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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por opala4cc Dom 6 Mar - 23:55:14

    Esta postagem é um faça-você-mesmo sobre a trava elétrica de três fios da marca "Carto", original do opala (e alguns outros GM da época, como o monza).
    Esta trava equipou de fábrica os opalas: 1)de 1985 até 1987, nas portas dianteiras; 2) de 1988 até 1992, nas quatro portas. Neste último período, a única mudança nas travas, entre as portas dianteiras e traseiras, era o suporte metálico que prendia o aparelho na chapa da porta.
    Seu funcionamento já é conhecido: o fio vermelho é energizado no positivo, 12V DC, enquanto os outros dois fios restantes (cinza e marrom com lista branca) se revezam no negativo para expandir e contrair a haste, fazendo o movimento de trava e destrava.
    Os dois problemas mais comuns nesse dispositivo são a entrada de sujeira e a inexorável entrada de água. Como o motor da trava elétrica propriamente dito fica na parte baixa da carcaça e tem bojo metálico, quando há entrada de água a oxidação é progressiva e constitui o que se tem de mais grave a sanar.

    Desmontagem:
    Retirado o dispositivo de trava da porta e tendo ele sobre a bancada, solta-se os parafusos philips indicados pelos círculos na foto 1. O fole de borracha deve ser retirado antes da separação das metades plásticas da carcaça e sua remoção se faz puxando na região "A" no sentido da seta até que ele passe todo pelo olhal na ponta da haste, mais ou menos como se tira um condom (vide também a foto 1).

    Trava elétrica Carto de 3 fios 11axrhi
    Foto 1: os parafusos que unem as duas metades da carcaça da trava.

    A trava elétrica da foto faltava um parafuso de união da carcaça - indicativo óbvio e ululante de que já fora aberta anteriormente. Como funciona perfeitamente, é razoável supor que quem abriu não perdeu peças a não ser pelo parafuso já mencionado.
    Na foto 2 é mostrado o lado oposto da carcaça, ainda com seu suporte de fixação na porta.

    Trava elétrica Carto de 3 fios Ic5v2e
    Foto 2: O lado oposto da carcaça da trava.

    Com o corpo da trava apoiado na bancada e o auxílio de uma chave de fenda alavancando na fenda, as duas metades da carcaça se separam. Recomendo que a metade onde fica o suporte metálico da foto 2 fique para baixo, evitando o espalhamento acidental dos componentes internos.
    A foto 3 mostra o estrago provocado pela água no motor. "B" é um resistor de 40 Ohms (medido no multímetro). Não me dei ao trabalho de ler a potência dele. "C" é o motor da trava elétrica, "D" é uma engrenagem do tipo "sem-fim", "E" é uma engrenagem de dentes retos e "F" é uma engrenagem de dois engrenamentos solidários: um de dentes retos e outro de dentes helicoidais. Atrás de "E" há um importante came que é responsável pelo acionamento de ida e volta da haste "G" da trava elétrica. A engrenagem "E" abriga ainda, em sua superfície lateral, o engenhoso mapa elétrico dos três fios da trava.

    Trava elétrica Carto de 3 fios Nvs01
    Foto 3: os componentes internos da trava elétrica carto de três fios.

    Antes de retirar o motor de acionamento, é de suma importância prestar atenção na inscrição "+" do cabeçote plástico, indicado na foto 4. Veja a posição em que ele está em relação à metade plástica onde está alojado. Na montagem, é possível colocá-lo rotacionado em 180 graus, ocasião na qual a trava jamais vai acionar corretamente, pois os pólos ficam trocados. O motor até funciona, mas vai trancar as engrenagens no primeiro acionamento.

    Trava elétrica Carto de 3 fios N3ntwz
    Foto 4: O posicionamento do motor dentro da carcaça.

    Retirado o motor, inspeciona-se o nível de corrosão em sua carcaça. A peça da foto 5 tinha um comprometimento bastante avançado, tornando obrigatório partir para uma etapa mais delicada e crítica de recuperação que será mostrada e descrita mais adiante.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 14uyfzl
    Foto 5: o motor da trava com avançada corrosão.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 29aywy1
    Foto 6: A engrenagem "E" e o came de acionamento da haste.

    Em seguida, as engrenagens plásticas foram inspecionadas em busca de dentes quebrados, o que comprometeria a viabilidade de uso da trava, pois não há peças de reposição interna - pelo menos nos dias atuais, onde a impressora 3D ainda é uma quimera.
    A etapa seguinte não é recomendada, a não ser que seja absolutamente necessária, como no meu caso. Não desmonte apenas para lubrificar, pois o motor não necessita de tal.
    Sem alternativa, neste momento se fez necessário desmontar o motor da trava para tratar a corrosão. Prendi o corpo metálico dele na morsa COM MODERAÇÃO na força, pois o fechamento da chapa metálica que o constitui não é feito com solda, mas apenas com um encaixe baseado em uma geometria específica (ver foto 15).
    Com uma pequena chave de fenda (foto 7), desentorta-se duas orelhinhas metálicas, tanto no cabeçote quanto no lado do sem-fim, para separar as tampas plásticas do bojo metálico. O sem-fim pode ser retirado do eixo apenas puxando com a mão e deve ser feito antes do desmonte do motor.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 2m68w1i
    Foto 7: Soltando o cabeçote plástico do motor elétrico.

    Solto o cabeçote, tem-se a visão das escovas em sua superfície interna. Inspecione seu desgaste. No interior do motor elétrico, é visível o estado deplorável dos componentes internos tomados pela ferrugem (foto oito).

    Trava elétrica Carto de 3 fios 288umuq
    Foto 8: As escovas do cabeçote e o estrago interno no motor.

    O sem-fim foi sacado do eixo. Na foto 9 é possível ver que há um chanfro na ponta do eixo para o encaixe do sem-fim, responsável pelo giro solidário de ambos.

    Trava elétrica Carto de 3 fios A1kcgl
    Foto 9: o sem-fim fora do eixo.

    O passo seguinte foi remover a tampa plástica no lado do sem-fim. O procedimento foi o mesmo de remoção do cabeçote. Porém, por causa da fenda do fechamento do bojo metálico mostrado na foto 15, é necessário segurar com um alicate a chapa metálica no momento de levantar a orelhinha próxima da fenda (foto 10). Caso contrário, vai danificar o fechamento da carcaça.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 2ajm2d
    Foto 10: tomando cuidado para não danificar o bojo metálico do motor elétrico próximo ao seu fechamento durante o uso da chave-de-fenda.

    Trava elétrica Carto de 3 fios B6vvhy
    Foto 11: o induzido fora do bojo metálico.

    Caso o motor estivesse inoperante anteriormente, o induzido poderia ser testado no multímetro igual a um induzido de motor de arranque.

    Felizmente o estator deste componente é feito de imãs e não de enrolamentos de cobre e é preso à parede interna do bojo metálico por arames que fazem o papel de molas, conforme mostra a foto 12.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 2007c76
    Foto 12: O bojo metálico com os estatores e as molas de fixação.

    Como pode ser visto na foto 12, o avançado estado de corrosão exige a desmontagem total.
    Obs.:
    Nesse momento e antes de mais nada, aviso que a remoção das molas e dos imãs do estator tem riscos. Caso haja quebra dos frágeis imãs do estator, toda a trava elétrica ficará inutilizada. Caso não se sinta seguro ou hábil para seguir os passos seguintes, recomendo como alternativa ao desmonte total do motor a simples lavagem em rás a partir desta etapa. Após a secagem do rás, passe uma fina película de graxa branca na parte interna do bojo, por cima dos imãs e das suas molas, com o objetivo de paralisar a oxidação.

    As molas de fixação dos imãs podem ser retiradas empurrando-as ao dar pequenas pancadinhas com o martelo em uma chave-de-fenda posicionada como na foto 13.

    Trava elétrica Carto de 3 fios Fw4vw5
    Foto 13: removendo as molas do estator.

    Trava elétrica Carto de 3 fios Jfyqe1
    Foto 14: uma das molas do estator já retirada e bastante oxidada.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 315c3kn
    Foto 15: o delicado fechamento do bojo do motor e a orelhinha mais crítica de abrir.

    Neste momento, o bojo do motor, os imãs do estator e suas molas de fixação foram para o ferlicom após serem lixadas, enquanto que os demais componentes da trava foram para limpeza específica por grupo. Na foto 16 "H" foi lavado em rás, "I" foi lavado em água com sabão neutro e "J" foi limpo com WD40 e um pincel.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 2ivo4gg
    Foto 16: os componentes da trava e seus grupos.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 264rzgo
    Foto 17: os componentes que sofreram corrosão, já após o tratamento no ferlicom.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 30ixh1d
    Foto 18: os mesmos componentes da foto anterior, prontos para remontagem.

    O induzido teve as partes indicadas na foto 19 lixadas, foi lavado no WD40 e as mesmas partes já indicadas na foto 19 foram cobertas com fina película de graxa branca, pois era necessário prevenir nova oxidação. Esse não é procedimento comum para esse tipo de problema. É apenas a solução mais simples.

    Trava elétrica Carto de 3 fios Qxqbly
    Foto 19: preparando o induzido.

    Após pintura com primer o bojo metálico recebeu uma película de graxa branca por dentro. Os imãs do estator foram reinstalados e as suas molas foram posicionadas conforme a foto 20, para recolocação. Prendeu-se um soquete 17 na morsa e o bojo metálico foi posicionado em cima do soquete, apoiado nos imãs. Então as molas foram empurradas de volta às suas posições iniciais batendo-se com um martelo em uma chave-de-fenda, de modo análogo ao procedimento de retirada.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 2q1xjbk
    Foto 20: componentes posicionados para irem para a morsa e reinstalar as molas, batendo no sentido da seta.

    O fechamento das tampas plásticas é feito analogamente à retirada, entortando de volta as orelhinhas metálicas, sendo que não é necessário o uso do alicate na orelhinha próxima ao fechamento, como pode ser visto na foto 21.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 5tywc9
    Foto 21: fechando a tampa plástica no lado do sem-fim.

    O cabeçote plástico tem dois detalhes a serem obedecidos na sua montagem. O primeiro deles é mostrado na foto 22. São duas réguas que dão a medida da profundidade em que devem ser instalados os imãs do estator. Se você posicionou-os na profundidade correta, o cabeçote entra normalmente. Caso contrário, ele fica como na foto 23. Nesse caso, leve o bojo metálico até uma superfície plana, coloque o soquete 17 dentro do bojo apoiado no imãs e vá batendo de leve com um martelo no soquete até que os imãs deslizem até a profunidade correta.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 2zxrw5u
    Foto 22: as réguas de profundidade do cabeçote.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 2mpxt3k
    Foto 23: o mau-encaixe do cabeçote quando os imãs do estator não estão na profundidade correta.

    O segundo detalhe a ser seguido é a ranhura que impede a montagem deslocada em 180 graus, mostrada na foto 24. Em outras palavras, o cabeçote só entre em uma posição.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 2cggfmw
    Foto 24: o cabeçote só entra nessa posição!

    Terminado o fechamento do motor, sua superfície metálica externa recebeu uma fina película de graxa branca para repelir futuro contato com infiltração de água.
    A haste de acionamento já limpa foi lubrificada moderadamente com graxa branca nos pontos pertinentes, conforme foto 25.

    Trava elétrica Carto de 3 fios 2lj2amb
    Foto 25: locais da haste de acionamento lubrificados com graxa branca estão visíveis.

    A engrenagem de dentes retos que contém o mapa elétrico em um lado e o came de acionamento da haste no outro também foi lubrificada nos dois lados moderadamente com a graxa branca, principalmente na região do came.

    Trava elétrica Carto de 3 fios Jtwgw5
    Foto 26: lubrificando a engrenagem de dentes retos com o came.

    A metade da carcaça da trava que contém o circuito elétrico foi pulverizada com WD-40 e as pontas dos terminais apalpadores que deslizam no mapa elétrico da engrenagem receberam um pinguinho de graxa branca (foto 27).

    Trava elétrica Carto de 3 fios 2iibx1d
    Foto 27: preparando o circuito elétrico.

    Quem tiver o "bagulho sinistro" (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4071/32/379/302/abrilhantador-drp-bril-1kg-radnaq-8030) poderá usá-lo na limpeza das partes elétricas condutoras, pois é mais eficiente do que qualquer outro método.
    O sem-fim e a outra engrenagem menor tiveram seus dentes lubrificados também com a graxa branca e foram posicionados para a montagem, junto com o motor. Cuidado ao montar a engrenagem do came sobre a haste acionadora. Se o came for inserido dentro da cavidade "M" da haste acionadora da foto 25, vai dar M... e a haste travará.
    Também tome cuidado ao posicionar o motor no seu alojamento da carcaça da trava, observando a polaridade dos terminais do cabeçote. Vide foto 4!

    Trava elétrica Carto de 3 fios 2zjaxoo
    Foto 28: a trava elétrica com seus componentes já lubrificados e posicionados para o fechamento.

    A seguir, as duas metades da trava foram unidas e colocados os parafusos da foto 1. O fole de borracha foi previamente recoberto tanto por dentro quanto por fora com uma película fina de vaselina em pasta para conservar a borracha e colocado na haste acionadora. Por fim, a trava foi energizada para conferir seu bom funcionamento.
    Se a haste da trava elétrica funcionar apenas brevemente e parar, é bem provável que você tenha montado o motor com os pólos invertidos ou ainda posicionou o came da engrenagem "E" dentro da cavidade "M". Se houver sintoma de mau-contato, experimente aproximar um pouco os terminais da carcaça plástica que tocam nos pólos do motor elétrico.

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    Mensagem por Diplo87 Seg 7 Mar - 7:06:35

    Muito bom opala4cc, vai pra minha coleção de tutoriais!

    Obrigado por compartilhar conosco.

    Abraço.
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    Mensagem por opala4cc Seg 7 Mar - 9:23:03

    OKK
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    Mensagem por galloorenato Qua 13 Jan - 22:38:27

    A trava da porta traseira lado direito no meu Comodoro 91 não está chegando energia no motor. Abri o forro e verifiquei que tem 2 fios. Como seria o esquema eletrico para ele?
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    Mensagem por opala4cc Qua 13 Jan - 23:05:04

    galloorenato escreveu:A trava da porta traseira lado direito no meu Comodoro 91 não está chegando energia no motor.  Abri o forro e verifiquei que tem 2 fios. Como seria o esquema eletrico para ele?

    Para o ano de 1991, todas as três travas elétricas do opala são originalmente de três fios. Travas elétricas de dois fios só teve nas portas traseiras dos opalas de 1985 a 1987. Se o seu tem travas de dois fios na porta traseira, é bem provável que a trava seja paralela. Se for paralela, há uma centralina em algum lugar ou ainda, em última hipótese, um relé complexo para comutar a polaridade destes dois fios possibilitando o trava-destrava.
    Coloque uma foto da trava de dois fios.
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    Mensagem por galloorenato Qui 14 Jan - 8:08:19

    Eu montei o forro da porta, pois não tem tensão no conector, daí vou analisar a fiação. Mas são 2 fios do conector do motor do atuador. Achei estranho, pois ele é todo original e estou com ele a 17 anos e nunca me deu problema. Tenho um alarme positron instalado a 15 anos e agora começou a dar problema de acionar sozinho, e um zumbido na sirene quando aciono o alarme. Mas esse alarme aciona a central da porta, e acredito que não seja o problema. As outras portas funciona normalmente.
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    Mensagem por opala4cc Qui 14 Jan - 9:33:09

    galloorenato escreveu:Eu montei o forro da porta, pois não tem tensão no conector,  daí vou analisar a fiação.  Mas são 2 fios do conector do motor do atuador.  Achei estranho,  pois ele é todo original e estou com ele a 17 anos e nunca me deu problema.  Tenho um alarme positron instalado a 15 anos e agora começou a dar problema de acionar sozinho,  e um zumbido na sirene quando aciono o alarme. Mas esse alarme aciona  a central da porta, e acredito que não seja o problema.  As outras portas funciona normalmente.

    Se o alarme trava as portas, tem de haver no mínimo dois relés para fazer o trava-destrava caso tenham sido mantidas as travas originais, pois o alarme positron não tem pulso elétrico forte suficiente para acionar as carto. E ainda teria o problema de não haver, de fábrica, trava elétrica na porta do motorista. Logo, a não ser que tenham instalado uma trava elétrica carto na porta do motorista, é quase 100% de chance de que tenham colocado travas elétricas paralelas e uma centralina. Normalmente, a centralina é da mesma marca que as travas elétricas (mas não necessariamente o alarme).
    Se saem dois fios da trava elétrica, esta trava não é original.
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    Mensagem por galloorenato Qui 14 Jan - 10:50:29

    Será que no caso o terceiro fio não seria o terra? Será que esse fio está aterrado em algum lugar dentro da porta? Nem reparei. O original chega 3 fios no conector? O meu é um Comodoro sl/E 91 6cc
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    Mensagem por galloorenato Qui 14 Jan - 10:53:43

    Agora de manhã cassei 2 relés pela fiação e não encontrei nada que não seja o que seria normal. Na porta do motorista só encontrei o alarme (modulo) e a fiação da porta, com um conector de quase um palmo....
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    Mensagem por opala4cc Qui 14 Jan - 10:58:57

    galloorenato escreveu:Será que no caso o terceiro fio não seria o terra? Será que esse fio está aterrado em algum lugar dentro da porta? Nem reparei. O original chega 3 fios no conector? O meu é um Comodoro sl/E 91 6cc
    Não. Leio o início do tópico.
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    Mensagem por opala4cc Qui 14 Jan - 11:01:11

    galloorenato escreveu:Agora de manhã cassei 2 relés pela fiação e não encontrei nada que não seja o que seria normal. Na porta do motorista só encontrei o alarme (modulo) e a fiação da porta, com um conector de quase um palmo....

    Nossa! Colocaram o modulo do alarme DENTRO da porta do motorista! Pode ir limpando os terminais do conector que encaixa no módulo do alarme, porque com certeza estão prejudicados pela umidade
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    Mensagem por galloorenato Qui 14 Jan - 11:09:54

    Não está dentro da porta não, tá na coluna, atrás da alavanca que abre o capô. Mas não foi bem feito nada, tá tudo enrolado, debaixo do carpete. Achei um relê que tá ligado na fiação do alarme...tô procurando por um outro, pra ver essa ligação como está
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    Mensagem por galloorenato Qui 14 Jan - 11:13:46

    opala4cc escreveu:
    galloorenato escreveu:Será que no caso o terceiro fio não seria o terra? Será que esse fio está aterrado em algum lugar dentro da porta? Nem reparei. O original chega 3 fios no conector? O meu é um Comodoro sl/E 91 6cc
    Não. Leio o início do tópico.

    Parabéns pela postagem...rico em detalhes
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    Mensagem por opala4cc Qui 14 Jan - 11:16:09

    galloorenato escreveu:
    opala4cc escreveu:
    Não.  Leio o início do tópico.

    Parabéns pela postagem...rico em detalhes

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    Mensagem por adpachec Qui 14 Jan - 13:11:12

    Ganhou um like.
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    Mensagem por opala4cc Qui 14 Jan - 14:20:18

    adpachec escreveu:Ganhou um like.

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    Mensagem por galloorenato Qua 20 Jan - 18:03:57

    Atualização do problema.... abri o forro da porta novamente e eu estava confundindo os fios da trava com o motor elétrico do vidro. Realmente tem três fios, e chequei as tensões, e tá chegando certinho, tanto pra abrir e fechar. A conclusão que o motor pifou. Vou tirar ele. No tutorial fala sobre o motor elétrico, mas pra tirar da porta, tem algum macete? Como desconecto o arame do acionador? Os parafusos que prende na porta são 2 ? Obrigado pela atenção.
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    Mensagem por opala4cc Qua 20 Jan - 18:37:51

    galloorenato escreveu:Atualização do problema.... abri o forro da porta novamente e eu estava confundindo os fios da trava com o motor elétrico do vidro. Realmente tem três fios, e chequei as tensões,  e tá chegando certinho,  tanto pra abrir e fechar. A conclusão que o motor pifou. Vou tirar ele. No tutorial fala sobre o motor elétrico,  mas pra tirar da porta, tem algum macete? Como desconecto o arame do acionador? Os parafusos que prende na porta são 2 ? Obrigado pela atenção.
    Não há macete para tirar da porta. Primeiro você desconecta o plugue de alimentação, solta dois parafusos philips do suporte da trava na porta e gira a trava até que o olhal dela se solte do liame.

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    Mensagem por galloorenato Qua 20 Jan - 19:59:29

    Ok, estou vendo um motor carto no mercado livre, por 76 pilas....preço parece bom...tem uma auto elétrica perto de casa que manda para um cara recondicionar. Vou analisar o que fazer. Talvez compro um e mando recondicionar o meu, daí fica um reserva.
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    Mensagem por galloorenato Qua 20 Jan - 20:00:45

    Será que serve na porta traseira esquerda? É possível usar o mesmo motor nas duas portas?
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    Mensagem por opala4cc Qua 20 Jan - 20:33:28

    galloorenato escreveu:Será que serve na porta traseira esquerda? É possível usar o mesmo motor nas duas portas?

    Entre 1988 e 1992, as quatro travas elétricas são iguais. O que muda, se não me engano, é o suporte que prende a trava na porta. As portas dianteiras vai um tipo de suporte e nas traseiras, outro.
    Já entre 1985 e 1987, as portas traseiras usavam uma trava elétrica de dois fios, mostrada em outro tópico.
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    Mensagem por opala4cc Qua 20 Jan - 20:45:26

    galloorenato escreveu:Ok, estou vendo um motor carto no mercado livre,  por 76 pilas....preço parece bom...tem uma auto elétrica perto de casa que manda para um cara recondicionar.  Vou analisar o que fazer.  Talvez compro um e mando recondicionar o meu, daí fica um reserva.

    Se você deseja comprar uma trava elétrica 0Km, esta é a melhor pedida. Caso deseje uma usada, estas são as melhores alternativas:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1409247858-trava-eletrica-dianteira-lado-direito-gol-ano-1992-_JM#position=22&type=item&tracking_id=7b35ebaa-70e5-4edd-b2ea-1106e1a5fac4

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1409519994-trava-eletrica-tras-ld-vw-gol-cl-18-8v-1991-_JM#position=23&type=item&tracking_id=7b35ebaa-70e5-4edd-b2ea-1106e1a5fac4

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1598098594-trava-eletrica-dianteira-lado-direito-gol-ano-1992-_JM#position=24&type=item&tracking_id=7b35ebaa-70e5-4edd-b2ea-1106e1a5fac4

    A vantagem dos três anúncios de trava usada é que são do mesmo vendedor (que tem dois cadastros diferentes no mercadolivre). Mas se você pedir, ele coloca as três travas em apenas um anúncio e você paga apenas um custo de envio.
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    Mensagem por Müller Seg 16 Jan - 8:57:20

    opala4cc, estou fazendo a revisão desses motores, principalmente por excesso de ruído (parece q está raspando). Ao desmontar a da porta dianteira direita, encontrei o resistor totalmente destruído por corrosão; estava solto, balançando dentro da carcaça.

    Perguntas: qual a função (se estáva lá, é pq tem função!) desse resistor, visto q a trava funciona mesmo sem ele? Existe perigo a longo prazo ficar sem esse resistor? E consegue me orientar qual resistor comprar, caso ele seja de suma importância no funcionamento do motor?

    E outra dúvida: está difícil encontrar esse motor original com bom preço. É possível instalar o motor de quatro fios?


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    Mensagem por opala4cc Seg 16 Jan - 12:01:29

    Müller escreveu:opala4cc, estou fazendo a revisão desses motores, principalmente por excesso de ruído (parece q está raspando). Ao desmontar a da porta dianteira direita, encontrei o resistor totalmente destruído por corrosão; estava solto, balançando dentro da carcaça.

    Perguntas: qual a função (se estáva lá, é pq tem função!) desse resistor, visto q a trava funciona mesmo sem ele? Existe perigo a longo prazo ficar sem esse resistor? E consegue me orientar qual resistor comprar, caso ele seja de suma importância no funcionamento do motor?

    E outra dúvida: está difícil encontrar esse motor original com bom preço. É possível instalar o motor de quatro fios?

    O resistor serve para reduzir a voltagem de alimentação do motor da trava elétrica. Se funcionar sem o resistor, pode queimar o motor em um futuro próximo. O resistor a ser comprado é de 40 Ohms, porém não é de baixa potência. Deve ser um resistor de 5 ou 10Watts, assim a olho. Não tenho experiência suficiente em eletrônica para bater o olho no resistor e dizer a potência só  pelo tamanho. Você pode colocar um resistor de maior potência, sem problema, desde que caiba no local. Só não coloque um resistor de menor potência. O melhor é pegar a foto 16 e/ou 27 e levar em uma loja de eletrônica. Eles vão saber pela foto a potência do resistor.
    A trava elétrica de 4 fios é para uso com centralina. Eu não me lembro mais das funções dos fios destas travas com 4 ou 5 fios. Faz um tempão que mexi numa destas. Melhor não inventar.
    Caso você opte por trocar a trava, aqui tem uma de três fios com preço razoável:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3025071114-trava-eletrica-dianteira-e-traseira-monza-92-96-_JM#position=14&search_layout=stack&type=item&tracking_id=0d3cd9d2-0672-4032-b09b-266535b8fd99

    Aqui outra:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2643119079-trava-eletrica-original-monza-gol-opala-_JM#position=50&search_layout=stack&type=item&tracking_id=190ea151-0ecc-4ac4-a8a3-0a205a45a2e8

    Um preço meio salgado:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2176936396-trava-eletrica-da-porta-traseira-direita-do-chevrolet-chevro-_JM#position=12&search_layout=stack&type=item&tracking_id=13739f0e-9825-492a-aa11-bf4b830965ad
    Melhor comprar uma que ainda tenha o plugue, caso contrário vai ter que aproveitar o plugue da trava antiga.
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    Mensagem por Müller Seg 16 Jan - 12:29:32

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:opala4cc, estou fazendo a revisão desses motores, principalmente por excesso de ruído (parece q está raspando). Ao desmontar a da porta dianteira direita, encontrei o resistor totalmente destruído por corrosão; estava solto, balançando dentro da carcaça.

    Perguntas: qual a função (se estáva lá, é pq tem função!) desse resistor, visto q a trava funciona mesmo sem ele? Existe perigo a longo prazo ficar sem esse resistor? E consegue me orientar qual resistor comprar, caso ele seja de suma importância no funcionamento do motor?

    E outra dúvida: está difícil encontrar esse motor original com bom preço. É possível instalar o motor de quatro fios?

    O resistor serve para reduzir a voltagem de alimentação do motor da trava elétrica. Se funcionar sem o resistor, pode queimar o motor em um futuro próximo. O resistor a ser comprado é de 40 Ohms, porém não é de baixa potência. Deve ser um resistor de 5 ou 10Watts, assim a olho. Não tenho experiência suficiente em eletrônica para bater o olho no resistor e dizer a potência só  pelo tamanho. Você pode colocar um resistor de maior potência, sem problema, desde que caiba no local. Só não coloque um resistor de menor potência. O melhor é pegar a foto 16 e/ou 27 e levar em uma loja de eletrônica. Eles vão saber pela foto a potência do resistor.
    A trava elétrica de 4 fios é para uso com centralina. Eu não me lembro mais das funções dos fios destas travas com 4 ou 5 fios. Faz um tempão que mexi numa destas. Melhor não inventar.
    Caso você opte por trocar a trava, aqui tem uma de três fios com preço razoável:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3025071114-trava-eletrica-dianteira-e-traseira-monza-92-96-_JM#position=14&search_layout=stack&type=item&tracking_id=0d3cd9d2-0672-4032-b09b-266535b8fd99

    Aqui outra:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2643119079-trava-eletrica-original-monza-gol-opala-_JM#position=50&search_layout=stack&type=item&tracking_id=190ea151-0ecc-4ac4-a8a3-0a205a45a2e8

    Um preço meio salgado:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2176936396-trava-eletrica-da-porta-traseira-direita-do-chevrolet-chevro-_JM#position=12&search_layout=stack&type=item&tracking_id=13739f0e-9825-492a-aa11-bf4b830965ad
    Melhor comprar uma que ainda tenha o plugue, caso contrário vai ter que aproveitar o plugue da trava antiga.

    Esqueci completamente q algumas peças não saíram apenas no Opala.....é só falar Opala e as cifras decolam.....

    Obrigado pelas dica! OKK


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    Mensagem por opala4cc Seg 16 Jan - 13:35:24

    Müller escreveu:
    opala4cc escreveu:

    O resistor serve para reduzir a voltagem de alimentação do motor da trava elétrica. Se funcionar sem o resistor, pode queimar o motor em um futuro próximo. O resistor a ser comprado é de 40 Ohms, porém não é de baixa potência. Deve ser um resistor de 5 ou 10Watts, assim a olho. Não tenho experiência suficiente em eletrônica para bater o olho no resistor e dizer a potência só  pelo tamanho. Você pode colocar um resistor de maior potência, sem problema, desde que caiba no local. Só não coloque um resistor de menor potência. O melhor é pegar a foto 16 e/ou 27 e levar em uma loja de eletrônica. Eles vão saber pela foto a potência do resistor.
    A trava elétrica de 4 fios é para uso com centralina. Eu não me lembro mais das funções dos fios destas travas com 4 ou 5 fios. Faz um tempão que mexi numa destas. Melhor não inventar.
    Caso você opte por trocar a trava, aqui tem uma de três fios com preço razoável:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3025071114-trava-eletrica-dianteira-e-traseira-monza-92-96-_JM#position=14&search_layout=stack&type=item&tracking_id=0d3cd9d2-0672-4032-b09b-266535b8fd99

    Aqui outra:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2643119079-trava-eletrica-original-monza-gol-opala-_JM#position=50&search_layout=stack&type=item&tracking_id=190ea151-0ecc-4ac4-a8a3-0a205a45a2e8

    Um preço meio salgado:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2176936396-trava-eletrica-da-porta-traseira-direita-do-chevrolet-chevro-_JM#position=12&search_layout=stack&type=item&tracking_id=13739f0e-9825-492a-aa11-bf4b830965ad
    Melhor comprar uma que ainda tenha o plugue, caso contrário vai ter que aproveitar o plugue da trava antiga.

    Esqueci completamente q algumas peças não saíram apenas no Opala.....é só falar Opala e as cifras decolam.....

    Obrigado pelas dica! OKK

    De nada. Mas é importante conferir a posição dos fios dentro do plugue da trava do monza. O plugue tem 4 slots para terminais. Tanto no opala quanto no monza, a trava usa apenas 3. Não me lembro bem, mas parece que no monza a posição dos fios nos slots do plugue da trava estão diferentes do opala. Mas é só desencaixar os terminais elétricos dos fios de dentro do plugue e recolocá-los igual à configuração no opala. Sempre lembrando que o fio vermelho é sempre positivo e os outros dois fios se alternam no negativo.
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    Mensagem por Müller Seg 16 Jan - 13:45:30

    OKK OKK


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    Mensagem por Gerald Ter 17 Jan - 17:45:32

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:opala4cc, estou fazendo a revisão desses motores, principalmente por excesso de ruído (parece q está raspando). Ao desmontar a da porta dianteira direita, encontrei o resistor totalmente destruído por corrosão; estava solto, balançando dentro da carcaça.

    Perguntas: qual a função (se estáva lá, é pq tem função!) desse resistor, visto q a trava funciona mesmo sem ele? Existe perigo a longo prazo ficar sem esse resistor? E consegue me orientar qual resistor comprar, caso ele seja de suma importância no funcionamento do motor?

    E outra dúvida: está difícil encontrar esse motor original com bom preço. É possível instalar o motor de quatro fios?

    O resistor serve para reduzir a voltagem de alimentação do motor da trava elétrica. Se funcionar sem o resistor, pode queimar o motor em um futuro próximo. O resistor a ser comprado é de 40 Ohms, porém não é de baixa potência. Deve ser um resistor de 5 ou 10Watts, assim a olho. Não tenho experiência suficiente em eletrônica para bater o olho no resistor e dizer a potência só  pelo tamanho. Você pode colocar um resistor de maior potência, sem problema, desde que caiba no local. Só não coloque um resistor de menor potência. O melhor é pegar a foto 16 e/ou 27 e levar em uma loja de eletrônica. Eles vão saber pela foto a potência do resistor.

    Esse resistor é de filme metálico, que suporta mais temperatura e, portanto, mais potência que um resistor de filme de carvão comum. Pela fotografia, creio que seja um resistor de 3W, cujo corpo tem 15 mm de comprimento. Há também resistores de filme metálico de 1W e 2W. O de 2W tem 9mm de comprimento.

    A função do resistor é a de proteger o motor em caso de travamento, quando a corrente sobe a cerca de 5x em relação à corrente normal. Se eliminar o resistor, o motor funciona mas perde a proteção, e se travar, queima rapidamente.

    Opala4cc mediu 40 ohms de resistência, o que sugere que o resistor é de 39 ohms nominais, que faz pare da série de 10%: ... 33, 39, 47,... Quando for comprar um resistor, tem que pedir um valor nominal da serie de 10% , a mais comum, ou da série de 5%, 1%, etc. Os resistores mais precisos são mais caros e mais difíceis de encontrar.

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