Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

90 usuários online :: 6 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 84 Visitantes :: 2 Motores de busca

Felipe/S, joaoc, opala4cc, rafaelopalaleiro, Shadow90, yuri79


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7862)
 
100 (7771)
 

Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Compartilhe

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 9 Mar - 19:59:31

Vemos muitos anuncios por ai dizendo estarem vendendo o ar “completo” do opala, porem quando entramos pra conferir tem compressor, condensador, caixa evaporadora e mangueiras. Hoje vou mostrar q um ar completo de um opala (a partir de 81) tem muito mais peças do q isso.
Montei um ar completo em um opala 89 vou tentar explicar a experiência aqui. Já aviso q não foi fácil e o tópico tem quase 300 fotos. Fui fazendo por partes e ás vezes deixava uma coisa de lado pra ir fazendo outra dependendo do meu estado de cansaço (pois fazia isso após o meu horário de serviço – das 18 horas ate começar a escurecer – e alguns domingos q eu não trabalhei) e dependendo daquela parte ter me enchido o saco kkkkkk. Vcs poderão ver q as fotos estão todas na sequencia que eu fui fazendo o serviço as vezes eu vou e volto pra alguma coisa...nao liguem.

O q é preciso?

Um lindo opala 89



Um ar condicionado completo





Primeiramente eu mesmo q tirei o ar de um opala Comodoro SL/E 88 isso tornou a tarefa de colocar o no Comodoro SL/E 89 um pouco mais fácil, comecei pelas partes q ficam no cofre:

Condensador, compressor seu suporte, evaporadora e mangueiras








Depois passei para a parte interna:

Consoles mangueiras controles do ar reostato difusores e etc

Esse é o reostato ele fica atrás do porta luvas. Pouquíssimo conhecido.


Peças q ficam atrás do painel e consoles






Aqui o ar já quase completo retirado do carro. Faltando apenas algumas peças e o chicote elétrico.




Aqui lavei evaporadora e condensador















Reparem q a evaporadora esta com um trincado em um determinado lugar, resolvi desmonta-la para fazer o reparo e tbem já fazer uma manutenção dela como por exemplo: limpar por dentro, refazer a vedação de silicone entre as partes e arrumar aquele trincado.

Aqui tirei aquela parte plástica meio arredondada, é só tirar uns parafusos Philips q ele sai, as vezes aquela massa de calafetar esta prendendo um pouco...é só tirar com jeito.



Essas são as massas pra vedação e já tem quase 30 anos, então já estão ressecadas, quebradas e ruins. Isso da fuga do ar pela própria caixa, então vou vedar ela com silicone.


Aqui tirei a tampa intermediaria de metal, ela é presa por vários parafusos 8 se não me engano.



Aqui tirei aquela parte q encaixa na parede corta fogo (q é a parte q esta trincada), pra tirar ela são 4 parafusos 10 se não me engano. Já da pra ver uma boa parte do “radiador” do evaporador.



Soltando uma abraçadeira do cano é possível tirar o “radiador” do evaporador, o cano e o filtro da caixa.











Aqui a tampa q esta trincada, vou fazer o reparo nela com arame resina e la de vidro. Passei resina e la de vidro dos dois lados da peça pra garantir.










Montando a caixa. Raparem nas ultimas fotos q meu silicone branco acabou, terminei o serviço com um silicone preto e tbem eu esqueci de tirar as fotos das duas ultimas tampas sendo colocadas, mas isso não é segredo: após a ultima foto vai a tampa metálica com os parafusos 8 e após a tampa metálica vai aquela parte curvada de plástico com os parafusos Philips. Reparem duas fotos com um circulo vermelho q indica um local onde tbem esta quebrado porem não tinham as pedaços q devem ter perdido, porem depois da caixa montada eu tbem fiz um reparo com resina e la de vidro, ficou muito bom.











Aqui comecei um processo de isolamento térmico na caixa q é uma coisa q pretendo fazer na caixa evaporadora da minha caravan tbem. Fiz com a própria manta térmica do capo do opala q tirei o ar. Usei cola de sapateiro pincel, e alicate de corte (sim, aqueles alicates de cortar fios, é muuuuuito mais fácil cortar do que qualquer coisa). Ates de colocar no carro passei bate pedra em toda a caixa, mas isso foi mais pra frente pois fiquei de saco cheio de mexer nessa caixa.














Aqui tirei o chicote elétrico. Ele não tem segredo pra tirar ao contrario do q eu pensei. Ele não vai ligado na caixa de fusíveis do carro. Suas ligações são apenas no alternador, válvula selenoide do carburador, rele da ventoinha, compressor, interruptor de pressão das mangueiras, caixa evaporadora, rele do ar, bobina, reostato e os comandos do console, se vc for seguindo o chicote dos comandos do painel é fácil tirar o chicote. Basta ir soltando as coisas e guardando na cabeça ou em fotos o lugar de onde saiu cada fio.


Aqui o opala q vai receber o ar. Detalhe q o interior dele é azul e o console q eu tirei do outro é preto, logo, não poderia usar o preto tive q cortar o console azul – morrendo de medo diga se de passagem – porem fiz um serviço bem feito q vcs verão mais pra frente (isso se ainda tiverem seguindo o tópico kkkkk)







Aqui tirei a grade frontal, e posteriormente o radiador hélice e correias para ter um acesso melhor onde vou colocar o condensador.



Aqui é o furo superior de onde sera preso o suporte esquerdo do condensador, não foi eu q fiz ele já estava la (ainda bem pois seria difícil uma furadeira encaixar ali)


Aqui com o suporte parafusado


Aqui o lado direito já com o suporte parafusado


Aqui os dois supores parafusados. Eles não irão ficar ai definitivos, precisei coloca-los para fazer a marcação de onde eu teria q fazer o furo do outro parafuso de suporte q não tinha como os furos superiores.



Aqui tirei as tampas do motor pra pintar....aproveitar o embalo. Dai tbem já tirei a bomba d´água q é necessário trocar.





Aqui o condensador....antes de montar fiz uma manutenção nele tbem. Essa manutenção foi tentar desentortar o máximo possível das abas de alumínio q ficam em volta dos canos por onde passa o gas, quando mais abertas essas abas maior quantidade de ar q passa no meio do condensador favorecendo a troca de calor. Essas abas amassam pelo próprio uso ou manuseio inadequado (q não foi o meu caso kkkkkk tirei ele assim kkkkk). Usei uma chave de fenda bem fininha e muita paciência.


Antes


Depois


Outro lado antes


Depois


Aqui umas fotos do condensador com os suportes presos.....só uma ideia....pois pra por no carro é necessário primeiro por os suportes depois o condensador.  Os suportes são presos por dois parafusos cada: um em cima (q já estava furado) e um embaixo (q é necessário ver o lugar pra furar).




Aqui tirei a “churrasqueira” e comecei a mexer na parte interna e atraz do painel (cansei do motor kkkkk)

Essa aba serve para não entrar agua no difusor original ela tem q ser tirada....



Aqui a vista do buraco sem a ventarola....esse buraco vai ser encaixado uma peça q vai fazer a ponte da passagem do ar q esta dentro do carro para a caixa evaporadora. Ele tem q ser aumentado.


Aqui a vista por baixo de dentro do carro desse buraco, é possível ver a central de segurança e uma ponta da caixa do porta luva.


Aqui a vista pela porta do porta luva aberto e sem a caixa de papelão.


Começando a desmontar os dutos internos atraz do painel.



Após tirar o painel central completo e a tampa do porta luvas para facilitar tirei um tipo de direcionador de ar (dois – um de cada lado)
Esse é do lado direito, moleza.


Esse é o lado esquerdo, acredito ter sido uma das coisas mais chatas de se fazer nessa instalação (não somente tirar essa peça mais tbem pra por o tampão no lugar)



Depois tirei os dutos da caixa de ar forçado e tbem mais dois direcionadores de ar.






Aqui o direcionador de ar para os difusores do console central



Após tirar todos os dutos, todos os direcionadores de ar forçado é hora de colocar as coisas do ar condicionado.
Essas duas mangueiras se unem deixei as duas setinhas alinhadas q da certinho as curvas pro encaixe. Depois passe a parte quadrada por cima da coluna de direção e leve ate o encaixe da coifa do difusor e tente encaixar bem pra não escapar ar por ali. A outra ponta apesar de ser quadrada é um pouco menos quadrada...ela vai ficar ali embaixo perto do console central pra encaixar na caixa direcionadora do ar condicionado. Uma dica é passar fita isolante pra unir bem as mangueiras.







Essas são as mangueiras do ar forçado q eu tbem deixei instalado porem tive q mudar as ligações dai ficou assim: essa primeira do lado esquerdo do carro vai ligada naquela peça q manda o ar para o vidro do para brisa. Uma dica q eu falo é colocar a do ar forçado primeiro depois a do ar condicionado...pois no dia coloquei do a/c e fui tentar por depois do a/f porem tive q tirar do a/c pq foi muito difícil passar a do a/f com ela la. As duas ultimas são do a/f do lado direito...essa não tem crise...é fácil.






Agora coloquei o direcionador do ar dos difusores do painel central.






Agora enjoei do interior e voltei pro motor kkkkk (mentira eu estava esperando pegar com um amigo o sacador da polia do vira – por isso eu tbem não tinha terminado as peças do motor como condensador e compressor...antes eu tinha q trocar a polia do vira pois ela era simples e é necessário a polia dupla.









Aqui a bomba d´ água q tem q ser trocada devido à diferença do recuo do calço da polia, a polia dupla é mais curta e precisa q o calço seja mais recuado para dar o alinhamento das correias....colocar a polia dupla na  bomba “velha” as correias iam ficar desalinhadas. Eu tem fiz uma junta com velumoide...ficou boa não vazou..adoro velumoide...é muito bom.




Agora q já troquei a polia do vira e coloquei a bomba d´agua posso colocar o condensador. Primeiro passo coloque os dois suportes presos pelo parafuso superior (não aperte tudo – de apenas algumas voltas na rosca do parafuso para ele ficar meio “bambo” isso ajuda a encaixar o condensador) depois tente encaixar o condensador por cima – não é uma tarefa fácil mas mexendo com jeito ele vai. Quando ele descer ate embaixo coloque o parafuso superior do condensador no suporte (aquele q fica no buraco da grade frontal – não é necessário muito aperto) depois coloque os dois parafusos inferiores do suporte no condensador (os dois pela mini frente – tbem não é necessário aperto). Quando fizer isso reaperte o parafuso superior do suporte e tente marcar o local exato de onde sera feito o furo do parafuso inferior do suporte. O processo de marcar com o condensador no lugar é necessário devido se vc marcar errado não vai conseguir colocar os parafusos interiores do suporte no condensador pois vai sair do esquadro. Eu usei um errorex ou corretivo pra marcar pois os canos do condensador impede marcar com caneta e essas coisas....o q vc conseguir usar pra marcar ta valendo desde q o furo seja no lugar certo.

Suportes


Colocando condensador



Local do furo direito marcado


Local do furo esquerdo marcado


Agora é hora de apertar bem os parafusos superiores do suporte.

Suporte direito furado e parafusado


Suporte esquerdo furado e parafusado


Condensador com os parafusos superiores no suporte


Esses parafusos são importantíssimos: é muito importante prender essas abraçadeiras no suporte por esses dois parafusos isso impede q as ponteiras peguem as vibrações do motor e do carro e evita q ela trinque ou quebre.


Aqui no detalhe os parafusos do lado esquerdo que prendem o suporte na lata e o condensador no suporte.



Aqui no detalhe os parafusos do lado direito que prendem o suporte na lata e o condensador no suporte.



Aqui boa parte já montada com condensador hélice correia radiador e etc. Pronto pra dar partida depois de muitos dias.









Agora colocar o compressor e a correia






Agora eu parti pra parte mais trabalhosa e delicada desse trabalho...cortar a parede corta fogo pra encaixar a caixa evaporadora.

Usei uma frente de opala q tinha ar q estava aqui na frente da oficina de um amigo pra tirar as marcas dos lugares a serem cortados. Usei um papelão e uma caneta piloto....um amigo meu segurou o papelão por fora e eu risquei por dentro. Depois foi só cortar o local riscado no papelão e passar pra parede corta fogo do opala a ser cortado.

Frente usada de molde


Frente a ser cortada


Papelão no lugar da frente molde


Molde já riscado


Molde cortado já na frente a ser cortada


Frente marcada pra ser cortada




Agora é só cortar





Agora vou tirar aquela lata q impede q entre agua no difusor....tirei com taiadeira mesmo.....morrendo de medo do martelo escapar no para brisa...kkkkk



Agora tem q aumentar esse buraco pra encaixar o duto q pega o ar do interior do carro para a caixa evaporadora.

Primeiro tbem fiz um molde.


Depois de riscado e cortado seguindo os procedimentos do corte acima


Riscado na lata


Depois foi soh cortar


Frente com todos os cortes, ainda faltam os furos....kkkkk



Agora o serviço terminado na caixa evaporadora, foi passado bate pedra em toda ela.





Agora terminar a montagem das peças do cofre.
Primeiro coloquei essa peça q é o “túnel” q faz a caixa evaporadora puxar o ar de dentro do carro. Isso faz com que na medida q o ar do interior do carro for gelando vai melhorando se existir esse ciclo. Nela existe um cabo com uma pequena portinhola na lateral q é aberta ou fechada pelo botão dos controles do painel do ar, ela aberta faz com q entre o ar de fora junto com o ar q a caixa evaporadora puxa. Recomenda-se – para maior – eficiência do sistema deixar ela fechada.


Aqui ela colocada (deu muito, muito trabalho encaixar ela ai)


Agora passei bastante massa pra vedação pois ali corre bastante agua quando chove ou lava o carro


Depois parafusei a peça e passei mais massa por cima


Vista de dentro do carro, da pra ver certinho essa portinhola q abre e fecha.


Agora coloquei essa peça grande aqui, ela faz a distribuição do ar pros ventures. Ela foi um pouco trabalhosa de colocar devido os parafusos de fixação serem nas 4 pontas e 3 delas estavam quebradas, resolvi não colar elas achei melhor fazer vários furos nas laterais e prender bem. Ficou ótimo, foram 3 parafusos em cada aba, totalizando 12 parafusos pra peça nunca mais sair de la kkkkkkk. Deu trabalho pra parafusar alguns, mas pelo menos ficou bom.


Agora passei o chicote elétrico


Pra prender a caixa evaporadora não teve muito segredo (ao contrario do q eu pensei): encaixei ela o máximo certo possível na parede corta fogo pra fazer a marcação de onde furar o para lama q seriam 2 furos, quando fui ver muito próximo ao local de marcar estava um tipo de cavidade, tipo uma marca ou um pontilhado, não pensei duas vezes e furei ali mesmo. Os dois furos ficaram no local perfeito pra parafusar. Detalhe importante foi necessário entortar o cano do freio q passava rente o para lama. Tive q afastar ele pra caixa encaixar certo la.

Furo de baixo perto da longarina


Furo de cima perto do modulo de ignição (quase no meio da “cruz” do para lama)


Aqui os dois furos na mesma foto


Depois encaixei a evaporadora parafusei os dois parafusos q eu havia furado no para lama porem não dei aperto, tentei ao máximo puxar a caixa pra parede corta fogo pra fazer o furo do parafuso “principal” na parede corta fogo.


Furado


Agora depois de tudo ok pra colocar a evaporadora definitivamente é hora de passar massa no encaixe dela na parede corta fogo pra não escapar a/c. tbem usei a borracha original q ajudou muito.



Aqui o parafuso da parede corta fogo totalmente apertado. Após apertar ele tbem dei o aperto nos outros dois parafusos. Todos ele usei parafuso e porca atraz.




Aqui no detalhe o parafuso de baixo.


Aqui todo o chicote elétrico q logo logo sera ligado.


Vejam no detalhe essas duas pequenas saliências, são elas q eu relatei logo acima da tal marcação q eu furei.


Aqui as peças do cofre todas montadas, faltando apenas a válvula selenoide do carburador e a ventoinha eletrica. O rele preto (de cima) é o rele do ar q já estava sem o porta fusível e o rele cinza (de baixo) é o rele auxiliar da partida.








Finalizando passei pra parte mais delicada do serviço: fazer o corte do controle do painel no console e os cortes dos dois difusores traseiros.
Repare q no console já tinha uma marcação retangular então eu cortei com uma policorte pequena (pra adiantar) porem não cortei em cima do risco, cortei alguns milímetros antes pra não errar e depois eu terminei na lima. A todo momento fui testando o corte com a moldura do controle. Ate q ela encaixou perfeita.






Depois coloquei a placa de interface do controlador



Depois o controlador já parafusado e bem fixado.




Posteriormente utilizando o mesmo método fiz o recorte dos dois difusores traseiros do console.


Essa “coifa” é onde se liga a mangueira do ar e ela direciona o ar para os dois difusores, ela era colada no console anterior, foi difícil tirar ela sem quebrar.


Depois foi só colar ela la tbem.


Aqui uma vista por baixo do console com a coifa e a mangueira


Seria fácil encaixar o console assim, mas a gm não quis dar esse gostinho, vc tem q colocar o console e depois com ele no lugar passar a mangueira por baixo desse suporte onde vc parafusa e encaixar a mangueira na coifa com a mao pelo buraco dos controle do vidro e retrovisor. Confesso q pra encaixar a mangueira na coifa com o console fora do carro (foto acima) já foi difícil, imagina nessa situação?? Eu acredito q se tirar os bancos daria pra encaixar a mangueira na coifa e depois ir passando ela por baixo daquele suporte ate chegar no lugar, mas tirar os bancos tbem é outra buxa danada pois depois tem q por novamente.




Ainda faltavam uns detalhes na parte elétrica pra serem acertados por isso decidi colocar o console do cambio por ultimo.

Aqui coloquei o reostato no lugar original q ele fica no carro.


Depois fiz a vedação com a massa tbem no túnel q leva o ar para os difusores do painel central. Ele estava bastante aberto aquela boca dele, empenada devido ao tempo, dai coloquei bastante massa em volta.



Aqui uma vista de tudo já montado faltando apenas a caixa de papelão do porta luvas e a tampa do porta luvas


Aqui tudo devidamente montado e terminado na parte interna.






Agora que – a bosta - a ventoinha chegou fui instalar ela.
Prendi ela no condensador com abraçadeiras de nylon (lagartixa, enforca-gato) ficou bem firme. Usei 6.






Agora coloquei a válvula selenoide do avanço de rpm do carburador. Dois furos na lata e já era.


Detalhe importante q eu esqueci de tirar foto, pouca gente vai se lembrar dele aqui a essa altura do campeonato.
Se lembram dos dois direcionadores de ar q retirei? Um do lado direito e outro do lado esquerdo. O buraco LD foi cortado maior pra encaixar o “túnel” q vai na evaporadora. E o esquerdo??? O LE na vdd vai um tipo de um tampão q eu tirei do outro opala e já coloquei nesse e esqueci de tirar fotos. Porem assim como é ruim tirar o direcionador tbem é ruim colocar esse tampão...pois é o mesmo esquema.

Aqui:


Tirei isso:




Depois de tudo montado foi a vez de levar para um profissional (um veio muito gente boa chamado Mario) da área revisar o sistema pra por o gás pra gelar. Foi feita uma limpeza completa no sistema pra tirar os resíduos de óleo velho e eventuais sujeiras. Após isso foi trocado rolamento da polia do compressor, selo do compressor, kit de reparos do compressor, filtro secador/acumulador, caneta expanssora, todos os oring’s. Foi dado uma boa carga de gás R134a. O serviço dele ficou em 700 reais.

Um detalhe importante q eu descobri com esse véio é o seguinte:

Em 2014 fiz uma revisão no ar da minha caravan e botei pra funcionar o serviço ficou em 1100 reais em uma outra oficina (eu ainda não conhecia o Mario). Durante os dias de fazer o orçamento e levar o opala la pra o Mario comentei sobre minha caravana e tal, dai eu disse mais ou menos como funciona o ar dela dai ele me disse q meu ar estava faltando gas. Quando fui buscar o opala fui com a caravan junto com o dono do opala para ele trazer o opala dele. Chegando la ele viu e disse q tava com pouco gas, q o sistema estava com pouca pressão de gas, ele mediu e estava com 220 (não lembro a unidade de medida...se são libras ou psi) dai ele colocou mais e deixou com 235 na hora congelou a agua q estava no cano e no filtro suado. No opala ele deixou com 260 de pressão, e segundo ele, não deu pra colocar mais devido a ventoinha fraca de ventilação, se colocar uma melhor da pra deixar perto dos 300 dai gela muuuuuito bem. No meu ar ele não colocou mais gas pois foi no 0800 e tbem eu já havia comentado com ele sobre q eu vou tirar minha evaporadora pra fazer o isolamento térmico igual fiz nesse opala e depois tem q dar outra carga de gas.

Algumas fotos do q aconteceu após por mais gas








Antes (em quase dois anos) nunca vi isso acontecer.

Quando eu tirar e fazer o isolamento térmico na minha evaporadora vou por mais gas e posto o resultado aqui, mas de ante mao o ar com mais pressão no gas ficou muito bom.

Sobre o serviço: foi muito trabalhoso e demorado, porem muito gratificante graças a Deus saiu tudo certo. Se vc mesmo tirar do carro e depois por no outro é mais fácil...agora pegar tudo aquele entulho e saber de onde veio é mais difícil, com o tópico (enorme) espero ajudar quem esta nessa segunda situação.

Eu disse q tinham muitas fotos......kkkkkkkkkk

Qualquer duvida entre em contato.

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 9 Mar - 20:08:49

a titulo de informacao

o ar foi instalado no Opala Comodoro SL/E 89 do amigo Toni Meira.

http://www.opaleirosdoparana.com/u28147

Diplo87
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 743
Idade : 43
Localização : Volta Redonda - RJ
Modelo do carro : Diplomata 87/87 coupe

http://www.opaleirosdoparana.com/t32817-diplomata-87-87-coupe-6-cil
http://www.opaleirosdoparana.com/t41576-opala-do-mes-dezembro-2015


Cilindros : 6 cilindros a álcool
Data de inscrição : 05/10/2010

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Diplo87 em Qui 10 Mar - 7:19:47

Muito bom, serviço de primeira!


Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Rubão6cc em Qui 10 Mar - 7:45:31

Parabéns Marquin! Valeu por compartilhar todos os detalhes desse projeto ambicioso que não é qualquer que tem coragem de encarar...tópico fixo com gosto 


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 513
Idade : 26
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s
Cilindros : 6

Data de inscrição : 15/12/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por LucasPiologo em Qui 10 Mar - 9:48:12

Excelente conteúdo !

Rapaz, com esse tópico dá pra qualquer um dar um trato no A/c !

Parabéns, e obrigado por compartilhar está informação !

OpaleiroJlle
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 637
Localização : Joinville-SC
Modelo do carro : Ainda não tenho
Data de inscrição : 09/07/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por OpaleiroJlle em Qui 10 Mar - 10:41:02

Muito bom!! Positivo

Sossa
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1255
Idade : 29
Localização : Seara - SC
Modelo do carro : Opala SS4 78 + Caravan Comodoro 85
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 10/02/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Sossa em Qui 10 Mar - 15:44:32

Eu li todinho... só tenho a dizer..

Parabéns Marcos

Ótimo tópico, muito bem explicado e detalhado!

Abraçoss

Ghost
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2395
Modelo do carro : Caravan 84/85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Ghost em Qui 10 Mar - 16:55:01

Seu tópico caiu como uma luva!
Estou pondo o ar condicionado na minha caravan justamente essa semana pra semana que vem.
Vou ter coisa pra caramba pra olhar hahahha!!!
Mas espero que fique nos trinques também!
A facilidade aqui é que a minha caravan já tinha ar no passado então só precisa por no lugar novamente, quando fiz a lata da minha eu não tampei os buracos no cofre já pensando em usar os originais futuramente =D
Valeu OKK


_________________
Smile

Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

Meu tópico de vendas

http://www.opaleirosdoparana.com/t42476-vendo-caravan-comodoro-1984-1985-6-cilindros


Vendidos=Positivo Positivo Positivo Positivo Positivo

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 10 Mar - 17:52:48

Diplo87 escreveu:Muito bom, serviço de primeira!


obrigado.....o segredo eh fazer com calma.....o unico impaciente foi o dono do carro kkkkkkkkkkkk

falando nisso...meu sonho eh um opala igual o seu....diplo coupe 87 Shocked Shocked Shocked Shocked


Rubão6cc escreveu:Parabéns Marquin! Valeu por compartilhar todos os detalhes desse projeto ambicioso que não é qualquer que tem coragem de encarar...tópico fixo com gosto 

blz rubao......acho q esse mes vou providenciar um outro topico mto bom....hehehe


LucasPiologo escreveu:Excelente conteúdo !

Rapaz, com esse tópico dá pra qualquer um dar um trato no A/c !

Parabéns, e obrigado por compartilhar está informação !


vlww fera...entao é uma boa dica pra quem quer dar uma melhorada nele tbem no sentido de fazer o isolamento termico da caixa evaporadora.....vou fazer na minha caravan....porem o ar dela funciona (e muito bem como mostra as ultimas fotos) entao vou perder essa carga de gas mas nao ligo nao....quero fazer o isolamento e colocar uma ventoinha auxiliar pra melhorar bem...quando fizer isso eu posto aqui tbem o resultado.

OpaleiroJlle escreveu:Muito bom!! Positivo

opaaa vlwww!!!!!



Sossa22 escreveu:Eu li todinho... só tenho a dizer..

Parabéns Marcos

Ótimo tópico, muito bem explicado e detalhado!

Abraçoss


vlwww sossa.......eu disse desde o inicio.....sao muitas fotos kkkkkkk

eu achei q o da caixa de dh tinha dado muitas fotos...esse entao nem se fala.....

falando nisso a caixa ainda nao deu certo.....aquele dia q postei no whats ainda nao deu....mas acredito estar chegando perto do defeito.

Ghost escreveu:Seu tópico caiu como uma luva!
Estou pondo o ar condicionado na minha caravan justamente essa semana pra semana que vem.
Vou ter coisa pra caramba pra olhar hahahha!!!
Mas espero que fique nos trinques também!
A facilidade aqui é que a minha caravan já tinha ar no passado então só precisa por no lugar novamente, quando fiz a lata da minha eu não tampei os buracos no cofre já pensando em usar os originais futuramente =D
Valeu OKK


muito bom ghost.....qualquer coisa q tenha duvida pergunta pra mim se a memoria ainda tiver fresca eu respondo.....se nao eu dou uma olhada......e vejo pra vc.....algumas coisas eu fui olhando na minha caravan tbem......ajudou bastante.....

as vezes vc vai ter alguma dificuldade com as ligacoes do chicote se nao lembrar onde liga cada fio....dai vc me pergunta...se eu nao lembrar eu vejo na minha caravan.

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 630
Idade : 28
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : opala Comodoro sl/e 90
Cilindros : 4cc

Data de inscrição : 06/10/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 10 Mar - 19:46:30

boa marcos...parabens...ainda nao tive oportunidade de fazer um trampo completo em sistema de ar de opala.,,,,um dia ainda faço isso em um opala,,,,de preferencia  no meu kkkk....

na questao das fotos nem se preocupe,quanto mais fotos melhor kkkk ha muitos detalhes q só falando e explicanndo nao é o suficiente...

na questao de congelar o cano é normal em alguns casos em q o sistema esta funcionando perfeitamente,poren tem casos em q há algo de errado e esta gelando em um lugar q nao deveria(tipo um filtro secador trancado ou condensador trancado etc....,mas acreeedito q nao seja este o caso)... na questao da pressao a unidade de medida usado é PSI...

de 180 até  250 psi é o aconselhavel...mais do q isso pode ser arriscado estourar mangueiras ou  aparecer vazamentos devido ao exceso de pressao ....ainda mais em um sistema antigo....cuja funcao era trabalhar com outro tipo de gas....

desculpe se falei alguma besteira ,tambem to aprendendo kkkk

abç

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 10 Mar - 20:31:09

entao meu sistema tava com 220psi desde q foi feito o servico....digo da minha caravan 87 e nunka (desde 2014) eu vi criar gelo ali.

quando levei o opala la pra fazer a manutencao o cara me falou q tinha pouco gas na minha caravan pelo q eu descrevi dizendo a ele

quando fomos buscar o opala ele deixou a caravan com 235psi e congelou o cano na hora....essas fotos foram depois aqui em casa.....confesso q nao estava muito calor....mas mesmo assim.....fiquei impressionado de como mudou....e dentro do carro tbem.....ta gelando muito mais....

quero fazer o isolamento termico da minha evaporadora e depois deixar com uns 250 ou 260 de pressao.

ai quero ver como fica.

willian fóquinha
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4554
Idade : 23
Localização : Maringa-Pr
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
Opala SilverStar 1982
Cilindros : 6 e 4 cilindros
Data de inscrição : 17/04/2009

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por willian fóquinha em Sex 11 Mar - 8:07:17

Parabéns pelo trabalho amigo coisa fina
essa parte de cortar o corta fogo era meu medo na instalação,
No painel do opala só tem uma coisa que não gosto de desmontar ,porque depois montar é um saco é os cabos do ar forçado e ar quente,pelo jeito tudo deixo eles no lugar facilito bastante o serviço

FR1974
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1051
Idade : 34
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por FR1974 em Sex 11 Mar - 12:41:36

Karako Marquim é foto pra dedéu... aqui no pc do trampo elas não abrem, só li.. vou abrir no celular para ver.
Mas desde já parabéns!! Positivo pra ti..

Ghost
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2395
Modelo do carro : Caravan 84/85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Ghost em Sex 11 Mar - 13:35:09

Fui ver com o cara que está instalando pra mim o AC e comentei à respeito da caixa e etc, ele desmontou a caixa pra limpar, trocar cola também conforme comentado aqui, única coisa que ele não fez foi desentortar o radiador, acho que isso eu mesmo vou ter de fazer. Mas hoje ele já iria começar a montagem a tarde, talvez termine até terça-quarta feira da semana que vem, vamos ver como vai ficar!!


_________________
Smile

Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

Meu tópico de vendas

http://www.opaleirosdoparana.com/t42476-vendo-caravan-comodoro-1984-1985-6-cilindros


Vendidos=Positivo Positivo Positivo Positivo Positivo

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 11 Mar - 17:22:53

willian fóquinha escreveu:Parabéns  pelo trabalho  amigo coisa  fina
essa parte de cortar o corta fogo  era meu medo na instalação,
No painel do opala só tem uma coisa que não gosto de desmontar ,porque depois montar é um saco é os cabos do ar forçado e ar quente,pelo jeito tudo deixo eles no lugar facilito bastante o serviço


willian na vdd nao mexi nesses dois cabos.....eu ate acho "facil" mexer com eles.....o cabo q eu tive q tirar (infelizmente) é o cabo q eu acho mais chato pra desmontar e montar do painel.....é aquele cabo q o comando desliza na vertical q direciona o vento do ar forcado para o para brisa ou para os pes....aquele sim me deu um baile na hora de montar.....

os dois controles q deslizam na horizontal nao mexi mesmo....mas eu acho eles faceis de lidar viu.....

a bosta é esse da vertical.

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 11 Mar - 17:25:20

FR1974 escreveu:Karako Marquim é foto pra dedéu... aqui no pc do trampo elas não abrem, só li.. vou abrir no celular para ver.
Mas desde já parabéns!! Positivo pra ti..



kkkkkk eu avisei


mas vlw jonas....vlw mesmo.....depois vc tudo certinho.

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 11 Mar - 17:27:45

Ghost escreveu:Fui ver com o cara que está instalando pra mim o AC e comentei à respeito da caixa e etc, ele desmontou a caixa pra limpar, trocar cola também conforme comentado aqui, única coisa que ele não fez foi desentortar o radiador, acho que isso eu mesmo vou ter de fazer. Mas hoje ele já iria começar a montagem a tarde, talvez termine até terça-quarta feira da semana que vem, vamos ver como vai ficar!!


ah sim....

mas nao deixa de desentortar as abinhas do condensador nao....ajuda muito viu.....

quando tiver pronto comenta aqui e posta como ficou.

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 630
Idade : 28
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : opala Comodoro sl/e 90
Cilindros : 4cc

Data de inscrição : 06/10/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por eleandro kalckmann em Sex 11 Mar - 17:38:19

Marcos Adriano escreveu:entao meu sistema tava com 220psi desde q foi feito o servico....digo da minha caravan 87 e nunka (desde 2014) eu vi criar gelo ali.

quando levei o opala la pra fazer a manutencao o cara me falou q tinha pouco gas na minha caravan pelo q eu descrevi dizendo a ele

quando fomos buscar o opala ele deixou a caravan com 235psi e congelou o cano na hora....essas fotos foram depois aqui em casa.....confesso q nao estava muito calor....mas mesmo assim.....fiquei impressionado de como mudou....e dentro do carro tbem.....ta gelando muito mais....

quero fazer o isolamento termico da minha evaporadora e depois deixar com uns 250 ou 260 de pressao.

ai quero ver como fica.

com 235 psi e ta congelando o cano ....ta show de bola...
antes estava baixo de gas e quando foi colocado mais gas o sistema funcionou perfeitamente...
colocar mais gas nao ira fazer gelar mais a nao ser se a quantidade ainda é inferior ao ideal.....
mas nao custa nada tentar...ainda mais quando fizer o isolamento da caixa evaporadora....teste com um termometro(se conseguir) pra ver quantos graus estara gelando antes e depois do isolamento,isso ,antes de aumentar a pressao do ac...
e se ainda nao estiver satisfeito meta mais gas nele kkkk

a pressao só aumentara demasiadamente se a ventoinha nao der conta,mas vejo q esse nao é o caso.....

abç

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 11 Mar - 18:28:21

eleandro kalckmann escreveu:
Marcos Adriano escreveu:entao meu sistema tava com 220psi desde q foi feito o servico....digo da minha caravan 87 e nunka (desde 2014) eu vi criar gelo ali.

quando levei o opala la pra fazer a manutencao o cara me falou q tinha pouco gas na minha caravan pelo q eu descrevi dizendo a ele

quando fomos buscar o opala ele deixou a caravan com 235psi e congelou o cano na hora....essas fotos foram depois aqui em casa.....confesso q nao estava muito calor....mas mesmo assim.....fiquei impressionado de como mudou....e dentro do carro tbem.....ta gelando muito mais....

quero fazer o isolamento termico da minha evaporadora e depois deixar com uns 250 ou 260 de pressao.

ai quero ver como fica.

com 235 psi e ta congelando o cano  ....ta show de bola...
antes estava baixo de gas e quando foi colocado mais gas o sistema funcionou perfeitamente...
colocar mais gas nao ira fazer gelar mais a nao ser se a quantidade ainda é inferior  ao ideal.....
mas nao custa nada tentar...ainda mais quando fizer o isolamento da caixa evaporadora....teste com um termometro(se conseguir) pra ver quantos graus estara gelando antes e depois do isolamento,isso ,antes de aumentar a pressao do ac...
e se ainda nao estiver satisfeito meta mais gas nele kkkk

a pressao só aumentara demasiadamente se a ventoinha nao der conta,mas vejo q esse nao é o caso.....

abç


exatamente isso q o cara la comentou comigo......o opala ele nao deixou com mais pressao por causa da ventoinha fraca.....como eu disse no inicio.....

a minha quero por mais uma alem da original pra ficar bem legal....vou por uma boa....com boa ventilacao.....esse opala ai o Toni (dono) esta indo atraz de um alternador bom e uma ventoinha boa tbem....talvez ele vai colocar duas aspirante....pois espaco ali tem de sobra....eu vou por uma soprante na frente da minha caravan....dai pretendo deixar com pressao acima de 250.

assim q aparecer grana pra comprar um alternador melhor pra mim e uma vetoinha e dar a carga de gas eu faço tudo isso....troco alternador (esse nao daria conta de duas ventoinhas) coloco a ventoinha e isolo a caixa e levo pra dar a carga de gas....ai comento aqui.....

tbem estava pensando em por militec no ar....mas nao sei se vai dar....tenho um frasco e quero usar metade no cambio e metade no dif.

rubone colocou no dele e gostou....parece q melhorou.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Rubão6cc em Sex 11 Mar - 20:18:23

Melhorou demais com o Militec!


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 474
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Falves em Sex 11 Mar - 23:21:53

Parabéns Marcos, excelente tópico!!!

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 12 Mar - 17:32:01

Falves escreveu:Parabéns Marcos, excelente tópico!!!


vlw fer!!!

diegoblack
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 22
Idade : 25
Localização : Bastos-SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 1982
Cilindros : 4cc

Data de inscrição : 23/06/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por diegoblack em Sab 12 Mar - 22:02:35

Parabens Marquin ai manja, se é bixão memo em doido Twisted Evil lol!

felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 431
Idade : 21
Localização : GUARULHOS - SP
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por felipeleox em Dom 13 Mar - 8:29:02

Show mesmo bixo, parabéns por fazer esse serviço, e principalmente nos mostrar detalhadamente aqui, vai ajudar muita gente.

No sistema todo do ar, qual seria um preço aceitável?

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 13 Mar - 15:39:28

felipeleox escreveu:Show mesmo bixo, parabéns por fazer esse serviço, e principalmente nos mostrar detalhadamente aqui, vai ajudar muita gente.

No sistema todo do ar, qual seria um preço aceitável?

varia muito do estado as peças.....

esse q eu montei no carro do meu amigo estava em otimas condicoes....compressor bom....condensador bom sem furos....evaporadora boa sem furos tbem (somente aquele trinco q eu mesmo arrumei)...mangueiras boas....e a parte interna tbem....bomba d agua tbem estava boa......enfim...tudo o q eu montei la nao precisou ser trocado.....exceto o filtro acumulador/secador q tem q trocar devido aos residuos de oleo velho q fica la.....e outra: é um filtro...é interessante ser trocado.

vendi esse kit completo pra ele por 1500 reais.....e tudo q estao nas fotos foi junto...ate a polia dupla do vira original (uma grande raridade hj em dia).....se vc for vendo pra ir comprando as peças separadas vai gastar o triplo disso e se achar tudo ainda.

o servico de limpeza do sistema...manutencao do compressor (selo e kit de reparos e rolamento) troca da caneta espansora....troca de oleo do compressor carga de gas e etc ficou em 700 reais com entrada de 300 + 3 parcelas no cartao de credito....isso como dito acima nao foi comigo...nao manjo desses paranaue.

o dinheiro gasto ate foi de
1500 com as peças e mao de obra pra instalar no carro.
700 pra por o ar pra funcionar
120 da ventuinha (uma bosta)
25 da correia

agora será necessario colocar um alternador melhor pois o dele é de 45 original do carro ainda e nao da conta de funcionar um a/c.....e tbem ele vai ir atraz de um par de ventoinhas pra melhorar a troca de calor....pois em dias muito quentes o sistema fica fraco.......e como ele tem bastante espaco ali pode usa-lo muito bem pra isso....

minha caravan tem alternador de 65 original e eu quero por um melhor tbem pra instalacao de uma ventuinha auxiliar (nao sei onde pois tenho pouco espaço)


e outra....nesses dias q o opala ficou em casa instalei os farois de milha pra ele (coisa q o comodoro nao vem instalado original) outra coisa q pesa pro alternador quando aceso.

vamos ver quando ele colocar as ventoinhas e trocar o alternador....dai eu comento aqui...tbem estou prestes a fazer isso na minha.....vamos ir vendo....vou ir comentando aqui os resultados......melhorias sao sempre bem vindas.

FR1974
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1051
Idade : 34
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por FR1974 em Dom 13 Mar - 18:36:06

Marcos Adriano escreveu:
o dinheiro gasto ate foi de
1500 com as peças e mao de obra pra instalar no carro.
700 pra por o ar pra funcionar
120 da ventuinha (uma bosta)
25 da correia

affraid affraid affraid karako Marquim...muito barato.. 1500 é só o preço do Ar.. vc praticamente nem cobrou pra colocar

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 13 Mar - 19:51:15

na vdd nao cobrei mesmo.....fiz na amizade e curiosidade......

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 630
Idade : 28
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : opala Comodoro sl/e 90
Cilindros : 4cc

Data de inscrição : 06/10/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 17 Mar - 18:10:29

o marcos blz....eu acho q depois de fazer tudo isso q vc mencionou nao seria necessario aumentar a pressao do AC ....a pressao acima de 250 PSI estaria forçando o sistema,principalmente o compressor q nao é baratin(ecesso de pressao destroi o compressor)....eu optaria por gelar um pouco menos e ter um AC por mais tempo sem prescisar mecher...mas isso é minha opniao,vc decide kkkk....

a respeito do militec no AC ....

alguem sabe a quantidade q se deve por no opala? alguem saberia me dizer a respeito das especificaçoes tecnicas sobre esse oleo....ponto de congelamento etc?

aqui na minha city ninguem faz isso e estou começando os estudos sobre esse oleo, adcionado junto ao do compressor....suas caracteristicas em geral....seus beneficios e possiveis maleficios....


abç

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 17 Mar - 18:16:51

é

vou ver....isso pode ser tbem.....mas quando fizer isso eu vejo la....dependendo de como ficar o ar eu deixo uma pressao menor mesmo...


quanto ao militec rubao colocou 10ml


disse q melhorou......e tem ate eskimós la morando dentro dos dutos depois ter colocado kkkkkkkkkkkk

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Rubão6cc em Sex 18 Mar - 8:44:07

Quanto ao Militec não é um óleo e sim um condicionador de metais. Ele usa o óleo normal como veículo pra atingir as partes metálicas e "gruda" nelas formando uma "camada" protetora contra o atrito....reduz em até 80% o atrito. Isso no caso do compressor aumenta muito sua eficiência pois o mesmo trabalha mais "livre".
Eu como disse o marquin coloquei 10 ml..essa é a quantidade pra uso no AC. O produto é caro pois é importado dos EUA..mas a parte boa é que ele no caso do compressor não "esgota" ou sofre perde da propriedades....então vc não precisa repor no caso do sistema do AC. Somente vai precisar repor se vc trocar o compressor. Essa informação obtive diretamente no site da Militec perguntando pra eles.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Rubão6cc em Sex 18 Mar - 8:50:17

E senti que melhorou demais com o Militec...é comparável a alguma outra melhora como isolamento ou ventoinha auxiliar.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 630
Idade : 28
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : opala Comodoro sl/e 90
Cilindros : 4cc

Data de inscrição : 06/10/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por eleandro kalckmann em Sex 18 Mar - 12:10:12

Rubão6cc escreveu:Quanto ao Militec não é um óleo e sim um condicionador de metais. Ele usa o óleo normal como veículo pra atingir as partes metálicas e "gruda" nelas formando uma "camada" protetora contra o atrito....reduz em até 80% o atrito. Isso no caso do compressor aumenta muito sua eficiência pois o mesmo trabalha mais "livre".
Eu como disse o marquin coloquei 10 ml..essa é a quantidade pra uso no AC. O produto é caro pois é importado dos EUA..mas a parte boa é que ele no caso do compressor não "esgota" ou sofre perde da propriedades....então vc não precisa repor no caso do sistema do AC. Somente vai precisar repor se vc trocar o compressor. Essa informação obtive diretamente no site da Militec perguntando pra eles.

Rubão6cc escreveu:E senti que melhorou demais com o Militec...é comparável a alguma outra melhora como isolamento ou ventoinha auxiliar.

valeu rubao!!!!10 ml só!!!! achei q seria mais....conseguiu medir a diferença em graus?ou foi só no sentido mesmo....

só uma perguntinha,sabe se sua capacidde de lubrificaçao atua nas partes de aluminio interna do compressor,como nas de metais mais pesados tipo aço....(no caso dos motores)

abç

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 18 Mar - 16:30:04

pelo q eu sei ele age nos metais

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Rubão6cc em Sab 19 Mar - 10:45:24

eleandro kalckmann escreveu:
Rubão6cc escreveu:Quanto ao Militec não é um óleo e sim um condicionador de metais. Ele usa o óleo normal como veículo pra atingir as partes metálicas e "gruda" nelas formando uma "camada" protetora contra o atrito....reduz em até 80% o atrito. Isso no caso do compressor aumenta muito sua eficiência pois o mesmo trabalha mais "livre".
Eu como disse o marquin coloquei 10 ml..essa é a quantidade pra uso no AC. O produto é caro pois é importado dos EUA..mas a parte boa é que ele no caso do compressor não "esgota" ou sofre perde da propriedades....então vc não precisa repor no caso do sistema do AC. Somente vai precisar repor se vc trocar o compressor. Essa informação obtive diretamente no site da Militec perguntando pra eles.

Rubão6cc escreveu:E senti que melhorou demais com o Militec...é comparável a alguma outra melhora como isolamento ou ventoinha auxiliar.

valeu rubao!!!!10 ml só!!!! achei q seria mais....conseguiu medir a diferença em graus?ou foi só no sentido mesmo....

só uma perguntinha,sabe se sua capacidde de lubrificaçao atua nas partes de aluminio interna do compressor,como nas de metais mais pesados tipo aço....(no caso dos motores)

abç

Isso..10 ml..mas não coloque mais que isso pois mais que isso há possibilidade de dar calço hidráulico no compressor.
Eu medi sim no termômetro e constatei que baixou a temperatura sim...dá diferença considerável.
Mas o melhor do Militec não é tanto o ganho em eficiência mas o ganho em longevidade do compressor. Protege e aumenta demais sua vida útil.
O alumínio sendo um metal tb sofre ação do Militec.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Nicoloco
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 27
Idade : 34
Localização : Ceará
Modelo do carro : Comodoro SL/E 90/90
Cilindros : 4
Data de inscrição : 16/10/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Nicoloco em Sab 26 Mar - 15:26:10

o Ar condicionado do comodoro 90 é diferente? o da minha mãe só não te a caixa evaporadora no compartimento do motor nem os furos da respectiva entrada. a ventilação forçada dele é dentro do veículo por traz do porta luvas. No momento ele está desativado mas estou querendo reativar. Ele é um sl/e 90/90 2.5

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Rubão6cc em Sab 26 Mar - 17:06:08

Nicoloco escreveu:o Ar condicionado do comodoro 90 é diferente? o da minha mãe só não te a caixa evaporadora no compartimento do motor nem os furos da respectiva entrada. a ventilação forçada dele é dentro do veículo por traz do porta luvas. No momento ele está desativado mas estou querendo reativar. Ele é um sl/e 90/90 2.5

Não é diferente...alguém fez alguma adaptação aí.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Nicoloco
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 27
Idade : 34
Localização : Ceará
Modelo do carro : Comodoro SL/E 90/90
Cilindros : 4
Data de inscrição : 16/10/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Nicoloco em Sab 26 Mar - 22:30:45

Rubão6cc, amanhã vou bater umas fotos e posto aqui pra vc ver. Aí vc poderia me dizer o que falta no sistema de ventilação forçada dele. De cara sei que faltam os dutos.

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 27 Mar - 5:10:53

o nico todos eles sao originais iguais os das fotos aqui

alguem adaptou uma caixa evaporadora dentro do carro (o q é otimo para o rendimento)

se realmente isso foi feito deixe assim.

porem tenta tirar umas fotos e posta-las aqui pra contribuir com o topico....isso é uma coisa muito interessante....é como se fosse uma meta no meu......colocar a caixa evaporadora dentro do cofre é quase a mesma coisa q colocar um fogareiro dentro de uma geladeira.....

Nicoloco
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 27
Idade : 34
Localização : Ceará
Modelo do carro : Comodoro SL/E 90/90
Cilindros : 4
Data de inscrição : 16/10/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Nicoloco em Dom 27 Mar - 22:59:17

Marcos, nas fotos está tudo que está instalado no comodoro da minha mãe. Na frente do radiador tem o condensador e sua ventoinha (Fig 1). No que puderem me ajudar tirando minhas dúvidas eu agradeço.
" />
" />
" />
" />

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Rubão6cc em Seg 28 Mar - 9:45:02

Gambiarra fizeram aí...não é original...pode até ver os dutos...muito diferentes do original..


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Ghost
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2395
Modelo do carro : Caravan 84/85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Ghost em Seg 28 Mar - 10:00:14

Aqui tem um ditado que diz o seguinte..
"Se ta funcionando, não mexe" kkkk
Se o teu não está funcionando, boa sorte pra arrumar ... mas original não é.


_________________
Smile

Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

Meu tópico de vendas

http://www.opaleirosdoparana.com/t42476-vendo-caravan-comodoro-1984-1985-6-cilindros


Vendidos=Positivo Positivo Positivo Positivo Positivo

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 630
Idade : 28
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : opala Comodoro sl/e 90
Cilindros : 4cc

Data de inscrição : 06/10/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por eleandro kalckmann em Seg 28 Mar - 11:29:21

esse é o famoso AC Universal.....muito usado em carros q nao saiu nenhum modelo original....mas é pura adaptaçao...porem se for bem feito gela até melhor q o original do opala.....desmanchei um 88 q tinha este AC adaptado debaixo do porta_luva....

Ghost
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2395
Modelo do carro : Caravan 84/85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Ghost em Seg 28 Mar - 12:51:47

Sim ... famoso "Gela saco" kk


_________________
Smile

Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

Meu tópico de vendas

http://www.opaleirosdoparana.com/t42476-vendo-caravan-comodoro-1984-1985-6-cilindros


Vendidos=Positivo Positivo Positivo Positivo Positivo

Nicoloco
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 27
Idade : 34
Localização : Ceará
Modelo do carro : Comodoro SL/E 90/90
Cilindros : 4
Data de inscrição : 16/10/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Nicoloco em Seg 28 Mar - 13:46:33

Pior que alguém que testou o carro antes retirou o restante do sistema. Meu pai levou o carro a fortaleza em uma loja que conserta e instala ar condicionado e o dono disse que deixa gelando. Não me recordo o preço agora. Quando sair do trabalho vou a casa dele e me informo de tudo. Meu pai é mecânico e ele mesmo mexe no carro quando ocorre algum problema. No momento o que da mais dor de cabeça é a elétrica do carro. Aqui onde moro não tem um que eu tenha coragem de mexer até por que se for para fazer gambiarra, eu mesmo faço. E queria agradecer a vocês por me ajudarem com as dúvidas.

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 28 Mar - 14:56:34

é vdd nico como ja dito nao é original


porem se religar ele e funcionar deixa assim.....nao mexe nao

se bem q ficou bem estranho essa caixa ai a mostra scratch scratch scratch scratch scratch

mas td bem!!!

Nicoloco
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 27
Idade : 34
Localização : Ceará
Modelo do carro : Comodoro SL/E 90/90
Cilindros : 4
Data de inscrição : 16/10/2014

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Nicoloco em Seg 28 Mar - 15:29:04

Marcos, essa caixa está meio que escondida embaixo do porta luvas. tenho vontade de desmontar pra saber se o ar condicionado está ligado nela. Só consigo ir na casa dos meus pais fim de semana. pois trabalho o dia todo e a noite pra mexer é complicado.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Rubão6cc em Seg 28 Mar - 17:22:15

A título de curiosidade...existe sim Opala com caixa evaporadora embaixo do painel..só que montado em concessionária...






image free hosting

Essa da foto é uma Caravan 82....ficou perfeito o serviço...só que a caixa de ventilação forçada teve de ser retirada pra caber a evaporadora. Esse carro é de um colega aqui do fórum.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 28 Mar - 17:43:40

e eu nao me engano essa é a caravan do wanderson.....

cade ele??

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Rubão6cc em Seg 28 Mar - 18:05:29

É...ele não posta muito mas vejo ele on às vezes


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

FR1974
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1051
Idade : 34
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por FR1974 em Seg 28 Mar - 18:47:44

Interessantíssima essa caravan ehm... bem que ele poderia postar fotos detalhadas da adaptação... ficou show

Conteúdo patrocinado

Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:30:48


    Data/hora atual: Dom 4 Dez - 19:30:48