silvio Carburadores, segue abaixo um dele fazendo a manutenção de um distribuidor da Bonanza 4.1, como é a mesma mecânica vai ajudar em muito os amigos:
https://www.youtube.com/watch?v=_TniFot_qbU

Espero que ajude os amigos, sintam-se a vontade para fazer inserções e dar opiniões.


Última edição por Paulo Corso em Qua 2 Mar - 11:40:25, editado 1 vez(es)


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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por j135 em Seg 29 Fev - 13:51:01

preciso testar a bobina do meu

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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por DanielSS76 em Seg 29 Fev - 15:04:22

Muito bom, parabéns pela iniciativa

Estou precisando fazer manutenção no meu e já tenho um tutorial de como fazer lol!

Grande abraço

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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por Rubão6cc em Seg 29 Fev - 16:35:21

TOp Paulo!  Smile


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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por grechejr em Seg 29 Fev - 20:31:03

Ótimo tutorial!! Obrigado

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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por Pedrão B. em Seg 29 Fev - 21:47:02

Show Paulo!
Parabéns!

Uma dica, pra colocar o 6 cilindros no ponto, o PMS do 1º cilindros, é quando a chaveta da polia do vira está marcando 12:00 ou seja, apontando pra cima!
Falo pois fechei o motor do Diplomata e não lembrei de marcar a damper, daí conferi em 3 viras do meu "estoque" e todos são iguais
Pro 4 cilindros não sei se a regra se aplica...
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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por opala4cc em Ter 1 Mar - 12:40:20

Pedrão B. escreveu:Show Paulo!
Parabéns!

Uma dica, pra colocar o 6 cilindros no ponto, o PMS do 1º cilindros, é quando a chaveta da polia do vira está marcando 12:00 ou seja, apontando pra cima!
Falo pois fechei o motor do Diplomata e não lembrei de marcar a damper, daí conferi em 3 viras do meu "estoque" e todos são iguais
Pro 4 cilindros não sei se a regra se aplica...
[]'s

Sim, também se aplica.

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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por opala4cc em Ter 1 Mar - 12:50:41

Show!
Mas você tem certeza de que esse valor de 1 a 1,2 KOhm são os valores corretos? Eu pergunto porque acho estranho ligar a ponta de prova preta no local para medição de corrente contínua entre 200mA e 10A para medir resistência...


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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por Paulo Corso em Qua 2 Mar - 11:36:36

Amigo, os valores de resistência consegui através de uma apostila sobre sistemas de ignição Bosch, além de fazer buscas pela internet .


Em relação aos polos do multímetro, realmente na foto a conexão parece estar no polo errado do multímetro, mas estranhamente ao se conectar o pino preto no COM do multímetro, o resultado foi o mesmo, infelizmente ao baixar as fotos acabei perdendo a foto correta.

Em todo caso, pra mostrar, acabei tirando a foto do distribuidor do opala de um amigo que esta transplantando um 6 cilindros no coupe dele. As duas fotos usando os pinos conectados de forma diferente e medindo a resistência, deu o mesmo resultado. 1,07 K ohms.

Da maneira correta, conforme o manual do multimetro

E da maneira como postei anteriormente



Mas valeu pela dica, vou fazer uma observação no tutorial.


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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por OpaleiroJlle em Qua 2 Mar - 14:47:41

Muito bom!! Agradecido

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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por opala4cc em Qua 2 Mar - 20:30:52

Paulo Corso escreveu:Amigo, os valores de resistência consegui através de uma apostila sobre sistemas de ignição Bosch, além de fazer buscas pela internet .


Em relação aos polos do multímetro, realmente na foto a conexão parece estar no polo errado do multímetro, mas estranhamente ao se conectar o pino preto no COM do multímetro, o resultado foi o mesmo, infelizmente ao baixar as fotos acabei perdendo a foto correta.

Em todo caso, pra mostrar, acabei tirando a foto do distribuidor do opala de um amigo que esta transplantando um 6 cilindros no coupe dele. As duas fotos usando os pinos conectados de forma diferente e medindo a resistência, deu o mesmo resultado. 1,07 K ohms.

Da maneira correta, conforme o manual do multimetro

E da maneira como postei anteriormente



Mas valeu pela dica, vou fazer uma observação no tutorial.

Rsrsrsrs... Não precisa fazer a observação. VOcê descobriu algo interessante sobre o circuito do multímetro e que não consta no manual: para medir resistência dá para conectar a ponta de prova preta no local de medição de corrente DC de 10A ou no terminal COM (comum). Tanto faz.

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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 6 Mar - 20:27:50

Excelente tópico Paulo,é trabalhoso mas compensa o trabalho.

Uma coisa que achei interessante é as molas do avanço centrifugo,eu achei que no meu já tinham mexido por as 2 molas ser diferentes uma da outra,mas vi que é assim mesmo.

Mas show de bola o serviço OKK


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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

Mensagem por adrianopascutti em Qui 3 Nov - 18:34:33

Os pontos COM e 10A internamente (para medições de tensão e corrente) são os mesmos.
Só diferem na escala "10A"

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Re: Munutenção no Distribuidor do Opala

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