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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por felipeleox Seg 14 Mar - 6:55:08

    Bom dia pessoal,

      Eu estava com problema de super aquecimento no Opalão, então resolvi dar uma geral, isso incluiu:

    - Troca da colmeia e limpeza do radiador;
    - Troca da bomba d'água;
    - Troca da carcaça/tampa da válvula termostática;
    - Instalação de válvula termostática;
    - Troca de mangueiras;
    - Troca da tampa do radiador;
    - Troca da hélice/ventoinha;
    - Uso de aditivo e água desmineralizada.

    Resolvi gravar e postar no YouTube para uma possível ajuda a outros opaleiros. O vídeo é bem simples, mas ta aí pra quem precisar:



    -------------------------------------------------------------------------------
    Mais informações sobre sistema de arrefecimento


    Última edição por felipeleox em Ter 10 Jan - 7:19:30, editado 1 vez(es)
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por Diplo87 Seg 14 Mar - 7:40:25

    Olá Felipe,

    Bacana o vídeo, serviço de primeira!

    Abraço.
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por felipeleox Seg 14 Mar - 11:05:22

    Diplo87 escreveu:Olá Felipe,

    Bacana o vídeo, serviço de primeira!

    Abraço.

    Opa, valeu Diplo

    Abraço
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por felipeleox Qua 30 Mar - 18:32:49

    Complementando o resultado do serviço:

    Andando na cidade o ponteiro fica sempre um traço acima do meio, e na estrada, andando entre 80 e 90km/h fica bem no meio.
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por SevenFifty Dom 3 Abr - 11:00:17

    Legal, Felipe!

    Em breve farei o mesmo no meu... Estou pondo ele pra rodar de novo.
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por vicomodoro Dom 3 Abr - 12:56:30

    O meu carro apresentava um problema de super aquecimento também. Após ter trocado tudo. Até radiador, foram dois novos. Bomba d`água regulagem ponto, termostática, aferição do medidor de temperatura perguntas no forum, os mecanicos diziam que estava normal. Mas quando subia qualquer serrinha subia até o vermelho. Estou passando informação pois alguém talvez possa estar tendo problema semelhante. Bem depois de ter passado muito tempo e esquentação de cabeça troquei novamente o sensor de temperatura e junto com ele troquei o conector que era uma espécie de garfinho de dois dentes. Não estava mais fixando. Coloquei um em forma de olhal. Depois fui andar com o carro. Temperatura normal abaixo do meio, com transito pesado e dia com calor não vai além do meio. Sobe serra abaixo do meio a temp. Como pode um terminal apresentar um erro destes??
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Terminal

    Mensagem por PTGSA Seg 4 Abr - 10:31:49

    vicomodoro escreveu:O meu carro apresentava um problema de super aquecimento também. Após ter trocado tudo. Até radiador, foram dois novos. Bomba d`água regulagem ponto, termostática, aferição do medidor de temperatura perguntas no forum,  os mecanicos diziam que estava normal. Mas  quando subia qualquer serrinha subia até o vermelho. Estou passando informação pois alguém talvez possa estar tendo problema semelhante. Bem depois de ter passado muito tempo e esquentação de cabeça troquei novamente o sensor de temperatura e junto com ele troquei o conector que era uma espécie de garfinho de dois dentes. Não estava mais fixando. Coloquei um em forma de olhal. Depois fui andar com o carro. Temperatura normal abaixo do meio, com transito pesado e dia com calor não vai além do meio. Sobe serra abaixo do meio a temp. Como pode um terminal apresentar um erro destes??

    Olá, vou aqui dar meu pitaco: de modo simplificado, a cebolinha da temperatura nada mais é que um resistor cujo valor varia de acordo com a temperatura e o marcador do painel simplesmente lê este valor de resistência e apresenta numa escala de temperatura. O tal terminal devia estar alterando a resistência do circuito. É comum que alguns "cabelinhos" do fio estejam trincados ou corroídos e dando mal-contato. Este fio, também é especial - possui uma resistência definida para não dar diferença de leitura.
    Por fim meus parabéns pela postagem, ficou muito bom. Abraço, André.
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por felipeleox Seg 4 Abr - 10:57:12

    É vicomodoro, as vezes é só erro de leitura mesmo rs

    Mas é aquela coisa, antes um erro de leitura pra mais que te faz trocar as peças e fazer uma limpeza no sistema do que um erro de leitura pra menos que quando você vê o carro já ferveu e você vai ter que abrir o motor...

    Valeu
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por felipeleox Ter 2 Out - 11:19:48

    Ontem realizei a substituição do líquido de arrefecimento, e para minha satisfação, não havia contaminação e sujeiras (pelo menos não visualmente), e aproveitei para instalar uma tampa de radiador de maior qualidade.

    Após conversar com colegas que já utilizam, decidi investir numa tampa da marca Stant. Além de serem fabricadas com materiais de boa qualidade, possui a válvula de alívio de pressão, que atua como dispositivo de segurança se for necessário checar o nível de água com o motor quente.

    Mais informações no site: Radiator Caps - Stant

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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por almeidanewton Ter 2 Out - 14:01:33

    vicomodoro escreveu:O meu carro apresentava um problema de super aquecimento também. Após ter trocado tudo. Até radiador, foram dois novos. Bomba d`água regulagem ponto, termostática, aferição do medidor de temperatura perguntas no forum,  os mecanicos diziam que estava normal. Mas  quando subia qualquer serrinha subia até o vermelho. Estou passando informação pois alguém talvez possa estar tendo problema semelhante. Bem depois de ter passado muito tempo e esquentação de cabeça troquei novamente o sensor de temperatura e junto com ele troquei o conector que era uma espécie de garfinho de dois dentes. Não estava mais fixando. Coloquei um em forma de olhal. Depois fui andar com o carro. Temperatura normal abaixo do meio, com transito pesado e dia com calor não vai além do meio. Sobe serra abaixo do meio a temp. Como pode um terminal apresentar um erro destes??

    Tem diferença se o carro é a álcool ou gasolina?
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por Diosefer Ter 2 Out - 15:56:52

    Muito bom, excelente! Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 122938 Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 122938 Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 122938
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    Mensagem por Diosefer Qua 3 Out - 19:22:29

    Uma observação meu Opala a válvula não fecha completamente nunca, quando eu coloco a válvula ele fica com a temperatura em torno de 1/4 nunca andando na cidade, sob um pouco, desce um pouco mas sempre em torno de 1/4 e nunca fica em 1/2. Quando faço viajem no verão e pego muita subida como aqui perto de casa que tem uma serra forte ele vai a um pouco acima de 1/2 mas somente nessa situação, o teu já é o contrario, sempre em 1/2. Pergunto o teu tá aquecendo de mais ou o meu de menos?

    Alcool ou gasolina?
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    Mensagem por felipeleox Seg 8 Out - 21:52:20

    O meu é gasolina.

    Se você tem certeza que a valvula termostatica do seu nao fica totalmente fechada nunca, deve substituí-la.

    O jeito mais prático para testar isso é ligar o carro depois de várias horas desligado e ficar segurando a mangueira superior do radiador.
    O correto é que demore alguns minutos para que sinta a água quente passando do motor para o radiador (no tato é possível identificar sem dificuldade).

    Quanto ao ponteiro no painel, nesses carros pode haver algumas diferenças na calibragem do ponteiro. No meu , assim que giro a chave e "dou contato" o ponteiro de temperatura ja sobe um pouco, como se o zero dele já fosse um pouco acima. Consequentemente ele sempre mostra um pouco a mais do que seria realmente.
    E ja vi outros Opalas de amigos que quando "da contato" o ponteiro permanece do zero total.
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por opala4cc Ter 9 Out - 8:22:16

    vicomodoro escreveu:O meu carro apresentava um problema de super aquecimento também. Após ter trocado tudo. Até radiador, foram dois novos. Bomba d`água regulagem ponto, termostática, aferição do medidor de temperatura perguntas no forum,  os mecanicos diziam que estava normal. Mas  quando subia qualquer serrinha subia até o vermelho. Estou passando informação pois alguém talvez possa estar tendo problema semelhante. Bem depois de ter passado muito tempo e esquentação de cabeça troquei novamente o sensor de temperatura e junto com ele troquei o conector que era uma espécie de garfinho de dois dentes. Não estava mais fixando. Coloquei um em forma de olhal. Depois fui andar com o carro. Temperatura normal abaixo do meio, com transito pesado e dia com calor não vai além do meio. Sobe serra abaixo do meio a temp. Como pode um terminal apresentar um erro destes??

    Quando houver dúvidas se a indicação do mostrador de temperatura corresponde de fato à temperatura do motor (quando o mostrador indica um superaquecimento), use um pirômetro apontado para o motor. Veja como é baratinho: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703254485-pirmetro-termmetro-digital-mira-laser-50-a-420-c-_JM
    Algumas oficinas têm. Até alguns restaurantes têm esse aparelho.
    Sempre lembrando que quando o sensor de temperatura do radiador responsável pelo disparo da ventoinha começa a ficar gasto, ele faz o acionamento da ventoinha cada vez mais tardiamente até que não aciona mais.
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    Mensagem por Diosefer Qua 10 Out - 20:34:28

    felipeleox escreveu:O meu é gasolina.

    Se você tem certeza que a valvula termostatica do seu nao fica totalmente fechada nunca, deve substituí-la.

    O jeito mais prático para testar isso é ligar o carro depois de várias horas desligado e ficar segurando a mangueira superior do radiador.
    O correto é que demore alguns minutos para que sinta a água quente passando do motor para o radiador (no tato é possível identificar sem dificuldade).

    Quanto ao ponteiro no painel, nesses carros pode haver algumas diferenças na calibragem do ponteiro. No meu , assim que giro a chave e "dou contato" o ponteiro de temperatura ja sobe um pouco, como se o zero dele já fosse um pouco acima. Consequentemente ele sempre mostra um pouco a mais do que seria realmente.
    E já vi outros Opalas de amigos que quando "da contato" o ponteiro permanece do zero total.

    O meu também é a gasolina, deixa eu explicar melhor. Quando eu ligo o carro ela fica totalmente fechada, no inverno quando está 0 Graus, por exemplo, eu tenho ar quente dentro carro, pq a válvula fecha e aquece, porém se eu tirar a válvula que é o caso agora desse ultimo inverno o ar não fica quente, fica morno para frio ou seja a válvula funciona pq quando eu tiro ela eu sinto diferença.
    Acredito não ser problema no painel pq uma vez deixei mal encaixado a mangueira perdeu agua e ele aqueceu e o marcador subiu lá no vermelho, então acredito marcar certo, só o trabalho dela é mais frio que os outros sempre em torno de 1/4.
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por rodrgd Qui 8 Nov - 18:51:28

    Muito boa as dicas, fiz isso no meu a alguns meses.
    no meu tenho dois sensores de temperatura, um no cabeçote (original) o qual corresponde ao medidor de temperatura do painel e outro medidor da odg na mangueira do radiaror...então tenho duas referências
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    Mensagem por felipeleox Qui 8 Nov - 19:03:03

    rodrgd escreveu:Muito boa as dicas, fiz isso no meu a alguns meses.
    no meu tenho dois sensores de temperatura, um no cabeçote (original) o qual corresponde ao medidor de temperatura do painel e outro medidor da odg na mangueira do radiaror...então tenho duas referências

    Bacana. Se puder depois mandar fotos do sensor montado na mangueira e do instrumento no painel, seria bacana para acrescentar ao tópico.
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por rodrgd Dom 3 Fev - 17:22:05

    felipeleox escreveu:
    rodrgd escreveu:Muito boa as dicas, fiz isso no meu a alguns meses.
    no meu tenho dois sensores de temperatura, um no cabeçote (original) o qual corresponde ao medidor de temperatura do painel e outro medidor da odg na mangueira do radiaror...então tenho duas referências

    Bacana. Se puder depois mandar fotos do sensor montado na mangueira e do instrumento no painel, seria bacana para acrescentar ao tópico.

    Como falei acima tenho dois sensores 1 no cabeçote (original) e outro na mangueira superior do radiador (manometro ODG)

    O interessante é a precisão do manometro da ODG, fiz testes com um pistola termografica e realmente a temperatura se aproxima muito do manometro. No caso do indicador original de temperatura (painel) não sei se o meu esta com problema, porem ralmente demora para se mover, então com o outro manometro fico mais tranquilo em relação a temperatura.

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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 111
    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 068ea810
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 4 Fev - 16:25:57

    normalmente o ponteiro q deveria demorar pra se mover seria do combustivel.

    da temperatura é pra ser mais rapido.
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    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Empty Re: Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82

    Mensagem por rodrgd Sáb 9 Fev - 15:45:51

    Então ainda não vi em outro opala como é a velocidade do ponteiro de temperatura, O que achei curioso foi quando o marcador ODG esta entre 80 e 90 graus (lembrando que esse sensor esta na mangueira do radiador) o sensor original do carro não atinge o meio...
    Sabe me dizer qual seria a temperatura e posição do ponteiro mais ou menos entre 80 e 90 graus ? (marcador original) meu carro é gasolina

    Marcos Adriano escreveu:normalmente o ponteiro q deveria demorar pra se mover seria do combustivel.

    da temperatura é pra ser mais rapido.
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    Mensagem por adpachec Sáb 9 Fev - 16:47:13

    O "meio" marca 90° de temperatura, cada traço para cima ou para baixo marca 10° a mais ou a menos.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t37808-temperatura-errada

    O cebolão de temperatura do opala trabalha com uma mola bimetálica, ela se contrai com o calor aumentando o contato com o terminal negativo e fazendo o ponteiro subir.
    Mas como uma mola de suspensão ela também se cansa.

    Nos sensores mais modernos se usa um "termistor" que é um sensor que permite passar ou reduzir a corrente de acordo com a temperatura.

    Todo sensor de temperatura é na verdade um medidor de tensão ou corrente com sua escala convertida em uma escala de temperatura.

    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 999061-MLB27983391855_082018-O


    Cada traço equivale a 10° o "ponto" a 5°.

    O meio é 90°.

    Então se tem: 70°, 80°, 85°, 90° 95°, 100°, 105°, 110° e Quente.
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    Mensagem por rodrgd Sáb 9 Fev - 18:04:09

    O cebolão de temperatura foi trocado 6 meses no máximo...foi oq tinha imaginado em torno de 90 temperatura de trabalho e é onde estabiliza (conforme o manômetro odg)
    O meu manômetro acredito que possa estar com problema ou apenas regulagem porque desmontei 2 painéis para fazer um então somente agora estou testando tudo.

    O carro estava em torno de 90, nessa foto
    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 P_201911



    adpachec escreveu:O "meio" marca 90° de temperatura, cada traço para cima ou para baixo marca 10° a mais ou a menos.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t37808-temperatura-errada

    O cebolão de temperatura do opala trabalha com uma mola bimetálica, ela se contrai com o calor aumentando o contato com o terminal negativo e fazendo o ponteiro subir.
    Mas como uma mola de suspensão ela também se cansa.

    Nos sensores mais modernos se usa um "termistor" que é um sensor que permite passar ou reduzir a corrente de acordo com a temperatura.

    Todo sensor de temperatura é na verdade um medidor de tensão ou corrente com sua escala convertida em uma escala de temperatura.

    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 999061-MLB27983391855_082018-O


    Cada traço equivale a 10° o "ponto" a 5°.

    O meio é 90°.

    Então se tem: 70°, 80°, 85°, 90° 95°, 100°, 105°, 110° e Quente.
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    Mensagem por francisco6>8 Dom 10 Fev - 8:34:18

    rodrgd escreveu:
    Como falei acima tenho dois sensores 1 no cabeçote (original) e outro na mangueira superior do radiador (manometro ODG)

    Este sensor que vai na mangueira veio com o manômetro ou você comprou a parte? Meu carro não está marcando a temperatura e eu prefiro colocar um manômetro moderno. Se puder falar de preços também seria show!
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    Mensagem por rodrgd Dom 10 Fev - 18:47:06

    O sensor vem junto com o manometro (pelo menos o da ODG vem junto)
    O valor do manometro em torno de 200 reais, depende pois o valor muda no ML dependendo da linha que você ira escolher e frete.

    O adaptador da mangueira em torno de 35 reais (comprei no Aliexpress) porem acha facil no ML, no meu caso comprei o adaptador de 32mm (acredito que todas mangueiras superiores do oopala 4 cil e radiador originar é essa medida) da um confere na sua antes de comprar. e a rosca para colocar o sensor da ODG é 1/8 NPT (furo 9mm de diametro)

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782279654-manmetro-temperatura-de-agua-_JM?quantity=1

    https://pt.aliexpress.com/item/Alta-Qualidade-Universal-28mm-30mm-32mm-36mm-38mm-40mm-Sensor-de-Temperatura-Temperatura-Da-gua-Tubo/32868620170.html?tt=sns_none&aff_platform=default&cpt=1549842375141&sk=KbWCFKD&aff_trace_key=8f749c49c0a348a0857261db7e4f6586-1549842375141-09195-KbWCFKD&terminal_id=84efac66c52141d5be4edcf72ed27c14

    francisco6>8 escreveu:
    rodrgd escreveu:
    Como falei acima tenho dois sensores 1 no cabeçote (original) e outro na mangueira superior do radiador (manometro ODG)

    Este sensor que vai na mangueira veio com o manômetro ou você comprou a parte? Meu carro não está marcando a temperatura e eu prefiro colocar um manômetro moderno. Se puder falar de preços também seria show!
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    Mensagem por felipeleox Dom 24 Fev - 11:28:21

    Desde Dezembro o ponteiro de temperatura começou a marcar mais próximo do vermelho. Achei muito estranho estar aquecendo pois o líquido de arrefecimento havia sido trocado a 2 meses, válvula termostática trocada a menos de 3 anos, colmeia do radiador também nova com menos de 3 anos.

    Pelo "tato", a temperatura estava normal, termostatica abrindo após alguns minutos de funcionamento do motor, consumo de combustível normal... Então decidi seguir a dica do opala4cc e comprei um termômetro com "mira laser".

    Era para ter chego dia 15 de janeiro, mas nossos queridos correios perderam a encomenda  Mad  e tive que esperar até dia 12 de fevereiro para o ML cancelar a compra e me devolver o dinheiro.  Comprei outro e chegou nesta semana.

    Mas vamos aos valores encontrados:
    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Cabezo10

    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Radiad10

    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Escapa10

    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Painel10

    Aparentemente, está tudo normal, levando em conta que a termostática abre em 75°C, mesmo com o erro de medição que o termometro pode apresentar.

    Inclusive medi também o motor e radiador do Corolla 2003 do meu pai, aquele é certeza que está tudo em ordem, e as temperaturas encontradas foram parecidas.

    Rodo uma média de 150 a 200km/mês com o Opala, geralmente o ponteiro vai quase no vermelho e pouco depois fica variando entre o primeiro e segundo traço acima do meio. Pelo menos agora não vou ficar tão preocupado em andar com ele assim mesmo, por enquanto.

    Acho que problema deve estar no cebolão que mede a temperatura da água do bloco, ou no próprio painel do carro.

    Futuramente vou trocar o cebolão e trago aqui o resultado.
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    Mensagem por opala4cc Dom 24 Fev - 13:11:12

    felipeleox escreveu:Desde Dezembro o ponteiro de temperatura começou a marcar mais próximo do vermelho. Achei muito estranho estar aquecendo pois o líquido de arrefecimento havia sido trocado a 2 meses, válvula termostática trocada a menos de 3 anos, colmeia do radiador também nova com menos de 3 anos.

    Pelo "tato", a temperatura estava normal, termostatica abrindo após alguns minutos de funcionamento do motor, consumo de combustível normal... Então decidi seguir a dica do opala4cc e comprei um termômetro com "mira laser".

    Era para ter chego dia 15 de janeiro, mas nossos queridos correios perderam a encomenda  Mad  e tive que esperar até dia 12 de fevereiro para o ML cancelar a compra e me devolver o dinheiro.  Comprei outro e chegou nesta semana.

    Mas vamos aos valores encontrados:
    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Cabezo10

    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Radiad10

    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Escapa10

    Manutenção Arrefecimento Opala 4cc 82 Painel10

    Aparentemente, está tudo normal, levando em conta que a termostática abre em 75°C, mesmo com o erro de medição que o termometro pode apresentar.

    Inclusive medi também o motor e radiador do Corolla 2003 do meu pai, aquele é certeza que está tudo em ordem, e as temperaturas encontradas foram parecidas.

    Rodo uma média de 150 a 200km/mês com o Opala, geralmente o ponteiro vai quase no vermelho e pouco depois fica variando entre o primeiro e segundo traço acima do meio. Pelo menos agora não vou ficar tão preocupado em andar com ele assim mesmo, por enquanto.

    Acho que problema deve estar no cebolão que mede a temperatura da água do bloco, ou no próprio painel do carro.

    Futuramente vou trocar o cebolão e trago aqui o resultado.

    Para o seu caso, medir a temperatura no coletor de escapamento não tem muita utilidade, nem no radiador. Mas a medição apontando o pirômetro para o cabeçote é a que merece atenção. Lembre-se de que na lateral do pirômetro tem um diagrama que fornece a área (circular) de medição em função da distância. É importante seguir a regra para obtenção de medidas fidedignas.
    Dá para testar o sensor de temperatura do cabeçote (que envia o sinal para o instrumento no painel) aquecendo-o (fora do carro) e medindo sua voltagem (ou resistência). Assim, obter-se-ia uma curva temperatura X voltagem (ou resistência), para comparar com os dados do fabricante. Mas nem sei se vale a pena, já que o sensor é barato. Eu começaria trocando o sensor o mais rápido possível. Se o problema continuar, realmente é o instrumento do painel ou a fiação. Eu fico nervoso de andar com o carro sem ter este instrumento funcionando ou acusando temperatura acima do normal...
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    Mensagem por felipeleox Seg 25 Fev - 12:38:30

    opala4cc escreveu:
    Para o seu caso, medir a temperatura no coletor de escapamento não tem muita utilidade, nem no radiador. Mas a medição apontando o pirômetro para o cabeçote é a que merece atenção. Lembre-se de que na lateral do pirômetro tem um diagrama que fornece a área (circular) de medição em função da distância. É importante seguir a regra para obtenção de medidas fidedignas.
    Dá para testar o sensor de temperatura do cabeçote (que envia o sinal para o instrumento no painel) aquecendo-o (fora do carro) e medindo sua voltagem (ou resistência). Assim, obter-se-ia uma curva temperatura X voltagem (ou resistência), para comparar com os dados do fabricante. Mas nem sei se vale a pena, já que o sensor é barato. Eu começaria trocando o sensor o mais rápido possível. Se o problema continuar, realmente é o instrumento do painel ou a fiação. Eu fico nervoso de andar com o carro sem ter este instrumento funcionando ou acusando temperatura acima do normal...

    Medi e coloquei as fotos das medições em diversas partes mais para uma referência de que o termômetro realmente encontra valores maiores e menores corretamente.

    Quanto a posição em relação a medição do bloco, realmente dependendo muda o erro, mas medi em várias distâncias e não houve variação maior do que 4°C.

    Olhando pelo mercado livre o cebolão está na casa de uns R$50,00. Devo comprar outro no próximo mês.

    Você também mencionou talvez ser fiação, mas você diz algum curto ou coisa assim? Pois que eu me lembre, se houver um curto ele não estaria sempre marcando o máximo, sem variar?
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    Mensagem por opala4cc Seg 25 Fev - 20:09:26

    felipeleox escreveu:
    opala4cc escreveu:
    Para o seu caso, medir a temperatura no coletor de escapamento não tem muita utilidade, nem no radiador. Mas a medição apontando o pirômetro para o cabeçote é a que merece atenção. Lembre-se de que na lateral do pirômetro tem um diagrama que fornece a área (circular) de medição em função da distância. É importante seguir a regra para obtenção de medidas fidedignas.
    Dá para testar o sensor de temperatura do cabeçote (que envia o sinal para o instrumento no painel) aquecendo-o (fora do carro) e medindo sua voltagem (ou resistência). Assim, obter-se-ia uma curva temperatura X voltagem (ou resistência), para comparar com os dados do fabricante. Mas nem sei se vale a pena, já que o sensor é barato. Eu começaria trocando o sensor o mais rápido possível. Se o problema continuar, realmente é o instrumento do painel ou a fiação. Eu fico nervoso de andar com o carro sem ter este instrumento funcionando ou acusando temperatura acima do normal...

    Medi e coloquei as fotos das medições em diversas partes mais para uma referência de que o termômetro realmente encontra valores maiores e menores corretamente.

    Quanto a posição em relação a medição do bloco, realmente dependendo muda o erro, mas medi em várias distâncias e não houve variação maior do que 4°C.

    Olhando pelo mercado livre o cebolão está na casa de uns R$50,00. Devo comprar outro no próximo mês.

    Você também mencionou talvez ser fiação, mas você diz algum curto ou coisa assim? Pois que eu me lembre, se houver um curto ele não estaria sempre marcando o máximo, sem variar?

    Não, eu me referia a haver resistência excessiva no fio. Tem que ver se os terminais estão bem limpos, assim como as pontas da fiação do circuito, onde são crimpados os terminais. Quando há resistência excessiva, muda a voltagem e o resultado mostrado no instrumento.
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    Mensagem por felipeleox Ter 26 Fev - 10:29:06

    opala4cc escreveu:
    Não, eu me referia a haver resistência excessiva no fio. Tem que ver se os terminais estão bem limpos, assim como as pontas da fiação do circuito, onde são crimpados os terminais. Quando há resistência excessiva, muda a voltagem e o resultado mostrado no instrumento.

    Entendi. Obrigado pela dica, vou dar uma verificada.
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    Mensagem por felipeleox Sáb 2 Mar - 14:05:59

    opala4cc, muito obrigado mesmo pela dica!

    Hoje desconectei o fio do sensor de temperatura no motor (cebolão), tudo ok, mas mesmo assim passei uma lixa. Depois fui seguindo o fio, e encontrei uma emenda próximo a parede corda fogo, quando tirei a fita isolante, eis que surge um monte de "zinabre". Cortei a parte ruim e fiz uma emenda nova, sai pra andar no sol do meio dia, ponteiro agora sempre 1 traço acima do meio.

    Vou continuar monitorando, mas acho que o problema era só este mesmo.
    opala4cc
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    Mensagem por opala4cc Sáb 2 Mar - 14:21:09

    felipeleox escreveu:opala4cc, muito obrigado mesmo pela dica!

    Hoje desconectei o fio do sensor de temperatura no motor (cebolão), tudo ok, mas mesmo assim passei uma lixa. Depois fui seguindo o fio, e encontrei uma emenda próximo a parede corda fogo, quando tirei a fita isolante, eis que surge um monte de "zinabre". Cortei a parte ruim e fiz uma emenda nova, sai pra andar no sol do meio dia, ponteiro agora sempre 1 traço acima do meio.

    Vou continuar monitorando, mas acho que o problema era só este mesmo.

    Parabéns!
    Mas sem querer ser chato, essa emenda vai criar zinabre de novo com o tempo ou o cobre vai enegrecer. Pode demorar, mas é inexorável. Faça um fio novo, sem emendas.
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    Mensagem por francisco6>8 Dom 3 Mar - 10:18:10

    rodrgd escreveu:O sensor vem junto com o manometro (pelo menos o da ODG vem junto)
    O valor do manometro em torno de 200 reais, depende pois o valor muda no ML dependendo da linha que você ira escolher e frete.

    O adaptador da mangueira em torno de 35 reais (comprei no Aliexpress) porem acha facil no ML, no meu caso comprei o adaptador de 32mm (acredito que todas mangueiras superiores do oopala 4 cil e radiador originar é essa medida) da um confere na sua antes de comprar. e a rosca para colocar o sensor da ODG é 1/8 NPT (furo 9mm de diametro)

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782279654-manmetro-temperatura-de-agua-_JM?quantity=1

    https://pt.aliexpress.com/item/Alta-Qualidade-Universal-28mm-30mm-32mm-36mm-38mm-40mm-Sensor-de-Temperatura-Temperatura-Da-gua-Tubo/32868620170.html?tt=sns_none&aff_platform=default&cpt=1549842375141&sk=KbWCFKD&aff_trace_key=8f749c49c0a348a0857261db7e4f6586-1549842375141-09195-KbWCFKD&terminal_id=84efac66c52141d5be4edcf72ed27c14

    Não dá pra usar o manômetro ODG no sensor do cabeçote? Usando na mangueira vou ficar dependente da válvula termostática abrir pra ler a leitura da temperatura do motor. Se ela der pau fechada o carro ferve e não marca a temp.
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    Mensagem por felipeleox Seg 4 Mar - 6:55:44

    opala4cc escreveu:
    Parabéns!
    Mas sem querer ser chato, essa emenda vai criar zinabre de novo com o tempo ou o cobre vai enegrecer. Pode demorar, mas é inexorável. Faça um fio novo, sem emendas.

    Você tem razão, fiz dessa forma mais rápida pois já precisava usar o carro, mas pretendo substituir em breve (assim que me bater a inspiração para entrar em baixo do painel pra desconectar o fio lá do marcador rs)
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    Mensagem por rodrgd Seg 11 Mar - 21:17:35

    Infelizmente o sensor da ODG é menor e é impossível colocar no lugar do sensor original (na verdade essa era minha ideia inicial substituir o sensor original pelo da ODG) acredito que um torneiro faça um adaptador facilmente, procurei por algum tipo de adaptador na internet mas não achei.

    Você esta correto se a válvula termostática travar em fechado eu vou perder a medição da mangueira. No meu caso hoje não utilizo a válvula então não tenho este problema.
    Mas assim que possível vou instalar.

    Minha ideia é ter os dois marcadores funcionando certinho (+ a válvula termostática), isto é tanto o marcador original (sensor no bloco) como o sensor ODG na mangueira do radiador, com isso vou sempre ter duas medidas, independente se a válvula travar em fechado vou ter a medição do painel indicando que superaqueceu.

    Na realidade queria ter um sensor mais moderno ou mais confiável p/ ter um comparativo mesmo com o sensor do carro

    francisco6>8 escreveu:
    rodrgd escreveu:O sensor vem junto com o manometro (pelo menos o da ODG vem junto)
    O valor do manometro em torno de 200 reais, depende pois o valor muda no ML dependendo da linha que você ira escolher e frete.

    O adaptador da mangueira em torno de 35 reais (comprei no Aliexpress) porem acha facil no ML, no meu caso comprei o adaptador de 32mm (acredito que todas mangueiras superiores do oopala 4 cil e radiador originar é essa medida) da um confere na sua antes de comprar. e a rosca para colocar o sensor da ODG é 1/8 NPT (furo 9mm de diametro)

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782279654-manmetro-temperatura-de-agua-_JM?quantity=1

    https://pt.aliexpress.com/item/Alta-Qualidade-Universal-28mm-30mm-32mm-36mm-38mm-40mm-Sensor-de-Temperatura-Temperatura-Da-gua-Tubo/32868620170.html?tt=sns_none&aff_platform=default&cpt=1549842375141&sk=KbWCFKD&aff_trace_key=8f749c49c0a348a0857261db7e4f6586-1549842375141-09195-KbWCFKD&terminal_id=84efac66c52141d5be4edcf72ed27c14

    Não dá pra usar o manômetro ODG no sensor do cabeçote? Usando na mangueira vou ficar dependente da válvula termostática abrir pra ler a leitura da temperatura do motor. Se ela der pau fechada o carro ferve e não marca a temp.
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    Mensagem por felipeleox Qua 24 Mar - 10:14:25

    Bom dia pessoal.

    Cinco anos depois de ter começado a utilizar água desmineralizada com aditivo, um selo do motor estourou.

    Bom que geralmente meu Opala só dá esses problemas mais sérios em casa. Literalmente, voltei do serviço na sexta-feira, quando parei na calçada para abrir o portão, o vazamento começou.

    Deu tempo só de manobrar e estacionar, e fiz a troca dos quatro selos na garagem mesmo.

    Fiz um vídeo do processo, a quem possa interessar:

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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 24 Mar - 18:10:37

    com aditivo e agua desmineralizada durou 5 anos?


    eles eram novos ou ja estavam la quando vc comecou a usar aditivo?
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    Mensagem por felipeleox Qui 25 Mar - 16:05:59

    Marcos Adriano escreveu:com aditivo e agua desmineralizada durou 5 anos?


    eles eram novos ou ja estavam la quando vc comecou a usar aditivo?


    Sim, com aditivo e água desmineralizada durou 5 anos. Neste período só troquei duas vezes (a primeira em 2016 e a outra em 2018).

    Já estavam lá quando eu comprei o carro e comecei a usar aditivo. Quando comprei o carro a água estava barrenta, e o dono anterior disse que usava água de torneira mesmo.


    Na época o pessoal falou pra mim que provavelmente ia estourar logo e tal... Ficou até esse ano rs
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 25 Mar - 19:46:45

    a ta



    assustaria se os SELOS fossesm da mesma data do inicio do uso do aditivo.


    se eles ja vinham de longa data entao ta tranquilo.
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    Mensagem por -GTO- Qui 25 Mar - 20:18:45

    Uma dúvida se alguém poder me tirar, vou fazer uma lavagem completa no sistema de arrefecimento, e pretendo utilizar aquele limpa radiador, será que tem perigo de utilizar um produto agressivo desses num radiador antigo como indo opala e acabar "furando"? Digo isso por que comentei com uma pessoa, e ela falou que tem essa possibilidade
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 25 Mar - 20:35:18

    é


    tem sim

    muita possibilidade.....


    ainda mais visto q esses produtos sao mais voltados para radiadores mais modernos....q sao de aluminio


    nao sei se tem a ver.....mas sei la.....eu nunca usei essas coisas nao.....

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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Mar - 21:42:48

    -GTO- escreveu:Uma dúvida se alguém poder me tirar, vou fazer uma lavagem completa no sistema de arrefecimento, e pretendo utilizar aquele limpa radiador, será que tem perigo de utilizar um produto agressivo desses num radiador antigo como indo opala e acabar "furando"? Digo isso por que comentei com uma pessoa, e ela falou que tem essa possibilidade

    Sim, este risco existe. Não é culpa do produto em si. É que simplesmente o radiador já está bastante destruído por dentro que quando o produto remove a ferrugem por dentro, as paredes das galerias do radiador ficam muito finas. Aí, podem aparecer os vazamentos, que na verdade apenas aparecem mais cedo do que apareceriam caso o limpa radiador não fosse usado. Caso opte por usar, não se esqueça de que este tipo de produto é temporário no sistema. Nas instruções diz quanto tempo deve ser deixado, exigindo nova lavagem para a remoção completa do produto no sistema.

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    Mensagem por -GTO- Sex 26 Mar - 7:27:09

    opala4cc escreveu:
    -GTO- escreveu:

    Sim, este risco existe. Não é culpa do produto em si. É que simplesmente o radiador já está bastante destruído por dentro que quando o produto remove a ferrugem por dentro, as paredes das galerias do radiador ficam muito finas. Aí, podem aparecer os vazamentos, que na verdade apenas aparecem mais cedo do que apareceriam caso o limpa radiador não fosse usado. Caso opte por usar, não se esqueça de que este tipo de produto é temporário no sistema. Nas instruções diz quanto tempo deve ser deixado, exigindo nova lavagem para a remoção completa do produto no sistema.

    Obrigado amigo, foi exatamente essa explicação que me foi passada, acho que vou fazer a limpeza sem esse produto pra evitar possíveis danos, dá do de perder esse radiador rsr

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